Dia Mundial da Alegria chama a atenção para autoestima e saúde bucal

0
Muitas pessoas deixam de sorrir, de demonstrar alegria, porque a saúde bucal não está em dia | Crédito Freepik

Dentista alerta que a alegria e o sorriso estão ligados à autoconfiança e à saúde da boca.

A alegria é um estado de ânimo produzido por um acontecimento favorável e que, geralmente, manifesta-se por meio de sorrisos, sensação de felicidade e de bem-estar pessoal. É uma emoção tão simbólica que tem até data para celebrá-la: 8 de julho, o Dia Mundial da Alegria.

Segundo especialistas, rir é um ato terapêutico à medida que reduz o estresse, queima calorias, melhora a qualidade do sono, fortalece a musculatura abdominal, combate o surgimento de rugas, melhora a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade, ameniza as dores, fortalece a interação social e restabelece a autoestima. Isso acontece porque, quando as pessoas riem, o organismo produz e libera substâncias químicas como a dopamina, endorfina e serotonina, que elevam o humor e acalmam o sistema nervoso.

Porém, muitas pessoas deixam de sorrir, de demonstrar alegria, porque a saúde bucal não está em dia. É o que revela o cirurgião dentista da Hapvida Interodonto, Matheus Sebe. Segundo o especialista, dentes amarelados, quebrados ou tortos, por exemplo, podem impedir o sorriso de muitas pessoas, atingindo a autoestima.

“Neste Dia da Alegria, é importante lembrar às pessoas que muitos dos problemas odontológicos podem ser tratados para devolver a sua autoconfiança. Quando a pessoa não sente segurança na forma com a qual o sorriso dela se apresenta, isso a leva a se retrair um pouco mais, e a falta desse sorriso no dia a dia faz com que ela não se sinta confiante, principalmente nas suas relações com os seus colegas, as pessoas que estão ao seu redor e, principalmente consigo mesma. Por outro lado, quando se sentem confiantes, um sorriso pode abrir portas para as relações com outras pessoas e elevar a autoestima”, alerta.

O especialista sugere que, se a pessoa já percebeu que tem algo no seu sorriso que lhe incomoda, a mudança é possível. “Procure um profissional dentista para que possa detectar os seus problemas, além de elencar aqueles que não são tão visíveis, mas que podem te ajudar a devolver a sua confiança e a sua saúde bucal. Assim, você terá mais motivos para dar uma boa risada, uma vez que o riso e a saúde bucal estão intimamente ligados”, finaliza Matheus Sebe.