segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 751

2º Mega Feirão de Empregos segue com inscrições presenciais abertas

0

Evento vai ofertar vagas disponíveis no mercado de trabalho de Uberlândia; edição será realizada no dia 30 de setembro, na Arena Sabiazinho

A Prefeitura de Uberlândia volta a fomentar o mercado de trabalho da cidade em 2023. Lançado pelo prefeito Odelmo Leão na sexta-feira (15), no Centro Administrativo Municipal, o 2º Mega Feirão de Empregos segue com inscrições presenciais abertas, em um dos pontos de cadastramento, como os terminais de ônibus, entre eles, o Terminal Central, e o Sine (veja abaixo os locais). Para participar do Mega Feirão, os interessados também podem realizar o pré-cadastro no portal da Prefeitura pelo Cadastro do Trabalhador.

O 2º Mega Feirão de Empregos será realizado no dia 30 de setembro, das 8h às 15h, na Arena Sabiazinho. Para esta edição, a expectativa é que 10 mil postos de trabalho sejam oferecidos à população por mais de 150 empresas de variados segmentos como agronegócio, comércio, construção civil, indústria, logística e serviços. No ano passado, por exemplo, por meio dessa iniciativa da Prefeitura, mais de 8,7 mil vagas foram oferecidas.

“Como sempre digo: quando o poder executivo não pode atuar, ele deve, no mínimo, ser um agente facilitador. O Mega Feirão tem como objetivo fazer o elo entre as empresas com os trabalhadores. Ou seja, fomentamos esta conexão em um único dia e local para otimizar para ambas as partes. Nesta edição, contaremos com mais de 150 empregadores que vão ofertar as suas vagas aos cidadãos que buscam o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho. Nossa missão é darmos à população dignidade proporcionando emprego e renda. Assim, nosso povo será autossuficiente para manter suas famílias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

A manifestação de interesse nas vagas do 2º Mega Feirão de Empregos pode ser feita nos seguintes pontos:

· Sine (localizado rua São Francisco de Assis, 1070, Lagoinha);

· Terminais de ônibus

· Ônibus Meu Ofício itinerante

· Centros Profissionalizantes (Campo Alegre, Lagoinha, Luizote, Morumbi, Planalto e Tocantins);

Nestes locais, exceto nos terminais de ônibus, a Prefeitura de Uberlândia disponibiliza servidores para auxílio com informações e confecção de currículo para quem tiver interesse. Os participantes do 2º Mega Feirão de Empregos podem manifestar interesse em mais de uma vaga, conforme as opções disponíveis.

Já no dia 30 de setembro, quem comparecer até a Arena Sabiazinho deve estar com documento de identificação com foto, carteira de trabalho e currículo. Profissionais do Sine estarão no local para ajudar na confecção de currículos para aqueles que ainda não tiverem.

O Mega Feirão é uma ação realizada que envolve o trabalho conjunto das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Agronegócio, Economia e Inovação que se tornou política pública permanente, por determinação do prefeito Odelmo Leão. Em outubro de 2022, ante ao sucesso do 1º Mega Feirão de Empregos, foi sancionada lei, de autoria do prefeito, que estabeleceu a realização anual do evento de ingresso e recolocação profissional à população.

Oncoclínicas conquista o 2º lugar em Saúde na 50ª edição da premiação Melhores e Maiores da Exame

0

O ranking é um dos mais importantes estudos econômicos sobre empresas brasileiras e elege as vencedoras por sua performance e crescimento além de boas práticas sociais, ambientais e de governança

Na última quarta-feira, 13, em São Paulo, a Oncoclínicas&Co ocupou posição de destaque no Prêmio Melhores e Maiores, promovido pela revista de negócios Exame, conquistando a segunda posição na categoria “Saúde e Serviços de Saúde”. Em sua 50ª edição, o anuário elege as companhias que se sobressaíram em 18 setores econômicos, a partir de metodologia exclusiva desenvolvida pelo Ibmec em que foram analisados os dados relativos a 2022, ano que registrou 3,1% de crescimento do PIB. Em 2022 a empresa ficou em 223º lugar no ranking do seu setor de atuação.

