domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1030

Especialista explica porque reter talentos gera lucro para empresas e dá dicas para os gestores

Nos últimos anos, empresas e líderes enfrentaram dificuldades para reter talentos. De acordo com a Pesquisa de Consultoria Robert Half, o turn over, ou seja, a rotatividade de funcionários teve um crescimento de 38% nos últimos três anos, no mundo, e no Brasil esse número passa para 82%. Os números não são positivos para os empreendimentos, e o professor do Centro Universitário Una Uberlândia, que integra o ecossistema Ânima Educação, Ivando Nonato, explica o porquê, e dá dicas aos empreendedores para reter talentos.

Ivando esclarece que essa alta rotatividade de profissionais e baixa retenção de pessoas acontece atualmente devido a diferentes fatores. “O primeiro deles é que os profissionais contemporâneos estão mais imediatistas, algo típico da geração que está entrando no mercado de trabalho neste momento. Eles buscam alcançar posições dentro da empresa de forma mais rápida, e quando isso não acontece,  eles acabam aceitando ofertas de outras organizações mesmo que incluam apenas um pequeno ganho adicional ou pequenas mudanças de posição”, explica. Ivando comenta também uma outra possibilidade: “Por outro lado, as organizações visando uma lucratividade maior deixam de tratar as pessoas como prioridade investem em tecnologia, máquinas e equipamentos, sem perceber que o seu maior patrimônio são as pessoas”, argumenta o professor.

Ainda segundo o especialista, não encontrar e manter essas pessoas na empresa prejudica tanto a competitividade do negócio, quanto o lucro. “São diversos prejuízos. Financeiro, porque ela vai gastar mais recursos para treinar várias pessoas diferentes sem uma mesma função, além disso, gastará mais recursos de ‘tempo’ porque até o novo contratado atingir o nível esperado de produtividade vai demorar um tempo maior. São fatores objetivos e subjetivos que irão afetar”, pontuou Ivando.

Ivando ressalta que empresas, independente de seu porte e área de atuação, precisam de estratégias de retenção de talentos para que custos de uma alta rotatividade como despesas de rescisão de contrato de trabalho, do recrutamento e seleção, treinamento, período de adaptação e outras variáveis, não afetem o negócio. Além do tempo e processos que ficam parados durante todo o período de contratação de uma outra pessoa.

Para colaborar com pequenos, médios e grandes empreendedores, Ivando dá algumas dicas e práticas que podem ser adotadas para reter talentos. Segundo ele, escutar é um dos pontos principais: “É necessário que o líder escute os seus funcionários, para que entenda quais são as necessidades, os desejos, em que momento de vida os colaboradores estão e assim, dentro do possível, propicie um ambiente de trabalho mais agradável e propício para que eles possam realizar suas necessidades e desejos a partir do trabalho. Ivando finaliza reforçando a importância de se pensar no clima organizacional. “Todos nós sabemos que a maioria das pessoas tem mais tempo dentro das empresas, do que de seus próprios lares, por isso, é necessário que esse ambiente seja acolhedor, propício à inovação e confortável. Esse é caminho”, reforça ele.

Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.
Una, sua parceira de vida.
Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

A visita do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e MEC à unidade, aconteceu neste mês e na oportunidade foram avaliadas dezenas de critérios em relação à graduação e a Faculdade, como a infraestrutura, projeto pedagógico e qualidade do corpo docente.

Mês do Rock é tema do Granja na Rua de Julho

O retorno do Granja na Rua depois de dois anos foi um grande sucesso. De volta ao calendário cultural da cidade, a edição de julho celebra o Mês do Rock na próxima quinta-feira (21) com show da banda Matusa. Como um evento mensal, é preciso buscar sempre algo novo, diferente, para levar para a Praça Ciranda..

“Eventos como este precisam se renovar a cada edição, sem alterar muito o que o público já aprovou. Neste mês, além das cervejarias, mais de 10 food trucks e a feirinha de artesanato teremos um Encontro de Motos, que dialoga muito com a temática”, adiantou José Inácio Pereira, Diretor Superintendente do Granja Marileusa.

