sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1048

Asco 2022: maior evento sobre oncologia do mundo foca debates na acessibilidade e equidade do tratamento de câncer

0

Consequências da pandemia e inovações também serão apresentadas nesta edição, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho nos EUA

Na última edição, o foco eram as consequências da pandemia da Covid-19 na oncologia. Dois anos depois, a ASCO (Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica) vira suas atenções para a desigualdade em tratamento e acesso aos medicamentos oncológicos no mundo, cenário que ficou ainda mais evidente com a crise sanitária do coronavírus. Considerado o maior evento sobre o tema no mundo, o congresso acontece de forma presencial e online entre os dias 3 e 7 de junho.

“Esta é uma mudança muito positiva da ASCO no seu foco. Se antes o congresso era muito focado em pesquisas e inovações – o que, claro, ainda faz parte de sua programação -, agora ele se virou também para o que é, de fato, o grande desafio da oncologia: o acesso global aos medicamentos e tratamentos mais inovadores. Há muitos avanços sendo desenvolvidos e de fato as novas terapias são altamente eficazes, mas com o custo ainda muito alto para a maior parte da população mundial”, comenta Carlos Gil, diretor-médico do Grupo Oncoclínicas e presidente do Instituto Oncoclínicas.

Segundo o médico, esse cenário ficou ainda mais evidente com a pandemia. Olhando para a realidade de países em todo o mundo, ele destaca que é notável o acesso desigual a tratamentos e aos estudos científicos que envolvem a descoberta de novas estratégias para controle de tumores malignos. E isso agora se soma às consequências da pandemia na saúde como um todo, que começam agora a ser medidas, compondo um cenário de múltiplos desafios para toda a comunidade médico-científica e sociedade em geral. Uma diferença de acesso visível aqui no Brasil.

“Enquanto os tratamentos mais avançados chegam rapidamente ao sistema privado, que não deixa nada a dever com outros sistemas da Europa e EUA, o SUS vai ficando cada vez mais obsoleto, com formas de tratar menos eficazes e que tem maior impacto na qualidade de vida dos brasileiros. Isso vai ampliando a desigualdade e criando um abismo de realidades quando o assunto é o combate ao câncer”, alerta Carlos Gil.

Ciência em foco
No Encontro da ASCO são apresentados anualmente estudos que transformam a prática clínica e mudam a maneira como devem ser tratados diferentes tipos de tumores. Também são mostradas pesquisas que apontam caminhos promissores, e eventualmente podem se confirmar no futuro como uma mudança de paradigmas no combate ao câncer.

“Dentre os muitos estudos altamente relevantes, destaco os de imunoconjugados. Essas drogas – que já fazem bastante sucesso dentro de suas indicações especificas – prometem avançar para outros tipos de câncer de mama e gradualmente tomar o espaço de tratamentos tradicionais – como a quimioterapia. Indo um pouco mais longe, essas moléculas altamente inovadoras podem estar estabelecendo uma nova direção para a oncologia, um cenário no qual os mais fracos certamente não sobreviverão”, afirma Max Mano, líder da especialidade de tumores de mama do Grupo Oncoclínicas e oncologista da Oncoclínicas São Paulo.

Além disso, segundo ele, serão apresentados resultados confirmatórios de tratamentos atuais. “Como por exemplo palbociclibe em câncer de mama metastático de perfil luminal, da imunoterapia (pembrolizumabe) no tratamento do câncer de mama triplo negativo inicial, entre outros. Para os interessados em dados mais preliminares de pesquisa clínica, muitos estudos de fase I/II nos indicarão o futuro do tratamento sistêmico do câncer de mama”, enfatiza.

Para o oncologista Paulo Lages, da Oncoclínicas Brasília, a Asco 2022 trará ainda destaque para diversos resultados de estudos promissores que vêm sendo conduzidos pelo mundo relacionados a tumores geniturinários. “Temos a apresentação do Cosmic, que é uma pesquisa que foi feita com a associação de imunoterapia junto com uma droga já usada no tratamento desse câncer de rim, que é o Cabozantinib, e que parece ter uma eficácia muito interessante para pacientes com câncer de bexiga. Também poderemos ver o estudo, que está em fase 2 de medicamentos e tratamentos para pacientes que têm dano no gene de reparo de DNA e câncer de próstata”.

No contexto de câncer de rim, a expectativa é o estudo Everest, sobre a eficácia do tratamento complementar à cirurgia com a droga Everolimus. “O tratamento complementar padrão hoje é a imunoterapia. Essa seria uma nova classe de droga que poderia trazer benefício para pacientes com tumores renais operados. Os resultados desse estudo são muito esperados, pois podem representar uma mudança importante”, comenta.

Pandemia continuará impactando
No Brasil, estimativas das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica indicam que no primeiro ano da pandemia de Covid-19 no País, ao menos 70 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer. E só em abril de 2020, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas. Os dados são resultado dos cancelamentos de procedimentos não urgentes, como exames, consultas e cirurgias, além da recusa de pacientes com a doença ou sintomas em procurar um hospital ou clínica por medo de pegarem o coronavírus.

“Muitas cirurgias foram adiadas e diagnósticos deixaram de ser feitos neste momento de crise na saúde mundial. Com isso, potencialmente poderemos ter como efeito avanços em casos da doença sendo descoberta em fases mais avançadas, o que impacta diretamente nas chances de resposta aos tratamentos no combate ao câncer”, reforça Clarissa Mathias, oncologista da Oncoclínicas Bahia e palestrante da Sessão Educacional da Asco 2022, onde apresentará um estudo sobre equidade no tratamento oncológico por meio de programas de pesquisa clínica no Brasil.

Sobre a Oncoclínicas
Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é uma das maiores e mais relevantes instituições privadas no mercado de oncologia da América Latina. O grupo conta com 91 unidades, entre clínicas, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros integrados de tratamento do câncer, estrategicamente localizadas em 25 cidades brasileiras. Desde sua fundação, a Oncoclínicas passou por um processo de expansão com o propósito de se tornar a principal referência em tratamentos oncológicos em todas as regiões em que atua.

O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 1.300 médicos especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer. A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.

Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas

Aquecimento antes da prática esportiva é indispensável para acelerar o metabolismo e aliviar a rigidez muscular

 Com a chegada do clima frio, a prática de exercícios físicos se torna mais desafiadora: o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido e o enrijecimento da musculatura tende a aumentar. Contudo, manter a movimentação e realizar aquecimentos antes de iniciar atividades esportivas é imprescindível para evitar o risco de lesões musculares.

De acordo com o coordenador dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Pitágoras, professor Paulo Antônio Rezende, os problemas mais comuns deste período do ano são as distensões e os estiramentos nos músculos, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas, tornozelos e pés). “Em temperaturas baixas, o momento de se aquecer merece ainda mais destaque, uma vez que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para que não haja contrações”, orienta.

O profissional destaca que a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas. “O objetivo é sentir que a respiração e os batimentos do coração estão mais altos em comparação com o período de repouso”, pontua o docente. “O recomendado é se preparar de forma gradativa, para que não se exija muito do corpo ainda ‘gelado’. Caso contrário, é possível gerar lesões e afastamentos de tempo indeterminado”, continua.

O especialista destaca que, para aquecer o corpo, basta separar 10 minutos antes de realizar qualquer esporte. O hábito é capaz de aumentar a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de proporcionar a troca de oxigênio na hemoglobina e acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação. “Acontece a contração e relaxamento dos músculos dos membros de forma mais rápida, eficiente e com amplitude. Sendo esse o processo ideal para alcançar resultados sem danos para o nosso bem-estar”, completa Rezende.

Para as pessoas que não se exercitam com frequência, o professor alerta que é preciso estar atento a fatores como o condicionamento físico antes de realizar atividades esporádicas. “Muitas lesões acontecem durante o futebol no final de semana ou as corridas e caminhadas durante as férias. É preciso ter atenção e buscar orientação profissional”, ressalta. “Se for realizar atividades em áreas abertas e com fortes correntes de vento, é recomendado utilizar agasalhos para o conforto térmico”, finaliza.

