Feira de Profissões 2024 explora ciência, tecnologia e inovação

0

Gabarito Educação inspira jovens alunos na busca por carreiras e novos campos de atuação

Ao longo do mês de abril, o Gabarito Educação abriu as portas de todas as suas unidades para um evento inspirador: a Feira de Profissões 2024, sob o tema “Ciência, Tecnologia e Inovações”. Alunos do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de mergulhar em um mundo de descobertas, explorando diversas carreiras e áreas do conhecimento em palestras, mesas-redondas e oficinas conduzidas por profissionais de destaque em suas áreas.

Abrindo caminhos para o futuro
A diretora das Unidades Rondon 1 e 2 do Colégio Gabarito, Tatiane Alves Maciel Barbosa, descreve a Feira de Profissões como um evento pedagógico essencial por fornecer aos alunos uma visão ampla das possibilidades de carreira. Com mais de 40 carreiras em destaque, os participantes foram imersos em dinâmicas que visaram orientar suas escolhas profissionais.

Explorando diferentes horizontes
A jornada de descobertas e aprendizado contemplou apresentações culturais, incluindo uma bateria, demonstrações de cheeledears, atléticas e projetos de extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

Entretanto, o verdadeiro destaque da Feira foi a gama diversificada de atividades práticas e informativas que os alunos puderam experimentar. Em oficinas especializadas, como as de genética, primeiros socorros e sutura, ministradas pelas Ligas da UFU (Lacad, Lacit, Lutem, Lagem), eles tiveram a oportunidade de mergulhar em experiências que espelhavam a realidade de várias profissões, proporcionando-lhes uma visão tangível do que é necessário para ter sucesso em diferentes campos.

Além das atividades práticas, foram ministradas palestras e mesas-redondas com profissionais de destaque em suas áreas, que compartilharam suas experiências sobre uma variedade de áreas de interesse, desde medicina e engenharia até marketing e psicologia.

Integração com o currículo escolar
No Gabarito Educação, o desenvolvimento do Projeto de Vida dos alunos é uma prioridade que permeia todas as atividades educacionais. Na Feira de Profissões, a participação dos alunos foi cuidadosamente integrada ao currículo escolar, fornecendo um ambiente de aprendizado e uma plataforma para reflexão e autoconhecimento. As experiências vivenciadas durante o evento foram incorporadas às aulas de projeto de vida, de modo a permitir que cada aluno construísse um repertório rico em descobertas sobre suas aptidões e interesses.

“Olhando para o futuro, o Gabarito está comprometido em fortalecer ainda mais o desenvolvimento do Projeto de Vida dos alunos. Além das visitas técnicas em universidades e dos trabalhos de campo, a escola tem oferecido uma variedade de iniciativas, desde palestras estratégicas até projetos de orientação vocacional e profissional. Essas atividades visam preparar os estudantes para o mercado de trabalho, também capacitá-los a tomar decisões conscientes e assertivas sobre seu futuro acadêmico e profissional”, explica a coordenadora do 3º ano do Ensino Médio em Uberlândia, Cristiane Maciel.

Para Tatiane, a participação dos alunos na Feira faz parte do processo sistemático de aprendizagens e avaliações bem como compõe repertório para projetos, textos e produções. Faz parte, também, de vivências e descobertas a serem refletidas em aulas, encontros de projeto de vida e acompanhamento individual e coletivo.

Universidades e profissionais em destaque
Diversas instituições de Ensino Superior marcaram presença na Feira – UFU, Imepac, Esamc, Unitri, Uniube e Unipac – proporcionando aos alunos acesso direto a informações sobre cursos, projetos de extensão e oportunidades acadêmicas.

Entre as palestras, foi destaque a participação da psicóloga Nubia Carvalho sobre os diversos campos de atuação do psicólogo. Ela destacou áreas que, muitas vezes, passam despercebidas pelos jovens, como escolar, hospitalar, esportiva, clínica e organizacional.

“Minha missão era despertar a curiosidade dos estudantes sobre os diversos caminhos que a psicologia oferece. Trocar ideias com jovens é sempre muito enriquecedor. Eles são curiosos e questionadores, buscando ampliar os seus horizontes e criar possibilidades. Foi isso que fizemos. Foi divertido e intenso!”, disse a psicóloga.

Futuro promissor
Sarah Tosta, uma estudante do 2°G, compartilhou sua experiência. “Eu achei a feira super importante”, expressou Sarah, que destaca a relevância do evento para sua jornada acadêmica e profissional. Ao circular pelos corredores da feira, ela e seus colegas foram envolvidos em um universo de conhecimento, interagindo com alunos e professores de diferentes cursos e áreas de especialização. Essas interações proporcionaram ocasiões preciosas de troca de ideias e perspectivas, ampliando os horizontes dos estudantes.

Sarah também relatou como a feira a levou a questionar suas escolhas prévias e a se abrir para novas possibilidades. “Vi que é possível nos interessarmos não só pelos cursos que já tínhamos pensado”, ela observou. Também, destacou que percebe a importância de manter a mente aberta diante das oportunidades que surgem.

Entre todas as descobertas, uma certeza emergiu com clareza para Sarah: seu desejo de seguir uma carreira na área da medicina. “Eu vi que é realmente tudo o que eu quero. Foi extremamente importante a oportunidade de ter contato com o pessoal das Ligas da UFU, e já me vi fazendo parte de uma delas. E o mais legal foi que nem precisei sair do colégio Gabarito para ter essa experiência”, afirma a aluna.