sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 847

Igor Cartiê usa redes sociais para divulgar entretenimento, turismo e culinária da sua cidade

0
Reprodução/
Reprodução/Instagram/Igor Cartiê/

O jornalista e agora influenciador Igor Cartiê, aos 26 anos têm muito o que falar sobre seu trabalho nas redes sociais, com alcance de mais de meio milhão em seu portal de notícias independente, Itajuípe 24 Horas que leva o nome da cidade, o jovem de Itajuipe, sul da Bahia usa as redes sociais para levar o lado positivo de seu município, divulgando eventos, entretenimento, culinárias e pontos turísticos:

“É difícil ver que as belezas da sua cidade não está sendo ponto turístico de quem vem de fora. Minha cidade possui o cartão postal mais lindo entre os municípios do interior. Os talentos não são mostrados por falta de apoio, divulgação, a mídia nacional é bem restrita e apaga alguns lugares do Brasil, os interiores desse país é cheio de cultura e não é uma bolha esquecida! Temos poder pra exportar muita coisa.”

Criado em maio de 2019, em seu primeiro momento para divulgar o comércio da cidade, Igor fala que pensou em dessirir após ter seu instrumento de trabalho furtado, o celular.

“A ideia surgiu desproporcionalmente, acordei com isso em mente após avaliar outros perfis similares que são de Jornalismo, o Ipolítica, Ilhéus Eventos serviram de estudo. Tive auxílio de duas pessoas que me ajudaram nesse primeiro momento, Flaine e Mary Simões estiveram comigo e se hoje está onde chegou tem parcela das duas. Tive que dar uma pausa durante a pandemia, fiquei sem celular por 2 anos após terem roubado meu telefone, foi uma fase péssima, todo mundo viu o quanto eu queria que desse certo.”

Mas em setembro de 2022, Igor decidiu retornar a ativa com o portal, mas dessa vez reformulado com a editoria jornalistica de entretenimento focado em conteúdo informativo regional

Muita gente me pegunta porque não colocar outro tipo de conteúdo além de entretenimento, eu respondo que fazer a página um lugar policial é uma mão perigosa, além de estar expondo pessoas, a energia que isso traz não é legal, ninguém precisa se contaminar com esse tipo de coisa. A galera chega do trabalho, cansada, quer relaxar e entrar na página pra se atualizar, acompanhar através das redes o evento que não pode ir, como foi…não ver quem morreu.”

Sucesso de engajamento com mais de meio milhão de visualizações e com cinco mil seguidores em crescente, o jornalista pretende transformar o portal em trabalho para trazer mais conteúdos que possa atender outros lugares

“A gente sempre pensa em crescer, fazer o que eu faço sem retorno financeiro é um desafio. Estou sem trabalho formal desde 2018, atualizei a página para não perder a prática jornalistica, é necessário, não fiz por ego, para aparecer, e ver que a galera da minha cidade abraçou e percebeu que é pra gente, é surreal, me emociono porque eu faço de coração, com amor. Quero transformar em profissão para atingir outros lugares. Pretendo abrir o site ainda esse semestre.”

Quem é Igor Cartiê?I

gor Silva Pereira conhecido como Igor Cartiê, natural da cidade de Itajuípe, sul da Bahia, é um jornalista de entretenimento, digital Influencer, ativista social, embaixador do Prêmio Jovem Brasileiro desde 2020. Igor ganhou destaque nas redes sociais após sofrer racismo nas mídias sociais e expor o caso a público.

Cortinas abertas para grandes espetáculos

Produtores culturais anunciam vinda à cidade de quatro grandes eventos de absoluto sucesso em todo o país

No ano passado, os produtores da programação Uberlândia na Rota da Cultura realizaram 14 grandes eventos na cidade, trafegando por várias linguagens artísticas, como o teatro, a dança e a música, incluindo aí a despedida da inesquecível Gal Costa e apresentações de duas das maiores companhias de dança do país, Grupo Corpo e Cia Deborah Colker. Neste ano, por estarem envolvidos em um outro projeto que acabou se frustrando, no primeiro semestre houve apenas um espetáculo infantil, o Veludinho. Mas, a partir do próximo mês, apresentam espetáculos de grande sucesso no circuito cultural brasileiro, dois deles retornando à cidade, como reconhecimento do profissionalismo da produção e da receptividade calorosa do público tida anteriormente.