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Varíola dos macacos: entenda o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Infectologista do Sistema Hapvida explica que a doença não se transmite facilmente entre as pessoas

Após enfrentar o vírus contagioso da covid-19, a população brasileira vive o drama e a preocupação com uma doença infecciosa, oriunda dos países da África Central e Ocidental, a varíola do macaco. Já com registros na Europa e Estados Unidos (EUA), o Brasil monitora casos suspeitos no país. Todavia, a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, ressalta que não há necessidade de pânico, pois o potencial de contágio é menor se comparado ao coronavírus, por exemplo, e as consequências não são graves.

A infectologista explica que o vírus, que causa a varíola do macaco, é da mesma família da varíola, mas que esse vírus já foi extinto. “Hoje, temos esse vírus que é da mesma família, e embora tenha sido encontrado em macacos, ele é muito mais prevalente em pequenos roedores na África Central e Ocidental, e permanece mais em animais do que em pessoas. De vez em quando ele infecta pessoas nesses países africanos, causando a infecção que lembra as mesmas lesões da varíola”, explica Silvia Fonseca.

A especialista explica que os sintomas da doença são mais tranquilos. “Embora causa febre, dor no corpo, aparecimento de gânglios e lesões na pele (parecidas com bexigas pequenas), do rosto e depois espalha pelas palmas das mãos e plantas dos pés. Isso tudo dura de uma a duas semanas e costuma sarar sem deixar sequelas mais graves, a não ser essas lesões na pele que fazem uma casquinha e, após a cura, deixam marcas. Do mesmo jeito que acontecia com a varíola e o vírus da catapora”, descreve Silvia Fonseca.

Segundo a infectologista, a varíola do macaco recebeu esse nome, porque esse vírus foi isolado, pela primeira vez, em macacos, mas depois detectaram que ele existe em muitos outros animais. “As pessoas, que vivem perto desses animais, lá na África, costumam carregar esse vírus. Mas, apareceram vários casos na Europa, depois nos EUA, em pessoas que não viajaram, que não tiveram contato com pessoas que tinham essa doença. Então, isso está chamando a atenção”, destaca a médica.

O que se sabe é que esse vírus não se transmite facilmente entre as pessoas e que ele passa, principalmente, por contato da secreção que sai das vesículas na pele. “Não é motivo de pânico, primeiro, porque ainda está bastante restrito, e as pessoas que pegaram têm mais condições de transmitir para os familiares, pessoas que moram na mesma casa; a transmissão é mais difícil, e muito diferente da varíola, que mata um terço das pessoas contaminadas, esse vírus tem uma mortalidade muito baixa, e sara sozinho. Todavia, existem vacinas e medicamentos para conter a doença. Agora não estão disponíveis, mas já existem, o que é mais tranquilizador do que quando começamos enfrentar a covid-19”, compara a médica.

A especialista alerta que para evitar o contágio da doença, é necessário evitar contato com os animais infectados; evitar tocar em objetos e roupas das pessoas que estão com a vesículas na pele, pois essa estão cheias de vírus; manter sempre a higienização das mãos; evitar deitar na mesma cama do paciente infectado com o vírus. “Enquanto isso vamos aguardar para ver a evolução dessa doença no país”, finaliza a médica.

 

De Bonito ao Pantanal: o melhor do ecoturismo no Mato Grosso do Sul

Um estado privilegiado pela natureza: assim é o Mato Grosso do Sul, que abriga alguns dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Do cerrado às planícies do Pantanal, o estado apresenta rica biodiversidade e cenários naturais de tirar o fôlego, entre nascentes cristalinas, cachoeiras, rios e matas nativas, além de novos atrativos ecológicos.

Com o sucesso da atual novela das 21h da Rede Globo, os olhos dos brasileiros estão voltados para o Pantanal. Maior planície inundável do planeta e lar de uma flora e fauna abundante, tem cerca de 140 mil km², sendo que 65% dessa área está no Mato Grosso do Sul.

Nesse paraíso natural, perfeito para safáris fotográficos, vivem em torno de 230 espécies de peixes, 650 de aves e dezenas de mamíferos e répteis. Garças e tuiuiús dividem o espaço com jacarés, sucuris, ariranhas e capivaras, enquanto tucanos e araras colorem os céus. Em meio ao mato, cervos, bugios e a majestosa onça-pintada podem ser admirados pelos visitantes.

Seja a cavalo, de barco ou em um veículo 4×4, há muitas formas de conhecer o Pantanal. Vale contratar os passeios com uma agência e planejar tudo com antecedência. Para a hospedagem, há opções de barcos-hotéis, pousadas pantaneiras e ainda as estruturas turísticas nas cidades que fazem parte do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá.

De Miranda, uma das portas de entrada para o Pantanal, são apenas 130 km até Bonito. Assim, os dois destinos podem – e devem – ser visitados em uma mesma viagem. Com uma profusão de nascentes, grutas, rios e cachoeiras, Bonito é exemplo de turismo sustentável. Os atrativos – a maioria em propriedades privadas – respeitam uma capacidade máxima de visitantes por dia, para evitar qualquer dano ao meio ambiente.

Famoso complexo de ecoturismo no destino, a Nascente Azul oferece tudo o que Bonito tem de melhor. Trilhas contemplativas levam a lindas paisagens naturais, com lagos, cachoeira de tufas calcárias e mata nativa habitada pela fauna silvestre. Há ainda atrações divertidas para toda a família, como um circuito de aventura no balneário da Nascente Azul, tirolesa e pêndulo humano.

Pela proximidade entre Bonito e o Pantanal, na Nascente Azul também é possível encontrar muito da fauna e da flora pantaneiras. A Trilha do Pantanal, por exemplo, retrata esse bioma típico do Centro-Oeste e foi desenvolvida em uma área de vegetação parcialmente inundada em torno de um lago, que abriga uma grande variedade de pássaros e outros animais.

Impossível não citar também a flutuação no Rio Nascente Azul, que acontece em águas incrivelmente cristalinas com um lindo tom de azul turquesa. Depois de admirar o oásis da nascente, os visitantes seguem em uma tranquila descida pelo rio, em meio aos peixes. Outro destaque é o Museu Subaquático de Bonito, inaugurado em outubro do ano passado e o único do mundo em um ambiente de água doce. Equipado com máscara e cilindro, o visitante pode mergulhar no lago e admirar as estátuas submersas.

O museu subaquático não foi a única novidade no Mato Grosso do Sul nos últimos meses. Na capital Campo Grande, foi inaugurado no final de março o Bioparque Pantanal. O complexo tem 19 mil m² de área construída e a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, em especial as espécies do Pantanal. Nos mais de 30 tanques, que totalizam cinco milhões de litros de água, há capacidade para 30 mil animais, entre peixes e répteis. Com um projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, o Bioparque Pantanal tem um circuito de aquários que representa os diversos biomas e paisagens do Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição do passeio, entre em contato com as agências locais

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Estetika, o maior e mais completo encontro sobre estética, beleza, saúde e bem-estar na América Latina, acontece em julho

0

28ª edição do evento vai reunir Feira com workshops gratuitos, Congresso Científico Internacional, Curso Pós-Congresso e Simpósios. As inscrições estão abertas.

Após dois anos em formato digital, o Estetika, maior e mais completo encontro da América Latina sobre estética, beleza, saúde e bem-estar, retorna ao formato presencial com um conjunto inédito de oportunidades para os profissionais do setor. A 28ª edição do evento, realizado pela GL events Exhibitions, acontece entre os dias 29 de julho e 1º de agosto no São Paulo Expo reunindo conteúdo inovador e de qualidade, apresentado pelos palestrantes e instrutores mais renomados do Brasil e do mundo, e a principal feira de produtos e equipamentos da área, com lançamentos e workshops gratuitos das marcas mais importantes do mercado.

“O objetivo é proporcionar um evento sem precedentes no universo dos cuidados com o corpo. Os profissionais do setor poderão desfrutar de uma programação abrangente e com profundidade para a atualização de conhecimentos e a descoberta de novas oportunidades de negócios”, afirma Patrícia Doria, Show Manager do Estetika.

Na feira, 200 marcas já estão confirmadas como expositoras. Mais do que lançamentos e vendas de produtos, as marcas também vão realizar workshops gratuitos e apresentações em seus estandes, além de participar da grade de programação de palestras da Arena Estetika. O espaço vai oferecer quase 60 horas de conteúdo aos visitantes, contribuindo para que todos ampliem seus conhecimentos e se sintonizem com as novidades tecnológicas mais surpreendentes do mercado.

Congresso Científico Internacional detalha tendências e perspectivas

O 28º Congresso Científico Internacional Estetika terá uma agenda diversificada, reunindo palestras de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais. Serão mais de 200 horas de conteúdo, ao longo de quatro dias, apresentando inovações, demonstrações práticas de técnicas e procedimentos estéticos, e os temas mais relevantes do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar.

O escopo do Congresso reúne tópicos como harmonização facial, terapias hormonais, pigmentação, emagrecimento, nutrição estética, normas sanitárias e atendimento. Entre os destaques estão apresentações sobre Cannabis Medicinal na estética, por Marcela Gouveia, e o tema “Reconstruindo os padrões de atendimento para clientes 50+”, por Maria Rita Resende.

Já no dia 02 de agosto, após o encontro, haverá uma imersão com os Cursos Pós-Congresso, no Campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Os participantes poderão escolher entre seis diferentes cursos, cada um deles com turmas exclusivas, integrando aulas teóricas/práticas e demonstrações ministradas por profissionais do mais elevado gabarito.

Os temas dos Cursos Pós-Congresso serão “TAEE Taping: a Diversidade de uma Bandagem”, com a argentina Ana Lia Silvera; “Técnicas de Massagem Terapêutica Avançada”, a cargo do norueguês Damien Leszczynski; “Injetáveis na Estética: Uma Visão Básica”, por Heitor Cruz; “Massagem Neuropilosensorial”, com Isabel Piatti; “Raciocínio Clínico Aplicado ao Rejuvenescimento Facial”, com João Tassinary; e “Facial Tok Sen”, com a tailandesa Kate Setthakorn. Assim como no Congresso Estetika, os participantes receberão um certificado digital de conclusão.

Simpósio amplia a capacitação dos profissionais da área

Para permitir que profissionais se especializem e alavanquem oportunidades em suas carreiras, a 28ª edição do Estetika ainda terá, ao longo de seus quatro dias, a realização dos Simpósios Estetika. No total, serão 32 horas de imersão em novas fronteiras do conhecimento sobre os temas mais relevantes no mercado estético.

O primeiro dia de Simpósio será centrado em “Procedimentos Inovadores de Pré e Pós-Operatório”, com curadoria de Vilma Natividade. No segundo dia, o eixo será “Abordagens Terapêuticas em Cicatrizes”, tendo Mariana Negrão como curadora. Já no dia 31 de julho, o tema central será “Tricologia Científica”, com curadoria de Fabiana Padovez. O último dia será focado em “Empreendedorismo na Saúde Estética”, com curadoria de Felipe Abrahão. Quem se inscrever para os Simpósios terá direito aos quatro dias de visitação na feira Estetika.

“Os profissionais que atuam na área de estética, saúde, beleza e bem-estar merecem uma plataforma técnica, empreendedora, científica e do mais alto nível, para se capacitar ainda mais. Eles poderão adquirir novos conhecimentos, aprimorar o know-how, conferir lançamentos de produtos, equipamentos e serviços, além de interagir em experiências in loco, que tanto fizeram falta nos dois últimos anos. Será uma oportunidade única neste momento de aquecimento do setor”, pontua Patrícia Doria.

 Serviço:

Estetika 2022 – 28ª Feira e 28º Congresso Científico Internacional de Estética, Saúde, Beleza e Bem-Estar

Data: 29 de julho a 1º de agosto

Horários:

  • Feira – 29/07 e 01/08, das 11h às 20h; 30/07 e 31/07, das 10h às 20h.
  • Congresso — das 09h às 18h30
  • Simpósios — informações aqui

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 — Vila Água Funda — São Paulo, SP). Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô para o local do evento. Estacionamento coberto no local com acesso direto ao pavilhão do evento por uma passarela integrada.

Mais informações para inscrições: clique aqui.

Sobre o Estetika

O Estetika é o maior e mais importante evento na América Latina para o setor de estética, beleza, saúde e bem-estar. Chegando à sua 28a edição, o encontro reúne Congresso Científico Internacional, Curso Pós-Congresso, Simpósios e Feira com workshops gratuitos, entre outras atrações. A realização é da GL events Exhibitions, uma das líderes mundiais nas áreas de congressos e convenções; eventos culturais, esportivos, institucionais, corporativos ou políticos; e feiras de negócios e exposições. Com uma experiência de 40 anos, a GL events Exhibitions está presente em mais de 20 países nos cinco continentes (sendo desde 2006 no Brasil), administra 40 espaços, entre centros de convenções e arenas multiuso, e já realizou mais de 4.000 eventos. Listada no Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a companhia teve um faturamento de 741 milhões de € em 2021. Saiba mais aqui.

Exame de Bolsas para ingresso no curso superior em 2022.

Interessados em ingressar no curso superior com descontos de até 100%, durante todo o curso, podem se inscrever no Exame de Bolsas da UNITRI.
A prova será realizada de forma online, no dia 19/06, e as inscrições são gratuitas, e feitas pelo site: www.unitri.edu.br
Os descontos são de até 100%, durante toda a graduação e o candidato pode escolher um dos cursos de graduação presencial descritos abaixo:
* Administração
* Arquitetura e Urbanismo
* Biomedicina
* Ciência da Computação
* Direito
* Educação Física – bacharelado
* Enfermagem
* Engenharia Agronômica
* Estética e Cosmética
* Fisioterapia
* Medicina Veterinária
* Nutrição
* Odontologia
* Psicologia
Mais informações pelo whatsapp: (034) 4009-9000

Grupo Luta Pela Vida completa 26 anos de atuação em prol do paciente oncológico

A ONG, que é responsável pela construção, ampliação e manutenção do Hospital do Câncer em Uberlândia, comemora aniversário em junho e apresenta os resultados do último ano

O Grupo Luta Pela Vida nasceu em 1996, com o propósito de oferecer bem-estar e melhores condições de tratamento e cura aos pacientes atendidos pelo Hospital do Câncer em Uberlândia. O apoio e confiança recebidos da sociedade tornou o trabalho reconhecido na cidade e em toda região, chegando a 26 anos nesta sexta-feira, 3 de junho, com inúmeras histórias e vidas impactadas na bagagem.

A instituição já fez diferença na vida de milhares de pessoas, e somente no último ano, foram mais de 7.600 pacientes atendidos. Um resultado que somente é possível com o apoio da sociedade, como destaca o coordenador de marketing do Grupo, Alexandre Oliveira. “O Grupo Luta Pela Vida completa 26 anos de muita dedicação, cuidado e amparo ao paciente oncológico. Se estamos onde estamos hoje é graças a confiança e suporte de inúmeras pessoas que abraçam a nossa causa e nos motivam a continuar em nossa caminhada”, comenta Alexandre.

Nestes 26 anos de história, com a solidariedade da população, o GLPV foi responsável por ampliações, construções, compra de equipamentos e melhoria na capacitação e humanização dos profissionais. Como reconhecimento a causa, nos últimos quatro anos a instituição está entre as 100 melhores ONGs do país, sendo a única do terceiro setor do Triângulo Mineiro e uma das 10 do Estado incluídas na lista, além de possuir a nota A + no selo Doar.

Com a transparência como premissa, neste mês o Grupo também disponibiliza os resultados de 2021 no Relatório de Atividades, a publicação que resume conquistas, ações e investimentos realizados no ano anterior. O material completo pode ser encontrado nas plataformas digitais da instituição e acessando o link.

O apoio social oferecido pelo Grupo também beneficiou inúmeras famílias de pacientes. A atividade do setor de Serviço Social, que identifica as necessidades e auxilia com fornecimento de itens básicos, destinou mais de 48 mil litros de leite, 4 mil suplementos alimentares, 1.200 cestas básicas e mais de 3 mil pacotes de fraldas descartáveis no último ano.

Também dentre as atividades de apoio psicossocial, há a brinquedoteca. No espaço lúdico e educativo para crianças e adolescentes ficarem enquanto aguardam pelo tratamento, foram prestados 1.518 atendimentos pedagógicos.

Com as contribuições recebidas ao longo de todo o ano, ainda foi possível dar continuidade a grandes obras para o avanço do tratamento oncológico oferecido no Hospital. Confira algumas:

  • Centro Cirúrgico Oncológico: O Centro Cirúrgico Oncológico do Hospital do Câncer em Uberlândia promete realizar até 3.000 cirurgias oncológicas por ano e se encontra atualmente em fase de finalização para sua inauguração;
  • Ampliação da quimioterapia: Em 2021 as ampliações dos setores de quimioterapia infanto juvenil e adulta seguiram a todo vapor. A área voltada para crianças e adolescentes será expandida em 100m²;
  • Centro de Transplante de Medula Óssea: O Centro de Transplante de Medula Óssea segue em fase de instrumentalização, após ser parcialmente equipado e mobiliado. O espaço está se preparando para receber uma média de 100 transplantes por ano.

Para conferir todo o detalhamento das ações e investimentos em 2021, o Relatório de Atividade já está disponível para leitura no site da  instituição:  https://bit.ly/GLPVRA2021

O Grupo Luta Pela Vida disponibiliza diversas formas para doar em prol dos pacientes oncológicos que podem ser conferidas no site hospitaldocancer.org.br/comoajudar/.

Sextas Musicais apresenta Sonatas e Sonatinas Brasileiras

0

Flautista brasileira Sara Lima acompanha a pianista norte-americana Theresa Bogart na edição desta sexta-feira (3), a partir das 20h

O Sextas Musicais desta semana apresenta Sonatas e Sonatinas Brasileiras, com a pianista norte-americana Theresa Bogart e a flautista principal da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Sara Lima. No repertório, obras de Radamés Gnatalli, Estércio Marquez Cunha, Carmargo Guarnieri, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth.

A apresentação da doçura e do vigor do piano de Thereza unidos à sutileza da flauta goiana de Sara está marcada para sexta-feira (3), a partir das 20h. A apresentação com entrada gratuita acontece de forma presencial em Brasília, no CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson, e também com transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional. Dessa forma, esse patrimônio dembelas apresentações musicais permanecerá disponível online.

As musicistas

Theresa Bogard chega com uma bagagem e experiência de décadas de dedicação ao piano, com passagens pelo Conservatório Real de Haya, na Holanda, onde se aprofundou nos estudos do piano. Reconhecida internacionalmente como pedagoga, Theresa Bogard tem recebido inúmeros prêmios que apontam sua excelência no ensino de música. Como professora de piano na University of Wyoming, Estados Unidos, Theresa tem atraído talentosos alunos vindos de diversos países ao redor do mundo.

Apaixonada por diferentes culturas, Theresa Bogard se apresentou em cinco continentes ao redor do mundo em países como Bélgica, Áustria, Alemanha, Holanda, Itália, México, Bolívia, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, Coréia, Indonésia, Tailândia, China, Taiwan, Cingapura, e Estados Unidos. Destacam-se suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint.

Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás, Sara Lima assume em 2001 a posição de primeira flautista na Orquestra Sinfônica de Goiânia e permanece nessa função durante quatro anos. Entre 2003 a agosto de 2005, também atua como primeira flauta e chefe de naipe dos sopros na Orquestra de Câmara Goyazes.

