Setembro Verde: Adotar hábitos de vida saudáveis é a principal forma de prevenir o câncer colorretal

0
MATÉRIS COMBATE AO FUMO

Tumor que se desenvolve no intestino tem o tabagismo, consumo excessivo de carnes processadas e bebidas alcoólicas como principais fatores de risco

 

A prevenção é a melhor solução para combater o terceiro tumor mais frequente na população brasileira: o câncer colorretal. Neste mês, marcado pela campanha ‘Setembro Verde’, é intensificado o alerta sobre a importância de ações preventivas, como os hábitos de vida saudáveis e o diagnóstico precoce para evitar esta doença que se desenvolve no intestino. O Hospital do Câncer em Uberlândia visando ter o esclarecimento como principal ferramenta no combate ao câncer, tem desenvolvido a campanha #CuidarÉViver, promovendo vídeos educativos em suas plataformas digitais, para informar sobre como prevenir a incidência de vários tipos de tumores. O vídeo publicado nesta sexta-feira, busca conscientizar a população sobre o câncer colorretal que, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve provocar mais de 40.000 novos casos no Brasil somente em 2020.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer colorretal estão ligados ao estilo de vida, o que reforça a importância da prevenção para evitar o tumor, como comenta o oncologista e coordenador médico do Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Rogério Araújo. “O câncer colorretal surge quando acontecem suficientes mutações no DNA das células do intestino grosso. O tabaco, as bebidas alcoólicas e as carnes processadas provocam estas mutações, além disso o sedentarismo, sobrepeso e o elevado consumo de carnes vermelhas aumentam as chances de desenvolver este tumor. Adotar hábitos de vida mais saudáveis, praticando exercícios físicos, tendo uma dieta rica em alimentos in natura como frutas, vegetais e que contém fibras será a principal forma de evitar o câncer colorretal”, explica o especialista. 

A importância do diagnóstico precoce também merece destaque, já que possibilita até 90% de chances de sucesso no tratamento. No estágio inicial a doença pode ser silenciosa e assintomática, o que reforça a relevância dos exames de rastreamento. “É necessário estar atento a sinais do corpo como presença de sangues nas fezes, alterações nos hábitos intestinais como diarréia ou constipação frequentes, fraqueza ou sensação de inchaço abdominal, mas é importante lembrar que o câncer colorretal também pode ser silencioso no início. Com a idade, as chances de ter o tumor aumentam, 90% dos casos são diagnosticados em pessoas acima dos 50 anos, por isso a indicação é que a partir desta faixa etária ocorra a ida ao médico para conversar sobre os exames de rastreamento, como a colonoscopia e exame de sangue oculto nas fezes, análises que auxiliarão para detectar o câncer bem no começo ou mesmo lesões que não se tornaram mas podem se transformar em câncer”, aconselha Dr. Rogério. 

O especialista ainda chama atenção para o histórico familiar, outro fator que conta muito para o desenvolvimento do tumor. “Pessoas que tenham casos de câncer de cólon e reto na família é importante procurar o médico para que tenham uma conversa precocemente e realizem avaliações. Mas não é preciso já se preocupar, pois neste caso, o especialista irá orientar os cuidados necessários para o paciente e os familiares”, conclui Dr. Rogério. 

 

Como ter acesso aos vídeos da campanha #CuidarÉViver

Os vídeos educativos que buscam compartilhar informações sobre a prevenção contra diversos tipos de câncer, podem ser encontrados no canal do YouTube e redes sociais do Hospital do Câncer em Uberlândia (Faceboook Hospital do Câncer em Uberlândia e Instagram @hospcanceruberlandia). 

O vídeo sobre o câncer colorretal é a terceira publicação da série. Os anteriores debateram o combate ao fumo como principal aliado na prevenção do câncer de pulmão e também como o câncer é formado no corpo humano.