segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 278

Após dois anos, banda Good Vibe lança single inédito

0

(Foto: Vini)

Produzido por Thiago Stancev, o duo lança o single que marca seu retorno à música. “Além do Céu” chega aos apps em 28 de março, sexta-feira.

Ouça Good Vibe/ Siga Good Vibe

A banda Good Vibe apresenta o novo single “Além do Céu” para todo o seu público em 28 de março, sexta-feira. Transmitindo uma mensagem de valorização do presente e da simplicidade, o novo single destaca o poder transformador da arte e do amor. A faixa marca o retorno da dupla, após dois anos sem lançar materiais inéditos. A música é uma produção de Thiago Stancev, nome consolidado na cena do reggae e de outros estilos. Proprietário do estúdio Casa Velha, Stancev tem no currículo trabalhos como Acústico Planta e Raiz 25 Anos, e nomes como Pixote e Salgadinho .

“Além do Céu” reflete sobre a importância de viver plenamente e reconhecer o valor do essencial. A letra nasceu da experiência do vocalista Lucas Good Vibe, que descreve seu sentimento ao deixar Mariana (MG) e se ver em meio à movimentada São Paulo:

“Eu acho que esse som fala muito sobre mim e sobre o que eu vivi naquele tempo em que morava em Mariana. Fui para São Paulo gravar um projeto de reggae como tecladista e me vi em meio a milhões de pessoas… Eu, lá de Mariana, sem entender como fui parar ali”, conta o artista.

A composição aconteceu na capital paulista, durante esse período de transição, e faz essa reflexão sobre as mudanças entre estados. Além disso, serve como base para pensar sobre as experiências da vida:

“O refrão, que fala ‘vou além do céu, além do Sol, além do som’, expressa isso. Eu estava além do que poderia ter imaginado para mim naquele momento, através da música que me rodeava, através do reggae. Estava em São Paulo gravando teclas e expandindo conexões.”

Como uma banda independente, o grupo encarou desafios para concluir seus próximos passos, que é manter a essência do reggae com mensagens inspiradoras e reflexivas. Inspirados por Bob Marley, Gilberto Gil, Groundation, Steel Pulse, Mato Seco, Ponto de Equilíbrio e Planta & Raiz, sua  sonoridade mistura o reggae tradicional com a identidade mineira da banda, unindo positividade e swing brasileiro. A faixa também ganha um visualizer com imagens que foram captadas na Serra da Cantareira, onde os integrantes residiram ao chegar a São Paulo.

Sobre Good Vibe

Com mais de 6 milhões de streams nos apps de música, o duo Good Vibe é formado por Lucas Good Vibe e Jilsom. Criado em 2013 por Lucas na cidade de Mariana, os mineiros adicionam suas raízes em um som autoral e cheio de energia positiva. Ao longo da carreira, colecionam parcerias, como o cantor e compositor  Julies na faixa “Quando Você Vem”.

Projeto “Memórias de Betim” conta história da cidade a partir da literatura, fotografia e do cinema

0

Conjunto de autores se preparam para lançamento de série documental que reúne personagens a fim de descrever cotidiano e desenvolvimento de uma das maiores cidades de Minas Gerais

 

Uma cidade não é feita somente de concreto e asfalto. Uma cidade também é feita de histórias. E no intuito de resgatar grandes personagens que tiveram o privilégio de ajudar a contar a narrativa de Betim, um dos principais centros urbanos e industriais de Minas Gerais, a Encruza Produções prepara o projeto “Memórias de Betim”. Essa iniciativa, através de diferentes meios artísticos, reuniu alguns desses rostos e algumas dessas histórias.

A partir do dia 29 de março, o projeto ocupa a Casa de Cultura de Betim para uma série de iniciativas que vão desde o audiovisual até a literatura. A começar a exposição de mesmo nome, que reúne 13 fotografias de pessoas e locais deste município com a finalidade de demonstrar a grandiosidade do município. A entrada é franca

Com entrada gratuita, a mostra estará disponível até o dia 07 de segunda a sexta-feira, entre 10h e 18h. Acompanhando a exposição fotográfica, ainda está programada a exibição de uma série documental de mesmo nome que também contribui para a construção da imagem geral das memórias que Betim deixou ao longo de tantos anos, a partir dos mesmos personagens que estampam a exposição fotográfica.

“Achamos muito importante esse trabalho porque ele vai muito além da cultura. Estamos realizando um resgate histórico de um povo que, às vezes, acaba se desconectando de suas raízes. O Memórias de Betim é um grande orgulho para nós porque ele busca exatamente a conexão das próprias pessoas que vivem aqui com as suas origens. Está emocionante”, convida Vitor Gonzaga, diretor da Encruza Produções.

