Museu Virtual de Uberlândia está de cara nova

0

Com oito anos no ar, portal foi modernizado para melhorar a experiência de quem busca saber mais sobre a cidade

O Museu Virtual de Uberlândia, portal web que resgata a história da cidade, está de cara nova. Como parte das comemorações do aniversário de Uberlândia, uma nova versão será lançada, com novos conteúdos, nova disposição dos materiais existentes e mais facilidade de navegação e pesquisa. A iniciativa é da Close Comunicação e Nós Projetos de Conteúdo,  com incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) e patrocínio do SISTEMA MARTINS.

Lançado em 2015, o portal foi criado para tornar público, de maneira gratuita, o acervo de vídeos, imagens e histórias coletadas pelo publicitário Celso Machado, que se define como um Engenheiro de Histórias. São centenas de horas de material audiovisual, dezenas de revistas e uma grande quantidade de fotografias que retratam a história de Uberlândia, preservando-a para o conhecimento das novas gerações.

Desde que foi criado, suas páginas já foram visualizadas mais de 285 mil vezes. Cerca de 110 mil pessoas interagiram com o conteúdo.

Atualização mensal
Com o novo projeto digital, os conteúdos mais acessados sobre a história da cidade serão organizados em galerias de exposição permanente, com temas sobre a fundação, os pioneiros, os símbolos, o desenvolvimento social, econômico e cultural. Mensalmente, serão inseridas exposições temporárias, destacando temas de interesse local, como cultura, tradições, história, esporte e educação. A organização será temática, trazendo vários conteúdos que fazem parte do acervo e ajudam a compor um retrato da evolução da cidade ao longo do tempo.

Essa é a segunda vez que o portal passa por uma atualização de design web, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. A primeira foi em 2018, quando houve um novo lançamento para o público. É também a segunda vez que o projeto conta com o incentivo do PMIC.

Distritos
Além da disponibilização dos conteúdos em vídeo, o Museu Virtual de Uberlândia terá também a publicação de um livro contendo histórias contadas por pessoas que moram nos distritos de Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga. Também será realizada uma oficina para professores e professoras de escolas municipais, para incentivá-los na utilização do conteúdo como forma de incentivar a cidadania e o pertencimento.

Para Celso Machado, idealizador do Museu Virtual de Uberlândia, a iniciativa é praticamente a única do gênero no Brasil. “Já pesquisamos bastante e ainda não encontramos nada parecido. Além da qualidade das histórias que conseguimos reunir, a produção do nosso acervo está sempre crescendo, na medida em que contamos novas histórias periodicamente”, conta.

A gestora do Museu, Taísa Machado, explica que o projeto faz parte de uma iniciativa maior de preservação da história da cidade, que conta com o programa de TV Uberlândia de Ontem e Sempre e o Almanaque, que leva o mesmo nome. “Começamos esse trabalho em 2005, são 18 anos produzindo conteúdo sobre a nossa história. Por isso, somos um museu vivo, com novas histórias que contribuem para entender quem somos, os traços marcantes da nossa cultura. Queremos preservar tudo isso para que os uberlandenses possam entender seu passado para construir uma cidade cada vez melhor”, finaliza.

www.museuvirtualdeuberlandia.com.br

#Martins70anos #MuseuVirtualdeUberlandia