terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 304

CâmeraSete abre exposição que aborda a espiritualidade e a ancestralidade da cultura afro-mineira

0

Mostra exibe duas propostas que dialogam entre si: “O Som que Ressoa em Mim Foi Meu Ancestral que Tocou” e “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva”. Exposição foi elaborada em conjunto com o Iepha e o MPMG celebra a cultura negra no Estado

 

A filósofa e professora Angela Davis definiu em seu livro “Mulheres, raça e classe” que “numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. Tendo isso em mente, o Ministério Público de Minas Gerais desenvolve, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, o projeto “Sobre Tons”, que discute as questões raciais em nossa sociedade. Abordando os atravessamentos que permeiam as relações do corpo negro com o território mineiro, a CâmeraSete – A Casa de Fotografia de Minas Gerais recebe, de 20 de fevereiro a 22 de março, uma exposição que explora a relação entre os corpos negros e o espaço mineiro, além de apresentar o seu vasto patrimônio cultural. A mostra exibe duas propostas que dialogam entre si: “O Som que Ressoa em Mim Foi meu Ancestral que Tocou” e “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva”. A curadoria das obras é assinada pela museóloga Alinne Damasceno e o Iepha. A entrada é gratuita.

No primeiro espaço, intitulado “O Som que Ressoa em Mim Foi meu Ancestral que Tocou”, o visitante pode apreciar uma seleção de obras que falam de um tempo não linear, convidando-o a reescrever histórias, vivenciar processos de cura e imaginar futuros possíveis. As produções abordam, também, a espiritualidade e a ancestralidade das pessoas pretas através do bordado e instalação, de Massuelen Cristina, fotografias de Aziza Eduarda e Vitú de Souza, e videoperformance de Suellen Sampaio, Virginia Dandara e Laiza Lamara.

Já no segundo espaço, que leva o nome “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva”, o patrimônio afro-mineiro é apresentado para o público através de fotografias que exploram um olhar de dentro. Momentos capturados por Matheus Soares, fotógrafo da Comunidade Quilombola de Faceira, localizado na Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Em seu trabalho, Soares expõe olhares multifacetados e atentos para as diversas expressões do patrimônio cultural negro de Minas Gerais.

O artista cresceu em meio aos saberes tradicionais ancestrais do Jequitinhonha e de seu quilombo. Sua obra oferece perspectivas e olhares amparados pelos ofícios, saberes e expressões coletivas e comunitárias, transmitidas a ele na vivência cotidiana com seus mestres e mais velhos da cidade-quilombo de Chapada do Norte, que conta com 98% da população autodeclarada negra, e com 14 comunidades quilombolas localizados em sua zona rural. Dessa forma, sua produção tem se dedicado a registrar não apenas a beleza, mas as histórias de resistência e identidade de sua comunidade. Matheus traz um olhar autêntico e profundo sobre o patrimônio negro, construindo contranarrativas e reforçando o protagonismo das comunidades na salvaguarda de suas tradições.

Reunir trabalhos de outras linguagens que não a fotografia é, para Alinne, uma forma de tirar o público de um lugar confortável, reforçando o debate sobre a cultura negra e propiciando novas perspectivas. “Ao trazer uma exposição que conceitualmente aborda os corpos negros e o território mineiro, há tensões estruturais, pois estamos escolhendo para um espaço expositivo uma narrativa e uma história a ser recontada a partir do olhar negro. A CâmeraSete é uma galeria de fotografia, quis trazer outros suportes como bordados, instalações e videoperformance para dialogar com o espaço mas também provocar uma inquietação. É preciso estar aberto para que a potência da exposição possa atravessar todas as convicções sobre a temática, criando novos diálogos”, explica a curadora.

