sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 833

Pasta típica da região da Sardenha será um dos destaques da programação do Fartura – Especial Férias

0

A chef pastaia Ana Jatobá será um dos destaque da programação doFartura Encontros da Gastronomia – Especial Férias, que irá destacar pratos clássicos da culinária mundial na Casa Fartura, em Lourdes. Na próxima quinta-feira, 27 de julho, ela vai dar a aula show “Sardenha encontra Minas”, em que vai ensinar o prato malloreddus, também chamado de gnocchetti sardi.

“Essa é uma das massas mais tradicionais e típicas da ilha mediterrânea da Sardenha, feita apenas de farinha de semolina, mais dura e granulada, o que confere à pasta uma textura al dente. Ela é moldada à mão, em forma de concha e, originalmente, servida com molho ao sugo, com salsicha e açafrão, coberta com queijo pecorino romano”, apresenta Ana Jatobá.

Na Casa Fartura, a chef vai trazer mineiridade à massa, com ingredientes de origem: ragu de linguiça mineira e queijo da Serra da Canastra. “Será uma aula muito divertida e ‘mão na massa’, com uma receita fácil de fazer, até mesmo para quem não é entendido do universo das massas”. A aula é totalmente gratuita, sujeita à lotação do espaço, e necessita inscrição prévia no link bit.ly/farturaferias.

O evento Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Férias acontece até o dia 29 de julho, com uma programação gastronômica que inclui aulas, palestras e cozinhas ao vivo – todas inteiramente gratuitas. É realizada pela Plataforma Fartura Gastronomia e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Para Guilherme Sânzio, diretor de produção da Plataforma, o fomento à cadeia gastronômica é uma das mais importantes missões da iniciativa. “É uma oportunidade de o público aprender sobre clássicos com grandes chefs na nossa Casa Fartura, que está sempre de portas abertas para quem se interessa pelo tema”, diz.

 

Foto: Nina Fernandes

Um Beijo em Franz Kafka

0

Sucesso de público e de crítica, espetáculo que trata da amizade entre os escritores Franz Kafka e Max Brod, vividos por Maurício Machado e Anderson Di Rizzi, após temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo desembarcará pela primeira vez em Belo Horizonte para duas apresentações no Cine Theatro Brasil Vallourec nos dias 29 e 30 de julho.

O escritor Franz Kafka (1883-1924) é um dos grandes nomes da literatura universal. Grande parte da sua obra veio a público após a sua morte. E isso só foi possível graças a um outro escritor: Max Brod (1884-1968). Foi a ele que Kafka confiou seus escritos numa demonstração de confiança. Essa amizade entre os dois escritores é a inspiração de “Um beijo em Franz Kafka”.

Kafka e Brod são vividos, respectivamente, por Maurício Machado (que recebeu em 2019 o prêmio nacional de melhor ator por sua performance como Kafka – Prêmio Nacional Cenym (ATEB – ACADEMIA DE ARTES NO TEATRO DO BRASIL) e por Anderson Di Rizzi (que também foi indicado como melhor ator coadjuvante no mesmo prêmio – onde seu último trabalho na TV foi a novela de enorme sucesso “A Dona do pedaço” de Walcyr Carrasco na TV Globo).

A dramaturgia tem a assinatura de Sérgio Roveri, a direção é de Eduardo Figueiredo, com a participação do ator/bailarino, Thiago Pach, e música ao vivo interpretada por Ricardo Pesce no acordeon e piano, que faz referências criativas à obra de Kafka.

Kafka publicou em vida poucos de seus contos. Alguns deles foram “O veredito”, em 1913, e “A metamorfose” (que viria a tornar-se sua mais célebre obra), em 1915. Quando confiou seus escritos a Max Brod, Kafka fez a ele um pedido: que tudo fosse destruído. Tal incumbência foi expressamente feita numa carta endereçada a Brod – uma das muitas que o autor gostava de destinar ao amigo.

