quarta-feira, junho 24, 2026
Início Site Página 1115

Rech inaugura loja em Uberlândia e expande atuação no Sudeste

Nova unidade da rede que combina plataforma digital com pontos físicos para vendas de peças para máquinas pesadas e agrícolas deve faturar R$ 24 milhões e abastecer todos os municípios do Triângulo Mineiro. Inauguração segue estratégia de crescimento em diferentes regiões para se tornar a maior fornecedora do segmento no Brasil

A Rech, empresa fornecedora de peças para máquinas pesadas e agrícolas do Brasil, inaugura a sua primeira loja em Minas Gerais para atender demandas do agronegócio e da construção civil. O ingresso no estado que tem uma das economias mais pujantes do país, faz parte do plano de expansão definido pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de private equity especializada em agronegócio na América Latina, investidor da empresa desde 2018.

Com localização estratégica para expandir a atuação na região Sudeste do Brasil e capacidade para abastecer todos os municípios do Triângulo Mineiro, a nova loja está situada em Uberlândia (MG). Com uma área de 1.500 metros quadrados, irá armazenar cerca de quatro mil itens entre peças para maquinários pesados e agrícolas. A expectativa é que a unidade fature R$ 15 milhões no primeiro ano de operação e após o período, alcance o montante de, no mínimo, R$ 24 milhões ao ano.

Segundo o CEO da Rech, Nilson Agostini, o objetivo da companhia é diversificar geograficamente sua operação. A estratégia de crescimento orgânico deve fazer a rede encerrar 2021 com 47 lojas (ante as atuais 34) e chegar ao fim de 2022 com 100 unidades espalhadas nos diferentes estados brasileiros. Atualmente, a Rech já conta com lojas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Maranhão, Tocantins, Bahia, Pará, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

“A nova implementação em Uberlândia (MG) é de extrema relevância para a Rech. Estamos nos posicionando em uma das principais regiões produtoras do Estado. Além disso, Minas Gerais tem um dos maiores PIBs agrícolas do país. A estratégia da Rech é inaugurar lojas em regiões promissoras como esta. Seguindo o nosso plano de expansão, a Rech prevê inaugurações de lojas próprias e franquias em outras regiões de Minas Gerais.  Nos próximos dois ou três anos marcaremos presença em todos os estados do país”, diz o executivo.

De acordo com a companhia, a diversificação dos canais de vendas é uma das principais estratégias adotadas para expandir a operação e aumentar o faturamento. Hoje, todo o estoque da plataforma é vendido nas lojas físicas, pela ferramenta de e-commerce e pelo modelo omnichannel (que permite compras pela internet e retirada nas lojas). Isso quer dizer, que o cliente escolhe a melhor forma de comprar e receber o seu produto. “A intenção é fortalecer cada vez mais a convergência de todos os canais”, afirma o CEO.

Sobre a Rech

É uma plataforma digital de peças para máquinas pesadas e agrícolas que opera lojas físicas próprias e com o formato de franquias voltado para empresários do segmento. Fundada em 1994 em Sinop (MT), a empresa se expandiu para outras regiões do território nacional no decorrer dos anos e ganhou impulso a partir da aquisição, em 2018, pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de private equity voltados para o agronegócio da América Latina.

AACD Uberlândia mantém a magia do Natal aos seus pacientes

0

Durante esta semana a AACD realiza a entrega de presentes de Natal às crianças atendidas na unidade. Esta ação foi possível ao projeto Papai Noel Existe, da Ecovias, que pelo segundo ano consecutivo faz a alegria da criançada com a doação de brinquedos.

A entrega dos presentes, que é realizada pela equipe da instituição durante os atendimentos, segue todos os protocolos sanitários, o que não tira a felicidade e o brilho dos olhos das crianças. A unidade está aberta para receber doações para adultos e crianças. AACD Uberlândia – R. da Doméstica, 250 B. Planalto | 3228-8004.

Ansiedade, depressão e autoflagelo em PETs – Como diferenciar e buscar ajuda

0

Após dois anos de convivência diária com os donos, pets podem entrar em quadros crônicos de depressão e autoflagelo por se sentirem abandonados. Especialista em comportamento animal orienta como fazer uma transição responsável com eles para o período pós-pandemia

Para cada 10 pets, quatro apresentam algum quadro de ansiedade, depressão ou autoflagelação. Essa é a média relatada por Cleber Santos, especialista em comportamento animal, e CEO da Comport Pet, que recebe cerca de 500 cachorros, gatos e demais animais domésticos nos chamados serviços de Day Care, hotel e adestramento.

Dody Martins é dona de Mickey, um cão sem raça definida. Depois de quase dois anos juntos em confinamento, Dody retornou ao escritório. Após alguns dias, percebeu mudanças no Mickey. “Ele não comia, nem bebia água direito, se coçava e se mordia a noite toda. Levei ao veterinário, que passou um creme para a dermatite causada pelas feridas. Ele não parou. Fui alertada de que poderia ser emocional. Não sabia que cães tinham problemas de saúde mental”, explica a dona que começou a seguir alguns ritos para acalmar o ‘filho’.

