segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 280

Duda Santos ressignifica a dor da perda em “Eu Confio em Ti”

0

Cantora lançou nesta quarta-feira (19) a versão ao vivo de seu hit mais popular, que traz mensagem de confiança e resiliência

OUÇA AQUI

Jovem, talentosa, com uma presença marcante e ao mesmo tempo delicada, a cantora e compositora Duda Santos, um dos destaques da cena musical do Pará, lançou nesta quarta-feira (19) uma nova versão de “Eu Confio Em Ti” pelo selo Criarte Music (C1C2 Edições). A faixa foi escolhida como o primeiro lançamento do DVD gravado ao vivo em Goiânia (GO), por ser uma das músicas mais populares de Duda e que a apresentou ao grande público. Com produção de Felipe Nascimento, o projeto chega para marcar mais um capítulo de sua carreira em ascensão.

“Eu Confio Em Ti” surgiu em um momento de grande desafio na vida de Duda, quando se viu imersa em sentimentos complexos. A música apareceu como uma forma de ressignificar sua dor (pela perda de sua mãe) em algo mais profundo e transformador. O processo de criação foi impulsionado por sua necessidade de compreender e expressar o que estava vivendo. A canção rapidamente ganhou vida, com um refrão que falava diretamente de fé e esperança, refletindo a ideia de que os momentos difíceis são apenas fases temporárias.

A música tornou-se um verdadeiro reflexo da força interna de Duda, que passou a acreditar que a canção poderia tocar outras pessoas que estivessem enfrentando situações semelhantes. A cantora sabia que a mensagem não era só para ela, mas para todos que precisavam ouvir algo que os motivasse a seguir em frente. Com um tema centrado na confiança e na superação, “Eu Confio Em Ti” transmite uma energia positiva e encorajadora, um lembrete de que mesmo nos momentos mais desafiadores, há sempre a possibilidade de transformação.

A experiência de gravar o DVD foi inesquecível para Duda, que descreve o processo como algo transformador e revelador de sua jornada artística. “Sem dúvida, um milagre. Ter sido recebida com tanto carinho pela Criarte Music, pelos responsáveis pela gravação, ter uma banda à disposição e uma equipe extremamente preparada tornou tudo ainda mais especial e me impactou profundamente”, conta.

Com “Eu Confio Em Ti”, Duda Santos reafirma sua posição como um dos jovens talentos da música brasileira, com uma música cheia de significado, emoção e autenticidade, pronta para tocar corações e conquistar novos fãs.

Sobre Duda Santos

Duda Santos, 24 anos, reside em Acará (PA), e é uma cantora que tem conquistado o público por conta de suas habilidades vocais e letras emocionantes. Sua jornada na música gospel começou em 2015, quando se envolveu com grupos musicais locais e começou a cantar em sua comunidade. Com o tempo, Duda foi se destacando e passou a fazer parte de diversos projetos musicais, buscando sempre entregar canções que transmitissem sua verdade e suas emoções.

Após a perda de sua mãe, Duda enfrentou momentos difíceis, mas seguiu firme em sua carreira musical. Em 2017, formou a banda Herdeiros da Promessa, mas logo percebeu que seu caminho era seguir carreira solo. Desde então, tem impactado o público com músicas que falam sobre superação, força e esperança. Suas canções alcançaram milhões de visualizações no YouTube e streams nas plataformas digitais, levando sua mensagem a uma enorme audiência.

Entre seus lançamentos de sucesso estão “Eu Confio Em Ti” (2020), sua música mais popular, que conquistou mais de 17 milhões de visualizações no YouTube e 18 milhões de streams no Spotify. Desde então vieram outros sucessos como “Tu És O Meu Tudo”, “Firme na Batalha”, “Ele é a Própria Vida” e “Por Me Amar”.

Duda expressa sua gratidão pelo sucesso de sua música e pela forma como ela tem tocado as pessoas: “Eu espero que minha música traga alegria, cura e inspiração para aqueles que a ouvirem. Meu desejo é que a canção possa ser um marco na vida de muitas pessoas e que, de alguma forma, eu possa continuar impactando o coração de minha geração“.

SIGA DUDA SANTOS NAS REDES SOCIAIS: Instagram | Spotify | YouTube | TikTok

Com Maneva, Alma Djem lança “Aeroporto” e primeira parte de DVD “Acústico em São Paulo”

0

Alma Djem recebeu o Maneva e juntos gravaram nova versão de “Aeroporto” (Crédito: Marcos Hermes)

Faixa chegará às plataformas de música nesta sexta-feira (21), junto de um EP com outras cinco músicas

Uma das bandas referência no reggae brasileiro, o Alma Djem acaba de lançar a primeira amostra do DVD “Acústico em São Paulo”: o EP com seis faixas traz a música de trabalho “Aeroporto”, que conta com a participação do Maneva, outro grande expoente da cena.

