segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1139

Animais podem ser autores de ações judiciais

0

Nas famílias brasileiras, os animais são considerados como “filhos”; em caso de separação os pets podem passar por processo de guarda

Recentemente os animais foram incluídos como autores de ações judiciais, de acordo com o Conjur. Nesse sentido, Andréia Bonifácio, pesquisadora em direito animal e diretora do IBNCE explica que a partir de decisões como essa, os direitos dos animais ficaram ainda mais em evidência. “Os direitos dos animais tem como função a repressão de crimes de maus-tratos e combate ao tráfico de animais silvestres, por exemplo. Há uma preocupação sobre a alimentação, saúde e conforto”, comenta.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 139,3 milhões de bichinhos de estimação, sendo 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais de 2,3 milhões de outros animais, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação.

Cada vez mais os animais estão sendo considerados membros da família brasileiras, como “filhos”. Com isso, gera-se um apego maior com os pets, mas em casos de separação do casal, por mais doloroso que seja passar por este processo, há ainda uma questão que sempre é colocada em discussão: quem vai ficar com o cachorro, com o gato ou tantos outros bichinhos domésticos?

Tratar da guarda dos bichinhos, estabelecer regras, visitas e pensão já é uma realidade vivida além da possibilidade de alguns bichinhos domésticos viajarem com seus tutores na cabine do avião. Porém, com a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que reconheceu a capacidade de animais serem parte em processos, os bichos ganharam atenção especial do judiciário brasileiro.

Andréia explica que a Lei 14.064/2020, que altera a Lei de Crimes Ambientais, aumentou a pena relacionada ao crime de maus-tratos a cães e gatos. “A pena passa de um ano e quatro meses para dois a cinco anos. Além disso, houve um aumento superior a 80% em relação às denúncias de maus-tratos à animais no primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019”, comenta.

 

O verdadeiro papel do direito animal 

No intuito de que profissionais da área jurídica saibam ainda mais sobre a aplicação dos direitos dos animais, principalmente em situações de separação, a direção acadêmica do IBNCE (Instituto Brasileiro de Novas Conexões Educacionais) trouxe uma proposta educacional inovadora e ética na área, aliando a interdisciplinaridade entre as ciências e abordando temas corriqueiros nas esferas judicial, administrativa e legislativa.

Proporcionar uma visão ética e pós-humanista das relações interespécies e enfatizar o papel do Direito Animal fazem parte do foco da especialização em “Direito Animal e Prática Jus Animalista”, que terá início no dia 15 de outubro deste ano. O curso é pioneiro no país e nasceu pela necessidade de formar e capacitar especialistas na área, que ganha cada vez mais importância devido ao lugar que os animais vêm  ocupando na sociedade brasileira.

“Acreditamos na conscientização social, e portanto, no importante papel da educação nesse sentido, por isso, investimos em um ensino de excelência voltado às questões sociais contemporâneas e que demandam urgência, sobretudo as jurídicas e ambientais. Desse modo, atendemos a um anseio e necessidade já presentes não só no ambiente acadêmico mas na sociedade como um todo”, explica a diretora acadêmica do IBNCE, Andréia Bonifácio.

Com uma carga horária de 360 horas (12 meses), a pós tem como objetivo formar advogados e outros profissionais habilitados na prática jus animalista a fim de qualificá-los na defesa dos direitos animais. “O Direito Animal é um assunto que já vem sendo debatido nas salas de aula dos cursos de Direito de todo mundo e agora no Brasil, no entanto, o mesmo começa a transacionar da teoria para a prática”, destaca a diretora Andréia.

A especialização tem um número limitado de vagas (40), e as inscrições estarão abertas até o dia 14 de outubro para qualquer profissional com ensino superior completo e que se interesse pelo assunto. As aulas serão realizadas 100% online e ao vivo, permitindo a interação entre alunos e professores em tempo real.

O curso ainda conta com um consistente corpo docente de 26 profissionais, entre mestres, doutores e pós doutores na área do Direito, tendo a coordenação sob responsabilidade do Professor Doutor Rogério Rammê, vice-presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/RS, também destaca-se a participação de outros importantes nomes da área, como os dos Professores Tagore Trajano, Daniel Braga Lourenço, entre outros.  O valor total do investimento para a pós-graduação é de R$ 6 mil reais. Mais informações podem ser obtidas no www.ibnce.com.br

Em Uberlândia, Complexo de Serviços e Experiências Culturais conta com novo estilo de arte

0

Ilustração digital em 360º remete ao mar e está no topo de caixa d’água de nove metros de altura.

