terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 309

Festival Reconexão Africanidades celebra a pluralidade da cultura afro-brasileira e do samba como expressão identitária do país

0

Primeira ação da edição 2025 fará parte da programação do carnaval de Belo Horizonte

A 2ª edição do Festival Reconexão Africanidades retorna em 2025 com uma programação robusta, destacando o tema “Eu Sou o Samba”, uma homenagem à cultura afro-brasileira e ao samba como patrimônio imaterial da humanidade. O evento busca fortalecer a identidade nacional e destacar ações que ocorrerão ao longo do ano. Em fevereiro, haverá atividades iniciais, seguidas por uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura no dia 21 de março, data instituída como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Lei nº 11.645. Em maio, as atividades serão realizadas em Belo Horizonte e Congonhas, enquanto em setembro ocorrerão em Belo Horizonte e, em novembro, em Congonhas.

Em parceria com a Funarte MG, a primeira ação do festival acontecerá no dia 23 de fevereiro, integrando a programação do carnaval de Belo Horizonte. Das 15h às 21h, acontece o “Galpão do Samba – Reconexão Africanidades 2025” que vai reunir grandes nomes da cena musical em um palco compartilhado. Entre as atrações confirmadas estão Fran Januário, Adriana Araújo, Tom Nascimento, além do convidado especial do carnaval carioca, o músico Maicon Zuri, que se apresentará ao lado do violonista Rodrigo Chaves e uma trupe de partido-alto, representando a efervescente cena musical de Belo Horizonte.

O Reconexão Africanidades foi desenvolvido pela NoTom Produções Artísticas, dirigido pela produtora, socióloga e mestre em Ciências Sociais pela PUC/Minas, Regina Moura. Pesquisadora no campo das políticas públicas para cultura, iniciou sua carreira profissional na área em 2001. Em sua trajetória trabalhou com artistas e grupos reconhecidos na cena cultural como Mimulus Cia de Dança, Grupo de Dança Primeiro Ato da diretora Suely Machado, onde ficou por 11 anos. Também produziu eventos e espetáculos do músico Lula Ribeiro, Marcos Catarina, Cia Café com Dança, da artista plástica Ana Bouissou, do cineasta César Rafael, entre outros.

A programação completa está disponível no site do Sympla. Os ingressos custam R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia-entrada). Há também a opção de ingresso social destinado a projetos artísticos sociais das periferias de Belo Horizonte. A capacidade é limitada a 250 lugares.

O Festival Reconexão Africanidades conta com o patrocínio da CSN e o apoio cultural da Funarte MG e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Artistas e programação

Tom Nascimento

Horário: 15:30hs às 16:30hs

Natural de Belo Horizonte e criado em Santa Luzia, Tom Nascimento tem uma carreira de 28 anos na música como cantor, instrumentista, intérprete e compositor. Influenciado pela música popular brasileira e pelas sonoridades africanas, ele combina soul, reggae, rock e samba, criando um estilo único que define como “Afro-Pop à mineira”. Entre 2004 e 2006, foi vocalista do grupo Berimbrown, participando de discos e turnês internacionais pela Alemanha, Áustria e Suíça. Sua trajetória inclui colaborações com artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Melodia e Sandra de Sá. Tom Nascimento Cantor, compositor e pesquisador de Cultura Afro Brasileira, partilha da arte como ferramenta de transformação, formação e sensibilização na direção do bem comum.

 

Maicon Zuri e Banda

Horário: 17hs às 18hs

Nascido em Mendes (RJ) e descendente de angolanos, Maicon José Pereira, conhecido artisticamente como Maicon Zuri, carrega no nome e na música a força de sua ancestralidade. Criado em uma família musical e envolvido no universo do samba desde cedo, iniciou sua trajetória no grupo Arte-Manha, abrindo shows para grandes nomes como Raça Negra e Só Dá Samba. Posteriormente, tornou-se vocalista do Novidade do Samba, consolidando seu nome na cena musical de cidades próximas ao Rio de Janeiro.

Inspirado por Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, mas principalmente por seu pai e tios, Zuri se destaca pelo repertório autêntico e pela interpretação carregada de identidade. Participa do Festival ao lado do violonista Rodrigo Chaves.

