sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 357

Brasil supera meta da ONU no diagnóstico de HIV, mas ainda enfrenta desafios entre jovens e pessoas maduras

0

País avança no enfrentamento da aids como problema de saúde pública; especialistas destacam desafios relacionados ao comportamento, prevenção e combate ao estigma.

O Brasil alcançou, em 2023, uma das metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU) para a eliminação da aids como problema de saúde pública. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/aids (Unaids), 96% das pessoas com estimativa de viverem com HIV no país já foram diagnosticadas, superando a meta de 95%.

Os objetivos definidos pela ONU incluem também que 95% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento antirretroviral e, destas, 95% em supressão viral — condição em que o vírus se torna intransmissível. No Brasil, os índices gerais indicam 96% de diagnóstico, 82% de pessoas em tratamento e 95% de supressão viral. Embora o avanço seja significativo, desafios persistem em determinados grupos populacionais, como jovens de 15 a 24 anos e mulheres acima de 50.

Jovens: entre a percepção reduzida de risco e a influência digital
Segundo a infectologista Dra. Débora Letícia, dos hospitais Mater Dei Santa Clara e Mater Dei Santa Genoveva, o aumento dos casos de HIV entre jovens está ligado à maior liberalização sexual, aliada à falta de campanhas educativas contínuas e ao acesso limitado a informações de qualidade sobre prevenção. “O estigma e a discriminação também contribuem, dificultando o diagnóstico precoce e o aconselhamento adequado”, explica. Além disso, ela destaca o impacto das redes sociais e aplicativos de relacionamento no aumento de comportamentos de risco, bem como a diminuição do uso de preservativos, reflexo dos avanços no tratamento do HIV/aids.

Mulheres acima de 50 anos: diagnóstico tardio em relações consideradas estáveis
O aumento proporcional de diagnósticos de HIV em mulheres com mais de 50 anos está associado à ausência de uso de preservativos em relações consideradas estáveis, onde a percepção de risco é menor. “Muitas vezes, os parceiros estão expostos a comportamentos de risco, sem que elas saibam”, pontua a infectologista. Por outro lado, a busca mais frequente por atendimento médico por parte das mulheres facilita o diagnóstico precoce, contrastando com o comportamento de homens na mesma faixa etária.

Estratégias para ampliar o acesso à PrEP
A profilaxia pré-exposição (PrEP), medicamento preventivo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma ferramenta importante na redução de novos casos, mas seu acesso ainda é limitado por barreiras sociais e geográficas. A Dra. Débora cita o Ambulatório Herbert de Souza, em Uberlândia, como um modelo de atendimento humanizado que garante privacidade e acolhimento, essencial para superar o estigma e encorajar a busca pela PrEP.

Educação, prevenção e combate ao preconceito
Para reduzir os índices de infecção por HIV e outras ISTs, especialmente entre jovens e populações vulneráveis, a especialista enfatiza a necessidade de programas abrangentes de educação sexual em escolas, campanhas acessíveis e maior disponibilidade de métodos de prevenção, como preservativos, PrEP e PEP (profilaxia pós-exposição). Testagens rápidas e gratuitas também são importantes para o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento.

“A luta contra o HIV/aids vai além do atendimento clínico. Envolve combater preconceitos e garantir que todos tenham acesso à informação e ao cuidado”, conclui a Dra. Débora.

Com avanços significativos no diagnóstico e na supressão viral, o Brasil mostra progresso no enfrentamento da aids, mas precisa intensificar esforços para alcançar as metas em todos os segmentos da população, especialmente os mais vulneráveis.