Escrita por Marcelo Mira, Filipe Toca e Guga Fernandes, “Aeroporto” fala sobre o medo de viver um grande amor, um sentimento presente na vida de muitas pessoas que preferem se esquivar de um relacionamento a vivê-lo plenamente, mesmo havendo muito amor envolvido. A gravação de estúdio dessa música, lançada em 2023, também contou com a participação da banda Maneva e atingiu o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil no segmento reggae (fonte: ConnectiMix).

A direção de vídeo é de Rodrigo Pysi, um dos maiores diretores de videoclipes da atualidade e um velho parceiro de gravações com o Alma Djem. Além disso, já assinou trabalhos com Maneva, Sérgio Britto (Titãs), Planta & Raiz, Patrícia Marx, Badi Assad, entre outros.

Quem assina a produção musical do DVD é Juninho Sarpa, bastante conhecido na cena da música sertaneja. Já produziu inúmeros DVDs do gênero e trabalhou com nomes como Paula Fernandes, Marcos & Belutti e João Neto & Frederico. Além disso, é líder da banda de reggae Patuáh, de Campinas, e produtor de bandas de reggae do interior de São Paulo há mais de 20 anos.

Foi um ano intenso de produção musical, arranjos, escolha de repertório com o Sarpa, mistura de sonoridades, instrumentos, ritmos e levadas. E o resultado ficou incrível. Uma mistura de reggae com reggaeton, samba, rap, MPB, forró, pop… ficou incrível. Na parte visual, um cenário especial do mestre Zé Carratu trouxe elementos africanos e urbanos misturados, lembrando essa mistura que é São Paulo. Com isso, provamos que é possível, sim, gravar um álbum acústico de reggae na cidade mais cosmopolita e agitada da América Latina”, explica o vocalista Marcelo Mira.

Sobre o DVD “Acústico em São Paulo

 O sonho dos integrantes do Alma Djem era fazer uma grande celebração com amigos de longa data. Convidados especiais de todas as gerações e estilos musicais foram convidados para a gravação do DVD “Acústico em São Paulo”. Nomes como Roberta Campos; Macucos; Adão Negro; Chimarruts; Vitor Kley; Atitude 67; Maneva; Tato (Falamansa); Filipe Toca e Fábio Brazza participaram deste momento especial.

Vocês sabem o quanto a gente queria gravar um DVD acústico especial. Mas nem nos nossos melhores sonhos a gente imaginou que teria um time da música brasileira dessa grandeza participando desse momento com a gente. Nosso muito obrigado aos grandes artistas amigos”, agradeceram os integrantes.

O roteiro do show contou com 31 músicas – uma setlist repleta de hits, inéditas e regravações de alguns sucessos que se popularizaram na música brasileira, entre eles, “Onda Maia”, com co-autoria de Fabio Brazza, um dos nomes mais fortes da cena do rap brasileiro, e que foi registrada com a presença dele no palco.

Além disso, eles garantem que as composições feitas em parceria com grandes nomes serão tocadas. Entre elas, “O Passarinho”, que tem Michael Sullivan como co-autor; “Perfeitinha”, composta com Tato (Falamansa) e Zeider (Planta & Raiz) e “Amor Natural”, ao lado de Gabriel Elias.

Outro destaque no show são as músicas escritas por Marcelo Mira, o talentoso vocalista do Alma Djem. Ele, inclusive, é um grande nome na cena brasileira e é co-autor de hits de nomes consagrados como Ricky Martin, Claudia Leitte, Wanessa Camargo e Jorge & Mateus.

Tracklist “Acústico em São Paulo (EP 1 – Luz)

  1. Borboleta Azul
  2. Aeroporto (com Maneva)
  3. Estrela
  4. Teu Lugar (com Maskavo)
  5. Entre o Bem e o Mal
  6. Passarinho

SIGA O ALMA DJEM NAS REDES: Instagram | Spotify | YouTube

Mulheres modernas: o desafio de equilibrar o relógio biológico com a carreira

0

Não há dúvida que as mulheres evoluíram e conquistaram novos papeis na sociedade, no trabalho e em vários outros campos. Tais conquistas se acompanham de mudanças sócias e culturais no papel feminino e, neste contexto, a percepção das mulheres em relação à maternidade também vem mudando em todo o mundo assim como no Brasil. Dados de pesquisas europeias e brasileiras revelam que muitas mulheres jovens não consideram a maternidade uma prioridade. Por outro lado, muitas mulheres só se sentem prontas do ponto de vista pessoal e profissional para encarar o desafio da maternidade após os 35 anos de idade. Além disso, o mercado de trabalho nem sempre acolhe aquelas que escolhem serem mães e a maternidade é um dos fatores que acentua a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Na verdade, as mulheres da geração Z têm adiado ou desistido da maternidade em prol da carreira e da saúde mental, pois acompanharam os enormes desafios enfrentados pela geração milenial.

