terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 774

4ª edição Projeto Mercado Modo de Fazer em Gonçalves, reúne mais de 80 pequenos produtores da Mantiqueira

0

Nos dias 8 e 9 (sexta e sábado) de setembro, acontece a quarta edição do Projeto Mercado Modo de Fazer, desta vez na cidade de Gonçalves, localizada na região do Sul de Minas Gerais. O evento será realizado no espaço da Pousada Vida Verde em  com entrada gratuita em meio a natureza e cachoeiras, um cenário natural de encher os olhos. 

Este ano foram recebidas mais 150 inscrições para participação no evento. Foram selecionados 80 expositores de 26 cidades da Serra da Mantiqueira expondo seus produtos como queijos, cachaça, gin, vinho, cafés, geleias, antepastos, charcutaria, azeites, doces de leite, bananas cristalizadas, verduras e frutas orgânicas, arte e design em tecido, madeira, fios, fibra de bananeira, bijoias, cosméticos naturais e itens de aromaterapias.

Entre os destaques, a EMATER MINAS  terá um espaço  com produtores voltados à agricultura familiar,  assim como as empreendedoras do café que hoje reúnem 120 mulheres no grupo que articula ações do setor cafeeiro de Santa Rita do Sapucaí MG e região. Diversos cafés especiais e produtos derivados serão oferecidos ao público. O Mercado também tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Turismo de Gonçalves, Cozinha Mineira, Frente da Gastronomia Mineira, Circuito Serras Verdes e Caminhos da Mantiqueira.

Segunda edição  do  Seminário Modo de Fazer:

Será realizado além da feira a segunda edição  do  Seminário Modo de Fazer, no dia  31 de agosto (quinta-feira), com a participação dos profissionais:  Marília Ribeiro: consultora em turismo e marketing ,Chef  Vítor Pompeu: afinador de queijos, Rodrigo Veraldi: agrônomo e gastrônomo  e José Caldeira: executivo do Banco Sicredi.

O seminário acontece com o objetivo de  reunir expositores, comerciantes da região e também alunos do ensino médio da escola estadual do município para discutir propostas para o desenvolvimento econômico sustentável do turismo e da gastronomia.

O evento tem patrocínio   do Clube da Casa Campeão, que apoia diversas ações desenvolvidas com os alunos do ensino médio da escola estadual e que financia o estágio remunerado de jovens aprendizes que atuarão no evento,  conta também com o patrocínio da  Associação Pró turismo  Gonçalvestur, Pousada Vida Verde, Pingoiun e do Banco SICREDI Sul de Minas, que  apoiam o 2 Seminário Modo de Fazer .

As três etapas fundamentais da produção de um evento: “pré”, “evento” e “pós evento”

0

Renata Costa fala, também, dos propósitos da Equipe 10, empresa voltada para eventos corporativos

Produzir um evento requer cuidados e bastante dedicação. Mas, muito além de idealizar e pegar papel e caneta, a fim de escrever tudo o que se irá providenciar para o tão sonhado momento, é necessário ter em mente as três etapas fundamentais, cumpridas, pelo produtor, durante a organização: pré, evento e pós. E é importante ressaltar que todas valerão, sempre, para os de pequeno, de médio e de grande porte.

O “pré” é o início. É nesta fase que haverá a elaboração das ideias. Por meio de uma lista, o (a) anfitrião (ã) anota o seu planejamento: local, decoração, buffet, convidados, data prevista, etc. Em casos de premiações, por exemplo, a produção de troféus é fator indispensável, assim como em torneios esportivos, em que a capacidade de estádios / ginásios é levada em conta.

O “evento”, o segundo estágio, é o acontecimento. Por isso, toda a preparação, ocorrida meses, semanas antes, é colocada em prática: decoração impecável, convidados conferidos na listagem oficial. Premiações: entrega dos troféus aos vencedores de cada categoria; Em competições: jogos em ação e com o pódio à espera dos ganhadores.

O “pós”, último. O show termina, porém, os trabalhos só começam, pois é hora de mensurar os resultados. A Equipe 10 é uma empresa voltada para eventos corporativos e nesses três ciclos, Renata Costa e seu time tiram de letra. Ela declara: “Nosso propósito é encantar e entregar eventos únicos! Por isso, conto com um quadro de funcionários, formados por profissionais especializados em diversas áreas. Em cada trabalho, buscamos uma nova história, criando momentos inesquecíveis, de forma criativa, impactante e objetiva!”, conclui a empresária.

LSH Hotel: o puro glamour da Barra da Tijuca que torna os eventos inesquecíveis 

0

O LSH Hotel é puro glamour! Business e lazer, o cinco estrelas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é, altamente, movimentado e admirado por seus doze andares, regados a luxo. Se prontifica, também, em tornar os eventos inesquecíveis: de pequeno, médio e de grande porte.

A espaçosa área, com seis salas, ricamente decoradas, contém infraestrutura completa e sofisticada, com capacidade para 560 pessoas, sem esquecer da iluminação. Os sonhos dão lugar à realidade e as comemorações se eternizam na memória do (a) anfitrião da festa, dos convidados e da comissão organizadora.

Serviço:

Endereço: Rua Professor Coutinho Fróis, número 10, Barra da Tijuca

Site: LSH By OWN Hotel na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (ownhotels.com.br)

Em Belo Horizonte, Aurora Saúde nasce com o objetivo de oferecer uma nova experiência ao cuidar da saúde e do bem-estar

0

A força da natureza é avassaladora e transformadora. Assim como a aurora boreal milagrosamente reúne vestígios de partículas atmosféricas e encanta o mundo com sua luminosidade multicolorida, quando duas mulheres dão as mãos e vislumbram o horizonte, nada é impossível.

Foi com o alinhamento de duas experientes profissionais, da enfermagem e da gestão, inspiradas na plenitude da aurora boreal, que nasceu a Aurora Saúde, a primeira operadora de planos de saúde no Brasil fundada por mulheres. A empresa surge entre as alterosas de Belo Horizonte com o objetivo de oferecer uma nova experiência ao cuidar da saúde e do bem-estar.

Tudo começou quando Marcela Matos e Liliane Freitas se uniram em uma sociedade e projetaram um modelo que procura as melhores possibilidades de experiência para os clientes, através de coordenação multidisciplinar, abordagem centrada, métodos preventivos e o uso de bons recursos tecnológicos. A soma de expertises delas foi a chave para o resultado que está disponível no mercado.

Marcela vem da gestão, atua no mercado de saúde suplementar há mais de 18 anos, geriu a área comercial da GNDI/Hapvida em Minas Gerais e ainda passou por grandes operadoras brasileiras. Já Liliane é a voz técnica, enfermeira de formação com extensa atuação, trabalhou em grandes hospitais de alta complexidade, tendo passagem pela Unimed-BH, Premium Saúde, e, mais recentemente, pela SPDATA.

A amizade de uma pela outra somada a uma visão humanizada foi o que rendeu a chave para abrir a porta da Aurora Saúde. “Para nós, saúde vai além de uma consulta médica, inclui acolhimento, parceria, compromisso com a qualidade de vida de cada cliente. Através de tecnologias avançadas de gestão de saúde, proporcionamos um cuidado integrado, com atendimento humanizado e diário, respeitando necessidades e oferecendo cuidado personalizado”, salienta Marcela.

O primeiro passo foi procurar por uma rede credenciada eficaz e qualificada para atender as demandas das vidas guardadas. Entre as instituições hospitalares parceiras estão o Hospital Felício Rocho, Hospital da Baleia, Hospital Evangélico, Hospital São José, Hospital Semper, Hospital Belo Horizonte e Oculare. Ainda entra para a lista os laboratórios Lustosa, São Marcos, Hermes Pardini e Lab Class. A rede ainda conta com Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, Ecoar e Empremed.