Há cerca de dois meses, Uberlândia ganhou um novo e diferenciado centro comercial chamado ‘Complexo de Serviços e Experiências Culturais’, localizado em um ponto estratégico da região leste, bem próximo ao Parque do Sabiá, na rotatória que liga a Avenida Anselmo Alves dos Santos à Avenida Rui de Castro (que segue para o Aeroporto).

Junto ao Complexo, está o grande mural artístico e interativo ‘Encontros’, de 40 metros de comprimento por 10 metros de altura, pintado por artistas locais e de São Paulo.

A grande obra de arte a céu aberto, acessível a qualquer um que passe pelo local, entrou rapidamente para o roteiro cultural e turístico da cidade, atraindo modelos, fotógrafos, digital influencers e qualquer um que goste de arte urbana.

A proposta, de levar arte e beleza para o cotidiano das pessoas em meio à pandemia, chamou atenção não só da população, mas também da imprensa nacional e internacional que noticiou a iniciativa em sites e revistas europeias.

Agora, nesta semana, o Complexo ganha mais um estilo de arte: uma ilustração digital em 360º criada e adequada especialmente para o topo de uma caixa d’água, de nove metros de altura. Os elementos da ilustração remetem ao mar e um grande tubarão parece saltar da caixa d’água.

“A proposta do projeto é trazer um novo estilo de arte, a ilustração. Buscamos artistas que possuem traços que são universais e utilizamos o elemento da caixa de água, como uma contação de histórias, trouxemos o mar para o cerrado. Temos o tubarão e um livro mergulhando na história. Quem irá devorar a história? O tubarão? Esta é uma proposta, em que, além de arte visual, buscamos mais uma vez valorizar a leitura, a imaginação”, declara Jamile Golfetto, idealizadora do projeto pela JRN Empreendimentos.

O artista escolhido para realizar o projeto é o ilustrador, Lucas Sartorato Busatto, formado em Design Gráfico pela Unesp – Universidade Estadual Paulista – com especialização em Ilustração Infanto-juvenil pela EINA – Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona na Espanha.

Lucas já realizou diversos trabalhos como ilustrador, mas o primeiro desse tipo. “Uma caixa d’água nestas proporções é a primeira vez. Um desafio. A proposta que recebi era que fosse uma ilustração 360° e que por qualquer ângulo fosse possível admirar a obra. Algo diferenciado e inovador no Brasil. Minha proposta foi transformar a caixa d’agua em um aquário gigante, trazendo elementos do mar para o cerrado. E o desafio, fazer algo em dimensões tão grandes de forma a criar um impacto colorido. Como a JRN Empreendimentos tem uma proposta cultural forte em sua atuação, com apoio à leitura e aos escritores, inserimos um livro na obra, com elementos que levam à reflexão de mergulhar e devorar a leitura. O resultado é surpreendente”, comenta o artista.

Consolidação como maior eixo de expansão urbana é principal atrativo para investimentos

Para a JRN Empreendimentos Imobiliários, responsável pelos investimentos artísticos do Complexo de Serviços e Experiências Culturais, a região leste de Uberlândia já está consolidada como o maior eixo de expansão urbana da cidade.

Mapeamento feito pela empresa estima que em três anos a região contará com mais de seis mil famílias. E o Complexo de Serviços e Experiências Culturais chega para atender esta demanda.

“Após o lançamento dos loteamentos Praça e Quinta Alto Umuarama, mapeamos o entorno e estimamos que nos próximos anos teremos 6.126 famílias residindo na região, o que acarreta uma forte demanda por serviços e experiências. Hoje temos mapeado em projetos de parceria cerca de 4.712 unidades habitacionais. São unidades que já estão com projetos em andamento e contratados e que irão consolidar a região nos próximos três anos”, afirma Marcela Neves, diretora da JRN Empreendimentos.