O adiamento da maternidade é um fenômeno mundial e resulta na queda dos nascimentos mesmo em países nos quais a natalidade é alta como Índia, China e no inclusive no Brasil. Os números publicados recentemente revelam que a taxa de fertilidade vem caindo ao longo dos anos: em 2013 era 2,0 filhos/mulher e em 2023 chegou a 1,5, sendo o valor de 2,1 considerado adequado para a substituição populacional no longo prazo. A taxa de nascimento menor que a de mortalidade configura a desnatalidade, que traz consequências econômicas e sociais desastrosas para nossa organização social e econômica assim como para os programas de previdência social.

O desafio é conciliar o novo papel das mulheres com seu relógio biológico: há uma queda significativa da capacidade reprodutiva feminina a partir dos 35 anos de idade que, apesar dos avanços da ciência, ainda não sabemos como interrompê-lo nem revertê-lo. Doenças como obesidade e endometriose, tabagismo, infecções sexualmente transmissíveis, estresse, alterações do sono e a poluição ambiental podem acelerar o declínio da fertilidade feminina. As mulheres nascem com um número fixo não-renovável de óvulos, a chamada “reserva ovariana” e, ao longo do tempo, há redução não só do número assim como da qualidade destes e o consequente declínio da fertilidade, que se acelera após os 35 anos. Assim, aos 41 anos as chances de infertilidade podem chegar a 50% aos 41 anos e 90% aos 45.

Muitas pensam que podem adiar a gravidez confiando nos avanços da ciência e das técnicas de reprodução assistida como a fertilização in vitro (“bebê de proveta”) para ajudá-las a alcançar a maternidade quando assim o quiserem, o que nem sempre é possível. Apesar dos avanços tecnológicos, a idade feminina ainda constitui o principal fator para as chances de gravidez. Realmente, muitas mulheres conseguem engravidar espontaneamente após os 35 anos e os dados do IBGE revelam que aumentou em 56% o número de partos nas mulheres de 35 a 39 anos. Entretanto, não há até o momento nenhum método capaz de medir com precisão a reserva ovariana muito menos a chance real de engravidar e ter um filho saudável. Assim, é vital reconhecer os limites biológicos e a educar da população e os profissionais de saúde de modo que as escolhas reprodutivas sejam livres e esclarecidas.

É possível realizar de exames hormonais que conjugados com a idade da mulher e a ultrassonografia podem revelar alterações da reserva ovariana, mas não há como reverter a perda. Neste contexto, a preservação da fertilidade através do congelamento de óvulos surge como opção para aquelas que, por várias razões precisam adiar a maternidade. O procedimento preferencialmente deve ser feito até os 35 anos para obtenção dos melhores resultados. Não há um consenso sobre quantos óvulos devem ser congelados, mas acredita-se que entre 10 e 15 seria o número adequado para permitir uma chance de ter um filho de até 70% em mulheres com até 35 anos. O congelamento de óvulos também pode ser usado para preservar a fertilidade de mulheres previamente a tratamentos oncológicos.

Parece claro que a necessidade de abordar e discutir o planejamento reprodutivo decorre de seus efeitos em nível pessoal, bem como das consequências sociais e econômicas da redução das taxas de fertilidade. Dessa forma, apesar de todos os avanços da ciência e da tecnologia, a decisão de ser mãe não pode ser adiada indefinidamente. A maternidade, se desejada, deve ser discutida e planejada de modo a permitir uma gravidez sem complicações e o nascimento de crianças saudáveis. Além disso, como é preciso dar às mulheres a oportunidade real de conciliar a carreira e a maternidade se assim o quiserem.

A autora é Márcia Mendonça Carneiro, Ginecologista do Biocor /Rede D’Or, Professora Titular- Departamento de Ginecologia e Obstetrícia – Faculdade de Medicina da UFMG

Pontes de Amor promove Outlet de moda jeans com descontos de até 70%

10% do total das vendas será destinado à Pontes de Amor, contribuindo diretamente para os projetos que beneficiam aqueles em processo de adoção.

A organização Pontes de Amor, dedicada ao apoio de crianças, adolescentes e famílias em processo de adoção, realiza nos dias 04 e 05 de abril a 11ª edição de seu Outlet de Moda Jeans, oferecendo descontos de até 70% em peças de renomadas marcas. O evento acontecerá na Rua Tomaz Falbo, 160, no bairro de Santa Mônica, e contará com uma variedade de jeans adulto das marcas Zoomp, Calvin Klein, Lelis Blanc, Shouder, Ricardo Almeida, Brooksfield, Canal, Caution, Gregory, entre outras.