Finalmente, ainda no dia 29 de março, haverá também a apresentação e distribuição do livro de mesmo título ao público. A professora Yone Gonzaga é a organizadora desta iniciativa literária, ela se reúne a outros quatro autores para a produção de um volume que narra algumas das histórias que foram contadas tanto pela exposição fotográfica quanto pela série audiovisual. A participação no lançamento é gratuita e haverá distribuição gratuita de exemplares.

“Estou muito honrada em participar deste projeto e, especialmente, por ser autora de uma dessas histórias. Betim é uma forte e encantadora. Poder transmitir um pouco de sua boa imagem é uma missão que assumo de bom grado. Estou muito feliz e tenho certeza que o público vai se encantar por tudo que temos para contar”, comemora Yone.

O Memórias de Betim é um projeto oriundo da Lei Federal de Incentivo, recebe patrocínio da Essencis MG, Via Solo, Eco Via e Alfenas Ambiental. A idealização é da Encruza Produções e recebe apoio da prefeitura de Betim.

Março Azul-Marinho lembra a importância da prevenção contra o câncer de intestino

0

Segundo o INCA, a cada ano são diagnosticados 40 mil novos casos da doença no Brasil

Em março, a comunidade médica e científica se vestiu de azul-marinho em celebração à campanha Março Azul-Marinho, uma iniciativa global voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Essa é uma doença sorrateira, que demonstra poucos sinais claros de início, mas que, pode ser fatal. Porém, quando descoberta em estágios iniciais, as chances de cura são bastante boas.

 Clique neste link para conferir uma reportagem, ou assistir a um vídeo, que o Dr. Mauro Jácome concedeu à rádio Itatiaia para tratar o Março Azul-Marinho

Em números recentes, o Brasil tem registrado um aumento preocupante no número de casos de câncer colorretal. De acordo com estimativas do INCA, a cada ano, surgem cerca de 40 mil novos casos dessa doença no país. Em Minas Gerais, esse número não é menor. Dados do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) indicam que o câncer colorretal representa uma grande parte dos diagnósticos de câncer no estado, com destaque para os homens, que têm uma maior incidência dessa doença em comparação às mulheres.

“O câncer colorretal pode se manifestar de forma silenciosa nos estágios iniciais, o que torna a detecção precoce um fator determinante para o sucesso do tratamento. Entre os principais sintomas, estão mudanças no hábito intestinal, como diarreia ou constipação; sangramentos nas fezes; dor abdominal persistente; e perda de peso inexplicada. No entanto, é importante destacar que esses sintomas não indicam, necessariamente, a presença do câncer, mas devem servir de alerta para a necessidade de procurar um médico para avaliação”, esclarece o cirurgião geral Mauro Lúcio Jácome.

O médico, que ainda é especialista em endoscopia e especializado na colocação do balão intragástrico, ainda explica que o diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, como a colonoscopia, que permite a visualização direta do interior do intestino, a detecção de alterações nas mucosas intestinais e a remoção destes tecidos. “A colonoscopia é o exame mais eficaz para a detecção de câncer colorretal, especialmente em pacientes acima de 45 anos. Porém, se há sintomas ou histórico de câncer em familiares mais jovens, a idade para iniciar o rastreio varia de acordo com o caso em questão, podendo ser indicada em pessoas até mais jovens. Ela permite a remoção de pólipos, que podem se transformar em câncer, além de possibilitar a identificação de tumores em estágio inicial, quando o tratamento é mais eficaz”.

O tratamento do câncer colorretal varia de acordo com o estágio da doença, e pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Nos estágios iniciais, a remoção do tumor por meio de cirurgia é o principal método, e a chance de cura é bastante elevada. Para os estágios mais avançados, a quimioterapia e a radioterapia são fundamentais no controle do câncer, visando reduzir o tamanho do tumor e prevenir metástases.

O câncer colorretal afeta diretamente o sistema digestivo, e suas consequências podem ser devastadoras se não tratado de forma adequada. “O câncer de intestino pode afetar a absorção de nutrientes, prejudicar a digestão e até levar a obstruções intestinais. O tratamento, muitas vezes, requer uma intervenção no intestino, podendo exigir a remoção de partes do órgão, o que impacta a qualidade de vida do paciente, especialmente em termos de nutrição e funcionamento intestinal”, acrescenta o Dr.. Mauro.

Além disso, o câncer colorretal pode ter um impacto psicológico significativo no paciente, que pode enfrentar desafios emocionais relacionados ao diagnóstico, ao tratamento e ao risco de metástase. O acompanhamento psicológico, aliado ao tratamento médico, é essencial para garantir a saúde mental e emocional do paciente.

A prevenção do câncer colorretal envolve mudanças no estilo de vida, com a adoção de hábitos mais saudáveis. A prática regular de atividade física, uma dieta rica em fibras, com consumo reduzido de carnes vermelhas e processadas, e a manutenção de um peso saudável são fatores que contribuem para a redução do risco da doença. Além disso, a realização de exames preventivos, como a colonoscopia, a partir dos 50 anos, é uma medida fundamental para a detecção precoce.

“Manter um estilo de vida saudável e realizar os exames preventivos são as melhores formas de prevenir o câncer colorretal. A detecção precoce é a chave para um tratamento eficaz e a chance de cura. Por isso, a campanha Março Azul-Marinho é de extrema importância, pois traz a conscientização sobre a necessidade de cuidarmos da nossa saúde intestinal. É por isso que campanhas como essas são tão importantes”, finaliza o Dr. Mauro Jácome.

O Março Azul-Marinho

A origem da campanha Março Azul-Marinho remonta ao ano de 2009, quando a foi lançada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), com o objetivo de mobilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal. A campanha é marcada pela cor azul-marinho, símbolo da luta contra esse tipo de câncer, e busca alertar a população sobre os fatores de risco, os sintomas e a importância da detecção precoce, que pode salvar vidas.

Ainda sobre o azul-marinho, a cor foi escolhida como símbolo da campanha por remeter à profundidade e seriedade da questão, além de estar associada à conscientização de várias doenças relacionadas ao sistema digestivo. A cada ano, a Março Azul-Marinho ganha mais força, com ações de orientação e esclarecimento sobre o câncer colorretal, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a segunda mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Almério – Uma voz, um instrumento

0

Show inédito no projeto “Uma voz, um instrumento”

 

A edição 2025 do projeto “Uma voz, um instrumento” celebra os 90 anos do Minas Tênis Clube, e propõe um diálogo com a música popular brasileira contemporânea, aqui representada por potentes nomes. Dos quatro shows programados, dois foram criados para o projeto (Ana Cañas e Almério), e dois são inéditos em BH (Lô Borges e Roberta Sá).

O inquieto e ousado Almério, reverenciado cantor pernambucano sempre citado pela mídia e público como um dos grandes representantes da música popular brasileira contemporânea, é o segundo nome a se apresentar na edição 2025 do projeto “Uma voz, um instrumento”.

Em 2024, Almério teve a sua aguda voz associada ao denso cantar da consagrada Maria Bethânia. Juntos, gravaram “Quero Você”, que tornou-se sucesso após ser incluída na trilha do remake da novela global “Renascer”.  A música já ultrapassou o espantoso número de 2.480.000 reproduções, só no spotify. O hit é parte do disco “Nesse Exato Momento”, terceiro álbum de estúdio e quinto da carreira, que traz ainda duetos com Zélia Duncan e Mariana Aydar, além de outras composições assinadas por mulheres, que revela a força
feminina da produção.

 

Para o inédito show, batizado de “Especial Acústico”, Almério terá como companheiro de palco o violonista Rubem França. No repertório, canções autorais extraídas dos elogiados cinco álbuns que já gravou, além de uma viagem afetiva pela música autoral pernambucana, e pelo cancioneiro  nacional.

 

Almério, ao lado de Johnny Hooker e Liniker, realizou em 2017 uma histórica apresentação no palco sunset do Rock in Rio, o que fortaleceu ainda mais a carreira do pernambucano altinense. Com uma voz suave, mas que, ao mesmo tempo, demonstra força e expressão, Almério consegue fazer o ouvinte recordar canções clássicas da MPB dos anos 1960 e 1970, e, ao mesmo tempo, os sons eletrônicos, aliados a pífanos, alfaias, violas e zabumbas.

 

Serviço
Almério – Uma voz, um instrumento
Data: 3/4
Horário: quinta-feira, às 20h
Gênero: show
Duração: 60 min.
Classificação livre
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Ingressos: R$ 50 (inteira)

Os ingressos estão à venda na Sympla e na Bilheteria do Teatro.

 

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 

Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS FAZ PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE “CONCERTOS PARA A JUVENTUDE”, QUE, EM 2025, ABORDA “A ORQUESTRA NOS CONTOS”

0

No dia 30 de março, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais faz a primeira apresentação do ano da série “Concertos para a Juventude”, realizada aos domingos e que, em 2025, irá destacar “A Orquestra nos Contos”, com seus reis e rainhas, heróis e heroínas, criaturas mágicas e muito mais. O primeiro programa destaca as personagens femininas, como Leonora e sua coragem traduzida na Abertura da ópera homônima de Beethoven. Os compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner dão vida ao mundo de lutas de Aida, uma princesa etíope, e das guerreiras Valquírias, respectivamente. E a presença feminina se faz duplamente na música da compositora brasileira Catarina Domenici, que nos leva à história de Anita Garibaldi. Para encerrar a manhã, um conto chinês de muito tempo atrás, que se transformou no filme Mulan, cuja trilha sonora de Jerry Goldsmith será tocada em forma de Suíte. A regência é do maestro associado José Soares. A série “Concertos para a Juventude” é dedicada às famílias e à formação de novos públicos. O concerto é gratuito, com interpretação em libras, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela Rádio MEC FM (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).

 

Os ingressos poderão ser retirados no dia 26 de março, quarta-feira, a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, www.filarmonica.art.br, limitados a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto, serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

 

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Patrocínio: Instituto Unimed-BH. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os Concertos para a Juventude contam com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.

Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais

 

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo os prêmios do júri e do público. No Brasil, conduziu a Osesp, a Sinfônica do Paraná junto ao Balé do Teatro Guaíra, a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. No Japão, regeu as orquestras Sinfônica NHK de Tóquio, New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya. Também conduziu a MÁV Symphony de Budapeste. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Liebreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. No ano anterior, José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais. Em 2025, tem concertos agendados com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Tokyo City Philharmonic, no Japão.

Filarmônica de Minas Gerais                                                                           

Concertos para a Juventude – Orquestra nos Contos

30 de março – 11h

Sala Minas Gerais

Gratuito e com transmissão ao vivo

 

José Soares, regente

BEETHOVEN          Abertura Leonora nº 3, op. 72b

VERDI                        Aída: Marcha Triunfal e Balé

C. DOMENICI        Abertura Anita Garibaldi

GOLDSMITH         Mulan: Suíte

WAGNER               Cavalgada das Valquírias

 

CONCERTO GRATUITO, COM PRESENÇA DE PÚBLICO E TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DA FILARMÔNICA NO YOUTUBE, PELA REDE MINAS E PELA RÁDIO MEC (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).

A distribuição de ingressos será feita na quarta-feira, dia 26 de março, a partir do meio-dia, pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

 

A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.

A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 18 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.

Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.

 Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Fagner e Matheus Henrique avaliam semana intensa de treinamentos e amistosos do Cruzeiro

0

O Cruzeiro segue em seu período de treinos pensando no início do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana de 2025. A equipe Celeste utiliza as semanas sem jogos oficiais para realizar jogos-treinos e amistosos para aumentar a competitividade do elenco nos próximos desafios da temporada. A Betfair, patrocinadora oficial do clube, entrevistou Fagner Matheus Henrique para comentarem sobre as semanas de trabalho intenso na Toca da Raposa e nos amistosos.

Para o meio-campo Matheus Henrique, o Cruzeiro está evoluindo para buscar títulos na temporada, além de utilizar os períodos de treinamentos e amistosos para aprimorar questões táticas e técnicas.

“Está sendo um período muito positivo com a chegada do novo treinador. Acredito que ele está conseguindo trabalhar todas as questões táticas, técnicas e olhando para o ataque e para a defesa. Sem dúvidas estamos muito preparados para a estreia do Brasileirão e para a sequência da Copa do Brasil e da Sul-Americana, porque temos o desejo de sermos campeões neste ano”, avaliou o meia que fez nove jogos e marcou um gol pelo Cruzeiro em 2025.

A Raposa se prepara para o início do Brasileirão realizando jogos-treinos e amistosos contra Pouso Alegre, Botafogo e Red Bull Bragantino. Seu próximo desafio oficial será no dia 29 de março, no Mineirão, contra o Mirassol, pela primeira rodada do Brasileiro.

Na semana seguinte, O Maior de Minas começa sua jornada pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrenta o Unión Santa Fe, na Argentina. Na Copa do Brasil, o Cabuloso entra no torneio a partir da terceira fase, na semana de 30 de abril e 21 de maio, ainda sem adversário definido.

Faltando uma semana para a estreia do Campeonato Brasileiro, na análise de Fagner, lateral experiente contratado para a temporada de 2025, a equipe busca nos treinamentos se fortalecer coletivamente para chegar preparada nos jogos oficiais do final do mês.

“Tem sido muito bom ter essas sessões de treinamentos. Lógico que a gente não queria estar sem jogar, mas acho que isso foi importante para o nosso grupo, para deixar a união do elenco ainda maior. A gente está mais próximo nos treinos e se conhecendo cada vez mais dentro do campo e estamos tendo algo que o futebol brasileiro geralmente não nos permite, que é ter tempo para trabalhar. Temos uma boa expectativa na sequência do trabalho e vamos começar o Brasileirão com o pé direito e tudo que vier pela frente.”

Fagner também falou sobre a importância dos jogos-treinos realizados durante o período. “Esses amistosos são desafios importantes, porque a gente sabe que eles mostram um pouco do que esperar dos campeonatos que vamos disputar a partir do final do mês. Pegar equipes como o Botafogo, que é o atual campeão nacional, o Bragantino que é um time complicado de jogar e está sempre na parte de cima da tabela, e o Pouso Alegre que é uma equipe que vai bem dentro do estado de Minas. São exemplos de partidas que precisamos tirar proveito de todos os minutos para todo mundo estar 100% e começar bem o Brasileiro e todas as competições que ainda temos em 2025”, finaliza Fagner, em entrevista exclusiva à Betfair.

Sobre a Betfair

Uma das maiores provedoras de apostas esportivas online do mundo, a Betfair é patrocinadora oficial da equipe do Cruzeiro e do Vasco da Gama. A empresa, fundada em Londres (ING) no ano de 2000, foi pioneira na oferta de apostas peer-to-peer (Betfair Exchange) e gerencia um conjunto completo de apostas esportivas e produtos de jogos on-line para mais de quatro milhões de clientes maiores de idade em todo o mundo. Graças à sua tecnologia de ponta, a plataforma oferece um amplo catálogo de produtos que permite apostar com suas próprias cotas e cotas oferecidas por outros usuários. A Betfair está licenciada para operar apostas online e outros jogos em 19 países, incluindo Espanha, Itália, Malta e Grã-Bretanha. Use a cabeça. Jogue com responsabilidade. Portaria SPA/MF no. 248.

 

 

Avenged Sevenfold abre venda de ingressos para a turnê Life is But a Dream… em São Paulo e Curitiba

0

Quando lançou o disco de estreia Sounding the Seventh Trumpet, em 2001, o Avenged Sevenfold trilhou um longo caminho das raízes do metalcore underground até chegar ao patamar de lenda do rock, lotando arenas por onde passa. O anúncio de que a banda voltaria para São Paulo Curitiba com a turnê Life is But A Dream… foi uma surpresa para os fãs brasileiros, que esperavam há 11 anos por um headline show do grupo. Em uma realização da 30e, maior produtora brasileira de entretenimento ao vivo, as apresentações acontecem nos dias 2 de outubro, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, com abertura de Mr. Bungle Karen Dió; e no dia 4 de outubro, no Allianz Parque, em São Paulo, com atos de A Day To Remember, Mr Bungle Karen Dió, com ingressos disponíveis a partir de hoje no site da Eventim ao meio-dia (acesse aqui). 

Life is But A Dream… é também o nome do álbum mais recente do Avenged Sevenfold. Lançado em 2023, este foi o primeiro disco de estúdio do grupo californiano após um período de sete anos de espera. O trabalho, como a própria banda define, “foi projetado para provocar e inspirar, ampliando corajosamente a nova onda do som do heavy metal americano, com confiança, atitude e intenção”. Trata-se de “uma celebração e libertação da vida, enquanto explora a possível ilusão do livre arbítrio e do determinismo”. Não à toa, o A7X (como também é conhecido) e seu disco foram celebrados pelo público e pela imprensa especializada, aparecendo na lista dos 11 Melhores Álbuns de Metal de 2023 da Rolling Stone. É com esse recente repertório e com os seus mais de 25 anos de trajetória sólida que o quinteto desembarca no Brasil.

Formado na Califórnia, em 1999, o Avenged Sevenfold já vendeu mais de 12 milhões de álbuns mundialmente e alcançou o topo da parada Top 200 Álbuns da Billboard com Nightmare (2010) e Hail to the King (2013). A banda, composta atualmente por M. Shadows (vocais), Synyster Gates (guitarra), Zacky Vengeance (guitarra), Johnny Christ (baixo) e Brooks Wackerman (bateria), acumula mais de 1 bilhão de visualizações em vídeos, 1 bilhão de streams no Spotify e ganhou vários singles #1 em rádios de rock. Eles são, frequentemente, a atração principal de alguns dos maiores festivais de rock do mundo, como o Download Festival (Reino Unido), Rock am Ring (Alemanha) e, em março, Vivo El Rock (Peru).

“Bat Country” (2005), inspirado no livro Medo e Delírio em Las Vegas, de Hunter S. Thompson; a favorita dos fãs “A Little Piece of Heaven” (2007), “Nightmare” (2010) e “Hail to the King” (2013) são os maiores sucessos da banda. O Avenged Sevenfold se apresentou no Brasil várias vezes, em 2010, 2011, 2013, 2014 e, mais recentemente, em 2024, quando foi a atração principal da noite de rock esgotada no Rock in Rio, diante de 100.000 fãs.

Sobre A Day To Remember:
A Day To Remember, formada em 2003, é reconhecida pela fusão única de pop-punk, hardcore e metalcore, resultando em um som energético e melódico. Em 2024, a banda se apresentou em todas as cinco datas da primeira edição da I Wanna Be Tour no Brasil e retorna para se juntar ao Avenged Sevenfold em São Paulo.

Sobre Mr. Bungle:
Mr. Bungle, banda experimental e de metal alternativo formada na Califórnia em 1985, é famosa por sua mistura eclética de metal, jazz, funk, avant-garde, hardcore punk e rock progressivo, estabelecendo-se como um ícone cult no cenário underground. Liderada por Mike Patton, vocalista também do Faith No More, o grupo se destaca pela versatilidade vocal e pela presença de palco de Patton. Mr. Bungle retorna ao Brasil depois de sua passagem pela primeira edição do KNOTFEST Brasil em 2022 e vai se juntar ao Avenged Sevenfold em Curitiba e São Paulo.

Sobre Karen Dió:
Karen Dió é cantora e compositora de punk rock conhecida por suas performances de alta energia e temas feministas. Nascida no Brasil, Dió se mudou para Londres em 2022 para promover sua carreira musical e, em 2024, assinou com a Hopeless Records para o lançamento de seu EP de estreia, My World, que inclui faixas como “Sick Ride” e “Stupid”. Sua música é inspirada em artistas como Joan Jett e Veruca Salt, entregando um som punk cru e rebelde. A artista está programada para se apresentar em junho deste ano no Download Festival, no Donington Park, compartilhando o line-up com bandas como Green Day, Weezer e Sex Pistols.

AVENGED SEVENFOLD
Realização: 30e

CURITIBA
Data: 2 de outubro de 2025
Local: Pedreira Paulo Leminski
Horário de abertura da casa: 16h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 5 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais
Setores e preços:
Pista – R$ 240,00 (meia-entrada legal) | R$ 480,00 (inteira)
Pista Premium – R$ 375,00 (meia-entrada legal) | R$ 750,00 (inteira)
Venda geral: 20 de março, 12h
Vendas online em: eventim.com.br/avengedsevenfold
Bilheteria oficial: Hard Rock Café – R. Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba
Funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 19h30

SÃO PAULO
Data: 4 de outubro de 2025
Local: Allianz Parque
Horário de abertura da casa: 14h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 5 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Setores e preços:
Cadeira Superior- R$ 155,00 (meia-entrada legal) | R$ 310,00 (inteira)
Pista – R$ 205,00 (meia-entrada legal) | R$ 410,00 (inteira)
Cadeira Inferior – R$ 250,00 (meia-entrada legal) | R$ 500,00 (inteira)
Pista Premium – R$ 405,00 (meia-entrada legal) | R$ 810,00 (inteira)
Venda geral: 20 de março, 12h
Vendas online em: eventim.com.br/avengedsevenfold
Bilheteria oficial: Allianz Parque – Bilheteria A – Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes – São Paulo/SP
Funcionamento: Terça à Sábado das 10h às 17h | *Fechado em feriados, emenda de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

Sobre o Avenged Sevenfold
Até o momento, o Avenged Sevenfold vendeu mais de 12 milhões de álbuns no mundo todo, ganhando dois álbuns consecutivos em primeiro lugar na parada Top 200 Albums da Billboard (Nightmare em 2010 e Hail To The King em 2013). Eles acumularam mais de um bilhão de visualizações de vídeos e streams do Spotify, junto com vários singles de rádio de rock em primeiro lugar. Conhecidos por suas espetaculares performances ao vivo, o A7X esgotou arenas, encabeçou os festivais mais prestigiados do mundo e consistentemente liderou o caminho em avanços tecnológicos, marcos culturais e engajamento inovador dos fãs. A banda — composta por M. Shadows, Synyster Gates, Zacky Vengeance, Johnny Christ e Brooks Wackerman — está atualmente em turnê para promover seu último álbum, Life Is But A Dream…

Sobre 30e
A 30e representa a nova geração do entretenimento ao vivo e vem desenvolvendo o posicionamento “Delivering Happiness”, que traduz uma atuação que valoriza a experiência do público e das marcas. Criar momentos de felicidade para as pessoas é o que guia cada uma das etapas dos seus eventos. Estes foram alguns nomes que a 30e trouxe para o Brasil: Paul McCartney, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon. A promotora revolucionou o formato de turnês nacionais ao trazer novas tecnologias e possibilidades para artistas brasileiros. Titãs Encontro, NX Zero e JÃO são apenas algumas das turnês que estão sob os cuidados da 30e. Na frente de festivais, por sua vez, a produtora tem em sua cartela o MITA, o KNOTFEST Brasil e o GPWeek.

Créditos: Brian Cattelle

Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada chega a Uberlândia

A Comédia inteligente e cheia de reviravoltas é a segunda atração do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas

A insegurança laboral no serviço doméstico e a questão da idade no mundo do trabalho são os grandes temas abordados pela peça “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, dos autores uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal. A versão brasileira, dirigida por Odilon Wagner, é a segunda atração do projeto Uberlândia na Rota das Culturas que será encenada no Teatro Municipal nos dias 04, 05 e 06 de abril. Em cena, brilham as atrizes Fabiana Karla e Tania Bondezan, que ainda dividem o palco com Tadeu Tosta e Rafael Alvim.

A comédia estreou em 2016 em Montevidéu e, desde então, teve montagens bem-sucedidas no Uruguai, Chile, Argentina, Espanha, Colômbia, Peru, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico, EUA e Panamá. Além disso, conquistou os prêmios Estrella de Mar (2022), Carlos (2023) e ACE Awards (2023), na Argentina, e Bravo (2023), no México.

Com humor cáustico, a peça acompanha duas cuidadoras, Glória e Lúcia, que trabalham em diferentes turnos para cuidar de Radojka, uma senhora sérvia que vive longe de sua família. Tudo funciona maravilhosamente bem até que, certa manhã, Glória descobre que Radojka faleceu, após um fatídico acidente doméstico.

A comédia é baseada nos planos delirantes que as cuidadoras tramam para não perder o emprego, o que acaba resultando em situações bizarras. O desespero de perder o emprego em uma certa idade, o duplo padrão, a ganância e a impunidade que certas situações dão como desculpa para quebrar nosso sistema de crenças e valores são temas apresentados pela obra.

Odilon Wagner, comenta: “Radojka é um dos textos mais divertidos que li nos últimos anos, era impossível não gargalhar com o humor ácido desse texto ágil e cheio de surpresas do começo ao fim. As duas cuidadoras se envolvem numa trama inusitada e que ao decorrer da peça parece não ter solução, mas as reviravoltas aparecem, como em toda boa comédia de situação, mudando o rumo da história”, contou.

Vale destacar que toda a programação do projeto Uberlândia na Rota das Culturas é apresentada pela Brasal e Sistema Martins com apoio da Algar Telecom, Unicred Aliança e Sankhya Gestão, além de vários colaboradores.

SERVIÇO:
Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
Data: 04, 05 e 06 de abril
Horário:  Sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.
Vendas antecipadas:
Ingressos, com valores entre R$42,00 e R$100,00
– Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20180103111838   
– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 13h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Classificação indicativa:  12 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia

Ficha Técnica:
Texto: Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal
Tradução: Tania Bondezan
Elenco: Fabiana Karla, Tania Bondezan, Tadeu Tosta e Rafael Alvim
Direção: Odilon Wagner
Assistente de Direção Música e Trilha Sonora: Raphael Gama
Arranjos: Jonatan Harold
Cenário: Chris Aizner
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Visagista: Eliseu Cabral de Jesus
Desenho de Luz: Ney Bonfante
Iluminação: Daniel Gonzales
Desenho de Som: André Omote
Sonoplastia: Nayara Konno
Arte Gráfica: Lais Leiros
Fotografia: João Caldas
Mídias Sociais: Felipe Pirillo
Direção de Palco: Tadeu Tosta
Camareira: Consuelo de Cássia
Contra-regra: Jonathan Alves
Produção Executiva: Maristela marino
Produtores Associados: Tania Bondezan e Odilon Wagner
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Sicoob Creditril dissemina educação financeira na Semana Global Money Week – GMW

0

Cooperativa de crédito de Uberlândia-MG realizou eventos e reforçou a comunicação digital sobre o tema para conscientizar cooperados e população em geral.

Entre os dias 17 e 23 de março acontece a Semana Global Money Week, uma campanha mundial promovida pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação financeira e incentivar hábitos financeiros responsáveis. O Sicoob Creditril, cooperativa de crédito de Uberlândia-MG, que faz parte de um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, participou da campanha e realizou ações para marcar a semana.

No dia 19, a cooperativa promoveu uma palestra sobre Educação Financeira voltada para mulheres. Mais de 50 cooperadas compareceram ao auditório do Sicoob Creditril, localizado no Centro Administrativo, em Uberlândia, para participar do evento.

No dia seguinte, foi a vez das mulheres associadas da ACIT-CDL Tupaciguara (Associação Comercial, Industrial de Tupaciguara-MG e Câmara dos Dirigentes Lojistas daquela cidade) participarem de uma palestra sobre educação financeira e cooperativista, na sede da entidade.

Além disso, a cooperativa divulgou e disponibilizou o curso gratuito do Instituto Sicoob, o Se Liga Finanças On, para todos os cooperados e também comunidade em geral.

As redes sociais do Sicoob Creditril também ganharam o foco da GMW. Vários posts foram publicados, ao longo da semana, nos perfis do Instagram, LinkdIn e Facebook da cooperativa, para atingir um público ainda maior sobre informações relacionadas às finanças pessoais.

“Nosso objetivo é promover o conhecimento sobre planejamento financeiro e incentivar hábitos saudáveis que contribuam para um futuro mais seguro, possibilitando a realização de sonhos e objetivos. Durante a GMW, o Sicoob Creditril intensificou suas ações de educação financeira, que, na verdade, são uma prática contínua ao longo do ano, por meio do Instituto Sicoob. Nossa missão é levar justiça financeira e auxiliar as pessoas a conquistarem mais tranquilidade e segurança quando o assunto é dinheiro”, destaca o presidente do Sicoob Creditril, Roldão Alves Ferreira Filho.

Grupontapé celebra Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo com Oficina de Brincadeiras para crianças

Atividade gratuita resgata jogos, cantigas e brincadeiras populares 

Em celebração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, o Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia, preparou para os dias 24 e 27 deste mês, uma Oficina de Brincadeiras voltada para crianças. Inspirada na pesquisa do tradicional espetáculo do grupo, Balaio Popular, a proposta é relembrar e compartilhar jogos tradicionais da cultura popular com os alunos e criar um espaço de convivência e troca entre crianças de todas as idades.

Na oficina, o elenco do Grupontapé conduzirá brincadeiras de roda, jogos teatrais, parlendas, adivinhas, réplicas, danças e cantigas de roda. Segundo a diretora da Escola Livre do Grupontapé e cofundadora do grupo, Katia Lou, além de estimular a criatividade e a imaginação, a atividade também incentiva o desenvolvimento social e emocional dos participantes. “Nós reforçamos a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e conexão”, informa.

No dia 24 de março, a Oficina será realizada somente para os alunos do Instituto Nelson Merola, que acontecem na Sociedade Eunice Weaver, no Bairro Lagoinha. Já na quinta (27), o evento será na Escola Livre do Grupontapé (sede do Grupo), localizada na rua Tupaciguara, 471, entre às 8h30 e 10h30 e estará aberto ao público em geral.

Para este dia, serão disponibilizadas 20 vagas, sendo que é necessária a inscrição por meio do formulário do grupo, disponível no perfil @grupontape, no Instagram. “Essa ação garante que mais crianças tenham acesso a essa vivência lúdica e enriquecedora”, reforça Katia Lou.

As oficinas de brincadeiras fazem parte da contrapartida social do projeto Grupontapé 30 anos: Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro, contemplado no EDITAL LPG nº 09/2023, que possibilitou a apresentação do Balaio Popular em quatro cidades mineiras.

Outras atividades programadas
Além das Oficinas de Brincadeiras, haverá uma programação na Escola Livre do Grupontapé para celebrar o Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo. No dia 25 de março, acontece a Roda de Danças Circulares Sagradas, na sede do grupo, na rua Tupaciguara, nº 471. O evento também é gratuito e tem como objetivo promover conexão e integração por meio do movimento.

Já no dia 26, o espaço recebe o espetáculo “Meu amigo Pedro” da Escola de Teatro Ernane Fernandez, com ingressos à venda pelo Sympla. E, para encerrar a programação, a Escola Livre oferece de forma gratuita a oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo, ministrada por Bernardo Gondim, de Belo Horizonte – MG, a ser realizada nos dias 28 e 29 de março na Escola Livre do Grupontapé.

Ainda como parte da programação, será realizada a palestra vivencial – “Radionovela: expressão imaginativa da voz” em escolas da rede municipal da cidade.   A atividade busca aproximar os estudantes da linguagem da radionovela, explorando sua história, técnica e relação com formatos contemporâneos como o podcast.

A palestra é voltada para o público jovem e propõe um mergulho no universo da radionovela, apresentando sua trajetória histórica, especialmente sua manifestação em Uberlândia, além de explorar as possibilidades expressivas da voz.

A atividade acontecerá nas seguintes escolas municipais de Uberlândia: do Bairro Shopping Park (26/03); Professor Mário Godoy (31/03); Professor Eurico Silva (01/04) e Professor Leôncio do Carmo Chaves (02/04).

Além disso, o Grupontapé apresentará o espetáculo Balaio Popular, no dia 27 de março, para os alunos da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, em Uberlândia-MG.

Sobre a Escola Livre do Grupontapé
Com 30 anos de trajetória, o Grupontapé de Teatro é uma referência no teatro brasileiro e sua sede, situada no Bairro Aparecida, na cidade de Uberlândia, constitui-se desde 2001 um espaço de referência para as artes cênicas no Estado de Minas Gerais.

Hoje, o Grupo mantém o espaço por meio de recursos próprios e projetos que viabilizam a realização de atividades que em geral são oferecidas gratuitamente ao público ou com ingressos a preços populares. Segundo Kátia Bizinotto, coordenadora de projetos “manter um espaço teatral traz um custo elevado para o Grupo e por isso, todo apoio é bem-vindo para manter esse espaço em atividade continuada. Esta semana de atividades celebrativas só está acontecendo com a reunião de diversos projetos, em especial o de Manutenção do Grupontapé, que com o incentivo da Start Química por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.”

A iniciativa da celebração do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo reforça o compromisso do Grupontapé com a valorização da cultura popular e a promoção de experiências que unem arte e educação, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.