segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 748

Dia Mundial do Pulmão é celebrado na próxima segunda-feira (25)

0

Pneumologista orienta como cuidar da saúde pulmonar com dicas para aplicar o dia a dia.

Os órgãos do corpo humano que trabalham em conjunto e respiram a vida são tão importantes que têm um dia especial para eles. O Dia do Pulmão, celebrado na próxima segunda-feira (25), vem para alertar a importância de atentar-se à saúde desses dois parceiros, que exercem uma função importante no organismo e que necessitam de cuidados para evitar doenças que são prejudiciais à vida.

Segundo o Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS), em 2021, 384 milhões de pessoas sofriam de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Já o índice de mortalidade chegava a três milhões óbitos por ano. Essa é a terceira causa de morte no mundo; 10 milhões de pessoas são infectadas por tuberculose anualmente e 1,6 milhão chega ao óbito, sendo a mais letal das doenças infecciosas; 1,76 milhão de pessoas morrem por ano devido ao câncer de pulmão – o mais mortal das neoplasias; o fumo passivo ocasiona aumento de doenças respiratórias. Desde 1964, cerca de 2,5 bilhões de não fumantes morrem por problemas causados por exposição indireta à fumaça do tabaco.

Esses são alguns dados das doenças que acometem os pulmões e que faz com que os especialistas acendam um alerta à sociedade para o cuidado com os órgãos.

Segundo o pneumologista da Hapvida NotreDame Intermédica, João Carlos Rodrigues Almeida, o maior agressor ao pulmão é o fumo. “Ele é causador de muitos males, principalmente as condições respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, além do temido câncer de pulmão”, informa. O médico sugere nunca começar a fumar e que quem já tem o vício deve procurar ajuda médica para poder contribuir para a cessação do tabagismo.

Além do cigarro, para proteger os pulmões, deve-se evitar a exposição aos poluentes do ar. Ainda segundo o FIRS, 4,2 milhões de pessoas vão a óbito anualmente por exposição à poluição atmosférica externa e 3,8 milhões morrem por exposição à fumaça de fogões à lenha, gás e poeira dentro de casa. “A poluição do ar é grande causador de doenças, principalmente naquelas pessoas que têm problemas vinculados a alergias, como a asma, a rinite e outras doenças. Portanto, o afastamento dessas substâncias alergênicas da poluição é muito importante. E para manter o ambiente sadio, em termos de ar, devemos manter a casa bem ventilada, porque o arejamento do ambiente dilui e diminui a concentração dos alergênicos”, orienta João Carlos Almeida.

Prevenção
Como prevenção, o pneumologista da Hapvida NotreDame Intermédica ressalta a vacinação. “Nós tivemos recentemente a pandemia da Covid-19 e a vacinação foi uma arma importante para que hoje tenhamos maior segurança. Mas também temos a vacinação contra a pneumonia, que é muito importante, principalmente nos pacientes mais idosos, mais sujeitos a infecções; e a imunização da gripe, a qual tem campanha todos os anos, e que, por sinal, ainda está vigente. Aproveito para incentivá-los a tomar a vacina da gripe, que é extremamente segura, testada há muitos anos, e que é disponibilizada anualmente pelo Ministério da Saúde”, diz.

O médico também alerta sobre a alimentação saudável. Segundo o especialista é necessário incluir nas refeições diárias verduras e frutas, além de ingerir bastante água que ajuda na lubrificação da mucosa. “Além disso, a prática da atividade física contribui para o treinamento dos pulmões e no fortalecimento da musculatura respiratória e do coração”, acrescenta.

Para finalizar, o médico alerta sobre o estresse. “O estresse na nossa vida contribui para as doenças e também para as doenças pulmonares. Então vamos combater o estresse. Busque momentos de relaxamento e harmonia, que contribuem muito para a nossa saúde”.

Sicoob Creditril arrecada sete toneladas de alimentos e ajuda nove instituições filantrópicas de Uberlândia-MG e região

0

Ação fez parte da campanha do Dia de Cooperar 2023 e mobilizou voluntários de Uberlândia, Prata-MG e Tupaciguara-MG

Depois de quase dois meses de campanha solidária, o Sicoob Creditril – Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda., com sede em Uberlândia-MG, contabilizou sete toneladas de alimentos arrecadados. A ação faz parte do Dia C – Dia de Cooperar 2023 e envolveu empregados, conselheiros, cooperados e comunidade em geral que, de forma voluntária, participaram do movimento.

