Em Uberlândia, Complexo de Serviços e Experiências Culturais conta com novo estilo de arte

0

Ilustração digital em 360º remete ao mar e está no topo de caixa d’água de nove metros de altura.

Há cerca de dois meses, Uberlândia ganhou um novo e diferenciado centro comercial chamado ‘Complexo de Serviços e Experiências Culturais’, localizado em um ponto estratégico da região leste, bem próximo ao Parque do Sabiá, na rotatória que liga a Avenida Anselmo Alves dos Santos à Avenida Rui de Castro (que segue para o Aeroporto).

Junto ao Complexo, está o grande mural artístico e interativo ‘Encontros’, de 40 metros de comprimento por 10 metros de altura, pintado por artistas locais e de São Paulo.

A grande obra de arte a céu aberto, acessível a qualquer um que passe pelo local, entrou rapidamente para o roteiro cultural e turístico da cidade, atraindo modelos, fotógrafos, digital influencers e qualquer um que goste de arte urbana.

A proposta, de levar arte e beleza para o cotidiano das pessoas em meio à pandemia, chamou atenção não só da população, mas também da imprensa nacional e internacional que noticiou a iniciativa em sites e revistas europeias.

Agora, nesta semana, o Complexo ganha mais um estilo de arte: uma ilustração digital em 360º criada e adequada especialmente para o topo de uma caixa d’água, de nove metros de altura. Os elementos da ilustração remetem ao mar e um grande tubarão parece saltar da caixa d’água.

“A proposta do projeto é trazer um novo estilo de arte, a ilustração. Buscamos artistas que possuem traços que são universais e utilizamos o elemento da caixa de água, como uma contação de histórias, trouxemos o mar para o cerrado. Temos o tubarão e um livro mergulhando na história. Quem irá devorar a história? O tubarão? Esta é uma proposta, em que, além de arte visual, buscamos mais uma vez valorizar a leitura, a imaginação”, declara Jamile Golfetto, idealizadora do projeto pela JRN Empreendimentos.

O artista escolhido para realizar o projeto é o ilustrador, Lucas Sartorato Busatto, formado em Design Gráfico pela Unesp – Universidade Estadual Paulista – com especialização em Ilustração Infanto-juvenil pela EINA – Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona na Espanha.

Lucas já realizou diversos trabalhos como ilustrador, mas o primeiro desse tipo. “Uma caixa d’água nestas proporções é a primeira vez. Um desafio. A proposta que recebi era que fosse uma ilustração 360° e que por qualquer ângulo fosse possível admirar a obra. Algo diferenciado e inovador no Brasil. Minha proposta foi transformar a caixa d’agua em um aquário gigante, trazendo elementos do mar para o cerrado. E o desafio, fazer algo em dimensões tão grandes de forma a criar um impacto colorido. Como a JRN Empreendimentos tem uma proposta cultural forte em sua atuação, com apoio à leitura e aos escritores, inserimos um livro na obra, com elementos que levam à reflexão de mergulhar e devorar a leitura. O resultado é surpreendente”, comenta o artista.

Consolidação como maior eixo de expansão urbana é principal atrativo para investimentos

Para a JRN Empreendimentos Imobiliários, responsável pelos investimentos artísticos do Complexo de Serviços e Experiências Culturais, a região leste de Uberlândia já está consolidada como o maior eixo de expansão urbana da cidade.

Mapeamento feito pela empresa estima que em três anos a região contará com mais de seis mil famílias. E o Complexo de Serviços e Experiências Culturais chega para atender esta demanda.

“Após o lançamento dos loteamentos Praça e Quinta Alto Umuarama, mapeamos o entorno e estimamos que nos próximos anos teremos 6.126 famílias residindo na região, o que acarreta uma forte demanda por serviços e experiências. Hoje temos mapeado em projetos de parceria cerca de 4.712 unidades habitacionais. São unidades que já estão com projetos em andamento e contratados e que irão consolidar a região nos próximos três anos”, afirma Marcela Neves, diretora da JRN Empreendimentos.

Todo esse desenvolvimento planejado tem atraído empresários e investidores interessados em suprir as necessidades da população que se instala na região. Assim, no Complexo de Serviços e Experiências Culturais já se encontra em funcionamento o Posto de Combustíveis Montreal equipado com o Express, que é mais do que um serviço de conveniência, pois conta com a parceria do A+ Hortifruti na oferta de produtos e serviços diferenciados. E também a barbearia Mago das Tesouras e a loja Ciclolândia Bikes, já que a região é considerada também point de esportistas e pessoas ligadas à busca por uma vida mais saudável.

Serviço:
Visite: Complexo de Serviços e Experiências Culturais
Onde: Av. Manuel Lúcio, 591, Gran Ville – Uberlândia
Mais informações: @jrnempreendimentos