terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 305

Breno & Bernardo gravam DVD histórico esta semana com grandes nomes do sertanejo

0

“B&Bendo por Aí…” contará com participações de João Neto & Frederico, Bruno & Denner, Iguinho & Lulinha e Thauane

A dupla capixaba Breno e Bernardo, conhecida pelo hit contagiante “Obrigado pela propaganda“, está pronta para dar mais um passo importante na carreira. Nesta quarta-feira (19), eles gravam a quarta edição do DVD “B&Bendo Por Aí…”, um projeto que já se tornou um marco na trajetória da dupla.

O palco escolhido para sediar esse momento especial foi o Medellin, em Goiânia, uma casa de shows renomada que promete proporcionar uma atmosfera única para a gravação. A noite será de muita música e emoção, com um repertório que mesclará quatro canções inéditas e regravações surpreendentes, escolhidas a dedo pelos artistas.

“B&Bendo Por Aí…” se destaca pelo formato intimista, que permite a Breno e Bernardo mostrarem a sua versatilidade musical. Durante horas, eles se entregam à interpretação de músicas que marcaram suas vidas e influenciaram a sua trajetória, criando uma conexão especial com o público.

Para celebrar esse momento único, a dupla convidou participações especiais de peso, que abrilhantarão ainda mais o DVD. João Neto & FredericoBruno e DennerIguinho e Lulinha e Thauane são os nomes confirmados que dividirão o palco com Breno e Bernardo.

A expectativa para o lançamento de “Bebendo Por Aí…” é alta, e os fãs da dupla já aguardam ansiosamente para conferir o resultado desse projeto especial, que promete consolidar ainda mais o sucesso de Breno e Bernardo no cenário musical brasileiro.

Parcerias de sucesso e reconhecimento nacional
A dupla já colaborou com diversos artistas renomados da música brasileira, como Junior Marques em “Onde eu vou eu tô”, que já acumula quase 1 milhão de visualizações no YouTube. O reconhecimento do público e da crítica os coloca como uma das duplas mais promissoras do cenário sertanejo.

CDL Uberlândia informa como fica o horário de funcionamento do comércio durante o carnaval

0

A CDL Uberlândia esclarece que, com base na Lei Federal n°. 662/49 e na Lei n°. 10.607/02, o Carnaval não é considerado feriado nacional, no entanto, é de praxe no Brasil que as empresas não funcionem nas segundas e terças-feiras de carnaval, como tradição.

Conforme cláusula Vigésima Sexta e Parágrafos Primeiro e Segundo da Convenção Coletiva 2024/2025, firmada entre os sindicatos SECUA e SINDICOMÉRCIO, os funcionários não trabalham na segunda-feira, dia 3 de março, sem prejuízo do salário, os empregados abrangidos pela categoria do Comércio Varejista de Bens e Serviços, Comércio Atacadista e Varejista de Gêneros Alimentícios e Afins, para comemorar o “Dia do Comerciário”, transferido para esta data.

A CDL informa ainda que nos termos do § 1º, fica facultado ao Comércio varejista (lojista de rua) e Shopping Centers, Atacadista e ao Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios e Afins, flexibilizar a data de que se trata a presente cláusula, para a terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira ou sábado, da mesma semana do carnaval, ou seja, até o dia 8 de março, ou pagar a dobra do dia respectivo, na folha de pagamento do mês de março/2025.

Vale ressaltar que caso o empregador optar em dar a folga nos dias de semana acima mencionadas no Parágrafo Primeiro desta Cláusula, não poderá coincidir com o dia de folga ou com o dia de jornada reduzida na semana de carnaval.

Especialistas compartilham dicas para garantir a qualidade de vida de pacientes com Alzheimer

0

Condição afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo OMS.

No ano de 1901, o neuropsiquiatra alemão Alois Alzheimer se deparou pela primeira vez com um caso que batizou de “doença do esquecimento”, condição que posteriormente viria a receber o seu nome. Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo de causa desconhecida que afeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas no mundo.

Os sinais incluem deterioração da cognição e da memória, alterações comportamentais, dificuldade em exercer atividades do cotidiano e outros indícios neuropsiquiátricos. As manifestações da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, são distribuídas em quatro fases. A primeira costuma ser o momento em que o paciente apresenta alterações na memória. Já na última, o transtorno pode ocasionar a restrição ao leito, por exemplo.