Neste primeiro momento a cobertura atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas os planos de expansão são arrojados. O planejamento contempla a evolução da marca por praças, objetivando chegar em todo estado de Minas Gerais.

Ainda em 2023, a operadora almeja conseguir público no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Já para 2024, outras regiões do estado, como Norte e Centro Oeste, devem entrar para o radar, provendo um alcance estadual. Hoje, a Aurora disponibiliza para o cliente três linhas de atendimento.

A primeira é chamada de a100, que compreende a cobertura de consultas em número ilimitado, exames complementares e outros procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e clínicas. Cobre atendimentos e procedimentos de urgência e emergência até as primeiras 12 horas. O a300 é um plano hospitalar que cobre todos os procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como atendimentos de urgência, emergência, consultas eletivas, internações e exames ambulatoriais realizados no período da internação ou não. Quem procura uma ampla rede de atendimento e não abre mão de poder contar com vários médicos e hospitais, encontra no a500 mais acesso e comodidade. O plano dispõe de acomodações em enfermaria ou apartamento.

“Nossas linhas de cuidado foram projetadas desde o início para colocar os pacientes no centro de suas próprias jornadas de saúde. Por isso, apresentamos primeiro o projeto para Belo Horizonte e região e vamos exportando o modelo para outros cantos de Minas Gerais. Para isso, investimos em tecnologia de ponta para cuidar de forma diferenciada, humanizada e única”, justifica Liliane.

Com tudo alinhado, a palavra da vez tanto para Liliane quanto para Marcela é trabalhar. “Agora vamos trabalhar para que nossos beneficiários se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados em todos os momentos. Somos mais do que uma operadora de saúde, somos um plano de cuidado integrado, que acompanha e se preocupa com a jornada e o bem-estar dos nossos beneficiários. Estamos comprometidos em transformar a maneira como você vê a saúde, fornecendo resultados tangíveis e mensuráveis que irão melhorar sua qualidade de vida”, garante Marcela.

“Seguiremos numa abordagem preventiva e também focada na gestão de doenças crônicas. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos nossos beneficiários, mas também reduz a necessidade de intervenções médicas intensivas a longo prazo. Acreditamos que a saúde é um esforço colaborativo, por isso nossas linhas de cuidados integram uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Essa colaboração permite uma abordagem holística e abrangente para o tratamento, contemplando todas as dimensões da saúde física e mental dos pacientes”, finaliza Liliane.

Acúmulo de gordura no fígado pode aumentar em 30% o risco de diabetes

0

Doença é silenciosa e o emagrecimento é o tratamento mais eficaz

Praticar atividade física, fazer dieta, ter uma alimentação saudável ainda são praticas incomuns na vida da maioria dos brasileiros. Mas ter uma vida sedentária, consumir alimentos gordurosos traz diversos riscos para a saúde, além de contribuir para aparição de algumas doenças que muitas vezes são silenciosas e só são detectadas em estágios mais avançados. Um exemplo é a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado.

Além de ser uma doença grave que pode evoluir para quadro mais grave, causando uma inflamação crônica e danos no tecido hepático, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu que adultos brasileiros que possuem a enfermidade, têm 30% mais risco de desenvolverem diabetes tipo 2.

Usando como base o estudo chamado ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto), a pesquisa acompanhou 8.166 adultos (servidores públicos ou aposentados), com idades entre 35 e 74 anos, de seis capitais do Brasil. Os voluntários foram avaliados por cerca de 3,8 anos. Foram excluídos os participantes com diabetes no início do estudo, além daqueles que relataram consumo excessivo de álcool com hepatite ou cirrose. Estima-se que a esteatose atinja ao menos 25% da população adulta – na amostra avaliada a doença estava presente em 35,5% dos voluntários.