A exposição Sobre Tons “O Som que Ressoa em Mim Foi meu Ancestral que Tocou” e “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada pelo Programa Sobre Tons do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

 

Serviço

Sobre Tons – “O Som que Ressoa em Mim Foi meu Ancestral que Tocou” e “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva”

Abertura: 19/02/2025

Horário: 19h

Período expositivo: 20/02/2025 a 22/03/2025

Horário: terça a sábado de 09h30 às 21h00.

Local: CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais

(Avenida Afonso Pena, 737, Centro)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

 

Informação para a imprensa:

Luz Comunicação – assessoria de imprensa parceria da Fundação Clóvis Salgado

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 992046367

Atendimento: Wandra Araujo – 31 999645007

Inovações na cirurgia do quadril: O impacto da tecnologia robótica e o papel do hospital Biocor Rede D´Or

0

De 2018 a 2023, o número de robôs no Brasil, saltou de 51 para 111, ao mesmo tempo que o número de procedimentos passou de 17mil para 88 mil

A cirurgia robótica iniciada há cerca de 15 anos no Brasil e regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), está crescendo de forma significativa no país. Segundo o CFM, em cinco anos (2018 a 2023), o número de aparelhos saltou de 51 para 111, enquanto o número de procedimentos passou de 17 mil para 88 mil. Em Belo Horizonte, o hospital Biocor Rede D’Or, se destaca como parte de um seleto grupo de apenas 35 hospitais privados na América Latina como referência em cirurgia do quadril.

De acordo com Dr. Edson Barreto Paiva, cirurgião de Quadril do Biocor Rede D’Or, na pesquisa realizada pela Revista Newsweek, que mediu a excelência dos hospitais em procedimentos específicos nas especialidades de ortopedia e oftalmologia, “o hospital foi citado como referência em cirurgias de quadril e próteses de quadril com acreditação internacional. Essa pesquisa foi publicada em 2025 e considera a opinião da classe médica na referida especialidade, através de pesquisa on line; presença de acreditação internacional e questionário aos pacientes avaliando recuperação funcional e qualidade de vida”.

“Ao integrar a assistência robótica ao seu arsenal terapêutico, o hospital Biocor Rede D’Or reafirma seu compromisso com a excelência, oferecendo aos seus pacientes soluções que combinam inovação tecnológica, segurança e humanização. Como referência na área de cirurgia do quadril, o Biocor continua liderando avanços que transformam vidas, colocando Minas Gerais em destaque no cenário da medicina internacional”, ressalta Dr. Edson Barreto Paiva.

A assistência robótica na cirurgia do quadril, exemplificada pelo sistema Rosa HIP, representa um salto qualitativo no planejamento e execução da artroplastia total do quadril. “Esse sistema permite que o cirurgião elabore um planejamento cirúrgico extremamente detalhado, considerando as particularidades anatômicas de cada paciente, e que execute a cirurgia com extrema precisão. Além disso, a assistência robótica reduz a variabilidade técnica, oferecendo uma previsibilidade maior nos resultados”, explica Dr. Edson.

Ainda de acordo com o médico, “entre as vantagens da tecnologia estão a otimização do posicionamento dos implantes, um dos fatores críticos para o sucesso a longo prazo da cirurgia, e a redução do risco de complicações, como luxações e discrepância no comprimento dos membros inferiores. Para o paciente, isso se traduz em maior segurança”.

Quando Submeter-se a uma Artroplastia Total do Quadril?

A decisão de realizar uma artroplastia total do quadril deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa, considerando não apenas os achados radiológicos, mas também a qualidade de vida do paciente. Dores persistentes que não respondem ao tratamento conservador, limitação funcional que comprometa atividades diárias, como caminhar ou vestir-se, e alterações no padrão de sono devido à dor são alguns indicadores de que chegou a “hora certa” para considerar a cirurgia.

Evidências clínicas mostram que postergar a cirurgia além do necessário pode levar a compensações biomecânicas que comprometem outras articulações, como os joelhos e a coluna, aumentando a complexidade do tratamento no futuro. Assim, o ideal é buscar orientação especializada assim que os sintomas comecem a impactar de forma significativa a rotina.

