domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1029

Passeios ao ar livre para fazer no verão do Alentejo

Destino oferece diversidade de atividades desde o campo até o litoral.

O Alentejo, região mais autêntica de Portugal, possui uma natureza exuberante e convidativa que permite ao visitante desfrutar de atividades ao ar livre a maior parte do tempo.

Paisagens que se estendem por imensas planícies e áreas montanhosas que contornam um litoral banhado pelo oceano Atlântico, muito ar puro e mais de três mil horas de sol por ano ajudam a explicar por que os passeios ao ar livre são parte importante dos roteiros pelo Alentejo. Seja em cenários naturais ou nas cidades e vilarejos, não faltam opções para explorar as belezas da região.

Para quem gosta de caminhar ou pedalar, as trilhas são excelentes opções para estar mais perto da natureza e aproveitar o ar puro do Alentejo, seja explorando o litoral, os campos ou os lagos do interior. Para os iniciantes, a trilha do Castelo de Vide a Marvão, duas das mais charmosas vilas da região, é ideal por ser um percurso de dificuldade média, com cerca de nove quilômetros e duração de pouco mais de três horas, que passa por paisagens rurais e naturais, caminhos murados, calçadas medievais e marcos romanos.

No litoral, além das trilhas, é possível relaxar em algumas das praias mais bonitas da Europa. Na praia de Tróia Galé, por exemplo, os visitantes podem praticar atividades aquáticas como surfe, bodyboard e vela ou fazer um agradável passeio de barco para observar golfinhos na reserva natural do Estuário do Sado. Além disso, o local conta com um rico patrimônio histórico como as ruínas romanas com mais de dois mil anos de história.

Nos pequenos vilarejos, o ritmo pacato combina charme e história em suas ruas de pedras, castelos, igrejas, muralhas e outros monumentos centenários. Vilas como Monsaraz, Mértola e Arraiolos farão qualquer viajante se apaixonar pelo campo.

Durante os dias ensolarados de verão, o visitante ainda pode desbravar os parques e as reservas naturais do Alentejo como o Parque Natural do Vale do Guadiana, onde é possível fazer trilhas e passeios de canoa, além de observar animais incríveis como o lince-ibérico e a águia-real. No parque da Serra de São Mamede, além de trilhas em meio a uma rica vegetação, há uma vista deslumbrante do Pico de São Mamede, o mais alto da serra.

Já o entardecer é perfeito para fotografar monumentos e ruínas que ganham tons de amarelo, laranja e vermelho em um belíssimo pôr do sol. Entre os monumentos que valem o registro fotográfico estão o Templo Romano de Évora, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e ponto turístico obrigatório em uma visita pela região, e o Aqueduto da Amoreira, uma obra intrigante e um dos cartões postais mais bonitos da cidade de Elvas. À noite, é hora de explorar os mistérios do universo na reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo.

Em qualquer época do ano a luz do Alentejo é única e transforma os destinos em cenários incríveis para apreciar, curtir, relaxar e, claro, fotografar.

Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.a

Zeca Pagodinho e Piraquê apresentam o primeiro lançamento fruto da parceria: Duplo Maltado

Biscoito da Vaquinha ganha versão com sabor mais intenso. Em edição limitada, a novidade está disponível no mercado até dezembro

O Mestre de Originalidade de Piraquê, Zeca Pagodinho,tem inspirado a marca de biscoitos e snacks premium da M. Dias Branco a inovar ainda mais o seu portfólio de criações. Prova disso é o primeiro lançamento fruto da parceria que chega ao mercado, o Duplo Maltado.

Danielle Ximenes, gerente de Produto de Piraquê, afirma que a marca se surpreendeu com o toque de originalidade e intensidade dado ao tradicional Leite Maltado. “Em sua formulação orginal, o biscoito da Vaquinha já oferece o sabor Malte. A versão Duplo Maltado surpreende com um toque ainda mais intenso e proporciona  experiência de consumo única e marcante. É um Quê de Piraquê adicional neste biscoito que atravessa gerações”, ressalta.

