segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 277

Equilibrando pratos e emoções: distúrbios alimentares requerem acompanhamento psicológico

0

No Brasil, as estimativas são de que a cada vinte pessoas uma tem algum distúrbio relacionado à comida. Especialista explica que o tema é complexo e vai além da escolha.

Em toda a história da humanidade são descritas as buscas pela imagem ideal e há ainda a pressão social. Esses aspectos em torno da estética têm levado muitas pessoas a um caminho repleto de desafios emocionais e psicológicos. Os distúrbios alimentares, como anorexia nervosa e bulimia, são muito mais que apenas questões de força de vontade ou escolhas pessoais: são transtornos complexos que exigem uma compreensão profunda das emoções envolvidas. Dados do último levantamento divulgado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados revelam que um a cada 20 brasileiros (15 milhões) sofrem de algum transtorno alimentar.

A psicóloga Talita Rocha, especialista em neuropsicologia e terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), destaca que a relação entre emoções e alimentação é intrínseca. “A alimentação muitas vezes se torna uma maneira de lidar com sentimentos difíceis. Quando as pessoas enfrentam estresse, ansiedade ou tristeza, elas podem recorrer à comida como um mecanismo de enfrentamento”, afirma Talita, que aborda temas como esses em suas aulas no ecossistema Ânima pela Una Uberlândia.

O tratamento desses transtornos vai muito além da simples reeducação alimentar. A terapia desempenha um papel fundamental no entendimento das causas emocionais que levam ao comportamento alimentar disfuncional. “Com abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), é possível modificar padrões de pensamento prejudiciais e promover uma relação mais saudável com a comida. Por isso, é essencial que todos compreendam que o transtorno alimentar não é uma escolha, mas sim uma condição emocional que precisa ser tratada com profissionalismo e empatia”, ressalta Talita.

O acolhimento da família e amigos tem o mesmo peso e importância nesse processo. O apoio emocional pode ser o diferencial na recuperação, ajudando os indivíduos a se sentirem compreendidos e menos isolados em sua luta. “Um ambiente acolhedor, livre de julgamentos, permite que o paciente se sinta seguro para expressar suas dificuldades e buscar ajuda”, explica a psicóloga.

A especialista esclarece que é importante também desmistificar a ideia de que distúrbios alimentares afetam apenas mulheres. Muitos homens podem ser afetados, embora sejam menos diagnosticados devido à resistência cultural em admitir vulnerabilidades emocionais.

“Os sinais como preocupação excessiva com peso, uso de métodos compensatórios (como vômito ou laxantes) e isolamento social em situações envolvendo comida devem ser observados com atenção. Precisamos entender que esses transtornos são manifestações de questões psicológicas complexas”, informa a psicóloga.

Equilibrar pratos e emoções é um desafio que requer atenção e cuidado. A psicologia se mostra essencial na jornada de tratamento dos distúrbios alimentares, apoiando no desenvolvimento de uma relação mais equilibrada entre pacientes e a comida. “Podemos contribuir para um desenvolvimento mais saudável e pleno para aqueles que enfrentam essas dificuldades. É fundamental lembrar que cada passo dado na busca por equilíbrio é um avanço significativo na recuperação emocional e física do indivíduo”, conclui Talita Rocha.

O poder do contato com a natureza no desenvolvimento infantil

0

O desenvolvimento de uma criança vai muito além das atividades dentro de casa ou da escola. O contato com a natureza desempenha um papel fundamental no crescimento físico, emocional e cognitivo dos pequenos. A psicóloga Patrícia Villa, da Casa Thomas Jefferson, explica como o simples ato de brincar ao ar livre traz benefícios para a saúde mental e o bem-estar das crianças, além de contribuir para o aprendizado e o fortalecimento das habilidades sociais.

Benefícios do contato com a natureza
De acordo com Patrícia Villa, brincar ao ar livre proporciona experiências sensoriais valiosas para as crianças, além de estimular a criatividade e fortalecer a conexão com o meio ambiente. Crianças que interagem com a natureza desenvolvem uma maior consciência ambiental, o que se reflete na maneira como elas percebem o mundo ao seu redor. Além disso, essas interações favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.