As peças estarão com preços a partir de R$ 69,00, proporcionando opções acessíveis para todos os gostos e orçamentos. O pagamento poderá ser realizado em dinheiro, PIX ou em até três vezes sem juros no cartão de crédito.

Além de oferecer grandes oportunidades para quem deseja renovar o guarda-roupa, o evento também tem um propósito solidário: 10% do total das vendas será destinado à Pontes de Amor, contribuindo diretamente para os projetos que beneficiam aqueles em processo de adoção.

Esta ação é realizada em parceria com a empresa Outlet Direto da Fábrica, que compartilha do compromisso de promover o bem-estar social e fortalecer laços com a comunidade.

Serviço:
Outlet de Moda Jeans Pontes de Amor
Data: 4 de abril – das 10h às 18h
5 de abril – das 10h às 16h
Local: Rua Tomaz Falbo, 160, bairro Santa Mônica, Uberlândia – MG.

Nutrição na terceira idade: desafios e estratégias para uma vida saudável

0

O padrão de consumo alimentar da população idosa brasileira é majoritariamente composto por alimentos in natura ou minimamente processados, como feijão, arroz, carnes e leite, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2017-2018. No entanto, o consumo de frutas, verduras e legumes ainda é insuficiente, enquanto os alimentos ultraprocessados, como bolachas salgadas, pães industrializados, doces e guloseimas, representam cerca de 15% das calorias ingeridas. Além disso, é comum a substituição de refeições principais, como o jantar, por lanches à base de pães, leite, bolachas e embutidos, como salsichas e presunto, conforme apontado pelo IBGE (2020).

Essas informações estão contidas no Protocolo de uso do Guia Alimentar para a  População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa, elaborado pelo Ministério da Saúde e Universidade de São Paulo. O documento destaca também que esses hábitos alimentares, somados às alterações fisiológicas, psicológicas e sociais típicas do envelhecimento, podem comprometer o estado nutricional dos idosos. Condições como perda cognitiva, redução da autonomia para comprar e preparar alimentos, diminuição do apetite, dificuldades de mastigação e deglutição, além de problemas visuais e olfativos, influenciam diretamente a maneira como os idosos se alimentam.

“Esses fatores exigem atenção especial para garantir uma nutrição adequada e prevenir deficiências nutricionais”, explica o Dr. Claudio Barbosa, Nutrólogo da Linha de Cuidado ao Idoso do Hospital Mater Dei Santa Genoveva.

Desafios nutricionais no envelhecimento
Com o avanço da idade, o metabolismo basal diminui, o apetite pode reduzir e a perda de massa magra se torna mais comum. Esses fatores, somados ao aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e osteoporose, demandam atenção especial à dieta. “Todos os nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, são fundamentais para os idosos, mas as necessidades variam conforme cada caso”, explica o Dr. Claudio.

O aporte proteico, por exemplo, é crucial para manter a massa muscular, prevenir quedas e melhorar a funcionalidade. No entanto, idosos com insuficiência renal crônica precisam de orientação específica para evitar sobrecarga nos rins. Já aqueles com osteoporose ou perda de peso significativa podem se beneficiar de uma dieta rica em proteínas para fortalecer os músculos e ossos.

Saúde cognitiva e alimentação
A prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, também está relacionada à nutrição. Embora não exista um nutriente específico para evitar demências, uma dieta equilibrada e variada contribui para o bom funcionamento cerebral. “O cérebro precisa de todos os nutrientes essenciais para envelhecer de forma saudável”, destaca o nutrólogo. Entretanto, fatores como mastigação inadequada, problemas digestivos ou falta de dentição podem comprometer a absorção desses nutrientes, mesmo que a dieta seja balanceada. Um cuidado especial deve ser dado quanto ao risco de engasgar com a alimentação mais liquefeita, o que conhecemos como broncoaspiração da dieta. Os cuidados da Fonoaudiologia e o espessamento dos líquidos administrados podem ser úteis.

Suplementação: quando e como usar
A suplementação de vitaminas e minerais, como zinco, selênio e vitamina D, pode ser necessária em alguns casos, mas deve ser feita com cautela e sob supervisão médica. “O excesso de vitaminas pode trazer riscos, como cálculos renais por vitamina D em excesso ou aumento do risco de doenças cardíacas com altas doses de vitamina E”, alerta o especialista. Por isso, a suplementação deve ser individualizada, baseada em exames clínicos e orientação profissional.