O Que Muda na Vida do Paciente Após a Artroplastia Total do Quadril?

A artroplastia total do quadril é uma das cirurgias mais bem-sucedidas da medicina moderna. Para os pacientes, os benefícios são transformadores: alívio da dor, retomada de atividades antes impossíveis, melhora na qualidade do sono e um retorno à independência funcional.

A recuperação pós-operatória, especialmente com o uso de tecnologias como o Rosa HIP, tem sido cada vez mais rápida, segura e previsível. Após a artroplastia total do quadril, muitos pacientes relatam a sensação de terem “ganhado uma nova vida”, com aumento da autoestima e maior participação em atividades sociais e recreativas. Estudos também mostram que a cirurgia pode impactar positivamente a saúde geral, reduzindo a incidência de depressão e melhorando a capacidade cardiovascular devido ao aumento da mobilidade.

Bloco Bacontente: Rock e muito sabor no Carnaval de Uberlândia

0

Evento é um esquenta para a 3ª edição do Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, no Camaru

Se você ama Carnaval, rock e bacon, prepare-se para um rolê imperdível. No dia 1º de março, a partir das 14h, na Granja Marileusa, Uberlândia vai receber o Bloco Bacontente, um evento que une música boa, diversão e muito sabor. E o melhor, a entrada é gratuita. O Bloco Bacontente é um esquenta para a 3ª edição do Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, no Camaru.

O Bloco Bacontente traz um line-up de respeito, garantindo um som de altíssima qualidade para os foliões que curtem um bom rock. No palco, três grandes atrações vão comandar a festa: Venosa, Matusa e Manfredini’s – Tributo à Legião Urbana.

A banda Venosa é sinônimo de energia e interação com o público. Com mais de 15 anos de estrada, eles já fizeram história no cenário musical, conquistando palcos importantes como o João Rock e o EDP Live Bands. Além de interpretar grandes clássicos do pop/rock nacional e internacional, o grupo também tem um trabalho autoral marcante, como o álbum “Uma Ópera Rock” (2018) e o projeto “Conexão Venosa” (2023), que traz uma abordagem mais intimista. No Bloco Bacontente, a banda Venosa garante que o público pode esperar um show eletrizante, daqueles que fazem todo mundo cantar junto.

A banda Matusa promete incendiar o palco com um repertório de respeito. Criada em 2021, o grupo reúne músicos experientes da cena rock de Uberlândia, trazendo releituras de Clash, Pink Floyd, Beatles, ZZ Top, Queen, Rolling Stones e muitos outros ícones dos anos 70 e 80. Com um som potente e performances cheias de atitude, a Matusa promete fazer todo mundo tirar o pé do chão e curtir um Carnaval diferente, ao som de verdadeiros hinos do rock.

E para os fãs de Legião Urbana, a banda Manfredini’s fará um tributo emocionante a Renato Russo e seus clássicos atemporais. Prepare-se para cantar alto sucessos como “Tempo Perdido”, “Será” e “Pais e Filhos”, relembrando os hinos que marcaram gerações.

O Bloco Bacontente conta com o apoio de grandes parceiros que fazem a festa acontecer. Cerveja Eisenbahn, Start Química, Raphael Leles, Granja Marileusa e Associação de Moradores e Empresas (AME) do Granja Marileusa se unem a VL Produções e Eventos para tornar essa experiência ainda mais incrível. Com muita música, animação e, é claro, muito bacon, o Bloco Bacontente promete ser o esquenta perfeito para o Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025. Vista sua melhor fantasia (ou camiseta de banda favorita) e venha curtir um bloco que une Carnaval, rock e bacon em uma experiência única.

Por que você não pode perder?
Carnaval diferente: Para quem quer fugir do axé e do funk, mas não abre mão da folia!