“O biscoito de Leite Maltado sempre foi marcante para mim. Como Mestre de Originalidade de Piraquê, fiquei feliz em sugerir um sabor mais intenso, surpreendendo a todos que são apaixonados pelo icônico biscoito da Vaquinha, assim como eu”, comenta Zeca Pagodinho.

A novidade pode ser encontrada em embalagens de 160g, mesmo peso líquido do Leite Maltado tradicional. Está disponível nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em edição limitada, o produto fica no mercado até o mês de dezembro.

“O Zeca Pagodinho tem trazido inspirações tão originais quanto a essência de Piraquê e estamos muito empolgados com a parceria”, concluiu Danielle.

Facebook:www.facebook.com/piraque
Instagram:www.instagram.com/piraque
Youtube:www.youtube.com/user/PiraqueOficial

Tatiana Gambardella reforça tradição de doces finos para eventos em Uberlândia

A empresária, Tatiana Gambardella Faina, especialista em bolos, doces finos, brigadeiros gourmet, pães de mel e alfajores, para eventos sociais e empresariais está sempre trazendo inovação para Uberlândia. Tatiana está no mercado de doces há 16 anos trazendo produtos de qualidade feitos artesanalmente com muito carinho para os clientes.

Conheça as delícias da Tatiana acessando  o Instagram:  https://www.instagram.com/tatianadocesfinos/ . As encomendas podem ser realizadas através do whatsapp (34) 99117-6253.

Dia da Amizade: tipos de amigos para manter distância

Encerrar uma amizade pode ser mais difícil que um relacionamento amoroso, mas a especialista em Psicologia da Pitágoras explica como se desvencilhar de laços tóxicos.

Quando se fala sobre relações tóxicas é comum citar temas como relacionamentos amorosos, ambiente familiar e trabalho. Porém, existem diferentes tipos, aqueles que são originados de amizades, por exemplo, são os menos citados entre eles. Amigos tóxicos são denominados como ‘parasitas’ emocionais, eles não apresentam interesse em ganhos materiais, mas utilizam artimanhas para deixar o outro vulnerável e preso àquele vínculo.

O amigo tóxico faz o outro acreditar que se importa e deseja o bem, podendo demonstrar afeto e proteção. Com isso, consegue manter a pessoa maltratada leal e disponível para ser consumida por toda carga negativa de pensamentos confusos e complicados. Esse comportamento pode ser nocivo à vítima, podendo resultar em sentimentos como solidão, insegurança e esgotamento, que impactam diretamente no bem-estar e estado de humor.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, professora Vivian Moreira, para identificar os sinais basta analisar como você se sente ao interagir com esse amigo. “Pessoas tóxicas apresentam características narcisistas e egocêntricas, elas buscam se beneficiar emocionalmente sugando a energia do outro. Estresse, frustação, exaustão são sentimentos imperceptíveis, porém comuns após realizar trocas com amigos tóxicos”, explica.

Para perceber que aquela amizade já não faz mais sentido pode demorar meses ou até anos. Abaixo, a docente detalhou esses comportamentos corriqueiros que servem como alerta, confira:

Falar muito de si mesmo e não dar abertura para as suas emoções
Você pode falar à vontade sobre suas emoções e até mesmo, dividir um problema. Em vez de te ajudar, a pessoa rapidamente colocará uma situação pessoal à frente, ignorando tudo que foi dito antes. “Em algum momento já fomos interrompidos por alguém que achava o próprio assunto mais interessante do que estava sendo discutido. O amigo tóxico acredita que o mundo gira em torno dele, por isso apenas as próprias emoções, decepções e vitórias importam”, afirma.

Não respeita sua personalidade
O amigo expõe suas vulnerabilidades e zomba delas em público e geralmente o pedido de desculpas é acompanhado da típica frase “essa não foi a intenção”. A docente orienta que nesse caso vale recapitular as atitudes do colega, pois se há repetições nesse comportamento despretensioso, pode chegar em um ponto em que você acabe distorcendo a imagem que tem sobre si mesmo.