Segundo o especialista em comportamento animal, os cães, principalmente, estão enfrentando transtornos mentais devido à interrupção abrupta de um período no qual o vínculo afetivo com os donos foi extremamente fortalecido. “Assim como para as crianças, é preciso um cuidado especial para tratar essa história, de preferência, com estratégias orientadas para essa transição”, explica.

Tristeza x Depressão e Autoflagelo

O especialista alerta que o agravamento da ansiedade para um quadro depressivo é comum, visto que nem sempre são percebidos os sinais de socorro do animalzinho. Mudanças de comportamento, como desobediência, agressividade ou agitação podem ser encaradas pelos donos como atitudes para “chamar a atenção”.

Para Santos, é fundamental saber diferenciar a tristeza da depressão entre os pets. Ele explica que, no quadro depressivo, são apresentados sintomas como falta de apetite; apatia; inatividade; pouca afetividade; sono excessivo; falta de vontade de brincar. Ele também pode se esconder do dono ou se tornar agressivo.

Assim como a depressão, o autoflagelo é um transtorno emocional que pode ser causado pela ansiedade. Comportamentos de autodestruição como se morder ou se lamber em excesso ao ponto de causar machucado, ou fazer as necessidades fora do lugar são manifestações típicas desse estágio.

Nesses casos, o recomendado é buscar ajuda profissional de um especialista em etologia, zoopsiquiatria ou medicina veterinária comportamental. Entre tratamentos nessa linha estão a musicoterapia; a aromaterapia; a cromoterapia, assim como o enriquecimento ambiental – atividades que trabalham a parte cognitiva do animal, despertando novos sensores e melhorando seu estado mental.

Como preparar seu pet nessa transição

Comece a adaptar seu animal de estimação, revivendo os mesmos rituais de antes: idas e vindas ao trabalho e a compromissos. O objetivo é prepará-lo emocionalmente para essa separação.

  • Antes do retorno definitivo ao escritório, tente fazer um horário de trabalho, como se você estivesse no presencial. Escolha um cômodo para o home-office, com a porta fechada, sem comunicação visual e sem acesso ao pet.
  • Ao sair de casa: não transforme esses momentos em despedidas. De preferência, deixe perto dele uma roupa com o seu cheiro.
  • Previamente, ofereça atividades individuais para o seu animal e as deixe espalhadas em vários cômodos da casa.
  • Veja se algum amigo ou alguém da família pode visitá-lo na hora do almoço.
  • Quando chegar, não faça “festa” como se fosse um marco a ‘hora da chegada’. Isso contribui para o aumento da ansiedade no animal.
  • Na convivência, não adianta apenas estar por perto. É importante oferecer tempo de qualidade. Estar conectado com ele, brincando ou fazendo carinho.
  • No caso de cachorros, crie horários diários de passeio, pelo menos 2 vezes ao dia, para que possam farejar e interagir com outros cães.
  • Estímulos mentais são tão importantes quanto exercícios físicos. Realize joguinhos de inteligência, como tirar comida de dentro de um brinquedo interativo.

“Infelizmente, está crescendo o índice de abandono de pets nesse momento de retorno ao escritórios ou escolas. Muitos donos alegam não ter condições de manter um animal sem estar em casa, principalmente aqueles que compraram ou adotaram durante a pandemia. A falta de adaptação às mudanças não pode ser desculpa. É preciso paciência, planejamento e, além de tudo, amor. Animal não é objeto. É preciso cuidar deles, sobretudo de seu equilíbrio e bem-estar”, frisa o especialista.

Ecossistema Ânima lança campanha “Fome pede Pressa” para população que vive em insegurança alimentar

Companhia vai mobilizar a comunidade acadêmica das suas instituições de ensino em todo o País, entre elas a microrregional Una Triângulo Mineiro e Goiás, e se uniu à ONGs e chefs renomados em uma ação para arrecadar e distribuir alimentos

A pandemia escancarou uma realidade que já era presente na vida de parte da população, mas que foi agravada a partir do início da crise sanitária. Antes da Covid-19, 57 milhões de brasileiros viviam em insegurança alimentar. Em abril de 2021, a pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional constatou que 116,8 milhões de pessoas, número que representa 59,4% da população, se encontram em situação de insegurança alimentar. Dessas, 43,3 milhões não têm acesso aos alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões passam fome.

Para contribuir com a diminuição da fome no Brasil, o Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do País, lança a campanha “Fome Pede Pressa”, que vai envolver as instituições de ensino da companhia no País. Além da microrregional Una Triângulo Mineiro e Goiás, também participam Anhembi Morumbi, São Judas, IBMR, UniBH, UnP, UNIFACS, FPB, Ages, Faseh, FADERGS, UniFG, UniSociesc, Unisul, UniRitter, UniCuritiba e Milton Campos – além da Le Cordon Bleu.

O Ecossistema Ânima vai executar uma série de ações voltadas para a causa, que se estenderá também em 2022. O pontapé inicial foi na última quarta-feira (dia 8), com uma live especial comandada pela embaixadora de Turismo e Hospitalidade da companhia, Rosa Moraes, e que contou com a coordenadora do projeto ‘Quebrada Alimentada’, em São Paulo, Adriana Salay, e o chef de cozinha e pesquisador no ‘Instituto Brasil a Gosto’, Max Jacques.  E, entre os dias 9 e 16 de dezembro, estudantes, docentes e educadores(as) da organização educacional em todo o país serão estimulados a fazer doações de alimentos que serão entregues para a ONG Gastromotiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Já em Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba as doações seguirão para ONGs locais indicadas pelas instituições de ensino do Ecossistema. As escolas da Ânima também estarão de portas abertas para receber contribuições de pessoas que queiram ajudar na campanha.