Estimulando uma alimentação saudável e prazerosa
Manter uma dieta equilibrada na terceira idade pode ser desafiador, especialmente com o surgimento de condições como demência, depressão ou isolamento social. “É preciso respeitar a individualidade do idoso, considerando suas preferências, cultura e tolerância alimentar”, afirma o Dr. Claudio. Em casos de perda de apetite ou dificuldades de mastigação, a adaptação da dieta e o apoio de cuidadores e familiares são essenciais para garantir a ingestão adequada de nutrientes

EPR Via Mineira inicia a instalação de mais de 10 mil metros de defensas metálicas e outros dispositivos de segurança na BR-040

0

Medida reforça a segurança viária no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora; entenda como esses dispositivos ajudam a prevenir acidentes

 

A EPR Via Mineira deu início, nesta semana, à instalação de dispositivos de segurança ao longo da BR-040, no trecho que conecta Belo Horizonte a Juiz de Fora. A previsão é que até o final do primeiro semestre, mais de 10 mil metros de defensas metálicas sejam implantados, além de outros dispositivos de segurança. A iniciativa faz parte do compromisso da concessionária com a segurança viária e visa reduzir os acidentes, garantindo melhores condições de trafegabilidade para os motoristas e passageiros.

 

Desde que assumiu a administração da rodovia, em agosto de 2024, a concessionária tem realizado uma série de ações para restabelecer padrões adequados de segurança, seguindo as diretrizes do contrato de concessão. Além das defensas metálicas, serão instalados terminais absorvedores de energia, terminais tripla onda e balizadores catadióptricos em pontos mapeados a partir de um estudo de segurança viária, considerando trechos com desníveis acentuados e histórico de acidentes.

O que são esses dispositivos e como eles ajudam a salvar vidas?

  • Defensas metálicas: São barreiras de proteção que absorvem o impacto de veículos, impedindo que esses se desviem para áreas de risco. Elas são instaladas em pontos estratégicos da rodovia, como em curvas e em trechos próximos a desníveis.
  • Terminais absorvedores de energia: Localizados nas extremidades das defensas, esses dispositivos funcionam como uma espécie de “amortecedor”, diminuindo a intensidade do impacto ao absorver a energia do choque, reduzindo assim os danos aos veículos e ocupantes.
  • Terminais tripla onda: Têm a função de absorver de maneira mais eficiente a energia de um impacto, oferecendo uma maior proteção em pontos onde o risco é maior.
  • Balizadores catadióptricos: Pequenos dispositivos que aumentam a visibilidade à noite e em condições de pouca luz, ajudando os motoristas a perceberem melhor os limites da estrada e os obstáculos à frente.

Para garantir a segurança durante as execuções, em alguns pontos da rodovia onde não há acostamento, será necessário realizar desvios no tráfego, sempre com a devida sinalização e aviso prévio aos usuários. De acordo com o gerente de Engenharia, Mauricio Cavalli, serão cerca de 3 mil metros de defensas metálicas instaladas por mês, seguindo um cronograma progressivo.

 

“A BR-040 é uma rodovia de grande fluxo e carecia de dispositivos de segurança alinhados às normas atuais. Desde que iniciamos nossa operação, temos trabalhado para corrigir essa lacuna, como já demonstrado pela intervenção na Curva da Celinha durante o Plano de 100 Dias. Agora, avançamos com a ampliação desses dispositivos em todo o trecho concedido, com o objetivo de minimizar riscos e prevenir acidentes graves, oferecendo mais proteção a todos que utilizam a rodovia”, informa.

 

A EPR Via Mineira reforça seu compromisso com melhoria contínua da rodovia, promovendo uma gestão responsável e comprometida com a segurança viária.

 

Sobre a EPR

 

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o conforto dos usuários nas rodovias.

 

Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades. A noite de gala do Oscar Brasileiro da Comunicação, ocorreu no dia 08 de março, às 19h, na Churrascaria Fogo de Chão, localizada na Avenida dos Bandeirantes, 538, Brooklin, São Paulo. Recebeu diversas personalidades, empresários e comunicadores sociais. 

Fotos: Dawis Villar

A festa com tapete vermelho e bastante glamour, foi bem requintada, com rodízio à vontade aos convidados da noite. Herberth de Souza, apresentador da Rede Mundial de TV, do programa “Repórter Mundial”, foi um dos homenageados com a categoria “Apresentador de TV” e como “Empresário” da Rádio Clube FM Natal. 
 