A importância do debate sobre a doença, as formas de prevenção e as maneiras de manter a qualidade de vida do paciente são reforçados pelo crescente aumento no número de casos. No Brasil, o panorama das demências está seguindo a tendência mundial de crescimento. Segundo o Relatório Nacional sobre a Demência, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país abriga 2,71 milhões de pacientes. Até 2050, conforme o documento, a projeção é de que 5,6 milhões de brasileiros convivam com esse diagnóstico.

Há três fatores de risco para o Alzheimer, de acordo com o neurologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Drusus Pérez Marques. O envelhecimento, o histórico familiar e a incidência de outras doenças, como hipertensão e diabetes, são características que aumentam os riscos.

Prevenção e tratamento
Embora não haja medicação específica para a prevenção do Alzheimer, os médicos indicam hábitos saudáveis e uma vida ativa como cuidados essenciais, além do tratamento de pacientes diagnosticados. Segundo Flávio Renato, geriatra da Hapvida, manter a rotina e as atividades cotidianas é essencial para o tratamento do transtorno. “O paciente deve sempre tentar fazer alguma coisa para poder estimular o raciocínio e o cérebro, como se fosse exercício, e esse estímulo pode fazer com que o cérebro se atrofie mais lentamente”, orienta.

A atividade física também é imprescindível no tratamento, na qualidade de vida e na prevenção da doença. Segundo Renato, uma caminhada leve e exercícios que usem o peso do próprio corpo já podem apresentar um efeito positivo. “Assim, o paciente mantém a sua funcionalidade, diminui os riscos de queda e ainda exercita a atenção e concentração, fatores que contribuem para a qualidade de vida dele”, completa o geriatra.

Uma dieta adequada e pensada especialmente para o paciente também pode auxiliar na prevenção da doença. Para Drusus, a alimentação ideal para essas pessoas deve ser rica em castanhas, vegetais, peixes, ovos, vegetais folhosos e vegetais amarelos, que são fontes de vitamina A.

Qualidade de vida e saúde mental
Cuidar de sintomas desencadeados pelo Alzheimer, como a agressividade, a má gestão do sono e a paranoia também são parte importante do tratamento. Além de auxiliar a retardar o avanço da doença, medicamentos também são importantes nos cuidados com esses sintomas. “Embora a medicação não trate o cerne da doença, ela contribui para a melhora da função cognitiva e da memória, o que, em longo prazo, pode ajudar a prolongar a vida do paciente”, diz Drusus.

O paciente com Alzheimer pode apresentar avanços de um déficit neurológico ou quadros comportamentais que carecem de um acompanhamento psiquiátrico. “Dependendo do grau de comprometimento que o paciente tem, ele pode acabar criando uma narrativa delirante a respeito da realidade, sendo necessário entrar com medicações mais incisivas”, detalha Nikolas Vale, psiquiatra da Hapvida.

Acolhimento
O Alzheimer é uma condição que afeta não somente o paciente, mas também toda a família. Nesse sentido, o psiquiatra chama atenção para a importância do acolhimento familiar. “A abordagem deve ser multidisciplinar, porque é muito difícil lidar com a perda de personalidade do paciente”, pontua Vale.

O psiquiatra reforça a necessidade de compreender e criar um ambiente o mais acolhedor possível para o paciente. “Há momentos em que o paciente muitas vezes não se identifica com o ambiente que está incluído no momento. Muitas vezes a família que não sabe lidar com esse ponto”, comenta.

A independência do paciente também pode ser um tópico sensível para os familiares, mas continuar com hábitos do cotidiano é parte do tratamento. “Manter um calendário visível em casa, reforçar a data diariamente e delegar tarefas adequadas às capacidades do paciente são estratégias que ajudam a estimular o cérebro”, explica o neurologista Drusus.

Esses momentos são importantes também para a recuperação da autoestima e senso de pertencimento das pessoas acometidas pela condição, para que elas se sintam inseridas e atuantes dentro de um ambiente. “Aquele paciente que ainda está bem preservado pode apresentar um quadro de retraimento social, pensamentos de menos valia, hipotimia e insatisfação por ter os outros o regulando coisas que gostaria de estar fazendo sozinho”, alerta o psiquiatra Nikolas Vale.