Para detectar a doença, os especialistas usaram a ultrassonografia abdominal. Mas o diagnóstico também pode ser feito por outros exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, além de biópsia do fígado. Durante o acompanhamento, a incidência de diabetes foi de 5,25% em todo o grupo de participantes, sendo de 7,83% entre as pessoas com esteatose hepática e de 3,88% naqueles sem a esteatose. Isso significa um risco aumentado de 30% de desenvolver diabetes.

O hepatologista da Clínica de Gastrohepatologia do Hospital Felício Rocho, Antônio Márcio de Faria, explica que o ultrassom é o exame que vai mostrar a presença da gordura do fígado. Mas, ao constatar o problema, análises complementares devem ser realizadas. “O ultrassom vai acender o alerta, mas a partir dele precisamos fazer uma investigação mais profunda para determinar o melhor tratamento”, explica.

A esteatose hepática é uma doença silenciosa e por isso muito perigosa. Segundo o coordenador na maioria dos casos, o fígado não costuma apresentar sintomas quando a doença está em seu estágio inicial. “Não existem sinais específicos. Os sintomas só aparecerão quando a doença estiver em um estágio mais avançado, ou seja, em uma fase mais tardia. O recomendado é que consigamos detecta-la antes”, ressalta.

E, como toda a doença, assim que detectada, ela precisa ser tratada imediatamente. “Essa inflamação precisa ser tratada o mais rápido possível, assim evitamos a evolução para um quadro mais grave. Para isso é muito importante praticar atividade física para diminuir a gordura visceral e fazer uma dieta com acompanhamento de um profissional”, destaca.

Dia Mundial do Combate à Desnutrição: Ambev alcança Brasil inteiro com projeto contra fome

0

Ao lado da startup Comida Invisível, iniciativa da companhia criada para o combate à fome ganha força em todas as regiões do país

Com 1 milhão de refeições doadas, o projeto ‘Ambev Contra Fome’ chega em todo Brasil levando alimentos a quem não tem. Nesta terça-feira (29), data mundial que conscientiza a luta pelo combate à desnutrição, a Ambev acende um alerta sobre o cenário brasileiro. Dados da ONU revelam que mais de 21 milhões de pessoas passam fome no Brasil, enquanto cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Foi diante desse cenário que a companhia se juntou a empresas parceiras para desenvolver um plano de ação para combater a fome no País.

“Estamos dando mais um passo importante rumo ao que acreditamos. Temos a missão de incluir 5 milhões de brasileiros produtivamente nos próximos anos, mas não tem como avançar se parte da nossa força de trabalho passa fome. É urgente pensar em soluções que tragam dignidade para nossa gente. E isso começa dentro de casa, quando temos acesso ao que é essencial para sobreviver”, conta Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev.

De acordo com o executivo, a companhia tem mirado seus esforços para a agenda social, com soluções efetivas para as principais urgências da sociedade. A parceria com a Comida Invisível, startup social que utiliza tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações, teve início em 2022 e hoje está presente em todo País. Mais de 200 toneladas de alimentos já foram destinadas para mais de 20 ONGs.

A companhia colocou à disposição do projeto 97 Centros de Distribuição pelo Brasil para apoiar a iniciativa e alavancar a doação de alimentos vindos de diversos pontos do País. “Desde o início do projeto, nosso principal objetivo era alcançar todo Brasil. Sabemos da complexidade do tema e que o caminho é longo, mas reconhecemos que, com o nosso tamanho, conseguimos gerar impacto positivo para nossas comunidades e apoiar os brasileiros com suas necessidades”, explica.

Sobre a Comida Invisível
A Comida Invisível é uma startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, que através da tecnologia, integração e processos, conecta alimentos que perderam o valor comercial com quem precisa. Com a orientação de nutricionistas, diversos pontos de venda se engajam na missão de redução do desperdício, contribuindo com uma distribuição de alimentos mais justa, além de ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa no planeta.