Todo esse desenvolvimento planejado tem atraído empresários e investidores interessados em suprir as necessidades da população que se instala na região. Assim, no Complexo de Serviços e Experiências Culturais já se encontra em funcionamento o Posto de Combustíveis Montreal equipado com o Express, que é mais do que um serviço de conveniência, pois conta com a parceria do A+ Hortifruti na oferta de produtos e serviços diferenciados. E também a barbearia Mago das Tesouras e a loja Ciclolândia Bikes, já que a região é considerada também point de esportistas e pessoas ligadas à busca por uma vida mais saudável.

Serviço:
Visite: Complexo de Serviços e Experiências Culturais
Onde: Av. Manuel Lúcio, 591, Gran Ville – Uberlândia
Mais informações: @jrnempreendimentos

Rionegro e Solimões entram em estúdio para gravação de projeto inédito

0

Contando com a produção musical de Junior Melo, a dupla inicia escolha de repertório de novo DVD

IIIIAARRUUULLL TREEEEMM. VAIXPRUDÍ TRAVÊÊÊÊIIZIII!”. Essa notícia não poderia ser dada senão em “caipirês”, idioma falado por Solimões em seu Instagram pessoal. Ele, junto com seu fiel parceiro Rionegro estão em fase inicial para mais um grande degrau a ser alcançado – a elaboração de um novo álbum, gravado ao vivo.

Em estúdio concentrados para a escolha de repertório, Rionegro e Solimões contam com a ajuda de ninguém menos que Junior Melo, que é referência no meio musical. No Studio Bar, em Uberlândia (MG), o produtor apresenta direcionamento para que a dupla possa se guiar em composições e arranjos melódicos.

Como não poderia deixar de ser, Rionegro e Solimões preparam modas animadas e dançantes, captando as referências do mercado, mas sem perderem a sua essência musical – forjada no sertanejo raiz e romântico, com letras irreverentes e apaixonadas – e também com pitadas de country music.

Sobre Rionegro e Solimões

Em 2020/2021, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças” 1, 2 e 3 – sendo a quarta parte do projeto lançada já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, ‘Só Lembranças – Acústico’. Tudo foi feito de forma bem intimista”, comenta Solimões. “Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.

Comemorando 33 primaveras, é o tipo de dupla que agrada desde a criancinha que começa a descobrir as notas musicais até as pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para gostar de clássicos populares como “Peão Apaixonado”“Frio Da Madrugada”“A Gente Se Entrega”“De São Paulo A Belém”, “Na Sola da Bota”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.

Contatos:

Shows: Mega Produções Artísticas: 062-3639-6132 / RenatoTanger 016 -99223-2106.

Site – http:// rionegroesolimoes.com.br/

Canal Oficial do YouTube – https://www.youtube. com/user/rnegroesolimoes

Facebook – https://www.facebook.com/ rionegroesolimoesoficial  Twitter – @rionegroesolimoes

Instagram Dupla – @rionegroesolimoes     Instagram Rionegro – @rionegrocantor   Instagram Solimões – @solimoescantor

Outubro Rosa: acompanhamento psicológico pode fazer a diferença no tratamento do câncer de mama

0

O Outubro Rosa marca o mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dentre os diversos pontos que a campanha destaca, cresce a discussão sobre a  diferença que um acompanhamento psicológico pode garantir para aquelas mulheres que lidam com a doença. Neste sentido, diversas ações podem ser tomadas para garantir apoio e suporte, como consultas psicológicas, grupos de apoio, informação e mais. O professor do Centro Universitário Una Uberlândia, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, Saulo Magalhães, comenta como este acompanhamento profissional pode ajudar positivamente as mulheres:

“Desde o diagnóstico, a trajetória no tratamento do câncer é repleta de desafios nos âmbitos médicos, econômicos e também pessoais, e o impacto psicológico destas questões na vida da paciente precisam ser assistidos”. Para Saulo é preciso ficar atento aos sinais. “É um processo difícil e um diagnóstico que muitas vezes vem acompanhado de estigmas muito grandes que trazem medo, inseguranças e ainda outras preocupações que vão além do quadro clínico. Por isso, um dos primeiros passos é ficar atento a qualquer sinal demonstrado pela paciente que possa indicar um quadro de depressão ou ansiedade”, reforçou.