Com apenas 13 anos de história e receita líquida de R$ 5 bilhões (LTM 2T23), a Oncoclínicas&Co conquistou posição de destaque na categoria pelo modelo inovador de negócio, com fundamentos de gestão, qualidade e inovação para oferecer a mais adequada e eficiente solução para o tratamento oncológico. “Esse reconhecimento reitera o compromisso e dedicação de uma equipe de excelência. A Oncoclínicas tomou para si a missão de vencer o câncer e, por isso, investe em um modelo de cuidado que abrange a jornada integral do paciente, desde o atendimento ambulatorial à alta complexidade com nossos cancer centers e foco na Medicina de Precisão. Democratizar o cuidado oncológico é um grande desafio diante de seus altos custos, mas nossa plataforma de valor ao mercado é fundamentada em custo efetividade, sem abrir mão da excelência no atendimento e qualidade para o melhor desfecho clínico, assegurando nossos parceiros quanto à eficiência de nossa gestão”, celebra Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas.

A Oncoclínicas realizou um total de 157,4 mil de tratamentos de pacientes, aumento de 40,8% no segundo trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente é maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina e possui 134 unidades em 36 cidades brasileiras.

Para conhecer todos os detalhes da premiação, acesse https://exame.com/

Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas&Co traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 595 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para mais informações, acesse https://grupooncoclinicas.com/

Projeto CineOLHAR ensina cinema às crianças e adolescentes do bairro Shopping Park de Uberlândia-MG

0

Alunos têm acesso a oficinas gratuitas semanais, além de workshops com especialistas da área

Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG, que vivem em condição social menos favorecida, estão tendo a oportunidade de aprender cinema. Esse é um dos grandes objetivos do projeto CineOLHAR, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde o início de março deste ano, chegou ao bairro Shopping Park, levando a esse público vivência da arte por meio de novas mídias.

Em 2023, oficinas e workshops conduzidos por especialistas na área, ensinam aos 27 alunos linguagem audiovisual abordada com foco nos principais gêneros: ficção, documentário, videoclipe e animação.

De forma teórica, técnica e vivencial os participantes do projeto CineOLHAR são imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, que possibilitarão ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade, na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.

O projeto é iniciativa da proponente Aline Miguel e faz parte das oficinas oferecidas no Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Algar.

Com o intuito de dar continuidade ao percurso no campo da arte-educação em audiovisual, o desejo de Aline é promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o dia-a-dia deles, além de colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural.

“Nós queremos ensinar a essas crianças e adolescentes novas possibilidades de leitura do cotidiano, por meio da vivência e experiência com a linguagem audiovisual. Essa modalidade artística tem um grande poder sedutor para levar esse público para o universo da arte. Queremos transformar os participantes em atores, diretores de arte e fotografia, cinegrafistas, produtores executivos, editores, dividindo funções e alternando atuações, numa perspectiva em que o individual dinamiza o coletivo, percebendo-se como agentes culturais e atores sociais”, defende Aline Miguel.

Segundo a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, o Programa Transforma busca parcerias e projetos que aconteçam no contraturno escolar e que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social durante todo o ano, oferecendo oficinas que possam ampliar o universo cultural. “Aqui no Instituto Algar, acreditamos na arte e na cultura para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e buscamos sempre apoiar inciativas como as do projeto CineOLHAR, que possibilitam fortalecer o nosso propósito e missão de transformação na vida delas”, afirma.

As oficinas são semanais e realizadas no Estação Vida (Instituição Social situada no bairro Shopping Park).

Dentro da programação, os alunos participarão ainda de quatro workshops com especialistas da área, abordando os temas: cinema, documentário, cenografia, figurino e maquiagem artística.

Apresentação ao público
Após a conclusão de todo processo de aprendizado, os alunos vão ter a oportunidade de postar seus vídeos na internet e será realizada uma mostra de vídeos itinerante, que circulará por escolas públicas e instituições do entorno da região onde os alunos são atendidos, possibilitando que outras crianças e adolescentes tenham contato com as produções artísticas do projeto, e também na região central de Uberlândia, em evento aberto a toda comunidade, oportunizando a extensão daquilo que foi vivenciado nas oficinas à sociedade.