“Estamos passando por um momento muito difícil, no qual milhões de pessoas não estão conseguindo ter acesso ao mínimo para se alimentar adequadamente. Nós, enquanto uma organização educacional que tem como missão transformar a vida das pessoas, assumimos o compromisso de ajudar quem precisa. Juntos, podemos fazer a diferença e estimular que outras pessoas e/ou empresas conheçam a situação destas famílias e também possam de alguma forma contribuir”, afirma Denise Campos, vice-presidente acadêmica da Ânima.

Sobre a Ânima

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

ATU apresenta selecionados em edital emergencial

0

No ano em que completa quatro décadas de história, a Associação de Teatro de Uberlândia (ATU) caminha para um final de temporada marcado por tempos difíceis e também pela esperança. Por  meio do Edital de Premiação OcupaATU, aberto entre os dias 28 de novembro e 1o de dezembro, a associação traz oficinas e apresentações em duas categorias, 1 (Grupos ou Coletivos) e 2 (Solos ou Duos) neste final de semana, pelo YouTube.

Sendo a arte o último dos setores a voltar, aos poucos, após maior flexibilização sanitária por causa da Covid-19, essa primeira edição do OcupATU acontece de forma híbrida – com as datas presenciais (exceto pelas oficinas já confirmadas, veja abaixo). Quem não conseguir acompanhar ao vivo poderá assistir as performances até 17/12.

Cláudia Miranda, presidente da ATU, afirma que a possibilidade de usar recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, por intermédio de sua Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), mesmo que em um período muito curto, mobilizou a associação no intuito de não perder essa verba e direcioná-la para os artistas da cidade.

“Além das premiações de R$ 6 mil para cada selecionado da Categoria 1 e R$ 2 mil para cada selecionado na Categoria 2 conseguimos também uma verba para investir na manutenção do nosso espaço, a antiga Casa da Banda”, explicou Cláudia.

Os curadores tiveram menos de uma semana para selecionar os vencedores entre 49 propostas recebidas e em breve o público poderá conferir o resultado e os artistas poderão realizar seus trabalhos levando alegria, emoção e entretenimento para quem estiver disposto a abrir ou seu navegador, seja no computador, tablet ou celular, para prestigiar o evento.

A missão da ATU é beneficiar artistas da cidade; fomentar o fazer artístico e fortalecer o crescente movimento de formação de público em território nacional, respeitando as normas vigentes de biossegurança no Município de Uberlândia e no Estado de Minas Gerais até que a pandemia seja um assunto do passado, retratado em muitos espetáculos.

Para Cláudia, a Aldir Blanc permitiu que milhares de artistas,em todo o Brasil, mantivessem um mínimo de dignidade durante o período em que a classe ficou impedida de trabalhar de forma presencial. “Esses últimos meses ainda reverbarão em muitas produções, nos processos de criação e aprendemos muito em relação ao comportamento do público nas transmissões online, por exemplo. Torcemos para logo nossos teatros estarem lotados e teremos opção de criar mais para o formato online. Assim sempre vivemos, nos reerguendo a cada dificuldade”, comentou a presidente da ATU.

HISTÓRIA

A Associação de Teatro de Uberlândia (ATU) surgiu em 1981 em Uberlândia, cidade do interior mineiro com jeito de cidade grande. Desde então, a cada fase, tem exercido importante papel para a classe artística local, fomentando e viabilizando práticas, principalmente na área do Teatro.

As ações são percebidas na representatividade da classe artística teatral local, execução de projetos que abrangem apoio a montagens, atividades formativas, capacitação e realização de festivais e mostras.

Atualmente, mantém sede na Casa de Experimentações Artísticas, antiga Casa da Banda, espaço cultural na cidade cedido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, possibilitando a utilização do prédio aos grupos e artistas da cidade para ensaios, oficinas, apresentações artísticas, reuniões, assembleias e outras necessidades.

“Assim contribuímos e incentivamos a produção cultural local. Com a pandemia, vários setores sofreram e ainda sofrem com a diminuição de suas atividades e com a ATU, enquanto instituição cultural, não seria diferente. Mesmo assim, apesar de poucas atividades sendo realizadas no espaço físico em decorrência das orientações necessárias de distanciamento social, a Associação manteve ativa nesse período, mediando iniciativas em prol da sobrevivência dos artistas locais nesse momento de pandemia”, disse a presidente, Cláudia Miranda.

A ATU foi apoiadora do Movimento Cultura Luta, em 2020, que surgiu com o objetivo de levantar recursos para auxiliar a cadeia produtiva dos profissionais da cultura da cidade de Uberlândia nesse período tão delicado. No movimento foram arrecadadas quase 700 cestas básicas e foram feitas  21 doações de R$1.070,00 para profissionais da cultura em sua cidade sede.

