segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1146

Heineken® facilita acesso à energia verde para bares e restaurantes com meta de alcançar 50% dos pontos de venda da marca no Brasil, até 2030

0
Após anunciar produção da cerveja com energia 100% renovável, a marca lança projeto que levará energia de fontes verdes também aos bares e restaurantes, visando um futuro cada vez mais sustentável.
A partir deste mês, a Heineken® dá início a um projeto que visa levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras, até 2030. O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia, iniciado a partir da produção da cerveja com energia 100% renovável, anunciado em dezembro de 2020. Agora, o objetivo é ir além da produção, facilitando o acesso a pontos de vendas, com benefícios aos negócios dos parceiros e maior impacto ao meio ambiente.
Por meio da adesão a iniciativa, bares e pontos de vendas podem ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. A participação é gratuita, sem taxas de adesão, sem instalação e sem fidelidade. Um processo simples para dar continuidade à jornada da marca na construção de um mundo mais verde, diminuindo o impacto ambiental e fomentando o mercado de geração de energia sustentável e distribuída.
O estabelecimento só precisará se cadastrar em uma plataforma digital que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde. A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia, e o estabelecimento não terá nenhum tipo de custo, taxa de adesão, ou necessidade de qualquer adaptação no sistema elétrico atual.
“O movimento reforça nosso compromisso com o planeta, e um novo passo para um futuro mais verde para as próximas gerações. É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.

Fases do Projeto
O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, entra em fase piloto em agosto, inicialmente em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, e Rio de Janeiro passam a figurar na lista de capitais atendidas. Para facilitar a adesão dos pontos de venda parceiros da cervejaria, a Heineken® disponibiliza o site https://www.heinekenenergiaverde.com.br onde é necessário fazer um breve cadastro. A partir de 2022, o programa já atenderá 19 capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Brasília – DF.
Com isso, a Heineken® almeja chegar no ano de 2030 com 50% de seus pontos de vendas beneficiados pelo programa. A disponibilidade do serviço será ampliada gradualmente, para além das capitais federais. A rede de atendimento estará disponível no portal.
“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores. O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Heineken GREEN YOUR CITY
O projeto de energia distribuída é parte da plataforma recém lançada GREEN YOUR CITY, um movimento da marca Heineken® para ressignificar o espaço urbano e a vida noturna pós-pandemia, de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente.
O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que estes espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais. “A ideia é que possamos apoiar de ponta a ponta os nossos parceiros, na energia que eles utilizam, nas atrações que envolvem o público e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais verde”, explica Gabriel.
Neste primeiro momento, a Casa de Francisca, Bona Casa de Música, ambos lugares emblemáticos da capital paulista, e outros pontos culturais dos mais variados segmentos farão parte da iniciativa, entre eles Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades com apoio da marca. Novas parcerias e iniciativas da plataforma serão divulgadas em breve.

Produção com energia renovável+.
Em dezembro de 2020, a marca Heineken® avançou na produção e envasamento da cerveja com uso de energia 100% renovável, nas Unidades de Araraquara (SP), Alagoinhas (BA) e Ponta Grossa (PR), que já operam com energia limpa tanto térmica como elétrica. Até 2023, a cervejaria de Jacareí (SP), que já opera com 100% de energia elétrica de fontes renováveis, ganhará novas caldeiras de biomassa, convertendo assim essa e todas as outras oito cervejarias no Brasil para operarem unicamente com energia verde na produção de todos os produtos do portfólio da companhia.

Saiba mais sobre as ações de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil no site https://www.heineken.com.br/energiaverde

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil: O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban e Lagunitas. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Saúde mental de cães e gatos: você já preocupou com isso?

Pets cada vez mais são afetados pelo estresse e sintomas como ansiedade, agressividade, automutilação podem ser graves

Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, e muito se fala sobre o quanto pets podem ajudar emocionalmente dos seus donos. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science, por exemplo, mostrou que ter um pet pode aumentar a produção da ocitocina, o hormônio do prazer. Mas, e a saúde mental dos animais de estimação, como fica? Ou melhor, podemos falar de saúde mental animal? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) não só é possível falar disso como também observou-se que 55% dos cães que moram em apartamentos são acometidos por algum tipo de alteração comportamental, como vocalizações excessivas, comportamentos destrutivos ou depressivos.

Segundo a veterinária da Organnact, empresa que pesquisa e produz suplementação animal, Marina Tiba, a saúde mental dos pets está diretamente relacionada ao comportamento dos tutores e deve ser levada a sério. “Os animais de estimação também são afetados pelo estresse e podem, inclusive, ficar deprimidos. Claro que não devemos igualar a depressão humana à dos pets, mas existe sim um mecanismo de defesa animal que faz com que ele passe a ter comportamentos como ansiedade, agressividade, latidos excessivos, falta de apetite, entre diversos outros, que são facilmente identificáveis e devem ser tratados”, conta ela.

Entre os causadores desses problemas estão a falta de estímulos suficientes, como brinquedos e ambientes preparados para os animais, a falta de passeios regulares, sobrepeso, alimentação inadequada e outros fatores que podem agravar o problema. “Além de observar o animal e o comportamento dele, e leva-lo ao veterinário com frequência, é preciso inserir na rotina dele alguns hábitos simples que podem modificar esse quadro, como, por exemplo, a introdução de uma alimentação mais balanceada”, conta Marina.

Por isso, além de estabelecer uma rotina que inclua passeios e brincadeiras, é preciso estar disponível para fazer com que o animal entenda que o bom comportamento é algo positivo tanto para ele quanto para a família, e uma das formas de fazer isso é oferecer petiscos como forma de recompensa. No entanto, deve-se estar atento à qualidade daquilo que se oferece, afinal, oferecer alimentação inadequada pode agravar o comportamento depressivo. “Hoje é possível encontrar aquilo que chamamos de petiscos funcionais, que podem ser oferecidos diariamente e que oferecem ingredientes como vitaminas, aminoácidos, probióticos, entre outros, que produzem efeitos benéficos à saúde, além de funções nutricionais básicas, é o caso dos Dog Sticks, que temos aqui na Organnact e que podem ser uma boa solução na hora de agradar o pet”, diz ela.

Quem ama, cuida

Quando se trata de pet, cada vez mais esse ditado é uma verdade. Os dados revelados pela Radar Pet 2021, pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) mostrou que 66% dos pais de pet buscaram se informar sobre a saúde de seu animal de estimação durante a pandemia. Além disso, a pesquisa mostrou que o volume de consultas com o médico veterinário durante o período pandêmico também cresceu uma média de 45%, e além de vacinas, o que mais se buscou foram consultas preventivas.

No entanto, muitas vezes, a saúde mental é deixada de lado, pois muitos tutores nem imaginam que alguns comportamentos podem indicar alteração comportamental. “Muitas pessoas acreditam que a apatia, por exemplo, é uma característica do animal, ou ainda, que ele é comilão, por isso o sobrepeso. As pessoas não costumam associar a um transtorno de ansiedade. Por isso, a visita regular ao veterinário é essencial, assim como observar o próprio comportamento com o animal, que somente desenvolve esse tipo de comportamento como consequência do comportamento do seu tutor”, diz a veterinária.

Entre as mudanças na rotina, além da oferta de petiscos funcionais e uma alimentação balanceada, estão passeios regulares, oferta de brinquedos, evitar deixar os animais por muito tempo sozinhos, ambientes limpos, evitar despedidas muito emocionadas, e, sobretudo, atenção. “Mesmo os gatos, que são mais individualistas, precisam de atenção e carinho. Tentar, por exemplo, levar os cachorros para passarem o dia numa creche, interagindo com outros animais também pode ser uma boa opção. Tudo é uma questão de estar atento aos sinais que os pets demonstram e a disposição dos tutores em oferecer um bom ambiente”, finaliza Marina.

Seara aposta na pimenta para surpreender com uma nova linha de edição limitada

Super Picante chega para impactar os consumidores com o sabor de seis deliciosas opções de produtos

A Seara, reconhecida por surpreender pela qualidade, variedade, praticidade do seu portfólio e vocação para inovar, sai na frente mais uma vez ao lançar uma nova linha de edição limitada, a Seara Super Picante. Com seis deliciosas opções, a Seara foi buscar as melhores pimentas do mundo para criar pratos com picância especial e o sabor e a suculência característicos da marca.

A linha tem diferentes graduações de pimenta, para ser apreciada por todos os paladares, e passa a ser uma nova opção no segmento de pratos prontos congelados, empanados e salsicha a partir de setembro. Cada receita foi criada cuidadosamente para harmonizar com uma pimenta específica, garantindo sabor e picância na medida certa. Lasanha Bolognesa com Jalapeño, Mac & Cheese Calabresa com Jalapeño, Pizza Calabresa com Jalapeño, Iscas de frango com Mix de Pimentas, Burrito TexMex com Chilli e Salsicha Chipotle Dog surpreendem com pimentas originárias do México, Brasil, África e continente indiano.

Todos os produtos foram especialmente desenvolvidos não só para os amantes de pimenta, mas também para aqueles que querem conhecer novos sabores. É uma linha abrangente, democrática e inusitada, que oferece uma experiência diferente. A lasanha é preparada delicadamente de forma artesanal e surpreende ao ser temperada com Jalapeño. A tradicional pizza de calabresa Seara e o Mac & Cheese, feito com molho Cheddar Polenghi e linguiça calabresa Seara, também ganham ainda mais sabor com o tempero da pimenta Jalapeño. As iscas de frango, preparadas com o suculento peito de frango Seara e um empanamento super crocante, recebem um toque ousado de Mix de Pimentas, com as saborosas pimentas Biquinho, Pimenta Branca e Cumari. Para os amantes da culinária mexicana, o Burrito TexMex é temperado com Chilli, originário da ardente pimenta Malagueta e Jalapeño. Para finalizar o portfólio da nova linha, as salsichas preparadas com carnes Seara, são temperadas com a pimenta Chipotle.

“Os sabores que mais crescem em todos os continentes são aqueles do universo da pimenta. Por isso, a Seara foi buscar no mundo as melhores pimentas para criar pratos únicos, exclusivos, surpreendentes e inovadores! As pessoas querem ser surpreendidas com novas combinações, e a nova linha Super Picante oferece essa experiência de maneira deliciosa, com o toque picante na medida exata para as refeições do dia a dia, a praticidade do congelado e a qualidade da Seara”, comenta Rafael Palmer, Diretor de Marketing da Seara.

Seara Super Picante chega para atender aos novos hábitos de consumo que o mercado tem apresentado nos últimos anos. Pesquisas* apontam que os produtos apimentados se destacam como o 4º sabor mais atraente no Brasil e que, nos últimos dois anos, o consumo de comidas apimentadas cresceu 105%. Além disso, 72% dos consumidores querem experimentar novos sabores e ter novas experiências. Foi respondendo a essa tendência que a categoria de congelados da Seara desenvolveu Super Picante, convidando o consumidor a ousar e sair do básico, se aventurando nos novos sabores e se surpreendendo com eles.

Além do sabor, a pimenta possui compostos químicos, como a Capsaicina, considerada um anti-inflamatório natural que ajuda na defesa do sistema imunológico e estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de satisfação e felicidade, ajudando a melhorar o desempenho físico.

Os produtos ficam disponíveis até o final de novembro nas principais redes varejistas do Brasil e também por meio da Loja Seara (lojaseara.com.br), plataforma que funciona por geolocalização e atua em parceria com as principais redes de varejo e aplicativos de entrega.

TEMPERO ARRETADO – Para comunicar a nova linha, a WMcCann criou a campanha com o mote “Surpreenda-se com o sabor que faltava”, que traz Juliette Freire, vencedora do BBB21 para apresentar a novidade. O filme pode ser conferido neste link https://youtu.be/oYJiXoGYaJo

*Fonte Mintel GNPD
@searabrasil
#superpicante
https://www.seara.com.br/produtos/super-picante

Clínica Odontológica da Unitri com vagas para atendimentos de crianças

A Clínica Odontológica da Unitri está com vagas para agendamentos de serviços nas áreas de Odontopediatria, para crianças de 0 a 12 anos e para tratamentos com aparelho ortodôntico móvel, para crianças de 5 a 12 anos.
Os interessados devem fazer o agendamento pelo telefone : (034) 4009-9110.
Os atendimentos são presenciais, cumprindo todas as normas de biossegurança.