Nova música de Tarcísio Doce Sedução promete encantar os corações apaixonados com parceria inédita no arrocha

0

O cantor sergipano Tarcísio Doce Sedução está pronto para encantar os corações apaixonados com o lançamento de sua próxima música, “Se Eu Soubesse”. A canção, uma parceria com o cantor Rafinha O Bom de Verdade, traz o estilo inconfundível do arrocha romântico e promete ser trilha sonora de histórias de amor por todo o Brasil. Ouça e baixe agora no Sua Musica por meio do link a seguir: https://www.suamusica.com.br/tarcisiodoceseducao

 

Composta por Anderson Gaudino e Nay Santos, “Se Eu Soubesse” foi apresentada a Tarcísio em 2013. Desde o primeiro momento, a música conquistou o cantor, que a integrou ao seu repertório e executou nos palcos por anos. Apesar das limitações de divulgação na época, a essência da canção nunca saiu de sua mente.

 

“Hoje, com uma visão mais madura e melhores condições de trabalho, acredito profundamente no potencial dessa música. Ela carrega sentimento e qualidade, pronta para alcançar novos horizontes”, conta Tarcísio.

 

A letra de “Se Eu Soubesse” explora um amor profundo e sincero, traduzido em versos que exaltam o desejo de reviver cada momento para amar ainda mais. “Essa canção é sobre o amor que transforma vidas e corações. Meu desejo é que ela toque profundamente os apaixonados e mostre que o amor sempre chega no momento certo”, explica o cantor.

 

Vale a pena ressaltar que esta nova música está sendo lançada em duas etapas: a música já está disponível, preferencialmente no Sua Música, e nos próximos dias chega aos aplicativos de streaming. O videoclipe estreia nesta sexta-feira, 13 de dezembro. As estratégias de marketing musical estão aos cuidados de Dhiego Bicudo, da Agência ICOMP e visam maximizar o alcance e o impacto do lançamento, marcando presença nas playlists do segmento e nos corações dos ouvintes apaixonados.

 

Rafinha O Bom de Verdade, soma à canção

 

A participação de Rafinha O Bom de Verdade, traz ainda mais emoção ao single. O cantor, que compartilha uma amizade de longa data com Tarcísio, aceitou o convite com entusiasmo. “Fiquei muito feliz quando ouvi a música, porque é uma letra muito bonita. Minhas expectativas são as melhores, acredito que ‘Se Eu Soubesse’ tem tudo para alcançar o sucesso que merece”, afirma o artista.

 

A música conta com arranjos de Alessandro Alves Santos e é interpretada por Tarcísio Doce Sedução e Rafael Messias (Rafinha). Com um toque único e uma melodia envolvente, “Se Eu Soubesse” é uma verdadeira celebração do amor.

Sobre Tarcísio Doce Sedução

 

Natural de Estância (SE), o cantor e compositor encontrou sua paixão pela música ainda na infância. Aos 14 anos, estreou no karaokê de uma pizzaria, conquistando elogios. Tempos depois foi convidado para fazer participações junto com o grupo de seresta Tok Music e chegou a cantar com o coral Vozes e Expressões da escola onde estudava. Desde então, a música passou a ser uma constante em sua vida. Seu primeiro projeto musical foi a banda “Sensação de Amor”. E com o Doce Sedução, banda da qual faz parte há mais de 21 anos, consolidou sua trajetória no cenário musical, inspirado por estilos como forró, sertanejo das antigas e música gospel, além de artistas como Tayrone, Tierry e Leonardo.

Seu repertório reflete experiências pessoais e histórias do cotidiano, que também inspiram suas composições, sempre carregadas de emoção e verdade. A música é para ele uma extensão do que viveu ao lado da família, marcada por momentos simples e felizes, como os banhos de represa e os esforços conjuntos na construção da casa onde seus pais ainda moram. Nos palcos, ele transmite o mesmo carisma e autenticidade, transformando cada show em uma celebração à vida e à alegria.

 

Faça o pre-save da música “Se Eu Soubesse” em seu aplicativo de música preferido:
https://smd.suamusica.cd/TarcisioDoceSeducao-SeEuSoubesse

Siga o cantor Tarcísio Doce Sedução no Instagram:
https://www.instagram.com/tarcisiodoceseducao/

Acompanhe o canal oficial de Tarcísio Doce Sedução no YouTube:
https://www.youtube.com/@tarcisiodoceseducao/videos

 

Com informações da Agência ICOMP | Assessoria de Imprensa 

DUO: Um marco de engenharia e inovação com o içamento de 10 piscinas

0

A Brasal Incorporações, filial Uberlândia, alcançou um marco na cidade no dia 26 de novembro com o içamento de 10 piscinas no empreendimento DUO. Com 42 andares, o maior prédio da cidade, o projeto estabelece um novo patamar de complexidade e inovação na construção civil de Uberlândia e região.

O içamento das piscinas, já revestidas e pesando 1,5 toneladas cada, foi realizado a impressionantes 131 metros de altura, utilizando tecnologia de ponta e equipes altamente capacitadas. Esse processo, que demandou meses de planejamento técnico e estratégico, evidencia como a engenharia pode superar desafios com criatividade, precisão e excelência.

Planejamento e execução: engenharia em alta performance
O içamento das piscinas é uma operação especializada, que no caso do DUO, envolveu torres metálicas, motores de alta potência e 150 metros de cabos de aço. Durante duas semanas, análises rigorosas foram realizadas, considerando fatores como movimentação da carga, condições climáticas e a estabilidade estrutural.

Para a engenheira civil Gabriely Dantas, o projeto foi um aprendizado significativo para todos os envolvidos. “Sem sombra de dúvidas, uma das melhores partes do nosso trabalho é ver o projeto finalizado. Cada detalhe foi pensado com muito carinho, desde o planejamento até a instalação. Ainda temos alguns ajustes a fazer, mas é muito gratificante saber que tudo deu certo e que o aprendizado em cada etapa foi imenso.”

Um Feito de Impacto Internacional
O sucesso do içamento posiciona o DUO como um empreendimento de referência não apenas na região, mas também no cenário nacional e internacional. Para o engenheiro de segurança Nilson Nogueira, o marco reflete a capacidade da Brasal de liderar projetos desafiadores. “Concluir um projeto a 131 metros de altura não é apenas um feito técnico, mas também uma demonstração de inovação e excelência. Esse trabalho servirá como referência e inspiração para projetos futuros.”

Embora empreendimentos internacionais como a piscina a 200 metros do 50º andar do The Palm Tower, em Dubai, inspirem a engenharia, o DUO se destaca pelo uso exclusivo de mão de obra e tecnologia brasileiras, consolidando o Brasil como protagonista em soluções inovadoras.

O DUO: Mais que um empreendimento, um símbolo de superação
Com o içamento das piscinas, o DUO se torna mais do que um marco arquitetônico: é um exemplo da união entre visão estratégica, inovação e o trabalho de profissionais dedicados. O empreendimento reafirma o potencial da engenharia brasileira em criar projetos que competem no cenário global, gerando histórias de superação e excelência.

O DUO é um testemunho de que, quando engenharia e arquitetura se unem à ousadia e competência técnica, é possível transformar não só o skyline de uma cidade, mas também a forma como ela é vista no mundo.

Sobre a Brasal
Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária, produção e distribuição de bebidas, concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011 e em 2015, lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia.

Nos seus 21 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 10 mil unidades entregues, em obra e lançadas, cerca de 1.6 milhão de m² construídos e 8 bi em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work). Além disso, seu Sistema de Gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQP-H/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade.

Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental.

A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança, gera resultado.

Center Shopping terá horários especiais para o Natal, a partir de 14 de dezembro

0

Para atender aos clientes com mais conforto e comodidade no período mais próximo ao Natal, o Center Shopping Uberlândia terá um horário especial de funcionamento, com ampliação em uma hora, a partir de 14 de dezembro. Confira os horários para este período e a virada do ano:

Data Lojas e quiosques Alimentação e lazer
Dia 14/12 (sábado) 10h às 23h 10h às 23h
Dia 15/12 (domingo) 14h às 21h 11h às 22h
Dias 16 à 21/12 (seg a sab) 10h às 23h 10h às 23h
Dia 22/12 (domingo) 14h às 21h 11h às 22h
Dia 23/12 (segunda) 10h às 23h 10h às 23h
Dia 24/12 (terça, véspera de natal) 10h às 18h 10h às 18h
Dia 25/12 Fechado Facultativo
Dias 26 à 28/12 (qui a sab) 10h às 22h 10h às 22h
Dia 29/12 (domingo) 14h às 20h 11h às 22h
Dia 30/12 10h às 22h 10h às 22h
Dia 31/12 (terça, véspera de ano novo) 10h às 18h 10h às 18h
Dia 01/01 Fechado Facultativo

Além deste novo horário, haverá a ampliação da quantidade de colaboradores para o apoio nas áreas comuns do Shopping, reforço na segurança e nos cuidados para garantir aos clientes uma melhor comodidade e conforto neste período de maior movimento. Para tornar a experiência ainda mais incrível, ao realizar compras no shopping os clientes podem concorrer a um panettone e  a uma caminhonete 0km.

Detalhes da Promoção ‘Compre e Ganhe’ Panettone Trufado Kopenhagen 
Acumulando R$900,00 em cupons fiscais gerados de 5 a 24/12, o cliente ganha um panetone Panettone Trufado Kopenhagen. A troca por panetones será única por CPF, e tem quantidade limitada. Para retirar o brinde, basta que o cliente apresente os cupons de compras no balcão localizado no Piso L2, em frente à Cacau Show.

Promoção ‘Compre e Concorra’ uma picape Ram Rampage 0km
A cada R$900,00 em compras realizadas nas lojas do Center Shopping entre 14 de novembro e 31 de dezembro, os clientes receberão 1 cupom para participar do sorteio de uma incrível caminhonete Jeem Commander 0km. Compras na Rommanel ou na Leitura do Center Shopping geram 2 números da sorte extras em cada uma das lojas, aumentando ainda mais as chances de conquistar o prêmio. O sorteio acontece dia 11 de janeiro.

cadastro das notas fiscais podem ser realizados no aplicativo do Center Shopping. Quem preferir pode comparecer no balcão localizado no Piso L2, em frente à Cacau Show Mega. Para mais informações e regulamento completo, visite o site do Center Shopping, centershopping.com.br.

59% dos brasileiros que vão usar o 13º Salário planeja quitar dívidas ou pagar contas básicas, revela pesquisa da Serasa

0

Com prazo para pagamento da última parcela do 13º marcado para 20 de dezembro, a maior parte dos brasileiros já se proAgramou para utilizar o dinheiro neste fim de ano. Pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revela que 66% dos consumidores planejam com antecedência como aproveitar o valor recebido.

Segundo o levantamento, 81% dos trabalhadores afirmam que pretendem gastar o valor total do 13º ou parte dele. O principal motivo apontado é quitar as dívidas (31%), pagar contas básicas de água, luz ou gás (28%) ou usar para viagens de férias (23%).

“A chegada do 13º Salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, comenta Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”.

Além dos gastos imediatos ou necessários, parte dos brasileiros pretendem poupar o benefício. Entre os entrevistados, 19% declararam que planejam guardar integralmente o 13º salário. Desses, 38% têm intenção de investir o valor, enquanto 29% pretendem usá-lo para criar um fundo de emergência e 21% para compor a poupança.

No Sudeste: pagar dívidas, mas de olho no futuro
Honrar as obrigações financeiras é o objetivo de 58,5% dos entrevistados dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No Sudeste, 68,6% dos trabalhadores planejam o destino do salário extra e 21,1% deles vai usar o dinheiro para pagar matrícula escolar, IPTU e IPVA e assim começar o ano mais folgados.

A população do sudeste também está preocupada com o futuro. Os dados apontam que em 12,4% das pessoas pretendem guardar o recurso para investir na própria educação no próximo ano. Outros 9,3% contam com o extra para dar mais vida ao sonho da casa própria, poupar (19,4%) ou até mesmo investir em um fundo de emergência 28,2%.

Chance de limpar o nome
Com recorde de negociação de dívidas registradas em novembro, a Serasa e a Febraban estenderam os benefícios do Feirão Limpa Nome até 20 de dezembro – mesma data do prazo final para pagamento da segunda parcela do 13º. Com mais de 1 mil empresas parceiras, consumidores podem quitar suas pendências com diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito, empresas de telecomunicação, varejo, concessionárias de contas básicas e mais. Confira os canais oficiais:

Site: http://www.serasalimpanome.com.br

App Serasa no Google Play e App Store

Agências dos Correios de todo o Brasil

Ônibus do Papai Noel já está no Terminal Central com passeio gratuito para a população

0

O veículo dirigido pelo Bom Velhino acompanhado por seus assistentes volta a transitar pelo centro de Uberlândia

O espírito natalino começa a tomar conta de toda a cidade. Uberlândia já começa a apresentar suas luzes de Natal em pontos tradicionais, muitas lojas já estão enfeitadas e o Papai Noel já chegou no Terminal Central para receber as cartinhas das crianças e fazer aquele registro fotográfico com a família. E agora a Comtec – administradora do Terminal Central – anuncia o retorno de algo muito esperado pela população: o Ônibus do Papai Noel.

Já faz um tempinho que ele não era visto no município, passamos por uma pandemia e agora O Papai Noel motorista e seus assistentes estão prontos para passeios pelo Centro de Uberlândia até o dia 24 de dezembro. As saídas acontecem de uma em uma hora entre 15h e 21h do estacionamento do Terminal na avenida João Pinheiro e de lá segue para pontos tradicionais do centro de Uberlândia.

E essa atividade é gratuita, disponível para toda população da cidade. Para participar basta pegar o voucher no espaço do Papai Noel, no Terminal Central, no espaço montado para o Papai Noel. O passeio dura entre 20 e 30 minutos. Crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável legal.

“É com muita alegria que trazemos o ônibus do Papai Noel de volta para o Terminal Central. As crianças estão de férias e os pais terão uma ótima opção de passeio com elas nesses dias tão mágicos. Para nós é uma forma de agradecer à população por mais um ano de parceria com o Terminal Central”, disse Luciana Gonçalves, diretora-presidente da Comtec.

SERVIÇO
O QUE: Ônibus do Papai Noel
QUANDO: de 11 a 24 de dezembro
SAÍDAS: 15h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h
PONTO DE PARTIDA E CHEGADA: estacionamento do Terminal Central na Av. João Pinheiro
GRATUITO: retirada do voucher de passagem no espaço do Papai Noel, que está montado na Praça de Alimentação do Terminal Central

Uberlândia encanta com passeio gratuito em ônibus de Natal

0

Ação começa hoje (12) e é uma iniciativa das empresas de ônibus do transporte público e da COMTE, com apoio da SETTRAN

O espírito natalino ganha um toque especial em Uberlândia com o lançamento do Ônibus de Natal, uma atração gratuita que promete emocionar e envolver a comunidade em uma experiência mágica e inesquecível. Organizado pela COMTEC e pelas empresas Autotrans, São Miguel e Sorriso de Minas, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, o projeto oferece passeios entre os dias 12 e 24 de dezembro, proporcionando momentos de alegria e conexão com a magia do Natal.

Crianças, famílias e visitantes terão a oportunidade de celebrar a união e a esperança em um cenário divertido. A iniciativa reflete o compromisso das empresas organizadoras em proporcionar momentos de lazer e fortalecer o espírito comunitário. “Queremos transformar o Natal de Uberlândia em uma experiência agradável para todos os moradores”, destaca Alexandre Rodrigues, gestor da Ubertrans, associação das empresas do transporte público de Uberlândia.

Detalhes do Passeio
* Período: 12 a 24 de dezembro
* Horário: Das 15h às 21h, com saídas de hora em hora
* Duração: Entre 20 e 30 minutos
* Saída: Avenida João Pinheiro no estacionamento dos ônibus do Terminal Central
* Voucher: Retirada gratuita no quiosque do Terminal Central

Uberlândia avança na alfabetização e celebra conquistas inéditas em 2024

0

Os resultados do Pacto pela Alfabetização em Uberlândia deste ano reforçam o compromisso da cidade com a educação de qualidade, consolidando-a como uma referência nacional no setor. Com 75% de proficiência no 1º ano e 78% de alfabetização consolidada no 2º ano, a iniciativa reafirma seu impacto na construção de um futuro mais justo e equitativo para milhares de crianças.

A evolução dos resultados nos últimos anos é expressiva. Em 2021, apenas 6% das crianças do 1º ano atingiam o nível de proficiência, que é a capacidade de ler, escrever e interpretar textos básicos. No 2º ano, o índice era de 14%. Graças à implementação do Pacto pela Alfabetização, esses números cresceram de forma significativa: em 2023, 70% das crianças no 1º ano e 74% no 2º ano atingiram o nível esperado. Já em 2024, os índices alcançaram 75% e 78%, respectivamente. Essa evolução na alfabetização de qualidade gera resultados concretos e transforma vidas, já que a criança que não é alfabetizada na idade certa tem toda sua trajetória escolar comprometida.

Os números de Uberlândia destacam-se ainda mais quando comparados aos índices nacionais. De acordo com os dados mais recentes, apenas 38% das crianças brasileiras concluem o 2º ano sabendo ler, enquanto em Uberlândia, 78% já estão plenamente alfabetizadas. Isso significa que o desempenho dos estudantes uberlandenses no 2º ano é mais que o dobro da média nacional, consolidando a cidade como um modelo a ser seguido por outros municípios.

Para a secretária de Educação do Município, Tania Toledo, a conquista reflete a dedicação coletiva de toda a comunidade escolar: “Comemoramos com muito orgulho os resultados do Pacto pela Alfabetização em Uberlândia. Nos últimos três anos, vimos um verdadeiro movimento de transformação nas nossas escolas, e este ano foi o ápice desse trabalho coletivo. A adesão ao Pacto colocou Uberlândia em destaque, tornando nossa cidade uma referência. E agora, comemoramos também o recebimento do Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do governo federal, que é a prova viva de que o compromisso e a dedicação de toda a comunidade escolar – professores, diretores e nossa equipe do CEMEPE – valeu a pena!”

Gestão tem tempo real
Outro ponto de destaque é o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) para monitoramento e gestão dos resultados. Segundo Raquel Garcia, presidente do Instituto Projeto de Vida, o BI foi essencial para o excelente resultado do programa. “Com essa ferramenta, conseguimos monitorar praticamente em tempo real os indicadores-chave de desempenho, traduzindo dados em informações claras e precisas. Isso nos permite identificar problemas rapidamente e agir. O acompanhamento sistemático que o BI proporciona transforma a maneira de fazer gestão. Não é uma mera observação de números, mas sim a utilização desses dados para tomar decisões estratégicas e intervir de maneira adequada, sempre com o objetivo de garantir que nenhuma criança fique para trás”, explica.

Segundo Jaqueline Machado, diretora do Raiar, organização estruturante do Pacto, o resultado de Uberlândia é reflexo da combinação de um compromisso político dessa gestão que decidiu olhar com coragem para os indicadores de alfabetização e tomar medidas para que o cenário fosse revertido, junto com o compromisso e uma responsabilidade coletiva de professores e diretores das escolas que assumiram os programas dentro desses espaços,  mesmo sendo uma cultura bastante grande. Em Uberlândia o Pacto se tornou um programa da comunidade escolar que se consolidou a partir da evolução dos resultados.

O Instituto Projeto de Vida, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o Instituto Raiar e a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), desempenhou um papel crucial no avanço do Pacto. Para Raquel, a colaboração entre os setores público, privado e social foi decisiva. “Uberlândia mostra ao Brasil que quando investimos na base, construímos uma sociedade mais justa, equitativa e preparada para o futuro. Este é apenas o começo. Continuaremos sonhando, trabalhando e transformando,” diz Raquel Garcia.

Desde sua implementação, o Pacto pela Alfabetização já impactou mais de 30 mil crianças na rede municipal de ensino, alcançando todas as escolas. Em 2024, a consolidação dos resultados reafirma a importância de investir na alfabetização como base para o desenvolvimento social e educacional.

Sobre o Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização é uma Política Pública colaborativa e apartidária para a alfabetização, que integra as dimensões política, social, gerencial, científica, pedagógica e financeira, todas necessárias para a articulação das múltiplas variáveis envolvidas no desafio de garantir a alfabetização inicial no 1º ano e sua consolidação no 2º ano. Alinhado às diretrizes nacionais como a LDB, BNCC e ao mais recente “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, o Pacto pela Alfabetização tem se mostrado um modelo sustentável, replicável e escalável para redes públicas de ensino.

Sobre o Instituto Projeto de Vida
Organização social criada em 2018 como forma prática de dar oportunidades a pessoas, comunidades e escolas, através da educação e da disponibilidade de ferramentas e profissionais que auxiliam no desenvolvimento profissional e humano dos beneficiados pelos programas disponibilizados. O IPV tem como foco levar soluções que gerem impacto por onde passar. A mudança de vida, a criação de oportunidades e o desenvolvimento pessoal e comportamental de cada beneficiado são atributos que movem o Instituto.

Luciano Camargo inicia os lançamentos que compõem seu primeiro DVD Gospel com sucesso de Pastor Lucas

0

“Vai Passar”, grande hit de autoria do Pastor Lucas, é a canção escolhida por Luciano Camargo para iniciar a apresentação das faixas que compõem seu primeiro DVD na carreira Gospel, intitulado “Unidos pela fé”, que ganhará um especial de fim de ano na TV Record no próximo dia 22 de dezembro.

O single chega acompanhado de um corte do DVD no canal de YouTube do artista, com data marcada para esta sexta-feira, 13, em todas as plataformas de música, por meio da Labidad Music.

Luciano, uma das maiores vozes da música sertaneja brasileira, desde os anos 1990, deixa clara a sua felicidade em começar a apresentar esse projeto para um público novo. “Creio que essa música possa se tornar uma poderosa ferramenta de evangelismo para o público que já me acompanha. Para que todos possam afirmar que, em Cristo, tudo o que há de ruim vai passar e que com Ele a vitória é certa”, declara.

Além da exibição como especial de Natal na TV Record, o DVD “Unidos Pela Fé”, produzido pelo escritório Infinit Music, deve chegar completo nas plataformas no início de 2025 e contará com convidados especiais como a dupla Cesa Menotti E Fabiano , Maria Marçal e Mattos Nascimento.

Confira Vai passar – Luciano Camargo:
https://labidad.lnk.to/LucianoCamargo_VaiPassar

Acompanhe Luciano Camargo:
https://instagram.com/CamargoLuciano

Oficiais de Justiça têm legitimada pelo CNJ atribuição de agente de inteligência processual

0

A regulamentação ontem pelo Conselho Nacional de Justiça, da atribuição de agente de inteligência processual para Oficiais de Justiça foi considerada pelo vice-presidente legislativo da Afojebra e presidente do Sindojus-PB, Joselito Bandeira Vicente, como um marco importante para a categoria, pela inovação.

“Esse normativo é fruto de uma reunião das entidades representativas da classe com o ministro Luís Roberto Barroso, em março deste, por ocasião da passagem do Dia Nacional do Oficial de Justiça”, lembrou, após acompanhar presencialmente a sessão de hoje. Para ele, a medida aprovada à unanimidade, reconhece o potencial estratégico do OJ como elo fundamental entre o Judiciário e a sociedade, ao ampliar suas funções para além do cumprimento de mandados para incluir a coleta e análise de informações relevantes ao processo.

Joselito concluiu destacando que a regulamentação pode aumentar a eficiência, reduzir a morosidade e assegurar maior efetividade na execução judicial, integrando tecnologias e práticas de inteligência para subsidiar decisões judiciais mais fundamentadas e céleres. Acompanharam a sessão vários Oficiais de Justiça e representantes das Diretorias das Entidades da Categoria: Afojebra (Mário Neto), Fesojus (João Batista) e Fenassojaf (Mariana Liria).