terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1140

Heineken® inicia projeto que facilita energia renovável para bares e restaurantes de todo o Brasil

0

Após anunciar produção da cerveja com energia 100% renovável, a marca lança projeto que levará energia de fontes verdes também aos bares e restaurantes, visando um futuro cada vez mais sustentável.

Brasil, Outubro de 2021 – A partir deste mês, a Heineken® dá início a um projeto que visa levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras, até 2030. O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia, iniciado a partir da produção da cerveja com energia 100% renovável, anunciado em dezembro de 2020. Agora, o objetivo é ir além da produção, facilitando o acesso a pontos de vendas, com benefícios aos negócios dos parceiros e maior impacto ao meio ambiente.

Por meio da adesão a iniciativa, bares e pontos de vendas podem ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. A participação é gratuita, sem taxas de adesão, sem instalação e sem fidelidade. Um processo simples para dar continuidade à jornada da marca na construção de um mundo mais verde, diminuindo o impacto ambiental e fomentando o mercado de geração de energia sustentável e distribuída.

O estabelecimento só precisará se cadastrar em uma plataforma digital que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde. A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia, e o estabelecimento não terá nenhum tipo de custo, taxa de adesão, ou necessidade de qualquer adaptação no sistema elétrico atual.

“O movimento reforça nosso compromisso com o planeta, e um novo passo para um futuro mais verde para as próximas gerações. É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.

Fases do Projeto
O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, entra em fase piloto em agosto, inicialmente em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, e Rio de Janeiro passam a figurar na lista de capitais atendidas. Para facilitar a adesão dos pontos de venda parceiros da cervejaria, a Heineken® disponibiliza o site  https://www.heinekenenergiaverde.com.br onde é necessário fazer um breve cadastro. A partir de 2022, o programa já atenderá 19 capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Brasília – DF.

Com isso, a Heineken® almeja chegar no ano de 2030 com 50% de seus pontos de vendas beneficiados pelo programa. A disponibilidade do serviço será ampliada gradualmente, para além das capitais federais. A rede de atendimento estará disponível no portal.

“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores. O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Heineken GREEN YOUR CITY

O projeto de energia distribuída é parte da plataforma recém lançada GREEN YOUR CITY, um movimento da marca Heineken® para ressignificar o espaço urbano e a vida noturna pós-pandemia, de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente.

O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que estes espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais. “A ideia é que possamos apoiar de ponta a ponta os nossos parceiros, na energia que eles utilizam, nas atrações que envolvem o público e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais verde”, explica Gabriel.

Neste primeiro momento, a Casa de Francisca, Bona Casa de Música, ambos lugares emblemáticos da capital paulista, e outros pontos culturais dos mais variados segmentos farão parte da iniciativa, entre eles Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades com apoio da marca. Novas parcerias e iniciativas da plataforma serão divulgadas em breve.

Produção com energia renovável+.

Em dezembro de 2020, a marca Heineken® avançou na produção e envasamento da cerveja com uso de energia 100% renovável, nas Unidades de Araraquara (SP), Alagoinhas (BA) e Ponta Grossa (PR), que já operam com energia limpa tanto térmica como elétrica. Até 2023, a cervejaria de Jacareí (SP), que já opera com 100% de energia elétrica de fontes renováveis, ganhará novas caldeiras de biomassa, convertendo assim essa e todas as outras oito cervejarias no Brasil para operarem unicamente com energia verde na produção de todos os produtos do portfólio da companhia.

Saiba mais sobre as ações de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil no site https://www.heineken.com.br/energiaverde

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban e Lagunitas. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Informações adicionais: https://www.heinekenbrasil.com.br

Caminhada visa arrecadar rações para animais sem dono

0

Evento acontece dia 30 de outubro na Granja Marileusa; haverá feira de adoção, espaço PET, sorteios e show

Com a proposta de arrecadar rações para as instituições que cuidam de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade, acontece no dia 30 de outubro a 1ª Caminhada Amigo PET de Uberlândia. O evento também será uma oportunidade de adotar um animal doméstico e se relacionar com criadores e a indústria que atende o setor de PET na cidade.

