segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 753

Culinária Argentina: os deliciosos pratos servidos no SLS Puerto Madero, em Buenos Aires

0

Para quem já viajou para a Argentina, teve a oportunidade de conhecer toda a sua história, o que, também, inclui os seus costumes e a culinária. A gastronomia desse país da América do Sul, por sinal, vizinho brasileiro, é repleta de maravilhosos pratos, sem esquecer dos vinhos, ideais para acompanhar cada um.

No SLS Puerto Madero, em Buenos Aires e a 2.5 km do Centro Cultural Kirchner, os hóspedes experimentam o charme rústico dos cortes locais de carne grelhada, no Leynia, restaurante que pertence a esse internacional cinco estrelas.

Quanto ao cardápio, do Residence & Suítes, que é elaborado por renomados chefs, sempre, com muita dedicação: assados (comida típica do país, geralmente servido com “papas fritas” – batatas fritas, em português; e salada), ceaser salad, empanadas e choripan em um delicioso pão de campo.

Foto: divulgação

Equipe 10 realiza o maior encontro de revendedores história da SUPERGASBRÁS

0

Evento aconteceu no Iberostar Bahia

Sempre com muita disposição para prestar o melhor atendimento aos seus clientes, a Equipe 10, presente no mercado corporativo há quase 25 anos, foi a empresa escolhida para a produção do maior encontro de revendedores da história da Supergasbrás, realizado anualmente. Recentemente, o Iberostar, na Bahia, se tornou palco da edição 2023, que reuniu 1.600 pessoas.

Nos bastidores, a empresária Renata Costa ficou à frente de toda a organização. Ela conta que a Equipe 10 participou, ativamente, da criação, da elaboração do projeto em 3D e, depois, alinhou as expectativas com a realidade. “Saímos do projeto em 3D para começar, enfim, a construir esse sonho: montamos a experiência, desde a chegada dos convidados, aquele ‘Welcome to Bahia’. Eles tiveram várias ações de engajamento com batuque do Olodum Feminino, Ações de Tererê, de Tatuagem, um check in 100% digitalizado, porta-retratos instagramáveis (móveis), além de palestras e festas”.

Renata finaliza: “Fomos, mais uma vez, incansáveis e entregamos um evento lindo! Todos nós estamos de parabéns e de alma lavada! Esse timaço trabalha junto para fazer tudo acontecer”.

Comédia mostra como promover a vaga que ninguém quer

0

“Operação Humanization” traz a saga de dois sócios para recrutar novos colaboradores

Joana e Ronaldo são sócios da empresa Plástico Liberations, que está à procura de um novo funcionário. Em um país com quase 10 milhões de desempregados isso não deve ser dífícil, certo? Errado! Os personagens interpretados por Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa na comédia “Operação Humanization” na verdade estão recrutando colaboradores para uma vaga que ninguém quer. Para saber se vão conseguir, a dupla convida para a peça que será apresentada nos dias 22 e 23 de setembro no Cineteatro Nininha Rocha, em Uberlândia.

Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), “Operação Humanization” vende o sonho de integrar a grande família que é a Plásticos Liberation, a questão é que para esse grupo o funcionário tem que abrir mão de muitas atitudes sustentáveis que moldam este mercado.

A primeira versão de “Operação Humanization” foi realizada entre março e setembro de 2021, ainda em um cenário de pandemia, usando recursos de vídeo-teatro. Os atores gostaram do resultado e decidiram que logo que possível levariam a peça para o presencial e esse momento chegou.

Anna explica que na primeira versão o desafio maior foi tratar de temas densos e pesados dentro do que a sociedade vivia na época de forma leve e cômica. “O Todo o drama já estava acontecendo na vida real. Para isso, começamos a improvisar remotamente cenas com o Marcos em Uberlândia e eu em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Foram muitas cenas interessantes e selecionamos as que tinham mais chances de o público se identificar”.

O ambiente sai do trabalho home office para o espetáculo das super palestras. “Temos uma equipe maravilhosa conosco que ajuda a trazer essa atmosfera para o público”, disse Anna.

Em 2023 a temática central é a seguinte: dois donos de uma empresa de plásticos que se orgulham dos seus feitos, que se baseiam em lucro, e do acolhimento inexistente dos funcionários precisam preencher uma vaga. A partir disso são abordados temas trabalhistas, sociais e ambientais de uma maneira nonsense (sem sentido/ absurdo) em que era visível que os donos estavam vivendo uma realidade totalmente paralela à vida real.

