sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 353

Planejamento financeiro faz a diferença na compra do imóvel

0

É importante também avaliar as modalidades de financiamento e ter uma reserva para despesas eventuais, sugere Daniela Magalhães, diretora da CéuLar Netimóveis

Quem sonha com o imóvel próprio terá que se adaptar às mudanças de financiamento anunciadas recentemente pela Caixa Econômica Federal e que passam a valer a partir deste mês. No caso de empréstimos feitos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o financiamento será para aqueles que tenham valor de avaliação ou de compra e venda limitado a R$ 1,5 milhão. A Caixa também só financiará até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Em resumo, vai ser preciso um valor maior de entrada no imóvel.

Antes de mais nada, o fato é que a aprovação de um financiamento imobiliário demanda planejamento prévio. Independente das modificações nas modalidades, o baixo percentual de aprovação decorre muito da pessoa não se preparar com antecedência para adquirir o bem.

De acordo com Daniela Magalhães, diretora da CéuLar Netimóveis, comprar ou alugar um imóvel depende muito da situação financeira do interessado. “É preciso colocar todos os gastos na ponta do lápis e considerar as taxas de juros que vão incidir sobre o valor do imóvel, no caso de parcelamentos”, explica a advogada.

A dica é, em especial, para a nova geração que quer comprar, mas ainda não fez um planejamento financeiro. Segundo a empresária, para se Investir na compra de imóveis é preciso levar em consideração alguns fatores fundamentais. “A casa própria é vista como um investimento, uma segurança para a vida toda. Porém, com as mudanças no mercado e com cada vez mais jovens buscando moradias, o panorama mudou”, constata a CEO da CéuLar Netimóveis.

Antes de escolher a modalidade de financiamento e compra, Daniela aconselha uma avaliação de cenário. “Por exemplo, se você já tem um dinheiro investido com taxas melhores, talvez a melhor opção seja alugar”, compara.

Confira a seguir outras dicas :

Planejar – fazer uma poupança mensal com esse foco, algo em torno de 10 a 30% do salário. Essa economia vai ajudar na hora de fechar o negócio com o aporte inicial necessário.
Pesquisar – checar o tipo de imóvel, o perfil desejado, itens como localização, facilidades oferecidas pelo bairro, benfeitorias existentes no bem etc.
Despesas extras – ter uma reserva para cobrir custos adicionais com cartório, escritura, impostos e modificações a serem feitas no futuro imóvel.
Crédito financiado – se o sonho da casa própria é uma meta, mas a renda não é suficiente, uma opção é o financiamento, observando as taxas de juros cobradas pelas instituições públicas e privadas.

Jorge & Mateus confirmam show no OnBoard Festival antes de pausa na carreira

0

Além da dupla, o cruzeiro também confirmou Yasmin Santos e Gabi & Rapha no line-up do cruzeiro.

Jorge & Mateus, um dos maiores nomes da música brasileira, é uma das apresentações mais aguardadas no OnBoard Festival 2025. O show no cruzeiro será uma das últimas performances da dupla, que na semana passada anunciou uma pausa na carreira para o ano de 2026. A performance promete ser um marco para os sertanejos agitando a segunda edição do maior festival em alto mar da história.
Além de Jorge & Mateus, o OnBoard Festival também anunciou mais duas participações especiais na segunda edição: Yasmin Santos e Gabi & Rapha que se juntam a Zé Neto & Cristiano, Menos é Mais, Luisa Sonza, Murilo Huff, Henry Freitas, Vintage Culture, Traia Véia, Kamisa 10, Pedro Libe, Thiago & Samuel, Marilia Tavares e Mateus & Fabrício e formam um line-up recheado de estrelas. A viagem ocorrerá a bordo do luxuoso navio Costa Diadema, entre os dias 17 e 20 de abril de 2025, feriado da sexta-feira santa.
Comemorando duas décadas de sucessos, Jorge & Mateus irão se apresentar no festival com um repertório recheado de hits que marcaram suas trajetórias como “Haverá Sinais”, “Amo Noite E Dia”, “Enquanto Houver Razões”, “Os Anjos Cantam”, e muitos outros.
A segunda edição do On Board Festival está se consolidando como um dos maiores festivais em alto-mar da história, oferecendo uma estrutura digna das grandes festas. Com três palcos a bordo, o evento promete proporcionar uma experiência única para mais de 4 mil passageiros, reunindo alguns dos artistas mais queridos do Brasil em um só lugar.
Sob a liderança de Renan Coutinho como CEO, Rafael Gouveia como Head Comercial e de Marketing, e Leandro Monteverde como Head de Produção e Eventos, a On Board Entretenimento vem crescendo exponencialmente, elevando o padrão de entretenimento no segmento.

Femec 2025 acontecerá de 31 de março a 4 de abril em Uberlândia no Triângulo Mineiro

0

Última edição da maior feira do agro de minas movimentou mais de R$2,28 bilhões e recebeu 150 mil visitantes

A Femec 2025 – Feira do Agronegócio Mineiro – já tem data marcada e promete ser mais uma edição histórica. O evento, que ocorrerá de 31 de março a 4 de abril no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, consolida-se como uma das maiores plataformas de negócios agropecuários do Brasil. Com um histórico de crescimento contínuo, a feira reúne produtores, empresários e profissionais do setor, oferecendo uma vitrine de inovações tecnológicas voltadas ao agronegócio, como máquinas de última geração, equipamentos, veículos e insumos agrícolas.

A edição de 2024, que atraiu mais de 150 mil visitantes e movimentou impressionantes R$ 2,28 bilhões em negócios, destacou a relevância da Femec no cenário nacional. Para 2025, as expectativas são ainda maiores, com um número crescente de expositores e uma programação técnica ampliada, garantindo oportunidades de capacitação e negociações de alto impacto.

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, destacou que, durante o período do evento, os expositores praticam preços de feira, criando uma oportunidade única para que os produtores realizem as melhores compras do ano. “Além disso, estamos investindo continuamente na melhoria da infraestrutura do Parque Camaru para proporcionar uma experiência cada vez mais completa aos produtores rurais e visitantes da Femec. Para a edição de 2025, ampliamos áreas de exposição com pavimentação asfáltica de mais de 11 mil metros quadrados, aprimoramos a acessibilidade e modernizamos os espaços, garantindo que expositores e público tenham acesso ao que há de melhor no agronegócio. Todo esse esforço reflete o empenho de toda a diretoria de nossa entidade para que a Femec continue crescendo e consolidando sua posição como uma das maiores plataformas de negócios do Brasil”, concluiu.

Campos de Sementes e Insumos
Em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados no parque Camaru, destinada à apresentação de sistemas de produção agrícola, cerca de 10 empresas participantes da Femec 2025 apresentarão modernas tecnologias de sementes e de insumos para o cultivo de variedades de soja, híbridos de milho, trigo e sorgo. No local o produtor rural poderá verificar pessoalmente o desenvolvimento de diferentes culturas.

O espaço será preparado para circulação de produtores entre as áreas plantadas, o que possibilitará comparações para escolha do produto mais adequado para sua propriedade. O plantio das áreas começa em dezembro para que as plantas possam ser apresentadas em estágio avançado de desenvolvimento durante a feira.

Programação técnica e exposições ranqueadas

Entre as atrações deste ano, a Exposição da Raça Gir Leiteiro, de 31 de março a 4 de abril, será um dos grandes destaques da feira. Criadores de todo o Brasil terão a oportunidade de apresentar a alta genética de seus animais. A programação inclui o Torneio Leiteiro, que ocorrerá de 30 de março a 2 de abril, com uma premiação de R$ 20 mil para os animais vencedores, o que promete atrair grande interesse dos criadores e do público em geral. Os julgamentos dos animais acontecerão nos dias 3 e 4 de abril.

Outro evento que certamente chamará a atenção dos pecuaristas será a Exposição da Raça Nelore, também de 31 de março a 4 de abril, reunindo alguns dos melhores exemplares da raça no país. Esse espaço será dedicado à valorização da genética de corte e leite, fundamental para o fortalecimento da pecuária nacional.

Expectativas de crescimento e impacto econômico
Desde sua primeira edição, em 2012, a FEMEC tem mostrado um crescimento expressivo. O evento começou com apenas 6.800 visitantes e movimentou R$ 70 milhões em negócios. Ao longo dos anos, a feira se consolidou como um ponto de encontro estratégico para o agronegócio. Em 2023, por exemplo, foram mais de 100 mil visitantes, 300 expositores e R$ 2,4 bilhões gerados em negociações.

A edição de 2024 superou as expectativas, atingindo números ainda mais impressionantes: 150 mil visitantes, 350 expositores e um total de R$ 2,28 bilhões em negócios. Para 2025, a expectativa é de um novo salto em público e geração de negócios, reforçando o papel da FEMEC como uma plataforma estratégica para impulsionar a economia do agronegócio brasileiro.

Até 22/12: Festival FELIZCIDADE acontece em Santa Bárbara/MG

0
Com uma programação 100% gratuita, evento celebra o Natal e a confraternização entre as famílias Até o dia 22 de dezembro, as ruas de Santa Bárbara/MG serão invadidas por intervenções culturais: é a programação do Festival FelizCidade, que entra em sua reta final. A 3ª edição do projeto celebra o Natal, os 320 anos da cidade histórica mineira e apresenta teatro, circo, dança, música, artes plásticas e outras expressões artísticas, com entrada gratuita e para toda a família. “O Festival foi abraçado pela cidade de uma forma que faz com que todo nosso esforço seja recompensado. Nossa ideia é integrar e promover a cultura de maneira inclusiva e diversificada, valorizando talentos locais e proporcionando visibilidade para artistas de Santa Bárbara e região”, explica Neide Silva, gestora da Adesb – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara. O evento vem sendo um sucesso a cada ano em que é realizado. “Começamos em 2022 e de lá para cá, a aceitação foi tanta que nosso foco é cada vez maior em levar entretenimento de qualidade ao público. Foi uma ação que começou despretensiosa, mas que hoje, já faz parte do calendário. O evento se tornou um ponto de encontro para a comunidade e atrai visitantes de fora, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da cidade”, conta. Em seu primeiro ano, o festival recebeu cerca de 6 mil pessoas, e em 2023, o público aumentou para aproximadamente 13 mil. Agora, espera-se que o número de espectadores seja de 14 mil. “Ao comemorar a história e a cultura de Santa Bárbara, o Festival fortalece os laços e o crescimento do apreço pela arte e pelo patrimônio local”, comenta Neide. O Festival é realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara – Adesb, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. Programação_______________________ 20/12, sexta – 18h às 19h20: Show Musical: Irmãos de Fé – Geleia e Douglas Netto – Local: Igreja do Rosário – 20h às 21h10: Espetáculo Teatral: No Reino de Calamaço – Às Avessas – Local: Praça da Estação 21/12, sábado – 14h às 16h: Oficina: Técnicas Básicas para Artesanato – Graça & Arte – Local: Casa da Cultura – 20h30 às 21h30: Intervenção Artística: Bloconeco – Teatro Navegante – Local: Da Praça do Rosário à Praça da Estação 21h30: Intervenção Musical: Barroco Jazz – Local: Praça da Estação 22/12, domingo – 18h30 às 19h30: Espetáculo Teatral: Pocket Show de Natal – Cyntilante Produções – Local: Praça da Estação – 19h30 às 20h30: Intervenção Musical: Incrível Banda e Intervenção Artística: Cortejo Natalino – Camarero – Local: Da Praça da Estação à Praça da Matriz A programação completa pode ser conferida no Instagram do Festival FelizCidade.

Inclusão social e trabalho: Ministério do Desenvolvimento Social e Arcos Dorados assinam acordo para ampliar a inclusão social por meio da empregabilidade

0

Companhia que opera o McDonald’s no Brasil amplifica o alcance de suas oportunidades para pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico)

Minas Gerais, Dezembro de 2024 – Nesta segunda-feira, 16, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s no mundo e operadora da marca no Brasil, firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro contou com a presença do ministro da pasta Wellington Dias, da Vice-Presidente de Relações Governamentais da Arcos Dorados, Marlene Fernandez, e do presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, Rogério Barreira.

Reforçando seu compromisso com a inclusão social e com a empregabilidade de jovens, a Arcos Dorados firma essa parceria com o objetivo de ampliar o alcance das oportunidades de emprego formal para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal que mapeia dados socioeconômicos a fim de identificar famílias que sejam elegíveis a programas sociais.

O acordo, que tem vigência de 18 (dezoito) meses, podendo ser prorrogado, vai potencializar a contribuição da empresa como geradora de empregos formais, oferecendo vagas em seus restaurantes McDonald’s para mais pessoas. A rede, que gerou cerca de 5 mil novas oportunidades apenas em 2024, poderá alcançar até 25 milhões de famílias cadastradas na plataforma.

“A Arcos Dorados acredita no poder transformador de um emprego e o quanto uma oportunidade é capaz de ampliar a mobilidade, o acesso e a dignidade humana. Essa parceria representa um avanço significativo na nossa missão de impactar positivamente a sociedade, as comunidades onde estamos presentes e fomentar a inclusão social no nosso país”, destacou Rogério Barreira.

Atualmente, a Arcos Dorados e o sistema McDonald’s empregam juntos cerca de 70 mil pessoas no Brasil, sendo que apenas na AD mais de 60% delas têm menos de 24 anos. Além disso, cerca de 70% dos colaboradores dos restaurantes iniciaram suas trajetórias profissionais na companhia e 82% dos gerentes de restaurante começaram como atendentes.

Transformando por meio da educação
A parceria com o MDS também está alinhada à missão da Arcos Dorados de gerar transformações positivas por meio da educação. Além de oferecer oportunidades formais, a companhia possui um estruturado programa de capacitação e desenvolvimento e conta com a Hamburger University, universidade corporativa do McDonald’s, que oferece inúmeros treinamentos e trilhas de capacitação contínua abrangendo hard e soft skills, contribuindo para o crescimento profissional de seus colaboradores.

“Estamos comprometidos em ir além de abrir a porta do mercado de trabalho para pessoas sem experiência profissional. Investimos no potencial das pessoas e em seu desenvolvimento. A exemplo disso, no último ano, alocamos mais de R$100 milhões em programas de desenvolvimento para os nossos funcionários no Brasil”, completa Barreira.

Além disso, a companhia confia no potencial de suas pessoas e sabe do impacto que a experiência no McDonald’s tem em suas vidas. Com dois anos de antecedência e apoiado por sua plataforma educacional online, gratuita e aberta ao público geral, a MCampus Comunidade, a Arcos Dorados atingiu a meta de impactar mais de 2 milhões de jovens em toda a América Latina.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/09/2024). A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: ir.www.arcosdorados.com

Rede Mater Dei de Saúde promove 2ª edição do Sábado Solidário para arrecadação de doações de Natal

0

A Rede Mater Dei de Saúde anuncia a 2ª edição do Sábado Solidário, uma iniciativa voltada para transformar as festas de fim de ano em um momento especial para quem mais precisa.

Até o dia 31 de dezembro, as unidades da Rede Mater Dei em Uberlândia arrecadarão alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou em bom estado. Todas as doações serão destinadas a uma instituição beneficente da região, reforçando o compromisso da Rede com a solidariedade e o cuidado com a comunidade.

As caixas coletoras estão estrategicamente localizadas próximas às árvores de Natal nas seguintes recepções:

Hospital Mater Dei Santa Clara: recepção da Internação

Hospital Mater Dei Santa Genoveva: recepção da Internação

“O Sábado Solidário é uma iniciativa da Rede Mater Dei de Saúde que ocorre em todas as nossas unidades, refletindo os valores que nos guiam: calor humano e resultado para todos. Essa ação reforça nosso compromisso com a comunidade, fortalecendo os laços com as pessoas de Uberlândia e região. É com alegria que contribuímos para tornar o final de ano mais especial para aqueles que mais precisam”, afirma Gustavo Paiva, diretor do Mater Dei em Uberlândia.

Mr. Gyn apresenta aos belo-horizontinos sua música intensa e vibrante

0

Show de estreia da banda de Goiânia será no Underground Black Pub

A banda goianiense Mr. Gyn traz pela primeira vez ao público belo-horizontino seu repertório intenso e vibrante, que já foi apreciado em diversas outras cidades brasileiras. O show de estreia, que reúne canções do grupo e releituras de músicas que marcaram época no Brasil, será no dia 21 de dezembro, a partir de 21 horas, no palco do Underground Black Pub (Av. Itaú, 540 – Dom Cabral – Belo Horizonte).

No palco do Underground Black Pub, Mr. Gyn vai agitar e emocionar o público apresentando uma mescla de canções de seus integrantes e releituras de clássicos do rock nacional, repertório que compõe o álbum “Sons da Minha Juventude” (2024), no qual a banda interpreta versões acústicas de sucessos de Capital Inicial, Skank, Jota Quest e Nando Reis, entre outros.

A banda Mr. Gyn surgiu há 27 anos, estreando em dezembro de 1997 nos palcos de Goiânia, apresentando um repertório bem formatado de pop rock, gênero que desenvolve até hoje. O primeiro álbum, “Coisa de Brasileiro”, chegou em 1999, solidificando o estilo da banda junto ao público. O reconhecimento nacional veio em 2000, com “Sonhando”, uma balada composta pelo vocalista Anderson em homenagem ao pai falecido, e solidificou-se em 2002, com a explosão de “Minha Juventude”, que alcançou a posição #64 do Hot 100 Brasil em novembro daquele ano.

Com a formação atual – Anderson Richards/vocal, Rodrigo Baiocchi/baixo, Marcos César/bateria e Elvis Barzotto/guitarrista). A Mr. Gyn mantém uma agenda de shows bastante movimentada, atualizando seu público e conquistando novos admiradores, que, a exemplo de gerações anteriores, se identifica com o estilo jovial e intenso da banda.

Com um vasto repertório de canções que se tornaram sucessos em todo o país, o Mr. Gyn vem marcando presença nos mais diversos palcos, destacando-se shows em Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo.

Com 11 álbuns e cinco DVDs (entre os quais “Eletroacústico Ao Vivo”, gravado em Goiânia, em 2007 e que contou com a participação de Bruno Gouveia do Biquini Cavadão), a banda mantém o seu propósito de estar sempre próximo do público, o que faz cada apresentação valer o trabalho e a manutenção do “pé na estrada”.

O repertório da banda, que inclui “Sonhando” (o primeiro sucesso e que foi regravada pela dupla Bruno & Marrone), “Semente do Bem”, “Dois”, “Minha Juventude”, “Coisa de Brasileiro”, “A Minha Paz” e “Lugar Certo”, entre outras, mescla temas sentimentais a sociais, levando para os shows também situações do dia a dia, tratadas com humor e irreverência.

Já tendo ultrapassado a casa de um milhão de views, a banda segue disponibilizando as músicas e vídeos para download e streaming gratuitos em sua página oficial.

O show de Mr. Gyn em Belo Horizonte é viabilizado pela Lei de Incentivo através do Programa Goyazes, da Secretaria de Cultura (Secult) e do Governo de Goiás, com patrocínio da Halexistar.

Show da banda Mr. Gyn
Underground Black Pub (Av. Itaú, 540 – Dom Cabral – Belo Horizonte)
21 de dezembro – a partir de 21 horas
Ingressos: Entrada franca até 20 horas (não é necessário retirar ingresso antecipadamente); R$ 10 (até 21 horas); e R$ 20 (após 21 horas).
Acesse: https://www.instagram.com/mrgynoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/@TvMrGyn

Underground Blues Jam estreia em BH em grande estilo

0

Comemorando 10 anos de sucesso, a Jam Session criada pelo músico e produtor Eduardo Sanna ganha um novo palco a partir de dezembro: o Underground Black Pub, um reduto da cena rock e blues de Belo Horizonte.

O evento, já consagrado como referência para músicos e fãs de Blues, agora terá o apoio da Rota do Blues e da Marques Produções, comandada pelo guitarrista e produtor cultural Bruno Marques.
A Jam acontecerá sempre na terceira quinta-feira do mês, estreando em grande estilo no dia 19 de dezembro (quinta-feira), com entrada gratuita.

O convidado especial será Big Chico, de São Paulo, comemorando 30 anos de carreira, acompanhado da banda anfitriã Little Butter e outros convidados surpresa.

Mais do que um evento musical, a Blues Jam é um ponto de encontro para músicos veteranos e iniciantes, fãs do gênero e curiosos que desejam vivenciar a essência autêntica do Blues. Um espaço para networking, confraternização e, quem sabe, até o nascimento de novas bandas.

Além da música de alta qualidade, o Underground Black Pub oferece uma experiência única com sua decoração temática Rock, Blues, Hot Rod e Pin-Up, além de um cardápio variado que inclui comida de boteco, churrasco e promoções de bebidas para completar a noite.

Blues Jam
Banda Little Butter e convidado especial Big Chico (SP)
Toda terceira quinta-feira do mês
Estreia: 19/12 (quinta-feira)
Abertura da casa: 19h30
Início da Jam: 20h30
Underground Black Pub
Endereço: Av. Itaú, 540 – Dom Cabral
Entrada gratuita (não é necessário retirar ingresso)

QUE O BLUES É PAI DO ROCK, TODO MUNDO SABE!
Venha sentir essa conexão de perto e mergulhar na alma do Blues em uma experiência inesquecível.

Grupo Casuarina(RJ) realiza o lançamento do álbum “Retrato” no Projeto Samba de Boa em parceria com Saruê Funcionários