Realizada pela agência de Comunicação e Treinamento Vox Solus, a caminhada acontecerá no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa, um dos apoiadores do evento, juntamente com a Associação de Proteção Animal (APA) e a Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB Uberlândia. O evento ainda conta com a parceira das empresas Bild, Vitta, Primo PET, Vetnil, Royal Canin, Simparic, Pethy Prime e Cia. das Tendas.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Vox Solus (voxsolus.com.br), onde o participante também encontra todo o regulamento da caminhada. Todos os cães participantes deverão permanecer na guia e coleira durante todo o evento. Caso necessário, o cão deve usar focinheira, que é o caso de animais de grande porte e das raças Rottweiller, Pit Bull, American Pit Bull, Bull Terrier, Mastiffe e similares.

Estima-se que haja aproximadamente 50 mil animais,  entre cães e gatos, vagando pelas ruas de Uberlândia, segundo estimativa da APA. Situação que se agravou durante a pandemia, quando muitos donos perderam a condição financeira de cuidar de seus animais domésticos. Ou seja, animais que antes tinham um lar foram parar nas ruas, sem os devidos cuidados, sujeitos a doenças, adversidades e maus tratos.

Além da caminhada, que terá aproximadamente 1 km, haverá feira de adoção, espaço PET (com pista agility para cães), atendimento veterinário (plantão para emergências), sorteio de ração, banho e tosa e brindes e ainda show ao vivo. Uma oportunidade de passeio para toda a família. O evento terá início às 7h30, com a caminhada saindo às 8h30 – os cães largam em grupos com intervalos de 3 minutos divididos por porte de animal.

Além de ração, serão arrecadados produtos de higienização de canis. Toda a arrecadação será destinada à APA e às instituições acolhedoras e protetores independentes ligados à Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB de Uberlândia.

A APA é a maior instituição acolhedora de animais em Uberlândia e, assim como outras entidades, enfrenta a situação de superpopulação animal. A capacidade ideal é para atender 250 animais, mas atualmente abriga cerca de 430 entre cães e gatos.

Por sua vez, a Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB, criada pra apoiar e ajudar nas causas animais em Uberlândia, presta ajuda hoje a quase 40 protetores voluntários na cidade, que juntos abrigam cerca de 790 cães e gatos. Apenas uma dessas pessoas cuida de 100 bichos em casa, segundo a presidente da Comissão, a advogada Elisângela Teixeira Gondim Dorea.

A maioria dos animais abrigados está disponível para adoção, mas enquanto isso não acontece, por causa da superlotação de bichos, esses cuidadores enfrentam dificuldades para proporcionar aos bichos serviços básicos como atendimento veterinário, higiene e alimentação, entre outros cuidados necessários. No caso dos voluntários inclui ainda instalações adequadas à sua estadia, uma vez que a grande maioria usa as próprias residências para isso.

A proposta da Vox Solus é que a caminhada contribua para amenizar essa situação, ajudando tanto na arrecadação de rações como a encontrar possíveis tutores para os pets acolhidos.

Serviço:
O quê: CAMINHADA AMIGO PET
Quando: 30 de outubro
Horário: 7h30 (abertura) e 8h30 (caminhada)
Onde: Espaço Ciranda, Granja Marileusa
*Inscrições: no site voxsolus.com.br
*doação de 2kg de ração

Indústria pet cria mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos

0
Risoto árabe com quinoa, frango à mineira com quiabo, caçarola de carnes com legumes estão entre os alimentos naturais do Chef Bob

Cada vez mais os tutores estão preferindo dar uma alimentação mais natural para seus pets, muito fala-se em “dar comida de verdade” para cães e gatos, a fim de manter a saúde dos animais de estimação em dia e, consequentemente, prevenir possíveis doenças com a idade.