“Nós queremos potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e em mostras voltadas gratuitamente à comunidade. Será uma grande comemoração da democratização da arte, incluindo social e culturalmente esse público, descentralizando a produção artística e cultural”, finaliza Aline Miguel.

Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto, que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço
O quê: Oficinas e Workshop Projeto CineOLHAR
Quando: Acontecem semanalmente
Onde: Estação Vida – em Uberlândia-MG
Quem: Crianças e adolescentes em condição social menos favorecida

Granja na Rua recebe Zé Mauro & Arthur na quinta-feira

0

Jovem dupla uberlandense promete boas energias e muita moda boa

A edição de setembro do Granja na Rua promete muita “moda boa”. Para animar a festa, estreando no palco do Espaço Ciranda no bairro Granja Marileusa, a dupla Zé Mauro & Arthur. O evento acontece na quinta-feira (21/09), tem entrada franca e reúne música e gastronomia em um espaço acolhedor.

“Aos poucos vamos agregando novidades ao Granja na Rua. Nos últimos meses o público já notou uma reconfiguração da praça, o Espaço de Negócios fica aberto para quem quer conhecer o bairro, mas a essência é a mesma”, disse José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa.

O palco democrático do evento recebe artistas de diferentes vertentes e estilos e nesta edição abre espaço para o sertanejo. Zé Mauro & Arthur é uma jovem dupla de músicos uberlandenses que estão juntos pra propagar a boa música sertaneja.

Zé Mauro está na música desde os 4 anos de idade. Acompanhou o avô na Folia de Reis, fez dupla com a irmã, Polyana e já acompanhou grandes nomes como Irmãs Barbosa e Sérgio Reis. Arthur afirma que sempre carregou a música dentro de si e quando criança transformava lápis de cor em baquetas e aos 7 anos ganhou a primeira bateria. Depois aprendeu a tocar  violão, viola e guitarra.

Juntos, eles fazem sua estreia no palco do Granja na Rua, evento sobre o qual só ouviram elogios. Juntos desde 2020, os jovens levarão para o palco as várias influências da dupla, que vão das caipiras até as atuais, e muita inspiração do country americano. “Será também um show muito animado para o público se divertir junto com a gente”

O Espaço Ciranda receberá a tradicional feira de artesanatos, que leva produtos exclusivos de artesãos e artesãs locais, food trucks com diferentes opções de pratos e a cerveja artesanal que não pode faltar. Tudo isso com playground para as crianças e espaço para os pets passearem com as famílias.

SERVIÇO
O QUE: Granja na Rua – Especial Sertanejo
QUANDO: quinta, 21 de setembro
HORÁRIO: 18h às 22h
ONDE: Espaço Ciranda – Av. Floriano Peixoto, 5505 – Granja Marileusa
SHOW: Zé Mauro & Arthur (19h às 21h30)
ENTRADA FRANCA: espaço acessível e amigável para pets e crianças
MAIS INFORMAÇÕES: @granjamarileusa

Pista off-road com experiência única marca Feirão 2023 da Autus Chevrolet

0

Consumidores de Uberlândia poderão ter uma experiência exclusiva na pista off-road da Autus Chevrolet com a caminhonete S10.

A Autus Chevrolet realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro na Avenida Rondon Pacheco, número 2927, em Uberlândia, o Feirão de Fábrica 2023. O evento promete descontos nos valores dos veículos e uma experiência única de pista com a caminhonete S10.

Um dos destaques do Feirão em Uberlândia é a oportunidade de experimentar a potência e a capacidade da caminhonete Chevrolet S10 em uma pista off-road, especialmente projetada para a ocasião. Os participantes poderão sentir a autonomia e o desempenho da S10, proporcionando uma experiência real de off-road.

Marilia Coelho, coordenadora de marketing da Autus Chevrolet, explica que será uma simulação na pista. “A pista off-road é um grande circuito onde os clientes poderão praticar com a nossa S10. É uma experiência real de autonomia e força”. Para participar o único requisito é possuir habilitação. Não é necessário fazer inscrição prévia.