O primeiro é um suspense de tirar o fôlego, baseado na obra de Stephen King, protagonizado por Marcello Airoldi e Mel Lisboa. O espetáculo acaba de encerrar uma nova temporada em São Paulo, quando teve sessões esgotadas e aclamação pública. As apresentações em Uberlândia serão dias 11 e 12 de agosto, sexta e sábado, e compõem uma mini turnê brasileira por quatro cidades, sendo aqui a única do interior. As demais são as capitais Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre.

Em setembro, chegará a instigante comédia O Que Faremos Com Walter? O protagonista, no caso, é ninguém menos do que uma das personalidades mais atuantes das artes cênicas brasileiras, Elias Andreato. Ele é ator de cinema, teatro e televisão e diretor teatral brasileiro. É irmão do ilustrador Elifas Andreato. Elias traz em sua trajetória premiações diversas, como Prêmio Shell, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo). Com este espetáculo ele vem à cidade ao lado de figurões dos palcos brasileiros, como Grace Gianoukas, Flávio Galvão, novamente Marcello Airoldi, entre outros.

Também em setembro, no dia 30, retornando a Uberlândia após nove anos, o show cênico-musical com três gabaritadas atrizes cantoras. São elas Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa. O trio desfila canções imortais de alma feminina, compostas por Chico Buarque, no espetáculo Palavra de Mulher. São 15 anos em cartaz em vários teatros do eixo Rio-São Paulo e do interior brasileiro, alcançando mais de 300 mil espectadores. E provoca uma catarse no público, não somente pelas interpretações musicais e cênicas das três, como pelo acompanhamento de uma banda com músicos virtuosíssimos.  Tudo em uma ambientação de cabaré onde elas alternam relatos de experiências pessoais com a música de Chico Buarque às pérolas compostas por ele com foco no universo feminino.

Por fim, por resolução do próprio Antônio Fagundes, veterano e expressivo ator brasileiro, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, retorna à cidade a comédia Baixa Terapia, com ele próprio e um grande elenco. O espetáculo já foi visto por mais de 400 mil pessoas, entre viagens nacionais e internacionais e temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. É também uma mini turnê, com cidades criteriosamente escolhidas por Fagundes e seu produtor, Carlos Martin, a partir da premissa da receptividade do público e da ética, responsabilidade e profissionalismo da produção local. É uma comédia que se ancora no entretenimento e na diversão para provocar reflexões acerca do comportamento humano, uma espécie de risoterapia.

A viabilização dessas vindas se dá por parcerias inestimáveis de empresas da cidade, que se colocam como baluartes das artes cênicas em Uberlândia, como Brasal, Start, Unicred, Sankhya, Colégio Nacional, Wit Odontologia, TV Integração, Café Cajubá, entre outras.

Os ingressos para os quatro espetáculos já estão à venda no site Megabilheteria e na loja Inclusive Brechó (avenida Cesário Alvim, 396).

Dia do Rock: hambúrguer tem tudo a ver com amigos e rock n’ roll!

Música boa com promoção amiga: na The B-Burgers, a partir do dia 13 de julho, playlist exclusiva para curtir com os amigos

O Dia do Rock é comemorado dia 13 de julho e o Dia do Amigo, 20 de julho. Para juntar amigos e o mais puro rock n’ roll!, a The B-burgers está presenteando seus clientes com playlist exclusiva e promoção para quem quer curtir um clima alegre com muito sabor.

“O Dia do Rock está aí  e decidimos comemorá-lo em grande estilo, reunindo amigos e saboreando deliciosos hambúrgueres gourmet com um clima descontraído e animado”, diz o Chef Ítalo Bruno, criador das receitas e CEO da The B-Burgers.

Para unir boas amizades com músicas de qualidade, a partir do dia 13, Dia do Rock, a The B-Burgers presenteia os clientes com uma playlist exclusiva, especialmente criada para acompanhar sua refeição e proporcionar a energia contagiante desse gênero musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940/ início dos anos 1950 e se espalhou pelo mundo rapidamente, devido ao seu ritmo dançante.