Além das sete agências da cooperativa, em Uberlândia-MG, a campanha, que teve início em julho e finalizou em meados de setembro, também contemplou ações nas agências do Sicoob Creditril em Tupaciguara-MG e Prata-MG.

Ao todo, nove instituições foram beneficiadas, sendo quatro em Uberlândia (Cozinha Comunitária da Tia Cida, Casa Santa Gema, Centro Espírita Portal da Luz e a Igreja Internacional da Graça); quatro em Tupaciguara (Rotary Club, Paróquia Nossa Senhora da Abadia, Primeira Igreja Presbiteriana de Tupaciguara, Centro Espírita Amor e Fé e o Lions Clube de Tupaciguara), uma em Prata-MG (Casa Espírita Samaritano).

“Nós contabilizamos em torno de mais de 1.000 famílias beneficiadas pela nossa campanha, o que nos deixa muito felizes com essa ação solidária, que só foi bem-sucedida, devido ao espírito cooperativista de todos os voluntários envolvidos”, comenta o presidente do Sicoob Creditril, Charles Drake Guimarães Gonçalves.

Dia C
A campanha do Dia de Cooperar – Dia C é realizada anualmente, desde 2009, pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – Sistema Ocemg.

Em Uberlândia, o Sicoob Creditril sempre reforçou o movimento, participando de todas as edições. “Nós já realizamos várias ações voluntárias dentro do projeto Dia de Cooperar, contemplando dezenas de entidades e beneficiando milhares de pessoas, cumprindo, assim, um dos princípios cooperativistas que é a preocupação com a comunidade. Parabenizamos e agradecemos a todos que não mediram esforços para nos ajudar”, finaliza Charles Drake Guimarães Gonçalves.

Instituto Algar promove workshops gratuitos, online e com emissão de certificados sobre temas em alta no mercado de trabalho

0

O próximo ‘Bate-papo de Carreira’ acontece no dia 29 de setembro e outras edições já têm data para acontecer

Aqueles que buscam o primeiro emprego, desejam crescer profissionalmente ou mesmo visam mudar de carreira, têm a oportunidade de se preparar melhor para este momento, mantendo-se atualizado sobre assuntos em alta no mercado de trabalho, com o ‘Bate-Papo de Carreira’, promovido pelo Instituto Algar. Na iniciativa, são realizados encontros online, gratuitos e com emissão de certificados para tratar de diferentes assuntos do mundo profissional. O próximo encontro acontece no dia 29 (sexta-feira), das 14h às 17h, tendo como tema a maior rede social profissional que existe: o LinkedIn. Os encontros são abertos à comunidade e a inscrição para esta, e as próximas edições, já estão disponíveis pelo link.

As vagas para o ‘Bate-papo de Carreira’ são limitadas, e aqueles que desejam aproveitar a oportunidade para se capacitar, já podem se programar para participar de todos os encontros já marcados. Confira a programação completa:

LinkedIn na Prática: o guia para um perfil de sucesso
Data: 29 de setembro (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Formadora: Sabrina Tomaz – mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação, e Analista de Comunicação no Brain Inovação – Centro de Inovação em Negócios Digitais

Produtividade e Organização: aprenda a usar o tempo a seu favor
Data: 27 de outubro
Horário: 14h às 17h
Formadora: Auzean Lucena – pedagoga com MBA em Gestão de Pessoas e Analista Educacional na UniAlgar

Protagonismo e carreira: dicas para assumir o comando da vida profissional
Data:
 24 de novembro
Horário: 14h às 17h
Formadora: Thai Marques – publicitária, consultora de carreira e fundadora da Mil e Onze | Carreira Criativa.
Todos os eventos do ‘Bate-papo de Carreira’ são independentes e na hora da inscrição é possível selecionar quais deseja participar, sendo que não há limitação, e é possível garantir a vaga para todos os encontros.

SERVIÇO
Bate-papo de Carreira do Instituto Algar
Quando: 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro.
Horário: 14h às 17h
Inscrições: Através do link que também está disponível nos perfis do Instituto no Instagram e LinkedIn.

Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. /Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.
São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

LSH: palco de eventos corporativos e de uma hospedagem cinco estrelas

0

A produção de eventos, gradativamente, conquista o mercado profissional. Os ‘corporativos’, por exemplo, são fundamentais a fim de estimular a interação (alguns, com dinâmica em grupo) e, principalmente, o aprendizado, independente do segmento. O LSH By Own, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do RJ, sempre recebe os acontecimentos desse porte: congressos, palestras, workshops e outros.

Esse hotel cinco estrelas investe em uma agenda que contempla ações corporativas, sem esquecer das parcerias que a administração fecha com renomadas marcas e, também, com produtores culturais.

Vale ressaltar que o LSH disponibiliza seis salões, que por sinal, são puro glamour. A capacidade, no total, é para 560 (quinhentas e sessenta) pessoas. Além do mais, conta com uma hospedagem cinco estrelas. É um monumento de arquitetura moderna, com suas 125 (cento e vinte e cinco) acomodações, entre suítes e apartamentos, distribuídos em seus doze andares. E os quartos, de categorias mais altas, proporcionam uma belíssima vista para o mar, tudo o que o carioca ama e admira!

Serviço:

Rua Professor Coutinho Fróis, número 10, Barra da Tijuca

Site: LSH By OWN Hotel na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (ownhotels.com.br)

Vacina contra o sarampo salva vidas

0

Brasil caminha para manter a doença sob controle depois do surto de 2018

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, que é a causa mais comum de morte por sarampo na infância. Além disso, cerca de uma em cada dez crianças com sarampo desenvolvem uma otite aguda que pode resultar em perda auditiva permanente. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que, de 2000 a 2017, a vacinação contra o sarampo evitou cerca de 21,1 milhões de mortes, tornando a vacina um dos melhores investimentos em saúde pública. Conforme matéria publicada na Agência Brasil, pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a imunização conseguiu eliminar a doença não apenas do Brasil, mas em todo o continente americano, o que foi reconhecido pela Opas em 2016. À época, a organização lembrou que o sarampo chegou a matar 2,6 milhões de pessoas por ano no mundo antes da década de 1980. No entanto, há cinco anos, o Brasil teve um surto da doença, perdendo a certificação e o reconhecimento de “país livre do vírus do sarampo”. O ápice de casos confirmados aconteceu entre 2020 e 2021 que, somados, registraram 29 mil, conforme os dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 44 casos confirmados de sarampo, e, em 2023, ainda não há registros de diagnósticos.

Dr. Munir Akar Ayub – Foto divulgação

O infectologista Munir Akar acredita que o país caminha para controlar novamente o sarampo. “Houve um programa muito efetivo de vacinação de bloqueio nas regiões em que ocorreram os casos e, apesar de ainda discreta, houve um aumento na cobertura vacinal após o término da pandemia”, explica. No Brasil, a imunização contra o sarampo começou em 1967. Para o médico, com o retorno da doença em 2018, as pessoas demonstraram que desconhecem a gravidade dela. “Com a grande cobertura vacinal, a doença praticamente desapareceu. A população, atualmente, não convive com os doentes e, portanto, acha que não é mais problema. Como ainda existe sarampo em várias partes do mundo, o vírus pode ser reintroduzido em nosso meio através dos suscetíveis não vacinados que, hoje, são muitos”, alerta.

A mesada educa ou deseduca a criança e o adolescente?

0

A mesada é uma boa chance dada pelos pais aos filhos para que eles cuidem de uma pequena parcela do orçamento familiar. Existe a ideia de que a palavra finanças pertence somente ao vocabulário dos adultos, mas não é verdade. É necessário dialogar, explicar e debater com as crianças o motivo da mesada e como utilizá-la. É importante também falar sobre abrir mão de recompensas imediatas para conquistar algo que se deseja no futuro. Esse ponto costuma encontrar resistência dos adolescentes, que gostam de buscar o imediatismo. É fundamental abordá-los, estimulando-os ao controle de gastos e a criação de uma poupança (no banco ou em casa) para realizar sonhos maiores.

O motivo para dar ou não mesada deve ser claro, embasado na maturidade do adolescente e nas condições financeiras da família. Sendo um combinado, as regras da mesada precisam ser transparentes, como o valor e o dia do pagamento, pois a criança ou adolescente poderá fazer planejamentos de acordo com suas possibilidades. Isso pode gerar um importante aprendizado para a vida adulta.