A banda, composta por Rogério Delayon, Rogério de Almeida (Sam), Rafael Garrafão e Bruno Tadeu, acompanha Maicon Zuri. Rogério Delayon é multi-instrumentista, arranjador, engenheiro de som e produtor musical, tendo acompanhado artistas como Zeca Baleiro, Beto Guedes, Vander Lee, Sandy & Júnior e Flávio Venturini. É proprietário do Estúdio Toca do Leão. Sam é um dos grandes nomes da percussão na MPB e no samba, com mais de 20 anos no grupo Copo Lagoinha. Tocou ao lado de Nelson Sargento, Monarco, João Nogueira e Velha Guarda da Mangueira. Rafael Garrafão, influenciado pelo pai, construiu sua carreira acompanhando nomes como Toninho Geraes, Délcio Luiz, Salgadinho, Netinho de Paula e Xande de Pilares. Bruno Tadeu, autodidata, desenvolveu um estilo próprio de percussão, o que o levou a trabalhar com Ricardo Barrão, Fabinho do Terreiro, Toninho Geraes, Chrigor, Boka Loka e Dudu Nobre.

 

Adriana Araújo

Horário: 18:30hs às 19:30hs

Uma das vozes mais marcantes do samba mineiro, Adriana Araújo traz ao palco do Festival sua autenticidade e emoção no show “Minha Verdade”, um mergulho em suas raízes, experiências e paixões. Com canções de seu álbum homônimo, ela promete uma apresentação intensa e envolvente, celebrando a diversidade do samba e sua conexão com a música preta brasileira. Além de interpretar suas composições autorais, a artista presta tributo aos grandes mestres do gênero, conduzindo o público por uma viagem entre o samba de raiz e o samba-canção, conectando ritmos e histórias que refletem a essência da música preta brasileira.

 

Fran Januário

Horário: 20hs às 21hs

O Samba da Januário é uma expressão autêntica do samba mineiro, liderado por Fran Januário, cantora, compositora e educadora musical. Mulher preta e periférica, Fran tem conquistado espaço no circuito do samba em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ampliando seu alcance para além das fronteiras brasileiras, com passagem pela França em 2018. O projeto já contou com a participação de grandes nomes da MPB, como Dona Eliza, Sérgio Pererê e Waltinho Sete Cordas.

O coletivo é formado por Fran Januário (voz), Acauã Ranne (contrabaixo), Almin Bah (bateria), Betinho Moreno (violão sete cordas), Davidson Inácio (percussão), Kellsen Cruz (percussão), Leonardo Brasilino (trombone) e Pablo Dias (cavaquinho). O Samba da Januário é um coletivo que une arte e educação e tem uma trajetória consolidada e compromisso com a autenticidade. O espetáculo celebra a ancestralidade envolvendo o público em uma atmosfera vibrante e genuína.

 

Serviço:

Data: 23 de fevereiro de 2025

Local: Funarte MG – Rua Januária 68, Centro

Belo Horizonte

Horário: 15hs às 21hs [abertura do portão às 15hs]

 

Ficha técnica:

Direção geral e de produção: Regina Moura da NoTom Produções Artísticas

Produtora executiva: Maria Clara Moura

Gestão de redes e social media: Diego Alves e Verônica Vieira

Gestão de tráfego: Lucas Moura da Logus Incentivos Fiscais

Comunicação e identidade visual: Reciclo Comunicação

Assessoria de imprensa: Infinita Comunicação

Gestão financeira: Carolina Silva

CarnaJângal 2025: A Folia já começa no Jângal

0

O Jângal, um dos bares mais icônicos de Belo Horizonte, está pronto para dar início à sua animada programação de Carnaval com o CarnaJângal 2025. As festividades começam neste sábado com o Bloco da Cinara e Pátricia Lins, prometendo agitar a cidade e preparar os foliões para a temporada de Carnaval. Esquenta de Carnaval: o Jângal se transforma no ponto de encontro ideal para quem quer entrar no clima de Carnaval. Todos os sábados até o Carnaval, os foliões poderão desfrutar de esquentas animados, com muita música e diversão, criando a atmosfera perfeita para a maior festa do ano.

