quinta-feira, junho 25, 2026
Início Site Página 804

Para além da capacitação: estudantes incentivam o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável em Uberlândia

Inspirados por um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, grupo de oito estudantes desenvolveu ações para empoderar e incentivar o empreendedorismo entre pessoas em vulnerabilidade social, em Uberlândia.

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável; o emprego pleno e produtivo; e o trabalho decente para todos. Esse era o objetivo de oito estudantes dos cursos de Fisioterapia e Psicologia do Centro Universitário Una – que integra o Ecossistema Ânima –, em Uberlândia. Juntos, eles promoveram uma série de cursos profissionalizantes para a ONG Ação Moradia, empoderando e auxiliando o grupo em atividade a iniciar o próprio negócio e obter renda.

A ideia para essa ação nasceu quando os estudantes foram instigados a escolher um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no trabalho final da Unidade Curricular de Saúde Única, ministrada pelas professoras Cristiana Gontijo e Flávia Regina Nascimento Toledo. As ODS são estratégias de ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade em todos os lugares.

O grupo optou pela 8ª ODS: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Sabendo que a Ação Moradia – uma instituição filantrópica sem fins lucrativos de Uberlândia – realiza cursos profissionalizantes de manicure, pedicure, cabelereiro e outros, os estudantes elaboraram um cronograma de atividades que pudesse complementar, de forma prática, os aprendizados dos beneficiados pela ONG, de acordo com as necessidades e a realidade da instituição.

Ajustado o cronograma com coordenadores e diretores da ONG, os alunos ministraram aulas de: empreendedorismo, educação financeira, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, precificação de produtos e serviços, prospecção de clientes, saúde do trabalhador, Código de Defesa do Consumidor e mais. As aulas foram ministradas em todas as terças-feiras, entre as 13h30 e as 17 horas. No final, foram realizadas três reuniões com a instituição, com retorno positivo por parte dos beneficiados.

“O feedback recebido dos alunos e participantes dos cursos foram amplamente satisfatórios, como mudanças de comportamento, atitudes e ações práticas e aplicadas em sua vida. Nós observamos, também, o crescimento no número de atendimento e de clientes, uma vez que os beneficiados passaram a aplicar o conteúdo aprendido”, relata o estudante do curso de Psicologia da Una, Rubens Rocha. O resultado foi tão positivo que, ao final das aulas, algumas alunas da ONG propuseram uma consultoria para o pós-curso e encerramento das atividades.

“Notamos, também, o aumento da autoestima dos envolvidos e a consciência de serem capazes de mudar suas vidas para melhor, através de uma atividade que pudesse não só dar retorno financeiro, mas transformar suas vidas, inovar, criar, realizar e assumir a posição de protagonista”, expressa Rocha. “Entendemos que o trabalho digno pode ser a chance de romper um ciclo vicioso de desigualdade e que isso é essencial para criar melhores condições para a organização individual e familiar, para saúde mental do trabalhador e para a sustentabilidade das sociedades”.

O grupo foi formado pelos estudantes dos cursos de Psicologia e Fisioterapia da Una, Daniela Cristina, Delmira de Almeida, Maria Eduarda Ribeiro, Isadora Farias, Marisa Ferreira, Otávio Augusto, Rubens Rocha e Vitor Santos. Para eles, essa atividade foi muito importante para a formação enquanto futuros profissionais. “As atividades desenvolveram ainda mais o nosso senso de dever, compromisso e responsabilidade perante nós mesmos e para com a sociedade”, finalizam.

Viven, ONG que leva educação por meio de vivências a escolas de todo Brasil, anuncia primeira edição nacional do seu Festival Videos for Change

0

Evento incentiva que jovens e adolescentes assumam protagonismo e debatam temas de impacto da sociedade

A ONG Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor – lança a primeira edição nacional do seu Festival Vídeos for Change. O evento propõe a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil produzir vídeos de duração de um minuto sobre causas que eles acreditam merecer visibilidade. O projeto envolve o aprendizado profundo sobre o tema, por meio de debates, análises e práticas, além de apoio para que os estudantes realizem todas as etapas da produção do vídeo, desde a escolha da causa que será apresentada até a criação do roteiro e técnicas para edição e gravação. Todos os professores dos alunos participantes são formados pela Viven para que apoiem a execução do projeto.

