Boca Juniors elimina o Palmeiras nos pênaltis e enfrenta o Flu na final da Libertadores

0

As estrelas do Boca Juniors e do goleiro Romero mais uma vez se destacaram na Conmebol Libertadores. Na quinta-feira passada, os argentinos empataram 1 a 1 com o Palmeiras no tempo regulamentar – com gols de Cavani e Piquerez – no Allianz Parque. Eles asseguraram sua vaga na final do torneio sul-americano ao vencer nas cobranças de pênaltis por 4 a 2, onde Raphael Veiga e Gustavo Gómez tiveram suas tentativas defendidas pelo goleiro argentino. O Boca Juniors avança para a final da Libertadores pela 12ª vez em sua história e enfrentará o Fluminense, enquanto também impediu que houvesse uma quarta final consecutiva entre times brasileiros no torneio.

Uma curiosidade sobre o Boca Juniors, finalista da Libertadores: eles construíram sua campanha nas eliminatórias com seis empates em seis jogos. Nas oitavas de final, superaram o Nacional com resultados de 0 a 0 e 2 a 2, e nas quartas de final, passaram pelo Racing com resultados de 0 a 0 e 0 a 0. Contra o Palmeiras, os dois jogos terminaram empatados, 0 a 0 em Buenos Aires e 1 a 1 no Allianz Parque, e todos esses confrontos foram decididos nas cobranças de pênaltis.

No primeiro tempo, apesar do Palmeiras ter mais de 80% de posse de bola nos primeiros 15 minutos, não conseguiram traduzi-la em pressão. A criação de jogadas do Verdão se resumiu a duas finalizações de longa distância por Gabriel Menino, que não levaram perigo ao goleiro Romero. O Boca Juniors, que manteve Merentiel e Cavani no ataque, se defendeu bem e tentou sair em contra-ataques rápidos para surpreender o time de Abel Ferreira. E surpreendeu: Merentiel se aproveitou de um erro na defesa do Palmeiras, ganhou na corrida de Gustavo Gómez e cruzou para Cavani marcar de carrinho. O Palmeiras estava desorganizado e não conseguiu exercer pressão, criando apenas duas oportunidades com Rony, mas suas tentativas de bicicleta e cabeçada não foram precisas.

No segundo tempo, com as substituições de Kevin e Endrick nos lugares de Artur e Marcos Rocha, o Palmeiras melhorou no jogo e começou a encontrar mais espaço no campo de ataque. A melhor chance surgiu dos pés de Endrick, que encontrou Mayke em boa posição dentro da área, mas o lateral não conseguiu finalizar com força. A expulsão de Rojo aos 20 minutos, após cometer falta em Endrick, fez com que Abel Ferreira lançasse o Palmeiras para o ataque, especialmente com a entrada de Flaco López no lugar de Gabriel Menino. Enfrentando um Boca Juniors bem fechado na defesa, Piquerez empatou com um chute de longa distância que surpreendeu Romero. Nos acréscimos, o Palmeiras teve a chance de virar o jogo com Rony, que tentou uma bicicleta dentro da área, mas Romero fez uma boa defesa que garantiu o empate e levou a partida para as cobranças de pênaltis.