“O contato com a natureza permite que a criança explore novos estímulos, aprenda com o ambiente e desenvolva uma visão mais ampla de mundo, além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado”, explica Patrícia.

Exercícios físicos ao ar livre: energia e saúde
É fundamental incentivar atividades físicas ao ar livre, pois elas ajudam a prevenir o sedentarismo, promovendo uma vida mais saudável e cheia de energia. Atividades como correr, nadar, andar de bicicleta ou simplesmente brincar no parque fortalecem o sistema cardiovascular, melhoram a coordenação motora e aumentam a resistência física das crianças. A psicóloga destaca que essas atividades têm um impacto direto no bem-estar emocional das crianças: “Elas ajudam a liberar endorfina, o hormônio do bem-estar, que reduz o estresse, melhora o humor e contribui para uma melhor saúde mental, tornando as crianças mais equilibradas e capazes de lidar com desafios emocionais.”

A importância das atividades em grupo
Além dos benefícios individuais, brincar em grupo é uma oportunidade para as crianças aprenderem a socializar e desenvolverem habilidades importantes para a vida em sociedade. Participar de brincadeiras em grupo e eventos comunitários fortalece os laços sociais e cria memórias afetivas que contribuem para o crescimento emocional das crianças.

“Brincar com amigos ensina as crianças a trabalhar em equipe, a se comunicar de forma mais eficaz e a resolver conflitos de maneira saudável. São habilidades que vão além do momento da brincadeira e impactam diretamente no seu desenvolvimento social e emocional”, explica a psicóloga.

Experiências variadas para o desenvolvimento integral
Por fim, Patrícia Villa lembra que manter as crianças ativas não significa seguir uma rotina rígida ou programada, mas sim oferecer experiências variadas e divertidas que estimulem tanto o corpo quanto a mente. Seja ao ar livre, em atividades criativas ou em grupo, o importante é proporcionar oportunidades para que as crianças explorem e aprendam de maneira leve e prazerosa.

História de sucesso do Comida di Buteco é celebrada com marco de mais 10 mil butecos envolvidos ao longo de 25 anos

Concurso tem início em 11 de abril. Triângulo Mineiro faz parte do circuito com participação de Uberlândia e Araguari

O Brasil se prepara para celebrar um dos eventos gastronômicos mais representativos do país, que completa 25 anos de história. Entre os dias 11 de abril e 4 de maio de 2025, acontece o Comida di Buteco, concurso que consagrou a cultura do “buteco raiz” e se consolidou como a maior competição do gênero no país. Com o conceito “Paixão pelo Buteco”, esta edição reforça a importância desses estabelecimentos como verdadeiros patrimônios culturais, onde tradição, sabor e histórias se encontram.

Criado em 2000, em Belo Horizonte, pela extinta Rádio Geraes FM, o Comida di Buteco surgiu com o propósito de valorizar butecos familiares e resgatar a cozinha de raiz. Desde então, a competição cresceu exponencialmente e, hoje, abrange 27 circuitos em cerca de 50 municípios do Brasil, reunindo quase 1.200 butecos espalhados por todas as regiões do país. Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, estão entre as cidades participantes do circuito nacional.

A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade.

Concurso disputado com impacto social e econômico 
Diferente de um festival gastronômico, o Comida di Buteco é um concurso. O público e jurados visitam os butecos e avaliam quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene do local e o petisco. O petisco tem o maior peso na nota final (70%), enquanto os demais critérios correspondem a 10% cada. O voto popular e dos jurados tem peso igual na escolha do campeão de cada cidade.

Desde 2016, a competição ocorre em duas etapas. Após a escolha do vencedor de cada circuito local, uma nova avaliação é realizada por um corpo especial de jurados, que define o grande campeão nacional, anunciado em julho de 2025, em uma grande festa em São Paulo.

Ao longo de seus 25 anos de história, o Comida di Buteco gerou impactos significativos, tanto na trajetória dos participantes quanto na economia local. Os números são impressionantes: mais de 10 milhões de votos registrados, mais de 4,8 milhões de visitantes nos butecos participantes, um impacto de aproximadamente R$ 2,5 bilhões na cadeia produtiva do setor e mais de 10 mil butecos envolvidos ao longo das edições. Esses resultados refletem a força e a relevância do concurso, que continua a transformar o cenário gastronômico brasileiro.

Criatividade e tradição na edição de 2025 
Para marcar mais de duas décadas, o concurso reforça a importância da criatividade e da valorização da cozinha tradicional. Os butecos concorrentes foram desafiados a criar petiscos inovadores, mas sem perder suas raízes e histórias familiares. Serão quase 1.200 receitas em todo o Brasil de norte a sul, com tema livre no petisco. O resultado promete ser uma explosão de sabores, com receitas que resgatam memórias afetivas e surpreendem os visitantes.

De acordo com Maria Eulália Araújo, diretora institucional e fundadora do Comida, com um mês inteiro de celebrações, histórias e muita comida boa, o Comida di Buteco 2025 promete ser uma edição histórica, consolidando-o ainda mais   como símbolo da cultura gastronômica brasileira. “Chegar aos 25 anos é um marco incrível para o Comida di Buteco. Esse projeto nasceu de um sonho de valorizar os butecos e hoje vemos o impacto real que ele tem na vida de tantas pessoas: donos de butecos, funcionários, fornecedores e, claro, o público apaixonado por essa experiência única. O buteco é um espaço de conexão, tradição e resistência. Nossa missão sempre foi e sempre será transformar vidas por meio da cozinha de raiz”, explica a diretora.

Sindicato Rural de Uberlândia apresenta a FEMEC 2025 para a imprensa

0

Coletiva de imprensa será realizada no dia 26 de março, às 8h, no Parque Camaru

O Sindicato Rural de Uberlândia realiza, na próxima quarta-feira (26/03), às 8h, no Parque Camaru, uma coletiva de imprensa para apresentar a edição 2025 da maior feira do agro de Minas – FEMEC 2025. O evento reunirá jornalistas e convidados para conferir, em primeira mão, as novidades da feira, que acontece de 31 de março a 4 de abril e se consolida como um dos principais encontros de negócios do setor agropecuário no país.

Durante a apresentação, os organizadores da feira detalharão a estrutura do evento, com destaque para a nova infraestrutura da Arena de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, que ampliará a exposição de tecnologias voltadas à mecanização do campo. Outra novidade é o novo layout do Espaço Pecuária, projetado para melhorar a experiência dos pecuaristas e expositores, proporcionando maior interação e visibilidade para os negócios do setor.

A FEMEC 2025 reunirá as principais marcas do mercado de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas e será palco de lançamentos de inovações tecnológicas para o campo, além de uma programação técnica voltada à capacitação de produtores rurais. Entre os principais destaques da feira estão:
✅ Arena de Máquinas e Equipamentos Agrícolas – espaço ampliado para a exposição de tratores, colheitadeiras, plantadeiras e implementos com tecnologia de ponta;
✅ Espaço Pecuária – novo layout para fortalecer os negócios da bovinocultura de corte e leite, com palestras, leilões e exposição de genética superior;
✅ Pavilhão do Agronegócio – ambiente para empresas do setor apresentarem soluções inovadoras para o produtor rural;
✅ Arena Automotiva – exposição de veículos utilitários e de passeio e soluções de mobilidade e logística para o campo;
✅ Campos de Sementes e Insumos Agrícolas – área dedicada a cultivares de alto desempenho e tecnologias em sementes;
✅ FEMEC Shopping (NOVO) – espaço inédito voltado à comercialização de produtos e serviços relacionados ao agro.

A FEMEC 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Uberlândia, com patrocínio da Caixa e do Governo Federal. O evento conta ainda com o apoio do Sistema Faemg Senar, Sebrae, Prefeitura de Uberlândia, Emater e Governo de Minas.

A coletiva de imprensa será uma oportunidade para os jornalistas conhecerem de perto os preparativos da feira e esclarecerem dúvidas com os organizadores.

SERVIÇO – Apresentação da FEMEC 2025 para a imprensa
Data: 26 de março de 2025
Horário: 8h
Local: Parque Camaru – Uberlândia (MG)

Cálculo renal: como evitar e tratar o mal silencioso

0

Especialista do Hospital Mater Dei Santa Genoveva explica sobre pedras nos rins, com alertas sobre clima, genética e mitos sobre suplementos  

Dores intensas nas costas, náuseas e sangue na urina são os sintomas mais conhecidos do cálculo renal. Mas o que poucos sabem é que as pedras nos rins podem se formar silenciosamente, sem aviso, e só se revelarem em crises agudas. O nefrologista Dr. Victor Jordão, que atua no Hospital Mater Dei Santa Genoveva, desvenda os sinais sutis, os riscos ocultos e as estratégias inovadoras para enfrentar essa condição, que afeta 12% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Como as pedras se formam?  
Cálculos renais são cristais sólidos que se aglomeram no trato urinário, quando substâncias como cálcio, oxalato ou ácido úrico se concentram na urina. “A formação depende da composição da urina de cada pessoa. Por isso, genética e estilo de vida são fatores chave”, explica o Dr. Victor.

Sinais silenciosos:  
– Urina turva ou com odor forte;

– Vontade frequente de urinar, mesmo com pouco volume;

– Desconforto leve e intermitente na região lombar.

Clima, genética e estilo de vida 
Enquanto a desidratação é o principal fator de risco, o especialista alerta para outros gatilhos menos óbvios:

– Clima tropical: Países quentes, como o Brasil, têm maior incidência devido à perda de líquidos pelo suor. Trabalhadores expostos ao calor (como construção civil) são grupo de risco.

– Predisposição genética: Quem tem histórico familiar precisa de monitoramento, mesmo sem sintomas.

– Suplementos perigosos: Usados sem orientações médicas podem não ser seguros.

Prevenção e alerta aos mitos  
Dr. Victor destaca estratégias simples para evitar crises:
1. Hidratação inteligente: 30-35 mL de água por quilo de peso/dia (ex.: 2,1 litros para 70 kg). Quem sua muito deve aumentar a dose.

2. Frutas cítricas: Limão, laranja e acerola são ricos em citrato, que impede a aglomeração de sais na urina.

3. Cuidado com modismos: Suplementos de vitamina C e D só são prejudiciais em casos específicos, mas o uso sem orientação é arriscado.

Tratamentos
Quando a prevenção não é suficiente, a medicina oferece opções avançadas para combater os cálculos renais. Antes de qualquer intervenção, porém, a tomografia de abdômen sem contraste se consolida como exame padrão ouro, oferecendo imagens detalhadas para localizar os cálculos e guiar a estratégia mais segura.

Controle a longo prazo exige mudança de hábitos  
O nefrologista reforça, porém, que o fim do tratamento não significa o fim dos cuidados: “Após a remoção, o monitoramento contínuo é essencial. Mesmo sem sintomas, pedras recorrentes podem causar danos renais irreversíveis, como obstruções ou infecções crônicas. E há formas de investigar a causa dessa recorrência e tratá-la. Por isso, exames periódicos e ajustes no estilo de vida são aliados permanentes”.

Para o médico, a chave está na personalização. “Cada paciente precisa de um plano que considere sua genética, rotina e até o clima onde vive. Não existe fórmula única”. Com hidratação rigorosa, dieta balanceada e exames periódicos, é possível reduzir consideravelmente o risco de recorrência.

Câncer de rim é uma doença silenciosa que precisa de atenção

0

Médico alerta sobre a letalidade da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.

A campanha Março Vermelho foi criada para trazer um alerta à população: o câncer renal, também chamado de carcinoma de células renais, é uma doença silenciosa e potencialmente agressiva, representando, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 3% dos cânceres diagnosticados no Brasil, e que pode ser letal se não for identificado e tratado precocemente.

Segundo o Inca, o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. Em Minas Gerais, a estimativa é de 234 mil novos casos no mesmo período. O câncer de rim não está entre os mais incidentes, mas sua relevância cresce devido ao diagnóstico frequente em estágios avançados, quando os tratamentos são mais limitados.

A estimativa para o Brasil, no triênio 2023-2025, aponta que os homens apresentam mais casos da doença que as mulheres, disparidade que pode estar relacionada a fatores de risco como tabagismo e hipertensão, que afetam mais a população masculina, bem como a falta de exames preventivos.

De acordo com o urologista do Hospital Madrecor, complexo hospitalar da Hapvida, em Uberlândia-MG, João Paulo Martins Rophino Baptist, diversos fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer renal. “O tabagismo é um dos mais relevantes, assim como a obesidade, hipertensão arterial, doença renal crônica e predisposição genética. Doenças hereditárias, como a Síndrome de Von Hippel Lindau, também podem aumentar a probabilidade da doença em famílias afetadas. Além disso, a idade é um fator determinante, já que a ocorrência do câncer de rim aumenta com o envelhecimento”, afirma.

Sintomas e diagnóstico
Segundo João Paulo Baptist, o câncer de rim pode ser assintomático nos estágios iniciais, o que dificulta a detecção precoce. “No entanto, sinais como dor lombar persistente, sangramento na urina, anemia, fadiga e até mesmo crescimento anormal no abdômen podem indicar a presença da doença em fases mais avançadas”, explica o médico.

O diagnóstico geralmente é feito por exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia. A biópsia, embora menos comum, pode ser indicada para confirmação em alguns casos específicos.

O urologista explica que o principal tratamento para o câncer renal é a cirurgia, que pode envolver a remoção completa do rim afetado ou apenas do tumor, dependendo do tamanho e da localização da lesão. “Nos casos mais graves, em que há metástase, o uso de imunoterapia tem se mostrado uma alternativa eficaz para prolongar a sobrevida do paciente”, diz.

A boa notícia, segundo o especialista, é que pacientes tratados em estágios iniciais podem ter uma vida normal após a recuperação, especialmente aqueles que conseguem preservar parte do rim. No entanto, os cuidados devem ser constantes, incluindo acompanhamento médico regular por, pelo menos, cinco anos.

Conscientização
A campanha Março Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de rim. Hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, controle do peso e abandono do tabagismo, são essenciais para reduzir os riscos da doença. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Adotar um estilo de vida saudável e realizar exames periódicos pode ser a chave para evitar essa doença silenciosa e perigosa”, destaca o urologista.

Baptist acredita que, com o aumento do acesso aos exames preventivos, a tendência é que mais casos sejam identificados em estágios iniciais, ampliando as chances de cura e reduzindo a mortalidade associada ao câncer renal.

FEMEC 2025: inteligência artificial no campo será o tema da 12ª edição da maior feira do agro de Minas

Sindicato Rural de Uberlândia apresentará o conceito destacando a força da revolução tecnológica no agronegócio

A FEMEC 2025 – Maior Feira do Agro de Minas – já tem data marcada e tema definido. O Sindicato Rural de Uberlândia anunciou que a próxima edição do evento, que será realizada de 31 de março a 4 de abril no Parque de Exposições Camaru, terá como foco principal as aplicações da Inteligência Artificial (IA) no campo, ressaltando como a tecnologia está transformando a agricultura e a pecuária em todos os níveis de produção. A feira é realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. A abertura oficial da feira acontecerá no dia 31 de março, às 10 horas da manhã. O evento terá entrada e estacionamento gratuitos. O credenciamento antecipado para acesso ao evento poderá ser feito em www.femec.com.br.

Com a crescente acessibilidade das soluções tecnológicas, pequenas e médias propriedades rurais passam a se beneficiar diretamente de inovações que aumentam a eficiência, reduzem custos e promovem uma produção mais sustentável. Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, “a FEMEC 2025 será uma plataforma para apresentar como é possível democratizar o acesso a tecnologias antes restritas a grandes propriedades. As ferramentas apresentadas durante a feira prometem revolucionar o agronegócio, com exemplos concretos de aplicações práticas”, afirma.

Entre os avanços alcançados pelo uso de novas tecnologias destaca-se a agricultura de precisão como uma das principais aplicações da IA no campo, com o uso de drones, sensores e sistemas que monitoram lavouras em tempo real. Essas tecnologias ajudam a identificar necessidades específicas de irrigação, fertilização e controle de pragas, otimizando recursos e reduzindo o impacto ambiental. Sistemas de IA também estão sendo utilizados para identificar doenças e pragas nas culturas antes que causem danos significativos. Essas soluções são integradas a plataformas que oferecem recomendações de manejo, tornando-as acessíveis e eficazes até mesmo para produtores menores.

A precisão na previsão climática é outro avanço proporcionado pela IA. Ferramentas inteligentes permitem a criação de relatórios meteorológicos personalizados, baseados em dados históricos e análises preditivas, ajudando os agricultores a planejar suas safras com mais segurança.