Para comandar o palco e animar ainda mais a noite, a escolhida foi a banda Matusa. Apesar de novo, surgido em 2021, o quinteto traz na formação músicos experientes da cena regional. Nos vocais está Woody e no baixo Tico, ambos também integrantes da Mafu. Na bateria, Luziano Zaquel (B.O./ Rudes), na guitarra solo Fábio Madruga, que integra diferentes projetos na cidade, Anderson Junqueira, guitarrista base e fundador junto com Woody, além de se destacar em vários projetos musicais e artísticos no cenário musical de Uberlândia.

O grupo traz um repertório Anos 70/80 do verdadeiro Rock and Roll, transitando pelas principais vertentes do rock clássico com releituras de músicas de bandas como The Clash, Pink Floyd, Beatles, Beatles, ZZ Top, Queen, Rolling Stones, entre outros.

Antes da Matusa subir no palco, o som ambiente contará com dois DJs, Lucas Germano e DJ SIX, este último que tem se destacado por um set que contempla rock, e até mesmo uma volta de skate enquanto toca guitarra, quando o espaço permite.

“O que vimos aqui no mês passado mostra o quanto o público ansiava pelo retorno do evento. Muitas famílias, crianças aproveitando o playground e muitos reencontros. Nesta esperamos receber todos com a mesma estrutura e o mesmo carinho da nossa proposta de compartilhar os espaços ao ar livre”, comenta Edina Franco, diretora de operações do Granja Marileusa e  presidente da Associação de Moradores e Empresas do bairro, a AME.

SERVIÇO
O QUE: Granja na Rua – Edição Mês do Rock
QUANDO: quinta, 21 de julho
HORÁRIO: 18h às 22h
ONDE: Espaço Ciranda – Av. Floriano Peixoto, 5505- Granja Marileusa
SHOW: Banda Matusa (das 19h às 21h30)  + Lucas Germano e DJ SIX (18h às 19h30)
INSTAGRAM: @granjamarileusa
ENTRADA FRANCA

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Laila Garin, Leo Migiorin, Clau Ventura e músicos integram o elenco de “A hora da estrela” ou “O canto de Macabéa”.

Clarice Lispector foi uma grande escritora brasileira. Sua obra, atemporal, reverbera pelos quatro cantos do país e do mundo. O romance A Hora da Estrela é considerado por muitos sua obra prima e foi o seu último trabalho, com lançamento póstumo, em 1977.

Laira Garin é uma das mais incríveis atrizes cantoras do Brasil. Ficou conhecida nacionalmente quando interpretou nos palcos Elis Regina e recebeu rasgados elogios por outras atuações como o Gota D´Água [a seco], que veio a Uberlândia em 2019.

Ao lado do Leo Migiorin, de Clau Ventura e dos músicos, ela aterrissa novamente na cidade com este belíssimo musical A HORA DA ESTRELA ou O CANTO DE MACABÉA. As apresentações serão dias 5, 6 e 7 de agosto, no Teatro Municipal de Uberlândia e integra a programação Uberlândia na Rota do Teatro de 2022, que tem surpreendido a todos com eventos expressivos. Entre eles, iniciou o ano com o grupo de Debora Falabella em Love Love Love, depois trouxe Maitê Proença com um cunho autobiográfico em O Pior de Mim, seguida pela Cia de Dança Deborah Colker com o impactante espetáculo Cura, e fechou o semestre com shows incríveis de dois ícones da música brasileira, primeiro Gal Costa com As Várias Pontas de Uma Estrela e depois Paulinho da Viola acompanhado da banda e dos filhos.

[videopress gJsogVOv]

A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa é mais um momento de impacto artístico. O trabalho tem sido reconhecido em nível nacional como uma grande releitura da obra de Clarice Lispector. E estreou no centenário da escritora, em 2020. Foi produzido pela mesma produtora de Suassuna O Auto do Reino do Sol, Gota D´Água [a seco], entre outros estrondosos sucessos das artes cênicas brasileiras.