Max e Kafka se conheceram quando cursaram Direito, e o primeiro não demoraria a reconhecer o valor literário dos escritos do amigo. A recomendação de destruir tudo deve ter sido uma verdadeira (e crucial) escolha para Brod, que optou por não realizar o pedido do amigo.  Tal decisão possibilitou às gerações seguintes conhecer obras-primas da literatura como “O processo” e “Na colônia penal”. Essa última obra, ainda que sob o verniz da ficção, é o testemunho de um ambiente que o escritor conheceu bem.

Tanto que a peça faz, através de sua dramaturgia, esse recorte na vida de ambos. O encontro entre eles dá-se dias antes de Kafka ser internado num sanatório na Áustria. E isso permite a ambos fazerem uma série de reflexões acerca da vida, da vocação literária – que Kafka chegaria a chamar de “seu chamado”—e, claro, do elo que os unia: a amizade.

E a narrativa é entremeada de referências e de citações aos escritos de Kafka, sejam eles sua ficção ou as muitas cartas trocadas por ele com variados interlocutores.  Outros elementos são usados para ilustrar a riqueza psicológica desse escritor. O bailarino Thiago Pach personifica, num segundo plano, alguns dos personagens e pensamentos do escritor. Já a trilha original, criada por Guga Stroeter e Matias Capovilla, é executada ao vivo por Ricardo Pesce, que se divide entre o piano e o acordeom.

Do século XX aos dias atuais, Franz Kafka inspirou, através de sua obra, muitos indivíduos a fazerem da escrita um meio de expressão. Homens e mulheres no mundo todo. Podemos citar como exemplos nomes como o franco-argelino Albert Camus, o francês Jean-Paul Sartre, além do português José Saramago e dos latino-americanos Vargas Llosa e Gabriel Garcia Márquez – tendo este sido agraciado com o Nobel de Literatura. No Brasil, podemos citar Clarice Lispector e, mais recentemente, João Ubaldo Ribeiro e Ruben Fonseca.

Mas foi Max Brod o primeiro – ou um dos primeiros, melhor dizendo – a reconhecer no amigo sua vocação para criar histórias geniais. E essa relação foi construída não só tendo por pilar o gosto pela literatura. Foi fundamentada também por valores como lealdade e generosidade. Valores dos quais muitos andam distantes nesses tempos de cizânia e intolerância.  

Filtr Music e Sarará se unem e promovem capacitação de mulheres negras na produção cultural

0

Reafirmando seu compromisso com a inclusão das diversidades, Festival Sarará e Filtr Music, braço de curadoria e conteúdos da Sony Music, anunciam parceria e, juntos, lançam um programa de capacitação para mulheres negras na área da produção cultural. A ideia é que 30 produtoras sejam capacitadas, além de passarem por uma experiência prática no Festival Sarará, que acontece no dia 26 de agosto, no Mineirão, em Belo Horizonte.

A equipe do Sarará destaca o compromisso com o desenvolvimento humano e a importância de estabelecer uma estrutura diversa que precisa ser respeitada, ouvida e remunerada. Para isso, fez parceria com o Filtr Music, que vem reiterando sua contribuição com a música através da capacitação, garantindo assim uma sintonia de propósitos, que gera impacto na cena de festivais por meio da diversidade e da inclusão.

Neste primeiro ano de parceria, será realizado o Crias da Música edição Sarará, que irá promover um curso de formação teórica e prática sobre o universo da produção de festivais e que tem o objetivo de reforçar o compromisso da Sony Music com a diversidade e inclusão, em sinergia com a missão do Sarará.

“A parceria com o Sarará materializa nossa estratégia de trazer para o ambiente de negócios soluções sustentáveis focadas em responsabilidade social. Promover iniciativas como o Crias da Música, gerando impacto na vida das pessoas e contribuindo para um mercado musical mais inclusivo e diverso representa uma visão que a longo prazo transformará toda uma cadeia de serviços. Nossa proximidade com festivais vem sendo construída em parcerias que geram resultados coerentes com os desafios que todos enfrentamos, sejam empresas de música, festivais e pessoas” diz Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil. 

Ao todo, o Crias da Música edição Sarará vai oferecer bolsa no valor de R$1,5 mil reais para cada uma das 30 mulheres negras que farão a capacitação em produção cultural, passando por um treinamento teórico e prático, onde acontecerão seis encontros presenciais, sendo três deles durante a montagem do festival, colaborando em cargos de produção em todo backstage.

As mulheres selecionadas serão distribuídas entre as equipes de produção para terem uma experiência de trabalho, participando da realização da edição deste ano do festival. “Ao final do processo, essas mulheres serão convidadas para vivenciar o Sarará 2023. Uma interação importante, que colabora para notar como cada detalhe da produção impacta e influencia na experiência final”, explicou Bell Magalhães – Diretora Executiva do festival.

As vagas para capacitação, que teve a metodologia desenvolvida por mulheres negras, contemplam mulheres travestis e transexuais, PCDs e periféricas. O cadastro é gratuito e deve ser realizado somente através do formulário no link até o dia 30 de julho. O curso acontecerá de 20 a 31 de agosto.

Foto: Lilo Oliveira

Primeira turma formada pelo projeto Crias da Música da Sony Music participa do Sarará

Artistas formados na primeira edição do Crias da Música se apresentarão no “Paredão”, palco dedicado à música urbana do festival. Será a estreia dos jovens artistas, e BH será a primeira cidade a conferir ao vivo o repertório recém-lançado nas plataformas de streaming. Todas as músicas contam com clipes, disponíveis no canal Filtr Music Brasil no Youtube

Criado pela Sony Music Brasil em parceria com a ID_BR e a Escola de Música & Negócios, o programa Crias da Música busca capacitar e formar jovens negros e periféricos para o mercado fonográfico, dando para eles uma oportunidade de aprender e vivenciar todo o panorama 360ª da indústria da música. A primeira edição, concluída em novembro de 2022, capacitou uma turma de 42 talentos dos complexos do Alemão, Jacaré e Maré, no Rio de Janeiro, que já estão certificados em Music Business pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e alguns deles já atuando no mercado.

Sobre Sarará

O Festival Sarará comemora sua 10ª edição em 2023. Sarará é uma ideia de valorização e liberdade de GENTE. O festival SENTIR. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas com todos os credos, de várias cores, com todas as orientações sexuais e com vivências e perspectivas múltiplas.

A principal via de conexão é a música e, no processo de construção de Sarará, encontra formas de entender e viabilizar caminhos de união a partir do respeito pelo diferente e da consagração da diversidade.

Sobre Filtr Music 

O Filtr Music – originalmente uma marca global de playlists da Sony Music – evoluiu no Brasil para uma plataforma de entretenimento, que une iniciativas para aproximar artistas e fãs, curadoria e produção de conteúdo. Hoje o Filtr Music conta com 250 playlists nas principais plataformas de música e mais de 11 milhões de seguidores em playlists, e com o Canal Filtr Brasil no Youtube, voltado para apaixonados por música, que conta com 2 milhões de inscritos e uma ampla variedade de conteúdos originais de música, incluindo videoclipes, apresentações ao vivo e entrevistas.  

Os conteúdos lançados pelo Filtr Music em plataformas de streaming acumulam mais de 1.1 bilhão de visualizações.

 A proposta do Filtr Music é seguir desenvolvendo e impulsionando cada vez mais uma comunidade de pessoas engajadas que transitem por estes diversos pontos de contato com o vasto mundo da música. 

Serviço:

Período de inscrição do curso: 

  •         das 12h do dia 20 de julho até as 22h de 30 de julho de 2023. 

Período do curso de formação: 

  •         de 20 de agosto a 31 de agosto (considerando um encontro de feedback, pós-festival)

Formulário de inscrição aqui!

Empresários Aline Miranda e Paulo Miranda são recebidos na inauguração da Imperial Ferramentas

0

Os empresários Aline Miranda e Paulo Miranda (centro), foram recebidos pelos parceiros Ana Cristina Gomes Barbosa e Antônio José Barbosa (à esquerda) e Laussany Barbosa e Lucas Barbosa Gomes (à direita), na inauguração da nova loja da Imperial Ferramentas. Aline e Paulo estão em reta final nos preparativos da Expo Peças, que acontece nos dias 04 e 05 de agosto em Goiânia, no Centro de Convenções e reservou espaço na agenda para prestigiar os amigos.