 
Fotos: Dawis Villar


Além dele os homenageados foram: Luiz Kamkam da pegadinha do Silvio Santos, a modelo Internacional, Victoria Alves dos Santos, a advogada e delegada, Dra Raquel de Rosa Pontati, o jornalista, apresentador e motociclista, José Juan Martinez Brey, o vendedor de automoveis semi novos, Igor Firmino, a jornalista, empresária e proprietária da Web Rádio e TV Pontual de Monte Alto (SP), Patrícia Modesto, apresentadora de TV do Programa Talentos, Adriana Araújo, o músico e compositor, Théo Victor, o empresário, Marcelo Todorovic, o empresário de utensilios domesticos, Farde Estephanovichil, o empresário, Paulo Roberto Paim Borges, advogado, jornalista, conselheiro e assessor do presidente da Associação de Imprensa de São Paulo, Mauro César Ramos de Almeida, o pastor, Antônio Paixão, o empresário esportivo, Marcelo de Oliveira Vaz, o bartender, Cicero Clarindo da Silva Neto, o empresário do setor imobiliario da Flórida e jornalista, Romulo Augusto Rodrigues Aguiar, o Presidente da Coblac, Principe Gabriel Dias Filho, a escritora e musicista, Alcidéa Miguel, o apresentador do Podcast Podmenen na Área, Osvaldo Tobia Neto, o estilista de moda sustentável, Lano Moreira, o empresário, Silvio Santos Ferreira Pereira, a SR House Investimentos Imobiliários. Tatiana Cuervo, o influencer digital, Fabiano Costa, o Vidente do Milênio, José Tavares, CEO do grupo Idearte Clube FM Natal (RN), Amaury Veríssimo JR, a empresa de monitoramento, Ativasystem, o empresário, Mateus Oliveira, a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Ecológica, Medalhista Cultural, Beneficente e Educacional, empresário do Limpa Nome, Deusa Lopes, a empresária e corretora de imóveis, Valentina Caran, a especialista em cosmética, Adriana Mangiullo de Rosa, a Presidente da Plástica Sem Cirurgia, Criadora do Tesouro do Deserto Campeão Mundial ( como melhor produto da estética natural), Silvana Rocha, empresário, Renato Cassiano Venâncio Machado, empresário, Dra Alda Aparecida Jianetti Machado, o empresário, presidente CCDA e representante da Federação Internacional de Capoeira (FIC), o Comendador Mestre Valdenor Silva dos Santos, o sargento da Rota de São Paulo, Machado, policial civil de São Paulo, Tobias, Bruxo Chik Jeitoso, entre outros.
 
 

Fotos: Dawis Villar

O Prêmio Comunicação e Destaque 2025 Internacional Brasil Estados Unidos, foi recebido uma estatueta do Oscar mais certificado em homenagem ao filme “Ainda Estou Aqui”.

 

Fotos: Dawis Villar
 
Fotos: Akira Nakamura/Imprensa: Jornal1 Notícias e Eventos


 
Fotos: Dawis Villar/Akira Nakamura

 

Assessoria de imprensa Lívia Rosa Santana

Secretarias de Cultura Estaduais Disputam Acolhimento do Filme “Alba – Uma Carta Jamais Lida”

0

O projeto cinematográfico “Alba – Uma Carta Jamais Lida“, da San Martini Films, recebeu um investimento de cinco milhões de reais por meio da “Lei do Audiovisual”, através da ANCINE (Agência Nacional de Cinema). Desde então, diversas secretarias de cultura estaduais têm se mobilizado para garantir o direito de acolhimento da obra em seus territórios, reconhecendo o potencial do projeto para fomentar atividades culturais e o desenvolvimento econômico regional.

 

Na sequência: Mary Land Brito(Secretaria de Estado da Cultura) e Luiz Gomes (Diretor Jurídico da San Martini Films). Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.


Na sequência: Carlos Alves (asessor LGomes) Jadyel Trindade(assessor de midias) Renata Barros (gabinete secretária), Luiz Gomes (Diretor Jiridico da San Martini Films) Mary Land Brito(Secretaria de Estado da Cultura) e Adriele Dantas(Assessora da Secretária). Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.
 
 

“Alba – Uma Carta Jamais Lida” é mais do que um filme; é uma proposta de intercâmbio cultural que visa unir profissionais estabelecidos no mercado nacional e internacional com talentos locais onde as gravações ocorrerão. O projeto prioriza a contratação de profissionais da região escolhida, com o apoio financeiro da San Martini Films e seus parceiros.

 
 
Riccardo San Martini (autor e diretor do projeto e CEO fundador da San Martini Films). Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.
 


Riccardo San Martini, autor e diretor da obra e CEO da San Martini Films, é natural de Mato Grosso, mas tem raízes profundas no Rio Grande do Norte, onde se inspirou em mulheres locais para desenvolver o argumento do filme. A trama aborda questões delicadas, como a violência contra mulheres, o feminicídio, a herança cultural do cangaço e a posição feminina na sociedade contemporânea. A forte conexão do diretor com o RN faz desse estado um candidato atrativo para a realização do projeto.

 
 
Reunião oficial de 2023 entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a San Martini Films, com os presentes: Prof.a Fátima Bezerra, Governadora do RN; Riccardo San Martini, o CEO da San Martini Films; o Dr. Hugo Fonseca, coordenador da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN; a Wanessa Fialho, subsecretária de Políticas para as Mulheres do Governo do RN; a Roberta Duarte, presidente da Emprotur; o Gilson Matias, Diretor da Fundação José Augusto; a Mary Land Brito, secretária de Cultura do RN; a Sra. Mara Perrout, diretora comercial da San Martini Films; o Dr. Luiz Gomes, diretor jurídico da San Martini Films; o Dr. Ciro Barone, consultor jurídico da San Martini Films; e a Dra. Jacquelline Setúbal, consultora jurídica da San Martini Films. Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.
 