Mas, não para por aqui!
Para os clientes  aproveitarem e poderem celebrar a amizade, fortalecer os vínculos e criar momentos de alegria, a rede está com uma campanha exclusiva para quem levar um amigo a uma das centenas de lojas espalhadas pelo Brasil.

Até dia  23 de Julho, a hamburgueria gourmet está com uma  promoção exclusiva para que o cliente leve algum amigo  especial para  desfrutar o que há de melhor em  hambúrgueres e pratos executivos.

Seguem os detalhes da promoção:
– Na compra de 02 itens de linha premium, ganhe 01 refrigerante ou 01  batata P, grátis;
– Na compra de  02 pratos executivos, ganhe 01 refrigerante ou 01  suco 1 grátis.*

(Burger do Carlinhos Maia//Batata frita/ Imagem- divulgação – Pão, molho do chef, blend bovino de 140g, bacon em tiras, queijo cheddar, cebola roxa grelhada e maionese de alho)

Enquanto todos saboreiam os deliciosos hambúrgueres e aproveitam a companhia dos amigos, a música vai completar a experiência, tornando-a ainda mais memorável.

“O Dia do Rock com amigos e hambúrguer gourmet é muito mais do que uma simples celebração. É uma oportunidade de estreitar laços, compartilhar paixões e criar memórias inesquecíveis”,  completa o Chef da The B-Burgers.

(BBQ/ Imagem divulgação – Pão, molho do chef, blend bovino de 140g, bacon em tiras, queijo cheddar, cebola caramelizada, molho barbecue e salada verde)

*Promoção não válida para os executivos com toscana e/ou sobre-coxas de frango.

The B-Burgers
Instagram: https://www.instagram.com/thebburgersbrasil/
Infos gerais (endereços, cardápios, horários):  https://inoveclube.com/store/thebburgers
A The B-Burgers é uma rede de hamburguerias gourmet com presença em todo o Brasil. A marca nasceu em 2017, informalmente: o chef Ítalo Bruno, ainda estudante de gastronomia, usou seus conhecimentos para preparar hambúrgueres gourmet na cozinha da casa de sua mãe e os comercializar para amigos, na cidade de Aracajú (SE).

A qualidade dos produtos ganhou fama e sócios foram incorporados à marca – dentre eles, o humorista e influencer Carlinhos Maia, e forncededores importantes se juntaram ao projeto, como a grife Wessel, que hoje é responsável por produzir os blends de carnes servidos na rede, com receitas exclusivas do chef Ítalo Bruno – e uma grande estrutura empresarial foi criada.

A  rede tem centenas de lojas em operação. Está presente nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.

Sua próxima refeição incrível está apenas a um passo de distância!

Instituto Algar e Instituto Alair Martins se unem para oferecer formação para educadores de comunidade do Pará

0

Por acreditarem na educação como caminho para a transformação de vidas e desenvolvimento de oportunidades, os Institutos Algar e Alair Martins se unem para oferecer o programa ‘Educador do Amanhã’, iniciativa que irá proporcionar formação em metodologias ativas de aprendizagem e aprimorar o conhecimento dos educadores que lecionam no Ensino Fundamental 2, no município de Portel/PA. Entre as ações do programa, aconteceu uma aula magna com os participantes no último mês, com presença de representantes dos Institutos e profissionais do município que farão as orientações para aplicação de atividades online.

A realização do programa acontece em caráter piloto para o fortalecimento dos educadores que lecionam no Ensino Fundamental, entre o 6º e 9º ano, na rede municipal de Portel. A cidade foi escolhida para essa etapa inicial do programa tendo em vista que os dois Institutos já desenvolvem outros projetos relacionados à educação na comunidade de Pacajá, que fica no município. Além desse histórico de atuação na região, a evasão e a defasagem escolar são grandes desafios enfrentados no local. De acordo com a Secretaria Municipal de Portel, em março de 2023, 12% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, no ano anterior, não tinham voltado para as escolas. Isso acontece devido a migração constante dos alunos em períodos sazonais de safras para trabalhar em outras regiões e aumento no déficit de aprendizagem que gera frustração nos estudantes. Diante disso, os Institutos visam mudar este cenário e impactar a vida dos estudantes da região, tornando a aprendizagem significativa, por meio do aprimoramento e motivação dos educadores.

