domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 860

Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto

0

Instalada no Memorial da Resistência, a mostra condensa mais de um século da história da população negra no Estado de São Paulo

Quem ainda não visitou a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência, instalada no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem até o dia 27 de agosto para conhecer gratuitamente os registros que revelam a vida cotidiana da população negra no Estado de São Paulo, a partir de 1888 até os dias atuais. A mostra reconta diferentes experiências subjetivas e coletivas que formaram conexões de lutas por direitos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra, com cultura e lazer, como forma de resistência. A curadoria foi realizada pelo escritor e sociólogo Mário Medeiros, com o apoio da historiadora Pâmela de Almeida Resende e da pesquisadora Carolina Junqueira Faustini.

A instalação ocupa 689 m² do museu e reúne 450 itens, divididos entre fotografias, cartazes, revistas, jornais, documentos da repressão e manifestações artísticas. Tem a participação de artistas e fotógrafos como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino, Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre e Soberana Ziza.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes são impactados com um grande painel chamado “Fio da Memória”, que mede 21m x 4,60m, e foi criado pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. A obra, que convida a conhecer a exposição completa, foi inspirada pela frase “Afinal, o século XXI é negro, feminino e nosso. Basta apenas tomá-lo em nossas mãos”, publicada no Gelefax, jornal do Geledés (Instituto da Mulher Negra), em 1997.

Segundo o idealizador Mário Medeiros, a motivação central é contar como a experiência negra, frequentemente ocultada, caminhou em conjunto com a construção da cidadania brasileira e compôs a luta por direitos. A cidade de São Paulo colonial, por exemplo, teve em sua construção a participação de muitas pessoas escravizadas, libertas ou cidadãos negros, como Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), ex-escravizado e arquiteto. Em uma metrópole na qual só se olhava para o futuro, houve um apagamento da história dos lugares e da presença negra, mostrando na prática que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

“Em todos esses períodos, os associativismos e movimentos negros sempre estiveram lá e é importante reconhecê-los, homenageá-los e aprender com essas vidas negras impressionantes. São pessoas que lutaram para existir em um tempo melhor. Ao fazer isso, pensaram em si e em seus descendentes. A luta por direitos é incessante, justa, pública e encontrará a sua vitória, através de nossas ações e nossos compromissos antirracistas públicos com relação ao passado, presente e ao futuro”, diz o curador da mostra.

Para Ana Pato, Coordenadora do Memorial da Resistência, a realização da exposição, que foi inaugurada em junho de 2022 e teve o seu encerramento prorrogado, representa um marco histórico. ”Reforçamos a missão que o Memorial tem com a luta pela valorização dos princípios democráticos, pelo exercício da cidadania e pela educação em direitos humanos. Entendemos que é urgente nos indagarmos enquanto cidadãos sobre a nossa responsabilidade na perpetuação do racismo e como podemos nos engajar na luta antirracista para construir uma sociedade verdadeiramente democrática. Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.”

A exposição se divide em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistênca no espaço | Associativismo, Clubes, Entidades e Irmandades: a força do coletivo | Imprensa negra paulista e circulação das ideias: a comunicação como meio de luta | Literatura negra: o direito à imaginação | Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos | Repressão, vigilância e resistência, 1930-1980 | Redemocratização e Nova República: a democracia é uma luta negra | Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

Conheça mais detalhes de cada eixo clicando aqui

 *A mostra, lançada em 4 de junho de 2022, ficará em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo até 27 de agosto de 2023. Foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, a Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, e o Condephaat.

 Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionou no edifício que hoje abriga o Memorial o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país, fazendo do espaço museu um local com enorme valor histórico e simbólico.

Sobre Mário Augusto Medeiros da Silva

Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: até 27 de agosto de 2023 (domingo)

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio.  Reservas aqui.

Acompanhe as redes do Memorial: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

 

Centros Profissionalizantes oferecem quase 40 capacitações neste mês

Entre os cursos estão receitas típicas de festa julina, mecânica de auto center e de motos, gestão de recursos humanos, alongamento de unhas, informática profissional e pizza

Administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os Centros Profissionalizantes estão com inscrições abertas para 37 capacitações que serão ministradas a partir deste mês de julho. Em 2023, os participantes têm à disposição o turno da manhã nos sete centros. Já nas unidades dos bairros Lagoinha e Planalto, também há cursos noturnos.

Os Centros Profissionalizantes da Prefeitura de Uberlândia atendem pessoas acima dos 16 anos que buscam aperfeiçoar suas habilidades e ascender no mercado de trabalho. Gratuitas, as capacitações são disponibilizadas nas unidades implementadas pela pasta nos seguintes bairros: Morumbi, Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre, Tocantins e Maravilha.

Para inscrever-se, o interessado deverá ir até um dos Centros Profissionalizantes e apresentar documento de identidade com foto e CPF originais e comprovantes de endereço e de renda familiar. Além de ter idade mínima de 16 anos, são necessários nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.

Abaixo, os cursos oferecidos nos Centros Profissionalizantes e os horários de atendimento para as inscrições.

1 – Centro Profissionalizante Morumbi
Avenida José Maria Ribeiro, 897 – bairro Morumbi – 3232.3060
Inscrições: 9h às 18h  
• Auxiliar administrativo
3 a 14/07- das 13h às 16h (segunda a sexta)

• Receitas típicas de festa julina
10 a 12/07- 13h às 17h (segunda a quarta)

• Automaquiagem           
17 a 21/07- 13h às 17h (segunda a sexta)

• Excel

17/07 a 01/08 – turmas das 13h às 15h15 e das 15h15 às 17h30 (segunda a sexta)

• Pizza         
17 a 21/07- 13h às 17h (segunda a sexta)

2 – Centro Profissionalizante Lagoinha
Avenida São Francisco de Assis, 1.070 – bairro Lagoinha – 3226.6968
Inscrições: 9h às 21h  
• Receitas típicas de festa julina
10 a 12/07- 13h às 17h (segunda a quarta)

• Design de Sobrancelha (noite)           
10 a 14/07- 18h às 21h (segunda a sexta)

• Informática Profissional
10/07 a 16/08 (segunda a sexta) – 13h às 14h20/ 14h20 às 15h40/ 15h 40 às 17h

• Alongamento de unhas (noite)
17/07 a 01/08 (segunda a sexta) – 18h às 21h

• Gestão de Recursos Humanos
17/07 a 28/07 (segunda a sexta) – 14h às 17h

• Preparo de salgados
24/07 a 28/07 (segunda a terça) – 13h às 17h

• Automaquiagem           
24 a 28/07 – 13h às 17h (segunda a sexta)

3 – Centro Profissionalizante Campo Alegre
Avenida Cordilheira dos Andes, 1.015 – bairro Campo Alegre – 3227-3767

Inscrições: 9h às 18h
• Manicure e Pedicure
03 a 07/07 (segunda a sexta) – 13h às 17h

• Excel (manhã e tarde)
03 a 14/07 (segunda a sexta) – 8h às 11h/ 07 a 25/07 – das 13h às 15h15 e das 15h15 às 17h30 (segunda a sexta)

• Receitas típicas de festa julina
17 a 19/07- 13h às 17h (segunda a quarta)

• Auxiliar administrativo
17 a 28/07 (segunda a sexta) – 14h às 17h

• Preparo de doces para festas
24 a 26/07 (segunda a quarta) – 13h às 17h

• Informática profissional
26/07 a 30/08 (segunda a sexta) – 13h às 14h30/ 14h30 às 16h/ 16h às 17h30

4 – Centro Profissionalizante Luizote
Rua Antônio Rufino Borges, 165 – bairro Luizote de Freitas – 3228.7520
Inscrições: 9h às 18h  
• Depilação com linha
03 a 05/07 (segunda a quarta) – 13h às 17h

• Manicure e pedicure

10 a 14/07 (segunda a sexta) – 13h às 17h

• Atendente de telemarketing
17 a 19/07 (segunda a quarta) – 13h às 17h

• Cama, Mesa, Banho e Cozinha
17 a 28/07 (segunda a sexta) – 13h às 16h30

5 – Centro Profissionalizante Tocantins 
Rua Renato José Luiz, 90 – bairro Tocantins – 3217.9462
Inscrições: 9h às 18h
• Social Mídia            
11/07 a 07/08 (segunda a quarta) – 14h às 17h

• Atendente de telemarketing           
10 a 12/07 (segunda a quarta) – 13h às 17h

• Extensão de cílios            
10 a 13/07 (segunda a quinta sexta) / 13h às 17h