Sobre a Ambev
Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar. Esse é nosso propósito. Mais que uma empresa brasileira, com sede em São Paulo e presente em 18 países, somos uma plataforma com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e gera crescimento para todo o ecossistema, como o BEES, voltada aos nossos parceiros varejistas, e o Zé Delivery, o app de bebidas presente em mais de 400 cidades. No Brasil, contamos com mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir bebidas com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão.

Nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação. Apostamos também na conexão com o ecossistema para um crescimento compartilhado entre os nossos parceiros com um objetivo comum de fortalecer as economias regional e local. Também temos parcerias com um ecossistema de mais de 600 startups para gerar oportunidades e idealizar melhorias na vida das pessoas. Além disso, contamos com o hub de tecnologia Ambev Tech presente em home office e em seis cidades: Blumenau (SC), Campinas (SP), Maringá (PR), São Paulo (SP), Jaguariúna-SP e Sorocaba (SP). E não vamos parar por aqui. Somos uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Sempre investimos no país e deixamos um legado que vai além com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.

1º Festival Gastronômico de Monte Alegre de Minas começa neste final de semana

Restaurantes e bares participantes do evento receberam apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia, para a criação de pratos exclusivos

Música e novos sabores vão agitar Monte Alegre de Minas durante o 1º Festival Gastronômico, nos dias 1º e 2 de setembro, na Praça Nicanor Pereira, a partir das 18h. O evento é uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Monte Alegre de Minas, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL). A entrada será a doação de 1 litro de leite.

Sete estabelecimentos participam do festival: Alê Massas e Burger, Auto Posto Trevão, Bee Farm, Restaurante Dona Diná, Clube Campestre do Buriti, Mister Grill e Sanduicheira Quero Mais. Todos integraram o programa Prepara Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae Minas, que, nos últimos quatro meses, orientou donos e gestores de bares e restaurantes sobre técnicas culinárias, atendimento, precificação, marketing digital e melhoria da gestão do negócio.

Os estabelecimentos do festival participaram de consultorias individuais com o chef Vinicius Curtts, que orientou sobre a criação de pratos exclusivos que serão apresentados durante o evento.

O analista do Sebrae Minas Elder Lima afirma que o objetivo do Prepara Gastronomia e do festival é fortalecer a economia e os empreendimentos locais. “Estamos inserindo Monte Alegre de Minas no circuito gastronômico de Minas Gerais, estimulando os pequenos negócios do setor de alimentação e valorizando a culinária regional”, destaca.

Além das atrações gastronômicas, o público poderá curtir apresentações artísticas e culturais variadas. No dia 1º de setembro, sexta-feira, haverá a participação da Orquestra Leonardo Reis e dos artistas Ataíde Vieira e Thais Gouveia. Já no segundo dia, a animação ficará por conta da Orquestra Municipal de Música Caipira, Vanderson Macedo e Os Baluartes.

Serviço
1º Festival Gastronômico de Monte Alegre de Minas
Data: 1º e 2/9
Horário: 18h
Local: Praça Nicanor Pereira Entrada gratuita mediante doação de 1 litro de leite.

Uma Noite Na Lapa: evento, em Portobello Resort & Safari, acontece em setembro, no feriado da Independência

0

Em setembro, durante o Feriado da Independência, o Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba, fará da Lapa, o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, o tema de um inesquecível evento: “Uma Noite Na Lapa”. Com direito à Banda com Música Ao Vivo, os hóspedes irão curtir um jantar regado a deliciosas guloseimas, preparado pelo Chef Executivo, Felipe Ribeiro.

Toda a decoração ficará sob responsabilidade da Equipe 10, coordenada pela empresária Renata Costa.

@portobelloresort

Fundinho Festival apoia “Primeira Jam Session do Movimento Triângulo do Blues”

0

Evento acontece no domingo, 3 de setembro, no Opera Bar

 No domingo, três de setembro, a atmosfera musical de Uberlândia será preenchida com os acordes emocionantes do blues, quando um grupo de renomados músicos da região irá se reunir para uma jam session histórica. O palco escolhido para o encontro memorável é o Ópera Bar, que estará aberto para o almoço a partir das 12h.

