segunda-feira, agosto 2, 2021
Home Destaque Qual a difere...

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Muito se fala sobre depressão pós-parto e as consequências desse problema na vida da mulher, mas você já ouviu falar sobre baby blues?

A maioria das mulheres não conhece, mas trata-se de fases do estado emocional após o parto, que podem ser tratadas e controladas dependendo do caso.

Por isso, para saber a diferença entre baby blues e depressão pós-parto, convidamos a Dra. Mariana Carrara Gil, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Clara e que irá nos esclarecer sobre esse assunto!

O que é baby blues?

“Trata-se de uma instabilidade emocional, passageira, desencadeada por fatores hormonais na mulher que está tentando se reorganizar com a nova rotina. Presente em 50% das mulheres, geralmente o baby blues começa 3 dias após o parto com sintomas como tristeza, choro fácil, ansiedade, irritabilidade, insônia e alteração de humor”, explica a doutora.

Quais os sintomas?

Os sintomas do baby blues duram cerca de duas semanas. São eles:

  • Insônia;
  • Choro fácil;
  • Sensação de fragilidade;
  • Irritabilidade;
  • Falta de energia;
  • Falta de confiança;
  • Tristeza;
  • Mudanças de humor.

Tratamento

“O baby blues por não ser considerado uma doença, não tem um tratamento medicamentoso específico. A maioria das mamães precisa de uma rede de apoio”, alerta a médica.

Vale ressaltar que cuidados fundamentais como o acolhimento e o apoio a essa mulher são de extrema importância também durante esse período.

É importante lembrar que, caso a mãe já tenha algum transtorno psíquico anterior, o baby blues pode desencadear algo maior. Por isso, é sempre bom:

  • Expor os sentimentos: falar sobre o que se sente, com mais clareza, pode ajudar a reduzir os sintomas quando eles se manifestarem.
  • Pedir ajuda: contar com o apoio das pessoas ao redor.
  • Manter uma dieta equilibrada: isso pode ajudar a reduzir os sintomas de baby blues e ainda proporcionar mais energia para a mulher aguentar essa fase tão delicada.

O que depressão pós-parto?

“Depressão pós-parto é um transtorno de humor mais intenso e duradouro que afeta as mulheres. Trata- se de uma combinação de fatores físicos e emocionais, quadro que pode durar alguns meses, impossibilitando a mãe de realizar suas atividades com o bebê”, explica Dra. Mariana.

No Brasil, 1 em cada 4 mulheres sofrem com a depressão pós-parto e ela pode aparecer até os dois anos após o parto, sendo necessário analisar todo o contexto para realizar o diagnóstico.

Quais são os sintomas?

Precisamos levar em consideração que cada mãe é única e pode apresentar sintomas diferentes. Os sinais são os mesmos que acontecem no baby blues, mas com maior intensidade e durabilidade.

Tratamento

O tratamento da depressão pós-parto depende do seu grau de comprometimento e pode incluir ou não o uso de medicamentos.

“Nos casos mais leves são feitos acompanhamento com psicólogo e terapia, já nos casos mais graves, pode ser necessário acompanhamento psiquiátrico e uso de medicações. É importante buscar ajuda médica para avaliar a situação da mamãe”, explica a doutora.

Por isso, nos primeiros sintomas, o recomendado é procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Fonte: Dra. Mariana Carrara Gil – Ginecologista e Obstetra

https://hospitalsantaclara.com.br/categorias/saude-em-destaque/

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes