Ao som de Cláudio Santoro e Vinícius de Moraes, Sextas Musicais levam ao público Duo de piano e voz

0

Projeto da Casa Thomas Jefferson traz apresentação presencial em Brasília e com transmissão ao vivo pelo Youtube; espetáculo acontece nesta sexta (18), a partir das 20h.

As Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes são o fio condutor de um dos shows mais sofisticados do projeto Sextas Musicais, que será apresentado nesta sexta-feira (18). O duo de Sheila Negro e Pablo Marquine sobe ao palco às 20 horas. O evento acontece no palco da  Casa Thomas Jefferson, em Brasília (706/906 Sul), e com  transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.

Dona de uma voz privilegiada, com sólida formação musical alicerçada por graduação, mestrado e doutorado em performance vocal, Sheila Negro destaca que a escolha do repertório privilegia o que classifica como “um precioso encontro entre a música e a literatura brasileira”. A intensidade desse encontro, lembra ela, desperta algo mais, ao representar a união de sonoridades e estéticas que transitam entre a música popular e a música erudita do final da década de 50, e reúne referências que levam o público, imediatamente, à sonoridade da bossa nova e ao refinamento estético peculiar dos compositores deste período.

O trabalho desenvolvido pelo duo de Sheila Negro e Pablo Marquine traz uma nova proposta para a execução destas canções. O tratamento trazido pela voz se afasta da sonoridade da música de concerto e protagoniza o sentir e a narrativa trazida pelo texto das canções. A única mudança feita com relação à partitura se refere ao eu-lírico das canções, que são cantadas no feminino, com o intuito de trazer autenticidade à performance.

O repertório, segundo Sheila, vai permitir que o público encontre histórias e narrativas que proporcionam vivenciar um momento negado sobretudo pelas redes sociais. “As pessoas vão encontrar um acolhimento para vivenciar dor. Essas canções legitimam que a gente sofra”, diz, ao falar daquele espaço emocional em que é necessário passar por certas situações, sem que isso seja triste. É um repertório feliz, romântico e acolhedor.

Ainda sobre o espetáculo, a cantora lembra que serão acrescidas duas obras: a canção “Meu Amor me Disse Adeus”, de Claudio Santoro, com poesia da esposa Gisèlle Santoro e, também, uma composição inédita do pianista Pablo Marquine, chamada “Só”, com poesia de Fernanda Quinderé, dedicada a cantora Sheila Negro – assumindo, de forma nitida, a influência deste repertório na composição musical contemporânea.

Sobre os artistas
Sheila Negro se define como uma mulher apaixonada por música, narrativas, identidades e emoções. Ela tem formação musical construída sobre o repertório clássico, porém a grande paixão pelas próprias origens – a música popular brasileira fez com que desenvolvesse o trabalho de Doutorado em canto sobre as características do idioma português brasileiro no cantar.

Pablo Marquine é um músico inquieto, criativo e sensível, reconhecido internacionalmente. Ele é pianista, musicólogo, compositor e produtor musical. Iniciou os estudos ao piano aos cinco anos de idade e teve como percurso musical instituições renomadas do Brasil, como a Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) , onde cursou o técnico em Piano Erudito, e a Universidade de Brasília, onde cursou Bacharelado em Piano, Bacharelado em Composição e, também, o Mestrado em Musicologia, no Programa de Pós -graduação do Departamento de Música. Pablo Marquine se graduou no PhD em Musicologia (2016-2021 ) , com Área Cognata Performance em Piano na School of Music, na University of Florida (USA).

As Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos
Ao longo do ano de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Sua história se mistura com a de Brasília. Entidade sem fins lucrativos, o centro binacional foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Prestigie!

Sextas Musicais – Canções de Amor
*Quando: 18 de agosto de  2023
*Horário: 20h
*Elenco: Duo formado por Sheila Negro e Pablo Marquine
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos

*Classificação indicativa: Livre