Pessoas que acreditam estar em uma constante competição
Você foi promovido no trabalho após dois anos, porém o amigo alcançou esse feito em menos de um. Independente das circunstâncias, bem ou mal, a pessoa sempre fará a história dela se sobressair e assim, se sentir superior aos demais. “Em uma amizade saudável o propósito é que ambos possam crescer e evoluir juntos. Quando não há apoio mútuo e, muito menos, demonstração de felicidade pelas conquistas do amigo, são sinais de que não há sinceridade naquela amizade”, avalia.

Críticas destrutivas que te colocam pra baixo      
Conselhos sempre são bem-vindos, ainda mais de um amigo que não quer nos ver mal. No entanto, quando as críticas apontam mais falhas e vêm em excesso, talvez seja o momento de ter mais atenção ao compartilhar segredos com esse amigo. “Em uma relação saudável quando precisamos de um conselho espera-se que o outro te ouça e acolha sua dor com empatia e sem julgamentos. Se perceber que ele sente satisfação em apontar seus erros, talvez seja a hora de se afastar”, aconselha.

Como se desvencilhar de laços tóxicos? 
Geralmente, o amigo tóxico está no escuro e não sabe o quanto o comportamento dele é prejudicial. Justamente, por sua característica narcisista e egoísta, falta tato com os sentimentos alheios. Por isso, o ideal é se preparar bem antes de ter uma conversa séria. “Coloque em pauta todas as atitudes que te incomodam e comunique de maneira clara e concisa”, explica. “Evite que a pessoa se sinta atacada ou julgada assim a conversa ocorrerá de maneira aberta. Ao dialogar, busque colocar o pronome ‘eu’, por exemplo, para falar que não se sente confortável quando alguém zomba de uma particularidade sua de modo negativo”, completa.

Ao apresentar as circunstâncias, pode ser que o amigo tóxico entenda os apontamentos e se mostre arrependido. Dar continuidade a amizade é uma opção, mas em qualquer sinal de desinteresse quanto aos seus sentimentos, afaste-se. “Lembre-se que laços duradouros não são sinônimos de uma amizade saudável, às vezes demoramos a perceber o quanto pode nos afetar psicologicamente, prejudicando o nosso bem-estar e autoestima”, finaliza a docente.

Teatro Mágico apresenta o show, que faz parte da turnê de promoção do álbum “Luzente”

O álbum rompe um hiato de 5 anos e inaugura uma nova era para O Teatro Mágico, com uma sonoridade mais pop, moderna e dançante. Sétimo registro de estúdio do grupo, “Luzente” foi gravado no Rootsans Studios, em São Paulo, com produção de Fernando Anitelli e Daniel Santiago. A dupla contou com a expertise do ganhador de dois Grammys Latino, o engenheiro de som Rodrigo ‘Roots” Sanches, que cuidou da mixagem e masterização.

O novo espetáculo, que está rodando o Brasil, une música, teatro, poesia e circo. A trupe é formada por Fernando Anitelli (voz e violão), Nô Stopa (violão e voz), Filipe Coimbra (guitarra), Fred Heliodoro (baixo), Fred Selva (teclado), Rafael dos Santos (bateria), Andrea Barbour (performance) e Mateus Bonassa (circo). A direção musical é de Daniel Santiago e a direção artística de Elena Cerântola e Gallo.

“Estamos ansiosos por esse reencontro com o público. Tocaremos o novo álbum praticamente inteiro, conectando as músicas novas com outras canções nossas, que tragam a mesma força e intenção poética. Teremos surpresas também no cenário e iluminação. Nossos fãs sempre nos surpreendem com ações criativas e interações e este é o momento para juntos sermos luzentes!” – comenta Anitelli.

O setlist, preparado especialmente para a ocasião, trará novas composições, como “Almaflor” (Danilo Souza/ F. Anitelli), “Tantas são…” (Daniel Santiago/ F. Anitelli), “Cinza” (Danilo Souza/ F. Anitelli), “Instalação” (Danilo Souza/ F. Anitelli), e “Laço” (Igor de Carvalho), além de sucessos dos 19 anos de carreira.