Brain promove evento digital gratuito sobre o futuro da inovação

0

Brain Innovation Summit acontece nos dias 18 e 19 de outubro com painéis, oficinas e workshops

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, promoverá nos dias 18 e 19 de outubro o Brain Innovation Summit, evento gratuito e 100% digital. Com o tema “Conexão e pessoas: o futuro da inovação”, a proposta é discutir sobre tendências, tecnologias, sociedade, negócios e comunicação. Para isso, a programação será composta por painéis e oficinas abertas a todos, além de workshops (com vagas limitadas) sobre Design Thinking/Sprint, Programação e Métodos Ágeis para empresas.

“Pensar no futuro da inovação é pensar em soluções que resolverão as necessidades de pessoas e organizações para construirmos uma sociedade melhor, sempre de forma sustentável. Nesse caminho, o fator humano é fundamental. Inovação é, acima de tudo, sobre pessoas, e não sobre tecnologia”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Além de líderes do Brain e da Algar Telecom, estão confirmados palestrantes externos como: Marcondes Faria, Diretor de Marketing e Produto de Soluções de Negócios da Microsoft Brasil; Amanda Graciano, Head de Startups do Cubo Itaú; Alexandre Knebel, Diretor de marketing da Discovery; Daniel Almeida, Senior Product Manager – Echo Devices da Amazon; e Bruno Argenton, da área de Desenvolvimento de Negócios na Positivo Tecnologia.

A programação completa e o link para inscrições podem ser encontrados na página: https://bit.ly/brainsummit2021.

Ações solidárias levam alegria para jovens carentes no Dia das Crianças

Brasal Incorporações contribui com projeto que beneficia mais de 700 crianças do bairro Celebridade

Brasal Incorporação está apoiando, juntamente com outras instituições parceiras, o “Dia das Crianças – Sol Nascente”, projeto idealizado pelos membros da Comunidade Familiar Casa de Justiça e a Missão Huios, que tem como objetivo levar diversão e esperança para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O dia 12 de outubro promete proporcionar a mais de 700 crianças do bairro Celebridade um encontro especial. Elas ganharão almoço e muitas outras guloseimas, além de brinquedos, roupas e calçados. As atividades terão início às 9h e devem seguir até às 14h, no ginásio poliesportivo do bairro.

O voluntário do projeto, Matheus Oliveira Silva, da Comunidade Familiar Casa da Justiça, explica que os parceiros estão contribuindo com recursos para a aquisição dos materiais necessários para este dia e  disponibilizando estabelecimentos como ponto de coleta de brinquedos. “Estamos imensamente gratos em  proporcionar às crianças um dia diferente na vida delas. Muito bom poder contar com apoio de empresas como a Brasal, que se solidarizam e são gentis com este tipo de causa”, diz Matheus.

De acordo com Sebastião Longuinho, diretor da filial de Uberlândia, o propósito é estar cada vez mais próximo da comunidade e fazer parcerias com projetos que vão ao encontro do que a empresa acredita. “Por trás da solidariedade está a gentileza, algo que primamos com todos que nos cercam: dentro e fora da empresa. Se temos condições de apoiar, é um dever”, afirma.

Além da Brasal Incorporações, também são parceiros do evento:  Quality, Paixão Por Biju, Nagro, MTI (Minas Tecnologia e Inovação), Giga Uberlândia, Colégio Petrus, Bona Fruta, Quitanda Café Com Pão e Colégio Gabarito.

Confira os pontos de coleta das doações até dia 09/10
– Brasal Incorporações
Endereço: Av. dos Vinhedos 1.100 – bairro Jardim das Acacias

– Quality
Endereço: Av. Marcos de Freitas Costa, 1285 – bairro Daniel Fonseca

– MTI (Minas Tecnologia e Inovação)
Endereço: Av. Floriano Peixoto, 1615 – bairro Nossa Sra. Aparecida

– Giga Uberlândia
Endereço:  Av. Rondon Pacheco, 1000 – bairro Copacabana

– Colégio Petrus
Endereço: Av. Oscar Miranda, 363 – bairro Santa Mônica

– Bona Fruta
Endereço: R. Prata, 939 – bairro Nossa Sra. Aparecida

– Quitanda Café Com Pão
Endereço: Av. Segismundo Pereira, 2056 – Loja 1 – bairro Santa Mônica

– Colégio Gabarito
Endereço: Alameda Teodoro de Sá Filho, 40 – bairro Jardim Karaíba

 

Méqui mergulha no universo dos games com nova campanha e presença na BGS

0

Para estreitar sua conexão com o público gamer, a marca lança um novo conceito, participa da Brasil Game Show e ainda lança promoção especial

Outubro promete ser um mês agitado para os amantes de games e o Méqui já está preparado para garantir aquele Power Up para todos os players. Isso porque a marca está sempre buscando novas maneiras de gerar conversas realmente genuínas com seus fãs e entende que o universo gamer oferece muitas oportunidades para interagir com o público.

Para entrar no clima desse universo, o Méqui apresenta uma nova campanha para redes sociais, criada em parceria com a agência Galeria.  O filme traz diferentes estilos de jogos e mostra que, assim como os games contam com diferentes maneiras de seus jogadores conseguirem força extra ou bônus, no dia a dia, o Méqui é a aposta para quem quer dar um Power Up enquanto maratona seu game favorito. Com a assinatura “Méqui, seu Player 2”, a marca reforça sua relação de proximidade e parceria com os consumidores. Assista.  Além disso, como parte da campanha, o influenciador Micão fará uma série de lives na Twitch patrocinadas pela marca e vai alterar seu perfil para Mecão no Twitter.

De 8 a 12 de outubro, o Méqui também estará presente na BGS, Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina com ativações pensadas para promover interações divertidas com o público do evento.

No mesmo período, a marca preparou uma ação especial para os jogadores apaixonados pelo Méqui e irá sortear 70 cadeiras gamers personalizadas, criadas em parceria com a DT3 Sports. A promoção acontece via iFood e, para concorrer, é só fazer um pedido acima de R$ 30 em produtos McDonald’s e se cadastrar no site* até 14/10, gerando um número da sorte. As cobiçadas cadeiras serão sorteadas no dia 20/10. No app do Méqui também será possível resgatar cupons especiais de desconto.

“O Méqui tem muita afinidade com a cultura pop e o universo geek. Para nós, nos aproximar do público gamer é mais uma maneira de mostrar que estamos de olho em diferentes maneiras de participar de conversas relevantes para nosso público. Nos últimos anos temos feito isso de diversas maneiras, seja participando de eventos como a CCXP ou a BGS, seja levando o Méqui 1000 para dentro dos jogos Minecraft e The Sims, como fizemos no começo do ano”, explica João Branco, VP de Marketing do McDonald’s Brasil.

Para ficar por dentro das novidades do Méqui acompanhe https://www.mcdonalds.com.br/

*site estará no ar a partir de 8/10/2021

 

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

Bebês também podem ter catarata; doença é a principal causa de cegueira nessa fase

0

Conheça a história do Henrique que foi diagnosticado com o problema aos 11 meses e chegou a perder a visão dos dois olhos.

Catarata é coisa de idoso? Nada disso! Pouca gente sabe, mas bebês podem nascer ou desenvolver a doença ainda na primeira infância. O problema é a principal causa de cegueira nessa fase da vida.

Esse é o caso do Henrique, hoje com 2 anos, diagnosticado com catarata aos 11 meses. A mãe Giovana Soares desconfiou que algo não ia bem quando ele começou a cair e chorava muito. “Nós percebemos que ele não estava enxergando do olho esquerdo e então levamos ele na emergência. O oftalmologista examinou o Henrique e disse que ele teria uma vida normal, mas que nunca mais iria enxergar daquele olho. Saímos de lá inconsoláveis”, disse a mãe.

Mas, Giovana não desistiu de procurar ajuda, chegou até ao oftalmologista pediátrico Rodrigo Fernandes. O especialista logo percebeu que se tratava de catarata. “Depois de realizar todos os exames ele nos deu a notícia maravilhosa de que a cegueira poderia ser revertida com cirurgia. O procedimento aconteceu 15 dias depois da consulta e foi um sucesso”, lembrou Giovana.

Após 3 meses, a catarata também acometeu olhinho direito do Henrique, os sintomas foram os mesmos. “Percebemos novamente que ele estava caindo bastante quando colocava tampão. A gente passava algo na frente do olho direito e ele só acompanhava se fizéssemos barulho. Mais uma vez, partimos para cirurgia que também foi um sucesso. O Dr Rodrigo e toda equipe cirúrgica foram impecáveis. Hoje, meu filho está enxergando bem”, contou a mãe.

Diagnóstico precoce é muito importante para sucesso do tratamento

A catarata congênita muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso, o acompanhamento de rotina com um oftalmologista pediátrico é fundamental. “Na consulta observamos se existe alguma película esbranquiçada dentro olho, estrabismo, ausência de fixação em objetos, visão opaca e realizamos exames mais detalhados. A catarata é uma doença muito séria que pode levar a cegueira que pode ser revertida quando diagnosticada a tempo”, explicou o oftalmologista pediátrico Rodrigo Fernandes.

Segundo o especialista, o procedimento é rápido, seguro e indolor e pode ser feito nos primeiros dias de vida. Assim, é possível reduzir muito as chances de complicações, aumentando o sucesso do tratamento.  “Alguns bebês, vão precisar usar lentes de contato ou óculos para que a visão volte ao normal. Para aqueles que nasceram com catarata congênita parcial, o tratamento pode ser feito apenas com uso de medicamentos e colírios”, explicou.

Causas da doença

As causas da catarata congênita vão desde má formação no período embrionário até fatores hereditários. A doença pode estar ligada também a rubéola, toxoplasmose e sífilis durante a gestação. Ela também pode aparecer em bebês mais velhos e crianças. Nessa fase, ela é chamada de catarata pediátrica e na maioria dos casos ocorre por conta de uma lesão no olho. “No entanto, outra situação que pode acontecer é a de um bebê nascer com a catarata congênita e ser diagnosticado apenas na infância. Por isso, a importância de um acompanhamento oftalmológico desde os primeiros meses de vida”, finalizou o médico.

Outubro Rosa: chances de cura chegam a mais de 95% quando o tumor é descoberto no início

0

Campanha #CorrenteRosa incentiva mulheres a realizarem a mamografia

O câncer de mama é atualmente o tipo que mais afeta a população global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável por 2,26 milhões de casos identificados em 2020.

Afetando em sua absoluta maioria mulheres (99%), o volume corresponde a 11,7% de todos os diagnósticos de câncer no mundo. No Brasil, projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que ao menos 66.280 mil dessas pessoas estão em território nacional, um número de novos casos que tende a se repetir nas estatísticas de 2021.

Diante dessa realidade, a detecção em fase inicial continua sendo a principal arma no combate ao câncer de mama, tendo como aliada essencial a mamografia – que deve ser realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos e é a melhor forma de detectar o tumor no começo do seu desenvolvimento aumentando as chances de cura.

Contudo, entidades de classe e especialistas alertam que durante a pandemia causada pela Covid-19 esse exame teve uma queda importante nos seus registros de busca, com potenciais impactos diretos no volume de descobertas tardias de cânceres a curto prazo. Dados iniciais já indicam que ao menos 70 mil brasileiros deixaram de receber seus diagnósticos em 2020 por não terem realizado exames de rotina essenciais, considerando análise feita pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Parte importante deste número se refere à queda na procura por mamografias e outros exames complementares determinantes para a descoberta do câncer de mama, como biópsias. Para o oncologista Max Mano, líder de tumores de mama do Grupo Oncoclínicas, a soma desses fatores gera uma equação perigosa, tendo como resultado inevitável o atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento do câncer, algo altamente prejudicial para o sucesso das terapias de controle empregadas.