  • Música de qualidade: Três bandas incríveis para embalar sua tarde/noite.
  • Entrada gratuita: Sem desculpas para ficar de fora.
  • Ambiente descontraído: Perfeito para curtir com amigos e a família.
  • Muito bacon: Porque não existe exagero quando o assunto é sabor!

SERVIÇO
Bloco Bacontente
Data: 1º de março
Horário: A partir das 14h
Local: Granja Marileusa, Uberlândia
Entrada: 100% gratuita

Planejamento alimentar: como comer melhor, economizar e garantir uma rotina saudável

0

Organizar a alimentação semanal é uma estratégia essencial para quem busca uma dieta equilibrada, economia de tempo e redução de gastos. Planejar as refeições é um dos pilares para garantir uma alimentação saudável, com mais controle sobre o que você consome, evitando improvisos que, muitas vezes, levam a escolhas menos nutritivas ou mais caras.

O primeiro passo para um planejamento eficiente, segundo a nutricionista clínica da Unimed Uberlândia, Verônica Borges de Lima, é entender a própria rotina e identificar oportunidades para ajustes. “Avalie o seu dia a dia e veja onde é possível organizar melhor a alimentação. Muitas vezes, um pouco de dedicação em um único dia da semana já transforma toda a sua rotina alimentar, ” aconselha a nutricionista. A escolha do cardápio é outro ponto fundamental. Segundo a especialista, é importante combinar alimentos e preparações simples e balanceadas, sempre apostando na variedade. Quando há um planejamento, fica mais fácil garantir todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

Além disso, a lista de compras precisa ser pensada estrategicamente. “Priorize alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. Dar preferência aos alimentos da estação é uma forma inteligente de garantir mais sabor e valor nutricional, além de economizar. Também é essencial comprar apenas o necessário para evitar desperdícios”, recomenda. Verônica sugere ainda reservar um momento específico para o preparo das refeições da semana. “A escolha de um dia para cozinhar tudo de uma vez economiza muito tempo ao longo da semana. Você pode lavar, cortar e cozinhar os alimentos de forma organizada, deixando tudo pronto para apenas aquecer na hora das refeições”, afirma.

Outro aspecto importante é o armazenamento correto dos alimentos. Guardar as refeições em potes herméticos ajuda a manter a qualidade dos mesmos por mais tempo. Se possível, a sugestão é para que você congele algumas porções, para ter sempre opções saudáveis à mão, evitando recorrer a alternativas menos nutritivas nos dias mais corridos. Além da organização, Verônica incentiva o reaproveitamento dos alimentos e a criatividade na cozinha. “Um ingrediente pode ser aproveitado de várias formas. O arroz de ontem pode virar um risoto, os legumes podem ser transformados em uma sopa ou refogado. Pequenos ajustes ajudam a evitar o desperdício e a diversificar o cardápio”, comenta.

Por fim, a nutricionista reforça que o planejamento alimentar deve envolver toda a família. Quando todos participam do processo, a adesão a hábitos saudáveis é maior. Além disso, cozinhar pode ser um momento de conexão e aprendizado. “Com essas estratégias, é possível criar uma rotina alimentar mais saudável, prática e econômica, garantindo refeições equilibradas e evitando desperdícios. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Ao planejar suas refeições, você cuida da sua saúde, do seu tempo e do seu bolso”, conclui Verônica.

Sobre Verônica Borges de Lima
Verônica é nutricionista clínica, com atuação em atendimento nutricional com foco em reeducação alimentar e comportamental.

Conheça Felipe Moura e seu projeto de poder da imagem como ferramenta de transformação

0

Felipe Moura é um influenciador e palestrante que vem revolucionando a forma como as pessoas enxergam a própria imagem. Através do projeto “Sua Imagem, Seu Poder”, ele mostra que a maneira como nos apresentamos ao mundo vai muito além da estética — é uma expressão da nossa essência, do nosso propósito e da confiança que transmitimos. Com uma abordagem prática e motivadora, Felipe ensina como utilizar a imagem como uma ferramenta estratégica para fortalecer a autoconfiança e abrir portas na vida pessoal e profissional.