“Luzente” está disponível nas principais plataformas de música.
> Ouça o álbum
> Assista ao clipe de “Instalação”

Câncer de cabeça e pescoço: entenda quais fatores causam a doença

0

A campanha do Julho Verde conscientiza sobre a prevenção desses tumores; Uso de tabaco está entre os principais riscos

O mês é marcado pela campanha Julho Verde, que visa a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 35 mil a 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço.

A neoplasia representa o nono tipo de câncer mais comum no mundo, segundos dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A rádio-oncologista da Oncoclínicas Uberlândia,  Izabela Fernandes, explica que este tipo de câncer é mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de próstata. Já  nas mulheres, a neoplasia é a quinta mais frequente. “O câncer de cabeça e pescoço diz respeito aos tumores presentes em  regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais. São tumores que podem trazer impactos na qualidade de vida dos pacientes, especialmente estética facial, a alimentação, fala, entre outros.” afirma.

De acordo com o INCA, o tabagismo é um dos principais fatores de risco evitáveis, responsável pelo desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço. Além disso, o relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) de 2022, apontou que cerca de 12,2% da população brasileira utiliza algum tipo de cigarro e 7,3% opta pelo cigarro eletrônico, aumentando assim os riscos para o surgimento da doença.

Cigarro eletrônico no Brasil
Os números referentes ao uso do cigarro eletrônico no país são maiores quando falamos de jovens entre 18 e 24 anos. Pelo menos 1 a cada 5 pessoas nessa faixa etária já usou cigarro eletrônico, o que significa quase 20% dos jovens. Outro fator importante é a quantidade do teor de nicotina no cigarro eletrônico:  de acordo com o Ministério da Saúde, enquanto o tradicional tem entre 1mg e 2mg por unidade, o eletrônico costuma ter de 3mg até 5mg.

Fumar um cigarro comum leva em torno de 1 a 5 minutos, mas quem faz uso do cigarro eletrônico gasta em torno de 10 minutos –  o equivalente a um maço e meio de cigarro comum em um curto período de tempo. Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir o comércio, importação e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil, os dados continuam aumentando no cenário brasileiro.

Izabela comenta que cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são devido a diagnósticos tardios e o uso recorrente de tabaco. “O tabagismo aumenta a possibilidade de desenvolvimento desse tipo de câncer e, como qualquer outro tipo de doença quando diagnosticada tardiamente, as possibilidades de sequelas estéticas, no trato digestivo e vocal do paciente são altas, diminuindo as chances de cura.” explica.

Julho Verde:  Prevenir e Conscientizar
O alerta que o Julho Verde deixa é a conscientização que o câncer de pescoço e cabeça pode ser tratado com altas chances de cura quando diagnosticado precocemente, podendo ser evitado com a adoção de bons hábitos para a saúde.

Alguns cuidados contribuem para reduzir os riscos de desenvolvimento da neoplasia em específico e ainda vários outros tipos de tumores. São eles:

  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
  • Manter boa higiene bucal;
  • Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
  • Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral (devido a transmissão do vírus HPV que pode ser uma das causas do câncer de boca);
  • Vacinação contra HPV;
  • Manter o peso corporal adequado.

Quanto ao prognóstico da doença, a especialista explica que quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. “Quando há o surgimento de uma mancha branca ou vermelha na boca por mais de 15 dias em um indivíduo que fuma e bebe, é necessário procurar auxílio de um médico especialista. Se o diagnóstico for feito precocemente, com uma lesão pequena e localizada, na maioria das vezes o tratamento é feito apenas com cirurgia, sem necessidade de Radioterapia e Quimioterapia, com chances de cura que podem chegar a mais de 80%.”, reforça a radio-oncologista.

Outros sinais que merecem atenção e devem ser um alerta para procurar orientação médica são: o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, mesmo que esses sintomas sejam causados por outras condições clínicas, caso persistam por mais de 15 dias, é necessário procurar por ajuda médica para o diagnóstico e tratamento adequado.

Programa Socioemocional e o desenvolvimento de lideranças desde a infância

0

O Sistema Gabarito de Ensino desenvolve um Programa Socioemocional, com aulas e atividades semanais, para alunos desde o 4º ano do Fundamental I. O objetivo é proporcionar aos alunos uma integração total de experiências de aprendizado baseadas em projetos, para que eles possam se tornar agentes de mudança na comunidade.