“A Hora da Estrela” é um marco da terceira geração do modernismo. O texto questiona a condição humana em uma tríade: filosófica, social e estética. E como a própria Clarice disse, a história de Macabea “acontece em estado de emergência e calamidade pública”. É um reencontro com Clarice Lispector e um convite urgente à reflexão sobre a condição humana, com humor, densidade, leveza, teatro, música. E ponto.

Em Uberlândia, o espetáculo terá três sessões, 5, 6 e 7 de agosto, de sexta a domingo, sempre às 20 horas. Os ingressos estão à venda no site megabilheteria e na loja Inclusive Brechó, na avenida Cesário Alvim, 396. Mais informações pelo telefone (34) 9 9866-1727.

 

Bloomin’ Brands segue com forte expansão de Outback e Abbraccio em todo o País no segundo semestre

Para a segunda metade de 2022, o processo de aberturas se mantém aquecido com a inauguração de nove unidades divididas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco

A Bloomin’ Brands, grupo que detém as marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill no Brasil, segue investindo fortemente no País. Para o segundo semestre de 2022, o processo de expansão se mantém aquecido com a abertura de nove novos restaurantes, sendo oito Outbacks e um Abbraccio. Para esta fase, estima-se um montante de R$ 40 milhões em investimento. Somadas as inaugurações do primeiro e do segundo semestre, a Bloomin’ Brands irá encerrar o ano com 17 novos restaurantes abertos. Para 2022, o investimento do grupo em expansão soma cerca de R$ 75 milhões e, no total, serão criados cerca de mil novos postos de trabalho. O grupo acredita que a maior parte deles será para candidatos ao primeiro emprego e estudantes universitários. As aberturas acontecem nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. O grupo vem crescendo consistentemente. Olhando para trás, em 2021, 13 novas unidades da marca Outback foram inauguradas, com um investimento total de mais de R$ 50 milhões e a geração de cerca de 700 novos postos de trabalho.

Presidente da Bloomin’ Brands no Brasil, Pierre Berenstein, afirma que acredita fortemente no país. “Em 2021, criamos novas frentes de atuação, inclusive com a expansão e consolidação da nova marca Aussie Grill. Agora, em 2022, continuamos em crescimento, porém com desafio de continuar elevando a régua da excelente experiência dos clientes dentro do restaurante, ditando tendências ao setor e entregando novidade e inovação. Estamos bem dedicados às novas unidades, o que trará ainda mais oportunidades’.

Sobre o Outback 
O Outback Steakhouse possui 131 restaurantes no Brasil, onde está presente em 51 cidades, distribuídas entre 16 estados e o Distrito Federal. No mundo, ele pode ser encontrado em 23 países das Américas, da Ásia e da Oceania. O primeiro restaurante brasileiro foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com os seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos, como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto dos brasileiros pela qualidade e pelo sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. O restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como o esporte, os pontos turísticos, as paisagens icônicas, as tradições e o lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

Sobre o Abbraccio 
O Abbraccio conta com 12 unidades físicas no País, localizadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Com a filosofia “Todos os abraços acontecem aqui”, traz uma experiência diferenciada de casual dining fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante. Ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite que os clientes acompanhem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos. O restaurante pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Aussie Grill no País.

Sobre a Bloomin’ Brands 
Com sede em Tampa, na Flórida, a Bloomin’ Brands, Inc. é uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo, com aproximadamente 90 mil colaboradores e mais de 1,5 mil restaurantes em mais de 20 países. A companhia é detentora das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio Cucina Italiana, Aussie Grill, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill e Carrabba’s Italian Grill. Qualidade excepcional, hospitalidade e ambientes aconchegantes são princípios que fazem parte da cultura da empresa e contribuem para o sucesso dos restaurantes. No Brasil, a Bloomin’ Brands possui aproximadamente 12 mil colaboradores e atua com as marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill.

Por que os pets comem mais no inverno?