Saúde íntima feminina no Carnaval: cuidados essenciais para prevenir infecções urológicas e ISTs

0

O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, mas a diversão pode ser comprometida se não forem observados alguns cuidados com a saúde íntima feminina. De acordo com a Dra. Gisele Vissoci, uroginecologista do Hospital Mater Dei Santa Clara, as infecções urológicas e ginecológicas, como cistite, infecções urinárias e  infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), são comuns nesse período. A prevenção, no entanto, pode ser feita com medidas simples e eficazes.

As infecções do trato urinário, como a cistite, são frequentes e podem ser evitadas com hábitos como urinar após as relações sexuais, o que reduz em até 50% o risco de infecção. Manter uma boa hidratação e evitar segurar a urina por longos períodos também são práticas recomendadas. Durante o Carnaval, muitas mulheres passam horas em blocos de rua ou trios elétricos, onde o acesso a banheiros adequados pode ser limitado. A médica orienta que as foliãs levem lenços umedecidos, trocas de roupa íntima e procurem locais com acesso a banheiros para evitar a retenção urinária.

O uso de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, é fundamental para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. O preservativo deve ser colocado antes de qualquer contato sexual, seguindo as instruções corretas de aplicação. “A higienização íntima antes e após as relações sexuais também é importante, preferencialmente com sabonetes líquidos, que causam menos atrito na mucosa vaginal. A higiene adequada ajuda a eliminar bactérias que podem causar infecções, reduzindo em até 50% o risco de problemas comunitários”, explica Dra. Gisele.

A médica alerta ainda para os efeitos do álcool, que pode diminuir a imunidade e aumentar a vulnerabilidade a infecções. Ela reforça a importância de consultas regulares com o ginecologista e a necessidade de manter a responsabilidade, mesmo durante a folia. “O Carnaval é um momento de diversão, mas a vida continua após a festa. Cuidar da saúde íntima é essencial para evitar consequências que podem impactar o futuro”, destaca.

Com esses cuidados, é possível aproveitar o Carnaval com segurança e saúde, garantindo que a diversão não seja comprometida por problemas evitáveis.

Aliada da educação, tecnologia também pode ser prejudicial enquanto a brincadeira é a saída para uma educação mais eficiente e leve

0

Um dos instrumentos mais revolucionários na educação nas últimas décadas, a tecnologia, quando em excesso e mal utilizada, também pode acarretar danos ao aprendizado dos estudantes. A entrada em vigor da lei que restringe o uso de celulares nas escolas é uma prova disso e mostra como as instituições mais modernas e os especialistas em educação precisam estar atentos no uso de mecanismos mais eficazes para formar cidadãos capazes de superar quaisquer desafios na carreira. Um dos meios mais eficientes para tornar o ensino atraente, desafiador e encantador é o uso da brincadeira como ferramenta pedagógica e caminho certeiro para trabalhar um conteúdo forte, denso e profundo com leveza e eficiência na retenção de informações.

Há décadas a psicologia já trata a brincadeira como uma forma de a criança resolver conflitos, reproduzir modelos e se projetar no futuro, na vida adulta. Mais recentemente as escolas não tradicionais, mas focadas em uma educação crítica, têm apostado na brincadeira orientada por especialistas em educação como uma ferramenta para formar estudantes mais criativos, imaginativos e, também, racionais, sem que uma coisa seja antítese da outra.

Na avaliação da pedagoga e pesquisadora na área de neurociências da aprendizagem, Denise de Felice, quando a escola conteudista tradicional se depara com um estudante que está além ou aquém do esperado, muitas vezes, ela encaminha a criança para uma série de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, em busca de auxílio para que o estudante “entre no ritmo” da turma. Em boa parte dos casos os pais dessa criança deixam o consultório com um receituário de medicação controlado nas mãos. É um caminho, mas a depender da situação, pode não ser a melhor solução.

O fenômeno já ganhou nome. É a medicamentalização da educação. Trata-se de um processo muitas vezes irreversível, porque coloca pais sempre em busca da pílula mágica que vai fazer com que as crianças atenham melhores rendimentos, quando na verdade a saída pode ser uma mudança de método que faça com que estudantes descubram o prazer de aprender. Mas isso não vem sozinho. É resultado de um movimento que educadores precisam fazer, segundo Denise DE Felice, que é diretora da ONE School, escola bilíngue de educação infantil e ensino fundamental da Casa Thomas Jefferson.

