Novembro Azul: Saúde masculina e conscientização no combate ao câncer de próstata

0

Pesquisa revelou que a maioria dos homens acima de 40 anos busca atendimento médico apenas quando sente sintomas. Apenas em 2023 já houve mais de 21.800 internações na rede pública para tratar a doença. 

Uma pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens acima de 40 anos só procuram um médico quando sentem algum sintoma, aumentando para 58% quando o atendimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o estudo mostrou que 58% dos homens entrevistados temem o câncer de próstata, tornando-se a principal preocupação urológica – seguido pela impotência sexual, mencionada por 37% dos participantes.

De janeiro a julho de 2023, o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, registrou 21.803 internações relacionadas ao câncer de próstata. Segundo as projeções do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o período de 2023 a 2025, estima-se que ocorrerão 71.730 novos casos anualmente no Brasil. Em 2022, o câncer de próstata causou 16.292 óbitos, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, indicando uma média de 44 mortes por dia devido a essa doença.

Esses dados evidenciam a necessidade urgente de conscientização sobre a importância da saúde urológica masculina. Em resposta a essas estatísticas preocupantes, a Sociedade Brasileira de Urologia lança a campanha Novembro Azul 2023, buscando promover o cuidado integral com a saúde desde cedo e incentivar os homens a superarem o estigma em torno dos exames preventivos, especialmente o temido exame de toque retal.

O Dr. Fábio Almeida, urologista da rede Mater Dei Uberlândia, destaca a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Os principais sintomas do câncer de próstata estão relacionados à parte urinária e geralmente aparecem em uma fase avançada da doença. Dificuldade para urinar, diminuição do jato urinário, micção intermitente ou interrompida, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, sangramento na urina ou no esperma, perda de peso e dor na região pélvica são sinais aos quais os homens devem estar atentos”, afirma o especialista.

Além do câncer de próstata, outras doenças urológicas comuns incluem a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento do volume da glândula prostática, e o câncer de bexiga, que se manifesta por sangramento urinário intermitente, principalmente em idosos. O Dr. Fábio ressalta a importância de exames simples de imagem, como ultrassonografia da via urinária e cistoscopia, para o diagnóstico precoce dessas condições.

Os fatores de risco para o câncer de próstata incluem idade avançada, histórico familiar da doença, dieta rica em gordura, sedentarismo e obesidade. Homens negros também têm uma maior propensão ao diagnóstico da doença. O diagnóstico precoce, realizado por meio de exames de rotina, como o toque prostático e o exame de sangue PSA, é fundamental para aumentar as chances de cura, destaca o médico.

Além dos exames de rotina, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção das doenças urológicas. Uma dieta balanceada (com menos gordura), atividade física regular, manutenção do peso adequado, redução do consumo de álcool e a cessação do tabagismo são hábitos essenciais para manter a saúde urológica em dia.

Para superar o constrangimento e incentivar os homens a buscar atendimento, quando necessário, o Dr. Fábio enfatiza a importância da informação. “O exame de toque de próstata é indolor e não afeta a masculinidade de ninguém. É crucial que os homens se informem sobre os métodos disponíveis para o diagnóstico adequado de diferentes patologias urológicas e decidam, em conjunto com seus médicos, qual é o melhor caminho a seguir. Estamos falando da vida, e não há nada mais valioso do que isso”, conclui o urologista.

O Novembro Azul é uma iniciativa para sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde masculina e encorajar os homens a se cuidarem. “Conscientizar-se sobre as patologias e doenças que podem ser evitadas, por meio do diagnóstico precoce e de uma avaliação médica adequada, é fundamental para garantir uma vida longa e saudável. Lembre-se sempre que a prevenção é o melhor caminho”, reforça o médico.