Na pecuária, a IA vem sendo empregada para monitorar a saúde animal, prever ciclos reprodutivos e melhorar a gestão nutricional dos rebanhos. Tecnologias como coleiras inteligentes e sensores implantáveis tornam essas inovações viáveis para propriedades de diferentes tamanhos.

Atrações e perspectivas da FEMEC 2025
Arena de Máquinas e Equipamentos Agrícolas
A FEMEC 2025 terá um espaço exclusivo para exposição, demonstração e venda das mais avançadas máquinas e equipamentos agrícolas do mercado. O setor reunirá as principais inovações voltadas para mecanização e automação no campo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer soluções que aumentam a eficiência operacional, reduzem custos e impulsionam a produtividade. No local, será possível conferir de perto colheitadeiras, tratores, pulverizadores e implementos de última geração, além de acompanhar demonstrações práticas que evidenciam os benefícios das novas tecnologias para o agronegócio.

Campos de Sementes e Insumos
Em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados no parque Camaru, destinada à apresentação de sistemas de produção agrícola, cerca de 10 empresas participantes da Femec 2025 apresentarão mais de 20 opções de modernas tecnologias de sementes e de insumos para o cultivo de variedades de soja, híbridos de milho, trigo, sorgo, algodão e girassol. No local o produtor rural poderá verificar pessoalmente o desenvolvimento de diferentes culturas.

O espaço será preparado para circulação de produtores entre as áreas plantadas, o que possibilitará comparações para escolha do produto mais adequado para sua propriedade. O plantio das áreas começou em novembro do ano passado para que as plantas possam ser apresentadas em estágio avançado de desenvolvimento durante a feira.

Arena Automotiva
A FEMEC 2025 terá a Arena Automotiva, dedicada aos lançamentos de veículos utilitários e de passeio. O público poderá conferir de perto as novidades do setor e conhecer as tecnologias aplicadas para melhorar a performance no campo.

Espaço Pecuária
O Espaço Pecuária reunirá exposições ranqueadas de raças como Gir Leiteiro e Nelore, além do tradicional Torneio Leiteiro. O espaço também sediará palestras, leilões de equinos e de bovinos e encontros técnicos, como o Encontro de Confinadores e a Agenda do Leite, proporcionando conhecimento atualizado sobre o mercado, nutrição, manejo e genética animal.

FEMEC Shopping
O FEMEC Shopping reunirá empresas especializadas em peças, serviços e soluções para o agronegócio, permitindo que os visitantes tenham acesso a uma ampla variedade de produtos e inovações para suas propriedades.

Programação de Seminários e Fóruns
Entre os destaques da programação da FEMEC 2025 estão diversos seminários e fóruns voltados para inovação e gestão no agro:
• Seminários: Inteligência Artificial, Produtividade Agrícola, Soluções Digitais, Agricultura Regenerativa;
• Fórum de Discussão entre Produtores e Mesas Redondas;
• Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, que chega à sua quinta edição;
• Encontro de Confinadores;
• Agenda do Leite.

Crescimento e Impacto Econômico
Desde sua primeira edição em 2012, a FEMEC cresceu de forma expressiva, consolidando-se como uma das maiores plataformas de negócios agropecuários do Brasil. Em 2024, a feira teve 350 expositores, movimentou R$ 2,28 bilhões e atraiu 150 mil visitantes. Para 2025, o Sindicato Rural de Uberlândia projeta um crescimento ainda maior, com aumento no número de expositores e visitantes. O Sindicato Rural reforça que a FEMEC é uma oportunidade para todos os produtores, independentemente do porte de suas propriedades, acessarem novas tecnologias que estão remodelando o futuro do campo.

Uberlândia Shopping recebe Mega Park Internacional com mais de 20 atrações de diversão

Pela primeira vez em Uberlândia, o Mega Park Internacional, renomado parque itinerante da Itália, chega ao Uberlândia Shopping, empreendimento administrado pela Alqia, para proporcionar uma experiência única de diversão para todas as idades. Com mais de 20 atrações emocionantes, incluindo brinquedos radicais, familiares e infantis, o parque promete momentos inesquecíveis para toda a família.

