Projeto “Una-se contra o estigma e o preconceito”, da Una, promove discussões sobre discriminação contra minorias

0

Serão realizados cinco encontros virtuais, entre 19 de outubro e 23 de novembro, para discutir sobre racismo, sexismo, gordofobia e outros tipos de discriminação; inscrições são gratuitas e abertas à comunidade.

Com o objetivo de empoderar grupos sociais oprimidos em busca de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa, o projeto “Una-se contra o estigma e o preconceito”, desenvolvido pela Una Uberlândia, integrante do Ecossistema Ânima, promoverá, a partir de hoje (19/10), uma série de mesas-redondas sobre os principais tipos de discriminação existentes na sociedade e que impactam na assistência à saúde. As mesas-redondas serão realizadas de forma remota, gratuita e aberta à comunidade.

O projeto é desenvolvido pelo professor da área de Saúde da Una Uberlândia Heitor Bernardes Pereira Delfino, em conjunto com a Coordenadora de Extensão da Ânima Educação Mayara Silva Nascimento. “O nosso foco é abordar a relação entre grupos sociais dominantes e oprimidos, discutindo sobre racismo, sexismo, heterossexismo, classismo, gordofobia, LGBTfobia e preconceitos às pessoas com obesidade, com deficiência, com dependência química e outros”, explica Delfino.

Esta é a segunda edição do projeto “Una-se contra o estigma e o preconceito”, que promove tanto ações internas, voltadas para os estudantes da Una, quanto ações externas, destinadas também para a comunidade. Neste ano, o projeto promoverá cinco mesas-redondas, cada uma sobre determinado tipo de discriminação. Elas serão realizadas em todas as quartas-feiras, exceto feriados, entre 19 de outubro e 23 de novembro, das 19 às 22 horas, no canal da Ânima Educação no YouTube.

“O que nós buscamos é unir a comunidade acadêmica e a comunidade externa para discutir temas de grande relevância na atualidade”, ressalta Delfino. “Com o ‘Una-se contra o estigma e o preconceito’, nós queremos promover o empoderamento de grupos sociais vulneráveis e excluídos da sociedade e conscientizar os nossos estudantes e a população uberlandense sobre essa temática tão relevante”.

Programação
Os encontros acontecerão em todas as quartas-feiras, entre os dias 19 de outubro e 23 de novembro, exceto feriados.

O primeiro encontro, que será realizado hoje (19/10), discutirá o tema “Heterossexismo e Homofobia”, com as palestrantes Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo e Maura Rita Chioato.

O segundo, em 26/10, terá como tema “Sexismo, Machismo e Feminismo”, com palestrante a ser definido em breve.

O terceiro, em 09/11, abordará o tema “Obesidade: estigma e preconceitos”, com Heitor Bernardes Pereira Delfino.

O quarto, em 16/11, discutirá sobre “Transtornos Mentais: estigma e preconceitos”, com Heitor Bernardes Pereira Delfino e Maura Rita Chioato.

E o último, em 23/11, com o tema “Racismo”, terá participação de Dandara Tonantzin e Iusley da Mata.

Os interessados em participar do primeiro encontro podem se inscrever por meio deste link. Os links de inscrição para as próximas mesas-redondas serão divulgados posteriormente, no perfis da área da Saúde da Una Uberlândia e do Centro Universitário Una em Uberlândia no Instagram.

Palestrantes
Os palestrantes confirmados para as mesas-redondas são Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo, Dandara Tonantzin, Heitor Bernardes Pereira Delfino, Iusley da Mata e Maura Rita Chioato.

Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo é mãe, educadora, pesquisadora, fotógrafa e feminista. Nascida na periferia da Zona Sul de São Paulo, é formada em Audiovisual, Mestre em Educomunicação e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa se as imagens femininas que circulam nas redes sociais exercem uma nova forma de controle sobre as mulheres. Como fotógrafa, produz imagens no sentido oposto: de libertação e empoderamento feminino. É professora da Universidade São Judas desde 2018, onde conduz um projeto de extensão de leituras e debates feministas, além de lecionar na área de imagem e de análise de dados.

Heitor Bernardes Pereira Delfino é graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Fisiologia, Doutor em Medicina e Pós-graduado em Nutrição Esportiva e em Nutrição Clínica pela USP. É professor da Ânima Educação, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e membro do Colegiado da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Una Uberlândia. Também é pesquisador e orientador do Health Lab, no qual desenvolve projetos de inovação tecnológica em saúde e projetos de extensão com foco na atenção primária e na abordagem multiprofissional na Una Uberlândia.

Dandara Tonantzin é preta, periférica, feminista, pedagoga, Mestra em Educação pela Universidde Federal de Minas Gerais (UFMG), e Deputada Federal eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas Gerais.

Iusley da Mata tem 26 anos e é formada em Design de Moda, com pós-graduação em Gestão de Marketing. Atua como criadora de conteúdo e consultora de moda, beleza e marketing.

Maura Rita Chioato é formada em Medicina e tem residência médica em Psiquiatria pela UFU, além de ter Curso de Formação em Psicodrama pela Casa Das Cenas. Trabalhou como médica psiquiatra concursada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e com assistência em redes públicas em serviços ambulatoriais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD) em Uberlândia, Araguari e Tupaciguara. Atuou como Diretora Administrativa no CAPS na Prefeitura Municipal de Altinópolis. Atualmente, é médica assistente no Uberlândia Medical Center (Complexo UMC) e mantém consultório particular.

Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.