A gerente do Instituto Alair Martins, Ludmila França, detalha sobre o propósito do programa.  “A proposta do ‘Educador do Amanhã’ é fortalecer os profissionais da educação de Portel oferecendo capacitação sobre metodologias ativas de aprendizagem que vão contribuir para concretizar um modelo educacional, fundamental para o aprendizado nos momentos atuais, em que o aluno é colocado no centro do processos de ensino-aprendizagem, e com isso, seu desenvolvimento integral é estimulado, levando o estudante a agir com mais autonomia, protagonismo e uma atitude empreendedora diante da vida”, comenta Ludmila.

A formação vai abordar temas como: aprendizagem por pares, estudo de caso e aprendizagem baseada em projetos. As atividades acontecem no formato híbrido, sendo iniciada com a aula magna em Portel, e segue com aulas online sobre os temas, além de momentos com profissionais do município para tirar dúvidas e facilitar a compreensão sobre o programa.

A realização do programa ‘Educador do Amanhã’ é mais uma forma de contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que o grupo Algar atua por meio da educação, e a parceria com o Instituto Alair Martins acontece para fortalecer a iniciativa, como destaca a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “A educação é um dos pilares do trabalho do Instituto Algar para promover a transformação de vidas, e este propósito também é compartilhado pelo Instituto Alair Martins. Diante disso, unimos nossos esforços para promover o programa que irá aprimorar os conhecimentos de educadores em Portel, no Pará, região em que ambas as instituições já atuam com outros projetos. Nosso sonho é impactar cada vez mais vidas e juntos acreditamos que podemos ir ainda mais longe, cumprindo nosso ideal de contribuir para uma sociedade melhor”, finaliza Carolina.

Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o Grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Sobre o Instituto Alair Martins – IAMAR 
Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.

Desde sua criação atendeu diretamente mais de 100 mil jovens com projetos próprios e beneficiou milhões de pessoas através do apoio a organizações parceiras que também trabalham por um Brasil melhor!

Pré-eclâmpsia: especialista esclarece como reduzir os riscos e diagnosticar precocemente a condição

0

Os distúrbios hipertensivos que acontecem durante a gravidez são importantes causas de morbidades graves, incapacidade de longo prazo e até mesmo mortalidade materna e perinatal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as complicações mais frequentes da gestação relacionadas ao nível da pressão sanguínea nas artérias, está a pré-eclâmpsia, condição que também pode ser perigosa e potencialmente fatal para a mãe e o bebê se não for diagnosticada e tratada precocemente.

A pré-eclâmpsia trata-se do desenvolvimento de pressão alta e disfunção de órgãos como rins ou fígado, que afeta entre 1,5 e 16,7% das gestações em todo o mundo, resultando em 60.000 mortes maternas e mais de 500.000 nascimentos prematuros, segundo relatório da Rede Brasileira de estudos sobre Hipertensão na Gravidez. Além dos riscos de prematuridade e mortalidade, a condição também pode levar a mais complicações, como destaca o especialista em Gestação de Alto Risco e Medicina Fetal do Complexo UMC, Prof. Dr. Welington Ued Naves. “Convulsões, AVCs, insuficiência renal, distúrbios hepáticos, restrição do crescimento fetal são outras consequências da condição, além do risco de morte materna e perinatal. Diante disso, é fundamental que a gestante fique atenta a quaisquer alterações pressóricas e comunique, o quanto antes, ao seu médico assistente. Como o diagnóstico depende de exames laboratoriais (urina e sangue), quanto mais cedo confirmar a pré-eclâmpsia, mais precoce será iniciado o tratamento e maiores são as possibilidades de sucesso”, diz o médico.