A concessionária oferecerá condições especiais para a compra de veículos novos durante o evento, incluindo redução de taxas, bônus de até R$ 15 mil e benefícios adicionais na compra de veículos novos.

Além das ofertas para veículos novos, o Feirão também oferecerá uma variedade de opções para veículos seminovos, com estoque no local e avaliação do veículo usado na troca. Para clientes de CNPJ, produtores rurais, PcDs e taxistas, haverá condições diferenciadas e taxas de financiamento zero. O evento também contará com uma equipe de venda direta para atender às necessidades específicas desses clientes.

O Feirão de Fábrica acontecerá nos dias 21 e 22, das 08h às 20h, e no dia 23, das 08h às 17h. O evento contará com a pista de experiência com a S10 na modalidade off-road, além de stands com veículos novos, seminovos e consórcio.

 

Inscrições para a 2ª etapa do V Seminário de Economia da Cultura estão abertas

0

Evento será gratuito e realizado em Uberlândia-MG, na próxima semana.

As inscrições para a segunda etapa do V Seminário de Economia da Cultura estão abertas. O evento, que é gratuito, será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, na sede do Sebrae e alguns espaços culturais, em Uberlândia-MG, e contará com painéis que debaterão as temáticas: ESG e Cultura; Comunicação Cultural na Prática e Cultura, Inovação e Empregabilidade. Para se inscreverem, os interessados devem acessar o formulário disponível na internet, em um link que está no perfil da produtora Balaio do Cerrado, no Instagram.

Vários profissionais já confirmaram presença no evento, como Rômulo Avelar, da Ravel Consultoria; Nayara Bernardes do Sebrae-MG e os jornalistas: Danilo Caixeta, Nuno Manna e Michelle Ferreira. “Debateremos a importância da cultura nas áreas que compreendem as temáticas do seminário e o seu desenvolvimento. Para isso contaremos com especialistas que trarão suas experiências e visões. A nossa ideia é que os participantes do seminário também possam participar e contribuir para enriquecer os debates, por isso, convidamos todos que estão, de certa forma, envolvidos com a arte e cultura, para se inscreverem no evento”, comenta o diretor da Balaio do Cerrado, produtora responsável pela organização do seminário, Rubem dos Reis.

A primeira etapa do seminário ocorreu em agosto deste ano e trouxe como debate o tema “Direitos Culturais na Prática”, com a participação do secretário do Ministério da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa; representando a OAB Uberlândia a advogada, Kátia Bizinotto; estudante do tema e mestre em Artes Cênicas, Danilo Mota e o advogado com atuação no setor cultural, Marcelo Britto.

A segunda e última etapa vem fechar o ciclo de debates, demonstrando o amadurecimento do Seminário de Economia da Cultura, que na primeira edição trouxe discussões que à época eram consideradas questões muito distantes e até utópicas. “Hoje, na quinta edição, temos a materialização no mercado de muitos desses temas. Estamos em um segmento que gera empregos, distribui renda e que é fundamental para o cumprimento das agendas de desenvolvimento e sustentabilidade. A produção cultural fomenta a economia e a própria economia é fruto da cultura que desenvolvemos. Há cinco edições debatemos em nossos encontros essa aproximação. Em 2023 nosso evento chega à maturidade com uma compreensão mais clara da sociedade sobre o peso do nosso setor”, afirma Rubem dos Reis.

O V Seminário de Economia da Cultura é promovido pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil.

Programação
Dia: 26/09 (terça-feira)
Horário: a partir das 19 horas
Palestra: “ESG e Cultura”, ministrada por Pedro Rivas 
Local: Sebrae Uberlândia
Espetáculo Teatral: “Consciência Positiva”
Local: sede do Grupontapé

Dia: 27/09 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Sebrae Uberlândia
Encontro de Jornalistas: “Comunicação cultural na prática – da ação ao conteúdo”
-Mediador: Paulo Vieira – jornalista
-Danilo Caixeta – diretor Jornalismo TV Paranaíba
-Nuno Manna – professor UFU e jornalista na Revista Piauí
Relato de experiência: “O repórter-ator, a convergência entre teatro e jornalismo na TV”
Michele Ferreira – Jornalista