Programação de Carnaval:
Durante o Carnaval, o Jângal oferecerá uma programação repleta de atrações imperdíveis. Com uma seleção diversificada de artistas, incluindo DJ Luiz Araujo, Bloco do Rafa, DJ Humberto Bonaldi, Bloco do Ivan Nunes, Rayra Miranda, DJ Kriok, Bloco Jangalove, As Ordinárias, DJ Fê Lins, e Forrozada Jangalover, o CarnaJângal 2025 promete ser uma experiência inesquecível.Os eventos são projetados para atender a todos os gostos musicais, garantindo que cada noite seja única e memorável. Com um ambiente seguro e acolhedor, o Jângal se consolida como um dos principais destinos de entretenimento da cidade durante o Carnaval. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o Sympla ou entre em contato com o Jângal pelo telefone (31) 99801-5182.

Sobre o Jângal:
Desde 2013, o Jângal tem sido um ponto de referência em Belo Horizonte para aqueles que buscam boa música, gastronomia de qualidade e um ambiente vibrante. Com uma programação diversificada e um compromisso com a inovação, o Jângal continua a ser referência no cenário noturno da cidade.
https://www.instagram.com/jangalbh/
R. Outono, 523 – Cruzeiro
(31) 3653-8947

Sandy Mel participa da Tardezinha das Amigas em BH

0

No último domingo (2), Sandy Mel participou da Tardezinha das Amigas, evento realizado no AquaBeat em Belo Horizonte. Durante a tarde, Sandy se apresentou ao lado de Sophia, do canal Família Sophia, e sua equipe. O evento contou com shows e momentos de interação entre as artistas e seus fãs.

A Tardezinha das Amigas reuniu diversas famílias, com o apoio das equipes OnTop Digital e Caboge Produções. A cantora teen Sandy Mel se mostrou emocionada com a experiência e afirmou: “Foi incrível estar ao lado dessas mulheres tão talentosas e poder dividir esse momento com meus fãs. A energia da galera foi maravilhosa e me senti muito acolhida.”

Agradecimentos foram feitos a todos os envolvidos na realização do evento e aos fãs que marcaram presença. O evento foi uma oportunidade única para os seguidores das artistas, que puderam vivenciar uma tarde de proximidade e entretenimento.

CarnaKrug leva cervejas premiadas e os melhores blocos de BH pra praça JK

0

O CarnaKrug está de volta. A tradicional cervejaria mineira vai reunir os blocos mais queridos de BH na Praça JK, no coração do bairro Sion, com vista pra Serra do Curral. Será na sábado, dia 15 de fevereiro, das 14 as 22h, e os ingressos com entrada gratuita já estão disponíveis no Sympla. No palco, Chama o Síndico, com seu repertório que apresenta as melhores de Tim Maia e Jorge Ben, e Beiço do Wando e sua homenagem ao cantor romântico que marcou época com seu Iá Iá e Iô Iô. Tem ainda o Quintal do Índio, banda que traz suas brasilidades, passando por samba, bossa nova, MPB, mas com uma pegada de carnaval. Nos intervalos, Dj DH agita a festa.

As melhores cervejas da Krug estarão no tapping da festa, com chopes premiados que marcaram a história da cervejaria. A Krug mais uma vez aposta no carnaval de Belo Horizonte, que não para de crescer e atrai turistas de todo o Brasil. Será montada uma mega estrutura com bares, praça de alimentação e banheiros para os foliões curtirem a festa com conforto e segurança.

CarnaKrug
Sábado, 15 de Fevereiro, 14 as 22h – com entrada gratuita até a 15:30h
Praça JK no Sion
Informações: @carnakrugbh
Whatsapp: 31 98341-5692
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/carna-krug-2025/2817736

Abrasel promove eventos estratégicos para o setor de alimentação fora do lar em Uberlândia

0

Eventos gratuitos e voltados a empresários, gestores e profissionais do segmento em busca de conhecimento.