Nas aulas, os alunos desenvolvem habilidades de liderança global, por meio de projetos de serviço, e assumem papéis ativos na resolução de problemas locais da escola, através de experiências educacionais diversificadas e colaborativas. “Uma das principais atividades é definirmos a missão de cada turma. Fizemos todo um trabalho de pesquisa sobre empresas conhecidas dos estudantes para entender o que era a missão e chegarmos a uma definição para cada sala”, explica a professora Elaine Pinto Arantes, uma das coordenadoras da disciplina. A prática vem ao encontro da premissa do autor Stephen R. Covey, uma das fontes de estudo da disciplina, que diz que os princípios pelos quais se vive criam o mundo em que se vive. Então, quando alguém muda os princípios pelos quais vive, pode mudar o próprio mundo. A declaração de missão pessoal serve para resumir os princípios pelos quais cada um deseja viver.

Outras atividades são a construção da árvore dos sete hábitos, vídeos, palestras, rodas de conversas e exercícios. Enfim, uma série de ações que refletem na atuação dos estudantes no dia a dia, como a organização do ambiente, ajuda mútua e trabalho em equipe.

O programa abrange as principais áreas necessárias para que os alunos identifiquem e fortaleçam suas habilidades de liderança. “A cada dia eu percebo que eles estão se comportando conforme o papel e função definidos dentro do grupo. Eles entendem a responsabilidade atribuída a cada um, e estão aprendendo a ouvir e a tornarem-se mais sensíveis às causas dos colegas”, diz a professora. Entre os temas trabalhados estão o cuidado com a natureza, o olhar para o outro, como dividir tarefas, como melhorar a si mesmo, como ter uma escuta ativa e estar sempre se aprimorando.

A equipe de professores da matéria também passou por uma formação socioemocional, com palestras, vivências, muita leitura e treinamentos. Para Elaine, foi uma motivação para mudar o próprio comportamento e vivenciar o que os alunos estão fazendo agora. Os educadores começam a ver seu papel, o potencial do aluno e o propósito da cultura escolar de uma nova maneira.

O que faz um bom líder?
A liderança parece diferente em cada situação, mas na maioria dos casos envolve a capacidade de enfrentar desafios, criar estratégias e encontrar soluções. Abrange muitas outras características desejáveis, e é por isso que os empregadores do setor de trabalho procuram candidatos que também sejam bons líderes. As habilidades que eles aprendem vão construir confiança e permitir que tomem boas decisões onde quer que forem na vida, qualquer que seja o caminho que escolherem. “Acreditamos que todas as crianças têm potencial para se tornarem líderes, mas é importante começar a aprender as características de um líder desde cedo. Essas transformações contribuem para formar jovens protagonistas de suas próprias vidas e que atuem na transformação da sociedade”, acredita Elaine.

Algumas atitudes e competências desenvolvidas na disciplina:
– Motivação
– Gratidão
– Autonomia
– Consenso
– Responsabilidade
– Trabalho em equipe
– Autoestima
– Resolução de problemas

A importância da atividade física para a saúde e mudança corporal

Especialista informa que a prática regular de exercícios físicos com supervisão traz diversos benefícios

Certamente você já ouviu alguém falar que atividade física é fundamental para o bem-estar e saúde. E os profissionais defendem que a busca por resultados é um processo que deve ser considerado, para evitar lesões nos treinos e comprometer o tempo para atingir metas consistentes.  Mas será que apenas uma caminhada pode manter a saúde física e evitar doenças ou complicações no futuro?

O coordenador dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Pitágoras, Paulo Antônio Rezende, informa que a prática regular de exercícios físicos aliada a boa alimentação e saúde emocional são uns dos requisitos para alcançar a longevidade com saúde. “Quando pensamos em atividade física devemos entender, ou melhor, responder três perguntas. Para quê? Para quem? E por quê? Por exemplo, quando se trata de caminhada para uma pessoa obesa ela tem uma efetividade, porém quando pensamos em uma pessoa com certa aptidão física, a caminhada não é a melhor estratégia para emagrecer ou atingir condicionamento”, orienta.