Basta uma busca rápida na internet para perceber a quantidade de teses e artigos científicos que abordam o crescente uso de medicamentos para crianças, adolescentes e jovens durante a vida escolar. É que muitas vezes, diante do desafio de aprender conteúdos áridos, de maneira tradicional, a criança e o adolescente são levados a um estado emocional estressante, que dispara gatilhos que desencadeiam quadros de ansiedade, depressão, irritabilidade ou apatia, entre outras síndromes. A brincadeira, como ferramenta pedagógica usada por educadores especializados pode ser a saída.

Aprender brincando
Denise de Felice é mestre em Linguística Aplicada e estuda as interseções entre educação e neurociência, explorando como o cérebro aprende e assimila esse conhecimento para enriquecer abordagens pedagógicas inovadoras. Ela explica que existe uma estrutura no cérebro responsável pela sobrevivência. Quando o indivíduo se sente ameaçado, segundo ela, o cérebro tem reação instantânea. “Ou a pessoa congela, ou corre ou vai para cima e luta, para enfrentar o problema. Essas três reações não passam pela área frontal do cérebro, onde são processados os pensamentos de ordem mais elevados”, diz.

“Quando se tem o brincar, ocorre o contrário, porque é prazeroso. O cérebro da criança é preparado, equipado para brincar e com o brincar esse sistema límbico do cérebro vai falar que não há ameaças”, explica. Segundo a especialista, quando não se sente ameaçada, a criança aprende mais. “O cérebro é um órgão que adora aprender brincando”, garante.

Segundo a professora, as escolas que apostam na brincadeira como ferramenta de ensino conseguem os melhores resultados para a criança e para a família, sobretudo, quando essa aula com “brincadeiras” acontece em meio à natureza. “Quando a gente vem para um sistema de educação em que o brincar é a chave fundamental para se aprender, a maneira de trabalhar o conteúdo muda, e isso não quer dizer que não é uma escola com conteúdo forte. Aliar as duas coisas é fantástico”, garante Denise.

O aprender conteúdos fortes com brincadeiras, segundo a pesquisadora, fortalece o lado socioemocional da criança. “A aprendizagem passa por aí. Quando o socioemocional vai se fortalecendo, essa criança tem mais facilidade de aprender. Se a criança é desafiada, ameaçada, ela bloqueia o processamento na parte executiva do cérebro. Quando traz o brincar, a criança relaxa e se engaja”, ensina. A ONE School, destaca Denise, aposta neste tipo de educação inovadora

Em casa e na vida
Se apostar em uma escola onde a brincadeira é uma ferramenta de aprendizado faz a diferença na vida de uma criança, ter uma família que brinca com os filhos é fundamental; sobretudo quando se brinca na natureza. “E sem plásticos ou botões”, pontua a professora. Um dos exemplos é o fato de uma criança poder brincar com um graveto no parque e este graveto poder ser ou se “transformar” no brinquedo que ela imaginar. E, nesse contexto, a tela, o celular, é a antítese do que é saudável e estimulante, diz a professora.

De acordo com Denise de Felice, quando se coloca uma criança em frente a uma tela, ela imediatamente deixa de formar conexões neurais. Criança precisa de desafios, segundo a professora. “Criança precisa aprender a pegar uma tesoura, picotar papel, lavar uma louça. Brincar com o filho é fantástico e se esse brincar acontecer na natureza, ninguém segura essa criança. No chão tem gravetinhos, folhinhas, coisas que caíram das árvores. Esse é o brinquedo não estruturado, que pode virar qualquer coisa”, diz, ao lembrar que quando esse comportamento familiar está em alinhamento com uma escola diferenciada, o resultado é um profissional adulto diferenciado e preparado para qualquer desafio.

Entretenimento on-line: Como está se transformando em algo comum para entreter os brasileiros?

0

Nos últimos anos, o entretenimento online se consolidou como uma das principais formas de lazer para os brasileiros. Plataformas de streaming, redes sociais e conteúdos digitais têm sido cada vez mais acessíveis e variados, proporcionando uma imersão total no universo da cultura pop e do entretenimento, diretamente nas telas dos smartphones, computadores e TVs conectadas.

O que antes era considerado uma novidade ou algo restrito a uma parcela específica da população, hoje está presente no cotidiano de praticamente todos os brasileiros. Filmes, séries, vídeos curtos, podcasts e até mesmo jogos online são consumidos de maneira constante, muitas vezes substituindo outras formas tradicionais de entretenimento, como a TV aberta ou os cinemas.