Em 2022, a Viven organizou 12 festivais regionais do Desafio Videos for Change, abrangendo 16 localidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe que movimentaram mais de 3,5 mil alunos de 108 escolas e 337 professores. Cerca de 500 vídeos foram inscritos e analisados por 55 jurados voluntários e indicados em votação popular por 15 mil pessoas. Desse total, 81 foram premiados por um corpo de jurados multidisciplinar em categorias como originalidade, criatividade, melhor uso de recursos técnicos, narrativa coerente e voto popular. Agora, na primeira edição nacional do evento, os 81 vídeos serão levados novamente à votação popular e à análise de jurados, como Luana Genot e Sônia Guimarães.

“Estamos muito felizes de apresentar nacionalmente o projeto, que, vale dizer, engloba um movimento que vai muito além do Brasil. Ele é internacional e tem o objetivo de dar oportunidade a jovens e adolescentes serem ouvidos e explicitarem suas preocupações e posicionamentos”, explica Lina Wurzmann, presidente e fundadora da Viven. “Com isso, os estudantes se aprofundam em temas que julgam relevantes e amplificam suas vozes e protagonismo”, complementa.

O trabalho da Viven teve origem na High Resolves, organização pioneira que, desde 2005, tem como missão viabilizar a educação cidadã por meio de metodologias inovadoras na Austrália e em outros países espalhados pelo mundo. O trabalho utiliza conceitos da neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática. Atualmente, a High Resolves e a Viven fazem parte da Accelerator, uma organização mundial.

“A proposta da Viven é promover a educação cidadã, por meio de vivências, pois acreditamos que é preciso sentir para transformar. Para isso, usamos atividades como jogos, roda de conversa e outras experiências para que os estudantes ampliem o seu olhar sobre a sociedade e se tornem cidadãos mais críticos e comprometidos com a transformação social”, diz Anna Colacino, diretora executiva da organização.

No Brasil desde 2019, a ONG já implementou sua metodologia em 318 escolas de 111 cidades, contando com mais de 170 mil participações de estudantes nas vivências desenvolvidas. Os professores são fundamentais para a proposta da organização, que forma os profissionais com o objetivo de apoiá-los na implementação do método. “Formamos os professores pois eles têm o vínculo com seus estudantes, o que gera mais conexão e transformação no longo prazo. Nosso objetivo maior é contribuir para que os estudantes tenham melhores desempenhos acadêmicos, senso de pertencimento à escola e suas comunidades, consciência social, e atuem em prol da coletividade pautados por justiça social”, diz Colacino.

A votação popular do Festival Nacional do Desafio Videos For Change ocorrerá no período de 28 de agosto a 10 de setembro e qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site http://brasil.videosforchange.org/. A escolha dos melhores vídeos vai considerar ainda a votação dos jurados. O anúncio dos ganhadores ocorrerá em 19 setembro em uma Live no YouTube.

3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada registra quebra de recordes e movimenta a economia de Uberlândia-MG

Evento atrai mais de 1.300 pessoas, gera empregos e injeta meio milhão de reais na economia da região.

A 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada realizado, entre os dias 28 e 30 de julho, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de movimentar a cena esportiva da região, trouxe um incremento também para a economia local com a geração de empregos. Um público estimado de mais de 1.300 pessoas, com visitantes de diversas localidades do Brasil, marcou presença no evento realizado na pista do Arena Race.

Segundo a CBA e a M&L Produções, empresa organizadora do campeonato, o evento movimentou em torno de R$ 500 mil pulverizados entre estrutura da etapa, rede hoteleira, gastronomia e transporte da cidade, além de gerar em torno de 300 empregos diretos.

Ao todo foram 90 pilotos inscritos sendo: 78 carros e 12 drags júnior de diversos estados do país. Para dar suporte à prova, participaram, ainda, aproximadamente: 130 mecânicos, mais de 50 preparadores e mais de 30 pessoas envolvidas na organização direta desta etapa.

Na pista, carros super potentes quebraram recordes. “Essa etapa de Uberlândia nos surpreendeu. Foram batidos recordes da pista em várias categorias e teve também recordes nacionais na categoria Dragster Junior”, informa o presidente da Comissão Nacional da Arrancada da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, Fábio Félix Pascoal.

