As organizações enfrentam muitos desafios na retenção de funcionários de alto desempenho, especialmente devido ao mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo. Para superar esses obstáculos, a construção de planos de carreira faz toda a diferença. Inclusive, um recente estudo, intitulado “The Impact of Career Development on Employee Engagement and Retention – Journal of Human Resource and Sustainability Studies”, destaca as inúmeras vantagens que um plano bem elaborado pode oferecer aos colaboradores. Mais do que simplesmente assegurar estabilidade profissional, a pesquisa ressalta que funcionários com metas claras e oportunidades de desenvolvimento são mais engajados e satisfeitos no trabalho.
Para Robson Barbosa, Diretor Executivo da Selpe Gente e Gestão, “os planos de carreira possibilitam que os trabalhadores visualizem suas trajetórias profissionais de forma mais tangível. Isso não apenas promove um senso de propósito, mas aumenta significativamente o nível de satisfação no trabalho. Além disso, as empresas fortalecem suas equipes internas e constroem as bases para um crescimento sustentável no longo prazo.”
Robson também destaca que quando a gestão elabora um planejamento de carreira com o colaborador, são identificadas habilidades, interesses, conhecimentos e aspirações, além de compreender as posições que a pessoa se enquadra de acordo com a sua capacidade. “Ao identificar esses padrões, conseguimos entender melhor em qual cargo e em qual demanda o colaborador terá mais chances de sucesso e produtividade. Dessa forma, a empresa prepara líderes internos, cultivando seus talentos e economizando recursos que seriam necessários para contratações externas.”
Nesse contexto, fica evidente que um plano de carreira bem definido contribui para a retenção de talentos. Colaboradores que enxergam uma jornada clara para o crescimento dentro da empresa são mais propensos a permanecerem engajados e comprometidos com seus objetivos profissionais. “O planejamento de carreira não é apenas uma ferramenta para o crescimento individual; é também uma estratégia eficaz para empresas que buscam ter um pipeline estratégico de sucessão, manter e nutrir seus talentos, contribuindo para realização da estratégia do negócio quando o foco está na manutenção dos cargos chaves bem como nos projetos de crescimento e expansão. Além disso, influencia na cultura organizacional, criando uma força de trabalho mais coesa e alinhada com metas comuns”, destaca Robson. À medida que as organizações adotam essa abordagem estão moldando o futuro de seus funcionários e fortalecendo suas próprias bases para o sucesso.
Sobre a Selpe Gente e Gestão
A Selpe é uma Consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE), a empresa oferece soluções estratégicas para recrutamento e seleção, desenvolvimento de líderes e equipes, planejamento e execução de programas de trainee e estágio bem como a contratação de profissionais na modalidade de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.