• Receitas típicas de festa julina
17 a 21/07- 13h às 17h (segunda a quarta)

• Preparo de bolos e tortas
24 a 28/07- 13h às 17h (segunda a sexta)

• Manicure e pedicure
24 a 28/07- 13h às 17h (segunda a sexta)

• Informática profissional
26/07 a 24/08 (segunda a sexta) – 8h às 10h/ 10h às 12h

6 – Centro Profissionalizante Planalto  
Rua do Jardineiro,360 – bairro Planalto – 3257.3795
Inscrições: 9h às 21h  
• Informática profissional
10/07 a 16/08 (segunda a sexta) – 13h às 14h30/ 14h30 às 16h/ 16h às 17h30

• Excel (manhã e tarde)
10 a 21/07 (segunda a sexta) – 18h às 21h

• Mecânica de Auto Center (noite)
24/07 a 25/08 (segunda a sexta) – 19h às 22h

• Mecânica de Motos (manhã e tarde)
24/07 a 18/08 (segunda a sexta) – 8h às 12h/ 13h às 17h

• Atendente de telemarketing           
24 a 26/07 (segunda a quarta) – 13h às 17h

7 – Complexo Social do Bairro Maravilha
Praça da Juventude (rua Fernanda Oliveira Prado esquina com a rua Mário Borges – bairro Maravilha – 3225.3875)
Inscrições: 12h às 18h
• Design de Sobrancelha
03 a 07/07- 13h às 17h (segunda a sexta)

• Gestão de Recursos Humanos
03 a 14/07 (segunda a sexta) – 13h às 17h

• Marketing Digital
11/07 a 07/08 (segunda a sexta) – 14h às 17h

A primeira ida ao ginecologista: acompanhamento é fundamental para a saúde feminina

0

Na primeira consulta, o profissional de saúde poderá abordar temas como puberdade, menstruação, tensão pré-menstrual (TPM) e higiene íntima | Crédito Freepik

Uma das etapas importantes para a saúde de uma mulher é o momento em que ela realiza sua primeira consulta ao ginecologista. Essa visita inicial desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar da mulher ao longo de sua vida. Ainda assim, cerca de quatro milhões de brasileiras nunca visitaram esse profissional, e oito milhões, apesar de já terem ido a alguma consulta, não fazem acompanhamento nem exames regulares. Os dados são da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do Datafolha.

Segundo o ginecologista e obstetra do Hapvida NotreDame Intermédica, Antônio José Chaves, o ideal é que o acompanhamento ginecológico seja iniciado desde a adolescência, de preferência, assim que ocorrer a primeira menstruação. O profissional frisa, ainda, que não é necessário ter vida sexual ativa para procurar esse especialista. “A primeira consulta ao ginecologista é um marco importante para a mulher. É nesse momento que são estabelecidos os cuidados necessários para garantir uma vida saudável, do ponto de vista da saúde sexual e reprodutiva”, explica.

Primeira vez
Na primeira consulta, o profissional de saúde poderá abordar temas como puberdade, menstruação, tensão pré-menstrual (TPM) e higiene íntima. Se for o caso, ele também poderá orientar sobre métodos anticoncepcionais e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, o ginecologista poderá solicitar exames, como o Papanicolau, para detectar precocemente alterações que levam ao câncer de colo de útero.

Que dúvidas podem ser esclarecidas na primeira consulta ao ginecologista?
O médico enfatiza que o acompanhamento preventivo proporciona orientações, esclarece dúvidas e ajuda a criar uma base sólida para o acompanhamento ginecológico adequado ao longo da vida. “É um momento que deve ser encarado com naturalidade, visando o cuidado e o bem-estar da mulher em todas as fases de sua vida”, conclui.

Novo robô chega ao UMC aumentando a capacidade e precisão das cirurgias robóticas

Hospital é pioneiro na realização de procedimentos cirúrgicos por meio de robôs no interior de Minas Gerais

Uma nova versão do robô DaVinci, utilizado nas cirurgias robóticas oferecidas pelo Hospital UMC, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, chegou nesta semana em Uberlândia. Esta aquisição possibilitará ampliar a realização de procedimentos e até mesmo inserir novas especialidades cirúrgicas minimamente invasivas, como por exemplo, a cirurgia cardíaca. O UMC já realizou em torno de 650 cirurgias robóticas, como urológicas, oncológicas, bariátricas, ginecológicas e torácicas.