Horário: 14h30
Local: Sebrae Uberlândia
Painel: “Cultura, Inovação e Empregabilidade na Prática”
Rômulo Avelar – Ravel Consultoria – Prêmio Território Criativo
Nayara Bernardes – Sebrae-MG

Horário: 19 horas
Local: Casa da Ana
Encerramento: Teatro de Animação

Serviço:
O quê: V Seminário de Economia da Cultura
Onde: Sebrae, em Uberlândia-MG
Quando: 26 e 27 de setembro de 2023

Região do Cerrado Mineiro sedia maior evento de torrefação no Brasil

Torrando Ideias 2023” tem apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e acontece de 21 a 23 de setembro, no Centro de Excelência do Café do Cerrado, em Patrocínio (MG)

O “Torrando Ideias 2023”, um evento exclusivo dedicado à torra de café conta com o apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Voltado para profissionais e entusiastas, o evento acontece de 21 a 23 de setembro, no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC) em Patrocínio, MG, e se divide em três dias repletos de atividades práticas, palestras e cupping.

No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade única de participar de sessões de cupping oferecidas por oito fazendas patrocinadoras, onde conhecerão os oito cafés que serão torrados no segundo dia.

O segundo dia promete ser emocionante e educativo, com oito horas dedicadas à arte da torra. Os participantes serão divididos em grupos sorteados e trabalharão juntos para entregar a melhor torra de cada café apresentado pelas fazendas. A discussão e a troca de experiências enriquecerão o aprendizado de todos.

O último dia será focado em uma discussão abrangente e análise final das torras, utilizando o Cropster Cupping como ferramenta. Este será o momento para avaliar o trabalho realizado e aprender com os feedbacks coletados. Cada equipe apresentará sua melhor torra, seguida de uma análise das curvas de torras e discussões ao longo do dia.

Além disso, o evento reunirá os campeões mundiais das competições Barista, Brewers, Roasters e Cup Tasters do World Coffee Events e US Coffee Championships. Também contará com a participação de produtores colombianos e profissionais renomados da mídia internacional do café.

“Com o Torrando Ideias teremos a oportunidade de discutir a arte da torra, compartilhar nosso conhecimento, aprender com as experiências de outros, incluindo exportadores, e ouvir as perspectivas dos estrangeiros que dominam a torra de cafés, bem como dos produtores responsáveis por esses grãos. A relevância desse evento está na amplitude da troca de conhecimentos e na exploração das tendências mais recentes no mundo do café. Juntos, vamos explorar diversos aspectos, desde a torra e a qualidade até a produção, com a participação ativa de produtores brasileiros, colombianos e da América Central”, destaca  Thiago Dias, torrefador Chefe O’Coffee, organizador e apresentador do Torrando Ideias.

Alunos do Gabarito Educação exploram São Paulo em viagem cultural

0

No início de agosto, a cultura se fez ainda mais presente na vida dos alunos da 1ª série do Ensino Médio do Gabarito Educação, das unidades de Uberaba e Uberlândia. Eles embarcaram em uma viagem educativa repleta de atividades enriquecedoras, mergulhando nas ricas águas do cenário cultural e histórico de São Paulo.

A Coordenadora Geral do Ensino Médio de Uberlândia, Mariana Bisaio Quillici, compartilhou a filosofia por trás dessa iniciativa: “não é o conteúdo pelo conteúdo, só para passar no vestibular. É um aprendizado, para que o aluno consiga entender o propósito, para que ele entenda por que está estudando isso, por que essas coisas existem e por que são importantes no ambiente escolar”. Mariana destacou, ainda, como essas viagens culturais abrem espaço para a compreensão e a absorção de conteúdo, de maneira mais profunda e significativa, enriquecendo o processo de aprendizado.

Roteiro Cultural
A programação da viagem foi cuidadosamente planejada para oferecer aos alunos uma gama diversificada de experiências culturais e educativas. No sábado, eles tiveram a oportunidade de explorar o Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia e o Museu da Língua Portuguesa, seguidos pela emocionante peça de teatro “O Pai”, estrelada por Fúlvio Stefanini. No domingo, a jornada continuou com visitas ao Memorial da Resistência, Sala São Paulo, onde puderam apreciar uma apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo, o instigante Museu Catavento e, finalmente, o Museu das Ilusões.