Com o crescimento da internet de alta velocidade e a popularização de dispositivos móveis, as opções de entretenimento online não param de se expandir. As redes sociais, por exemplo, se tornaram plataformas onde o conteúdo se reinventa a cada dia. Vídeos virais, lives e interações com os seguidores criam novas formas de consumo e de entretenimento, fazendo com que o público se sinta parte ativa desse cenário.

Além disso, o crescente interesse por podcasts e transmissões ao vivo transformou o jeito como as pessoas se conectam com seus criadores favoritos. Hoje, é possível acompanhar discussões culturais, entrevistas exclusivas e até mesmo shows ao vivo de qualquer lugar, a qualquer hora.

O entretenimento online não é mais uma opção alternativa, mas sim a principal forma de consumo para muitas pessoas. De maneira constante, ele vem se adaptando às necessidades e aos gostos dos brasileiros, com uma oferta diversificada e uma experiência interativa, permitindo que o público não apenas assista, mas também participe da criação e distribuição de conteúdo.

No meio dessa transformação, o Prêmio GLP4 se destaca como uma premiação voltada para o reconhecimento das produções mais inovadoras no universo digital, celebrando o que há de mais relevante no entretenimento online. Já a Revista PG tem se consolidado como um importante veículo de comunicação, trazendo conteúdos profundos sobre cultura pop e as tendências do entretenimento digital, sempre acompanhando as mudanças no comportamento do público online.

Essas iniciativas são exemplos claros de como o GLP4 tem se adaptado ao novo cenário de entretenimento, acompanhando o desenvolvimento das plataformas digitais e oferecendo uma conexão direta com as novas formas de consumo cultural no Brasil.

Inscrições abertas para o curso on-line “Valores da Democracia: Direitos Humanos”, promovido pela UCAM e o CAALL

0

A Universidade Candido Mendes (UCAM) e o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) estão com inscrições abertas para o curso de extensão universitária “Valores da Democracia: Direitos Humanos”. Totalmente on-line, o programa é voltado para qualquer pessoa interessada em compreender e refletir sobre temas contemporâneos relacionados aos Direitos Humanos e aos Valores Democráticos.

O curso, que chega à sua terceira etapa por meio do programa “Valores da Democracia”, iniciado em 2015, é conhecido por promover reflexões interdisciplinares que integram Direito, Ética, Sociologia, História e Filosofia. As aulas, ministradas por especialistas renomados de diversas áreas, são abertas a estudantes, professores, pesquisadores e a todos os interessados, incluindo brasileiros que residem no exterior.

Com início previsto para 11 de março de 2025, o curso terá duração de três meses e será composto por 19 encontros ao vivo, realizados às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. O programa alia teoria e prática, oferecendo um panorama sobre temas como dignidade humana, cidadania, pluralismo político e desenvolvimento social.

Desde sua criação, o curso tem se destacado pelo corpo docente de excelência, que inclui especialistas e personalidades ligadas ao Grupo de Trabalho Alceu Amoroso Lima. Entre os participantes confirmados estão Leonardo Boff, Leandro Garcia, Margareth Dalcolmo, Rosa Freire D’Aguiar, Rubens Ricupero, Alessandro Molon e Patrus Ananias.

O programa também dialoga com os cursos de pós-graduação “stricto sensu” da UCAM ─ Mestrado em Direito, e Mestrado e Doutorado em Sociologia Política ─, além de centros de pesquisa reconhecidos, como o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), o Centro de Estudos Afro-Asiáticos e a Academia da Latinidade.

“Pessoas renomadas estarão conosco, debatendo a necessidade de vigilância constante em nossa democracia e o legado de Dr. Alceu, fundamental na luta pela democracia, será sempre mantido vivo. Buscamos, assim, construir a paz tão sonhada por todos nós”, ressalta Maria Helena Arrochellas, diretora do CAALL e uma das coordenadoras do curso.

Para Leonardo Boff, os direitos humanos ganham verdadeira universalidade quando começam pelos mais vulneráveis. “O curso evidenciará que os direitos fundamentais começam com o direito à vida e aos meios para viver, como trabalho, moradia, educação e segurança. Só ao garantir esses direitos aos considerados últimos é que os direitos humanos se tornam realmente universais”, afirma.