 
 

Em 2023, uma reunião crucial foi realizada entre a Governadora do RN, Prof.a Fátima Bezerra, e representantes da San Martini Films, incluindo San Martini e outros membros do governo estadual, para discutir as possibilidades de apoio ao projeto. Contudo, o avanço das tratativas foi interrompido quando San Martini foi diagnosticado com um câncer severo, necessitando de tratamento e recuperação.

 
 
Reunião oficial de 2023 entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a San Martini Films, com os presentes: Prof.a Fátima Bezerra, Governadora do RN; Riccardo San Martini, o CEO da San Martini Films; o Dr. Hugo Fonseca, coordenador da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN; a Wanessa Fialho, subsecretária de Políticas para as Mulheres do Governo do RN; a Roberta Duarte, presidente da Emprotur; o Gilson Matias, Diretor da Fundação José Augusto; a Mary Land Brito, secretária de Cultura do RN; a Sra. Mara Perrout, diretora comercial da San Martini Films; o Dr. Luiz Gomes, diretor jurídico da San Martini Films; o Dr. Ciro Barone, consultor jurídico da San Martini Films; e a Dra. Jacquelline Setúbal, consultora jurídica da San Martini Films. Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.
 
 
 

Com a total recuperação de Riccardo San Martini no final de 2024, as atividades foram retomadas e, na semana passada, o diretor jurídico da San Martini Films, Dr. Luiz Gomes, voltou à Secretaria da Cultura do RN para dar continuidade às discussões sobre o apoio logístico e técnico para as gravações, além de suporte nas oficinas de capacitação para os profissionais da cultura que serão envolvidos.

 
 
Reunião oficial de 2023 entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a San Martini Films: Dr. Luiz Gomes, diretor jurídico da San Martini Films; Sra. Mara Perrout, diretora comercial da San Martini Films; Sr. Riccardo San Martini, CEO fundador da San Martini Films. Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.
Em entrevista, Riccardo San Martini expressou seu desejo de que o filme seja gravado no Rio Grande do Norte. “Escrevi a obra para ser gravada lá, pois conto histórias de pessoas de lá, com peculiaridades culturais potiguares. Embora haja outras propostas de apoio de estados como Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, meu coração está no RN”, afirmou.
O projeto “Alba – Uma Carta Jamais Lida” é um dos mais aguardados do cinema brasileiro e, sem dúvida, o estado que o acolher terá a oportunidade de colher frutos culturais e econômicos significativos, desde a produção até a exibição do filme. O desfecho dessa disputa entre as secretarias de cultura promete ser um marco para o cenário audiovisual nacional.
 
 
Fotos e vídeos da reunião na Secretaria de Cultura do RN: Gabriel Henrique


Imagens: Gabriel Henrique e arquivos da San Martini Films.

 
Assessoria de imprensa Lívia Rosa Santana

Grupo Petrópolis apoia curso de formação em Tecnologia Cervejeira no Triângulo Mineiro

0

Formação gratuita oferecida pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, capacita profissionais para o setor cervejeiro em expansão.

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, anuncia apoio ao curso Formação Inicial e Continuada (FIC) em Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), no Campus Uberaba-MG. A iniciativa criada a partir de um encontro promovido entre as duas empresas com a Sociedade Civil Organizada (SCO) de Uberaba – grupo de entidades, órgãos públicos e empresas privadas que atuam em conjunto para o desenvolvimento da região – tem o objetivo de qualificar profissionais para o crescente mercado cervejeiro no Brasil.

A aula inaugural ocorreu no dia 14 de março e contou com apresentações do Instituto Federal e do Grupo Petrópolis para todos os 20 alunos da primeira turma do curso. Ao final do programa, eles terão a oportunidade de realizar um Beer Tour na fábrica de Uberaba – a mais moderna da companhia e inaugurada em 2020 – para acompanhar todo o processo de fabricação de cerveja e as inovações tecnológicas da planta, que conta com mais de 700 colaboradores e possui capacidade produtiva de 11,4 milhões de hectolitros. Além disso, vão conhecer algumas das principais marcas da empresa que são produzidas no local, como Itaipava, Petra, Black Princess, Vold X, Cacildis, Cabaré, Crystal e Lokal.

O curso, gratuito e com carga horária de 200 horas, acontece até o dia 18 de julho e é voltado para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.  A grade curricular inclui microbiologia e higienização na indústria cervejeira, qualidade das matérias-primas, processos de produção, controle de qualidade, análise sensorial e desenvolvimento de receitas. Os participantes também terão palestras com mestres cervejeiros e visitas técnicas à fábrica do Grupo Petrópolis.

