sexta-feira, maio 3, 2024
InícioComportamentoCampeonato mu...

Campeonato mundial de futebol: por que todo mundo torce durante os jogos? Psicóloga explica!

Até quem não gosta de futebol costuma parar para torcer durante a competição. Afinal de contas, por que temos esse “comportamento coletivo” frente a alguns acontecimentos?

A cada quatro anos a cena se repete: amigos, familiares e colegas de trabalho – até mesmo aqueles que não gostam muito de futebol – se reúnem para torcer durante o torneio mundial de futebol. Segundo o estudo “Quem Torce Também Joga”, da agência de pesquisa de comportamento Apoema, 62% dos brasileiros vão torcer ou acompanhar os jogos da seleção brasileira, enquanto 71% dizem acreditar que nosso País será o campeão da competição. Mas afinal de contas, por que temos a tendência a seguir o comportamento de “manada” e torcer também?

A psicóloga e professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Camila Mendonça, explica que o Brasil tem aspectos peculiares quando se trata da competição e de futebol.

“O futebol é um esporte muito apreciado pelos brasileiros, essa relevância está atrelada em diferentes significados que, sem dúvidas, motiva a multidão de torcedores. Essa força está associada muitas vezes ao sonho de meninos e meninas em se tornar jogadores de esporte, em outro momento, na superação que pode estar na história de um time ou de um jogador e, por conta disso, milhares se unem em prol de uma razão”, explica a psicóloga.

Mas não é apenas durante o campeonato mundial de futebol que esse comportamento se repete, em maior ou menor intensidade. Outros eventos importantes como as Olimpíadas e datas comemorativas como o Carnaval, Páscoa, Natal, Ano-Novo e até datas comerciais como a Black Friday movimentam as pessoas.

Em comum, todas elas têm características como atividades e rotinas realizadas coletivamente, além de aspectos emocionais. São datas que costumam nos fazer relembrar momentos e pessoas importantes do passado: um parente que gostava de acompanhar os jogos, um amigo que decorava a casa para torcer, reuniões em família, entre outras situações que podem despertar o desejo de comemorar em grupo com quem temos afinidades.

O comportamento de torcer pode ser comparado, ainda, à tendência que temos em assistir filmes e séries e ler livros que amigos e conhecidos também estão consumindo, por exemplo. “Esses momentos são capazes de gerar sensação de pertencimento. Um exemplo, vizinhos começaram a interagir muito mais após o surgimento do álbum de figurinhas nesse período, essa é uma atividade coletiva que aproxima e une diferentes grupos”, afirma a psicóloga.

Copa de 2022
A competição deste ano iniciou no Catar em 20 de novembro, país árabe de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes localizado no continente asiático. O torneio terá investimentos de cerca de U$$ 200 bilhões, para construção de estádios, centros de treinamento e obras de infraestrutura como estações de metrô, tudo para receber estimados 1,2 milhão de turistas vindos de diversos países para assistir os jogos.

O evento deve ainda movimentar, além das redes dos campos de futebol, a economia brasileira: a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que os setores de comércio e serviços terão um incremento de R$ 1,48 bilhão em vendas, 7,9% a mais em comparação com a última competição, realizada em 2018.

Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Entre em Contato: naoperdenao@gmail.com

Postagens Populares

Flapper e Itaú estabelece...

Oi Fibra: Como economizar...

Odoguiinha agradece fãs p...

Arlyson Gomes fica surpre...

Comentários Recentes