Sintomas

A condição acontece após a 20ª semana gestacional, e os principais sinais e sintomas que as gestantes precisam ficar alertas incluem:

  • Pressão arterial elevada;
  • Presença de proteína na urina;
  • Ganho de peso importante e abrupto associado ao inchaço generalizado;
  • Dor abdominal, principalmente na parte superior e mais a direita do abdômen;
  • Dor de cabeça intensa que não melhora com analgésico comum;
  • Visão turva;
  • Náuseas e vômitos intensos;
  • Diminuição da produção de urina.

Diante da identificação de qualquer sintoma que indique a condição, o especialista reforça a importância de compartilhar a percepção com o médico com quem realiza o acompanhamento da gravidez. “É fundamental que as mulheres grávidas façam o pré-natal regularmente e informem ao médico sobre quaisquer sintomas ou preocupações. O acompanhamento adequado durante a gravidez é essencial para detectar e tratar precocemente condições como a pré-eclâmpsia”, destaca o Dr. Welington.

Diagnóstico e tratamento

O obstetra ainda esclarece sobre como é realizado o diagnóstico e o tratamento da condição. “O diagnóstico da pré-eclâmpsia é feito quando temos aumento da pressão arterial associado à presença de proteína na urina ou alterações em determinados exames específicos. O tratamento envolve uso de medicamentos para controlar a pressão arterial e, em casos mais graves, a interrupção da gestação, adiantando o parto”, diz o especialista.

Saiba como evitar a pré-eclâmpsia

Não há maneiras de prevenir completamente a condição, porém o especialista recomenda algumas medidas comportamentais que podem contribuir para reduzir o risco ou minimizar os efeitos. Além de realizar o pré-natal regularmente, a gestante deve:

  • Manter uma dieta saudável: adotar uma dieta rica e equilibrada em nutrientes, preferindo o consumo de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras;
  • Reduzir a ingestão de sal: diminuí-lo pode ser benéfico para controlar a pressão arterial;
  • Realizar atividades físicas adequadas: manter-se ativa durante a gravidez, de acordo com as orientações do médico, pode ajudar a melhorar a circulação e o condicionamento cardiovascular;
  • Fazer o controle do peso: manter um ganho de peso adequado durante a gravidez, conforme recomendado pelo médico, contribui para reduzir o risco de pré-eclâmpsia;
  • Evitar o tabagismo e o consumo de álcool: as substâncias são associadas a um aumento de risco de complicações durante a gravidez;
  • Realizar o monitoramento de pressão arterial em casa: em alguns casos, o médico pode recomendar que a gestante afira a pressão arterial em casa para monitorar possíveis alterações.

O especialista ainda complementa a orientação sobre os cuidados indicados para a gestação. “Tais medidas comportamentais são essenciais para uma evolução saudável da gestação e prevenção de inúmeras condições com potencial de gravidade para a gestação, não só a pré-eclâmpsia. No entanto, pacientes com fatores de risco para pré-eclâmpsia podem se beneficiar significativamente ao iniciar a medicação apropriada até 16 semanas de gestação, com potencial de reduzir o risco de desenvolver a condição em quase 90%. É fundamental procurar sempre um médico especialista e habilitado para condução do pré-natal”, finaliza Dr. Welington.

Agro impulsiona crescimento da economia do País

Tecnoagro vai debater geração de conhecimento em IA para o avanço do setor

A safra agrícola de 2023 deve totalizar um recorde de 302,1 milhões de toneladas e os produtores brasileiros devem colher 76,6 milhões de hectares na safra agrícola neste ano, segundo o IBGE. E mais: de acordo com dados do Ministério da Agricultura, o campo deve injetar R$ 1,25 trilhão na economia brasileira ao longo de 2023. Diante desse cenário tão otimista, discussões sobre o setor nos âmbitos de inovação, tecnologia, gestão, sustentabilidade, pesquisa e a força do agro na economia ganharão espaço no TecnoAgro, realizado nos dias 17 e 18 de julho, em Uberlândia.