A explicação é fisiológica e também comportamental, muitas vezes por parte do tutor. Mas cuidado: mudanças nos hábitos alimentares podem ser sinal de alguma doença

Com a chegada do inverno, é comum os tutores relatarem que seus pets estão comendo mais que o normal. Será mesmo verdade que as baixas temperaturas abrem o apetite dos animais?

De fato, é esperado que eles acabem ingerindo uma quantidade maior de calorias em ambientes mais frios, porque gastam mais energia para manter a temperatura corporal adequada. Porém, vale lembrar que no Brasil o inverno não costuma ser rigoroso como em outros países, e mesmo em regiões e períodos em que a temperatura cai bastante, os pets domésticos buscam naturalmente pelo aconchego e não ficam expostos a um frio tão intenso a ponto de aumentar a necessidade calórica.

“Então, sim, tem uma explicação fisiológica, mas tem também uma questão muito mais comportamental do próprio tutor envolvida”, explica Fabio Alves Teixeira, médico-veterinário especializado em Clínica Veterinária e Nutrologia do Veros Hospital Veterinário. Segundo ele, se o tutor tende a comer mais no frio, seja por razões culturais, comportamentais ou mesmo fisiológicas, acaba deduzindo que seu pet também passou a comer mais, quando na verdade é ele que está oferecendo mais alimento para o animal.

Por isso, é preciso cautela quando pressupor que o pet está pedindo mais comida que o habitual. “Se o tutor fornece mais alimento, o animal ingere uma quantidade maior de calorias do que realmente precisa. O frio precisaria ser muito intenso para criar essa necessidade de calorias extras”.

Riscos

O risco, nesse caso, é induzir o animal à obesidade e provocar outros problemas de saúde. O aumento da quantidade de comida é indicado somente no caso da chamada perda de peso involuntária e com orientação do médico-veterinário.

Outro ponto de atenção é que a mudança no apetite atribuída ao frio pode ser, na verdade, a manifestação de alguma doença que por coincidência acometeu o animal nas estações mais frias do ano. “Algumas situações clínicas, como diabetes, insuficiência pancreática e outras, podem alterar o apetite, e isso não tem nada a ver com a questão climática”, alerta Fabio.

Por isso, ao notar qualquer diferença nos hábitos alimentares do seu pet, a recomendação é levá-lo para uma avaliação do médico-veterinário para identificar se é o caso de uma situação fisiológica, comportamental ou manifestação de alguma doença. Quanto mais prematuro o diagnóstico, mais rápida será sua recuperação.

Alimentação recomendada

Independentemente das baixas temperaturas, a recomendação geral é fracionar a alimentação em duas ou três refeições diárias para manter o gasto calórico do animal equilibrado.

No caso de um eventual aumento do apetite durante o frio, o ganho calórico pode ser compensado pela oferta de outros tipos de alimento. “Se o paciente acaba ingerindo uma quantidade maior de comida no inverno, seja porque tem um pouco mais de fome ou porque o tutor sente necessidade de oferecer, pode-se fazer a troca por alimentos menos calóricos, como aqueles para animais castrados ou do tipo ‘light’, principalmente se o pet já tem predisposição ao ganho de peso”, orienta Fabio.

Uma forma de garantir o gasto calórico e evitar a obesidade é intensificar as atividades físicas. Desde que o animal esteja saudável e não tenha nenhuma limitação, o aumento de exercícios é sempre bem-vindo. Neste aspecto, os tutores precisam ser bastante disciplinados, já que no frio é comum reduzir ou até suspender as caminhadas e brincadeiras com os pets ao ar livre. Fábio ressalta que sempre que o médico-veterinário prescrever tais atividades para o paciente, é importante fazer uma avaliação para confirmar que o animal está apto ao incremento de exercícios e ter uma boa conversa com o tutor para saber se ele vai conseguir executar esta rotina.

Qualquer que seja o caso, sempre que identificar uma alteração no apetite do seu pet, procure o médico-veterinário. Ele é o profissional indicado para fazer uma avaliação, identificar as causas da mudança no hábito alimentar do animal e orientar sobre o melhor procedimento.

Atração infantil inédita ‘Banheira dos Patinhos’ chega ao Center Shopping Uberlândia

Shopping tem atrações de férias para toda a família

Férias é sinônimo de diversão e o Center Shopping preparou uma programação completa para atender às crianças e jovens que estarão de folga das aulas, assim como toda a família, com diversas opções de lazer. Uma atração inédita é a ‘Banheira de Patinhos’, um espaço lúdico, com direito a réplicas gigantes de patos de borracha e torneiras e com diversas opções para as crianças se divertirem até 30/8, no Estacionamento da avenida João Naves de Ávila. Além desta atração, tem ainda outras opções de lazer e entretenimento. Confira mais sobre as atrações de férias do Center Shopping:

Banheira dos Patinhos
Os patinhos saíram para passear e vieram brincar no Center Shopping Uberlândia! Os meses de julho e agosto já tem diversão garantida com a chegada da ‘Banheira dos Patinhos’. A atração é inédita na cidade e conta com a maior banheira inflável do país. O parque possui pula-pula, labirinto vertical e espaço instagramável com objetos em tamanho gigante, tudo em meio a um cenário temático com direito a réplicas de patos de borracha e torneiras.

Os ingressos custam a partir de R$40,00 e é permitida a entrada de crianças de até 12 anos. O funcionamento é de segunda a quinta, das 16h às 22h, às sextas e sábados, das 14h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h, no Estacionamento da Avenida João Naves de Ávila.

Serviço: 
Banheira dos Patinhos no Center Shopping de Uberlândia.
Data: até 30 de agosto.
Local: Estacionamento da Avenida João Naves de Ávila.
Horário: segunda a quinta, das 16h às 22h, sextas e sábados, das 14h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Valor: a partir de R$40,00 (até 4 anos, acompanhante não paga).
Faixa etária: até 12 anos.

Go Kids
O Go Kids é um espaço gratuito, super alegre, lúdico e que proporciona  aos pequenos momentos de muita diversão e interação na Praça de Alimentação do piso 2, diariamente no horário do Shopping, das 10h às 22h.

No Go Kids a criançada tem a oportunidade de se divertir e participar de atividades educativas com materiais pedagógicos. Com brincadeiras lúdicas, como jogo da velha, cama de gato e jogo da memória, as atividades estimulam a criatividade, curiosidade e interação entre crianças e a família. Confira os brinquedos disponíveis: Painéis musicais tubos e chocalhos, Galeria de arte, Ilusão de ótica, Casinha infantil, Floresta de espelhos e Mezanino com cordas, onde os pequenos podem escalar uma teia de cordas e ver todo o espaço do alto.

A infraestrutura do Go Kids foi pensada nos mínimos detalhes, permitindo que os pais aproveitem o Lounge Adulto, com puffs confortáveis e tomadas para carregar a bateria do celular e registrar todos os momentos, enquanto as crianças se divertem.

Cinema com direito a salas VIPs exclusivas
Os melhores lançamentos do cinema podem ser conferidos no Cinépolis do Center Shopping, que conta com uma estrutura completa, incluindo duas salas Vips exclusivas na região e oito salas digitais, sendo quatro salas com projeção digital 3D. As salas Vips em formato stadium, possuem poltronas de couro com comando elétrico e totalmente reclináveis, braço removível e entrada USB para carregar celulares e tablets. Outro diferencial é que nestas salas o cliente tem à sua disposição um cardápio diversificado, servido por garçons, para maior conforto.

Strike Boliche e Bar
Com 12 pistas de boliche, quatro mesas de sinuca, air game e completo serviço de bar, o Strike Boliche e Bar é um ambiente propício para reunir os amigos e também curtir um happy hour. Funcionamento diário a partir das 14h. Outras informações e reservas pelo telefone (34) 3216-5044.