Zona Leste de Uberlândia ganha melhorias no saneamento básico

0

Em solenidade na tarde de sexta-feira (21) no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, representantes do setor público e privado se reuniram para a entrega do novo Sistema de Esgotamento Sanitário dos Setores Leste e Norte da cidade, uma obra com custo aproximado de R$ 25 milhões.

A obra chega para ampliar e potencializar a capacidade de atendimento no tratamento de esgoto dos bairros Aclimação, Alto Umuarama, Granja Marileusa, Portal do Vale, Terra Nova e adjacências para até 250 mil habitantes e 60 mil unidades habitacionais.

O conjunto de obras é uma parceria entre o consórcio criado pelos empreendedores do setor imobiliário e incorporadoras da zona leste de Uberlândia com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Segundo o Dmae, o investimento chega a R$ 25,8 milhões, sendo a Elevatória do Dmae (R$ 8,4 mi) e o Interceptor do consórcio (R$ 17,4 mi).

O sistema contempla a nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Aclimação – executada pelo Dmae – e o Interceptor que liga a elevatória do bairro Aclimação até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha – executada pelo consórcio.

O executivo José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, um dos empreendimentos que integra o consórcio diz que o investimento de quase R$ 20 milhões foi imprescindível para que a região continue crescendo. A zona leste da cidade conta com acessos privilegiados às BRs 050, 365 e 452 e os investimentos em imóveis residenciais ou comerciais têm aumentado com o aporte do empresariado do setor imobiliário.

“Na última década, houve uma evolução no mercado imobiliário na região com  empreendimentos, empresas, acessos e consequente crescimento populacional. Quem passa pelas imediações do aeroporto percebe o avanço. E isso não teria acontecido se não agíssemos junto com o poder público para viabilizar obras como este emissário. Os moradores das imediações do córrego Perpétua já não têm mais problema com mau cheiro”, disse José Inácio.

Edina Franco Gouveia, diretora de operações do Granja Marileusa, um dos participantes do consórcio, afirma que esta solução permite que o desenvolvimento continue no mesmo ritmo por pelo menos mais 30 anos. Além do consórcio, o bairro investiu cerca de R$ 8 milhões em uma Estação Elevatória de Esgoto própria, que está em fase final de construção.

“É importante para todas as incorporadoras que investem nessa região terem a garantia de uma infraestrutura de ponta, que favorece o crescimento com responsabilidade e sustentabilidade.”

Para fazer a ligação da Elevatória até a ETE Uberabinha, foi construído um interceptor em aço e concreto com extensão de 11.830 metros e diâmetro de 570 a 800 mm, pelo consórcio de empreendedores imobiliários dos bairros Alto Umuarama, Aclimação, Terra Nova, Paradiso, Alphaville e Granja Marileusa.

O Consórcio parceiro do DMAE na obra representa:
WV Empreendimentos Ltda | Valdir Cardoso Pereira | Virgílio Marquez Guimarães | Reserva/Junqueira (Juarez Junqueira/Realiza Construtora) | Santa Fé Negócios Imobiliários Ltda | Alto Umuarama Empreendimentos Ltda e Outros | Realiza Construtora Ltda Residencial | Granja Marileusa |Cremilda Sorna de Oliveira | André Luiz Alves dos Santos | HLTS Engenharia e Construções Ltda | Espólio de Dorcina Rodrigues e Outros

Escola Livre do Grupontapé abre vagas gratuitas para oficinas culturais e artísticas

Atividades serão realizadas entre os dias 26 e 29 deste mês e inscrições podem ser feitas pela internet

O Grupontapé, uma das grandes cias. de teatro do interior de Minas Gerais, por meio da “Escola Livre do Grupontapé”, promoverá uma série de oficinas e atividades gratuitas para a população de Uberlândia-MG, entre os dias 26 e 29 deste mês, na sede da instituição, localizada na Rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida, em Uberlândia-MG.

As ações fazem parte do Projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Para participar, é necessário realizar inscrição on-line, por meio de um formulário disponível no perfil do Instagram do grupo (@grupontape). As vagas são limitadas.

O projeto prevê acessibilidade com intérprete de libras. Ao todo, serão três oficinas e uma Vivência de Danças Circulares e Meditação.

Segundo uma das idealizadoras do Grupontapé, Katia Lou, as oficinas são uma oportunidade de aprender e explorar o mundo do teatro, estimulando a expressão artística e promovendo a conexão humana por meio da arte. “As atividades são gratuitas e as oficinas têm o foco de instrumentalizar educadores, coordenadores de grupos, artistas da cena e interessados, pois elas abrangem um conteúdo que possibilita ferramentas para o processo de criação e de criatividade. Já a vivência em Danças Circulares e Meditação é um momento de autocuidado, partilha de conhecimento e bem-estar para os interessados que vierem dançar conosco”, salienta.

Katia Lou reforça que o Grupontapé acredita que o acesso às oficinas culturais é fundamental para o crescimento artístico e cultural da comunidade, e busca oferecer uma experiência enriquecedora a todos os participantes das atividades oferecidas.

Serviço:
O quê: Oficinas culturais e artísticas promovidas pela Escola Livre do Grupontapé
Onde: Escola Livre do Grupontapé – Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida – Uberlândia-MG
Quando: 26 a 29 de julho de 2023
Inscrições: link no perfil do Grupontapé no Instagram (@grupontape)
Mais informações: escolalivredogrupontape@gmail.com

Programação
Oficina 1: O teatro na sala de aula
Datas: 27 e 28/07, às 18h
Destinada a educadores e gestores de grupos educacionais, a oficina “O teatro na sala de aula” tem como objetivo compartilhar ferramentas básicas do teatro para serem utilizadas como recursos pedagógicos. Os participantes terão a oportunidade de ampliar os processos de criação e promover a conexão humana e artística dentro das escolas.

Oficina 2: Vivência em Danças Circulares para Artistas e Grupos de Teatro
Data: 28/07, às 16h
Voltada para artistas e grupos de teatro acima de 16 anos, a vivência em Danças Circulares Sagradas visa estimular a criação de cenas e processos coletivos por meio da dança. Os participantes terão a chance de se aproximar das Danças Circulares Sagradas, compartilhando o aprendizado do Grupontapé que  fez parte da criação do espetáculo “Tempo de Águas”.

Oficina 3: O corpo na criação teatral
Data: 29/07, às 14h
Com foco em participantes acima de 16 anos, a oficina abordará exercícios e ações corporais para despertar a expressividade dos participantes e fornecer ferramentas para a criação corporal no contexto teatral. Serão exploradas diferentes técnicas de movimento, incluindo exercícios de respiração, consciência corporal, improvisação e expressão física.

Vivência Danças Circulares e Meditação
Data: 26/07 as 19h30
A Vivência em Danças Circulares e Meditação é para todos os interessados em vivenciar uma experiência de contato consigo mesmo, através da dança. Não é necessário saber dançar, pois as coreografias são ensinadas durante o encontro onde todos os participantes aprendem e dançam juntos. Público: acima de 12 anos.

Coroa de costela do Outback é ótima pedida para compartilhar no final de semana

Marca lança por tempo limitado uma releitura de sua costela clássica turbinada com Mac N’ Cheese e acompanhamentos icônicos, em tamanho ideal para compartilhar entre os amigos e família

Um dos pratos mais icônicos do Outback é a famosa Ribs on the Barbie, a costela assada em chama aberta e servida com molhos Barbecue ou Billabong. Ao longo dos últimos anos, a marca trouxe o icônico produto em diferentes variações para seus clientes e, inovando mais uma vez, agora o produto está disponível em formato de coroa. Sim, a famosa Ribs ganhou ainda mais destaque e está mais imponente do que nunca. Por tempo limitado, a Ribs Rocker Crown é uma das novidades da campanha Festival Outback! Uma releitura, agora recheada com Mac N’ Cheese cremoso e Ribs desfiada no topo.