A criação do curso acompanha o expressivo crescimento do setor cervejeiro no país. Em 2023, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil registrou um aumento de 6,8% no número de cervejarias, totalizando 1.847 estabelecimentos. O estado de Minas Gerais consolidou-se como o terceiro maior mercado cervejeiro nacional, com 235 fábricas distribuídas em 103 municípios. Uberaba foi considerada um polo cervejeiro, com a presença de diversas fábricas e centros de pesquisa, incluindo a planta do Grupo Petrópolis.

“O mercado cervejeiro está em constante evolução, e a capacitação profissional é essencial para acompanhar novas tendências, aprimorar técnicas e garantir a qualidade do produto. O curso de Tecnologia Cervejeira surge como uma oportunidade única para quem deseja se especializar e atuar com excelência no segmento, que é cada vez mais promissor”, destaca Everaldo Miranda, Gerente Geral da fábrica de Uberaba do Grupo Petrópolis.

Para o coordenador do curso no IFTM, José Humberto de Oliveira, a formação preenche uma lacuna no mercado local. “Estou muito contente em lançar este curso, que é o primeiro programa desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro do campus de Uberaba. Olhando para as exigências do setor, entendemos que seria importante criar um programa conectado com as demandas da nossa região. Além de aprender sobre processos produtivos, os alunos terão contato com os parâmetros de qualidade de segurança na fabricação de cerveja, grandes diferenciais do programa e que vão deixá-los preparados para o mercado de trabalho”, afirma.

Ao completar o curso, os participantes estarão aptos a desempenhar diversas funções na produção cervejeira, utilizando conhecimentos teóricos e práticos para monitorar processos produtivos. A formação também visa expandir as oportunidades de atuação no setor, incentivando a criação de novas receitas e empreendimentos vinculados ao mercado cervejeiro.

O Instituto prevê a abertura de novas turmas após o sucesso desta primeira edição. Além da formação em Tecnologia Cervejeira, o IFTM campus Uberaba oferta cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos Integrados e Ensino Médio, Superiores e Pós-Graduações em diversas áreas do conhecimento.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br  e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

CDL firma parceria estratégica em celebração ao mês da mulher

0

A parceria entre a CDL Uberlândia e a HapVida surge como um importante aliado nessa jornada, oferecendo acesso facilitado a cuidados essenciais e promovendo o bem-estar feminino em todas as fases da vida.

Março é oficialmente o mês da mulher, data instituída há mais de 5 décadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres e reforça sua luta por direitos iguais.

Hoje elas são protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, liderando transformações em diversas áreas como política, ciência, cultura, educação e mercado de trabalho.

Os múltiplos papéis que as mulheres desempenham exigem atenção especial à saúde para que possam continuar contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e comunitário.

As mulheres representam atualmente cerca de 51,5% da população brasileira, o que equivale a aproximadamente 104,5 milhões de cidadãs, que precisam estar atentas à saúde ginecológica, reprodutiva, hormonal, materna e mental.

A atenção preventiva é um recurso importante nessa jornada, uma vez que consegue detectar de forma precoce as principais doenças presentes no universo feminino, como câncer de mama e colo do útero, osteoporose, Síndrome do Ovário Policístico (SOP), doenças cardiovasculares, entre outras.

Além de manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos é igualmente essencial o acompanhamento clínico periódico em todas as fases da vida.

A escolha de um bom convênio médico pode ser um grande aliado nesse processo, pois garante acesso facilitado a consultas com ginecologistas, exames preventivos como mamografias e Papanicolau, além de cuidados específicos que vão desde a adolescência até a menopausa.

No mês da Mulher, a CDL Uberlândia fecha uma parceria inédita com a maior operadora de saúde do Brasil, a HapVida. Com mais de 15,8 milhões de beneficiários, a rede assistencial própria conta com 85 hospitais, 77 prontos atendimentos e 341 clínicas médicas distribuídas em todo país.

Em Uberlândia, os atendimentos são realizados pelo MadreCor, renomado hospital de média/alta complexidade que completa 20 anos de atuação. A instituição conta com atendimento ambulatorial para 41 especialidades, centro cirúrgico e unidade de oncologia. Ao todo, são 115 leitos operacionais, entre eles, 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A superintendente da CDL, Lécia Queiroz, destaca os benefícios dessa parceria, que oferece às empresas e colaboradores acompanhamento especializado com um excelente custo-benefício. “Em um mês dedicado a celebrar as conquistas femininas, reforçamos a importância de priorizar a saúde da mulher. A parceria da CDL Uberlândia com a HapVida surge como um importante aliado nessa jornada, oferecendo acesso facilitado a cuidados essenciais e promovendo o bem-estar feminino em todas as fases da vida”, afirmou a executiva.