Saulo comenta que um acompanhamento adequado do ponto de vista psicológico, pode colaborar para que a mulher passe pelo tratamento de forma mais tranquila e confiante. “Neste sentido, podemos ajudar estas mulheres a entenderem e lidarem com seus medos, vencerem os traumas e os ‘fantasmas mentais’ que surgem eventualmente. Além disso, na luta contra o câncer, o apoio psicológico também significa a busca por um equilíbrio emocional e uma jornada de autoconhecimento que trará benefícios não só durante o tratamento, mas para toda a vida da paciente”, explica.

Por fim, o profissional reforça que o acolhimento e a escuta devem sempre trabalhar com a realidade, inclusive em relação à autoestima feminina. “Estando ciente do que o câncer significa, os processos que serão necessários e os efeitos que eles podem ter, como a queda do cabelo e emagrecimento, a mulher pode se sentir mais preparada para superar este outro obstáculo na luta contra o câncer. Por isso, é importante destacar durante o Outubro Rosa a relevância de um acompanhamento psicológico profissional, as oportunidades de grupos de apoio e uma sólida rede de apoio”, finaliza.

Una promove orientações nutricionais, psicológicas, odontológicas e fisioterápicas para pacientes oncológicos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente para este ano, é esperado que sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Para discutir a importância da prevenção, cuidados e apoio psicológico, a Una Uberlândia contará com duas ações envolvendo a campanha, o que segundo a coordenadora de cursos, Nayara Rúbio Diniz Del Nero, reforça o compromisso da Faculdade em levar informação à comunidade. “Nosso objetivo foi planejar um momento de conhecimento, inclusão e diversidade, além de envolver nossos estudantes em atividades que contribuem de diferentes maneiras para a formação deles. Neste mês, a Una completa 60 anos, e iniciativas como essa comprovam o compromisso da Faculdade em abraçar alunos e comunidade”, pontua.

Nesta quarta (20), às 19h, o professor Saulo Magalhães, comanda uma roda de conversa com a presença dos médicos do Hospital do Câncer em Uberlândia, o mastologista, Marcelo Holanda, e de Glauco Silveira, que é oncologista. O objetivo do encontro “O câncer de mama e a Promoção da Saúde” é colocar em pauta a conscientização da doença, a importância dos exames de rastreamento e apoio psicológico para as pacientes. No dia, também haverá orientações sobre cuidados odontológicos voltados para os pacientes oncológicos nas áreas de nutrição, psicologia, odontologia e fisioterapia, com o objetivo de contribuir com a manutenção do bem-estar das mulheres que enfrentam o câncer. Os interessados em participar já podem fazer as inscrições na Una Uberlândia, localizada na Alameda Paulina Margonari, número 59.

Por fim, a Faculdade recebe em sua sede a exposição de 40 lenços produzidos pelo Projeto Professor Artista. Os materiais foram pintados de forma totalmente manual e serão destinados a pacientes em tratamento contra o câncer, e a comunidade pode conferir a exibição até o dia 29 de outubro, de segunda à sexta, das 13h às 21h.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Praia Clube sela parceria com CDDU, Futel e Prefeitura de Uberlândia

0

Os contratos assinados durante o evento, marcaram o início de uma nova  história no esporte paralímpico de Uberlândia e do Brasil. 

Foi realizada nesta quarta-feira (20), no Praia Clube, uma cerimônia que selou a parceria do Praia Clube com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia, o CDDU. O evento foi exclusivo para setenta pessoas, sendo cinquenta atletas da parceria CDDU e Praia Clube.

A abertura da cerimônia foi feita pelo André Vital, Coordenador de Esportes Incentivados dando as boas vindas aos convidados. Em seguida o Presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Braga (Guto) contou sobre o objetivo desta parceria que une também a Futel e a Prefeitura de Uberlândia além da CDDU, “seremos  a força propulsora para mais modalidades paralímpicas e também o elo entre a iniciação esportiva e o alto rendimento dos atletas”.

A presidente da CDDU, Ângela Faria Teixeira reforçou a importância desta integração para os seus atletas, trazendo uma frase do Michael Jordan, “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”.

Representando a CDDU, tivemos também participação da paratleta de Halterofilismo Amanda Aparecida Santos, que vivenciou o projeto desde o início e agora compartilhou com os demais convidados o  orgulho dessa grande conquista.