Luciana Bassanesi – Foto divulgação

Em determinadas situações, a mesada pode ser prejudicial. Quer dizer, quando é usada para gratificar o bom comportamento, as boas notas da escola ou por realizar tarefas como não deixar brinquedos espalhados pela casa ou manter o próprio quarto organizado. Essas são responsabilidades básicas da criança, do adolescente que devem ser ensinadas desde cedo. Mas a mesada também pode atrapalhar o desenvolvimento do jovem quando se prolonga por bastante tempo. Luciana Bassanesi, educadora financeira, destaca que se a mesada for mal empregada pode virar uma armadilha para os filhos. “Sem um propósito claro e sem nossa direção, você pode estar alimentando impulsos e desvalores. A mesada não compra amor. Ela deve ser o reflexo de nossa responsabilidade em ensinar, em cada centavo, os princípios que queremos para os filhos”, ressalta.

 

Moda Anos 90/2000: Débora Máximo fala sobre a peça Jeans

0

Os anos 90 e 2000 já passaram, mas algumas coisas que marcaram essas duas décadas, ainda fazem sucesso e repercutem nos dias atuais. É o caso de músicas, sempre acessadas por milhares de internautas em canais do Youtube; novelas, assistidas via Internet, ou em reprises televisivas; desenhos e a moda. No quesito fashion, o assunto é o jeans, que, cada vez mais, ganha forças.

Sobre essa peça, Debora Maximo explica que o próximo verão trará um modelo que, por sinal, é nada típico para o público feminino e que até, se tornará polêmico em alguns lugares. A Criadora de Conteúdo cita a ‘bermuda’, com comprimento próximo ao joelho, modelagem largas e uma silhueta evasê. “Pode ser usada com blazer e scarpin, o que compõe muito bem o street style”.

Com o street style (em português, estilo de rua), há o crescimento das composições com calça reta e a continuidade dos estilos cargos, com cintura média e baixa. Quanto ao Jeans, é importante ressaltar que para os looks de 2024, irá combinar com roupas coloridas. E para essa nova temporada, as cores verde e laranja virarão destaques.

Máximo fala, ainda, que existe uma proposta para a volta da calça capri, que é mais justa ao corpo e termina logo abaixo dos joelhos. “Não chega a ter o cumprimento de uma calça e nem de uma bermuda. Combina com suéteres, jaquetas, regatas, tem de todos os tamanhos e cores, sem esquecer de que o cós elevado valoriza a cintura e a silhueta corporal”, acrescenta.

O retorno da modelagem da calça skinny. “Sou apaixonada pela modelagem reta, que continuará em 2024. É perfeita para as mulheres altas e que gostam de valorizar as longas pernas. Para as baixinhas, também funciona, pois esse modelo lhes dá uma ‘percepção de altura maior’. E digo que quem tem quadril largo e quer disfarçar, pode apostar nessa modelagem. Fica 10!”, finaliza.

Gabriel Fuentes e as dicas para ter engajamento nas redes sociais

0

  As redes sociais, cada vez mais, estão em alta. Milhares de assuntos são compartilhados, diariamente, em vários segmentos: moda, entretenimento, beleza, saúde, educativos e outros. Mas, muito mais que publicar algo e “ganhar curtidas”, esses conteúdos precisam repercutir perante à sociedade, portanto, causar o que se chama engajamento, um alto número de alcance.

  É por esse motivo que, antes mesmo de se criar qualquer publicação, é necessário que a pessoa, após criar um perfil, estude, a fim de se informar e depois, correr atrás de seu público alvo. Em páginas de viagens, por exemplo, o foco é levado à sugestões para passeios e dentro de cada lugar indicado, apresentar sua programação cultural, atrações, os principais restaurantes, museus, etc.

  Quanto à monitoração das redes, Gabriel Fuentes diz: “Não basta, apenas, postar o que a gente quer e sim, o que os nossos seguidores esperam de nós. Em meu insta, disponível em @fuentes, estou, sempre, mostrando de tudo um pouco, afinal, sou um ator que ama cozinhar, viajar, meditar, exercitar”, explica Fuentes, que já se prepara para um novo trabalho.