Entre os recordes de pista nesta edição, destaque para Categoria Força Livre Traseira – FLT, do piloto Fabiano “THE RED CARBON” Pinto, com o tempo de 4s760 em 201 metros atingidos pelo seu GM Chevette, com motor C20XE.

Outro destaque foi para a categoria Força Livre Dianteira – FLD, com o piloto Sergio “Sapinho” Ganga: tempo 4s781, no seu VW GOL G6 e motor AP 16V.

Quem fez bonito na Categoria Traseira Turbo A – TTA, foi o piloto Marcio Valmor Julio, na sua Caravan com motor 6 cilndros turbo, atingindo 201 metros em 4s855.

O destaque desta edição do Campeonato Brasileiro de Arrancada ficou, sem dúvida, para a garotada do segmento Dragster Júnior. Na categoria Dragster Junior – Drag-J 10, Samuel Alves de Paula destacou-se com o novo recorde nacional e o tempo de 10s011.

E na categoria Dragster Junior – Drag-J 11, a melhor da pista foi Isabella Pedroso com o tempo de 11s083, novo recorde conquistado durante esta etapa.

“Os nossos pequenos vêm nos surpreendendo a cada etapa do campeonato, o que demonstra que esse esporte é para toda família e que eles têm grande potencial para se destacarem na arrancada”, comenta Fábio Pascoal.

Os demais recordes da 3ª etapa podem ser conferidos no site:  https://dragsterbrasil.com/recordes-pista.php?pista=3.

O campeonato tem a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e é realizado pela M&L Produções. A etapa contou ainda com o patrocínio da SudacreD Financiamentos e SudaseG Seguradora.

Em 2023, são quatro etapas. A primeira foi realizada, em fevereiro, no Velopark (Nova Santa Rita-RS), a segunda em maio, no Race Valley (Tremembé-SP), e a 3ª em Uberlândia-MG no Arena Race.

A última e decisiva etapa, programada para setembro, já tem local definido pela organização: será novamente na Pista Race Valley em Tremembé-SP entre os dias 22 e 24.

Para outras informações acesse: https://www.cba.org.br/campeonato/home/319/brasileiro-de-arrancada

Porto Imperial: pousada, em Paraty, entra no clima do Dia dos Pais

0

A semana traz as preparações para o Dia dos Pais. No próximo domingo (13), inúmeros filhos terão um dia inteiro para homenagear e agradecer a eles o amor, o carinho e a dedicação, proporcionados, desde o nascimento. E para isso, nada melhor que escolher um lugar para que todos os minutos, com o Papai, sejam inesquecíveis: a Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ), que neste momento, oferece 15% de desconto, em razão da data.

A Pousada Porto Imperial pertence ao Grupo Portobello e há quatro décadas, deixa, nos corações e nas memórias de seus hóspedes, marcas, altamente positivas. Durante a estadia, quem estiver por lá, poderá aproveitar a piscina e, ainda, saborear a culinária local, em um delicioso passeio pelo centro histórico da cidade.

Serviço:

Rua: Tenente Francisco Antônio S/N, Centro Histórico de Paraty, Paraty, CEP 23970-000, Brasil

Instagram: @pousadaportoimperial

Comércio no feriado de Nossa Senhora da Abadia é facultativo

0

A CDL Uberlândia informa como ficará o horário do comércio no feriado de 15 de agosto, terça-feira. De acordo com a Cláusula 11ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari – Secua e o Sindicato do Comércio de Uberlândia – Sindicomércio, é facultado o trabalho na terça-feira, 15 de agosto (Nossa Senhora da Abadia) para o comércio varejista de gêneros alimentícios e afins. A prática de abertura é adotada pelas grandes redes.

Já para o comércio varejista de bens e serviços, também é facultado o trabalho no dia 15, limitado o funcionamento dos estabelecimentos das 9h às 18h, ou seja, as empresas do setor poderão abrir no horário determinado, porém o comércio da cidade adota a prática de não abrir, salvo as grandes redes.