0
Banda que completa 23 anos com novo álbum com as participações de grandes nomes como Zeca Pagodinho e Péricles. No dia 21 de dezembro (sábado) , a partir das 14h, o projeto SAMBA DE BOA recebe a renomada banda Casuarina, diretamente do Rio de Janeiro, para o lançamento nacional do novo álbum “Retrato”. O evento será realizado no Saruê Funcionários, os ingressos podem ser adquiridos através das plataformas Sympla e Shotgun. Com um repertório repleto de sucessos, músicas inéditas e a energia contagiante que só eles têm, o Casuarina vai transformar o quintal mais charmoso de BH em um verdadeiro caldeirão de samba! Depois da homenagem a Rolando Boldrin (2022), o grupo Casuarina promove uma viagem musical ao começo de sua carreira, iniciada em 2001, no álbum “Retrato”, que chega às plataformas digitais dia 8 de novembro (Biscoito Fino). O trabalho resgata a boa e velha prática da pesquisa de repertório, redescobrindo sucessos esquecidos e pérolas pouco exploradas por seus intérpretes e autores originais.  Agora na formação de trio, o grupo carioca reuniu sambas que marcaram época e foram importantes para cada um de seus integrantes, numa costura a seis mãos do repertório final. Décimo primeiro na discografia do Casuarina, “Retrato” conta a participação de três convidados que entendem do riscado: Marina Iris, Péricles e Zeca Pagodinho.  A cantora carioca e o mestre Zeca gravaram dois sambas garimpados pelo trio: “Cataclisma” e “Velhos Tempos”, respectivamente. Selecionado por Gabriel Azevedo (voz, pandeiro, percussão), “Cataclisma” é de autoria de Catoni e Valquir, compositores da Baixada Fluminense. “Quando ouvi este samba pela primeira vez fiquei impactado pela letra, que é muito atual e tem forte conteúdo político. Além da letra forte, a pegada melódica lembra um canto de capoeira, cheio de ancestralidade”, conta Gabriel. O convite para Marina Iris participar nesta faixa foi uma consequência natural. “Pensamos em uma cantora negra, uma mulher forte, com histórico político, e a Marina tem todas essas características. A escolha casou perfeitamente”, finaliza o vocalista do Casuarina. Ícone do samba de São Paulo, Péricles imprimiu o vozeirão e a elegância característicos na versão de “Coração Feliz”, do repertório de Beth Carvalho. “Malandro sou eu”, outro clássico gravado pela madrinha do samba, entrou na lista de Rafael Freire e permaneceu no álbum: “Essa música me remete ao final da década de 1990, quando o pagode invadiu a Zona Sul. Passei a frequentar as rodas de samba da região ainda moleque, com 16 anos, ao lado de amigos de colégio que viriam a ser colegas de ofício. Sempre tive vontade de gravá-la”. Outro achado de “Retrato” é “Amarguras”, parceria de Zeca Pagodinho e Cláudio Camunguelo, originalmente gravada pelo Fundo de Quintal. “Cem Anos de Liberdade”, clássico samba-enredo da Mangueira, ganhou arranjo delicado, que foge da estética habitual do estilo. Bebendo na fonte de Jovelina Pérola Negra, o Casuarina foi buscar o samba “Catatau”, de aguçada crítica social, além de extremamente atual. Já “Retrato cantado de um amor “(J. Roberto / Adilson Bispo) foi selecionada por João Fernando (arranjos, bandolim, violão tenor, cavaco e vocais): “É um samba belíssimo, eternizado pelo cantor Reinaldo, que dialoga com o segmento do pagode. Insisti para que entrasse no disco, sempre achei que ficaria bonito na voz do Gabriel. Fiz o arranjo pensando em valorizar a melodia, e a gravação ficou incrível: acredito que seja um dos destaques do novo álbum”. “Retrato” celebra a maturidade do Casuarina, que completa 23 anos de trajetória fazendo o que mais gosta: resgatando canções esquecidas e rememorando grandes sucessos. Sobre o Casuarina O grupo nasceu em 2001, em meio ao processo de revitalização do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Foi ali, nos bailes da vida, que o projeto Casuarina teve início, revirando o baú da música popular brasileira. O começo de carreira culminou na gravação do primeiro disco do grupo, “Casuarina” (2005), indicado ao Prêmio da Música Brasileira e ganhador do extinto Prêmio Rival, concedido pela tradicional casa de shows carioca. Depois de lançar dois trabalhos de grande sucesso – “MTV Apresenta: Casuarina” (2010) e “10 anos de Lapa” (2012) -, além de projetos autorais como “Certidão” (2007), “Trilhos/Terra Firme” (2011) e “7 (2017), o Casuarina prestou homenagem ao saudoso Rolando Boldrin em 2022, com o álbum “O samba está na moda”. Casuarina é: Gabriel Azevedo – voz, pandeiro, percussão João Fernando – arranjos, bandolim, violão tenor, cavaco, vocais Rafael Freire – cavaco, vocais

Rabujentus lança o novo single “Zumbi Virtual”

0

Rabujentus é uma banda de rock de Santos formada em meio à pandemia, trazendo em suas músicas uma reflexão autêntica sobre o cotidiano, com um estilo direto e marcante. Sob a produção de Nando Basseto, o grupo já lançou dois projetos e segue com novos trabalhos a caminho, reafirmando seu compromisso com um som de qualidade e letras atuais que falam de perto com o público.

Com letras que discutem temas sociais e melodias que carregam uma forte energia, Rabujentus se firma em três premissas centrais:

Revolta: Porque merecemos algo melhor e não engolimos as besteiras impostas. Garra: Refletindo nossa determinação em alcançar nossos objetivos. Curtição: Afinal, estamos aqui para aproveitar cada momento ao máximo!

A nova música, Zumbi Virtual, lança um olhar crítico sobre os excessos nas redes sociais e a busca desenfreada por fama a qualquer custo. Sem condenar as plataformas em si – que o grupo também utiliza para se conectar com seus fãs –, a canção aponta para o vazio de conteúdo e a superficialidade de uma exposição sem limites, alertando para os “zumbis digitais” que acabam presos a uma realidade construída para aparentar e não necessariamente para viver.

Rabujentus é para quem procura autenticidade no rock, com uma mensagem crua e um som potente. Se você busca letras que fazem pensar e músicas que trazem à tona o espírito de resistência e diversão, conheça Rabujentus.