Festival Timbre Instrumental investe em acessibilidade para garantir participação de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida

0

Organização do evento vai garantir intérpretes de Libras, serviço de audiodescrição, suporte especializado, banheiros adaptados e espaço em frente ao palco dedicado às pessoas com deficiência física, visual, auditiva e ou intelectual e idosos

Com o intuito de garantir que todas as pessoas possam ter acesso aos shows da 3ª edição do Festival Timbre Instrumental, que acontecem nos dias 25 e 26 de maio, no SESC Uberlândia, a organização do evento está investindo em serviços de acessibilidade para atender pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos.

O objetivo do evento, segundo o organizador Gabriel Caixeta, o Bibi, é não só valorizar a diversidade musical brasileira, mas também permitir que todas pessoas tenham acesso à cultura, independentemente de sua classe social, educação, etnia, orientação sexual ou condição física ou intelectual. “O Timbre Instrumental é um festival plural. Acreditamos que a música é para todos e por isso estamos sempre trabalhando para permitir que todos tenham acesso aos nossos eventos”, afirmou.

As pessoas com deficiências e mobilidade reduzida terão toda estrutura necessária para uma experiência inesquecível. O Festival Timbre Instrumental terá uma equipe especializada de acolhimento preparada para atender e dar suporte ao público em qualquer situação. Entre as ações criadas pela equipe de acessibilidade do festival, haverá rampas de acesso, banheiros adaptados, intérpretes de Libras, serviço de audiodescrição dos shows, além de espaço frente ao palco exclusivo.

A programação do festival começa na quarta-feira (22) com o “Diálogo Cultural – Instrumental e sua Cena”. No segundo dia, quinta-feira (23) acontece o “Diálogo Cultural – A Música Instrumental Brasileira”. Os diálogos serão transmitidos ao vivo, às 19h, pelo Instagram @festivaltimbreinstrumental. Na sexta-feira (24) acontece a oficina gratuita “Produção musical a partir da Amazônia: produções e experiências a partir da floresta e seus povos”. A oficina será oferecida das 14h às 17h, no Sesc Uberlândia, na rua Benjamin Constant, 844, Bairro Aparecida. A programação segue na sexta-feira (24) com a Discotecagem Amazônica do Ultimato (RO) e Discotecagem Surf Music com Johnny Crash (SP), a partir das 18h, na cervejaria Captain Brew, na rua Marieta de Castro Santos, 135, Bairro Morada da Colina.

No sábado (25), às 16h, acontece o primeiro dia de shows com a apresentação da violonista Ana Clara Guerra Trio (MG), e das bandas Ultimato (RO), Strobo (PA) e Light Strucks (MG) convidando Johnny Crash (SP). Os shows continuam no domingo (26), às 16h, com a apresentação da Orquestra Sesc de Violas (MG), Duo Country (MG), e bandas Sick (MG) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN). As apresentações acontecem no SESC Uberlândia, com entrada pelo portão da avenida João Naves de Ávila, 919, Bairro Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus). A entrada é 1kg de alimento não perecível que será doado ao Programa Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício.

O festival é produzido pela agência Timbre Cultural, com parceria cultural do Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC e Sindicomércio de Uberlândia. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Governo Federal – Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. O festival também conta com o apoio do Estúdio Farândola, Libertas – Venda & Bar, Cozinha da Terra, Porão Estúdio de Gravações, Calegari Eventos e patrocínio das cervejarias Benedith e Captain Brew. A identidade visual do festival é assinada pelo Estúdio Farândola. Elementos da fauna e da flora brasileira dialogam com instrumentos e a proposta “Sinta o som” do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Diálogos e Oficinas
Diálogo Cultural – Instrumental e sua Cena
Com Esdras Nogueira (Festival Transforma), Luciana Simões (Festival BR 135 Instrumental), Reneé Chalu (Festival Sonido) e Gabriel “Bibi” (Festival Timbre Instrumental)
Quarta-feira, 22/5, às 19h, pelo Instagram @festivaltimbreinstrumental

Diálogo Cultural – A Música Instrumental Brasileira
Com Ana Morena (Banda Camarones), Ana Clara Guerra (Instrumentista), Bruno Corsino (Banda Ultimato) e Breilla Zanon (Festival Timbre Instrumental)
Quinta-feira, 23/5, às 19h, pelo Instagram @festivaltimbreinstrumental

Oficina – Produção musical a partir da Amazônia: produções e experiências a partir da floresta e seus povos
Com Léo Chermont e Arthur Kunz (Banda Strobo)
Sexta-feira, 24/5, das 14h às 17h, no SESC Uberlândia
Rua Benjamin Cosntant, 844, B. Aparecida. Entrada franca.

Discoteca Amazônica do Ultimato
Com DJ Johnny Crash (The Dead Rocks)
Sexta-feira, 24/5, às 18h, na cervejaria Captain Brew
Rua Marieta de Castro Santos, 135, B. Morada da Colina. Entrada franca.

Shows
Ana Clara Guerra Trio (MG), Ultimato (RO), Strobo (PA) e Light Strucks (MG) convida Johnny Crash (SP)
Sábado, 25/5, às 16h, no Sesc Uberlândia
Avenida João Naves de Ávila, 919, B. Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus)
Entrada: 1kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil

Orquestra Sesc de Violas (MG), Duo Country (MG), Sick (MG) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Domingo, 26/5, às 16h, no Sesc Uberlândia
Avenida João Naves de Ávila, 919, B. Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus)
Entrada: 1kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil