Inovação e tecnologia impulsionam o progresso do agro

0
TecnoAgro apresentará ferramentas utilizadas para ajudar os que atuam no setor
A revolução tecnológica na agricultura, a inovação e as amplas pesquisas agropecuárias para harmonizar conhecimento científico e tecnologia da informação têm ajudado produtores, transformado a produção agroalimentar e colocado o país em uma posição elevada da agricultura. O TecnoAgro, realizado nos dias 17 e 18 de julho, em Uberlândia, receberá grandes nomes que atuam diretamente nesses setores para compartilhar o que têm feito para ajudar diretamente o setor.
Entre os palestrantes está o diretorde Inovação Aberta na Divisão Agrícola da Bayer para a América Latina, Dirceu Ferreira Junior, que apresentará o tema “Transformação Digital no Campo”, mostrando como a Bayer tem sido modelo quando o assunto é ajudar o agricultor a evoluir. A empresa investe cerca de€3.5 bilhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento. Esse montante é utilizado em diversas frentes, como novos compostos químicos, biológicos, sementes,traitse também em tecnologias digitais. “Essas inovações também vêm acompanhadas de um importante fator que é a sustentabilidade da atividade agrícola, ou seja, cada novo produto deve atender a quesitos que impactem cada vez menos o meio ambiente, permitindo assim que os agricultores aumentem sua produtividade de forma cada vez mais responsável”, explica Dirceu.
A Bayer conta com uma plataforma digital para agricultura: o Field View, uma ferramenta líder e de amplo uso global, que permite que os agricultores extraiam dados em tempo real dos seus maquinários, favorecendo assim uma melhor tomada de decisão para cada atividade agrícola, desde adubação, passando pelo plantio até a colheita. Dirceu Ferreira ainda esclarece que essa plataforma também é a fundação de importantes projetos da Bayer, por exemplo, o PRO Carbono, programa que visa a adoção de práticas e manejos agrícolas sustentáveis, reduzindo as emissões dos GEE’s (gases de efeito estufa) e aumentando o sequestro de carbono no solo.
Diversificação e intensificação
Qual é o modelo de gestão dentro de uma operação, onde o clima e o mercado são relevantes? Como podemos torná-la menos vulnerável diante dessas duas situações? Como definimos um modelo de negócios mitigando os riscos de mercado e climáticos? Como a inovação nos apoia nesse sentido? Quais as tecnologias? Estas são algumas perguntas que o diretor-presidente da Algar Farming, Marlos Alves, responderá ao explanar o tema “Fazenda 5.0” durante o TecnoAgro. “Como estratégia de negócio, temos dois pilares básicos, que é diversificação e intensificação do uso de hectare. E um terceiro pilar é trabalhar a inovação, buscando melhor eficiência desse processo. Temos a CIA – Central de Inteligência, que usa um conjunto de práticas integradas que se conectam por meio de softwares, equipamentos, sistemas e pesquisa. Vamos mostrar esse case e como essas tecnologias são aliadas em termos de sustentabilidade, seja na agricultura, pecuária, seja na floresta”, afirma Marlos Alves.
Programação

Além de 23 apresentações, entre palestras e painéis, com conteúdos que vão desde a Internet das Coisas e a revolução 5.0 no campo até o futuro e perspectivas para o agronegócio, o público também poderá visitar vários estandes de expositores, feira de produtores, espaço inovação e apresentações musicais. Haverá também estúdio de videocast para gravações após as palestras, que serão transmitidasno canal do youtube da rádio cultura FM.

O TecnoAgro é realizado pela TV Integração, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo do Estado de Minas Gerais e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), EPAMIG, EMATER Minas Gerais e SEAPA.
A programação completa pode ser conferida no site:https://eventotecnoagro.com.br/

Inscrições gratuitas
As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas nohttps://eventotecnoagro.com.br/uberlandia/inscricoes/. O evento irá emitir certificado para estudantes.