Estrutura do curso

“Valores da Democracia: Direitos Humanos” será dividido em quatro módulos temáticos, cada um ministrado por palestrantes convidados, e abordará tópicos como:

Módulo I: Democracia e Direitos Humanos: Apresentação e Marcos Teóricos (3 aulas);

Módulo II: Contextualização Histórica dos Direitos Humanos (3 aulas);

Módulo III: Direitos Humanos em Espécie e Efetividade dos Direitos Humanos (10 aulas);

Módulo IV: Direitos Humanos e Ordem Internacional (3 aulas).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.candidomendes.edu.br/cursos/extensao/curso-de-extensao-valores-da-democracia-direitos-humanos/, onde também está disponível o conteúdo programático completo. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail centroamorosolima@yahoo.com.br

Grau Técnico Barreiro e Hemominas promovem campanha de doação de sangue

0

A solidariedade pode salvar vidas, e o Grau Técnico Barreiro, em Belo Horizonte, está comprometido com essa missão. Com cinco tipos sanguíneos em estado de alerta na Fundação Hemominas, conforme atualização do dia 10 de fevereiro, a unidade se uniu ao banco de sangue para promover mais uma campanha de doação de sangue. A ação acontecerá no dia 18 de fevereiro, das 8h às 12h, na própria unidade, localizada na Avenida Afonso Vaz de Melo, 387, Barreiro. Para participar e fazer a diferença na vida de quem precisa, é necessário agendar a doação pelo telefone (31) 98785-2106.

A equipe do Hemominas estará presente para garantir toda a estrutura necessária às coletas, e a mobilização busca engajar alunos, familiares, funcionários e a comunidade local. O objetivo é reforçar a importância desse gesto simples, mas essencial, para salvar vidas.

“O Grau Técnico Barreiro será um ponto de doação de sangue no dia 18 de fevereiro. A equipe do Hemominas realizará as coletas de voluntários. Doar sangue é um ato poderoso, capaz de transformar vidas. Um gesto simples pode ter um impacto extraordinário. Contamos com seu apoio para essa causa. Doe sangue e seja o herói de alguém!” destaca Luciana Bhering, gestora da unidade.

Grau Social

A iniciativa faz parte do Grau Social, programa do Grau Educacional que promove campanhas de doação de sangue em todo o Brasil. A meta da instituição é coletar mais de 10 mil bolsas de sangue por ano, reforçando seu compromisso não apenas com a educação, mas também com ações que impactam diretamente a sociedade.

Sobre o Grau Técnico

O Grau Técnico é a principal marca do grupo Grau Educacional, com mais de 140 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país. A instituição oferece mais de 60 cursos técnicos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. Com programas que variam de três meses a dois anos, as aulas podem ocorrer de uma a três vezes por semana, atendendo às necessidades de diferentes perfis de alunos.

Atualmente, o Grau Educacional conta com mais de 200 mil estudantes matriculados, consolidando-se como referência em ensino técnico no Brasil.

Serviço:

Campanha de doação de sangue – Grau Técnico – Barreiro
Onde? Av. Afonso Vaz de Melo, 387 – Barreiro, Belo Horizonte
Quando? Terça-feira, 18 de fevereiro
Horário: 8 às 12h

Critérios básicos para doar sangue:
Ter entre 16 e 69 anos.
Abaixo dos 18 anos precisa estar com o documento de autorização assinada pelo responsável e xerox da identidade do responsável.
O documento para autorização pode ser retirado no site da Fundação Hemominas ou retirado na Coordenação da Saúde na instituição Grau Técnico Barreiro-MG.
Estar bem alimentado, evitar comidas gordurosas. Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 13h e nem fumar 2h antes da doação. Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior.
Pesar acima de 50kg e ter uma boa saúde.

Impedimentos temporários: Gripe: aguardar 7 dias após a cura. Tatuagem e piercing: após 6 meses. Procedimentos endoscópicos: após 6 meses. Amamentação: lactante não doa, exceto 13 meses após o parto.

Verão Costa a Costa movimenta Salvador com esportes, cultura e recorde de público

0

 

Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo evento

FOTOS: Ricado Filho e Yago Matheus / Ascom

A 3ª edição do Verão Costa a Costa agitou Salvador entre os dias 13 e 16 de fevereiro, reunindo um público expressivo no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Com entrada gratuita, o evento superou todas as expectativas, atraindo cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias de programação.

Realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e executado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o projeto tem o objetivo de incentivar a prática esportiva e levar entretenimento aos municípios litorâneos do estado. O investimento total foi de R$ 5 milhões, com apoio da Bahiagás e execução da Unisport.

Diversidade
O evento proporcionou competições e vivências esportivas em diversas modalidades, como beach soccer, vôlei de praia, beach tênis, basquete, futevôlei, futmesa e baleado. Além disso, o público teve acesso a práticas como taekwondo, judô, hapkido, kickboxing, capoeira e ginástica aeróbica. Para quem buscava aventura, atividades como tirolesa, arvorismo e escalada fizeram sucesso entre os participantes.

A cultura também teve espaço garantido, com apresentações de grandes artistas, como Thiago Aquino, Sued Nunes, Filhos de Gandhy, Afrosambah e Afrocidade. Além disso, a Feira de Economia Solidária movimentou a economia local, proporcionando oportunidades de renda.

‘Treinão Salvador’
Um dos momentos mais marcantes do evento foi o ‘Treinão Salvador’, realizado no domingo (16), que reuniu mais de 5 mil corredores amadores em provas de 5 km e 10 km pela orla da cidade. Dentre eles, a corredora amadora Edna Maria Oliveira, de 52 anos, celebrou sua participação com as amigas e destacou a importância de eventos como esse para a promoção do esporte.

“Eu amo correr. Sempre participo de eventos como esse. Comecei a correr há uns 6 anos após um presente de minha filha, hoje tive a companhia das minhas amigas e cumprimos os 5km. Gostei bastante do evento, bem-organizado”, acrescentou Edna. Para ela, participar do Verão Costa a Costa foi uma experiência incrível.

Na companhia de seus três irmãos, Altair Nonato cumpriu os 10 Km em 1hora, marco que ele comemorou bastante. Depois de enfrentar o sedentarismo comum dos profissionais rodoviários, ele, após estímulos de sua médica, e ao perceber sua necessidade de autocuidado, iniciou no universo da corrida em 2012 e hoje chega a correr farol a farol. Mostrou ser um grande entusiasta para as pessoas participarem de eventos com esta proposta que incentiva hábitos saudáveis.

No Verão Costa a Costa, Altair falou sobre a energia contagiante e da necessidade de vencer o sedentarismo. “É necessário incentivar a rapaziada a fazer atividade, independente do que seja para enfrentar o sedentarismo que vem deixando tanta gente com a saúde comprometida. Nota mil para a organização”, concluiu dizendo que irá registrar presença nas próximas edições.

O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, ressaltou o impacto positivo da iniciativa e o compromisso do Estado com o fomento ao esporte e ao lazer. “O Verão Costa a Costa em Salvador foi um sucesso. A Bahia tem o maior litoral do país e estamos ocupando esse espaço com atividades esportivas, fortalecendo a presença de crianças e adolescentes de diversas comunidades, bem como apoiando o alto rendimento com competições que têm mobilizado federações de diversas modalidades”, explicou o secretário.

Augusto ainda destacou que o evento integra também “cultura e economia solidária, gerando renda para muitas famílias”. Segundo ele, o governo tem ampliado investimentos em infraestrutura esportiva e em projetos sociais, “e os resultados dos nossos atletas em competições nacionais e internacionais são visíveis”.

Próximas etapas
Após o sucesso em Salvador, o evento segue para novas cidades:

Maraú – 20 a 23 de fevereiro
Camaçari – 13 a 16 de março

Fundação CDL Uberlândia facilita ponte entre empresas e candidatos a emprego

0

Com o apoio de diversas empresas, a Fundação CDL Uberlândia desempenha um papel fundamental na conexão entre candidatos e oportunidades de trabalho. A instituição atua na seleção de profissionais para vagas de emprego e estágio, garantindo que os perfis atendam às exigências do mercado. Os interessados em participar do processo seletivo devem cadastrar seus currículos no site oficial da CDL Uberlândia (www.cdludi.org.br).

Confira abaixo algumas vagas:

Vagas de emprego
Vaga: Motorista Entregador
Horário: Segunda a sexta, das 08h:00 às 18h:00 com 1h:15 de almoço.
Salário: R$ 2.000,00
Benefícios: Vale transporte; Convênio Odontológico – sem coparticipação da UNIODONTO; Convênio Médico – com coparticipação da UNIMED; Vale Alimentação R$ 300,00 no cartão da TICKET.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/679cfb08810d3c001268c521

Vaga: Recepcionista
Horário: Segunda a sexta, das 08h00 às 17h30 com 1h30 de almoço.
Salário: R$ 1.682,00
Benefícios: Vale Transporte.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/6780285f4619b30014fa9470

Vaga: Vendedor(a)
Horário: Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00 (2 horas de almoço); e aos sábados das 08h00 às 12h00.
Salário: R$ 1.662,00
Benefícios: A comissão varia de 0,83% sobre pneus e serviços;
A comissão varia de 1,66% sobre peças;
Vale Transporte (cartão);
Convênio Odontológico Uniodonto – sem coparticipação;
Convênio Médico RN – com coparticipação e desconto.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/67a6551b46feb40013e5b9cd

Vaga: Supervisor de Pista
Horário: segunda a sexta-feira, 08:00 às 17:00; sábado 08:00 às 12:00 – horário flexível/comercial
Salário: R$ 3.000
Benefícios: Vale Alimentação (R$ 205,00);
Ajuda de Custo;
Clube Tangará: R$ 87,40 (mensal, plano familiar, descontado em holerite).
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/6736492646b5510013180e9e

Vaga: Vendedor (a)
Horário: Segunda a sexta, das 09h00 às 18h00; e aos sábados das 09h00 às 14h30 ou das 10h00 às 15h30.
Salário: R$ 1.523,00
Benefícios: Vale alimentação (R$ 150,00);
Comissão de 1% sobre metas alcançadas.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/6758584b6932720013b58802

Vaga:  Vendedor (a) Externo – Estética Automotiva
Horário: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00 (com 2 horas de almoço) e sábado das 08:00 às 12:00.
Salário: R$ 1.500,00
Benefícios: Vale transporte;
Adicional de periculosidade (R$ 450,00);
Comissão;
Veículo ofertado pela empresa;
Custos de viagem arcados pela empresa.
Média salarial com comissão: R$3.000,00.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/6729317541305f00133de076

Vagas de Estágio
Vaga:  Estágio Ensino Superior em Marketing
Horário:  Segunda a sexta-feira das 10:00 às 15:00 (com quinze minutos de intervalo).
Bolsa Auxílio: R$ 1.200,00
Benefícios: Vale Transporte
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/679228ccd90e5800131ea15a

Vaga: Estágio Ensino Superior em Departamento Pessoal
Horário: Segunda a sexta-feira das 12:00 às 18:00.
Bolsa Auxílio: R$ 860,00
Benefícios: vale transporte; Vale Alimentação (R$22,91/dia).
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/679b8b4347926d001306c758

Vaga: Estágio Ensino Superior ou Técnico em Tecnologia
Horário: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 14:00;
OU de segunda a sexta-feira das 12:00 às 18:00.
Bolsa Auxílio: R$ 1.200,00
Benefícios: Vale Transporte (pago em dinheiro, no valor de R$ 180,00);
Vale Alimentação (cartão IFood de R$ 300,00);
Convênio Médico Unimed;
Convênio Odontológico Uniodonto.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/67a4a3d7c0b95a0013c0f84a

Vaga: Estágio Ensino Superior em Arquitetura ou Engenharia Civil
Horário: Segunda a quinta-feira 12h00 às 18h00; sexta-feira, das 11h00 às 17h00.
Bolsa Auxílio: R$ 800,00
Benefícios: Vale transporte.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/67991e7a3dcca100133a93df

Vaga: Estágio Ensino Superior em Pedagogia
Horário: Segunda a sexta-feira 09:00 às 15:00.
Bolsa Auxílio: R$ 700,00
Benefícios: Vale transporte (pago em dinheiro).
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/675c6a101e1a4200136dc3ae

Vaga: Estágio Ensino Superior em Tecnologia – Tester
Horário: Segunda a sexta-feira das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 (Intervalo de 1 hora).
Bolsa Auxílio: R$ 1.000,00
Benefícios: vale transporte; Gympass; Descontos em farmácias, exames, e consultas presenciais e online; Teleconsultas gratuitas.
Link: https://jobs.quickin.io/cdludi/jobs/67939b563bfcbb0013532184