O evento também teve a participação do Diretor Geral da Futel, Edson Zanatta que representou o Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro. E do Ex-Diretor Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Professor Alberto Martins.

A paratleta praiana, Laila Suzigan, contou para os novos atletas um pouco de quando foi recebida na equipe do Praia, e como eles vão sentir todas essas melhorias Também compartilhou a sua experiência na participação das Paralimpíadas de Tóquio 2020, que é o sonho de todo paratleta.

“É uma sensação que não tem explicação, foi um momento de muita realização na minha carreira. Eu acredito que para todos nós vai ser um prazer ter mais atletas em Paris 2023, estou muito feliz em saber que agora vocês vão ter uma boa estrutura e consequentemente uma qualidade de treino bem melhor”.

Em seguida foi exibido um vídeo dos paratletas que foram para as paralimpíadas de Tóquio 2020.

Link para baixar o vídeo:  https://wetransfer.com/downloads/d3fa82fe016bc4d92e3d3ae6634a40e220211020194354/84b832

A apresentação das modalidades ficou por conta do Gerente de Esportes,  Andre Lelis. São eles: Bocha, atletismo, natação e halterofilismo. O Diretor Geral de Esportes encerrou a cerimônia reforçando as melhorias que os paratletas terão com a parceria. “Vocês atletas vão ter uma estrutura adequada com fisioterapia, academia e clube 100% acessível”.

O evento seguiu todas as normas de segurança contra a Covid-19, com disposição de álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras.

60 bolsas de 60%: Una promove vestibular no próximo sábado (23), em comemoração aos 60 anos

Fundada em 1961, a Una completa no mês de outubro, 60 anos de história trabalhando para transformar o país pela educação. Atualmente, a Faculdade conta  com 19 unidades localizadas em 13 cidades de Minas Gerais e de Goiás, oferecendo 70 cursos de graduação e mais de 40 pós-graduações lato sensu em diversas áreas do conhecimento. A Microrregional Triângulo Mineiro e Goiás, que atua nas cidades de Catalão, Itumbiara, Jataí e Uberlândia, atende não só os municípios mas também as regiões próximas, somando milhares de estudantes. Neste mês uma landing page, que pode ser conferida no link una.br/60anos/ , foi criada com informações especiais sobre os 60 anos, além disso, as unidades da Una estruturaram diferentes ações em comemoração ao aniversário, e para complementar as celebrações, no próximo sábado (23), acontece o vestibular com 60 bolsas de 60% de desconto.

Pautada nos pilares de inclusão, diversidade, acesso, comodidades, empregabilidade e empresabilidade, a instituição conta com uma metodologia de ensino em que dá autonomia ao aluno colocando-o em atividades práticas desde o início da graduação. Estas bases foram estabelecidas levando em consideração a missão, visão e valores da Una, que busca transformar o país pela educação guiada pela cooperação, transparência, respeito, comprometimento e inovação.

Com base em dois dos pilares, o acesso e a inclusão, a Faculdade inova nos processos seletivos, pensando em atingir cada vez mais jovens e adultos que queiram ingressar na vida acadêmica e mudar sua história e futuro. E neste formato moderno e acessível, acontece o vestibular no próximo sábado, 23 de outubro.

Vestibular terá 60 bolsas de graduação com até 60% de desconto 

O próximo sábado será de oportunidades. Com um vestibular online, a Una oferecerá 60 bolsas de até 60%, para apoiar quem quer terminar 2021 cursando o Ensino Superior. Os interessados devem se inscrever gratuitamente no link una.br/vestibular, onde também está disponível o regulamento completo do processo de seleção. Após a inscrição o candidato receberá o link para acesso à prova, que deve ser feito exclusivamente entre 10h às 17h, após isso é necessário responder as questões e realizar a prova de redação, sendo que o tempo limite para conclusão do vestibular é às 18h30.