E neste ano, celebrando o 40° aniversário da ATU, foi realizada a 7ª Mostra Nacional de Teatro, também com recursos da Lei Aldir Blanc – Estadual e está em fase de produção o FATU – Festival da ATU – com recursos do Fundo Municipal de Cultura – PMIC.

SERVIÇO
O QUE: Mostra OcupATU
QUANDO:  10, 11 e 12 de dezembro
HORÁRIO: a partir das 15h
CANAL: youtube.com/atuteatro
ACESSO LIVRE

SELECIONADOS*
OFICINAS
INSCRIÇÕES GRATUITAS – Link na bio @atu.udi no Instagram
10 e 12/12 – 9h às 12h
Oficina de Direção Teatral com Rafael Michalichem
Local: ATU

14/12 – 18 às 22h
Iluminação Criativa – Confecção de Equipamentos Luminotécnicos Alternativos com Adriel Parreira (Adrelo Produções)
Local: Rua Natal 827, bairro Brasil, casa 02

13/12 – 9h às 12h
O que pode – Quilombo Teatro com Geo Dias e Alessandro Terras Altas
Online: o link será enviado aos inscritos um dia antes

EXIBIÇÕES
SEXTA 10/12
“Sobre Meninos” – Breno Ferreira Maia
“Questão de hábito em tempo de isolamento” – Troupe Produções
“Travessia” Fredy Abreu coração
“Fechos” – Aline Salmin
“O contrabaixo” – O Barqueiro Produções
“O Baile” – Cia It

SÁBADO 11/12
“Mudanças no galinheiro, mudam as coisas por inteiro” – Grupo Faz de Conta
“Fagulhas – Desmontagem” – Foco III
“Ato sem palavras – zero” – Cássio Machado
“Sujeito: O som da memória” – Cia Não é o Caso
“Sombras” – Tuany Fagundes/Pareidolia Artes & Artesanias
“PRETUme” – PRETUme

DOMINGO 12/12
“Um conto de amor” – Samuel Gonçalves
“Oh,non! [pequena tragédia açucarada]” – Verônica Bizinoto e Júlia Leão
“Os negros estão aqui” – Rubia Bernasci (Grupo de Teatro Apoteose)
“Sob as penas da Lei” – Rose Martins e Leandro Alves
“V(ENTRE) – Dasduas Cia de Teatro
“Varrida” – Cia Teatro de Guerra
“Infância roubada” – Trupe de Truões

*Em ordem de apresentação

Up Brasil é bicampeã do Prêmio Reclame AQUI 2021

0

A Up Brasil esteve novamente entre as 801 companhias que disputaram o voto dos consumidores em 148 categorias do Prêmio Reclame Aqui. Em sua 11ª edição, a maior premiação do atendimento alcançou 1.485 companhias inscritas, 42,8% a mais que a edição anterior, um recorde de inscrições. Neste ano, a premiação foi realizada em uma cerimônia online, para reconhecer as empresas que fazem a diferença na experiência ao consumidor brasileiro, agindo de maneira estratégica.

A empresa atribui a conquista do prêmio à relação estabelecida diariamente com os seus clientes, uma vez que acompanha passo a passo sua jornada, monitorando constantemente todos os canais, inclusive o Reclame Aqui e entrando em contato no mesmo dia para entender o problema, identificá-lo e saná-lo.

De acordo com Rodrigo Caiado, diretor de Experiência do Cliente, a Up Brasil não mede esforços para encantar e superar expectativa dos clientes, acompanhando-os até que tudo seja resolvido. “Temos investido no amplo aprimoramento de processos. Criamos uma diretoria específica de Experiência do Cliente, com área de qualidade focada na jornada dos usuários e investimos em pesquisas constantes para entender as necessidades. Levamos a sério todas as interações em nossos canais de comunicação, inclusive, avaliamos cada solicitação e retornarmos todas as mensagens, reduzindo a cada dia o tempo de resposta”, enfatiza.

Rodrigo ressaltou ainda que a companhia disponibiliza uma plataforma multicanal de atendimento para que o cliente decida qual a melhor forma a de falar com a empresa. “E mais do que isso, humanizamos o atendimento para estarmos cada vez mais próximos, treinamos e capacitamos nosso time. Nesses últimos anos, evoluímos bastante. Estamos orgulhosos de mais uma vez receber a indicação desse prêmio, que é o maior do atendimento brasileiro. Agradecemos a todos os clientes que votaram. É devido a esse reconhecimento que, a cada dia, nos esforçamos para fazer o melhor por eles e sermos dignos da confiança e do privilégio de tê-los ao nosso lado. Continuamos trabalhando incansavelmente para fazer jus à indicação e premiação”, afirma.

Sobre a Up Brasil

A Up Brasil foi fundada em 2016, com a fusão da multinacional francesa de gestão de benefícios Grupo Up e as regionais Plan, Policard e Vale Mais. Desde então, a Up Brasil cria e comercializa um portfólio de benefícios completo com soluções em alimentação, refeição, antecipação salarial, vale-transporte, bem-estar e home office.

Também apoia empresas de todos os portes na gestão das despesas do seu negócio, oferecendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores. No Brasil, a Up conta com 17,5 mil clientes, 2 milhões de cartões e uma ampla rede credenciada.

