Congresso debate políticas públicas de engenharia, agronomia e geociências

0

Confea promove 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), debatendo proposições em torno dos eixos temáticos infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional

 Profissionais de engenharia, agronomia e geociências de todo o Brasil vão se reunir no 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), de 06 a 08 de outubro de 2022, em Goiânia (GO). O Congresso, que é realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e pelos Regionais, tem como tema central nesta edição o “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

O objetivo do encontro é debater e votar as propostas produzidas pelos profissionais de cada estado. Ao todo, foram encaminhadas pelos Creas 356 proposições, sistematizadas em 59 – sendo 10 do eixo temático Inovação Tecnológica, 14 de Infraestrutura e 35 de Atuação Profissional.

No CNP serão oito grupos de trabalho, e os 30 delegados de Minas Gerais estarão divididos entre eles. “É preciso que todos estejam alinhados para defender as propostas que sejam de interesse de nosso estado. Mobilizamos mais de 500 profissionais que dedicaram o seu tempo e a sua técnica para contribuírem com ideias e soluções para o desenvolvimento”, ressalta o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges. Em Minas, a etapa estadual do Congresso se iniciou com a realização de 18 eventos precursores, de 02 de maio a 30 de junho de 2022, ouvindo os profissionais de cada região do estado e culminando com o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), realizado em Belo Horizonte, no dia 13 de julho.

O CEP/CNP, que é realizado a cada três anos, se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4.