Acreditando que o autocuidado e a autoestima são pilares fundamentais para essa transformação, Felipe se conecta com a filosofia da WERA BRASIL, marca que incentiva as pessoas a despertarem sua melhor versão, promovendo bem-estar e autoconfiança. Com um conceito inovador, a WERA reforça a importância do equilíbrio entre corpo e mente, valorizando o indivíduo como protagonista de sua própria jornada.

Essa conexão entre Felipe Moura e a WERA BRASIL reflete um propósito comum: ajudar cada pessoa a reconhecer e fortalecer seu poder pessoal, transformando sua imagem em uma aliada para o sucesso e a realização.

Para mais informações, acesse: https://www.werabrasil.com.br

Binho Alencar: dentista das celebridades na ‘Semana de Alta Costura’, em Paris

0

Binho Alencar é um cirurgião bastante renomado na odontologia. E mais que isso: consagrado o dentista das celebridades. Mas, fora do consultório, ele é apaixonado por moda e não perde a oportunidade de prestigiar grandes eventos. É o caso da ‘Semana de Alta Costura’, realizada, recentemente, em Paris, na França.

Na ocasião, ele esteve com a influenciadora Ana Paula Siebert, esposa do empresário e apresentador Roberto Justus. “Eu já a conhecia pessoalmente. Sempre muito simpática. Ela, com um lindo look e ainda mais bela, no tapete vermelho tirava foto com seus amigos e me convidou para fotografar junto dela. Muita gentileza! Estar na capital da moda é gratificante! Amei ver o maior palco da moda mundial! A Fashion Week parisiense reuniu tendências que dominarão o próximo verão! Au revoir, Paris!”, ressalta o Dr.

Bloco Bacontente: Rock e muito sabor no Carnaval de Uberlândia

0

Evento é um esquenta para a 3ª edição do Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, no Camaru

Se você ama Carnaval, rock e bacon, prepare-se para um rolê imperdível. No dia 1º de março, a partir das 14h, na Granja Marileusa, Uberlândia vai receber o Bloco Bacontente, um evento que une música boa, diversão e muito sabor. E o melhor, a entrada é gratuita. O Bloco Bacontente é um esquenta para a 3ª edição do Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, no Camaru.

O Bloco Bacontente traz um line-up de respeito, garantindo um som de altíssima qualidade para os foliões que curtem um bom rock. No palco, três grandes atrações vão comandar a festa: Venosa, Matusa e Manfredini’s – Tributo à Legião Urbana.

A banda Venosa é sinônimo de energia e interação com o público. Com mais de 15 anos de estrada, eles já fizeram história no cenário musical, conquistando palcos importantes como o João Rock e o EDP Live Bands. Além de interpretar grandes clássicos do pop/rock nacional e internacional, o grupo também tem um trabalho autoral marcante, como o álbum “Uma Ópera Rock” (2018) e o projeto “Conexão Venosa” (2023), que traz uma abordagem mais intimista. No Bloco Bacontente, a banda Venosa garante que o público pode esperar um show eletrizante, daqueles que fazem todo mundo cantar junto.

A banda Matusa promete incendiar o palco com um repertório de respeito. Criada em 2021, o grupo reúne músicos experientes da cena rock de Uberlândia, trazendo releituras de Clash, Pink Floyd, Beatles, ZZ Top, Queen, Rolling Stones e muitos outros ícones dos anos 70 e 80. Com um som potente e performances cheias de atitude, a Matusa promete fazer todo mundo tirar o pé do chão e curtir um Carnaval diferente, ao som de verdadeiros hinos do rock.

E para os fãs de Legião Urbana, a banda Manfredini’s fará um tributo emocionante a Renato Russo e seus clássicos atemporais. Prepare-se para cantar alto sucessos como “Tempo Perdido”, “Será” e “Pais e Filhos”, relembrando os hinos que marcaram gerações.