“As chances de cura chegam a 95% ou mais quando o tumor é descoberto no começo, sendo o tratamento em geral menos agressivo, o que melhora, em muito, a qualidade de vida durante e após as terapêuticas aplicadas contra a doença. De forma geral, a mamografia é a principal aliada  para identificação de tumores de mama em fase inicial, mas o medo da Covid-19 fez com que muitas mulheres adiassem suas rotinas médicas essenciais”, diz o médico.

Essa percepção é reforçada pelos recém-divulgados dados da pesquisa “Câncer de mama: tabu, falta de clareza sobre a doença, diagnóstico precoce e autocuidado”, realizada entre os dias 7 e 23 de setembro de 2021 pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pedido da farmacêutica Pfizer. Das 1.400 mulheres de faixas etárias acima dos 20 anos entrevistadas, 47% deixaram de frequentar o ginecologista ou o mastologista durante a pandemia. No tocante à importância do diagnóstico de tumores em estágio inicial, 59% afirmaram saber da importância de realizar a ultrassonografia regularmente ou mamografia após os 40 anos, além de manter um acompanhamento médico ginecológico constante.

O levantamento revelou adicionalmente que mais da metade das entrevistadas (55%) afirmou saber que deve fazer exames de rotina desde o início da vida adulta se houver casos de câncer de mama na família, cientes de que a hereditariedade é um fator de atenção.

Não à toa, neste Outubro Rosa a tônica central das campanhas de conscientização traz o reforço da necessidade de retomar os exames preventivos e consultas com especialistas, sempre respeitando os cuidados para evitar o contágio do coronavírus. “Muitas mulheres com suspeita ou sintomas não foram ao médico por conta do medo do vírus. Essa é das situações mais perigosas, já que o crescimento de um nódulo pode ser rápido e cada segundo conta. O bom é que com o avanço da vacinação já é possível retomar a rotina de cuidados, mantendo, é claro, as recomendações contra a Covid-19”, explica Max Mano.

Como estímulo à esse movimento, o Grupo Oncoclínicas realiza ao longo de todo o mês a #CorrenteRosa, com uma série de ativações em plataformas digitais voltadas a um olhar positivo para o retorno das rotinas médicas no combate ao câncer de mama. Nas mídias sociais e por meio do hotsite  especial http://www.movimentopelavida.com.br, serão disponibilizadas informações gerais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer mama, direitos dos pacientes e outras dúvidas frequentes, além da possibilidade de geração de cards com mensagens de estímulo para serem enviadas por familiares e amigos para mulheres das mais diferentes faixas etárias.

A iniciativa contará ainda com uma programação de Lives com médicos especialistas voltadas ao esclarecimento das principais dúvidas da população em geral, em tempo real, sobre os diferentes temas que se referem ao câncer de mama.

Autoexame e desafios para além da pandemia 

A pesquisa do Ipec/Pfizer aponta também para outro aspecto relevante ao debate: os perigos das mulheres realizarem apenas o autoexame. Das entrevistadas, 21% alegaram não saber do risco de o autoexame apontar apenas um tumor já em estágio avançado. “O toque nas mamas pode ser uma forma de detectar a doença, mas isso só se torna possível em estágios menos iniciais da doença, quando o tumor fica com maiores dimensões e se torna, portanto, palpável. E este é um sinal de que o tumor atingiu um estágio mais avançado. Em contrapartida, a mamografia é capaz de mostrar tumores milimétricos, o que aumenta as possibilidades de obtermos respostas positivas aos tratamentos. O autoexame não pode e nem deve substituir os exames periódicos e as idas ao médico”, reforça Max Mano.