Puppy Play
A meninada pode aproveitar diversas outras opções como o Puppy Play, que tem desde os brinquedos tradicionais, até modernos equipamentos de diversão, como brinquedos, carro de batida, circuito aéreo e vídeo games simulando corridas, e muito mais.

Tiny Espaço da Criança
Serviço destinado ao conforto das crianças e também dos pais que querem fazer compras e curtir o lazer do Center Shopping, deixando a meninada em um ambiente seguro e voltado para a diversão e educação, com monitores que cuidam de cada detalhe. O espaço está localizado no Piso 1, ao lado do Outback.

Mini Cars
Os Mini Car Elétricos são uma diversão para toda a família! Na loja, que fica no piso 2, é possível alugar um dos carrinhos estilos para a criançada curtir a sensação de dirigir um possante enquanto passeia pelo shopping. Os pais que quiserem podem conduzir o passeio dos pequenos com o controle remoto, ou as próprias crianças podem conduzir as miniaturas de Jeep, Mercedes, Porsche, entre outros.

Centro Oeste Mineiro receberá apresentações gratuitas da Trupe de Truões

0

Cia. mineira de teatro, da cidade de Uberlândia-MG, levará na bagagem o espetáculo Rapunzel, dentro do Projeto Em Cena.

A agenda da Trupe de Truões, cia. de teatro da cidade de Uberlândia-MG, está movimentada neste final de julho. No dia 24, o espetáculo Rapunzel, estará em cartaz, às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (ex-Cine Bandeirantes), em Sabará-MG. E, a partir do dia 27, o grupo se apresentará em cinco municípios do Centro Oeste mineiro. As cidades previstas no roteiro são Alberto Isaacson (27/07), Itibira (28/07), Buriti Grande (29/07), Monjolinhos (30/07) e Martinho Campos (31/07).

As apresentações fazem parte do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal, atividade que integra o projeto de Manutenção da Trupe e são viabilizadas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Na peça, há um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ele comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe.

A retirada de ingressos é gratuita e pode ser realizada de maneira digital pelo aplicativo de celular do Diversão em Cena para IOS e Android ou presencialmente nas bilheterias dos locais onde serão apresentada a peça, uma hora antes do espetáculo.

Parceria
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Rapunzel” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura dos municípios, que receberão a peça.

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA 1
O quê: espetáculo “Rapunzel”
Quando: 24 de julho – domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (ex-Cine Bandeirantes) – Centro, Sabará – MG
Classificação: livre
Preço: gratuito
Retirada de Ingressos: de maneira digital pelo aplicativo de celular do Diversão em Cena para IOS e Android ou presencialmente na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA 2
O quê: espetáculo “Rapunzel”
Programação:
27/jul – 19h em Alberto Isaacson-MG
28/jul – 19h em  Ibitira-MG
29/jul – 19h em  Buriti Grande -MG
30/jul – 19h em  Monjolinhos-MG
31/jul – 18h em  Martinho Campos-MG

FICHA TÉCNICA
Texto: Leonardo Simões
Direção: Leonardo Simões e Paulo Merisio
Cenário e figurino: Ney madeira
Elenco: Amanda barbosa, Laís batista e Ronan vaz
Músico: Lucas Mali
Composição musical: Dante Carnevale e Eliane Dias
Classificação: livre
Gênero: comédia
Modalidade: infanto-juvenil
Realização e produção: Trupe de Truões

Juliana Iyafemi, atriz mineira, produz seu novo filme Reboco

0

Curta dialoga entre Minas Gerais e o Rio Grande do Norte e é baseado em trechos de Grande Sertão Veredas, com trilha sonora de Chico César.

A atriz mineira, natural de Araguari, no Triângulo Mineiro, Juliana Iyafemi, está na produção do curta-metragem “Reboco”. O romance é baseado em trechos da obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas, e nos causos do Babalorixá Dailson Severino sobre o sagrado e seus atendimentos como médico do espírito e ainda em paisagens sonorosas baseada no cinema africano de Osmanne Semembe. A dramaturgia conta ainda com trilha sonora de Chico César e outros quatros artistas.