Orquestra Popular Salve Glória apresenta espetáculo Afrobrasilidades nesta sexta (10)

0

Com Diana Mota à frente da orquestra, show faz parte das atividades dos “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, campanha internacional que tem o apoio da Casa Thomas Jefferson

Em apoio à campanha internacional “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, apresenta o espetáculo Afrobrasilidades, nesta sexta-feira (10), às 20h. Transmitido ao vivo pelo YouTube do centro binacional, o show apresenta repertório da Orquestra Popular Salve Glória, liderada pela maestra, arranjadora e instrumentista Diana Mota.

A cada ano, a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero” tem início em 25 de novembro e termina em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. A Organização das Nações Unidas apoia esta campanha iniciada pela sociedade civil por meio do Center for Women’s Global Leadership e do United Nations Secretary-General’s UNiTE to End Violence against Women Campaign (UniTE Campaign). A UNiTE utiliza a cor laranja para representar um futuro mais brilhante, livre de violência contra mulheres e meninas, como um tema de unificação em todas as suas campanhas no mundo. Em 2021, o tema estabelecido pela UNiTE foi o de colorir o mundo com a cor laranja no viés da violência de gênero no contexto da Covid-19.

Todas as ações e atividades realizadas têm por objetivo promover a mudança de comportamento, enfatizando a masculinidade positiva e não tóxica, e a igualdade de gênero no contexto da Covid-19, entre o público em geral e os grupos de risco. No Brasil e em Brasília, a mulher conquistou maior autonomia e liberdade de expressão, emancipou seu corpo e suas ideias, deixou de ser coadjuvante para assumir lugares diferenciados na sociedade com liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa ao seu senso crítico.

No ambiente da música, a mulher vem ampliando o seu espaço. Diana Mota conquista lugar de destaque no cenário brasiliense à frente de sua Orquestra Popular Salve Glória. Ela segue o s passos de sua brava mãe pioneira e, hoje, pode ser considerada a primeira mulher a estar à frente de uma orquestra popular em Brasília que apresenta repertório com arranjos próprios e originais com foco nos ritmos da cultura popular brasileira.

Sobre a musicista

Diana Mota, maestra, arranjadora e instrumentista vem conquistando um lugar de destaque no cenário brasiliense à frente de sua Orquestra Popular Salve Glória. O nome da orquestra é uma singela homenagem à sua mãe, Glória Maria, cantora pioneira de Brasília, num tempo em que a profissão de músico era marginalizada. Glória foi uma mulher que enfrentou o preconceito com maestria escrevendo um importante capítulo da história da música popular de Brasília desde a sua construção.

A Orquestra Popular Salve Glória, apresenta um repertório com arranjos próprios e originais com foco nos ritmos afro-brasileiros pertencentes à nossa cultura popular composto por frevo, carimbó, baião, maracatu, ijexá, ciranda, caboclinho, samba, dentre tantos outros. A Orquestra Popular Salve Glória, com dois anos e meio de existência, conquista seu espaço no cenário musical brasiliense alcançando sucesso junto à crítica especializada e ao público exigente. Realizou aclamadas apresentações no Clube do Choro de Brasília e Teatro da Caixa. Em 2018, a Orquestra foi convidada para participar do Festival Jazz Havana que aconteceria em janeiro de 2019.

Depoimento de Diana Mota: “Assim como a Spok Frevo Orquestra, Orquestra da Bomba do Hemetério, Orkestra Rumpilezz e Orquestra Marafreboi, a Orquestra Popular Salve Glória vem conquistando seu espaço trazendo em seu repertório ritmos afro-brasileiros como carimbó, frevo, samba reggae, ciranda e maracatu porém, tendo como diferencial a formação instrumental. A ideia é sair da formatação tradicional de Big Band trazendo uma nova sonoridade agregando flauta, viola clássica e clarineta para explorar em alguns arranjos o som do estilo armorial. Um outro diferencial que na atualidade não se pode deixar de dizer, é que neste meio das orquestras populares, 99,99% ainda é um ambiente masculino. Maestro Fabiano Medeiros da Orquestra Marafreboi diz que sou pioneira no Centro-Oeste, uma mulher regendo, compondo e arranjando em específico neste cenário musical de orquestras populares ” (Diana Mota)

No programa deste espetáculo em apoio ao evento internacional 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, será apresentado o repertório:
Forró Brasil (Hermeto Pascoal)
Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Flor do Reggae (Ivete Sangalo/Gigi/Fabinho O’’ Brian)
Leão do Norte (Lenine)
Pout pourri de cirandas (Domínio público)
Beija-me (Roberto Martins)
Maracangalha (Dorival Caymmi)
Salsa nº 02 (Marcus Moraes)
Pout pourri de Carimbó
Terra menina (Luciana de Oliveira)

O elenco deste espetáculo musical será composto por:
Diana Mota – maestra e arranjadora
Fabianne Gotelipe – violino
Leandro Barcelos – flauta e sax-tenor
Jackson Delano – clarineta e sax-alto
Marina Vanéli – sax-barítono
Robson Pereira – trompete
Nilson Carvalho – trompete
Filipe Silva – trombone
Valmir Nunes – trombone
Paulinho do Trombone – trombone
Pedro Mota – percussão
Artur Mota – percussão
Bella Mota – percussão
Luciana de Oliveira – bateria

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

SERVIÇO
Evento: Sextas Musicais on live streaming
Afrobrasilidades
Orquestra Popular Salve Glória
Data: 10 de novembro de 2021
Horário: 20h
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre

Serra do Salitre se mobiliza para manutenção das águas do município com metodologia do Consórcio Cerrado das Águas

0

Por meio do PIPC, oficina reuniu público diverso para debate e propostas sobre o cuidado com os recursos hídricos.