 A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel- Triângulo Mineiro) promove, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, uma série de eventos voltados para o aprimoramento da gestão e o fortalecimento do setor de alimentação fora do lar em Uberlândia. Com uma programação diversificada, os encontros acontecerão na sede da Abrasel, no Mercado Municipal, reunindo empresários, gestores e profissionais do segmento em busca de conhecimento.

O primeiro evento será o Workshop Sabores do Sucesso, no dia 17 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, com o tema “Fundamentos para uma Gestão Operacional Eficiente”. O encontro contará com a presença de especialistas renomados, como o CEO da Oliva Consultoria Gastronômica, o advogado trabalhista empresarial Frederico Sousa, o advogado especialista em direito tributário Pedro Vieira, além do Fábio Bertolucci, presidente da Abrasel no Triângulo Mineiro, que destaca a importância de iniciativas como essa para o setor. “Queremos oferecer conteúdo prático que ajude os empresários a enfrentar os desafios do dia a dia, desde a gestão operacional até questões jurídicas e tributárias. O objetivo é contribuir para a profissionalização do setor e o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Fábio.

Na terça-feira, 18 de fevereiro, das 8h às 10h30, será realizado o Workshop Pescados, voltado para quem deseja conhecer mais sobre o mercado de frutos do mar e diversificar o cardápio de seus estabelecimentos. Os participantes terão a oportunidade de explorar o mix de pescados da Dellys, participar de uma degustação exclusiva e concorrer a brindes especiais, em um ambiente propício para troca de experiências e aprendizado sobre novos produtos.

Encerrando a programação, na quarta-feira, dia 19 de fevereiro, a partir das 18h30, acontece o tradicional Encontro Mensal da Abrasel, um espaço dedicado à conexão, networking e troca de experiências entre os profissionais do setor. O tema desta edição será “Os Desafios na Contratação e Gestão de Pessoas”, um tópico essencial para o sucesso dos negócios. O debate contará com a participação de Jaqueline Prado, perita em perfil comportamental e desenvolvimento humano; Thiago Prado, estrategista empresarial do Sebrae e da Fiemg; e Renato Marcel, proprietário da Chickenria e analista comportamental, que irão compartilhar informações sobre gestão de equipes, desenvolvimento de talentos e estratégias para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Diversidade de métodos de parto: conheça as principais abordagens e o que dizem os especialistas

0

O parto é um momento único na vida de muitas mulheres e famílias, e hoje existem diversos métodos disponíveis para trazer uma criança ao mundo. Cada opção tem suas particularidades, indicadas para diferentes situações e preferências. Dados de 2010 a 2020 mostram que, dos mais de 31 milhões de partos registrados no Brasil, aproximadamente 55% foram cesáreas, revelando uma tendência de declínio nos partos vaginais. Apenas no Nordeste houve predomínio de partos vaginais entre 2010 e 2013, mas, a partir de 2018, as cesáreas superaram, alinhando-se ao cenário das demais regiões.

Estudos apontam que fatores como idade gestacional, idade da mãe, número de consultas de pré-natal, poder aquisitivo, escolaridade e segurança conjugal influenciam significativamente na escolha do tipo de parto. Essa realidade levanta discussões sobre as práticas obstétricas no país e a necessidade de ampliar o acesso a informações e opções seguras para as gestantes. Para entender melhor essas escolhas, a obstetra Cynthia Bibiano, do Hospital Mater Dei Santa Clara, esclarece sobre os tipos de parto, seus benefícios e desafios.

Parto Normal:
O parto normal é caracterizado por respeitar o ritmo natural do corpo da gestante, podendo ocorrer com ou sem intervenções médicas, como o uso de anestesia peridural. Recomendado pela OMS como a primeira opção para gestações de baixo risco, ele é realizado em hospitais com acompanhamento de uma equipe médica que monitora a saúde da mãe e do bebê. Segundo a Dra. Cynthia, “o parto normal prepara o bebê para a vida fora do útero. É como se ele fosse avisado que vai precisar respirar sozinho, então a transição é mais tranquila”. Além disso, a médica ressalta que “a morbidade materna – a chance de consequências ruins para a saúde da mulher – é muito menor no parto normal”, destacando sua segurança e benefícios quando indicado.

