Março Azul Marinho: câncer colorretal, o terceiro mais comum no Brasil, aumenta entre jovens

0

Médica da Rede Mater Dei Uberlândia fala sobre prevenção, detecção e fatores de risco, entre eles hábitos de vida e alimentação

O câncer colorretal (CCR) afeta aproximadamente um milhão de pessoas em todo o mundo, com incidências variando entre países. No Brasil, ele está em ascensão, tornando-se o terceiro câncer mais comum, depois do câncer de mama e próstata, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este mês é marcado pelo “Março Azul Marinho”, uma campanha dedicada a divulgar informações sobre a prevenção dessa doença.

De acordo com a médica coloproctologista Daniela Ferreira, do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, em Uberlândia, os fatores de risco para o câncer de intestino são idade (quanto maior a idade, maior o risco), obesidade (índice de massa corporal acima de 30), tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e antecedentes de doença inflamatória intestinal, diabetes, história familiar ou pessoal de câncer colorretal.

Se há história familiar positiva, ou seja, um parente de primeiro grau que apresentou o câncer colorretal, o risco desse indivíduo é de 15% a 30%, dependendo de alguns fatores. Além disso, há síndromes genéticas que aumentam esse risco para 70% a 100%.

Sintomas e exames – Os sinais e sintomas do câncer colorretal são sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor abdominal em cólica, emagrecimento e anemia. As pessoas com esses sintomas devem procurar um especialista para realizar a avaliação completa do intestino grosso.

Em relação aos exames oferecidos pela Medicina, na melhor prática médica atual, a colonoscopia é o mais indicado para diagnóstico. Na colonoscopia, a detecção de um pólipo pode evitar que este sofra uma degeneração para o câncer, visto que é uma lesão pré-maligna. Conforme explica a coloproctologista, o exame permite diagnosticar tumores iniciais, com maior potencial de cura. A aceitação da colonoscopia varia entre os países: na Europa é de cerca de 30%; nos Estados Unidos, no estado de Nova York, 80% das pessoas já fizeram algum método para rastreamento do CCR, com a colonoscopia sendo o principal exame.

“A colonoscopia é um exame muito útil na prevenção do câncer colorretal, justamente porque ela permite que o pólipo se resseque antes de se tornar um tumor. Então, quem faz acompanhamento certinho tem esse benefício da lesão ser detectada de forma precoce, ser ressecada e impedir que, um dia, isso se torne um tumor propriamente dito”, explica Daniela. “A colonoscopia é feita com sedação, então o paciente não vai sentir dor. A aceitação é boa, porque quando explicamos para os pacientes a necessidade e o benefício que ela vai trazer, eles entendem a importância’, diz.

Tratamento – A Rede Mater Dei de todo o Brasil é capaz de diagnosticar, estadiar e tratar o câncer colorretal com excelência. “No Mater Dei Santa Genoveva podemos diagnosticar com colonoscopia, estadiar com tomografia e ressonância, indicar os melhores tratamentos e realizar cirurgia aberta ou por vídeo”, afirma a coloproctologista.

Incidência em jovens – Outro dado que merece atenção é o número relativamente maior de jovens com este tipo de câncer. O câncer colorretal está se tornando mais prevalente entre os jovens, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, com um aumento significativo na incidência observado nas últimas décadas. Embora o risco geral ainda seja baixo para indivíduos com menos de 50 anos, o número de diagnósticos nessa faixa etária está crescendo, levantando preocupações entre especialistas. A obesidade (particularmente em idades mais jovens) e o consumo excessivo de álcool estão entre os fatores identificados como possíveis impulsionadores desse aumento, destacando a importância da adoção de hábitos saudáveis desde cedo.

Além disso, a falta de conscientização sobre os riscos do câncer colorretal entre os jovens pode resultar em diagnósticos mais tardios e, consequentemente, em tratamentos iniciados em estágios mais avançados da doença. Portanto, é indispensável educar e conscientizar a população sobre os sinais e sintomas dessa condição, além de promover hábitos de vida saudáveis desde a juventude, a fim de mitigar o impacto crescente do câncer colorretal entre os mais jovens.

A prevenção do câncer colorretal deve ser buscada através de mudanças de hábitos de vida e através da prevenção com exames médicos. “Hoje, a idade de início do rastreio com colonoscopia é preconizada aos 45 anos. O intervalo entre os exames varia de acordo com os achados. A grande vantagem é que o exame permite, se já for um câncer, a diagnosticá-lo e, se não for um câncer ainda, se for um pólipo, permite ressecá-lo e impedir que um dia ele se torne um tumor”, esclarece a médica.