A projeção para 2021, é que o mercado pet brasileiro fature R$46,5 bilhões, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). O pet food é um exemplo de segmento que cresce cada vez mais. Foi pensando neste potencial, que o Chef Bob, indústria pet nacional, já criou mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos, além disso, só no mês de julho, a empresa já realizou quase 4 mil entregas, em 46 cidades e sete estados diferentes.

Entre os destaques destas mais de 1,5 mil receitas, estão: risoto árabe com quinoa, frango à mineira com quiabo, caçarola de carnes com legumes, frango na moranga, entre outros.Snacks naturais também estão entre as opções como recompensas saudáveis para pets.

“Frangolicia, feito com farinha de arroz, peito de frango, ovo, óleo de coco, alecrim e tomilho, é um exemplo de petisco saudável. Indicamos dar os snacks ao pet antes, durante ou depois das refeições normais, porém, sem ultrapassar 10% da necessidade alimentar do pet”, explica o head comercial do Chef Bob, Jaime Goldenstein.

Alimentação natural é tendência?

Para Goldenstein, o assunto “alimentação natural” é uma volta às origens, afinal, as rações industrializadas, por exemplo, surgiram há cerca de 50 anos e ganharam força nos últimos 30 anos. Desta forma, o propósito de alimentação natural é fornecer aos pets a dieta em que seus ancestrais se alimentavam, que é rica em nutrientes e de alta qualidade.

“Tecnicamente, a alimentação natural é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e que são minimamente processados, ou seja, não passam por processos industriais como acontece com as rações. É uma alimentação equilibrada, que contém os níveis de nutrientes que o animal precisa para se manter saudável”, explica.

No Chef Bob, por exemplo, o único tipo de processamento que os alimentos sofrem ocorre dentro da cozinha da empresa, com o cozimento e congelamento. “Um alimento altamente industrializado é a ração seca, que além de usar ingredientes pouco nobres, nenhum deles está em seu estado natural, consequentemente, há o uso de conservantes químicos. Desta forma, a alimentação natural ou “AN” tem melhor absorção, hidratação e menos reações adversas que uma ração, por exemplo”, conta o head de marketing do Chef Bob.

Como equilibrar a dieta do pet com a alimentação natural?

Goldenstein explica que a necessidade nutricional pode variar mais de acordo com a idade do pet, do que com o porte. “Um filhote de chihuahua, que é de porte pequeno por exemplo, na maioria das vezes, pode comer a mesma quantidade de proteína que um filhote de labrador. O que muda é a quantidade que cada um irá comer por dia. Já o mesmo chihuahua comerá diferente que um cachorro da mesma raça ou um labrador, ambos idosos, por exemplo”, comenta.

Os três principais benefícios encontrados na gama de refeições saudáveis são:

  • Ingredientes altamente nutritivos e de excelente qualidade;
  • Alimentação saudável é naturalmente úmida, o que auxilia na digestão e ajuda a minimizar possíveis problemas nos  rins, muito comum nos pets;
  • Não possui: transgênicos, corante, conservante ou aditivo químico.

Em casos de problemas de saúde dos pets é possível produzir receitas, de acordo com a indicação do veterinário e/ou zootecnista. No momento que o cliente entra em contato, é encaminhado um checklist de perguntas que direciona o tipo de alimento ideal para o pet, além disso, se necessário, há uma veterinária disponível com formação nutricional, que pode tirar dúvidas em tempo real.