Todas essas instituições visitadas, proporcionaram aos alunos, um amplo leque de oportunidades de aprendizado, por meio de diversas linguagens. “Os museus, por exemplo, incitam a reflexão sobre o passado, funcionando como catalisadores para interferir e moldar, tanto o futuro individual quanto o da comunidade, em uma escala mais ampla. Os teatros, concertos, museus e até a própria viagem transcendem os limites convencionais do ambiente escolar e familiar, permitindo que os alunos desenvolvam maior autonomia e responsabilidade”, afirma o professor Luciano Moicano, que acompanhou os alunos.

Ampliando horizontes
Mariana observou que a viagem impulsiona os alunos a “amadurecerem suas percepções”, mergulhando-os em cenários diferentes e desafiando-os a confrontar realidades além do cotidiano. O resultado é uma visão mais sutil e analítica das complexidades sociais, históricas e culturais.

O professor Luciano acrescentou que a jornada também fomenta a autonomia e a capacidade de julgamento dos estudantes. “Desde a organização prática de tarefas simples, como a distribuição de acomodações e o manejo do próprio dinheiro, até a exposição a desafios do mundo real, como a observação das vulnerabilidades urbanas da metrópole, os alunos são empurrados para fora da zona de conforto, cultivando habilidades vitais para a vida”, explica.

Avaliação da viagem
A avaliação contínua do impacto da viagem é uma missão crucial. Por meio de questionários e reflexões, os alunos compartilham suas visões e aprendizados, evidenciando o profundo valor que a viagem agregou às suas vidas. Além disso, o engajamento ativo dos alunos se reflete em sua participação no evento escolar Festival Brasilidades, onde dividem saberes adquiridos durante a jornada.

Luciano reforça que é essencial ressaltar que a prioridade, ou até mesmo a missão do passeio, deve ser proporcionar aos estudantes o contato com experiências e programações diversas das oferecidas em viagens turísticas familiares ou atividades de formação tradicionais, destacando que o processo de ensino e aprendizagem é contínuo, multifacetado e não se restringe aos espaços escolares convencionais.

Programa CDL Aprendiz abre inscrições para nova turma

0

Fundação CDL Uberlândia incentiva empresas a serem parceiras do CDL Aprendiz; jovens podem cadastrar os currículos no site da CDL. 

O Programa CDL Aprendiz é mais que uma forma de ajudar os jovens a se ingressar no mercado de trabalho e cumprir uma lei. É um processo de educação e de transformação e convivência social. E enquanto eles têm a oportunidade de ingressar no primeiro emprego com mais facilidade, as empresas podem moldar esse aprendiz de acordo com o perfil necessário para o cargo, os valores e cultura da organização, obter incentivos fiscais e reter talentos.

No próximo dia 18 de outubro mais uma turma se inicia. A gerente de Soluções e Negócios da CDL, Renata Barbosa disse que ainda dá tempo de as empresas se inscreverem e garantirem todos os benefícios dessa contratação. “Além de possibilitar a inserção no mercado de trabalho para esses jovens, a empresa está ajudando a formar profissionais com competências diversas. Quanto mais cedo eles vivenciarem na prática e estiverem inseridos nesse ambiente laboral, mais ganharão experiência e mais preparados estarão para atender as exigências do mercado”, disse Renata.

“Nesses 13 anos de Programa, mais de 5 mil jovens foram beneficiados por meio de empresas que primam pela responsabilidade social. Nós temos muito orgulho de conectar organizações comprometidas com a inclusão e o desenvolvimento social e jovens em busca de oportunidades para aprender, trabalhar, ajudar suas famílias e construir carreiras. É um projeto em que todos ganham, por isso convidamos as empresas a estarem juntos conosco nessa caminhada de formar cidadãos”, disse o presidente da Fundação CDL, Oswaldo Luiz Pereira.