O Bloco Bacontente conta com o apoio de grandes parceiros que fazem a festa acontecer. Cerveja Eisenbahn, Start Química, Raphael Leles, Granja Marileusa e Associação de Moradores e Empresas (AME) do Granja Marileusa se unem a VL Produções e Eventos para tornar essa experiência ainda mais incrível. Com muita música, animação e, é claro, muito bacon, o Bloco Bacontente promete ser o esquenta perfeito para o Brazilian Bacon Day Uberlândia 2025. Vista sua melhor fantasia (ou camiseta de banda favorita) e venha curtir um bloco que une Carnaval, rock e bacon em uma experiência única.

Por que você não pode perder?

  • Carnaval diferente: Para quem quer fugir do axé e do funk, mas não abre mão da folia!
  • Música de qualidade: Três bandas incríveis para embalar sua tarde/noite.
  • Entrada gratuita: Sem desculpas para ficar de fora.
  • Ambiente descontraído: Perfeito para curtir com amigos e a família.
  • Muito bacon: Porque não existe exagero quando o assunto é sabor!

SERVIÇO

Bloco Bacontente

Data: 1º de março

Horário: A partir das 14h

Local: Granja Marileusa, Uberlândia

Entrada: 100% gratuita

Consumo de álcool pode comprometer resultados de treinos, alerta nutricionista

0

Desidratação e queda no desempenho físico estão entre os principais efeitos negativos

O consumo de bebidas alcoólicas pode comprometer significativamente os resultados dos treinos na academia. De acordo com a nutricionista da Allp Fit, Melyssa Guimarães, a ingestão de álcool pode comprometer a recuperação muscular e reduzir o desempenho físico, especialmente em treinos de força e resistência.

“O álcool afeta processos metabólicos essenciais para a recuperação muscular e o desempenho físico, como a síntese proteica e o equilíbrio de líquidos e eletrólitos”, afirma Melyssa Guimarães. Segundo ela, um dos principais problemas é a interferência na síntese proteica muscular, um processo fundamental para o ganho de massa magra e recuperação pós-treino.

Melyssa destaca que a desidratação causada pelo consumo de álcool é outro fator preocupante. “Por ser um diurético, o álcool aumenta a produção de urina e a perda de líquidos e eletrólitos importantes para o corpo”, explica. Isso pode resultar em fadiga precoce, câimbras e maior risco de lesões durante os exercícios.

Os impactos também podem se estender aos níveis de glicose no sangue. O fígado prioriza a metabolização do álcool e reduz temporariamente sua capacidade de produzir e liberar glicose, o que pode levar a quedas nos níveis de glicose no sangue, especialmente em indivíduos que treinam em jejum ou possuem menor reserva de glicogênio. “Na prática, isso significa menos energia disponível e menor resistência física durante o treino”, ressalta.

Para aqueles que não querem abandonar completamente o consumo social de álcool, a recomendação é evitar bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem um treino e manter-se bem hidratado. “O importante é encontrar um equilíbrio. Ainda que a pessoa consuma bebida alcoólica de forma moderada, seu corpo irá reagir a essa pequena quantidade, mas os impactos podem ser minimizados. Mesmo o consumo ocasional e moderado pode impactar os resultados dos treinos, mas seus efeitos podem ser atenuados com equilíbrio e hidratação adequada”, conclui.

A Allp Fit conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e especializados, prontos para auxiliar seus alunos pré e pós-treinos. Além disso, a rede de academias dispõe de uma estrutura completa e versátil, preparada para atender toda a família com qualidade e segurança.

Correios buscam empresas para atuarem como pontos de coleta

0

Essa é uma grande oportunidade para as lojas credenciadas rentabilizarem seus negócios e aumentarem o fluxo de pessoas nos estabelecimentos. Por outro lado, a estatal poderá ampliar seus pontos de coleta, proporcionando maior conveniência e acessibilidade aos clientes. 