Cesárea:
A cesárea é um procedimento cirúrgico no qual o bebê é retirado através de uma incisão no abdômen e no útero. A Dra. Cynthia explica que ela é recomendada em situações de risco iminente para a mãe ou o bebê, como em casos de placenta prévia (quando a placenta cobre o colo do útero) ou quando o bebê está em posição pélvica e a equipe não tem experiência para conduzir esse tipo de parto. “Precisamos partir para a via mais rápida quando há risco”, afirma. No Brasil, a taxa de cesáreas é uma das mais altas do mundo, segundo o Ministério da Saúde.

Parto Humanizado
O parto humanizado prioriza o bem-estar físico e emocional da gestante, respeitando suas escolhas e autonomia. Pode ocorrer em hospitais, casas de parto ou domicílios, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas ou médicos. “Um parto humanizado é centrado na mãe. É o que todos os partos deveriam ser”, diz a obstetra. Ela destaca que o principal benefício é a mulher ter uma experiência positiva, apesar da dor e do medo. “O desafio é informar a mãe, os acompanhantes e a equipe sobre a importância de deixar a mulher ser a protagonista desse momento. Nosso país ainda tem muito a evoluir nesse sentido”.

A escolha do método de parto deve ser baseada em informações claras e no diálogo entre a gestante e os profissionais de saúde. A Dra. Cynthia enfatiza que “a equipe faz toda a diferença. Um hospital adequado e acompanhantes que apoiem a decisão da mulher são fundamentais”. Ela também salienta a importância de desmistificar crenças, como a ideia de que bebês com cordão umbilical enrolado no pescoço não podem nascer de parto normal. “Podem sim! Os bebês dão cambalhotas dentro da barriga, se enrolam todos, e isso não costuma atrapalhar o parto”.

A médica ainda faz um alerta: “No nosso país, existe a cultura da cesárea. Normalizou-se agendar o parto, sem deixar a mulher ter a chance de tentar. Isso não ocorre nos países desenvolvidos. Antes de estudar, eu achava que o normal era fazer cesárea. Precisamos mudar isso!”.

Diego & Victor Hugo se preparam para lançar novo hit romântico

0

“Tubarões” faz parte do “Ao Vivo em Uberlândia” e chega em todas as plataformas de áudio nesta quinta-feira, 13, às 21h

Diego & Victor Hugo chegam com tudo no primeiro lançamento do projeto “Ao Vivo em Uberlândia” – e pode apostar que vem hit por aí! A dupla, que já virou referência quando o assunto é sofrência e modão romântico, lança nesta quinta-feira, 13, às 21h, a inédita “Tubarões” em todas as plataformas de áudio, junto do seu videoclipe no YouTube.

Com uma pegada forte de superação e independência emocional, a faixa é para quem já deixou o passado para trás e não deve explicação para ninguém. A metáfora dos tubarões simboliza os desafios enfrentados sozinho, sem ajuda de quem partiu. O tom é direto, intenso e cheio de atitude, trazendo aquele misto de ressentimento e empoderamento que só um bom modão pode entregar.

Estamos animados demais com esse lançamento! Temos certeza que muita gente vai se identificar com a letra. A moda tá boa, preparem os corações!”, comenta Diego. Já Victor Hugo completa: “Apostamos demais nessa faixa! Quando ela chegou pra gente, nos identificamos de cara. Tenho certeza que vocês vão curtir demais – e isso é só o começo desse projeto incrível. Se preparem que vem muita coisa boa por aí!”

O DVD “Diego & Victor Hugo – Ao Vivo em Uberlândia” foi gravado na cidade que marcou o início da trajetória da dupla e traz 18 faixas inéditas, escolhidas a dedo. A noite foi histórica e contou com uma produção de peso: Eduardo Pepato assina a direção musical, enquanto Fernando Trevisan “Catatau” comanda a direção de vídeo.

Uberlândia tem saldo de empregos negativo em todos os setores

0

Análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, utilizando os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, mostra que Minas Gerais registrou saldo negativo de empregos no mês de dezembro.