A partir das 16h, amantes do blues e da boa música terão a oportunidade de testemunhar uma experiência sonora única, realizada pelo Movimento Triângulo do Blues, formado por músicos do Triângulo Mineiro e arredores, que visa unir e fortalecer ainda mais a cena do blues local, por meio de encontros, jam sessions e festivais dedicados ao gênero.

Segundo Bruno Castro, um dos idealizadores do movimento, o encontro do dia três será o pontapé Inicial para difundir diversas ações focadas no fomento do blues na região, unindo amantes do estilo e músicos locais. “Contamos com a presença maciça dos amantes da boa música no Ópera, para cantarmos e dançarmos juntos”, reforça o convite.

O evento conta com o apoio do Fundinho Festival, evento anual conhecido por promover e valorizar a música em suas diversas formas, especialmente o jazz e o blues.

Marcelo Mamede, coordenador do Fundinho Festival, destaca a importância do surgimento de eventos como esse para estimular o crescimento contínuo do jazz e do blues na cidade e na região. “O destaque do evento será a reunião de músicos excepcionais, provenientes de várias bandas de Uberlândia e região. A jam session de blues está destinada a ser um marco na cena musical local e uma celebração inesquecível”, pontua Mamede.

Em comemoração aos 124 anos de Campo Grande, Vânia Compan celebra três anos da loja no MS

0

“Tranca os dentes e vai pra cima ” conheça um pouco da história de sucesso de “Vaninha ” essa multifacetada profissional

A multifacetada Vânia Compan, que é empresária, produtora, assessora de imprensa, consultora de moda e beleza, entre outras funções que exerce, resolveu expandir seus negócios. Abriu uma loja multimarcas no Mato Grosso do Sul. Que é sucesso e comemora dois anos de existência.

A inauguração que aconteceu no meio da pandemia do Coronavírus, foi restrita apenas para amigos muito próximos e parentes, mas os convidados puderam conferir bem de pertinho as roupas e acessórios que são vendidos no espaço. A loja que leva o sobrenome da dona – Compan’s – tem em seu portifólio distintas marcas para vestir os Campo-Grandenses.

Vaninha, como é carinhosamente chamada por seus clientes e amigos, é uma visionária e sonhadora, no meio da pandemia onde muitos estavam fechando estabelecimentos ela acreditou no seu sonho de ter see próprio negócio em sua terra natal.

“No meio de uma pandemia, onde estamos vivendo em meio a um caos no mundo, você abrir uma loja sem nenhum patrocínio, sem nenhuma ajuda, só você e Deus, contando com a ajuda dos seus pais para segurarem a corda, eu só posso dizer: é Deus agindo em nossas vidas, um milagre!

Nunca desista de algo que você não consegue passar um dia sem pensar. Dê o seu melhor que nosso Deus abençoa e seus planos nunca serão frustrados.

Sobre a loja ser no Mato Grosso do Sul e ela morar no Rio de Janeiro, Vânia falou que:

“Escolhi Campo Grande (MS), porque sou daqui. Nasci em Dourados e vivi em CG até ir embora morar no RJ, há uns 15 anos. Minha mãe e minha irmã irão diretamente tomar conta dos negócios, eu ficarei administrando do Rio. Vou vir com mais frequência à cidade porque loja física é totalmente diferente de ter um local como atendíamos por muito tempo, que foi no apto dos meus pais”.

Atualmente atende famosos como o jornalista Léo Dias, a apresentadora e jornalista Isabele Benito, religiosos como Pr. Leonardo Sale entre vários outros clientes espalhados no Brasil e mundo como Malta, Portugal, Bélgica, EUA entre outros.
Ela é responsável também pelo visual da loja enquanto sua mãe e irmã comandam a parte administrativa.