Minas em destaque
O agro, trator gigante na economia brasileira, também tem destaque em Minas. De acordo com os dados do 9º Levantamento de Previsão da Safra Mineira de Grãos para o ano agrícola 2022/23, há uma estimativa do estado atingir 18,6 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde de produção. No decorrer dos cinco primeiros meses do ano, o Estado exportou 6,1 milhões de toneladas de produtos agropecuários, gerando receita da ordem de US$ 5,8 bilhões. E, como expressão desta importância, dados da Fundação João Pinheiro (FJP) apontaram que o PIB do agronegócio mineiro respondeu por 22,2% do PIB total do estado em 2022, representando R$ 205 bilhões em receita.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o setor tem importância significativa para a economia do Estado e para a geração de emprego e renda. Ele explica que além de fatores conjunturais que contribuíram para esse desempenho, como o clima, os preços de alguns produtos praticados no mercado internacional, o empenho dos próprios produtores em suas diversas formas organizativas, como associações e cooperativas, o estado vem cumprindo seu papel de apoio, fomento e incentivo ao setor, por meio das ações sob coordenação e execução da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Essa contribuição se dá por meio de investimentos na assistência técnica e extensão rural; no desenvolvimento de pesquisas e disponibilização de tecnologias que contribuem para aumento da produtividade; na defesa sanitária vegetal e animal, no acesso ao crédito rural e em ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo agropecuário, aumentando a produção e a produtividade para atender à crescente demanda, interna e externa, por alimentos”, conta.

Sobre o aporte financeiro ao agro mineiro, Thales Fernandes disse que “no ano-agrícola 2022/2023, que se iniciou em julho de 2022, e terminou em junho deste ano, o aporte estatal (Plano Safra) à produção agroindustrial em Minas Gerais foi de R$ 44 bilhões, crescimento de 18% comparado ao ano-agrícola 2021/2022. Desse total, 60,6% do valor foi destinado ao custeio, 22,3% para investimento, 12,7% para comercialização e 4,4% para industrialização”.

Para Thales,  a perspectiva é de que o agronegócio mineiro continuará crescendo nesse ano de 2023. “Há estimativa de recorde na safra mineira (2022/23) de grãos, que deve alcançar 18,6 milhões de toneladas, com aumento de 10,6% em relação ao resultado de 2021/22. É importante destacar que o café, nosso principal produto da pauta exportadora do agronegócio, também está com estimativa de aumento de 26,7% na produção e deve alcançar o volume de 27,8 milhões de sacas. A previsão é que o volume exportado de produtos do agronegócio continue crescendo em 2023. Os resultados acumulados de janeiro maio de 2023, indicam um crescimento no volume exportado de 9,5% em relação ao mesmo período de 2022”, ressalta.

Além do governador Romeu Zema e de Thales Fernandes, quem também palestrará no dia 17 de julho é Kieran Gartlan, diretor da Head da The Yield Lab, que faz parte de uma rede global de fundos de Venture Capital focada em AgriFood Tech. Sob o tema “Venture Capital no Agronegócio”,ele abordará a história e a atuação da The Yield Lab, como a empresa investe em startups desde a fase seed até a Series B, auxiliando no preparo para rodadas de captação de recursos e internacionalização. Gartlan também falará de economia ao apresentar o cenário atual do Venture Capital no agronegócio, com foco na América Latina. “Destacarei o potencial de uso de tecnologia para melhorar a eficiência da cadeia agrícola, tanto dentro como fora da porteira e apontar algumas vantagens da região em relação a países mais desenvolvidos, como a idade média dos produtores mais jovem e a disponibilidade de talentos a preços mais acessíveis”. A palestra também contemplará a explicação e as diferenças entre Corporate Venture Capital (CVC) e Venture Capital (VC), as peculiaridades de cada modalidade de investimento e suas respectivas vantagens e desafios.

Outro assunto que Kieran trara à tona será o papel da inteligência artificial (IA) como uma tecnologia transformadora na cadeia agrícola. “Vou apresentar as capacidades da IA em auxiliar na tomada de decisões em ambientes complexos, como os enfrentados pelos produtores agrícolas. Também vou compartilhar perspectivas para o futuro do setor agrícola, destacar a importância da eficiência no uso dos recursos naturais e o aumento da demanda por tecnologia, principalmente digital, para monitorar e mensurar o impacto no campo. Será enfatizado que, no futuro, a produção agrícola terá que se concentrar não apenas em produzir mais, mas também em produzir melhor, com o uso cada vez maior de tecnologia”, ressalta o diretor da Head da The Yield Lab.