Em agosto de 2005, assume a posição de Primeira Flautista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde permanece até agosto de 2012. Quatro anos depois, volta a ocupar o cargo de primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. E em 2017, assumiu a coordenação geral de música do Itego em Artes Basileu França, onde permanece até os dias de hoje.

A Casa Thomas Jefferson

A história da Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, foi criada na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração de Brasília por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou  as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

Em Uberlândia, a unidade existe desde 2018 e a chegada à cidade mineira foi um marco histórico para a Casa Thomas Jefferson, já que foi a primeira unidade fora do Distrito Federal.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

O projeto destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerado um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade  de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Prestigie!

Sextas Musicais, com público presencial e live streaming

Sonatas e Sonatinas Brasileiras com Theresa Bogard e Sara Lima
Data: 3 de junho
Horário: 20h
Indicação: livre
*Com público presencial no CTJ Hall, em Brasília, e transmissão ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson – https://bit.ly/3O5kCUb

Alex Miguel atua no filme Bootcamp: A Disputa do diretor Moysés Faria

0
Alex Miguel estreia em seu mais novo projeto artístico. Está no elenco principal do filme Bootcamp: A Disputa do diretor e cineasta Moysés Faria atuando ao lado dos atores Narjara Turetta, Anna Rita Cerqueira, Rogério Silvestre, Patrick Lima e Danilo Amaro.
As gravações foram no mês de janeiro, esta com data prevista para estreia no mês de julho de 2022. 

Na sinopse conta a historia de três patrulhas escoteiras que competem na fase do torneio Bootcamp, uma competição que presenteará a patrulha vencedora com uma viagem internacional para participar do Encontro Mundial dos jovens pelo Meio Ambiente.

O filme é bem educativo que defende valores universais como respeito ao próximo, trabalho em equipe, honestidade, preservação da natureza, esforço e amizade.

No longa-metragem, Alex Miguel vive o personagem Henrique, um menino de 09 anos, determinado e companheiro que quer provar para os competidores mais velhos que é capaz de ganhar o torneio.

Sobre Alex Miguel: Alex Miguel (12), nasceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), atua desde dos 9 anos de idade, já fez cursos de TV, Cinema e Teatro. Nesse tempo fez parte do elenco de duas peças teatrais e uma participação. Agora com 12 anos de idade ele estreia o seu personagem no filme Bootcamp: A Disputa do diretor e cineasta Moysés Faria.

Aciub participa de reunião com Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, em BH, em busca de soluções para concessão da BR-365

0

Na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Paulo Romes Junqueira, se reuniu em Belo Horizonte com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Scharlack Marcato, para dar continuidade no papel de mediação da Aciub no impasse envolvendo a concessão da BR-365 para a iniciativa privada. Após a reunião ficou definido um novo encontro com o secretário que deverá ser realizado nos próximos dias em Uberlândia, dando sequência aos alinhamentos para conclusão de um acordo que envolve o Governo Estadual e o Ministério Público Federal (MPF).

O encontro na capital mineira foi agendado após uma reunião prévia convocada pela Associação, que aconteceu na sede da Aciub, na última segunda-feira (30/05), com a participação online do secretário e a presença do procurador do MPF em Uberlândia, Dr. Cléber Eustáquio Neves.

No encontro desta quarta-feira, o secretário Fernando Marcato, recebeu do presidente Paulo Romes Junqueira os parâmetros que o procurador Dr. Cléber Eustáquio apresentou e que podem contribuir com a solução da pendência. Após a reunião, Paulo Romes destacou que o Governo Estadual está propenso a buscar alternativas que atendam aos parâmetros apresentados pelo Ministério Público Federal, e reforçou o papel da entidade no processo de solução do impasse. “O objetivo é que nós possamos dar uma solução para as concessões das rodovias que cortam a nossa região, trazendo um benefício definitivo para toda a nossa comunidade. É uma atuação da Aciub para cumprir o nosso papel neste sentido”, afirmou ele.

Segundo o presidente, o próximo passo será um novo encontro, em Uberlândia, quando o MPF e a Seinfra discutirão as possibilidades de atender aos parâmetros apresentados.