quarta-feira, junho 24, 2026
Início Site Página 309

Dino Fonseca sem filtros: Uma conversa inspiradora no podcast do Piunti

0

O cantor Dino Fonseca foi o convidado da última semana do podcast do Piunti, e o episódio já é um sucesso, ultrapassando a marca de 53 mil visualizações. Em um bate-papo descontraído, Dino abriu o coração e falou sem filtros sobre sua trajetória musical, desde a influência do avô na infância, até os planos ambiciosos para o futuro. A conversa foi um mergulho na história emocionante de um artista que transformou desafios em degraus para o sucesso.

Nascido em Uberlândia (MG), Dino comentou que herdou do avô a paixão pela música, e essa herança que o levou a se apresentar em bares da cidade ainda na adolescência, aos 14 anos. Mas foi durante a pandemia que sua carreira deu um salto, com o projeto “Acoustic Sessions“. Na época, com dificuldades financeiras, Dino não se intimidou e investiu o pouco que ganhava na produção do DVD. O resultado? Um sucesso estrondoso que em pouco tempo alcançou 1 milhão de visualizações no YouTube. Emocionado e com lágrimas nos olhos, o artista mineiro ainda comentou que recebeu a grande boa notícia no dia do aniversário de sua filha.

A entrevista também revelou um encontro surpreendente e inusitado com Bruno, da dupla Bruno & Marrone. Convidado para cantar na casa do sertanejo sem conhecê-lo, Dino foi surpreendido por uma live no Instagram em que Bruno o elogiava. Dessa conexão inesperada nasceu o projeto “Inevitável”, que contará com 20 shows em 2025.

E as novidades não param por aí! Dino também falou sobre o sucesso do atual projeto “Back to the 80’s”, gravado em Goiânia, e que já acumula 3,7 milhões de views no YouTube, e anunciou que está trabalhando em um álbum totalmente em inglês, com músicas de sua autoria e a participação de um renomado produtor americano, que já produziu nomes renomados da música como Backstreet Boys, Britney Spears, The Rolling Stones e outros.

Com talento, perseverança e uma história inspiradora, o cantor e compositor Dino Fonseca conquista cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro. Sua voz marcante e canções cativantes o destacam como um artista versátil, capaz de transitar com maestria entre o sertanejo, o rock e o pop rock, unindo o melhor dos três mundos. Para conhecer mais sobre a trajetória inspiradora de Dino Fonseca e se emocionar com sua história de vida e canções, assista à entrevista completa no podcast do Piunti no YouTube. (assista aqui)

 

O badalado café da manhã dos Embaixadores do Rio no Fairmont Copacabana

0

Numa ação conjunta da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e do Hotel Fairmont Copacabana, um grupo de 65 convidados participou de um café da manhã. O salão Copacabana foi o local escolhido. Viviane Fernandes que preside a Associação deu as boas vindas e incentivou os presentes a lutarem por um Rio melhor e sempre  enaltecerem os aspectos positivos do Estado. Bayard Boiteux fez uma prestação de contas de 2024 mostrando a força da entidade em eventos, ações promocionais e institucionais e divulgação  do Rio. Apresentou também a programação de 2025 e as parcerias. Como convidado especial Eric Herrero palestrou de forma objetiva e com desenvoltura sobre o Theatro Municipal. Tomaram posse dois novos embaixadores: a chef Dan Dan e Sérgio Firmino. O evento que contou com a colaboração técnica de Matheus Oliveira, terminou com uma visita técnica ao hotel. As fotos de Messias Martins mostram um pouco como foi a manhã de interação.

Matheus Oliveira e Fátima Simões – Fotos: Messias Martins
Marco Rodrigues, Lígia Teixeira, Alicinha Silveira, Ana Botafogo e Vanda Klabin – Fotos: Messias Martins
Dorys Daher e a chef Dandan – Fotos: Messias Martins

Monica Delgado, Franklin Toscano e a baronesa Diana Macedo – Fotos: Messias Martins

Thelma Innecco e Chico Vartulli – Fotos: Messias Martins
Luiz Villarino, Regina Bogossian e Constança Carvalho – Fotos: Messias Martins
Sérgio Firmino, Ana Cristina Carvalho e Tatiana d’angello – Fotos: Messias Martins
Orlanda Freire e Zizi Magalhães – Fotos: Messias Martins
Eric Herrero, Flávia  Fernandes e o consul geral do Uruguai no Rio Alejandro Mongrell – Fotos: Messias Martins
Walther Class e Sylvia FAILLACE – Fotos: Messias Martins
Gustavo Delesderrier, a sacerdotisa Alana Morgana e Lucy Deccache – Fotos: Messias Martins
O café da manhã – Fotos: Messias Martins
Marcello Antunes e Willians Haubrichs – Fotos: Messias Martins
Carlos Decastro Lyra, Ana Botafogo e Alex Gonçalves – Fotos: Messias Martins
Sophie Barbara e a cantora Hanna – Fotos: Messias Martins
Sumaya Neves e Viviane Fernandes – Fotos: Messias Martins
Orlanda Freire e Bernadete Simonelli – Fotos: Messias Martins
Viviane Fernandes e Célia Domingues – Fotos: Messias Martins
Márcia Melchior e a consul geral da China no Rj Tian Min – Fotos: Messias Martins
Cristina Braga – Fotos: Messias Martins

Depressão e vida moderna: como lidar?

0

Por Débora Máximo 

A vida moderna trouxe avanços tecnológicos, conexões instantâneas e uma rotina dinâmica, mas também intensificou desafios emocionais e psicológicos. A pressão por produtividade constante, o excesso de informações e a falta de tempo para atividades prazerosas têm contribuído para o aumento dos casos de depressão. Essa condição, muitas vezes chamada de “o mal do século”, afeta milhões de pessoas, tornando-se um problema de saúde pública global.

A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos fatores que agrava esse cenário. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com prazos, metas e a necessidade de se manterem competitivas em um mundo acelerado. Isso, aliado ao isolamento social que a tecnologia –  paradoxalmente – pode promover, faz com que sentimentos de tristeza, apatia e desesperança se tornem frequentes. Identificar os sinais precoces de depressão e buscar ajuda é essencial para evitar que o problema se agrave.

Se concentrar no momento presente como um estado consciente, se atendo à parte positiva da situação, cultivando emoções, pensamentos e comportamentos que fortaleçam o bem-estar e a resiliência, é fundamental ao invés de focar apenas nos problemas. É preciso escolher o tempo certo para resolver as dificuldades e não se prender a elas.

Lidar com a depressão na vida moderna requer mudanças de hábitos e estratégias de autocuidado. Práticas como meditação, exercícios físicos e momentos de desconexão das telas podem ajudar a aliviar os sintomas. Além disso, é fundamental cultivar relacionamentos saudáveis, estabelecer limites no trabalho e priorizar atividades que tragam bem-estar. A busca por apoio profissional, como psicólogos e psiquiatras, também é crucial para o tratamento adequado.

Por fim, é importante lembrar que a depressão não é sinal de fraqueza, mas uma condição médica que pode e deve ser tratada. Reconhecer as próprias limitações, pedir ajuda e desacelerar podem ser os primeiros passos para reencontrar o equilíbrio e a qualidade de vida. Em um mundo que exige tanto de nós, aprender a priorizar a saúde mental é um ato de coragem e autopreservação.

Divulgação
Débora Máximo: “Lidar com a depressão na vida moderna requer mudanças de hábitos e estratégias de autocuidado” 

Qual a melhor época para tratar de Planejamento Patrimonial e Sucessório?

0
“O quanto antes, para evitar problemas futuros”, ensina a advogada Ana Carolina Tedoldi, especialista na área
Há muitos mitos e preceitos antiquados sobre quando se deve começar um Planejamento Patrimonial e Sucessório. Muitos se atentam para esse fato já no fim da vida, aos 70, 80 anos ou mais, quando na realidade a organização dos bens – já pensando na passagem do legado, de uma geração para outra – deve se planejada no início da vida e não no fim.

“É comum as pessoas pensarem em esperar por ter um patrimônio mais volumoso, mas esquecem que esse volume maior de bens, quando quiser fazer essa organização, tornará tudo mais caro”, orienta a advogada Ana Carolina Tedoldi, reconhecida  especialista quando o tema é Planejamento Patrimonial e Sucessório. “Quanto maior for o patrimônio, mais trabalho e tributos vão estar envolvidos. São taxas, registros, burocracia, tempo… e tempo é dinheiro! Então, o quanto antes a pessoa começar a pensar nesse sentido, e já adquirir seus bens devidamente organizados, mais economia ela vai ter e, além de menos problemas futuros”.

O tema é amplo e segundo a especialista não interessa só ao advogado, mas também a outros profissionais, como contadores, administradores, investidores imobiliários ou financeiros, corretores de imóveis ou de seguros. “Toda família precisa de um PPS. Muitas vezes, a família não sabe que precisa, que isso pode dar um problema jurídico, financeiro, emocional, de relações dentro dessa família lá na frente, por puro desconhecimento”.

E quando começar esse PPS? “Quando falo de família, isso vem desde um namoro, uma união estável ou casamento. São três marcos importantes que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção. Por exemplo: se uma pessoa que namora hoje, e a relação não der certo e um deles ‘botar a fila para andar’, ‘dar um tempo’ como se diz, existe alguma consequência patrimonial? Não. Basicamente, houve o namoro, não deu certo, ambos seguem a vida, e o que está no nome de cada um continuará. Não teremos nenhuma consequência patrimonial”, explica a advogada.

Mas Ana Carolina ressalva: “O namoro atualmente é diferente de anos atrás. Hoje, as pessoas até moram junto, têm coabitação, mas isso não quer dizer que tenham uma união estável. Ter filho com esse alguém, também não; não há nenhum elemento que caracterize a intenção de constituir família”. O que caracteriza é uma convivência pública, contínua, pública e duradoura com esse objetivo; é o que está na lei. Há inclusive contratos celebrados com a única intenção de se ter um filho em comum e só isso, sem necessariamente constituir família.

“No entanto, na cabeça de um dos envolvidos pode significar mais”, acrescenta a advogada. “É preciso ter cuidado com o que se torna público nas redes sociais; termos como ‘namorido’, ‘meu marido’, ‘minha esposa’, por exemplo. E não são casados, não querem reconhecer a união estável, mas estão publicamente se identificando como marido e mulher. Depois não adianta chorar pelo leite derramado. Na cabeça das pessoas, essa situação já reconhece a união estável, sem que ela haja de fato. E não precisa de contrato ou ter ido a um cartório. É o juiz quem vai decidir, de acordo com as provas que estiverem no processo, podendo configurar a união estável”, conclui Ana Carolina.

A advogada mantém lives semanais (às sextas-feiras, às 12h), onde aborda temas de interesse sobre Planejamento Patrimonial e Sucessório. Acompanhe em @anacarolinatedoldi

Divulgação
Ana Carolina Tedoldi: quanto mais cedo, menos custos e problemas futuros

Paratleta Weverson busca apoio para novos desafios em 2025

0

Com uma história de superação e disciplina, ele viu no esporte a oportunidade de inspirar outras pessoas e, assim, coleciona vários títulos.

A cada lançamento de dardo, a cada passada veloz na pista e a cada peso erguido no powerlifting, Weverson Sousa prova que limites são apenas pontos de partida para grandes conquistas. Com um histórico impressionante no atletismo paralímpico, ele acumula títulos e medalhas que fazem dele um dos grandes talentos do esporte adaptado no Brasil. Mas, para continuar sua jornada e representar Uberlândia e o Brasil em competições nacionais e internacionais, ele precisa de apoio.

O esporte sempre foi um caminho de superação para Weverson, que encontrou no atletismo não apenas uma paixão, mas uma forma de desafiar as próprias barreiras físicas e inspirar outras pessoas. Sua rotina de treinos intensos, disciplina e determinação já o levaram a subir ao pódio diversas vezes, consolidando-se como um exemplo de resiliência e talento.

Agora, ele se prepara para novos desafios em 2025, mas enfrenta um obstáculo que não depende apenas de sua força de vontade: a falta de patrocínio. Equipamentos, viagens, alimentação, hospedagens e inscrições em competições exigem recursos, e é aqui que empresas e profissionais liberais podem fazer a diferença.

 

Treinamentos e títulos

Weverson Sousa treina de segunda a sexta, cerca de 5h por dia, no Sesi Gravatás e na academia Eurofitnes. Além do lançamento de disco, Weverson coleciona títulos em outros esportes, como no lançamento de dardo, em que é tricampeão brasileiro. Também é hexa campeão de disco, peso e corrida 100, 200 e 400 metros, tricampeão no powerlifiting, com agachamento com 160 kg, sendo o único no Brasil e no mundo a agachar com esses quilos.

O paratleta ainda coleciona os títulos de tricampeão brasileiro em levantamento terra 140 quilos e no supino com 50 kg. É campeão no Strongman com 40 kg e campeão mineiro de crossfit adaptado e ainda é bicampeão no Meeting de Atletismo, que aconteceu em Belo Horizonte, em 2024.

Algumas competições e eventos de 2025 já estão com data marcada. Um deles é o Arnold Sports Festival –  Circuito Nacional de Powerlifting – etapa Sudeste, que acontece nos dias 4 a 6 de abril. A inscrição por modalidade varia de R$ 300,00 a R$ 550,00, para se ter uma ideia da necessidade de apoio. Em junho acontece o Meeting de Eventos Esportivos do Conselho Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

Por que apoiar o esporte paralímpico?

Investir em um paratleta vai além do incentivo ao esporte. É apoiar a inclusão, a superação e a representatividade. Empresas que se associam a histórias como a de Weverson Sousa fortalecem sua marca, demonstram compromisso social e ganham visibilidade em eventos de grande repercussão. Além disso, há possibilidades de benefícios fiscais para patrocinadores do esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal.

 

Seja parte dessa história!

Se você ou sua empresa desejam apoiar um atleta que já carrega vitórias e está pronto para conquistar muitas outras, entre em contato e conheça mais sobre o projeto de Weverson. Seu apoio pode transformar uma carreira e, ao mesmo tempo, inspirar milhares de pessoas.

O esporte é uma ferramenta de mudança. E você pode fazer parte dessa transformação.

 

SERVIÇO:

Para mais informações sobre como apoiar, entre em contato: (34) 9 9689-6878.

Instagram: @weverson_superaçãosem limites

Primeiro, o conforto: Usaflex lança Preview de Inverno 2025

0

Marca antecipa coleção de inverno deste ano com conforto como prioridade

São Paulo, fevereiro de 2025 – Na moda, o verdadeiro luxo começa pelo conforto. É na escolha do look que a mulher define as possibilidades do seu dia. Quem prioriza o bem-estar ganha confiança e segurança para ser e fazer o que quiser. Se ela está confortável, o que pode limitá-la? Nada. Por isso, a escolha mais inteligente é, primeiro, o conforto. Essa é a essência do Preview de Inverno 2025 da Usaflex, uma coleção que antecipa as principais tendências da estação com um olhar sofisticado e incorpora a versatilidade, beleza e conforto aos calçados.

E a tendência que norteia a nova coleção é a Lady Like, um estilo que resgata a feminilidade clássica, mas com uma releitura moderna e versátil. Inspirado na elegância atemporal dos anos 50 e 60, esse visual valoriza formas delicadas, acabamentos refinados e elementos que remetem ao romantismo sofisticado. Fivelas e costuras bem marcadas aparecem como detalhes sutis que enriquecem o design sem comprometer o conforto. A proposta equilibra a delicadeza do visual clássico com toques contemporâneos, tornando as peças ideais tanto para produções formais quanto para composições mais despojadas.

Dentro dessa estética, os principais destaques da coleção estão nos scarpins e sapatilhas, que aparecem reinventados para traduzir essa sofisticação e delicadeza com um toque de modernidade. Os scarpins do Preview de Inverno possuem saltos mais confortáveis e bicos suavemente arredondados, garantindo um ajuste perfeito aos pés sem abrir mão da sofisticação. Já as sapatilhas, que tradicionalmente carregam uma aura delicada, chegam com um diferencial marcante: recortes estratégicos e aplicações elegantes que trazem uma proposta moderna e cheia de atitude, rompendo com o visual tradicionalmente mais conservador dessa categoria. Com tiras finas, texturas diferenciadas e detalhes minimalistas, esses modelos unem conforto e requinte, sendo opções versáteis para diversas ocasiões.

Além do design sofisticado, a escolha de materiais e acabamentos reforça o conceito da coleção. O brilho do verniz, por exemplo, adiciona um toque glamouroso, ideal para quem deseja um visual mais refinado. A estampa de animal print de onça, por sua vez, traz ousadia na medida certa, permitindo combinações modernas e cheias de personalidade. O croco, uma alternativa ousada ao couro, adiciona textura e sofisticação, elevando o design do calçado a um novo nível. Outros elementos como as costuras aparentes e detalhes metalizados complementam a estética, garantindo que cada peça tenha um diferencial exclusivo.

Para amarrar a proposta visual da estação, a cartela de cores aposta em tons que traduzem elegância e modernidade. O vermelho intenso, símbolo de poder e energia, surge como uma escolha vibrante para quem quer se destacar. O pinhão, um marrom quente e sofisticado, aparece como alternativa versátil e fácil de combinar, ideal para looks de outono e inverno. Além disso, o croco, uma textura marcante que remete ao couro exótico, reforça a sofisticação das peças, enquanto o verniz amassado resgata o brilho característico dos anos 80, trazendo um toque de nostalgia contemporânea.

versatilidade também define essa coleção. De sapatilhas sofisticadas a tênis casuais, de sandálias elegantes a botas imponentes, cada modelo é pensado para acompanhar diferentes estilos e ocasiões. O design refinado aliado a materiais flexíveis e formas anatômicas transforma cada calçado em um item essencial no guarda-roupa da mulher contemporânea.

A Usaflex traz também em sua nova coleção a Sola+Leve Ultra, evolução do solado em EVA, ainda mais macio, leve e durável, proporcionando bem-estar absoluto a cada passo. A Palmilha Nuvem intensifica essa experiência, garantindo uma sensação única de suavidade ao caminhar. Já a tecnologia Pisou, Calçou! — que permite o encaixe perfeito do pé sem o uso das mãos — aparece em novos modelos, tornando o dia a dia mais prático e confortável.

Para dar vida às apostas da nova coleção, as embaixadoras Claudia Raia e Fernanda Souza irão explorar os destaques do Preview de Inverno em conteúdos especiais para suas redes sociais. A dupla irá mostrar, na prática, como aliar conforto, elegância e versatilidade em diferentes momentos do dia. A campanha ainda ganha força com um time de influenciadoras de todo o Brasil.

Coleção Preview de Inverno 2025 da Usaflex estará disponível a partir do dia 13/02 nas lojas multimarcas, franquias e no e-commerce da marca.

Mais sobre a Usaflex
Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 25 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 320 franquias espalhadas por todo território nacional.

Gabarito Educação celebra proibição do uso de celulares nas escolas

0

Foi sancionada, no dia 13 de janeiro, a Lei nº 15.100/2025, que estabelece restrições ao uso de celulares em todas as etapas da educação básica no Brasil. A nova legislação determina que dispositivos eletrônicos pessoais não devem ser utilizados durante aulas, recreios e intervalos, exceto para fins pedagógicos ou em situações de inclusão educacional. O objetivo é equilibrar o uso dessa tecnologia e estimular a interação social entre os estudantes.

O Gabarito Educação foi pioneiro nessa medida, pois implementou a proibição do uso de celulares na escola ainda em 2024. A instituição estabeleceu um período de conscientização antes de adotar regras mais rigorosas, como a retenção do dispositivo caso fosse utilizado indevidamente em sala de aula. A direção da escola entende que a mudança foi positiva e aprova a nova legislação.

Julio Abdalla, mantenedor do Gabarito Educação, destaca que a sanção da lei reforça uma prática já adotada pela instituição e celebra a regulamentação da medida em âmbito nacional. “Agora saiu a lei, libertadora, para tirar os alunos do celular. E isso foi muito comemorado por nós. É proibido o celular agora no intervalo. Eles vão conviver melhor, vão se relacionar mais, vão ter mais contato uns com os outros. Isso vai ser muito bom para todos nós”, afirmou.

Para viabilizar a iniciativa, a escola criou um bolsão para que os estudantes guardem os celulares durante o período letivo. O uso do dispositivo é vedado durante as aulas e nos intervalos e, em caso de descumprimento, o celular é recolhido e entregue apenas aos pais ou responsáveis. Além disso, foram introduzidas mais atividades no pátio para incentivar a interação entre os alunos.

A direção do Gabarito ainda ressalta a importância da participação das famílias no controle do uso de telas fora do ambiente escolar. Segundo Julio, o envolvimento dos pais pode contribuir para a consolidação dos benefícios da nova medida. “As famílias poderiam aproveitar para também fazer isso, ajudar a escola a manter a proibição ou a redução, pondo limite no uso da tela”, aconselha.

O mantenedor também aponta que a legislação deve impactar positivamente o desempenho acadêmico e a qualidade das relações interpessoais entre os estudantes. “Essas crianças e adolescentes vão conviver mais, vão ficar mais atentos, vão desenvolver um raciocínio melhor. Foi uma lei oportunamente colocada, importantíssima para as escolas”, avaliou.

Com a entrada da lei em vigor, estados e municípios deverão definir os formatos mais adequados para a implementação dela, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação prevê a elaboração de materiais de orientação e formação para apoiar as redes de ensino na adaptação às novas normas.

Festival da Flor é confirmado para o sábado de carnaval de BH

0

O carnaval de BH atrai cada vez mais artistas nacionais e Nando Reis confirmou sua presença na folia da capital mineira. Seu show está no Festival da Flor edição Carnaval, em local inédito, no Parque das Mangabeiras, dia 1º de março, sábado, a partir de 11h. Haverá lotes de cortesia com entrada até horário determinado. No palco, tem ainda a banda mineira de reggae Manitu, Maguá com suas brasilidades e como é carnaval, tem Então, Brilha!

Haverá espaço gastronômico, chopes artesanais e espaço kids. Os ingressos já estão disponíveis no www.festivaldaflor.com.br.

Nando Reis preparou um show com todos os sucessos da carreira! Turnê ‘Nando Hits’ O icônico cantor e compositor Nando Reis, celebrando mais de 40 anos de carreira, apresenta um repertório repleto de suas canções mais memoráveis, como “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos” e “Relicário”, além de parcerias marcantes com artistas como Marisa Monte e Carlinhos Brown.

A turnê conta com a participação especial de Sebastião Reis, seu filho e integrante da banda COLOMY, trazendo uma nova dimensão às apresentações. Em paralelo à turnê, Nando Reis lançou a série de singles “Nando Hits”, começando com “N” em parceria com Anavitória. A sequência inclui colaborações com Melim, Pitty, Arnaldo Antunes, Péricles e Jão, trazendo nova vida a músicas que não haviam sido devidamente exploradas por ele. Essas reinterpretações, junto com seus clássicos, inspiraram o repertório do show “Nando Hits”, que está percorrendo o Brasil.

Prepare-se para uma tarde inesquecível, onde não faltarão os maiores hits de Nando, como “All Star” e muitos outros que marcaram gerações. Garanta já seu ingresso e venha celebrar essa trajetória musical!

Festival da Flor
Sábado de carnaval, 1º de março, 11h
Ingressos: festivaldaflor.com.br
Parque das Mangabeiras – Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras

12º Festival do Japão em Minas comemora os 130 anos da amizade Brasil–Japão

0

Evento em 2025 será realizado nos dias 21 a 23 de fevereiro, no Expominas

A cultura japonesa está cada vez mais presente no Brasil, influenciando jovens e adultos em diversos aspectos do cotidiano. O Festival do Japão em Minas se tornou o maior evento de promoção da cultura japonesa em Minas, e é um evento aguardado pelos mineiros, levando anualmente milhares de pessoas ao Expominas.

O evento acontecerá de 21 a 23 de fevereiro, no Expominas, no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte. Seu objetivo primordial é proporcionar uma imersão na diversidade da cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para expositores e participantes, além de ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal que une a criatividade e a mineiridade com as similaridades e as tradições nipônicas.

A ampliação do espaço que foi uma das novidades na edição de 2024 que se mantém nesta edição, visando uma experiência com maior comodidade e proveito do público, contando com mais de 28 mil metros quadrados para esta edição. O terceiro pavilhão do Expominas BH chega no evento para ser utilizado como uma área exclusiva para a Praça de Alimentação, onde o público poderá degustar de deliciosos pratos típicos da gastronomia japonesa e mineira.

São esperadas mais de 35 mil pessoas, durante os 3 dias, acompanhando o crescimento da popularidade do evento nos anos anteriores.

Todos os anos, o Festival destaca como tema da principal exposição algo relevante do Japão. Nesta edição, o Festival traz como tema central o “Toguei-dô”, que significa o caminho da cerâmica artesanal, onde imperfeições e individualidade são celebradas, refletindo a beleza única de cada peça e da vida. Esse conceito está profundamente ligado ao wabi-sabi, a filosofia japonesa que valoriza a impermanência, a simplicidade e a beleza encontrada no que é natural e imperfeito. A cerâmica japonesa vai muito além de sua utilidade, cada peça carrega marcas do tempo e do processo artesanal, tornando-se uma expressão autêntica da relação entre o ser humano e a natureza. No Japão, essa tradição está presente no cotidiano, seja na culinária, no Ikebana ou na cerimônia do chá, onde a escolha da cerâmica complementa e enriquece a experiência sensorial e estética.

A cerâmica desempenha um papel central na gastronomia japonesa, refletindo uma rica herança cultural que une estética, funcionalidade e respeito à natureza. Cada peça, seja uma tigela para arroz ou um prato para sashimi, é projetada para harmonizar com os alimentos e a estações do ano. Onde os utensílios de mesa são escolhidos com extremo cuidado para destacar as texturas, cores e temperaturas dos alimentos servidos.

As peças de cerâmicas moldadas com técnicas que valorizam texturas orgânicas, formas assimétricas e cores naturais dialogam com as flores, galhos e folhas no Ikebana. Cada vaso não é apenas um suporte, mas um elemento essencial para destacar e equilibrar os arranjos florais, ampliando a expressão artística da natureza.

A cerâmica também ocupa um lugar central na cerimônia do chá (Chado ou Chanoyu) transcendendo a sua utilidade prática para se tornar uma expressão de espiritualidade, contemplação e profunda conexão com os princípios estéticos e filosóficos dessa prática ancestral, inspirada pelo conceito de wabi-sabi, que valoriza a simplicidade, a imperfeição e a transitoriedade.

Além dessas exposições iniciaremos as comemorações os 130 anos da amizade Brasil – Japão (1895 – 2025), em Minas Gerais, brindaremos a Data Nacional do Japão e o Dia do Monte Fuji. O majestoso símbolo do Japão está localizado na província de Yamanashi, que possui a irmandade mais antiga do estado de Minas Gerais e, por isso, a celebração nesta data tem ainda mais relevância. Em virtude dessa importância do evento, o Embaixador do Japão agraciará o Festival com uma exposição e demonstração de Sumi-ê.

O Festival do Japão deste ano traz ainda uma reflexão sobre as quatro estações do ano. O Japão é um país repleto de riquezas naturais e abençoado com quatro estações bem definidas, cada uma com suas características, belezas e encantos próprios. Cada uma das quatro estações no Japão possuem um significado profundo, refletindo a passagem do tempo e a conexão espiritual com a natureza. A primavera simboliza o renascimento e a efemeridade da existência, marcada pela floração das cerejeiras; o verão expressa vitalidade e celebração, com festivais e danças tradicionais; o outono representa a contemplação e a gratidão pela colheita, evidenciada pelo espetáculo das folhas douradas; e o inverno inspira introspecção e renovação, com paisagens nevadas que convidam à serenidade. Essa relação íntima com o ciclo natural faz do Japão um país que trata a preservação ambiental como parte essencial de sua identidade. Para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger esse equilíbrio, o país investe em reflorestamento, energias renováveis e tecnologias sustentáveis, assegurando que suas paisagens e tradições continuem a inspirar gerações futuras.

Serão três dias de uma programação imersiva e cultural para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Algumas atrações e atividades são: as apresentações instrumentais, danças típicas, oficinas de arte, experimentações de yukata e origami, espaço de cultura pop, exposições de oficinas gratuitas de Cerâmica e pintura e Cerâmica, Furoshiki, Sumi-ê, Shodô, Sashiko entre outras, área institucional, campeonatos de hashi e wanage, Concurso Miss Nikkey, Concurso Cosplay, distribuição de mudas de hortaliças e cerejeiras, além de área de compras e serviços.

Podem participar do concurso Miss Nikkey, mulheres entre 15 e 33 anos que possuem qualquer grau de ascendência japonesa e as inscrições são feitas através do site do Concurso. Já aos interessados em se aventurar no concurso de Anime Song Dance, as inscrições estarão disponíveis até o dia 15 de fevereiro. Para participar da seletiva, basta enviar um vídeo da apresentação, além das informações solicitadas no regulamento.

Os ingressos já estão disponíveis para venda, com o valor de R$20,00 para a meia-entrada e R$40,00 para a inteira, e podem ser adquiridos através da plataforma ou do aplicativo da GoFree. Também haverá venda na portaria do evento.

Na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, teremos o “Happy Hour do Festival do Japão em Minas”, em que os ingressos terão o valor de R$ 20,00 a todos que entrarem no evento entre os horários de 18h30 e 20h30. A promoção do ingresso é válida para compras online realizadas através da Plataforma da GoFree, selecionando o ingresso “Happy Hour”!

O Festival do Japão em Minas 2025, conta com a Apresentação do Instituto Cultural Vale. por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Patrocínio da CEMIG e USIMINAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e CBMM por meio da Lei Federal, e ainda patrocínios por parte de empresas como CENIBRA, Emenda Parlamentar do Deputado Pedro Aihara. É uma realização do Escritório do Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão – ACCTBJ, *Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Mais informações:

@festivaldojapaominas

Serviço:

Onde: Expominas (Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira

Quando: de 21 a 23 de fevereiro

Link para compra de convites: https://eventos.gofree.co/12festivaljapaominas/

Festival do Rock edição Aquecimento Carnaval reúne cinco bandas no Quintal do Chalé

0

Se você está quer curtir um rock’n’roll de qualidade, temos uma excelente notícia para você. No dia 15 de fevereiro, acontece mais um Festival do Rock no Quintal do Chalé, edição Aquecimento de Carnaval, para você entrar no clima da folia com o pé direito e curtir diversas experiências e shows durante todo esse dia. O palco do Quintal receberá as bandas: Locomotive, Tomarock, Mary Pops, The Miners e M8, além do residente do projeto, DJ Junio Assisi. O Festival do Rock começa às 14h e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Folia e rock’n’roll no mesmo lugar? Sim! Aproveite para dar boas vindas ao Carnaval e garanta seu ingresso antecipado.

Nesta edição de carnaval, o festival une estilo de vida e clássicos do rock ao clima de festa contagiante da folia para que você aproveite cada momento ao som de músicas que fizeram e continuam fazendo história. A estrutura é completa: espaço amplo, localização privilegiada, cardápio variado de drinks e petiscos, lugares para sentar e muito mais. Os aniversariantes de fevereiro têm uma excelente oportunidade para comemorar: além de condições especiais para as comemorações de aniversário, o espaço do Quintal é totalmente coberto, portanto, a chuva não compromete sua celebração.

Festival do Rock – Aquecimento Carnaval
Sabado, 15 de fevereiro, a partir das 14h
Local: Quintal do Chalé
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 530 – Estoril
Ingressos: www.festivaldorock.com.br
Instagram: @quintaldochale @festivaldorock
Informações e condições especiais para aniversários: (31) 97213-2189