Desde o dia 11 de novembro, o Consórcio Cerrado das Águas iniciou a execução da expansão de sua metodologia para o município de Serra do Salitre. Neste dia foi realizada a primeira Oficina PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente, no município que tem na agricultura, sua principal fonte de economia, reunindo diversos segmentos para um debate e também propostas de ações para conservação dos recursos hídricos.
Durante a manhã, produtores rurais, poder público local e de municípios vizinhos, entidades ligadas ao fornecimento da água, empresas e instituições bancárias, participaram de dois momentos importantes para a discussão sobre a água.
“Com os eventos adversos e as mudanças climáticas, este é o momento de termos atitudes concretas para resolver o problema. O CCA começou em Patrocínio e, agora chega em Serra do Salitre, uma vez que já conta com outros municípios com proposta de adesão, e, assim, criar um grande corredor verde aqui no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, trazendo uma mudança geral e positiva no nosso ecossistema, com melhoramento da qualidade de vida da população, com processos produtivos mais eficientes, com conservação do solo e manejo de recursos hídricos. Veio trazer uma mudança em âmbito geral na região como um todo”, avalia Augusto Peres Arruda, Secretário de Meio Ambiente de Serra do Salitre.
ZAP – Zoneamento Ambiental Produtivo
O ZAP -Zoneamento Ambiental Produtivo, instrumento consolidado em Minas Gerais que contribui com o planejamento territorial visando ao uso sustentável dos recursos naturais, foi desenvolvido em parceria com o SEBRAE/INAES e apresentado pela consultora técnica do Sebrae, Fabiana Vilela, aos participantes.  O estudo do ZAP auxilia na compreensão da dinâmica destas bacias bem como na identificação de áreas com maior potencial para restauração, garantindo assim o fornecimento de importantes serviços ecossistêmicos.
“Com a primeira oficina PIPC em Serra do Salitre foi dada a largada para o trabalho de construção de paisagens produtivas sustentáveis dentro da bacia do Ribeirão Grande. Nessa primeira oficina, conhecemos melhor o estado de conservação da bacia, ouvimos os produtores e apresentamos as estratégias que o CCA tem para melhorar a produtividade de suas propriedades”, esclarece Fabiane Sebaio, secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas.
Dinâmica facilitadora
O segundo momento promoveu a interação entre os participantes, compartilhando experiências, visões de melhorias e possibilidade de ações para a conservação dos recursos hídricos, os participantes compreenderam a metodologia de trabalho do Consórcio Cerrado das Águas e apoiaram suas iniciativas, tendo em vista os resultados já apresentados no projeto-piloto na bacia do córrego Feio, em Patrocínio, município vizinho.
A oficina também apresentou o experimento sobre Conservação do Solo: infiltração e escoamento superficial demonstrado pela equipe do CCA. De forma didática, foi demonstrada a importância do planejamento de uso das terras possibilitando que a água se infiltre no solo, abastecendo o lençol freático em detrimento de processos erosivos e, consecutivamente, a perda da camada agricultável da terra. O experimento reflete a importância da implementação das práticas de agricultura inteligente no controle de perdas de solo e água em áreas agricultáveis, maximizando a produtividade, tangibilizando a forma de atuação do Consórcio Cerrado das Águas e chamando a atenção dos produtores presentes no evento.
“O evento foi o pontapé inicial e muito importante para a preservação das nascentes e do solo em geral. É um processo muito importante, por que será feito junto com o produtor, a iniciativa privada e a prefeitura, sendo que essa se disponibilizou a oferecer máquinas e equipamentos para fazer o que for necessário para plantar e reestabelecer as condições das nascentes. O ponto que merece destaque é a cadeia que o CCA propõe, unindo o produtor e as empresas para o mesmo objetivo. Essa parceria vai nos mostrar de que forma podemos melhorar o que já fazemos para cuidar das nascentes e do solo”, avalia o produtor rural Osmar Pedron.
PIP e as oficinas individuais
O grande diferencial do CCA é sua capacidade de estabelecer uma parceria agregadora entre os setores envolvidos, entendendo as necessidades dos produtores rurais e auxiliando-os a pensar e executar ações de acordo com suas possibilidades.
 O CCA oferece serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das propriedades da bacia em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente dos recursos hídricos. Assim, aderindo a este Programa, o produtor recebe o PIP – Plano Individual de Propriedade, elaborado pela equipe técnica e especialista do CCA para cada produtor implementar as estratégias específicas de sua fazenda, alinhadas ao grande objetivo da plataforma que é resiliência climática da produção.
Entre os dias 12 e 26 de novembro, a equipe do CCA atendeu os produtores para apresentar o PIP – Plano Individual de Propriedade. Um total de 13 produtores aderiram à metodologia e às estratégias e ações acordadas e, agora, promoverão a construção de uma paisagem produtiva sustentável para a bacia do Ribeirão Grande.
“A bacia do ribeirão Grande possui uma área total de APP (Área Permanente Preservada) de 1.410 hectares, sendo que 568 hectares precisam de estratégias de restauração, segundo diagnóstico do SEBRAE. Na área prioritária para conservação definida pelos estudos do SEBRAE, que é o alto do ribeirão Grande e a sub-bacia do ribeirão Cachoeira, 158 propriedades foram levantadas. Deste total, 44 propriedades já estão cadastradas e 20 tiveram seus diagnósticos finalizados com o PIP (Plano Individual de Propriedade), somando um total de 50 hectares indicados aos produtores para restauração neste ciclo (dezembro de 2021 e março de 2022), sendo que na oficina de negociação conseguimos o aceite de 13 produtores para restaurar 30,09 hectares, em 18 propriedades. No próximo ano (2022) ampliaremos o cadastro e diagnóstico e essa área potencial se ampliará”, afirma Fabiane Sebaio.
Sobre o Consórcio Cerrado das Águas
Criado em 2015, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco, Volcafé, Stockler, além das instituições apoiadoras como Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Imaflora e IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil.
Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$410 mil para implementar o programa que promoveu, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais na bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial

Estudante uberlandense fica em segundo lugar no Change The Game

Os Jogos do campeonato tinham a temática “O que eu quero ver com o futuro”

Aconteceu a terceira temporada do Change The Game, promovido pelo Google Play e realizado pela Ideias de Futuro. O evento tem como objetivo proporcionar uma educação mais ampla no mercado de games femininos. A final contou com a participação de 30 garotas de 10 escolas de 7 estados brasileiros, com idade entre 13 e 18 anos.

Uma das participantes é de Uberlândia-MG, Maria Eduarda Khun, do 8°ano do Fundamental 2, do Colégio  Nacional. Ela tem 13 anos e ficou em segundo lugar, com o jogo Save The World. ”Desde pequena sempre gostei de jogar, até que alguns anos atrás decidi aprender como os jogos eram feitos e comecei a programar. Neste ano, a minha escola divulgou o projeto e achei muito interessante e quis participar”, disse Maria Eduarda.

Sobre o jogo “Uma menina, chamada Robin”, a estudante explica que ele tem como objetivo salvar o planeta. “Tive que vencer os 5 minigames  (todos os minigames são relacionados ao meio ambiente). Após vencer os minigames, o jogo é concluído. O público alvo do meu jogo é crianças de 4 a 6 anos. O gênero é aventura com minigames. O jogo funciona nos dispositivos: tablet, celular e PC”, explica ela.

Change The Game tem como foco a criação de ideias de jogos mobile,  estimulando garotas a entrar na indústria de criação de games. Nesta edição foram cerca de 1.490 inscritas, sendo mais de 1.000 que na anterior.

Ao longo das edições o interesse de alunas e escolas vem aumentando, pelo assunto. Contando com curso completo e oficinas online, a temporada deste ano foi o tema da criação de games. Contando com 150 escolas, e 10 mil jovens.

Esta não é a primeira vez que uma aluna do colégio em Uberlândia é premiada. Na edição anterior, Ana Vitória Lamonier, aluna do 9° ano do Ensino fundamental, ficou entre as 20 melhores finalistas.

Para o professor Leo Veloso, da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, as competições do conhecimento estimulam a criatividade e a imaginação dos alunos, propiciando uma ação para a criação de projetos inovadores.

Atividades artísticas e culturais gratuitas movimentarão o interior de MG

0

Grupontapé, Cia. de teatro de Uberlândia-MG, pega a estrada, em dezembro, para levar o projeto Arte na Vida a municípios mineiros.

Após um longo período sem atividades presenciais, devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. de teatro da cidade de Uberlândia-MG, prepara as malas para pegar a estrada, em dezembro deste ano, e na bagagem, a trupe mineira dará continuidade ao projeto “Arte na vida”. O projeto já aconteceu nas cidades de Leme-SP e Ouro Fino-MG e contou com duas Mostras de Teatro nas escolas da rede pública de ensino. Agora, retomando as ações do projeto, os destinos serão as cidades de Piracema (dias 10, 11 e 12), Desterro de Entre Rios (dias 12 e 13), Entre Rio de Minas-MG (dia 14) e Belo Vale (16), onde várias atividades artísticas e culturais serão oferecidas gratuitamente à população.

O projeto
O projeto Arte na Vida prevê a realização de um conjunto de ações artísticas e culturais, como capacitação e apresentações artísticas.
As atividades têm como objetivo proporcionar o acesso das pessoas à  cultura (aos bens culturais), à formação e fruição artística com vistas à promoção do desenvolvimento humano por meio do teatro – missão do Grupontapé, cuja experiência já ultrapassa 27 anos de estrada.
Serão dois espetáculos e um seminário em cada cidade.