De acordo com o especialista em atividade física, é importante contar com o apoio de um profissional especializado para orientação adequada do nível e intensidade da prática. Assim como a realização de dietas sem acompanhamento especializado, a prática de exercícios sem orientação pode ser perigosa, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho. “Muitos problemas de saúde são gerados, entre outras coisas, pelo sedentarismo. Mas a prática de exercícios físicos sem a supervisão adequada, pode desencadear em lesões que muitas vezes só serão tratadas com cirurgia”, alerta o professor.

Paulo orienta que a realização de atividades diárias é essencial para o bem-estar, pois impacta em sua saúde emocional e produtividade no trabalho. “O exercício físico, seja caminhada moderada ou intensa, natação, musculação ou outra modalidade esportiva, contribui para uma boa saúde e um envelhecimento mais saudável e ativo. Não existe um número exato de vezes que o indivíduo deve realizar atividade física por semana. O importante é a pessoa se manter ativa e encontrar uma prática que lhe dê prazer”, finaliza.

O especialista destaca que todos os ensaios clínicos mostram que a prática de exercícios físicos traz vários benefícios para o indivíduo e lista quais os principais ganhos decorrentes da prática regular:

– Previne e ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões;

– Melhora da força muscular, diminuindo o risco de quedas e facilita os movimentos dos braços, pernas e tronco;

– Reduz o uso de remédios porque melhora a sensação de bem-estar, reduzindo as dores.

Sobre a Faculdade Pitágoras 
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

Algar Telecom promove programação gratuita sobre metodologia ágil

Primeira edição da Week Ágil contará com palestras e oficinas online e abertas ao público 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, promoverá entre os dias 18 e 22 de julho a primeira edição da “Week Ágil”, uma semana dedicada a conteúdos sobre agilidade e o jeito Algar Telecom de inovar.

Com palestras e oficinas abertas, a programação terá como principal público-alvo profissionais e estudantes dos setores de tecnologia e serviços, que poderão se aprofundar e trocar experiências sobre métodos de inovação. Kanban, Design Print, métricas ágeis, soft skills e hard skills estarão entre os temas abordados.

As inscrições são gratuitas e, com exceção do “Papo em Órbita Especial” (que será fechado), todos os eventos serão realizados online. Para participar, basta se cadastrar nos links abaixo:

DIA 1 – UAU – ENCANTANDO NOSSOS CLIENTES COM AGILIDADE 
Data: 18/07, segunda-feira, das 19h às 21h
Link de cadastro: Oficina Kanban, com Lídia Novais – associada Algar Telecom

DIA 2 – DIGITAL – SER ÁGIL É SER SIMPLES 
Data: 19/07, terça-feira, das 19h às 21h
Link de cadastro: Oficina Design Sprint: como tirar sua ideia do papel utilizando Design sprint, o método do Google, com Leandro Nazareth, do Brain

DIA 3 – SOFT SKILLS QUE FAZEM A DIFERENÇA  
Data: 20/07, quarta-feira, das 19h às 21h
Link de cadastro: Oficina Métricas Ágeis e okrs, com Mariana Freitas, do Brain

DIA 4 – INOVAÇÃO E HARD SKILLS: PARA INOVAR TEMOS QUE QUEBRAR REGRAS? 
Data: 21/07, quinta-feira, das 17h às 18h
Link de cadastro: Mesa Redonda: Elas e a agilidade, com Ana Paula, Leila, Lisiane, Anna Granja e Fabiana Pires, associadas Algar Telecom

DIA 5 – MARCENARIA ÁGIL  
Data: 22/07, sexta-feira, das 9h às 10h
Link de cadastro:  Mesa Redonda 2: PO! Que bicho é esse?