A estrutura montada no estacionamento do shopping traz adrenalina, entretenimento e muita alegria para o público da região.

Entre os destaques estão brinquedos que garantem aventura e emoção, como a roda-gigante, que oferece uma vista panorâmica da cidade, além da montanha-russa de looping, Kamikaze, Evolution, Crazy Loop, Frisbee e Barco Viking. Para quem prefere opções mais tranquilas, há atrações como Xícara Maluca, Trenzinho, Dumbos e Cavalaria, além de brinquedos infantis como Kid Play, Circus Trem, Patinhos, entre outros.

“A chegada do Mega Park reforça nosso compromisso em expandir as opções de entretenimento e proporcionar novas experiências para nossos clientes. Investir em lazer é uma forma de atrair ainda mais visitantes e tornar o shopping um destino completo para toda a família”, afirma Laíza Carvalho, gerente de Marketing do Uberlândia Shopping.

O Park funcionará de terça a sexta-feira das 18h às 22h e, aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 22h.

 Ingressos

A venda de passaportes será realizada exclusivamente pelo site:  megaparkadventure.com.br

Mais informações: @megapark.br

Goretti Stravini, inaugura sua primeira loja no Brasil após sucesso na Inglaterra!

0

A Tá Louca acaba de dar mais um passo incrível na sua trajetória! Após conquistar o público internacional com sua loja na Inglaterra, a marca de beleza e bem-estar celebrou a abertura de sua primeira loja física no Brasil, em Madureira, Rio de Janeiro.

O evento foi um verdadeiro sucesso, reunindo clientes, influenciadores e parceiros para comemorar esse momento histórico!

A fundadora da marca, Goretti Stravini, expressou sua imensa gratidão por essa conquista:
“Abrir a primeira loja da Tá Louca no Brasil é um sonho realizado! Depois do sucesso na Inglaterra, trazer essa experiência para o nosso país é algo muito especial.

Sou grata a todos que acreditam na marca e fazem parte dessa história. Esse é só o começo!”

A nova loja oferece toda a linha de produtos da Tá Louca, combinando inovação, qualidade e muito estilo para quem ama se cuidar. Com um espaço moderno e vibrante, a marca reforça seu compromisso de proporcionar beleza e bem-estar para todos.
Venha conhecer a Tá Louca de perto!

Estamos na Galeria Imperial, Loja U – Estrada do Portela, 57 – Madureira, RJ

IRA! agita Contagem com show nostálgico e hits que marcaram os anos 80

0

Uma noite histórica ao som de clássicos que marcaram os anos 80. É com essa proposta que a banda paulistana IRA!, uma das mais icônicas da cena do rock, desembarca em Contagem (MG) no dia 29 de março para se apresentar no Rooftop do Shopping do Avião (avenida Babita Camargos, 1295, Cidade Industrial).

O evento, que começa a partir das 19h, contará com a presença das bandas mineiras que são destaques na área musical, M8 e Cash, que prepararam repertórios especiais para animar os roqueiros de plantão.

Já a lendária banda IRA! subirá ao palco para apresentar seus maiores sucessos, como ‘Envelheço na cidade’, ‘Dias de luta’ e ‘Flores em você’. Trata-se de um show enérgico, emocionante e de muita interatividade com o público.

Ingressos

Os ingressos estão disponíveis no site Central dos Eventos (https://centraldoseventos.com.br/ira-eletronico).

Sobre a banda Ira

A banda paulistana IRA!, fundada em 11 de outubro de 1981, é hoje um verdadeiro símbolo do rock e da cultura pop brasileira. Com quase quatro décadas de trajetória, o grupo mantém sua essência autêntica e a energia contagiante.

À frente do grupo estão Nasi (vocal) e Edgard Scandurra (guitarra), que seguem juntos, mais maduros, experientes e em plena sintonia. A química entre os dois, combinada com a paixão pelo palco, garante apresentações vibrantes, onde a adrenalina juvenil e inquieta se manifesta em cada acorde.

O quarteto é completado por Johnny Boy (baixo) e Evaristo de Pádua (bateria), músicos experientes que, desde o retorno aos palcos em 2014, solidificam a força e a qualidade musical do IRA!.