O oncologista do Grupo Oncoclínicas faz ainda um alerta sobre os desafios do país com relação não só a medidas que contribuem para o diagnóstico do câncer de mama de forma mais precoce possível, como ao acesso à uma linha de cuidados integral adequada após a detecção do tumor. A situação, que já apresentava desafios importantes na rede pública antes da eclosão da Covid-19, continua latente e exige um olhar de atenção. “A equidade no acesso a acompanhamento médico, diagnóstico e tratamento precisa ser debatida por todas as camadas da sociedade para que possamos buscar soluções que promovam a melhoria da saúde como um todo. Precisamos lembrar que os exames diagnósticos são apenas a primeira parte da jornada do paciente na descoberta e luta contra o câncer,  mas depois disso há muitas etapas a serem cumpridas para que haja efetivamente a certeza do acompanhamento adequado em todas as fases da doença”, aponta.

Uma vida mais saudável

No tocante à prevenção, cultivar uma rotina saudável, de acordo com o médico, é a chave para reduzir as taxas de câncer de mama entre a população nos próximos anos. Parar de fumar, buscar uma alimentação saudável, controlar o peso corporal e manter uma rotina de exercícios são valiosas para a saúde como um todo e exercem também papel fundamental na prevenção do câncer de mama.

“A prática regular de exercícios físicos e adoção de uma dieta alimentar balanceada são essenciais tanto para reduzir as chances de incidência do câncer de mama quanto para reduzir os riscos de recidiva da doença”, frisa.

Segundo Max Mano, obesidade, sedentarismo e tabagismo estão entre os fatores evitáveis que podem contribuir para o surgimento da doença. Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – cerca de 12% – poderia ter sido evitada com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter outro desfecho se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.

CDL Uberlândia firma convênio com a Cemig SIM, para oferecer energia fotovoltaica por assinatura, para todos os seus associados com descontos

0

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia firmou parceria com a Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado fotovoltaico. O convênio prevê até 22% de desconto na tarifa de energia usual para pessoa jurídica e de até 18% para pessoa física. O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 6, pelo presidente da CDL Uberlândia, Cicero Heraldo Novaes e o diretor da Cemig SIM, Cássio Guilherme Coutinho Ferreira.

A CDL Uberlândia conta com mais de 3 mil associados que podem aderir ao sistema de energia solar por assinatura da Cemig SIM. “O objetivo do programa é economia e sustentabilidade. Os aumentos sucessivos, gerados pela crise hídrica pela qual o Brasil vem passando e os altos custos para a geração de energia elétrica, têm um grande impacto nos caixas dos empresários e de suas residências, considerando também que a carga tributária que incide sobre a conta de luz é elevada no País”, afirma Cicero.

 O presidente da entidade acredita que com o auxílio da energia solar, os empresários passam a ter mais uma alternativa para reduzir o impacto das bandeiras vermelhas e aliviar o custo com a conta de luz, por meio do acesso à energia solar produzida pela Cemig SIM em suas usinas solares. “A adesão é simples e não exige investimento por parte do associado. O interessado em aderir, deverá acessar o site da CDL Uberlândia (www.cdludi.org.br), e preencher os dados para obter o código de desconto, e com esse código formalizar a adesão assinando o contrato no site Cemig SIM”, ressalta Novaes.

De acordo com a Cemig SIM, apenas neste ano, clientes já economizaram R$ 15 milhões na conta de luz e reduziram 14 mil toneladas de CO2.

“O segmento de geração distribuída ou energia solar por assinatura proporciona significativa redução na tarifa de energia elétrica e ainda minimiza os impactos da crise hídrica ao utilizar a luz solar, um recurso natural. Outro benefício dessa modalidade é que não são necessárias obras e instalações e, portanto, o cliente não precisa fazer qualquer investimento para a contratação do serviço”, afirma Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM.

Gerada remotamente 

Os clientes atendidos em baixa tensão como empresas, restaurantes, condomínios, padarias, hotéis, farmácias, postos de gasolina, hospitais, residências – inclusive apartamentos -, dentre outros estão aptos a migrarem gratuitamente para o modelo de energia solar por assinatura.

A energia da Cemig SIM é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável, em Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora, porém, com menor custo. Os interessados podem simular e aderir aos planos oferecidos de forma totalmente digital, por meio do site da CDL e do site www.cemigsim.com.br/cdludi.