Data: 22/07, sexta-feira, das 14h às 15h
Link de cadastro Mesa Redonda: Scrum Master! Onde vive? De que se alimenta? Como o mundo é melhor depois que ele surgiu, com Scrum Master associados da Algar Telecom e Brain

 

Sobre o modelo de inovação da Algar Telecom
Como uma empresa com mais de 60 anos de legado, a Algar Telecom sentiu a necessidade da transformação digital e, em 2017, criou em uma estrutura apartada o centro de inovação Brain para pensar e criar soluções totalmente inovadoras e disruptivas para a empresa por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas. Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções, utilizam o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, auto-organização e equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas.

Além do Brain, a companhia também criou em dezembro de 2018 a Estação Algar Telecom, com times multidisciplinares e uma missão de entrega (como aumentar NPS do cliente, por exemplo). Esta estrutura também surgiu da necessidade de ter uma área dentro da Algar Telecom que pudesse receber as soluções desenvolvidas e testadas pelo Brain, incorporando-as à operação e impulsionando novos negócios. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2020 foi iniciado o “Movimento Estação”, uma forma de disseminar o design organizacional inovador e 100% orientado por modelos de trabalho ágeis para outras áreas da empresa.

A Algar Telecom tem hoje cerca de 450 colaboradores divididos em 15 tribos e em torno de 50 squads dentro do Ágil. Eles estão divididos nas áreas de Marketing, TI, TIC, Analytics, Produtos, IoT, dentre outras, que vêm sendo tombadas para o modelo desde 2018.

Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do Grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 68 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 115 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

Black Princess lança 2ª edição da Braza Hops, cerveja feita com o lúpulo cultivado em Teresópolis

Rótulo foi lançado pela primeira vez em 2020 pelo Grupo Petrópolis; receita utiliza o lúpulo produzido na fazenda da companhia, em Teresópolis

A família Black Princess acaba de lançar uma reedição da Braza Hops, primeira cerveja do Grupo Petrópolis produzida em 2020 com lúpulo próprio, plantado no Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis. A Braza Hops é uma German Pilsner, estilo elaborado em 1870, na Alemanha. Como tal, apresenta cor dourada, coberta por um colarinho branco e duradouro. No aroma e paladar, o lúpulo se sobressai ao malte, e nesta receita em especial utilizou-se a variedade Comet, lúpulo que confere aroma e amargor à cerveja.

O lúpulo Comet foi adicionado na receita da Braza Hops ainda fresco, em flor, para otimizar seu potencial aromático e ressaltar ainda mais suas características de frescor, através de notas cítricas, florais, com suave herbal e picância. No paladar a Braza apresenta corpo, amargor, sabor e refrescância na medida certa, próprios para uma Pilsner.

“A primeira edição da Black Princess Braza Hops, há quase dois anos, foi um sucesso e esgotou rapidamente em nosso e-commerce Bom de Beer. O público que degustou pedia muito uma reedição e agora poderão matar a saudade do sabor do lúpulo da serra fluminense, que se destaca na bebida”, comenta Nathalia Cajueiro, coordenadora de Marketing da Black Princess no Grupo Petrópolis.

Do campo ao copo – O Grupo Petrópolis iniciou a plantação das primeiras mudas de lúpulo em 2018, com 316 plantas cultivadas na fazenda do grupo em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram plantados 10 cultivares de lúpulo, para avaliar a adaptabilidade e técnicas de manejo. Hoje, a plantação já conta com mais de 21 mil mudas, em mais de cinco hectares, com 15 cultivares diferentes plantadas. Ao todo, o projeto já recebeu cerca de R$ 5 milhões em investimentos.

A segunda edição do rótulo Braza Hops terá envase de 2 mil long necks, com venda exclusiva no e-commerce Bom de Beer (www.bomdebeer.com.br).

SOBRE A BLACK PRINCESS – Produzida em uma fábrica localizada na cidade de Teresópolis, a Black Princess surgiu em 1882 e desde então vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. A cerveja era considerada a preferida da nobreza brasileira nos tempos do Império. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. A Black Princess é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. Saiba mais sobre a cerveja em  www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré e Weltenburger, Brassaria Ampolis com os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, a Cabaré Ice, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink, a água Petra e a água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio dos projetos ambientais, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Saiba mais em: www.grupopetropolis.com.br e @grupo.petropolis nas redes sociais.