Esta nova versão do robô, que é uma evolução do equipamento que já estava em atividade desde 2019, iniciou as atividades na última segunda-feira (26) e traz recursos que aprimoram os benefícios para os pacientes, como destaca o Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do UMC, Dr. Michel Chebel. “Com a nova versão do robô DaVinci conquistamos ainda mais precisão e eficiência para realizar as cirurgias dos nossos pacientes. Este novo equipamento possui uma câmera que permite uma visualização ainda melhor, além disso, os braços do robô são mais finos e delicados, possibilitando um maior alcance cirúrgico e simplificando o procedimento”, explica Dr. Michel.

Sobre a cirurgia robótica
A cirurgia robótica é uma evolucao da cirurgia por video em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pincas e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes.

Vantagens da cirurgia robótica
Além da maior visibilidade da área da cirurgia e maior precisão na operação, outras vantagens em relação à cirurgia convencional são:

  • O robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas;
  • Cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
  • Redução no sangramento e nas dores e riscos de infecção;
  • Redução e tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
  • Redução de medicamentos no pós-operatório.

Sobre o Grupo Oncoclínicas
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com

Viveiro do Grupo Luta Pela Vida realiza Feira de Plantas nesta quinta-feira (6)

Mais uma edição da Feira de Plantas do Grupo Luta Pela Vida vem aí! A ação é uma oportunidade para adquirir diferentes espécies de plantas com preços acessíveis e ainda apoiar o tratamento de milhares de pacientes com câncer assistidos pela instituição.

A próxima edição da Feira acontecerá na quinta-feira (6/07), das 8h às 16h, no Viveiro Solidário, localizado na Avenida Professor José Inácio de Souza, n.º 3266, no bairro Umuarama. O espaço, inclusive, completa sete anos nesta semana.

O público irá encontrar uma variedade de plantas ornamentais, medicinais e florais com preços a partir de R$ 3,00, além de vasos lisos e decorados. Toda a arrecadação é direcionada para a continuidade dos trabalhos de assistência prestados aos pacientes oncológicos de Uberlândia e região atendidos no Hospital do Câncer em Uberlândia.

Para mais informações, acesse o site: grupolutapelavida.org.br.

Serviço
Feira de Plantas do Grupo Luta Pela Vida (Viveiro Solidário)
Data: 6 de julho (quinta-feira)
Horário: 8h às 16h
Endereço: Avenida Professor José Inácio de Souza, 3266 – Umuarama

TecnoAgro 2023 é realizado pela primeira vez em Uberlândia

Evento gratuito acontece nos dias 17 e 18 de julho com foco na capacitação dos profissionais e na potencialização do agronegócio local e regional. Inscrições podem ser feitas pelo site https://eventotecnoagro.com.br/

O agronegócio é um dos pilares da economia e do desenvolvimento do Brasil, um dos principais players do mercado global de produção e exportação de alimentos, sendo o 4º maior exportador mundial de produtos agropecuários e o maior produtor mundial de café, soja, açúcar e suco de laranja. As exportações do agro atingiram recorde em maio, alcançando US$ 16,78 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O número é 11,2% superior ao registrado no mesmo mês em 2022, alcançando 50,8% nas exportações totais brasileiras.

Para discutir toda essa riqueza, visando desenvolver a economia, atrair investimentos para a região, capacitar os profissionais e potencializar o agronegócio local e regional, nos dias 17 e 18 de julho, Uberlândia receberá, pela primeira vez, o TecnoAgro 2023. As inscrições gratuitas para o evento, que será realizado no Castelli Master, com início às 8h30, podem ser feitas no https://eventotecnoagro.com.br/uberlandia/inscricoes/. O evento irá emitir certificado para estudantes.

Estrutura completa, conteúdo de qualidade e palestrantes renomados   
Uma estrutura de 9 mil metros quadrados está sendo preparada para receber mais de 3 mil pessoas, entre pequenos, médios, grandes produtores, estudantes, investidores, especialistas, entidades fomentadoras e parceiras na força do agronegócio e suas tecnologias e demais interessados no tema, além de expositores.

A programação estará dividida entre palco principal – recebendo autoridades do setor – e mais dois auditórios com temas específicos e capacitações. O público também poderá visitar vários estandes dos expositores, feira de produtores, bem como conferir um espaço exclusivo de inovação para startups com foco no agronegócio – as “Agtechs”, que possibilitará a divulgação de soluções, serviços e produtos para o público do setor agropecuário e a conexão com possíveis clientes e investidores e também apresentações culturais.

O ambiente ainda contempla praça de alimentação e até um estúdio de videocast para gravações após as palestras e transmissões ao vivo pelo canal do Youtube “negociosintegração”. A estrutura de videocast promete trazer mais dinamismo e interação com os participantes do evento, que serão convidados para bate-papos repercutindo informações relevantes e atualizadas, tanto da programação quanto demais assuntos que movimentam o agronegócio.

Nos dois dias de TecnoAgro 2023 serão ministradas por grandes nomes do setor cerca de 23 apresentações, entre palestras e painéis, com conteúdos que vão desde a Internet das Coisas e a revolução 5.0 no campo até o futuro e perspectivas para o agronegócio. “Muitas tendências e tecnologias, uma gama de palestrantes, espaço de inovação com startups que apresentarão soluções para o agro e stands. Vai ser uma feira de conhecimento para movimentar toda a cadeia do agronegócio. Estamos muito felizes por sermos a primeira cidade de Minas Gerais a sediar esse evento tão rico em conteúdo para este setor”, disse Thais Neves, gerente de marketing da TV Integração.

O TecnoAgro é realizado pela TV Integração, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo do Estado de Minas Gerais e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), EPAMIG, EMATER Minas Gerais e SEAPA.

Programação 
17/7 (segunda) – Palco Principal
8h30 (abertura): Desafios e oportunidades do agronegócio em Minas Gerais
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

9h (Painel): Desenvolvimento de MG – O agronegócio como impulsionador da economia do estado com Thales Fernandes, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

10h30 (Painel): Venture Capital no Agronegócio com Francisco Jardim, General Partner da SP Ventures, Kieran Gartlan, Head da The Yield Lab, e Carlos Aranha, Ecosystem Leader

14h (Palestra): Agronegócio Brasileiro: Geração de riquezas e preservação ambiental e impacto social com Antônio da Luz, economista-chefe da FARSUL

15h (Palestra): Tokenização no Agronegócio com Anderson Nacaxe, Country Manager Agrotoken

16h (Palestra): Fazenda 5.0 com Marlos Alves – CEO/presidente da Algar Farming

17h (Painel): O futuro do crédito no agronegócio com Marcus Reis, CEO na Reis Advogados, Especialista em direito do agronegócio

17/7 (segunda) – Auditório 1 
11h30: Inovação e Empreendedorismo para a Construção do Agro 5.0 com Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa

14h: Queijo artesanal, as regiões caracterizadas e o seu patrimônio com Matheus Fernandes Monteiro Castro (SEAPA)

15h: Rastreabilidade Proteína Animal – uma demanda global inadiável com Thiago Parente, iRancho

17/7 (segunda) – Auditório 2 
15h: Aplicador legal: registro e capacitação para uso correto de defensivos agrícolas, com Mariano Gomes, Engenheiro Agrônomo, Fiscal Agropecuário do IMA e Coordenador da Regional de Bom Despacho

16h: A energia solar e as novas tecnologias, com Eduardo Coutinho, Diretor de Vendas e Marketing da AXS Energia

17h: Gecal

18/7 (terça) – Palco Principal 
8h30 (Palestra): Agronegócio do Brasil no Contexto Global com Sérgio De Zen, conselheiro da Embrapa.

9h30 (Painel): Agronegócio sustentável: Combinando produtividade e práticas ESG com Joanita Karolesk, presidente do Fundo JBS pela Amazônia, e outros.

11h (Painel): A revolução dos insumos biológicos com Edsmar Resende, diretor de novos negócios da Agrivalle, e Alexandre Alonso, chefe Geral Embrapa Agroenergia

14h (Painel): Transformação digital no campo com Dirceu Ferreira Junior, diretor Inovação Aberta Latam, e outros

15h30 (Painel): Mercado de crédito de carbono com Janaína Dallan, Carbonext

17h30 (Painel): Liderança feminina no agro com Nina Ploger (IPDES) e Michelle Morais, diretora de Negócios Duofértil

18/7 (terça) – Auditório 1
10h30: Cenários da cafeicultura e programas do Sistema Agricultura para a valorização do café mineiro com Julian Silva Carvalho (SEAPA)

11h30: Agricultura de Precisão aplicada – Acesso da Agricultura Familiar, possibilidades e perspectivas com Péricles Alexandre Squaris Marques (EMATER)

14h: Tecnologia Agro – As novas cadeias produtivas do Sudeste: vinhos de colheita de inverno e azeites extravirgens da Mantiqueira com Lucas Amaral (EPAMIG)

14h às 15h – Hold Fire

15h: Educação e Qualificação no Agronegócio com Gladiz Mariotto (Já Entendi Agro)

16h: E se a semente não morrer? Com Fernanda Maria Rodrigues Castro, CEO da Master You Treinamentos

18/7 Auditório 2 
10h30: Cachaça de Alambique de qualidade: condições e exigências para se chegar ao mercado com Wagner Dibai (IMA)

11h30: Prevenção e Controle de Incêndios Rurais com Robson Thiago Xavier de Sousa Gerente de Planejamento Agrícola, desenvolvimento Agronômico e controle de qualidade do grupo CMAA

14h: Tecnologia Agro – As novas cadeias produtivas do Sudeste: vinhos de colheita de inverno e azeites extravirgens da Mantiqueira

15h: Estratégias e desafios da comercialização de commodities, Anderson Tossani, Estrategista da Plataforma Sapiens.Agro

16h: Calcário para a construção da fertilidade do perfil do solo, Josias Gaudêncio, Coordenador-geral do Grupo de Pesquisa em Manejo de Sistemas de Produção (GMAP)

17h: O Tempo e a Tecnologia, Polyana Christmann Engenheira agrônoma.

Gabarito Educação participa do 11º Festival Literário de Araxá promovendo oficinas e mesas redondas

O 11° FLIARAXÁ  de 2023 comemora mais um ano de sucesso. Com o tema “Educação, Literatura e Patrimônio” o festival traz diversas atrações e reflexões, que permeiam a literatura, a música e a gastronomia. Nessa edição, além da programação internacional/nacional e a programação infanto juvenil, os 130 anos de Mário de Andrade estão presentes nos ciclos de debates acerca da identidade do autor de Macunaíma. O evento acontece tanto de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, quanto digitalmente, por meio das redes sociais e YouTube.

O Gabarito Educação estreou, nesse ano, a sua participação no FLIARAXÁ promovendo mesas redondas, oficinas e contações de histórias, contando com a presença de mais de 30 educadores da instituição ao longos de todos os dias do evento. Uma vasta programação está sendo oferecida com um olhar interdisciplinar, por meio do envolvimento de arte, educação e literatura em cada atividade. Da oficina de bonecas Abayomys às mesas redondas como a do projeto “Raízes – Em busca do nosso passado e patrimônio cultural negro”. As atividades são conduzidas principalmente por professores e membros da equipe pedagógica.

A Gestora do Gabarito Educação, Amanda Abdalla, ressalta a importância da participação no Fliaraxá, destacando a relevância das oficinas e mesas redondas oferecidas. “Estamos muito entusiasmados em fazer parte deste evento tão relevante no cenário nacional. Acreditamos no poder transformador da educação que ultrapassa as paredes das escolas. É uma oportunidade única de contribuir para a formação das crianças e jovens, além de compartilhar experiências com outros educadores e escritores”, afirma Amanda.

O 11º Fliaraxá presta homenagem às autoras Eliana Alves Cruz e Líria Porto, que participarão de mesas na programação, e tem como patrono Mário de Andrade, em celebração aos seus 130 anos de nascimento. Dentre os destaques do evento, estão alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional.

As oficinas abordam jogos teatrais, contações de histórias  e reflexões sobre nossas habilidades socioemocionais, proporcionando um espaço de interação e estímulo à imaginação e ao pensamento crítico. “Acreditamos em um mundo onde os pequenos cidadãos são transformadores de suas histórias e do mundo, por meio da produção do conhecimento e vivências que proporcionam memórias afetivas com a leitura”, afirma Patricia Cunha, Gestora de Marketing.

Além disso, o 11º Fliaraxá reserva um espaço especial dedicado às crianças, em todas as edições. Ao todo, cinquenta atrações compõem uma variedade de atividades que prometem encantar e divertir os pequenos, proporcionando momentos únicos de aprendizado e diversão. Vale ressaltar que toda a programação é gratuita, sendo necessário retirar os ingressos na plataforma Sympla.