Ela vem acompanhada de dois favoritos dos mates: uma versão da Aussie Cheese Fries e uma porção de pétalas de Bloomin’ Onion. O prato serve de duas a três pessoas e está disponível apenas nas unidades físicas do Outback, sendo ideal para quem quiser juntar a galera no restaurante e celebrar, principalmente aos finais de semana!

A campanha de Festival da marca traz ainda o Catupiry® Madness Burger para os apaixonados por hambúrguer, com 200g de carne mais Catupiry® Original empanado, cebola roxa, acompanhado de uma nova maionese verde da casa e finalizado com Smoked Mayo em um pão tipo brioche. O produto está disponível também pelo delivery do Outback.

Para encerrar esse trio com chave de ouro, o Popstars Trio apresenta uma releitura inspirada nas sobremesas clássicas de Outback, como o delicioso S’mores, o tradicional Choco Cinnamon Banoffee e o icônico Brownie Thunder, mas, desta vez, em formato de trufas.

Esses três itens estão disponíveis no cardápio da marca por tempo limitado, em todas as 152 unidades físicas de Outback pelo Brasil e são ótimas opções do menu para reunir os amigos e a família para um programa de fim de semana e para aproveitar, com ainda mais sabor, as férias de julho.

Sobre o Outback  
O Outback Steakhouse possui 152 restaurantes no Brasil e está presente em 61 cidades, 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

Antônio Carlos Bigonha é destaque no Sextas Musicais desta semana

0

O renomado músico, vencedor de diversos prêmios internacionais, apresentará um repertório de clássicos, sexta (14); apresentação acontece presencialmente em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo Youtube.

O compositor e pianista Antônio Carlos Bigonha é a atração desta semana do projeto Sextas Musicais. O evento acontece no dia  21 de julho, às 20h, no palco da  Casa Thomas Jefferson, em Brasília (706/906 Sul, e terá também transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.  Neste concerto, Bigonha se apresenta ao lado de seus filhos Márcio Bigonha  (guitarra) e Roberto Bigonha (bateria), além da participação especial de Gabriel Soledade (contrabaixo).  Com entrada gratuita, o recital conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Antonio Carlos Bigonha é natural de Ubá, Minas Gerais, terra de Ary Barroso, mas é radicado em Brasília desde a década de 1970. Bigonha iniciou os seus estudos de piano clássico aos sete anos de idade.  No Conservatório de Música Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro com representação em Brasília se graduou como Técnico em Piano Clássico.

Na Universidade de Brasília concluiu o Mestrado em Música com pesquisa sobre a obra do maestro Dori Caymmi. Em 2004, foi o vencedor do IV Festival BDMG Instrumental com o seu primeiro álbum Azulejando. Em 2011, o seu 2º álbum, Urubupeba, foi indicado no XXIII Prêmio da Música Brasileira, na categoria de Melhor Arranjo.

Em 2018, gravou o álbum Anathema, com os músicos Jorge Helder e Jurim Moreira. Em 2022, com os arranjos de Dori Caymmi, gravou o seu 4º álbum, Saudades de Amanhã, com a Orquestra de Cordas de São Petersburgo. Parceiro de Dori Caymmi, Clodo Ferreira e Simone Guimarães, sua música tem grande repercussão nas plataformas digitais no Japão, na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. O poeta Paulo César Pinheiro diz que a música do Bigonha representa o Brasil vivo, latente, de jobiniana alma.

As Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos
Ao longo do ano de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Sua história se mistura com a de Brasília. Entidade sem fins lucrativos, o centro binacional foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Prestigie!

Sextas Musicais – Antônio Carlos Bigonha
*Quando: 21 de julho  2023
*Horário: 20h
*Elenco: Márcio Bigonha  (guitarra) e Roberto Bigonha (bateria), além da participação especial de Gabriel Soledade (contrabaixo).
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos
*Classificação indicativa: Livre
*Entrada Gratuita

Fundação FAT promove webinar gratuito com especialistasem Gestão Estratégica da Educação

0

Seminário irá debater tendências do setor, com base nos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

A Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) realizam, no dia 26 de julho, o webinar “Lendo os SINAES para entender os SINAIS”. Durante o encontro serão debatidas ações e tendências de Gestão Estratégica da Educação, a partir dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foram convidados os professores Pedro Gueiros, vice-reitor do Centro Universitário ENIAC, e Maria Clara Schneider, especialista em Regulação Educacional e ex-reitora do Instituto Federal de Santa Catarina. A live acontece das 20h às 21h e será mediada pelo professor Daniel Nascimento, também consultor da Fundação FAT.