Pelas regras atuais, as empresas devem ter entre 5% e 15% de aprendizes em relação ao número de empregados cujas funções demandam formação profissional. O aprendiz deve ter idade entre 14 e 24 anos, estar matriculado em algum programa de aprendizagem e formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.

A entidade realiza a inscrição dos candidatos, faz a seleção e o encaminhamento dos jovens para a empresa, a administração o programa de aprendizagem. Também oferece suporte às empresas, o acompanhamento pedagógico e psicossocial, a condução das atividades práticas dos jovens aprendizes para que estes sejam cidadãos responsáveis e conscientes.

As empresas que tiverem interesse em serem parceiras e contratar jovens aprendizes podem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-3413 . Mais informações no site da CDL Uberlândia – www.cdludi.org.br.

Jovens: como se inscrever! 
Para se inscrever, o jovem precisa cadastrar o currículo pelo site da CDL Uberlândia, com  cabeçalho, objetivo, educação, habilidades e competências. Pode colocar, por exemplo, os cursos que já fez, as experiências ligadas a formação e os conhecimentos que possui. Para participar do projeto, os jovens devem estar cursando o Ensino Médio ou ter concluído. Quem ainda não cadastrou pode fazer isso a qualquer momento, pois a Fundação CDL está sempre abrindo novas turmas.

No curso, os jovens aprendem sobre qualificação administrativa, que visa desenvolver competências técnicas e comportamentais. Além disso, eles também estudam sobre rotinas administrativas, contabilidade, departamento de pessoal e financeiro, além de atendimento ao cliente, postura profissional, etiqueta e até oratória.

Campanha “Lacre e Tampinha do Bem” é lançada pela AACD Uberlândia

0

Iniciativa visa arrecadar lacres metálicos e tampinhas plásticas pet a partir de coletores instalados em postos solidários de arrecadação

Em comemoração ao Setembro Verde, que é o mês de inclusão da pessoa com deficiência, a AACD Uberlândia deu início à uma nova campanha “Lacre e Tampinha do Bem AACD”, para arrecadar, por meio de doações, lacres metálicos e tampinhas plásticas pet em prol da instituição. O valor obtido com a venda para as indústrias de reciclagem será destinado aos tratamentos oferecidos para pacientes de Uberlândia e de 22 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Minas Gerais.

De acordo com o líder do Conselho Voluntário da unidade, Flávio Lino, a ideia partiu da necessidade de captar recursos de outras formas. “A ação tem como objetivo não somente gerar renda para a instituição, mas fortalecer o vínculo da sociedade com a unidade da AACD em Uberlândia. Além disso, é uma ação voltada à sustentabilidade ambiental, limpa e sustentável, tendo em vista o foco em ações ESG desenvolvidas pela unidade”, explica.

Sobre a campanha e como ajudar
A campanha será realizada em parceria com diversos estabelecimentos da cidade de Uberlândia que cederão espaço para a instalação de coletores físicos – produzidos por meio do apoio de parcerias com a Sankhya e a agência Type.

Para saber mais sobre esta ação e como participar como um ponto de coleta, basta entrar em contato pelo telefone 3228-8000.

Há outras formas de contribuir com a AACD Uberlândia. Via PIX, a chave é aacduberlandia@aacd.org.br; já para doações por telefone ou via conta bancária, basta ligar para (34) 3228-8008 ou efetuar um depósito/transferência para o Banco Bradesco | agência: 3301 – conta corrente: 5000-8. Para outras informações, basta acessar o site, clicando aqui.

AACD Uberlândia
AACD Uberlândia-MG foi inaugurada em 2001 e atende pacientes de 22 municípios de Minas Gerais. Focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação Motora, a unidade oferece os seguintes atendimentos:

  • Terapias: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Reabilitação Respiratória, Fisioterapia Aquática, Psicologia e Pedagogia.
  • Oficina Ortopédica que produz órteses, próteses, coletes e dispensação de demais produtos ortopédicos, tais como cadeiras de rodas, banho e motorizada.
  • Departamento clínicoOrtopedia, Neurologia, Fisiatria.

Sobre a AACD   
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada a pacientes ortopédicos e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, sendo composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais via SUS, particular e convênios.

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.