Confira abaixo a programação do Gabarito Educação no 11º Fliaraxá:

5/7 – quarta-feira

9h30 – “Jogos teatrais: criação e brincadeiras” – Cláudia Miranda, Narlo Santos e Poliana Diniz (Auditório 3)

10h30 – “Brincadeira nas margens poéticas: concretizando poemas” – Rosiely Brito e Khal Rens (Auditório 3)

10h30 – “Era uma vez: recortando belas e feras dos contos de fadas” – Ana Claudia Theodoro, Eliana Araújo, Priscilla Borges. Com intervenção musical de Denise Fuzaro (Auditório 2)

16h – Contação de História – “Modelando Conto de Fadas” – Sabrina Gomes, Christiane Vale, Monalisa Noronha e Maira Soares (Auditório 3)

6/7 – quinta-feira

10h30 – “Patrimônio Cultural Negro como espaço para o afeto” – Ana Cláudia Theodoro e Luciano Moicano. Mediação: Carla Silva (Auditório 3)

10h30 – “Projeto Raízes: em busca do nosso passado” – Com Alisson Romualdo, Antônio Bonesso e Lúcio Gama. Mediação: Amanda Abdalla (Auditório 2)

7/7 – sexta-feira

9h30 – “Oficina tecendo contos: técnicas e dicas para melhorar a escrita” – Flávia Guerra, Luciene Teixeira e Raphael Araújo. Com intervenção poética de Seleida de Paiva (Auditório 3)

10h30 – “Oficina de bonecas Abayomis: criatividade e memória” – Mara França, com intervenção musical de Janaína Santiago (Auditório 3)

8/7 – sábado

15h – Contação de História – “Histórias de Monstros: (de)forme a sua” – Gisele Pimentel e Maria Carolina Rodrigues. Intervenção poética com Seleida de Paiva (Coreto)

O Gabarito Educação convida todos a participarem das atividades oferecidas no 11º Fliaraxá e aproveitarem o rico ambiente literário e cultural que o festival proporciona. Para mais informações sobre a programação completa e retirada de ingressos, acesse o site oficial do evento.

No Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, a 1900 Pizzeria comemora através de uma promoção exclusiva com venda do Vale-Pizza

0

Para os amantes de uma boa massa, em São Paulo, o Dia da Pizza será celebrada pela 1900 Pizzeria com promoções especiais dos seus tradicionais Vales-Pizza, que em 2023 ocorrerá entre os dias 10 e 11 de julho pelo site (https://www.1900.com.br/valepizza) ou pelo aplicativo da marca, e contará com até 40% de desconto no valor habitual de cada pizza.

Após a compra pelo valor de R$79, a pizza poderá ser trocada entre os dias 12 de julho a 31 de agosto, de forma presencial, nos salões da rede e retirada ou por pedidos em delivery. Lembrando que a compra dos vales nos dias 10 e 11 são ilimitados.

Erik Momo, CEO da Millenovecento, conta que haverá uma pré-venda com uma promoção ainda maior. No domingo, dia 09 de julho, dia anterior ao Dia da Pizza, quem estiver cadastrado na página da promoção, poderá comprar o vale por R$69,90. É preciso se atentar, pois serão apenas 1900 vales com limite de, no máximo, dois vales por CPF cadastrado no site.

A 1900 Pizzeria possui 11 casas, oito restaurantes e mais três operações dedicadas exclusivamente ao serviço de delivery, e o uso do Vale-Pizza pode ser feito em quaisquer casas da rede, em qualquer dia da semana. Todos os sabores e tamanhos servidos pela Millenovecento estarão disponíveis para troca dos vales.

Acompanhe 1900 Pizzeria nas redes sociais:
https://instagram.com/1900pizzeria
https://youtube.com/@1900Pizzeria
https://www.facebook.com/1900pizzeria
https://instagram.com/erikmomooficial
http://1900.com.br

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

TAGS: 1900 Pizzeria, Erik Momo

Especialistas internacionais se reúnem no evento “Asas de Aço” para discutir posicionamento de marca no mercado global

0

No último sábado, Lisboa tornou-se o epicentro das discussões sobre posicionamento de marca no mercado global, com a realização do prestigioso evento “Asas de Aço”. Organizado por Valdilene Vikine, o encontro reuniu algumas dos principais especialistas sobre o tema do cenário internacional para compartilhar estratégias fundamentais de sucesso empresarial.