O comércio teve a menor redução na taxa de emprego no estado em comparação com os demais setores produtivos: 0,30% com -3388 postos de trabalho. Comércio e serviços, representados pela Fecomércio MG, possuem 6 em cada 10 carteiras assinadas em Minas Gerais com mais de 3,2 milhões de pessoas empregadas.

Houve uma redução de -68.617 postos de trabalho no estado em dezembro, resultado de 158.611 admissões e 227.228 desligamentos, aumento de 11,7% em relação ao mês de novembro. Minas Gerais contava com 4,9 milhões de carteiras de trabalho ativas em dezembro passado, 139.503 a mais do que o registrado em dezembro de 2023.

O município de Uberlândia respondeu por 9.044 das novas contratações e 12.220 das demissões em Minas Gerais. O comércio registrou oscilação negativa no saldo de empregos em dezembro, com -661 postos de trabalho, assim como os serviços com -1874 postos de trabalho. Todos os setores pesquisados: agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços apresentaram saldo negativo de emprego no último mês do ano em Uberlândia.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “no mês de dezembro, é possível notar uma retração no mercado de trabalho, resultado de diversos fatores econômicos, tanto sazonais quanto estruturais. Essa queda no número de vagas, especialmente nos setores de comércio e serviços, ocorre porque estes setores costumam contratar maior parcela de trabalhadores temporários. O fim dessas contratações, características no final de ano, acarreta um aumento nas demissões. Outros setores, como a agropecuária, também sentem o impacto da sazonalidade do término das safras. A construção civil, por sua vez, enfrenta interrupções devido ao período de chuvas e a indústria sofre com a desaceleração da atividade industrial”.

Acrescido a isso o aumento das taxas de juros (13,25% a.a) e a inflação a 4,56% no acumulado de 12 meses, ocasionando perda do poder de compra das famílias e dificultando o acesso ao crédito para o consumidor e para o empresário. Esses fatores combinados impactam a economia e por consequência o mercado de trabalho”, explica Gonçalves.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade.  Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio.  Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Telemedicina: a revolução no acesso à saúde para empresas e colaboradores

0

RITA + SAÚDE é a nova aposta da CDL para democratizar o acesso à saúde com tecnologia e baixo custo.

Telemedicina: a revolução no acesso à saúde para empresas e colaboradores
RITA + SAÚDE é a nova aposta da CDL para democratizar o acesso à saúde com tecnologia e baixo custo.

A telemedicina tem revolucionado a forma como acessamos os serviços de saúde no Brasil e no mundo.

Regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da Lei 14.510/22, a modalidade de atendimento remoto salvou milhares de vidas durante a pandemia e, desde então, consolidou-se como uma alternativa de atendimento acessível, segura e eficaz.

Estima-se que, em nível global, o setor alcance US$ 857 bilhões até 2030, registrando um crescimento anual de 18,8%. No Brasil, a projeção indica que o mercado chegará a US$ 4,9 bilhões até 2029, com uma taxa média de crescimento anual de 9,1%.

O modelo democratizou o acesso ao sistema de saúde e impulsionou a cultura da medicina preventiva, já que a possibilidade de consultas remotas facilita o acompanhamento de doenças crônicas e reduz o risco de complicações mais graves.

As vantagens são diversas:
Para os profissionais de saúde, a modalidade virtual reduz custos com infraestrutura física, diminui a sobrecarga de trabalho, otimiza a agenda de atendimento e muito mais.

Para os pacientes, o atendimento pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar, sem filas de espera, burocracia ou perda da essência humanizada da consulta.

Para as empresas, a telemedicina representa uma oportunidade de oferecer planos de saúde mais acessíveis, além de otimizar os horários de consulta, minimizando impactos na jornada de trabalho.

 CDL fecha nova parceria em saúde digital
Para apoiar as empresas que buscam um benefício médico acessível e de ampla cobertura, a CDL acaba de lançar RITA + SAÚDE.

Por apenas R$ 45,99 mensais, cada membro de sua equipe tem direito a teleconsultas ilimitadas e 24 horas por dia com médicos e enfermeiros totalmente dedicados, além de medicamentos, exames e consultas com até 75% de desconto.

