Prevenção ao câncer de colo de útero é reforçada pelo Janeiro Verde

0

O ano começa com uma campanha de saúde muito importante: o Janeiro Verde, que evidencia a prevenção e a conscientização sobre o câncer de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esta doença deverá afetar, a cada ano do triênio 2023-2025, cerca de 17 mil mulheres em todo o Brasil.

Este tipo de câncer está associado à infecção persistente por tipos de papilomavírus humano (HPV), além de outros fatores de risco, como o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, infecção pelo HPV e tabagismo. Conforme explica a Dra. Gisela Matos Franco, oncologista clínica no Hospital do Câncer em Uberlândia, apesar da doença ser assintomática em fase inicial, “de acordo com a progressão do tumor, podem surgir sintomas como sangramento vaginal fora do período menstrual ou após a relação sexual, dor, corrimento vaginal anormal, alterações urinárias, dentre outros”.

O HPV é transmitido sobretudo por contato sexual e por isso é de extrema importância o uso de preservativo durante as relações sexuais. Além disso, outros hábitos de vida e cuidados estão relacionados à prevenção. “O estilo de vida saudável, vacinação contra o HPV, uso de preservativos e avaliações médicas com Papanicolau rotineiro são as principais formas de prevenção contra o câncer de colo de útero”, explica a Dra. Gisela. A vacina contempla os subtipos mais carcinogênicos do HPV e é gratuitamente distribuída pelo SUS para meninos e meninas entre 9 e 14 anos.

O Papanicolau deve ser realizado em todas as mulheres entre 25 e 64 anos e que tiveram vida sexual ativa. A oncologista esclarece ainda que “esse exame tem grande importância no diagnóstico dos tumores de colo uterino e também na sua prevenção, uma vez que pode identificar lesões pré-cancerígenas e evitar sua evolução com tratamento adequado.”