Reggae, MPB e pop são os estilos predominantes da terceira edição do Manso Festival

0

Manso Festival chega a sua terceira e última edição em 2023. Na próxima quarta-feira (11), a Oficina Cultural, local onde a cena independente ganhou a sua casa própria, e o artista pôde mostrar o seu trabalho autoral, terá uma noite para deixar o público com gostinho de quero mais e na expectativa para novas edições.

O espaço está sendo preparado para receber grandes artistas e um convidado especial. Arthur Xará, natural de Uberlândia, que atualmente reside em São Paulo, está conquistando o seu espaço com o seu jeitinho mineiro. Quietinho e alegre, o cantor está com a agenda lotada, com mais de 50 músicas autorais lançadas e milhões de views nas plataformas digitais, clique no link e ouça. Recentemente, o músico lançou “Metade Amor”.

O clima será esse, o reggae gostoso e essa vibe positiva irão marcar a noite que ainda receberá os selecionados desta edição. Vocês estão ansiosos, né? Mas posso adiantar, a curadoria do festival é certeira.

Primeiro, vou lhes apresentar a Nubiato. Apaixonada por variadas formas de arte, Nubiato passeia entre pinturas, esculturas, cantorias e composições. Se encontrou na música pelo poder curativo dessa expressão artística em sua vida, onde pôde expressar seus sentimentos e suas emoções..

A artista já se apresentou junto de Natania Borges, também foi uma das vencedoras na primeira edição do concurso Music Talents expondo suas músicas próprias. Ativa nas redes sociais, a cantora sempre expõe suas versões e experimentações musicais. Atualmente, está trabalhando suas músicas para lançar seu primeiro EP, que será uma mistura de MPB com o pop.

Com uma voz única, ela chega em nosso espaço, unido suas diversas influências, no entanto, mostrando as suas raízes na música popular brasileira (MPB).

Nosso segundo artista desta edição é o talentoso Raphael Costa. O cantor lançou, em 2018, seu primeiro álbum “Diamante Hortelã”, co-produzido por Marcelo Jeneci, e com participação especial de Elba Ramalho em “Juninamente” e parceria com Zé Manoel, na canção “Dia Desses”.

No ano seguinte, viajou e levou a turnê do seu álbum de estreia para os palcos mais importantes do país como: Casa de Francisca-SP, Audio Rebel-RJ, Festival de Inverno de Garanhuns-PE e também se apresentou na Europa, passando por Portugal, Espanha e França.

Em 2022, divulgou o seu segundo trabalho “Das Construções”. O álbum foi indicado ao 12º Prêmio da Música Pernambucana, na categoria “Melhor Disco de MPB”. Além da importante premiação do seu estado de origem, o artista venceu o 38° Festival da Canção de Alvinópolis.

Com sua diversidade rítmica e espectral, Raphael expõe, em nosso espaço, belas canções, que se conectam com o público, que por sua vez, ficará impressionado com a complexidade de suas composições.

Preparados para descobrir novos sons? Chame todos os seus amigos para um fim de tarde e uma noite muito gostosas. Lembrando que o Manso Festival é aberto ao público e começa às 17h30.

Quer conhecer mais sobre o festival?
O Manso Festival tem o propósito de incentivar e estimular os artistas de Uberlândia e todo o Brasil a trabalhar o seu projeto autoral. É um espaço para fazer conexões, para quem está aberto a conhecer o novo e para quem quiser desbravar novos sons e valorizar a cultura e a produção independente.

Um festival de música independente onde os encontros simplesmente irão acontecer, promovendo a diversidade, estimulando parcerias e facilitando a troca de experiências. O festival conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC)

Um dos objetivos do Manso é aproximar o artista do público, sendo assim, o show acontece junto com a plateia, em um plano no qual o artista e o público se conectam por meio de um olhar direto. Em um ambiente confortável, intimista e acolhedor que permite que o público se envolva e sinta a verdade transmitida pelo artista.

Tudo começou quando Lucão, músico e idealizador do projeto, após conversas com músicos parceiros, começou a imaginar uma solução para que ele e os amigos pudessem divulgar o seu trabalho autoral. O festival mudará esse cenário. Antes de concretizar o Manso Festival, Lucão foi a capital mineira e a São Paulo, onde visitou casas especializadas e dedicadas a garimpar novos talentos.

Com isso, em 2022, a ideia de viabilizar esse projeto na região do Triângulo Mineiro foi ganhando forma e apoiadores. Finalmente, este ano, o festival ganhou forma. Quem apresenta a festa são os jovens e talentosos Matheus Borsato e Jéssica Kieer.

Os curadores são músicos renomados e com grande contribuição para a cena independente, eles seguem estilos e gêneros diferentes e sempre estão atentos aos novos talentos que surgem.

Nas primeiras edições, o festival reuniu ao todo um público de mais de 1300 pessoas

Agora que você conhece um pouco mais sobre o festival, vamos ver como foi as duas edições anteriores.

1ª Edição

Julho

Artistas selecionados pelo Manso Festival para esta edição

Miguel Cabral – Uberlândia – O artista de 21 anos de idade que já teve contrato com na Midas Music, fez o encerramento para banda Lagum, com o seu pop suave, cheio de musicalidade e de fácil identificação.

Natania Borges – Uberlândia – A artista trans e ativista, tendo como inspiração as vivências de corpos marginalizados, unindo a música, audiovisual e a performance pelo Pago Trap, Afrobeat e R & B. Um som cheio de potência musical e de representatividade.

Carolino – Patos de Minas – Misturando Minas e Nordeste, Carolino chega com uma mistura bem especial e particular, um som envolvente, que carrega marcas da canção mineira e rítmicas nordestinas.

Artista Convidada
Duda In The SKY – Uberlândia – Com uma voz suave, Duda se destaca com o seu trabalho atual, lançando o álbum “Tres”, no London, uma das principais casas de shows do país, em 2022.

2ª Edição
Agosto
Artistas selecionados pelo Manso Festival para esta edição
Vito – Nascido em Tupaciguara, iniciou seu caminho como artista aos 14 anos, seu primeiro contato profissional com a música veio através do teatro, tendo suas primeiras músicas compostas para os espetáculos. O jovem traz consigo influências da música mineira e referências como a MPB e a bossa nova.

Sinhô Passarim e Flor Bonita – O duo traz toda a força e beleza da música caipira e regional, conta com as vozes do casal formado por Raffael Lopes e Lílian Carvalho . Acompanhados por uma viola, eles cantam a pureza do ar dos campos, o aroma inconfundível das flores, a bela e toda a força da natureza.

O duo já tem um disco lançado e disponível nas plataformas digitais, tendo recebido ao longo da carreira, mais de 20 prêmios

Artista Convidado
Paulo Novais
O músico paulista, tem uma trajetória rica no cenário nacional, tendo ganhado o Grammy Latino, em 2021, com a canção “Lisboa”, gravada por ANAVITÓRIA e Lenine.

O artista também tem músicas conhecidas nas vozes de Jorge Drexler, Flávio Venturini, Luiza Possi, Bruna Caram, Outroeu, Leandro Léo, Tiago Nacarato, Duda Brack, Pedro Altério, entre outros. Além disso, tem três discos lançados, acumulando vários milhões de plays nas plataformas digitais.

Serviço
Manso Festival
Local: Oficina Cultural
Horário: 17h30
Shows a partir das 19h – 30 a 40 minutos cada apresentação
Entrada gratuita