“Esperamos que este e futuros encontros inspirem profissionais, entusiastas e entidades de alto valor nos setores produtivos e educacionais a motivar e cobrar ações do Estado, pois acreditamos na educação profissional como um alicerce de construção de um País produtivo, mais igualitário e mais feliz socialmente”, afirma Francisco Borges, consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia em Gestão e Políticas Públicas voltadas ao Ensino.

Para se inscrever gratuitamente no webinar basta preencher o formulário no link https://l.ead.me/bdv90C. Um link para assistir ao debate será enviado no dia do evento.

Noitada Timbre traz Gabriel Thomaz a Uberlândia neste sábado (22)

Para essa noitada ainda se apresentam os Surfistas da Música Instrumental do Triângulo Mineiro, Light Strucks, e o tocador de discos Marcus Tulius Morais

Gabriel Thomaz, compositor, guitarrista, vocalista, manager e escritor, se apresenta neste sábado (22) em Uberlândia. O vocalista é a atração de mais uma edição do Noitada Timbre, uma realização da Timbre Cultural, agência especializada na produção de eventos culturais e agenciamento de artistas, conhecida nacionalmente pela realização do Festival Timbre, evento que, neste ano, acontece no dia 23 de setembro, na Arena Externa do Teatro Municipal.

Conhecido há 25 anos por ser guitarrista e vocalista da Autoramas – banda formada em 1998 no Rio de Janeiro e radicada desde 2016 em São Paulo -, Gabriel Thomaz é um herói do rock independente nacional. Foi líder do trio brasiliense Little Quail and the Mad Birds (1988-1997), é dono do selo fonográfico Maxilar Music, autor do livro “Magnéticos 90”, produtor e apresentador do programa radiofônico “Magnéticos”, entre outras atividades.

Ao vivo, Gabriel Thomaz canta e toca guitarra com sons de vários instrumentos. Ele apresenta canções do seu último projeto solo, o Multi-Homem. Para a Noitada Timbre deste ano ainda se apresentam os Surfistas da Música Instrumental do Triângulo Mineiro, Light Strucks, e o tocador de discos Marcus Tulius Morais com o seu @merece_uma_agulha. Tudo isso no La Broca, a partir das 18h.

Sobre o Projeto Multi-Homem
MULTI-HOMEM é o projeto solo de Gabriel Thomaz, guitarrista e vocalista do Autoramas. Antecedido em maio e em setembro pelos singles Sonhador (2022) e Peru Pará (2022), o álbum Multi-homem foi lançado nos aplicativos de música pelo selo Maxilar em janeiro, com 10 músicas em repertório essencialmente autoral gravado com influências de gêneros musicais carnavalescos e/ou tropicais, casos do frevo, do tecnobrega e da chicha (ritmo do Peru).

O trabalho possui muita influência da música carnavalesca, do tecnobrega, da guitarrada paraense e da chicha peruana, mas sempre com o jeitinho de tocar habitual de Gabriel.

Gabriel canta e toca guitarra com sons de vários instrumentos acompanhado apenas pelo baterista Fernando Fonseca. Já rolaram shows pelos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e nas próximas semanas eles acontecerão em Santa Catarina e Minas Gerais.

Na faixa Carambola, Thomaz faz dueto com Marcia Castro, cantora baiana que propôs revitalização do axé no último álbum. A história da vida de cada um, Asfalto preto, Eu tenho febre e Ki delícia, ki loucura são algumas músicas que compõem o repertório do disco.

Uma das referências do artista, o rock da Jovem Guarda reverbera com certo peso no álbum Multi-homem através da regravação de Você não serve pra mim (Renato Barros, 1967), sucesso de Roberto Carlos.