Estreando como roteirista e diretora do filme, Juliana também participa como atriz. Dançarina profissional, a mineira tem levado o nome de Minas Gerais para outros lugares do país e até do exterior, com trabalhos inscritos e apresentados em vários festivais nacionais e internacionais e até alguns prêmios.

Reboco conta a história de quatro adultos que vivem “o amor” de formas similares e diferentes, em meio ao caos interno e externo de cada um. A história se passa na comunidade fictícia de Essu, no Rio Grande do Norte, na cidade de Adelina, que tem cerca de dois mil habitantes.

Os personagens Ará, Inaê, Biu e Humberto têm aproximadamente 33 anos de idade sonham em construir um sertão melhor e nunca precisarem sair por muito tempo dali. “O sertão que vivem é diferente do que Guimarães Rosa descreveu, mas o que unem esses casais nessa obra é o amor reprimido e intrigante do personagem principal Riobaldo por Diadorim, e o momento existencial de vida que se encontram”, explica a diretora e atriz Juliana Iyafemi.

Os casais da obra trazem a regionalidade como um dispositivo de pensar o amor e abranger o conceito de amor. O conflito do curta está justamente em falar de amor em tempos mórbidos, devido a pandemia de Covid-19. “O sagrado e o profano andam juntos nesse enredo e criam expectativas de diminuir a dualidade entre bem e mal que a humanidade criou. Também tem o propósito de desmistificar ideias que criamos como certezas e na verdade, não passam de incertezas, que alguém deu fé”, diz Juliana.

Reboco está em fase final de produção e será inscrito em editais culturais do país, com o objetivo de levar a arte mineira/nordestina para todo o país. “A ideia é que cada expectador faça a sua leitura do filme”, conclui Juliana Iyafemi.

Assista ao teaser de Reboco:
https://drive.google.com/file/d/1c5WM960jk_efjqg9ibKuRbyCBvHqBYnF/view

Ficha técnica de Reboco
Concepção e Roteiro: Juliana Iyafemí
Direção: Juliana Iyafemi e Giovanna Araújo
Consultoria Preparação de atores: Marcia lohss
Direção de produção: Fernando Porfirio
Consultoria do roteiro e visão geral: Hilton Lacerda
Produção executiva: Comboio Produções
Assistentes de produção: Fernando Porfirio
Direção fotografia: Thamise Cerqueira
Assistentes de fotografia: João Augusto
Still: Carl Kevin
Making Of: Sergio Caetano
Direção de arte: Thamise Cerqueira
Som direto e assistente de som: Leticya Miranda
Edição, Edição de som, Mixagem e Finalização: João Augusto
Arte gráfica: Fernando Franco
Trilha sonora: Tiquinha Rodrigues, Flaira Ferro, Isaar e Chico César
Elenco de atores: Dailson Severino, Giovana Dias, Juliana Iyafemí e Carl Kevin

Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos do Grupo Luta Pela Vida é inaugurado neste sábado (23), em Uberlândia

0

Espaço é o primeiro dedicado a cuidados paliativos a ser construído por uma ONG no Brasil, com recursos 100% doados pela sociedade

O Grupo Luta Pela Vida entrega mais uma grande obra que vai beneficiar os pacientes em tratamento no Hospital do Câncer em Uberlândia. Neste sábado (23), o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos da instituição será inaugurado em uma cerimônia que celebrará mais esta conquista. O evento, que acontece a partir das 8h30, será no espaço, localizado na avenida Dom Pedro II, 365, no bairro Umuarama. A cerimônia é aberta à comunidade, que poderá conferir a instalação em que a construção foi viabilizada pela solidariedade. O espaço é a primeira unidade de cuidados paliativos oncológicos construída por uma ONG no Brasil, com recursos 100% doados pela sociedade.

O local é preparado para receber pacientes oncológicos em cuidados paliativos na terminalidade ou para controle de sintomas. O Centro contará com espaços de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico e terapia ocupacional. O espaço tem capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros.