Entre os participantes ilustres, destacou-se a presença da renomada empresária e autoridade internacional em posicionamento de marca, Catarina Coelho. Com sua ampla expertise e conhecimento aprofundado do setor, Catarina compartilhou insights valiosos e práticas inovadoras para auxiliar empreendedores e profissionais a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

O evento, realizado nohotel Vila Gale Opera, proporcionou um ambiente propício para troca de experiências e networking entre os participantes. Reunindo profissionais de diversas áreas, o “Asas de Aço” permitiu a interação direta com especialistas de renome, enriquecendo o aprendizado e estimulando a conexão entre os presentes.

Além de Catarina Coelho, outros nomes influentes da cena portuguesa marcaram presença no evento. A advogada e palestrante internacional Mara Catarina, recém-nomeada membro do seleto grupo G100.

Keyla Piccoli, coach internacionalmente reconhecida, ofereceu orientações valiosas sobre liderança e desenvolvimento pessoal.
A especialista em marketing e mercado internacional, Patrícia Caetano, contribuiu com sua vasta experiência, revelando estratégias eficazes para o crescimento e a expansão de negócios além das fronteiras nacionais. A estrategista de imagem de renome, Renata Aron, destacou a importância da construção de uma reputação sólida e autêntica no mercado global.

Izabel de Paula, CEO das renomadas clínicas que levam seu nome, compartilhou suas práticas inovadoras no setor de saúde e bem-estar, enfatizando a necessidade de alinhar a imagem da marca com valores de cuidado e qualidade.

O evento constrói com outras palestras inspiradoras, uma programação repleta com painéis de discussão interativos e workshops práticos, os participantes puderam absorver conhecimentos fundamentais para aprimorar suas estratégias de marca e posicionar-se de forma assertiva em um contexto internacional altamente competitivo.

Suburbia – Escola Suburbana de Cinema – está com inscrições abertas gratuitas

0

Os moradores do subúrbio carioca terão a oportunidade de aprender mais sobre produção audiovisual. Isso porque a partir do dia 11 de julho a Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, recebe o projeto SUBURBIA – Escola Suburbana de Cinema, uma ação que trata de práticas em realizações cinematográficas, tendo como tema e sendo produzidas pela população suburbana do Rio de Janeiro. O projeto, coordenado pelo multiartista Giuliano Lucas, da Ventana Fotografia e Cinema, tem inscrições abertas até o dia 08 de julho. 

Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas exclusivas para moradores do subúrbio carioca, com destaque para Zona Norte e região do Complexo da Penha. Em quase 40 horas de capacitações, serão realizadas atividades práticas que envolvem diferentes etapas de produções audiovisuais, bem como estratégias de sustentabilidade e continuidade dos trabalhos realizados pelos participantes.

“O projeto surge da carência e urgência de instituições de ensino audiovisual na Zona Norte Carioca. Meu objetivo é me ver e ver todo o subúrbio representado nas telas, na frente e atrás das câmeras”, afirma Giuliano Lucas. 

As aulas terão início no dia 11 de julho e serão realizadas sequencialmente até dia 22 de julho, com pausa aos domingos e são totalmente gratuitas.

“A proposta é ser o primeiro passo para muita gente no segmento audiovisual e que, através da Escola Suburbana de Cinema, tenham acesso a conhecimento e ferramentas que possibilitam trilhar caminhos nas diversas atividades e profissões da Indústria Audiovisual. A ideia é que os participantes tornem-se realizadores ativamente inseridos da economia criativa da cidade, do estado do Rio de Janeiro e do País”, finaliza.

Serviço:

SUBURBIA – Escola Suburbana de Cinema

Onde: Arena Carioca Dicró – Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha

Circular, Rio de Janeiro – RJ, 21210-500

Período: 11 de julho de 2023 – 22 de julho de 2023, exceto aos domingos.

Horário: das 13h30 às 17h

Informações: https://www.giulianolucas.com.br | https://www.instagram.com/suburbia.escola/

Inscrições: https://www.instagram.com/suburbia.escola/?igshid=ZDc4ODBmNjlmNQ%3D%3D