Sobre o Chef Bob

O Chef Bob é uma empresa especializada em alimentação natural para cães e gatos, com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Porto Alegre. Com o objetivo de difundir saúde e qualidade de vida aos animais, possui mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos. Saiba mais em: https://www.chefbob.com.br/

Sandella vai sortear mais de 500 prêmios

0

A Promoção Show de Prêmios Sandella conta com a ajuda da doméstica Mary Help e do motoboy Jackson Five

Os personagens do humorista Marco Luque, a doméstica Mary Help e o motoboy Jackson Five, são a cara da nova promoção da Sandella. A marca da GSA Alimentos vai sortear mais de 500 prêmios para os consumidores. A Promoção segue até o dia 29 de janeiro de 2022 e pode premiar o consumidor que levar para casa cinco produtos Sandella.

Os participantes da Promoção Show de Prêmios Sandella podem levar para casa um ano de compras grátis no valor de R$ 300 mensais e três caminhões de prêmios  para mobiliar a casa com geladeira, televisão, bicicleta, máquina de lavar roupa, ventilador e muito mais, até com a casinha para o cachorro.

E não para por aí. Toda semana terá sorteio de Pix de mil reais. E diariamente ainda serão sorteados prêmios de R$100. A campanha também terá prêmios instantâneos, serão 500 créditos de celular no valor de R$ 30 para ganhar na hora.

Como participar

Basta adquirir em supermercado, hipermercado, estabelecimento comercial ou e-commerce cinco embalagens de quaisquer produtos Sandella no mesmo cupom fiscal e efetuar seu cadastro no hotsite da promoção – www.promosandella.com.br. Depois de realizado o cadastro será gerado um número da sorte. Agora, é torcer para ganhar!  A campanha tem o Certificado de Autorização Nº 05.014451/2021.

Caracterizada pelo humor, a campanha que apresenta os personagens Mary Help e Jackson Five e estará presente nos pontos de venda, nas redes sociais da marca e do artista.

A Sandella ainda conta com a visibilidade de Marco Luque, ator e humorista com 14 anos de sucesso. Atualmente, o artista global possui mais de 2,2 milhões de seguidores no Instagram, mais de 1 milhão de inscritos  no Youtube com mais de 95 milhões de visualizações.

A marca

Sandella nasceu em 2007 e iniciou seu portfólio com o macarrão instantâneo. Atualmente  a linha conta com tempero em pó e em pasta, mistura para bolo, sopão, tempero completo, condimentos, batata palha, milho de pipoca, amendoim, pipoca de micro-ondas e farofa pronta.

Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser

Outback lança Moscow Mule em sua icônica caneca congelada

Tradicional drink dos anos 40 entra para o cardápio de todos os restaurantes da rede com o toque especial da marca

O tradicional drink que nasceu em terras norte americanas na década de 40, e em meio à Guerra Fria, tem sua repaginação no Brasil. Pensando nas confraternizações de final de ano, a rede de inspiração australiana, Outback, adiciona o Moscow Mule ao seu cardápio, em uma releitura composta por vodka Ketel One, suco de limão e gengibre, finalizada com uma deliciosa espuma de gengibre, e servida na icônica caneca congelada do restaurante, a mesma dos famosos chopps da casa.

“O Outback é muito conhecido pelo seu Billabong Hour, nosso happy hour e, por isso, estamos sempre trazendo drinks modernos e famosos pra compor o nosso menu de bebidas. Nosso objetivo é sempre inovar e nisso buscamos novidades que nosso público ama! Desta forma, nosso Moscow Mule é único, pois é servido em nossa caneca supercongelada como opção para quem quer criar mais momentos no restaurante e desfrutar de uma bebida clássica com nosso estilo australiano, além de ter a possibilidade de pagar metade do preço por ele durante nosso Billabong que vai das 17h às 20h, de segunda a sexta”, afirma Renata Lamarco, diretora de marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback no Brasil.

Para quem quiser experimentar, a nova bebida está disponível em todos os restaurantes do país.

Grupontapé volta à estrada com espetáculos e atividades formativas

0

Depois de quase dois anos de isolamento, a Cia. mineira reencontrará o público presencialmente com apresentações teatrais e atividades formativas.