Na Una Uberlândia são oferecidos mais de 30 cursos no turno noturno, com uma estrutura completa que possibilita o acesso ao conhecimento teórico e prático. Confira os cursos disponíveis:

Administração Engenharia Elétrica
Agronomia Engenharia Química
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Estética e Cosmética
Arquitetura e Urbanismo Fisioterapia
Biomedicina Gestão Comercial
Ciência da Computação Gestão da Tecnologia da Informação
Ciências Contábeis Gestão de Recursos Humanos
Design de Interiores Gestão Financeira
Design de Produto Logística
Direito Marketing
Engenharia Biomédica Medicina Veterinária
Engenharia Civil Nutrição
Engenharia de Alimentos Odontologia
Engenharia de Controle e Automação Processos Gerenciais
Engenharia Mecânica Psicologia
Engenharia de Produção Sistema de Informação

O diretor da Microrregional, Everton Luiz dos Santos, destaca a atuação da Una nas cidades de Catalão, Itumbiara, Jataí e Uberlândia. “Assim como nas outras nove unidades da nossa Instituição, nosso objetivo é transformar a comunidade pela educação, colaborando para um futuro melhor, construindo sonhos e novas realidades. 60 anos de história merecem ser comemorados, especialmente garantindo novas oportunidades por meio do vestibular que acontece neste sábado. Seguimos juntos, impulsionando uma educação de qualidade e inclusiva”, pontuou.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Minas Gerais já tem sua nova Miss

0

Isadora Murta, de Contagem, é a recém-eleita Miss Universo Minas Gerais

A coroa mais desejada pelas mineiras é de Isadora Murta, de 23 anos, a grande vencedora do concurso Miss Universo Minas Gerais. A eleição foi realizada na última quinta-feira, dia 14, no teatro do colégio Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte. Em intensa preparação para a etapa nacional, Isadora se encontrará com as demais candidatas, no dia 29, em Santos, para um período de concentração para, então, embarcarem juntas, no dia 3 de novembro, em um cruzeiro marítimo pela costa brasileira. E será em dentro do navio o evento que elegerá a nova Miss Mundo Brasil, no dia 7.

A causa abraçada pela jovem é a educação. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Federal de Viçosa (UFV), onde chegou a receber a Medalha Presidente Bernardes por seu brilhante aproveitamento geral de mais de 90%, Isadora se empenha em dar cursos e palestra para ensinar jovens a lidar com o dinheiro e planejarem sua vida financeira.

Beleza com propósito

O engajamento de Isadora Murta pelas causas sociais acompanha a Miss Minas Gerais desde a sua adolescência, em Contagem, em projetos diversos voltados para crianças, jovens e idosos. “Acredito que ser miss não é só uma questão de aparência física. É necessário que haja também um propósito. Então, eu vou utilizar este momento de maior visibilidade para aliar minha imagem a iniciativas que visem alcançar um bem maior, em prol uma sociedade melhor e maior justa”, explica a jovem.

Diretor da Callink é coautor do livro ‘Liderança Estratégica – O Novo Normal na Visão de Líderes da Alta Gestão’

Livro reúne a percepção de 81 executivos sobre as lições da pandemia de Covid-19

A Editora Alta Gestão lançou, no mês de agosto, o livro ‘Liderança Estratégica – O Novo Normal na Visão de Líderes da Alta Gestão’. Coordenado pelo jornalista Cristiano Lagôas, o livro conta com a participação do Diretor de Clientes e Gestão de Pessoas e Performance da Callink, Marcelo Dutra, e de outros 80 executivos renomados de diversos segmentos. A obra destaca que a liderança estratégica não motiva apenas um indivíduo e sim, toda uma equipe para alcançar o mesmo objetivo.

A publicação lança uma reflexão sobre os impactos e consequências da pandemia de Covid-19 no ambiente corporativo, além de citar as boas práticas adotadas por diversas empresas neste cenário. Para Marcelo Dutra, participar desta produção foi uma forma de reviver todas as ações adotadas com tanta urgência e eficiência em um call center. “Quando comecei a pensar nas respostas às perguntas enviadas, refleti em como fizemos tanto e nos saímos bem na gestão de uma crise de nível mundial. As mudanças impostas pela pandemia apenas afloraram a capacidade da liderança em se readaptar com agilidade e opções distintas. Costumo dizer que a única coisa que não muda é a certeza da mudança, e ter isso em mente nos prepara para sair da zona de conforto sempre que for preciso. Neste ciclo de zonas de conforto em zonas de conforto evoluímos e sempre evoluiremos”, salienta o diretor, reforçando outra habilidade dos grandes líderes, que se torna imprescindível neste momento. “O verdadeiro líder sabe trabalhar com as diferenças, levando sempre em consideração a valorização do capital humano. E acredito que a pandemia trouxe como benefício, se podemos assim dizer, a maior humanização das relações corporativas. Hoje o gestor precisa estar atento à sua equipe, até mesmo a detalhes emocionais, pois muitos perderam entes queridos, ou estão com algum tipo de receio quanto a pandemia. É também o momento de acolher e se colocar no lugar do próximo”.

