Museu do Índio UFU promove a I Mostra de Literatura Indígena

0

A exposição virtual reúne obras de diversos autores indígenas e começa nesta quinta-feira

Com o tema “Território de Palavras Ancestrais” e apresentando livros e escritores de diferentes locais e biomas do Brasil, a abertura da I Mostra de Literatura Indígena está marcada para acontecer nesta quinta (09), às 19h. A exposição virtual é uma realização do Museu do Índio UFU e tem curadoria de Julie Dorrico, indígena do povo Macuxi, doutora em Teoria da Literatura (PUCRS) e autora de “Eu sou Macuxi e outras histórias”.

Durante a abertura da mostra, Dorrico fará uma live, que funcionará como uma visita guiada virtual pelo site do Museu do Índio, em que está hospedada a mostra literária. Para ter acesso ao link, basta se inscrever gratuitamente no formulário (https://forms.gle/4LrLgKFpyF8iFLYK6).

Para a seleção das obras que compõem a mostra, a curadora explica que buscou livros de autoria individual que estivessem acessíveis no mercado, para que leitores, educadores e pessoas interessadas pela temática pudessem adquirir cada vez mais literatura indígena. Além disso, Dorrico também procurou por obras que trouxessem narrativas sobre a ancestralidade dos povos originários.

Julie Dorrico explica que a literatura indígena é “uma produção estética oriunda da identidade de sujeitos originários que sempre existiram neste território. Ela é um pouco de experiência ancestral compartilhada pelos indígenas que respeitam a terra, e que são cultivados nela. A literatura indígena mostra a reverência à terra, aos mais velhos, à infância, aos não humanos – animais, plantas, encantados; também manifesta-se como crítica política à negação da identidade, da cidadania, dos Direitos Humanos e Não Humanos que reivindicamos há 5 séculos, precisamente 521 anos, indo para 522”.

Para a coordenadora do Museu do Índio UFU, Lídia Meirelles, a I Mostra de Literatura Indígena é uma importante medida de valorização do conhecimento da história, das tradições, da língua e da cultura dos povos originários. Ela completa reforçando que a exposição “reflete o reconhecimento dessa rica e diversa produção literária como importante ferramenta no desenvolvimento de uma consciência reflexiva e crítica a respeito de nossa própria realidade histórica e cultural”.

A curadora Julie Dorrico afirma que o objetivo da I Mostra de Literatura Indígena é “despertar o desejo de que cada vez mais os leitores sonhem com mundos possíveis, para que assim cuidem da terra que nos permite sonhar”.

Programação 09/12 (19h):

Live com a curadora Julie Dorrico

Abertura da I Mostra de Literatura Indígena – https://www.musindioufu.org/