Depois de quase dois anos sem contato presencial com o público devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, coloca o pé na estrada para a primeira circulação, a partir deste mês. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela produtora parceira Balaio do Cerrado, o Grupo levará apresentações da peça Balaio Popular em Ipameri-GO (23/10), São Simão-GO (30/10), Itumbiara-GO (30/10) e atividades formativas em São João del Rei (dias 28 e 29 de novembro).

As apresentações serão realizadas em locais públicos, abertos, em todas as cidades. “Uma ótima oportunidade para levarmos um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua.  Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo reencontrar o público”, comenta o diretor de produção da Cia., Rubem dos Reis.

Os horários das apresentações variam em cada município. A primeira apresentação será em Ipameri, na Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade, às 17 horas. Os locais e horários nas outras cidades serão divulgados posteriormente.

O projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela Produtora parceira Balaio do Cerrado, aprovado em 2017 foi responsável pela circulação do Grupo nas cidades de Contagem-MG, Itumbiara-GO, Pirapora-MG, São Bernardo do Campo-SP e Uberlândia antes da pandemia. Não quisemos  transformar em online as ações que faltavam, justamente por acreditar que este dia chegaria e que seria importante este encontro do Grupo com o público das cidades”, destaca o produtor da Balaio do Cerrado, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

“Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena,  acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio

O projeto “Grupontapé na estrada” tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a empresa Caramuru, que acredita na arte como ferramenta para o desenvolvimento humano.

“Estamos muito felizes de, aos poucos, voltar a nos encontrar com o público. Será uma grata satisfação visitar as cidades e o seu povo, fazer teatro como a gente mais gosta, presencialmente, de pertinho. A nossa expectativa é a melhor possível”, declara a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Serviço:

O quê: Espetáculo Balaio Popular – Projeto Grupontapé na Estrada

Onde e quando: Ipameri-GO (23/10)

Local: Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade

Horário: 17h

Praia Clube fará uma cerimônia para selar parceria com CDDU

Evento marca um novo capítulo na história do esporte para deficientes, em Uberlândia.

Será realizada nesta quarta-feira (20), no Sport Bar do Praia Clube, das 14h às 15h, uma cerimônia para selar a parceria do Praia Clube com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia, CDDU.

O objetivo do Praia Clube com essa parceria entre CDDU, Futel e Prefeitura de Uberlândia é ser uma força propulsora para mais modalidades paralímpicas e também o elo entre a iniciação esportiva e o alto rendimento de atletas.

O evento é exclusivo para setenta pessoas, sendo cinquenta atletas da parceria CDDU e Praia Clube. Também conta com a presença da diretoria, autoridades e imprensa, com o objetivo de mostrar a construção do novo elo entre a iniciação esportiva e o atleta de alto rendimento de estrutura adequada (fisioterapia, academia e clube 100% acessível), equipe multidisciplinar e aporte financeiro.

Durante a cerimônia serão apresentadas modalidades esportivas a serem contempladas: Bocha, atletismo, natação e o halterofilismo.

Existem diferenças no processo de luto entre perder pessoas e animais?

0

Perder um ente querido sempre é algo que provoca muita dor em um. A veterinária Dra. Melanie Marques mostra as semelhanças no processo de luto quando a perda envolve um animal ou uma pessoa próxima.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Nacional da Agricultura, 61% das pessoas consideram seu animal como um membro do lar. Com a pandemia, este número registrou um aumento inesperado de adoções. As famílias têm buscado por cães e gatos com a finalidade de trazer alguma alegria e interação positiva para o lar, especialmente para as crianças que ficaram longe do convívio social das escolas, além de não poderem sair para brincar e interagir com seus amiguinhos.

Mesmo antes da chegada deste período difícil, especialistas já reforçavam o quanto é importante a companhia de um bichinho de estimação. Mas, e quando ocorre o momento da perda? Como o luto de uma pessoa ou de uma família é tratado pela sociedade?

