Sextas Musicais: Ney Matogrosso é homenageado por Salomão Di Pádua em show com entrada franca

0

Cantor fez seleção do repertório para o espetáculo que passa pelos diversos momentos da carreira de um dos mais importantes intérpretes da MPB

Um dos mais importantes intérpretes da Música Popular Brasileira de todos os tempos e dono de uma das mais longevas carreiras, o cantor Ney Matogrosso é o homenageado do projeto Sextas Musicais desta semana. No show “De Tanto Amar”, que será apresentado nesta sexta-feira (10), a partir das 20 horas. O cantor Salomão Di Pádua vai interpretar alguns dos maiores sucessos e as músicas mais emblemáticas do repertório de Ney Matogrosso, desde os tempos de Secos & Molhados. A apresentação acontece na unidade que fica na 706/906 Sul e terá transmissão pelo canal da Thomas no Youtube.

Salomão Di Pádua é um dos cantores mais conhecidos e importantes da cena cultural do Distrito Federal e pensou em montar o show em homenagem ao ídolo, quando Ney Matogrosso completou 80 anos, em 2021. Era época de pandemia e o cantor chegou a fazer uma apresentação do repertório, em um conhecido restaurante de Brasília, mas diz que somente agora sente que “De Tanto Amar” terá um palco e um espaço à altura do que será apresentado ao som de voz e violão. Ele lembra que o ambiente, a acústica e o público do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson fazem toda a diferença.

“De Tanto Amar” faz um passeio pela extensa carreira de Ney Matogrosso e o maior desafio que Salomão Di Paula diz ter enfrentado foi escolher o repertório. “É injusto, de qualquer forma. Como colocar ‘Rosa de Hiroshima’ e deixar de fora ‘Bandoleiro”, por exemplo?”, questiona, ao destacar que se guiou por três critérios: preferência do público, gosto pessoal e o significado das canções para Ney Matogrosso e para a própria carreira do mais performático cantor brasileiro.

No setlist do show estão obras como Sangue latino, Fala, Rosa de Hiroshima, Vereda tropical, Homem com H, Tanto amar – que dá nome ao show -, Pro dia nascer feliz, Balada do louco, Poema e O vira. Todas composições de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza, Rita Lee, Arnaldo Baptista e João Ricardo, entre outros. “É um show para emocionar”, diz Salomão de Pádua. Este projeto tem a direção musical de Agilson Alcântara e ainda a participação de Márcio Bezerra, nos sopros.

O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.

Sobre o artista

Salomão Di Pádua diz que tem em Ney Matogrosso uma das principais inspirações e referências para a carreira, que começou em 1992, quando o ex-coralista foi descoberto em um projeto promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão. Cinco anos depois ele se mudou para Brasília onde vive, desde então. Depois de muito tocar na noite, lançou o primeiro álbum, “Entre sambas e canções”, em 2007, com clássicos da MPB, seguido de “Mais me vale uma canção”, em 2009, “Pleno”, de 2014, “De samba em samba”, de 2021. Em dezembro de 2022 lançou o single “A bem da verdade” e acaba de gravar o álbum “Salomão Di Pádua canta Brasília para o mundo”. Para este espetáculo, Salomão deu uma pausa no repertório próprio para uma homenagem, que ele diz que vai agradar em cheio quem for ao CTJ Hall neste 10 de novembro.

Prestigie!

Sextas Musicais – “De tanto amar”, show em homenagem a Ney Matogrosso

*Quando: 10 de novembro
*Horário: 20h

*Local: CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos

*Classificação indicativa: Livre
*Entrada Gratuita