Atentos à mídia e aos assuntos que causam repercussão, a dupla de atores está sempre atualizando os temas e a dinâmica cênica do “Operação Humanization” está em uma palestra “super empolgante”, no estilo Ted Talks, na qual os donos tentarão recrutar um funcionário para uma empresa que está “muito mal na fita”.

Marcos comenta que fazer essa comédia é sempre desafiador e neste texto são trabalhados muitos elementos de sátira para construir a dramaturgia, fazer as improvisações e criar essas cenas. “Além da preocupação de provocar o riso na plateia, para nós é importante que esse riso venha acompanhado de uma reflexão. Não que o riso não baste, provocar a risada já deixa a gente muito feliz”, disse o ator.

Para a dupla essa reflexão não automática acabou acontecendo no processo da construção do texto. Eles tiveram que interromper a leitura do texto em várias ocasiões porque se pegavam dando gargalhadas.

“Esperamos que o público se sinta assim e se pergunte do que – e por quê – está rindo. Há limites e cuidados pensados quando se escreve a partir de improvisação. E nosso limite está em não atacar alguém especificamente, não apontar muito o dedo, não jogar na cara”, comenta o ator.

A ideia é que todos saiam do Cineteatro Nininha Rocha com a cabeça e o coração leves depois de se permitir, por 50 minutos, um momento de lazer e cultura, que, assim espera a dupla, tornar o início da semana menos chato.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “Operação Humanization”
QUEM: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa
QUANDO: 22 e 23 de setembro
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Cineteatro Nininha Rocha no Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis s/n, Centro – Antigo prédio do Fórum)
INGRESSOS: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) – venda online pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/operacao-humanization/2137774)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
MAIS INFORMAÇÕES: @operacaohumanization ou 34.99828-0880 (whatsapp)

FICHA TÉCNICA
ELENCO, DRAMATURGIA, DIREÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa | PREPARAÇÃO CORPORAL? Nádia Yoshi | SUPERVISÃO CÊNICA: Deivid Osborges | CONSULTOR DE CENOGRAFIA: Edu Silva | ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Tamara dos Anjos | VISUALIDADES DE CENA: Rafaela Yamamoto | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rubia Bernasci | REVISÃO DRAMATÚRGICA: Karine Fernandes | DESIGNER GRÁFICO: Roberto Gonçalves | REGISTRO FOTOGRÁFICO: D0 Fotografia | VINHETISTA: Edu Wasabi | EDITOR DE VÍDEO: Pedro Henrique de Paula | OPERAÇÃO, SOM E PROJEÇÃO: Karine Fernandes | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adreana Oliveira

Seleção feminina vence Peru e consegue segunda vitória no Pré-Olímpico de vôlei

0

A seleção feminina conseguiu a segunda vitória no Pré-Olímpico. Depois de vencer a Argentina na estreia, o Brasil levou a melhor contra o Peru, neste domingo (17.09), por 3 sets a 0 (25/14, 25/13 e 25/15), em Tóquio, no Japão. A ponteira e capitã Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 17 pontos (13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). O treinador José Roberto Guimarães deu rodagem para o grupo no duelo contra as peruanas – apenas a oposta Kisy e a líbero Nyeme não participaram da partida. As brasileiras voltam à quadra às 4h desta terça-feira (19.09) contra a Bulgária.

Julia Bergmann, ponteira, marcou 13 pontos (11 de ataque e dois de bloqueio) – “Foi uma boa vitória contra o Peru. Melhoramos algumas coisas em relação ao jogo da Argentina. Nos adaptamos mais a quadra e fizemos uma partida mais consistente. Conseguimos sair de situações difíceis de forma mais rápida. Foi um bom jogo e temos que seguir evoluindo a cada partida”.

Tainara, oposta, fez sete pontos (seis de ataque e um de bloqueio) – “Hoje prevaleceu a nossa agressividade que faltou um pouco no jogo contra a Argentina. Entramos forte em todos os momentos da partida. Estou feliz em ter estreado no primeiro Pré-Olímpico da minha carreira e espero que essa seja uma competição muito positiva para o Brasil. Aqui cada jogo conta muito e é como uma final”.

Natinha, líbero – “Foi a nossa segunda vitória no Pré-Olímpico e todo o resultado aqui é muito importante. Vitória, sets, pontos, tudo vale. Cada jogo é uma final, estamos felizes com o resultado. Agora é pensar na partida contra a Bulgária”.

José Roberto Guimarães, treinador do Brasil – “Depois do jogo contra a Argentina falamos sobre a importância de manter o foco até o final. Temos que manter a agressividade até o último ponto. Esse campeonato não permite caídas de rendimento, temos que manter uma regularidade muito grande. Hoje tivemos menos oscilações e mantivemos a concentração do início ao fim do jogo. Conseguimos um placar dilatado porque nosso comportamento foi adequado. Agora temos que pensar em Bulgária e Porto Rico, que fez grande resultado contra a Bélgica”.

No Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Tóquio.

O Brasil jogou com Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Carol. Líbero: Natinha. Entraram: Naiane, Tainara, Diana, Maiara Basso, Pri Daroit,

Pré-Olímpico feminino

16.09 (sábado) – Brasil 3 x 0 Argentina (25/17, 25/20 e 25/22)

17.09 (domingo) – Brasil 3 x 0 Peru (25/14, 25/13 e 25/15)

19.09 (terça-feira) – Brasil x Bulgária às 4h (horário de Brasília) – sportv 2

20.09 (quarta-feira) – Brasil x Porto Rico às 4h (horário de Brasília) – sportv 2

22.09 (sexta-feira) – Brasil x Turquia às 4h (horário de Brasília) – sportv 2

23.09 (sábado) – Brasil x Bélgica às 4h (horário de Brasília) – TV Globo e sportv 2

24.09 (domingo) – Brasil x Japão às 7h25 (horário de Brasília) – sportv 2

Divulgação/FIVB

Duda e Ana Patrícia coroam o título da temporada 2023 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia com ouro na etapa de Fortaleza

0

Oito títulos em oito etapas realizadas. Duda e Ana Patrícia seguem aumentando o número de conquistas no currículo da dupla. Campeãs do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023 de forma antecipada na última sexta-feira (15.9), elas seguiram a trilha de vitórias e conquistaram o ouro do TOP 12 em Fortaleza (CE) na manhã deste domingo (17.9).

Na final feminina Duda e Ana Patrícia superaram Andressa e Vitória por 2 sets a 0 (22/20 e 21/17). Entre os homens, André e George alcançaram o topo do pódio pela quarta vez na temporada. Eles venceram na decisão Arthur e Adrielson, coroados campeões do Circuito Brasileiro 2023 no sábado (16.9), por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19).

A nona e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023 será realizada em novembro em João Pessoa (PB).

Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol: “Fortaleza é uma cidade que prestigia muito o vôlei de praia, é um local tradicional para grandes competições e berço de atletas importantes da nossa modalidade. A oitava etapa foi marcante com a definição dos campeões brasileiros com Duda e Ana Patrícia, no feminino, e Arthur e Adrielson no masculino. O público também deu um show aqui, lotando a arena no sábado e domingo. Temos ainda a disputa da primeira etapa do sub-17, que começa neste domingo e vai até a próxima quarta-feira (20.9)”.

Ana Patrícia: “A nossa equipe tem trabalhado muito de olho nestes objetivos, e a cada conquista que alcançamos, já nos focamos no próximo desafio, queremos sempre mais. Temos um calendário cheio na sequência com etapas importantes pela frente do Circuito Mundial e a Copa do Mundo. Chegar ao título brasileiro e conquistar a etapa aqui em Fortaleza nos dará mais motivação para os próximos torneios”

Duda: “A Andressa e Vitória fizeram um torneio muito bom, elas treinam em João Pessoa e estão acostumadas a jogar com muito vento. O calor também foi um adversário extra aqui em Fortaleza, mas conseguimos superar tudo isso. A Ana Patrícia me deu muito apoio nesta final. Estamos muito felizes com nossa temporada, e temos que seguir neste trabalho para continuar com as conquistas”.

George: “Começamos com uma derrota, algo que desde 2019 não acontecia com o nosso time em etapas do Circuito Brasileiro. Mas faz parte, o TOP 12 reúne as melhores duplas do país. Soubemos lidar com esse revés e nos recuperar na competição. Estamos com muitos objetivos na temporada, e apesar do calor, do sol e do cansaço, conseguimos impor o nosso jogo na final e conseguir esse título tão importante. O Arthur e o Adrielson formam um time muito forte, por isso conquistaram o título brasileiro, já nos enfrentaram algumas vezes em finais, os dois lados se conhecem muito bem. Estão de parabéns pela campanha deste ano.”

Craques dão a vez à nova geração nas areias de Fortaleza

O término da oitava etapa do Circuito Brasileiro não significa a despedida do vôlei de praia das areias da Praia de Iracema. Na mesma arena em que os nomes consagrados da modalidade entraram em ação pelo título do Aberto e do TOP 12, a nova geração mostrará seu talento com a disputa da primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-17. O evento, que reúne 66 duplas de 18 estados brasileiros, começou na manhã deste domingo com a disputa do Qualifyng, e vai até a quarta-feira (20.9), dia da grande decisão.

Disputa de medalhas no TOP 12

Finais

Duda/Ana Patrícia 2×0 Andressa/Vitória (22/20 e 21/17)

André/George 2×0 Arthur/Adrielson (21/18 e 21/19)

Disputas pelo Bronze

Taiana/Hegê 2×0 Tainá/Vic (21/18 e 21/15)

Felipe Cavazin/Gabriel Zuliani 2×1 Vitor Felipe/Renato (17/21, 21/16 e 15/13)

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – CALENDÁRIO 2023

1ª ETAPA – Maringá (PR) – 8 a 12 de março – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci

2ª ETAPA – Itapema (SC) – 29 de março a 2 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George

3ª ETAPA – Saquarema (RJ) – 19 a 23 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George

4ª ETAPA – Campo Grande (MS) – 10 a 14 de maio – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson

5ª ETAPA – Cuiabá (MT) – 21 a 25 de junho – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci

6ª ETAPA – Brasília (DF) – 12 a 16 de julho – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson

7ª ETAPA – Salvador (BA) – 23 a 27 agosto – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George

8ª ETAPA – Fortaleza (CE) – 13 a 17 de setembro – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George

9ª ETAPA – João Pessoa (PB) – em novembro

Créditos: Maurício Val/FVImagens/CBV

Doutor em Letras lança curso de Português de graça para alunos de todo o Brasil

0

Estudar a língua portuguesa é algo considerado difícil e monótono por muitos. Verbos, crase, sintaxe, tudo isso parece ser um quebra-cabeça complexo, não é mesmo? Contudo, não precisa ser assim. O doutor em Letras, Pablo Jamilk, acaba de lançar um curso extensivo totalmente gratuito, que ensina português de forma leve e prática.

“Desenvolvi um método para que as pessoas aprendam português sem sentir aversão à língua”, afirma Pablo.

O curso é recomendado para todos os tipos de alunos, desde o nível iniciante até médicos, advogados e professores da área da educação, que necessitam aprimorar sua competência na língua portuguesa, seja para melhorar sua expressão pessoal ou para se preparar para testes, como concursos e vestibulares.

O curso é dividido em módulos abrangendo os seguintes conteúdos de Língua Portuguesa: Morfologia, Sintaxe, Semântica, Concordância, Regência, Acentuação, Crase, Pontuação, Colocação dos Pronomes, Ortografia e Dificuldades gerais da Língua Portuguesa.

Pablo enfatiza a importância de difundir os fundamentos da língua portuguesa, visto que, com a rápida evolução da era digital, as facilidades proporcionadas pelas ferramentas de áudio e os textos gerados por Inteligência Artificial como o GPT estão levando os brasileiros a abandonarem o hábito de estudar e escrever.

Muitas pessoas desconhecem as regras para o uso correto da vírgula, em parte devido a alguns professores que ensinavam na escola que a vírgula deveria ser usada onde houvesse pausa na respiração.

Outro aspecto que observamos cada vez menos é o uso adequado dos acentos, que em alguns materiais escritos são praticamente inexistentes.

“A vírgula não é uma questão de estética e não deve ser usada com base em ‘feeling’; existem regras para seu uso”, comenta Pablo.

Para acessar o curso, inscreva-se no site do professor Pablo Jamilk e no Youtube:

https://www.pablojamilk.com.br/revisando-o-portugues/

https://www.youtube.com/live/kmqmX-GdbDo

Além deste curso gratuito, Pablo possui mais de mil vídeos publicados em seu canal no YouTube, nos quais ele ensina a língua portuguesa de forma descomplicada e gratuita.

Serviço:

Método Jamilk

Datas: Todas as quartas e segundas-feiras.