Seminário Arte na Vida
Uma das atividades que pretendem marcar o evento é o Seminário Arte na Vida, que faz parte da programação em todas as localidades que receberão o projeto.
O Seminário visa discutir as possibilidades que se apresentam a partir do uso de estratégias e métodos de aproveitamento da transversalidade da arte e da cultura com o objetivo de impactar positivamente na formação de valores, no desenvolvimento das competências pessoais valorizadas pelo mercado de trabalho, na melhoria da comunicação e das relações entre as pessoas, na diminuição dos índices de violência, na conservação dos espaços públicos e no desenvolvimento econômico da cidade.
Segundo o produtor cultural do Grupontapé, Rubem dos Reis, o Seminário vai apresentar o fenômeno da economia da cultura e criativa e sua potência para a geração de ocupação, renda e inovação. “Vamos usar o caso do Grupontapé como exemplo, além de entidades locais. Contaremos com pesquisadores e profissionais referência da área para expor sua visão”, explica.
Rubem dos Reis destaca ainda que qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre o fazer cultural será bem-vinda ao Seminário, que assim como todas as atividades do projeto Arte Na Vida, será gratuito.
A programação do projeto contará ainda com a apresentação dos espetáculos teatrais Questão de Hábito  e Balaio Popular.

Inscrições
As inscrições para participar do Seminário Arte na Vida podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/gStF8HKiPy189Son6. Ao acessá-lo, a pessoa escolherá qual das cidades pretende participar do evento.

Certificação
As atividades do projeto Arte na Vida  terão emissão de certificado.

Expectativas
Os idealizadores do projeto Arte na Vida estão com as melhores expectativas em relação ao projeto.
Para a atriz do Grupontapé, diretora e choach, Katia Lou, espera-se uma troca muito rica com o público das cidades que vão receber o projeto. “Tanto nos espetáculos como na atividade formativa que é o Seminário, no qual compartilharemos nossa vivência na área da cultura com a intenção de mostrar que é possível, através desta área, ampliar competências e habilidades para alcançar o desenvolvimento humano, social e econômico. Somos um grupo do interior mineiro e temos problemas e desafios parecidos com os que vivem artistas e fazedores de cultura desses locais e essa interação será proveitosa para os dois lados”, destaca.
A atriz do Grupontapé, produtora e advogada culturalista, Kátia Bizinotto, também está otimista com o evento. “Pretendemos compartilhar a nossa experiência de grupo de teatro do interior e também dividir com os artistas e agentes culturais das cidades algumas questões que têm nos instigado a partir dos acontecimentos e mudanças que o mundo está vivenciando e que nos trazem reflexões sobre a abrangência e o impacto da arte e da cultura na vida das pessoas cada vez mais” diz.

Espetáculos
Questão de Hábito
“Questão de Hábito” aborda fragmentos do cotidiano de um casal que é funcionário da mesma empresa e que não reconhece sua própria condição de vida cheia de erros. Trata de questões como saúde, stress, relacionamento, prevenção a acidentes, ergonomia, atendimento,  uso de EPI’s, alcoolismo, meio ambiente entre outros assuntos.
Mostra que melhorar é sempre possível e que tudo na vida é uma “Questão de Hábito”. Apesar de ser o espetáculo mais antigo do repertório do grupo, sua estreia aconteceu 27 anos atrás, continua atual trazendo uma mensagem de otimismo que mostra que é possível a nossa condição.

Balaio Popular
O espetáculo “Balaio Popular” foi concebido na linguagem do teatro de rua. Ele une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.
“Balaio Popular” mostra as tradições populares com enfoque principalmente no universo mineiro. O roteiro foi desenvolvido por meio de uma pesquisa da cultura popular focada na região Sudeste. As cenas resgatam a arte de contar histórias e trazem lendas, parlendas, brincadeiras infantis, provérbios, jogos de adivinhação e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio
O projeto Arte na Vida tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio local do Grupo J Mendes.

Serviço:
O quê: Projeto Arte na Vida

Programação:
Piracema – MG
Dia 10/12/2021
Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 11 horas
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesportivo).

Dia 11/12/2021
Seminário Arte na Vida
Horário: 09h às 16h30
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesportivo).

Dia 12/12/2021
Espetáculo Balaio Popular
Horário: 10 horas
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesportivo).

Desterro de Entre Rios – MG
Dia 12/12/2021

Espetáculo Balaio Popular
Horário: 17 horas
Local: Praça Arão Lima – Centro

Dia 13.12.2021
Seminário Arte na Vida
Horário: 14h às 17h30
Local:  Salão Paroquial

Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 19 horas
Local:  Salão Paroquial

Entre Rios de Minas – MG
Dia 14/12/2021

Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 09h00
Local: Centro Cultural Ministro João Ribeiro – Rua Suassuí, 103 – Centro

Seminário Arte na Vida
Horário: 13 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Entre Rios de Minas – Av. Dr.José Gonçalves da Cunha,40

Espetáculo Balaio Popular
Horário: 18 horas
Local: Praça Senador Ribeiro – Centro

Cidade: Belo Vale – MG
Dia 16/12/2021
Seminário Arte na Vida
Horário: 13:00h às 16h00
Local:  Praça da Prefeitura

Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 16 horas
Local:  Praça da Prefeitura

Espetáculo Balaio Popular
Horário: 19 horas
Local: Praça da Prefeitura