Quem opina sobre o assunto é a veterinária que não gosta de animais Dra. Melanie Marques, que nos últimos dias teve que passar pela perda de um de seus pets. “Recentemente perdi uma akita de 17 anos que nasceu em minha casa. Eu tinha 20 anos quando ela chegou, ou seja, convivi minha vida adulta inteira com ela. Quando comuniquei sua partida às pessoas, o que mais ouvi falar foram frases como ‘ah, mas já era velhinha, né?’, ‘isso logo passa e ficarão as boas lembranças’, e ‘ela parou de sofrer, está em lugar melhor que aqui.”

Foi ouvindo essas expressões típicas de situações de luto que Dra. Melanie lembrou da perda da mãe. “Ouvi basicamente as mesmas frases, e isso me confirma o quanto existe esta semelhança entre estes processos de luto”, compara.

Quando se fala na perda de um bicho de estimação, a veterinária lembra que um animal tem uma representatividade única. “Aquele amor preenche lacunas invisíveis na vida de seu tutor, e geralmente os sentimentos estão mais ligados à infância, aquela parte infantil e pouco conhecida que fica guardada no inconsciente da pessoa”. Além disso, “o animal pode suprir o afeto ou a presença de uma mãe ou um pai, pode simular os cuidados que a pessoa teria com um filho que ela não pôde ter, ou preencher o vazio de um casamento que vai mal ou as lacunas de uma solidão desconhecida pela própria pessoa”.

Diante disso, Dra, Melanie pondera que dizer adeus a um companheiro de quatro patas pode sim ser levado tão a sério como a morte de um ente querido. “Rituais de passagem, como velar o corpinho, se despedir, homenagear a vida daquele que dedicou sua vida a amar e brincar com seu tutor aqui na terra pode minimizar a dor, dando um espaço para a morte ser compreendida e um tempo para ser elaborada pela família. Inclusive as fases do luto, como negação, raiva, aceitação, por exemplo, são completamente normais quando se refere a perda de um animal”.

Quem também merece atenção especial nessas horas, reforça a terapeuta, são as crianças. “Explique a ela a morte do seu pet como uma passagem do mundo material para o espiritual, não minta a ela dizendo que o animal viajou ou simplesmente sumiu. Isso não vai ajudar em nada, e só pode piorar as coisas”.

Afinal, a banalização da dor de uma pessoa que sofre por um animal é cruel. “Fica um vazio na rotina, especialmente se esse bichinho demandava cuidados extras, como uma dependência humana para comer, andar ou fazer suas necessidades. Os afagos, os choros e arfados ausentes nos mostram uma pequena fração do que é a vida, que é a partida e a ausência silenciosa de quem amamos. Sentimos falta até das coisas que nos irritavam, pensamos se fomos bons pais, se poderíamos ter ido além, enfim, se poderíamos ter feito mais…”

“Meu conselho para quem está com seu pet é bem simples: Deite-se ao lado dele e veja o mundo da perspectiva dele. Converse e fale com ele, certo de que ele entenderá cada palavra. Se ele quiser cheirar, deixe ele. Se ele quiser correr, vá com ele. Viva os bons momentos com eles, afinal, eles vivem o presente”, completa Dra. Melanie.

 

Espetáculo regido pelo maestro João Carlos Martins tem transmissão ao vivo

0

Concerto Na Roda com o Maestro: Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach poderá ser assistido online no dia 22

Com o objetivo de alcançar mais espectadores de diferentes contextos sociais, o concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach será transmitido ao vivo no dia 22, às 20h, via YouTube. O espetáculo é apresentado pelo renomado pianista e maestro brasileiro, João Carlos Martins [http://www.fundacaobachiana.org.br/], e pela Camerata Bachiana, além de ter participação do tenor Jean William [https://www.instagram.com/tenorjeanwilliam/].

Além da experiência do concerto, os espectadores ainda poderão conhecer a história do maestro João Carlos Martins, que compartilhará acontecimentos marcantes de sua vida dedicada à arte e também sobre o repertório de homenagem a Johann Sebastian Bach, um dos maiores compositores de música clássica do mundo. A transmissão, que acontece no canal do YouTube do grupo Algar, será disponibilizada neste link [www.youtube.com/user/grupoalgaroficial].

O concerto Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach é produzido pela D’Color Produções Culturais [http://www.dcolor.art.br/site/], com patrocínio do grupo Algar [https://www.algar.com.br/], por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins [http://www.fundacaobachiana.org.br/#o_maestro] iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal [http://www.distonia.com.br/pt-br/site.php?secao=distonia], doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa [http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2020/02/ciencia-e-tecnologia-servico-da-saude-humana].

ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica [http://www.fundacaobachiana.org.br/#a_orquestra] aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país. A Camerata Filarmônica Bachiana, que apresenta o projeto Na Roda com o Maestro, é formada por cello, oboé, viola, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

GRUPO ALGAR Com uma história de quase 100 anos, o grupo Algar, que atua nos setores de TIC, entretenimento e agro, tem como propósito ser Gente servindo Gente e como missão desenvolver relacionamentos e soluções inovadoras que gerem negócios sustentáveis com valor percebido, gerindo riscos, cultivando ambientes inclusivos e agindo de acordo com cada mercado de forma autônoma e responsável para entregar resultados empresariais satisfatórios.

 

SERVIÇO

Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana

Transmissão ao vivo

Data: 22/10

Horário: 20h

Formato: Ao vivo no canal do YouTube do Grupo Algar [www.youtube.com/user/grupoalgaroficial].

Mais informações: (19) 3256 4500 I contato@dcolor.art.br

O projeto Na Roda com o Maestro é viabilizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e tem patrocínio do grupo Algar.

Instagram dcolorcultura | Facebook dcolorproducoes

Cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro apresentam seus campeões e finalistas do 9º Prêmio

0

Etapa das cooperativas é uma das inovações da iniciativa que tem como tema a intercooperação. Cronograma de apresentação dos finalistas inicia em 14 de outubro e encerra-se em 06 de novembro.

A Região do Cerrado Mineiro se prepara para conhecer os campeões da etapa de cada Cooperativa e, consequentemente, os finalistas da 9ª edição de seu Prêmio. Desde 2013, a iniciativa revela os melhores cafés produzidos no território demarcado por 55 municípios no Cerrado Mineiro, configurando-se em uma celebração da safra e valorização do trabalho dos cafeicultores pela alta qualidade dos grãos produzidos na Região.

O 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro trouxe, nesta última edição, inovações com foco na intercooperação, trazendo as sete cooperativas do sistema: Carmocer, Carpec, Coagril, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocaccer e monteCCer como e realizadoras da iniciativa, integrando, ainda, as seis associações: ACARPA, ACA, Assogotardo, Assocafé, Amoca e Appcer como apoiadoras, em uma ação que cria uma unidade para os concursos de qualidade da região. A organização fica a cargo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Etapa das cooperativas

Dividido em dois grandes momentos, o 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro traz a Etapa das Cooperativas e a Etapa Regional.

A edição já se encontra na fase de conhecer os nomes dos cafeicultores finalistas, cuja revelação teve início no dia 14 de outubro com a Etapa Campeões Expocaccer e vai até dia 06 de novembro, com a revelação dos finalistas de acordo com o cronograma: Etapa Campeões monteCCer, no dia 20 de outubro; Etapa Campeões Carpec, em 28 de outubro; Etapa Campeões Coopadap, no dia 04 de novembro, Etapa Campeões Carmocer, em 05 de novembro e, para finalizar, Etapa Campeões Coocacer, em 06 de novembro.