O mindset da liderança estratégica já vinha passando por transformações, e diversos outros  pontos foram abordados pelos líderes no livro, no formato de perguntas e respostas. Questionamentos como: Qual a sua visão sobre a liderança estratégica diante do ‘novo normal’?; De que forma a tecnologia e a transformação digital são aliadas do ‘novo normal’?; O que muda no comportamento do cliente com o ‘novo normal’?; O home office veio para ficar?; e Quais aprendizados ficarão para a humanidade diante do ‘novo normal’?, foram respondidos pelos coautores, que ao compartilharem suas experiências na publicação, deixam um legado para futuros líderes.

Em apenas um mês de lançamento, o livro já recebeu dois reconhecimentos importantes. “Participar dessa publicação coordenada por Cristiano Lagôas, da Academia Europeia da Alta Gestão da qual faço parte desde o ano passado, além de ser uma imensa e gratificante oportunidade, também tem o sabor especial por ser a publicação com a maior quantidade de autores tratando da Liderança Estratégica, segundo o RankBrasil. Além dessa conquista, a obra possui o selo de compensação de emissões de carbono, emitido pela Reflora, por meio do projeto Ecomapuá, na Ilha do Marajó (PA)”, finaliza Marcelo Dutra.

Sobre o livro

Na leitura, o público contará com as experiências enriquecedoras de 81 autores, entre especialistas renomados em diversos segmentos, tais como: Ana Ma. Moreira Monteiro – Presidente do Grupo AM3, Carlos Naufel – Diretor Técnico da Azul Linhas Aéreas, Estela Testa, CEO da Pieralisi Américas, Fabiana Ribeiro – Head of Sales Effectiveness da Coca Cola Femsa, Fábio Rito Barbosa – Presidente da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA, Fátima Soares de Pinho – Diretora da Deloitte Brasil, Geraldo Pedrosa – CEO do Minas Tênis Clube, Julio Cesar Majzoub Vieira – Diretor Comercial do HCor, Ladmir Carvalho – Presidente da Alterdata, Marcelo Madarász – Diretor de RH para América Latina da Parker Hannifin, Moisés Correia da Silva – Diretor Sr. de Capital Humano da UnitedHealth Group, Rafaela Matioli – Diretora da AON, Rodrigo Tavares – VP de Jornada do Cliente da RecargaPay, Sergio Souza, CEO da G4S, Stephaine Zalcman, CPO – Chief Placement Officer da Wiz Seguros S.A., Tânia Gurgel – Presidente da TAF Consultoria, Thomaz Navez – Diretor Comercial e Marketing da RecordTV Rio, Vanessa Lima – Diretora de Vendas da Accenture, Vinícius Araújo – Superintendente da D`or Consultoria, Wanda Alves Pereira – Diretora de Operações da Claro, William Silva – Pró-Reitor Executivo EAD da Unicesumar, entre outros.

Participação webinar Cliente SA

Marcelo Dutra também participou do webinar “O impacto das mudanças da cultura cliente entre as empresas de outsourcing”, promovido pela Cliente SA, com os executivos Celso Tonet, da Claro e Eric Baravelli, da 99. Em um bate papo descontraído, apenas para convidados, os participantes falaram das desafiadoras decisões sobre o futuro do home office ao avanço do autoatendimento, e outros temas como a humanização do ambiente de trabalho e estratégias de motivação, retenção, geração de cultura e o impacto positivo no sucesso do negócio do cliente.

Como as doações e o Teleton podem mudar a vida de pacientes com deficiência física?