“Investir nessa inovação é um passo estratégico para empresas que desejam manter suas equipes mais saudáveis e motivadas. Além de garantir maior praticidade aos funcionários e reduzir a necessidade de deslocamentos desnecessários, a digitalização do atendimento contribui para um melhor controle dos custos operacionais, tornando o investimento mais sustentável para as empresas”, destacou Renata Barbosa, gerente de soluções e negócios.

A solução é fruto de uma parceria entre a CDL e o Grupo Sabin, que atua há 40 anos como um dos maiores players no setor de medicina diagnóstica do país.

A superintendente da CDL, Lécia Queiroz, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma série de ações da entidade para promover a cultura da inovação entre as empresas associadas. “Estamos buscando cada vez mais soluções e parcerias que possam impulsionar a transformação digital e aumentar o potencial competitivo dos nossos negócios”, afirmou a executiva.

Em dezembro de 2024, a CDL assinou juntamente com outras instituições, entidades, empresas e startups, o “Pacto pela Inovação”, que reúne representantes do ecossistema de inovação local para articular projetos transformadores em Uberlândia.

STF invalida lei de Uberlândia que vedava linguagem neutra nas escolas

0

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, declarou inconstitucional parte de uma Lei de Uberlândia (MG), que vedava o uso de linguagem neutra e dialeto não binário na grade curricular e no material didático de escolas públicas ou particulares daquele município.

O tema posto em julgamento não é novidade, tendo, inclusive, a Ministra Relatora, citado em seu voto diversos precedentes, em Medidas Cautelares, que determinaram a suspensão da vedação da inclusão de linguagem neutra no currículo escolar de outras localidades, a saber: Navegantes/SC, Estado do Amazonas, Águas Lindas de Goiás/GO, Rondonópolis/MT e do Estado de Rondônia.

As legislações municipais e estaduais citadas retratam uma preocupação de brasileiros, representados por seus legisladores, com o correto ensino da língua portuguesa no material didático das escolas. Ocorre que há uma hierarquia legal e competências legislativas dispostas em nossa Constituição Federal que devem ser observadas e respeitadas.

A legislação municipal de Uberlândia ao proibir o uso da linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas e/ou privadas usurpou competência da União sobre as diretrizes e base educacional de acordo com o artigo 22, XXIV da CF/88.

“Art. 22 – Compete privativamente à União legislar sobre; (…)

XXIV diretrizes e base da educação nacional;”

Portanto, a meu ver, não restam dúvidas quanto a assertividade jurídica do Plenário do STF ao decidir pela inconstitucionalidade da legislação do município de Uberlândia.

Lado outro, quanto as demais conclusões do voto, em dizer que “a proibição do uso da denominada linguagem neutra desatende a garantia da liberdade de expressão, manifestada pela proibição de censura (inc. IX do art. 5º da Constituição), a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer ou quaisquer outras formas de discriminação …” não parece razoável.

Dizer que utilização de linguagem neutra – não agasalhado pelas regras da ortografia e gramática – em material didático escolar, afronta a liberdade de expressão, com todo respeito, é uma interpretação retirada a fórceps.

A prevalecer o contorcionismo interpretativo, sequer a União poderia legislar sobre a matéria, pois se assim o fizesse estaria confrontando os direitos e garantias individuais. Não se trata de liberdade de expressão, mas de material didático escolar, ou seja, material de ensino aos alunos, inclusive sobre a língua portuguesa, que não mudou.

O fato do indivíduo poder utilizar da linguagem neutra em seu “dia a dia” não altera o ensinamento correto da nossa língua. Ao dar guarida a esta interpretação, alunos poderão cometer erros ortográficos e gramaticais, as escusas da liberdade de expressão.

Acolher este entendimento, data vênia, absurdo, se porventura um aluno escrevesse em uma prova “nois vai” ou “a gente fomos” não poderia ser corrigido, pois estar-se-ia afrontando a liberdade de expressão, o que não coaduna com os ditames Constitucionais.

Como dito, entendo acertada a decisão no que tange a competência legislativa, mas os demais argumentos fogem da razoabilidade.

Tenho dito!!!

Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitárioSTF invalida lei de Uberlândia que vedava linguagem neutra nas escolas