Nesta etapa as cooperativas revelam seus vencedores, assim, cinco finalistas da categoria Natural, três finalistas da categoria Cereja Descascado e dois finalistas da categoria Fermentação Induzida, de cada cooperativa, seguem para a Etapa Regional. Esta etapa conta com premiação do primeiro ao terceiro lugar para cada uma das categorias, tendo como competidores, os melhores cafés finalistas das cooperativas, apresentando os grandes vencedores da Etapa Regional no dia 18 de novembro.

“Os cafés apresentam perfis florais, cada vez mais encorpados e perfis que agradam muito ao público”, conta Geórgia Franco, mestre de torra e QGrader, que esteve presente na etapa de ranqueamento das amostras no fim de setembro.

 

Recorde de amostras inscritas

A atual edição do 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro celebra o resultado do esforço conjunto e o alcance do recorde de amostras inscritas.  Ao todo foram 346 inscrições em três categorias:  Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida em uma ação coletiva que fortalece a Região.

A seleção das amostras foi realizada por um corpo de jurados com alta experiência e profissionalismo, garantindo transparência e prezando pela credibilidade do Prêmio, sendo coordenada pela Savassi Agronegócio e auditado pela Safe Trace.

“No nono Prêmio tomamos muito cuidado com a torra das amostras para trazer o máximo de qualidade. Todos os ajustes foram feitos em um treinamento anterior à etapa classificatória em que houve um alinhamento com todos os provadores das cooperativas como deveriam ser esses perfis para entrar no concurso e os perfis ideais que pudessem enquadrar melhor em cada categoria, considerando suas particularidades. Os ajustes foram feitos para expressar melhor a qualidade, mapeando todos os processos para cumprir, para todos os cafés, o mesmo perfil ajustado à sua categoria”, esclarece Leandro Carlos Paiva, head judge e professor do Instituto Federal do Sul de Minas.

 

Fortalecimento

A nona edição do Prêmio conta com parceiros que acreditam na iniciativa como caminho de valorização da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro. Integram o time de patrocinadores, as empresas: Syngenta/Nucoffee, Rabobank, Pinhalense e Stoller e como apoiador, o Sebrae, parceiro desde a primeira edição.

 

Premiação

Os vencedores em cada uma das categorias levarão como prêmio por saca, o valor mínimo de: R$ 3 mil reais pelo primeiro lugar, R$ 2 mil reais pelo segundo e R$ 1,5 mil reais pela terceira posição.

O tradicional leilão acontece nesta edição trazendo compradores inscritos que receberão as amostras dos lotes classificados, sendo 1º ao 10º lugar na categoria Natural, 1º ao 5º na categoria Cereja Descascado e 1º ao 3º na categoria Fermentação Induzida.

Os demais lotes participam da iniciativa Safra Premiada, com um modelo de negócios que valoriza os cafés que não entraram na classificação regional.

 

Sobre o Prêmio Região do Cerrado Mineiro

Realizado desde 2013, o Prêmio da Região do Cerrado Mineiro consolidou-se como o grande evento da celebração da safra e valorização da dedicação dos cafeicultores em produzirem cafés com atitude, éticos, rastreáveis e sustentáveis.

Em 2021, as sete cooperativas da Região do Cerrado Mineiro são as realizadoras do Prêmio da Região do Cerrado Mineiro. Mobilizando seus cooperados e tendo em vista o incentivo, o apoio e a orientação na produção com qualidade e sustentabilidade, elas apresentam os melhores cafés da safra de seu quadro de cafeicultores e, dentre estes, os melhores cafés da safra de 2021, em três categorias distintas (natural, cereja descascado e fermentação induzida), serão escolhidos, expressando os atributos que fazem a nossa região ser inovadora e surpreendente.

Uma ação que se renova, cooperativas que se integram para mostrarem a força da união de 55 municípios que vivem a atitude a cada safra e transformam a cafeicultura, influenciando a sua evolução.

Saiba mais sobre a Região do Cerrado Mineiro acessando https://www.cerradomineiro.org/