O momento da inauguração do prédio é um marco para o Grupo, como comenta o coordenador de marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira. “A inauguração do Centro de Cuidados Paliativos é um importante capítulo em nossa história que já acumula tantas realizações. Por isso, em um momento tão especial, convidamos toda a comunidade a estar conosco, pois só foi possível concretizar mais este objetivo por meio da solidariedade da sociedade que abraça a nossa causa. O Centro de Cuidados Paliativos do Grupo Luta Pela Vida é a primeira unidade do tipo no país a ser construída por uma ONG com recursos 100% doados pela comunidade. Estamos orgulhosos e gratos pela confiança recebida da população de toda a região”, finaliza Alexandre.

Serviço
Inauguração do Centro de Cuidados Paliativos do Grupo Luta Pela Vida
Data: 23 de julho (sábado)
Horário: 8h30
Local: Avenida Dom Pedro II, 365 – bairro Umuarama

Hepatites virais é tema da campanha Julho Amarelo

0
Infectologista do Sistema Hapvida alerta sobre os tipos de hepatite e a importância da prevenção.
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é um nome genérico para inflamação do fígado, que pode ser por várias causas. “O grupo de vírus que causa a doença é heterogêneo, mas o que tem em comum é que eles causam essa inflamação no órgão”, explica a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, eles manifestam-se na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. “Vai depender muito do tipo de hepatite contraído pela pessoa, pois cada um deles tem suas peculiaridades”, comenta Sílvia Fonseca.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as hepatites são causadas pelos vírus A, B, C ou D, sendo a hepatite mais comum no continente africano.

Silvia Fonseca afirma que as hepatites A e B são mais comuns. A hepatite A está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene, pois a pessoa adquire a doença facilmente por meio de um alimento contaminado.  “É um vírus resistente ao meio ambiente. É uma doença incômoda, deixa os olhos amarelos, causa vômito, diarréia, fezes esbranquiçadas e, normalmente, a pessoa sara sozinha, mas se for fulminante, levará o paciente ao transplante de fígado. É bom lembrar que para combater a hepatite A, existe vacina gratuita pelo Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde, além disso, o saneamento básico auxilia no combate à doença”, destaca.

Já a hepatite B é muito transmissível. Ela é adquirida por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo. “Evitar compartilhar objetos perfurantes também é importante”, acrescenta a especialista.

Além disso, a médica salienta que a pessoa pode ter o vírus da hepatite B e não sentir sintomas. “A hepatite B nos preocupa, principalmente nas gestantes, que pode passar para os bebês, na hora do parto. Por isso, é importante que as futuras mamães façam o exame, pois se detectada a doença em tempo hábil, é possível entrar com a imunoglobulina hiperimune, medicamento direcionado ao bebê para conter a doença na criança, que também será vacinada. Reforçamos que o SUS oferece três doses da vacina que combate a hepatite B”.

Silvia Fonseca salienta que a hepatite B pode tornar-se crônica e caminhar para cirrose hepática e até câncer no fígado. “Por isso, reforçamos a importância de vacinar-se e, principalmente, detectar se o indivíduo é portador da doença, pois é silencioso”, reforça.

A hepatite C é mais misteriosa na aquisição. “Mas sabemos que está ligada a transmissão via sanguínea e líquidos corpóreos. Ocorre muito em usuários de drogas. Ainda não tem vacina do vírus tipo C. Todavia, assim como a hepatite B, tem tratamento gratuito via SUS”, explica Silvia Fonseca.

Já a hepatite D ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D. E a hepatite E é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

A médica finaliza fazendo um alerta: “precisamos ficar atentos àquilo que temos direito gratuitamente, que são as vacinas e os tratamentos para certos tipos de hepatites. Além disso, as pessoas precisam manter-se prevenidas, fazer uso de preservativos durante as relações sexuais, evitar compartilhar objetos de perfuração, como alicates de unha e agulhas, por exemplo. E, qualquer manifestação diferente no organismo, procurar ajuda médica. O importante é cuidarmos da saúde. Esse bem tão precioso”.