Os Correios buscam empresas parceiras para se tornarem pontos de recebimento e entrega de encomendas.

Essa é uma grande oportunidade para as lojas credenciadas rentabilizarem seus negócios e aumentarem o fluxo de pessoas nos estabelecimentos. Por outro lado, a estatal poderá ampliar seus pontos de coleta, proporcionando maior conveniência e acessibilidade aos clientes.

Caso sua empresa tenha interesse de participar, verifique se ela atende aos requisitos de credenciamento e se está localizada dentro da abrangência da localidade-alvo.  A seguir, preencha o formulário disponibilizado no portal dos Correios.

Para mais informações, clique aqui.

Grupo Luta Pela Vida entrega prêmios para os ganhadores da campanha ‘Chave Premiada’ em prol do Hospital do Câncer em Uberlândia

0

Sebastiana Moreira, paciente do Hospital do Câncer e os mensageiros do GLPV, Jamil e Lucimar, entregaram os prêmios aos ganhadores: Helena e Magno.

Nesta segunda-feira (17), o Grupo Luta Pela Vida realizou a entrega oficial dos prêmios da campanha Chave Premiada aos dois ganhadores. O momento simbólico aconteceu em frente ao Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) e contou com a presença de membros do GLPV e pacientes da unidade. A campanha teve como principal objetivo arrecadar recursos para a construção de 12 novos consultórios no Hospital.

O sorteio foi realizado no dia 8 de fevereiro de 2025, por meio da Extração da Loteria Federal. O vencedor do primeiro prêmio — um apartamento de 94 m² no bairro Martins, em Uberlândia — foi Magno de Moura Fernandes, morador de Coromandel. Já o segundo prêmio, um carro Mercedes-Benz, ficou com Helena Aparecida Silva Souza, da cidade de Prata.

Chave Premiada arrecadou mais de R$ 890 mil
A campanha aconteceu entre 30 de agosto de 2024 e 27 de janeiro de 2025, sendo um sorteio autorizado e regulamentado pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda. Os participantes puderam adquirir bilhetes no valor de R$ 30,00, concorrendo aos dois prêmios doados por parceiros da sociedade.

Ao todo, foram vendidos 29.915 bilhetes por meio dos canais de relacionamento da instituição. Com isso, a arrecadação total chegou a R$ 897.450,00, valor que será integralmente destinado à construção dos novos consultórios.

Investimento na ampliação do Hospital do Câncer
A campanha Chave Premiada é uma das iniciativas do Grupo Luta Pela Vida para responder à crescente demanda por tratamento oncológico em Uberlândia e reduzir o tempo de espera dos atendimentos. Atualmente, em dias de maior fluxo, o hospital chega a registrar até 30 novos pacientes por dia, o dobro da média do ano anterior. Além disso, são realizados aproximadamente 500 atendimentos diários, número que tende a crescer nos próximos anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 700 mil novos casos de câncer por ano até 2025.

A expansão dos consultórios tem um custo estimado de R$ 2,5 milhões e é essencial para garantir um atendimento mais ágil e humanizado. O presidente do Grupo Luta Pela Vida, Agnaldo Fernandes Cunha, destacou a importância do apoio da sociedade para concretizar essa conquista:

“Ao longo de sua trajetória, o Grupo Luta Pela Vida tem contado com a confiança da população. Nesta nova empreitada, esperamos que essa parceria com toda a região de Uberlândia continue firme, possibilitando melhorias no tratamento oncológico, como a construção de novos consultórios. O apoio expressivo da sociedade na campanha Chave Premiada, pelo qual somos imensamente gratos, já demonstrou que juntos podemos tornar esse sonho realidade.”

Saiba mais sobre como apoiar os desafios do Grupo Luta Pela Vida acessando o site grupolutapelavida.org.br ou pelo WhatsApp: 0800 340 2062.