Programação
Além de 23 apresentações, entre palestras e painéis, com conteúdos que vão desde a Internet das Coisas e a revolução 5.0 no campo até o futuro e perspectivas para o agronegócio, o público também poderá visitar vários estandes de expositores, feira de produtores, espaço inovação e apresentações musicais. Haverá também estúdio de videocast para gravações após as palestras que serão disponibilizadas no Youtube “negociosintegração”.

O TecnoAgro é realizado pela TV Integração, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo do Estado de Minas Gerais e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), EPAMIG, EMATER Minas Gerais e SEAPA.

A programação completa pode ser conferida no site: https://eventotecnoagro.com.br/

As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas no  https://eventotecnoagro.com.br/uberlandia/inscricoes/. O evento irá emitir certificado para estudantes mediante solicitação.

Está chegando a colônia de férias da Integrar Lazer

As atividades acontecerão dos dias 17 a 21 e de 24 a 28 de Julho.

A Integrar Lazer traz em sua colônia de férias, uma estrutura especial para as crianças. Misturando diversão, imaginação e educação, a programação  tem como principal objetivo promover a integração entre os pequenos. A colônia conta com monitores treinados para atender as crianças, além de uma enfermeira para acompanhamento, durante todo o evento.

As atividades são preparadas especialmente para as crianças. Compostas por atividades lúdicas e recreativas, proporcionam diversão e interação, focando, principalmente, na integração dos pequenos. “Buscamos desenvolver a comunicação entre as crianças, aprender e brincar com elas”, afirma Thiago Caetano, que coordena o projeto.

Integrar com amizades, com a imaginação e com o meio ambiente, esse é o propósito da colônia. Tudo isso para que as crianças possam brincar, aprender e se divertir. “Realizamos a oficina de jardinagem, para que elas tenham contato com a terra e com a água. Nas oficinas de artes, elas exercitam a criatividade, trabalhando com tintas e criações baseadas em objetos vindos da natureza”, conta Thiago.

Do momento em que a criança chega, até a hora de ir embora, ela fica imersa em atividades. Desde o primeiro contato com os monitores, a hora do lanche, a despedida, até a pausa para tomar água, para cada um desses momentos é planejada uma atividade especial e divertida para os pequenos, sempre acompanhados pelos monitores.
Informações sobre a colônia

A colônia será nas duas últimas semanas de férias,  nos dias 17 a 21 e de 24 a 28 de julho

As atividades acontecerão de 13h30 às 17h30.

O investimento para cada semana é de R$320,00, inclusos o lanche e os materiais para todas as atividades

Programação:
Festa das cores
Slime
Tie dye
Piscina
Artes
Gincana
Brincadeiras
Oficina de jardinagem
E muito mais!

Investimento em startups é tema de palestra na OAB

O investimento em startups, especialmente na estruturação do setor jurídico de forma enxuta, e mais outras duas formas de monetizar pequenas empresas em fase inicial de atividade são os principais destaques de um workshop que acontece nesta quinta-feira (13) na sede da OAB Uberlândia, às 19h.

Voltado para o público jurídico, bem como empreendedores e interessados em conhecer sobre venture capital, M&A (fusão e aquisição de empresas) e investimentos, o evento é gratuito com inscrições pelo site sympla.com.br .

Os temas serão abordados por dois palestrantes.

Larissa Campos é advogada e sócia do escritório Amaral Advogados, agente de desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação no Parque Tecnológico da UFU, mestre em Propriedade Intelectual e Transferências de Tecnologia  pelo programa Profnit junto à UEMG e presidente da Comissão de Direito para Startups, Lawtechs e Legaltechs da OAB Uberlândia.

Sthefano Scalon Cruvinel é presidente do Grupo Cruvinel e CEO da Evidjuri, considerado um dos maiores escritórios de perícias judiciais do Brasil. É especialista em contratos pela FGV, especialista em Tecnologia com diversas especializações internacionais e presta aconselhamento em tecnologia em Tribunais superiores (STF e STJ).