0

Conheça a trajetória de Enzo, 7 anos, paciente com osteogênese imperfeita, que, segundo especialistas, não andaria; e hoje já dá seus primeiros passos. Outro personagem interessante é o sr. Heli, 62 anos, que perdeu os quatro membros devido, inicialmente, a uma leptospirose

Com o propósito de trabalhar nas frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física possam atingir seu máximo potencial, a AACD, instituição sem fins lucrativos, há mais de 70 anos trabalha na causa da pessoa com deficiência física. São ao todo, sete unidades de reabilitação, cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos, que incluem órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de um hospital ortopédico. Uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas, como o Enzo e o sr. Heli, assim como pacientes ortopédicos de todas as idades via SUS, particular e convênios.

Histórias de pacientes atendidos pela AACD exemplificam o quão importante é para a instituição as doações das pessoas físicas ao longo do ano e não somente durante o Teleton. Por outro lado, é comum que a falta do hábito, infelizmente, e a desconfiança com relação ao destino do que é arrecadado pelas instituições do terceiro setor, ainda existam e impeçam que a cultura de doação ganhe cada vez mais força.

Para contextualizar, o pequeno Enzo Gabriel nasceu com osteogênese imperfeita, doença que ocorre devido a alterações genéticas, conhecida popularmente como a doença dos ossos de vidro, que ocorre risco elevado de fraturas e deformidades nos membros superiores, inferiores, no toráx e na face. Enzo frequenta a AACD desde que tinha 1 ano e meio de idade. Especialistas anteriores falavam que ele não andaria, mas hoje ele consegue caminhar por curtos períodos. Aos 4 anos, conseguiu firmar o tronco, sentar e, graças à sua evolução, hoje, consegue levantar sozinho de uma cadeira.

Já o sr. Heli Jeronimo se tornou paciente em março de 2020, após contrair uma leptospirose, que evoluiu para uma vasculite e, por fim, resultou na amputação necessária dos quatro membros ainda em 2019. Hoje, faz fisioterapias na AACD.

Ajinomoto do Brasil incentiva redução de sódio

0

Receitas do site Sabores Ajinomoto foram revisadas, 14 kg de sal foram eliminados e 144 toneladas do ingrediente deixaram de ser indicadas para os consumidores.

Ajinomoto do Brasil acredita na nutrição como um dos pilares para superar obstáculos. Seu programa de educação nutricional baseia-se na expressão japonesa Kachimeshi®, que significa alimentação para vencer, e tem como principal objetivo incentivar refeições equilibradas, saborosas e que atendam às necessidades de diferentes estilos e fases da vida. Entre as maiores preocupações do time de Marketing-Nutrição, formado por especialistas em alimentação e responsável por desenvolver, testar e aprovar as receitas disponíveis no site Sabores Ajinomoto, está a redução do sódio, mineral que representa 40% da composição do sal de cozinha, mantendo um sabor agradável para lembrar aos consumidores que comer é um ato social que deve ser gostoso e saudável.

Nutriente importante para o bom funcionamento do organismo, o sódio é um mineral que auxilia na transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos em nosso corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de até 2.000 mg de sódio por dia, o equivalente a uma colher de chá de sal (aproximadamente 5 g), porém, no Brasil, a população consome, em média, quase o dobro dessa recomendação.

De olho nesse cenário, o time responsável pelo site Sabores Ajinomoto está em constante revisão do teor de sódio das suas receitas. Nas mais de 2.150 receitas revisadas, 14 kg de sal foram eliminados e 144 toneladas do ingrediente deixaram de ser indicadas para os consumidores. “Na Ajinomoto, temos uma grande responsabilidade de contribuir para a alimentação e o bem-estar de todos ao redor do mundo, e para uma vida melhor no futuro. Por isso, oferecemos receitas que promovam equilíbrio nutricional, sejam saborosas e contenham quantidades adequadas de nutrientes críticos, como sódio, açúcar e gordura saturada”, afirma Priscila Andrade, gerente do departamento de MKT-Nutrição da Ajinomoto.

Entre as muitas receitas que podem ser preparadas com uma quantidade equilibrada de sódio e muito saborosas, estão Antepasto de BerinjelaTorta de LegumesSobrecoxa de frango assada com erva-docePicadinhoSalada completa com sardinhaTorta rápida e fácilFritada Brasileira e Frango à Moda Oriental. Para mais detalhes dessas e outras receitaso, basta acessar o portal Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br) ou https://www.youtube.com/watch?v=hgSh5qvq8LE.