Na data mencionada, para ambos os segmentos, as horas efetivamente trabalhadas serão pagas como dobra, conforme previsto em lei, sendo vedada a compensação das mesmas.

Workshop aborda desafios dos nematoides na cafeicultura do Cerrado

Iniciativa visa buscar soluções para aumentar a produtividade e lucratividade dos cafeicultores da região

No próximo dia 17 de agosto será realizado o Workshop “Desafios dos nematoides na cafeicultura do Cerrado”, no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio (MG). O evento gratuito é uma iniciativa da Região do Cerrado Mineiro (RCM), por meio da Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado (Fundaccer), em parceria com a Associação dos Cafeicultores da Região do Carmo do Paranaíba (Assocafé), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café).

O objetivo do evento é discutir temas relevantes para o manejo eficiente dos nematoides, uma das principais pragas e doenças que impactam negativamente a produtividade e lucratividade dos cafeicultores na região. Os nematoides estão presentes em quase todas as regiões cafeeiras e podem prejudicar a longevidade e produtividade dos cafeeiros, chegando a causar a morte das plantas, diminuindo a vida útil da lavoura.

As espécies de nematoides do gênero Meloidogyne spp e Pratylenchus são particularmente danosas ao cafeeiro e possuem ampla distribuição geográfica, o que representa um desafio significativo para os produtores da região.

O workshop contará com a participação de palestrantes renomados em suas áreas de atuação, especialistas em cafeicultura, agrônomos de cooperativas, associações e consultores convidados, que estarão compartilhando suas experiências.

“A participação no workshop é de extrema importância para os cafeicultores da região do Cerrado Mineiro, pois permitirá a troca de experiências, o acesso a informações atualizadas sobre o manejo dos nematoides, e a busca por soluções eficientes para enfrentar esse desafio que afeta a cafeicultura local”, destaca Francisco Sérgio de Assis, presidente da Fundaccer.

Uberlândia-MG será primeira cidade de interior a receber evento do Ministério da Cultura para debater novidades em leis de incentivo

Encontros contribuirão para entendimento do novo marco legal do fomento à Cultura.

A cidade de Uberlândia-MG recebe, no próximo dia 25 de agosto, o encontro estadual com proponentes e dirigentes culturais realizado pelo Ministério da Cultura. O evento, que já passou pelas capitais do Sudeste, Belém, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e João Pessoa, está confirmado em agosto para seu primeiro destino em uma cidade do interior do país.

Mais de três mil dirigentes culturais já estiveram presentes nos diálogos promovidos pelo MinC colaborando com ideias para a formação de uma nova Instrução Normativa para o setor. As discussões que contam com as presenças do Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes e do Diretor de Fomento Indireto, Odecir Costa, vão embasar o entendimento sobre o marco legal para acesso aos recursos para a Cultura.

Em Uberlândia, o evento acontecerá na sede do SEBRAE. As inscrições estão abertas no link .

Seminário em Uberlândia discutirá a importância do setor cultural para a economia
O envolvimento dos agentes do setor Cultural em debates como o programado pelo MinC para Uberlândia é fundamental para a criação de uma normativa e de políticas que atendam plenamente a área da Cultura. Apenas para 2023 a estimativa é de que R$10 bilhões de reais estejam disponíveis para projetos pelas diversas leis de incentivo. Recursos que geram grande impacto na economia. Em 2022 a Fundação Getúlio Vargas estimou que cada real investido em Cultura pelas principais leis de incentivo em São Paulo gerou R$ 1,67 para a economia. Já o Observatório Itaú Cultural, em relatório divulgado em 2023, estimou em R$ 230 bilhões a movimentação econômica da cultura e das indústrias criativas. Um valor superior ao gerado pela indústria automobilística.

Para Rubem dos Reis, diretor da Balaio do Cerrado Produções, empresa com quase três décadas de atuação no setor cultural, “são números que dão uma dimensão da relevância do nosso segmento”. Muitos agentes da economia já perceberam isso e estão adiantados na compreensão das possibilidades que esse mercado traz”, conclui Rubem.

Em setembro a Balaio do Cerrado realiza o Seminário de Economia da Cultura, evento que chega à sua quinta edição.     “Estamos em um segmento que gera empregos, distribui renda e que é fundamental para o cumprimento das agendas de desenvolvimento e sustentabilidade. A produção cultural fomenta a economia e a própria economia é fruto da cultura que desenvolvemos. Há cinco edições debatemos em nossos encontros essa aproximação. Em 2023 nosso evento chega à maturidade com uma compreensão mais clara da sociedade sobre o peso do nosso setor”, disse Rubem dos Reis.

“O objetivo do Grupo Skytech é transformar o mercado de assistência técnica”, diz Michelle Melhem

0

Empresária compartilha conhecimentos e apoia a capacitação de empreendedores regionais e imigrantes

A empresária do ABC paulista, Michelle Menhem, tem se tornado destaque em ações com foco no empreendedorismo. Hoje CEO da Skytech, ela inclusive planeja um evento destinado à capacitação de empreendedores regionais e imigrantes formais e informais na capital paulista.

Nascida em São Bernardo do Campo, Michele iniciou sua trajetória como empreendedora com uma pequena loja no Brás. Após cursar psicologia e pedagogia, ela lecionou e trabalhou como pedagoga, psicopedagoga e diretora de ensino em São Paulo. Depois de uma rápida passagem pelo Paraná, retornou à capital paulista para trabalhar com fornecimento de peças e componentes para o reparo de smartphones, abrindo uma pequena loja. Em um novo ramo, decidiu fazer um curso de assistência técnica para se aprimorar, o qual acabou resultando na criação do primeiro evento voltado a técnicos de celulares: o Tech Channel.

Não demorou, e, em sua terceira edição, ela se uniu ao seu atual sócio, o professor Leandro Jumper, e criou o Centro de Capacitação Tech Channel, localizado no Brás.

Com o crescimento de dua empresa, abriu novas unidade e inaugurou a “Sky Machinne” ao lado da “Skytech”. O sucesso dos negócios também resultou na criação do “Tech Channel”, um centro de capacitação que visa suprir a demanda por profissionais qualificados na área de assistência técnica.

“O objetivo do Grupo Skytech é transformar o mercado de assistência técnica, valorizando os profissionais e oferecendo produtos e serviços de qualidade”, diz MIchelle.

O grupo forma uma comunidade de profissionais e empreendedores que se apoiam mutuamente, buscando cada vez mais aperfeiçoamento em eventos como o ‘Empreendendo com Michelle’, que será realizado em São Paulo e posteriormente em outras seis capitais do Brasil até o final deste ano.

O evento ‘Empreendendo com Michelle’, é aberto a trabalhadores de todas as áreas e será focado em capacitar os participantes sobre como se formalizar e empreender, proporcionando-lhes oportunidades para melhorar sua situação profissional e econômica e vai treinar 110 pessoas em um único dia. O público da primeira palestra será composto em maioria pela inclusão de imigrantes de diversas nacionalidades como bolivianos, colombianos, sírios, haitianos, chilenos, indianos, angolanos, nigerianos, entre outros. Para as próximas rodadas de palestras, o público alvo são novos empreendedores que buscam se aprimorar ou ainda a formalização de seus negócios.

“Nosso objetivo é ajudar essas pessoas a iniciar ou formalizar seus pequenos negócios. A região do Brás concentra muitos trabalhadores imigrantes que precisam de um apoio para se estruturar. Nossa colaboração será no sentido de ensinar o caminho e incentivar para que possam trabalhar da maneira certa, e principalmente para que possam ter a tranquilidade de poder trabalhar de maneira digna todos os dias”, pontua a empresária.

Léo Santana e Any Gabrielly estão confirmados na dublagem de “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”

0

Léo Santana e Any Gabrielly falam sobre sua ligação com As Tartarugas Ninja em novo vídeo de divulgação de Caos Mutante, que chega aos cinemas no dia 31 de agosto. Ambos são parte do elenco de dublagem da nova animação da Paramount Pictures, na qual Any cederá a voz para April O’Neil e Léo Santana para o mutante Genghis Rã. A direção de dublagem é assinada por Wendel Bezerra, conhecido por diversos personagens da cultura pop, como Bob Esponja e Goku.

Any é uma voz já conhecida no universo da dublagem, tendo como principal trabalho a protagonista do filme “Moana”, de 2017. Em “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”, Any dubla a principal parceira das Tartarugas, April O’Neil, uma adolescente aspirante à jornalista que, na busca por uma reportagem investigativa, vai ajudá-los a desvendar um misterioso sindicato do crime.

Já Léo Santana estreia na dublagem dando voz à Genghis Rã, o menor dos mutantes que faz parte da equipe do Super Mosca. No vídeo, o cantor afirma que os personagens fizeram parte da infância dele e que se lembra de acordar cedo e acompanhar na televisão enquanto tomava café da manhã.

Em Caos Mutante, o público vai acompanhar a busca das Tartarugas por tentar conquistar os corações dos nova-iorquinos através de atos heróicos, tentando serem aceitos como adolescentes normais. A sua nova amiga April O’Neil, os ajudará a derrubar um misterioso sindicato do crime, mas as coisas se complicam quando um exército de mutantes se volta contra eles. Distribuído pela Paramount Pictures e a Nickelodeon Movies, “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” chega aos cinemas brasileiros em 31 de agosto.

Paramount Pictures e Nickelodeon Movies Apresentam

Uma produção da Point Grey

Dirigido por

Jeff Rowe

Co-Diretor

Kyler Spears

Baseado nos personagens de the Teenage Mutant Ninja Turtles Criados por Peter Laird e Kevin Eastman

Produzido por

Seth Rogen, Evan Goldberg, James Weaver

Produtores Executivos

Ramsay McBean, Josh Fagen

Elenco

Micah Abbey, Shamon Brown, Jr., Hannibal Buress, Rose Byrne, Nicolas Cantu, John Cena, Jackie Chan, Ice Cube, Natasia Demetriou, Ayo Edebiri, Giancarlo Esposito, Post Malone, Brady Noon, Seth Rogen, Paul Rudd, Maya Rudolph

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante – 31 de agosto nos cinemas

paramountbrasil

tmntmovie

Instagram

Twitter

Facebook

“Não estou quebrado”, diz Cafu em entrevista

0

O capitão do penta explicou suposta dificuldade financeira à TV Record

O ex-jogador de futebol Cafu, em entrevista ao programa Domingo Espetacular, no último domingo, 6, na TV Record, comentou acerca das notícias que têm circulado na imprensa sobre a sua suposta dificuldade financeira. O capitão do penta disse que não está “quebrado” e que a casa dele não irá a leilão como tem sido veiculado. “Fui ajudar um grande empresário aqui de São Paulo. Emprestei a ele a minha imagem, emprestei algumas coisas, e acabou gerando essa dívida por confiar nessa pessoa. E a dívida gerou uma bola de neve. Os credores vieram até mim pra cobrar essa dívida porque eu tentei, simplesmente, ajudar um amigo”, afirma. Ele demonstra confiança que essa questão será superada. “O mais importante é você saber dar a volta por cima. Nunca deixei o problema ser maior do que eu”, comenta Cafu.

Danilo Alves – Gestor de Evento; Ellen Calone – Gestora de Comunicação; Matheus Garavelo – Gestor de Imprensa; Marcelo Calone –
Diretor e Gestor de Marcas e Talentos; Bruno Garavelo – Gestor de Audiovisual; Kenbilly Fogolin – Gestora de Marketing e Brandon
Fogolin – Gestor de Tecnologia – Foto divulgação

Grupo CALONE®️ e a importância da gestão na carreira de Cafu

Durante a entrevista, Cafu ressaltou que é importante ter um grupo de gestão e jurídico para não errar nos negócios e nas escolhas. Atualmente, o capitão do penta é gestionado pelo Grupo CALONE®️. Como exemplo de direcionamento assertivo, o ex-jogador apresentou resultados expressivos em ações de publicidades da Havan, Toshiba e McDonald’s, Adidas e foi embaixador da Copa do Mundo realizada no Qatar, no ano passado. O sucesso pode ser explicado porque ele foi o último atleta a levantar a taça da Copa pelo Brasil, em 2002. Desde então, a Seleção não venceu mais o torneio. A facilidade da imagem de Cafu é identificada pelas pessoas. Isso permite às marcas conseguirem associá-lo diretamente ao futebol e com a nossa Seleção. Cafu também faz palestras motivacionais para empresas.