Bebês ganham ensaio fotográfico com adereços juninos em hospital de Uberlândia-MG

0

Hospital Madrecor amplia o clima das festanças de “São João” para o mês de julho com ação voltada para recém-nascidos.

O clima das festanças juninas permanece, neste mês de julho, no Hospital Madrecor, em Uberlândia-MG. Isso porque os bebês recém-nascidos na unidade já chegaram experimentando o gostinho dos “arraiás”, festas típicas desta época do ano: eles ganharam um ensaio fotográfico e posaram para fotos com adereços juninos.

Chapéus, laços, fitas e gravatas coloridas compuseram o look dos pequeninos. Todos vestidos a caráter logo após o nascimento, já entrando no “clima de São João”. Os pais receberam uma foto de presente para guardar de lembrança. “Nós sempre realizamos algo especial com os nossos bebês. Recebê-los com muito carinho faz parte da filosofia do Madrecor. Por isso, nós entramos no clima das festanças juninas para proporcionar a eles e aos pais uma linda lembrança desse momento tão importante na vida deles. E tudo isso está sendo bem recebido pelas famílias envolvidas”, comenta a coordenadora da UTI Neo do Madrecor, Fabrícia Louzada Depizzol Vito Sobrinho.

A ação faz parte do Projeto “Hapaixonados pela Vida”, da Hapvida NotreDame Intermédica, empresa da qual o Madrecor faz parte. Segundo explica a diretora médica executiva da organização, Franciane Gonçalves, o objetivo é promover ações que visam proporcionar momentos de excelentes experiências aos pacientes e familiares. “Escolhemos, nestes meses de junho e julho, realizar ações de São João em toda rede, seja uma festinha ou um ensaio fotográfico com os bebês. Assim, conseguimos promover um momento de interação e acolhimento para os nossos clientes, familiares e equipe”, explica.

A empresa sempre busca formas de inovar e acolher neste momento tão mágico e especial que é uma nova vida chegando, por isso, nada melhor do que celebrar isso com carisma, cuidado e amor.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Suburbia – Escola Suburbana de Cinema – inicia capacitação audiovisual para moradores do subúrbio do Rio

0

Os moradores do subúrbio do Rio de Janeiro estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre produção audiovisual. A Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, está recebendo o projeto SUBURBIA – Escola Suburbana de Cinema, uma ação que trata de práticas em realizações cinematográficas, tendo como tema e sendo produzida pela população suburbana do Rio. As aulas acontecem até dia 22 de julho, totalmente gratuitas.

O projeto, coordenado pelo multiartista Giuliano Lucas, da Ventana Fotografia e Cinema, disponibilizou 20 vagas exclusivas para moradores do subúrbio carioca, com destaque para Zona Norte e região do Complexo da Penha. Em quase 40 horas de capacitações, serão realizadas atividades práticas que envolvem diferentes etapas de produções audiovisuais, bem como estratégias de sustentabilidade e continuidade dos trabalhos realizados pelos participantes.

“O projeto surge da carência e urgência de instituições de ensino audiovisual na Zona Norte Carioca. Meu objetivo é me ver e ver todo o subúrbio representado nas telas, na frente e atrás das câmeras”, afirma Giuliano Lucas. “A proposta é ser o primeiro passo para muita gente no segmento audiovisual e que, através da Escola Suburbana de Cinema, tenham acesso a conhecimento e ferramentas que possibilitam trilhar caminhos nas diversas atividades e profissões da Indústria Audiovisual. A ideia é que os participantes tornem-se realizadores ativamente inseridos da economia criativa da cidade, do estado do Rio de Janeiro e do País”, finaliza.

Serviço:

SUBURBIA – Escola Suburbana de Cinema

Onde: Arena Carioca Dicró – Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha

Circular, Rio de Janeiro – RJ, 21210-500

Período: 11 de julho de 2023 – 22 de julho de 2023, exceto aos domingos.

Horário: das 13h30 às 17h

Informações: www.giulianolucas.com.br | https://www.instagram.com/suburbia.escola/