  Gabriel finaliza: “Existem inúmeras temáticas, todavia, a escolha é de acordo com cada um. O importante é acreditar no sucesso e lutar por ele. Isso, sem dúvidas, é o principal na história”.

Aulões de Flow e Funcional integram as ações “Setembro Wellness” no Uberlândia Shopping

0

Para participar basta fazer a inscrição no site www.uberlandiashopping.com.br e doar um brinquedo novo ou usado. 

O Uberlândia Shopping convida a população para participar de dois aulões gratuitos de Flow e Funcional que acontecerão sábado (23/9), em uma estrutura no deck, em frente à Academia Personal & Cia do empreendimento. A ação faz parte da programação “Setembro Wellness”.

Das 8h30 às 9h30, haverá aula de Flow, que consiste em um movimento que visa expandir o equilíbrio, consciência corporal, força, além de desenvolver a coordenação motora, reduzir os níveis de estresse e trazer mais relaxamento ao corpo a partir de técnicas de dança.

Das 9h30 às 10h30 a aula será de Funcional, que consiste em um grupo de exercícios dinâmicos e que trabalha diversos músculos do corpo ao mesmo tempo.  Esse tipo de treino utiliza o peso do próprio corpo para realizar as atividades. Os exercícios trabalham o corpo, a concentração e até a mente. Em um único treino, é trabalhado a força, a resistência muscular e cardiorrespiratória, a potência, o equilíbrio e o alongamento.

Inscrições
Para participar dessas atividades no Deck basta fazer a inscrição pelo site do Uberlândia Shopping e, no dia do evento, fazer a doação de um brinquedo em bom estado de conservação ou novo.

Serviço:
Aulas com profissionais da Academia Personal & Cia
Data: 23/09/23
Horário: 8h30 às 9h30 (Flow)
Das 9h30 às 10h30 (Funcional)
Local: Deck Piso 2 – Em frente Personal & Cia
Gratuito.

Gabarito Educação estará presente na 11ª edição do Festival Timbre

0

O Festival Timbre, um dos eventos mais significativos da cena musical independente de Minas Gerais, contará novamente com o patrocínio cultural do Gabarito Educação, reforçando um de seus propósitos que também é promover o aprimoramento da educação e o estímulo à cultura.

O evento está sendo realizado nos próximos dias 23 e 24, no Teatro Municipal de Uberlândia. Em 2023, o tema central do festival é a “empatia”, promovendo a ideia de que se reconhecer no outro é um passo essencial para construir relações mais empáticas e significativas.

Os destaques da edição deste ano incluem apresentações de artistas renomados como BaianaSystem, Criolo, Maria Gadú, Gilsons e Urias no sábado e Armandinho, Mariana Aydar, Chico César e Johnny Hooker no domingo.

O Gabarito Educação, em sua busca contínua por apoiar iniciativas culturais e educacionais em suas regiões de atuação, reforça a parceria com o Festival Timbre, como patrocinador. Acreditando que a educação é interdisciplinar e multidisciplinar, a empresa busca apoiar ações que fomentem a reflexão sobre o papel da educação na transformação da sociedade, especialmente quando aliada à cultura e à arte.

Além do patrocínio, o Gabarito oferecerá ao público do Festival Timbre um stand com “Túnel Infinito”, uma estrutura que funciona como uma moldura para fotos de corpo inteiro, com efeitos de iluminação, que proporcionam uma experiência imersiva e instagramável. “Estamos muito felizes com mais um ano de participação no Festival. Para nós é uma forma de fomentarmos a interseção entre educação, cultura e arte, permitindo que todos mergulhem na criatividade e diversidade cultural que o festival representa. Estamos na expectativa para uma movimentação no nosso estande e esperamos ver as fotos incríveis que serão tiradas neste espaço especial!”, diz Patrícia Cunha, Gestora de Marketing do Gabarito Educação.

Patrícia ressalta, ainda, que a instituição está intensificando sua presença em eventos e espaços artísticos, com o propósito de enriquecer a vida cultural das regiões onde atuamos e principalmente, estimular vivências que promovam a reflexão e ampliação do repertório cultural dos nossos estudantes e sociedade.” diz a gestora.

Os ingressos para o Festival Timbre 2023 estão disponíveis no site do evento, com opções de ingressos inteira, solidária e meia entrada. Para mais informações sobre o festival, acesse https://festivaltimbre.com.br/.