Unimed Uberlândia lança central para direcionamento de pacientes com suspeita de Dengue

0

Disque Dengue atuará na regulação dos atendimentos para otimizar o fluxo nas unidades de saúde

Dados da Secretaria de Estado de Saúde revelam que Minas Gerais registrou (até 15/2) 181.645 casos prováveis de Dengue. No município de Uberlândia há registro de 3.081 casos prováveis no mesmo período. Diante de um possível surto da doença na cidade, a Unimed Uberlândia, como responsável pela prestação de serviços de saúde à grande parte da população, lança o serviço Disque Dengue – Central de Atendimento telefônico que fará a gestão do fluxo de atendimentos conforme a capacidade da rede prestadora. O número para ligações gratuitas é 0800 715 8112.

O objetivo da cooperativa ao disponibilizar o serviço para beneficiários é criar uma sinergia de responsabilidades entre o plano de saúde, os hospitais e as clínicas credenciadas. A população atendida pela Unimed Uberlândia na cidade é de cerca de 140 mil pessoas. “Portanto, para melhorar a gestão das unidades de saúde, uma equipe de enfermagem fará o primeiro atendimento por telefone e, conforme o caso, indicará o ponto de atendimento mais adequado no momento. A ideia é que nós tenhamos um canal direto por meio do número 0800 715 8112, que será amplamente divulgado a partir desta semana, por onde será indicado o melhor local para atendimento de acordo com a gestão da rede prestadora, seja ela em um pronto-socorro ou uma clínica da própria Unimed. Não queremos que o paciente chegue à unidade de saúde e o local esteja lotado”, explica o diretor de serviços próprios da cooperativa, Dr. Fábio Gazelato.

Uma equipe da cooperativa fará o acompanhamento permanente de capacidade da rede para ajudar na indicação do serviço com menor sobrecarga no momento, para dar sequência no atendimento de maneira mais rápida. “As clínicas da própria Unimed Uberlândia trabalharão em sinergia com a rede prestadora”, afirma Gazelato. O diretor ressalta que o atendimento telefônico não substituirá o atendimento médico. “O intuito é melhorar o direcionamento do paciente conforme a capacidade das unidades”, conclui.

A rede credenciada à Unimed Uberlândia é composta pelos hospitais Santa Marta, UMC, Santa Genoveva e Santa Clara. Já as unidades da própria Unimed são os Espaços Unimed Mais no Uberlândia Shopping e na Vasconcelos Costa 967, e o Espaço Viver Bem na Av. Cesário Alvim, 3521. As clínicas da Unimed Uberlândia estão preparadas para acolher e prestar atendimento a pacientes com dengue, em estrutura preparada, com recursos modernos e equipe de médicos e enfermeiros capacitados.

De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes com suspeita de Dengue podem ser classificados em quatro grupos, conforme seu estado clínico:

GRUPO A Caraterização: Caso suspeito de dengue Ausência de sinais de alarme Sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais. GRUPO B Caracterização: Caso suspeito de dengue. Ausência de sinais de alarme. Com sangramento espontâneo de pele ou induzido. GRUPO C Caracterização: Caso suspeito de dengue. Presença de algum sinal de alarme: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia >2 cm abaixo do rebordo costal; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito. GRUPO D Caracterização: Caso suspeito de dengue. Presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos. Secretaria de Vigilância em Saúde | MS SINAIS DE CHOQUE

  • Taquicardia.
  • Extremidades distais frias.
  • Pulso fraco filiforme.
  • Enchimento capilar lento (>2 segundos).
  • Pressão arterial convergente (<20 mmHg).
  • Taquipneia.
  • Oligúria (<1,5 mL/kg/h).
  • Hipotensão arterial (fase tardia do choque).
  • Cianose (fase tardia do choque).

Cooperativa faz alerta para cuidados com a dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus (vírus da dengue) transmitido pela picada do mosquito fêmea do gênero Aedes. O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024. A maioria das pessoas tem a forma clássica da doença e uma pequena porcentagem é que tem a forma grave da doença. Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Com a colaboração de especialistas, Unimed Uberlândia, responde a seguir as principais dúvidas da população relacionadas e esta doença:

Quais são os sorotipos diferentes do vírus da dengue?
O vírus da dengue possui quatros sorotipos: DENV -1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, todos podem causar as diferentes formas da doença.

Quais as principais diferenças entre dengue comum e dengue hemorrágica?
Os sintomas no início da doença são os mesmos. A diferença ocorre, com maior frequência, quando acaba febre e começa a surgir os sinais e sintomas de alarme, como, dor abdominal, vômitos, sangramentos de mucosas, sonolência e outros.

Cite algumas das linhas de atuação e controle, na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti?
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes, eliminando água armazenada que podem se tornar criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem manutenção.  Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda população.

Algumas pessoas são consideradas mais vulneráveis e têm maior risco de apresentar complicações?
Sim.  São considerados populações vulneráveis as gestantes, crianças, idosos acima de 65 anos e portadoras de doenças pré-existentes, como diabéticos, cardiopatas e quem tem pressão alta.

Quais os principais sintomas da dengue?
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.

O que são os sinais de alarme e quando eles geralmente aparecem?
São sinais que surgem na pessoa que podem evoluir para complicações. Ocorrem entre 3 e 7 dias após os primeiros sintomas. São dores abdominais intensas, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosas e hemorragias.

Como identificar os sinais de alarme de forma precoce?
Quando surgirem os sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde para ser avaliado por um profissional de saúde e receber o diagnóstico correto. Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômitos persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda da pressão arterial. São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização, e o paciente corre risco de complicações.

Quais os riscos de tomar remédios por conta própria em casos de dengue?
A dengue é uma doença que não possui um tratamento específico, ou seja, os medicamentos são utilizados apenas para diminuir os sintomas. O profissional irá avaliar cada paciente de acordo com a necessidade. Recomendamos sempre que o paciente faça repouso e tome bastante líquido. A automedicação é sempre perigosa, pois há medicamentos como ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios que provocam sérios riscos de sangramento e agravamento da doença e, até mesmo, podem levar à morte.

Quais cuidados são fundamentais para impedir o agravamento da dengue?
É importante ficar atento aos sinais e sintomas da doença, principalmente aqueles que demonstram agravamento do quadro. Neste caso, é necessário procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Qual a importância da hidratação no tratamento da dengue?
A Hidratação é recomendada para pacientes com suspeita de Dengue com a finalidade de prevenir o surgimento de desidratação e ajudar na recuperação do paciente. A dengue provoca uma resposta inflamatória no organismo que pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Essa resposta inflamatória pode levar a saída de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos e provocar desidratação, pressão arterial baixa e choque, a depender da intensidade da doença apresentada pelo indivíduo. Portanto é importante estimular nestes pacientes a ingesta de líquidos.

É possível que o paciente diagnosticado com quadro leve, possa evoluir para forma grave da doença?
Sim. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).