Horário: 14h30

Local: https://www.youtube.com/live/kmqmX-GdbDo

Festival Timbre e Palco Sesc trazem shows gratuitos para Uberlândia

As apresentações acontecem no dia 17 de setembro, domingo, na Praça Sérgio Pacheco, região central da cidade, e abrem edição 2023 do Festival Timbre

Preparados para muita cultura de graça? O Festival Timbre e o Palco Sesc se unem para levar música e arte de maneira gratuita para a população de Uberlândia e região. No dia 17 de setembro, domingo, na Praça Sérgio Pacheco, região central da cidade, se apresentam Marina Peralta, Saravashivaya, Octavio Cardozzo, Augusta Barna, Espelhos de Okê e Balaio de Chita, dando o tom do que está por vir nos outros dois dias do evento.

O Festival Timbre e o Palco Sesc têm juntos o objetivo de democratizar e ofertar o acesso da população a uma programação artístico-cultural nas cidades onde há unidades do Sesc em Minas, disponibilizando, de forma gratuita, atividades de lazer e entretenimento, e fomentando a cadeia produtiva cultural da cidade.

Nos dias 23 e 24 a programação do Festival Timbre 2023 segue com mais de 20 shows na arena externa do Teatro Municipal de Uberlândia. Sobem ao palco nestes dois dias grandes nomes como Maria Gadú, Armandinho, Criolo, BaianaSystem, Gilsons, Mariana Aydar & Chico César e Urias. Os ingressos para os dias 23 e 24 de setembro estão sendo vendidos pelo site www.ingressolive.com/festivaltimbre. O público tem três opções de ingressos disponíveis: inteira, solidária e meia entrada.

Além dos shows, o evento também contará com intervenções artísticas e stand de expositores. O Festival Timbre 2023 conta com o patrocínio máster da Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

As empresas Citrino, Leitura, Uniube, Produtos J&L, Açaí Tribo Mix, Chikas Cosméticos, Efácil e Colégio Gabarito também são patrocinadores. Sesc, Sindicomércio e Mesa Brasil são parceiros culturais do evento.  Além da Eventaria e da Timbre Cultural, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais também é um dos realizadores.

Sobre as atrações Festival Timbre e Palco Sesc
Marina Peralta
Cantora e compositora sul-matogrossense, Marina Peralta faz um trabalho espiritualizado, ativo, atual. Que resiste e busca profundidade nas relações. Marina é uma pessoa de fé: militante e feminista, procura deixar que tudo isso apareça em sua música. Seu trabalho musical não tem um estilo definido, mas suas principais influências estão no reggae, onde faz o uso do dub, na MPB e no rap. Fora o samba, que ouviu desde pequena em casa. E é a partir dessa mistura que Peralta tira boas ideias e composições. Em meio às influências, Marina encontra na cultura jamaicana o Sound System, sistema de som que surge como uma rádio popular onde as canções são testadas e improvisadas em bases chamadas riddins, antes de serem gravadas.

Saravashivaya
A Saravashivaya é uma banda formada em 2013, que traz em sua música influências dos diversos povos e continentes que se encontram no país. Com uma mensagem de esperança, amor, respeito pelas diferenças e liberdade, o grupo busca traduzir a união de saberes e culturas em suas canções. A raiz da música do Saravashivaya vem da cultura popular ancestral de Minas Gerais e do Brasil, sendo influenciada por diversos elementos musicais do estado, como a viola caipira, que dá um toque especial às nossas canções. Saravá é fruto dos tambores afro-brasileiros, como o congado e o moçambique, que nos ensinam a importância da ancestralidade e da celebração da vida. A música indígena da floresta amazônica também é uma influência forte em nossa arte, assim como as filosofias sonoras do Oriente. Juntos, esses elementos se fundem em melodias que refletem tanto a nossa história como a música contemporânea.

Octavio Cardozzo
Octavio Cardozzo é cantor, compositor e gestor cultural mineiro. Técnico em análises clínicas ele nunca imaginou que poderia viver de música. Mas o menino tímido nascido em Belo Horizonte se descobriu como cantor no reality show ‘Ídolos’ e passou a integrar alguns dos maiores blocos do carnaval de rua da capital. Além de cantor do bloco Haja Amor é um dos fundadores do Corte Devassa. O artista une ao vivo repertórios que misturam a música orgânica com a eletrônica.

Augusta Barna
Atriz em formação e cantora, Augusta Barna, desde cedo, encontrou na música o consolo para o que não conseguia expressar e uma forma de expandir sua personalidade fechada. Cresceu no Jardim Laguna, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Na adolescência, estudou teatro e foi por meio das artes cênicas que encontrou o caminho para chegar até a música. A artista vem chamando a atenção desde o lançamento de seu primeiro disco autoral, “Sangria desatada”, em dezembro de 2022. Leve e autêntico, o som de Augusta conquistou o público – ela tem sido figurinha carimbada na cena musical da capital mineira.

Espelhos de Okê
Criado durante o ano de 2020, o Espelhos de Okê é idealizado pela cantora Flaviany Matos, que atua na música desde 2004. Em um trabalho coletivo feito em Uberlândia, a banda aborda em suas composições temas como autoconhecimento, forças da natureza, espiritualidade, coletividade e questões sociais. Em suas performances, a ideia é unir música, dança e teatro, a fim de proporcionar ao público uma nova experiência artística. Fazem parte do projeto também os músicos Alan Girardeli (produtor musical, teclas, efeitos, baixo), Alexandre Rosa (violão e guitarra), Ciro Nunes (bateria e flauta), Zé Vitor Braga (performance, voz e percussão) e Marcella Melgaço (performance e voz).

Balaio de Chita
Criado em 2011, o grupo Balaio de Chita é um projeto que desenvolve atividades que levam a criar/recriar, conhecer, praticar, apresentar e celebrar em danças populares brasileiras. Pessoas com saias e calças de tecido florido dançando de pés descalços, transpirando no corpo afeto e com o contínuo exercício do convívio entre as diferenças. As ações realizadas pelo grupo oportunizam o diálogo corporal e poético com grupos de dança tradicional por meio de pesquisas e contato com expressões populares de outras regiões. Os  encontros  promovem  a  criação  e  recriação  de danças aprendidas em campo e com os artistas populares, com influências do contexto cultural local e da experiência de cada integrante. A base da pesquisa é a prática de dançar junto: junto aos integrantes do grupo e junto com diferentes públicos em apresentações. As apresentações propõem a participação do público estimulando o estado de criação e a celebração.

FESTIVAL TIMBRE 2023
DOMINGO (17/09) – PRAÇA SÉRGIO PACHECO
Marina Peralta | Octavio Cardozzo | Saravashivaya
Augusta Barna | Espelhos de Okê | Balaio de Chita

SÁBADO (23/09) – ARENA EXTERNA TEATRO MUNICIPAL
PALCO PRINCIPAL
BaianaSystem | Criolo | Maria Gadú | Gilsons | Urias | BRAZA

PALCO RUA 034
Dj Philipim | Viniish | Marcela Felix | Lara Luz | Milken | Mari Cunha

DOMINGO (24/09) – ARENA EXTERNA TEATRO MUNICIPAL
PALCO PRINCIPAL
Armandinho | Mariana Aydar convida Chico César | Johnny Hooker | Yago Oproprio | CxDxFx convida Lê Gritando HC | Coletivo Carambola | Bruna Nery

PALCO RUA 034
Karma | Andromeda| Lary Marques | Dj WJ | Snoop | Lets | Gabi Esteves | Amanda Bred

Moss lança produto para dar escala à conservação da Amazônia durante temporada de eventos em Nova Iorque sobre o clima

0

 Durante os eventos, a companhia apresentará diversas soluções, entre elas o serviço Relatório de Análise Prévia, integrante da plataforma do Moss Forest, que oferece escala ao desenvolvimento de projetos de conservação na floresta amazônica

 

A Moss, climatech brasileira desenvolvedora de projetos de originação de créditos de carbono, estará em Nova Iorque, EUA, neste mês, quando a cidade sediará o Brazil Climate Summit (13 e 14 de setembro), e o Climate Week NYC (17 a 24 de setembro). Na ocasião, a empresa apresentará diversas soluções que evidenciam a importância do uso da tecnologia para o ganho de eficiência no combate à crise climática, entre elas o Relatório de Análise Prévia que integra a plataforma Moss Forest.

 

Agilidade no enfrentamento da crise climática

Durante esta temporada em que a cidade norte-americana promove discussões em torno do clima, Luis Adaime, Fundador e CEO da Moss, e Cláudia Backes, Diretora de Operações (COO) da empresa, participarão de reuniões e encontros entre os dias 13 e 19 de setembro para discutir o papel da tecnologia no combate a crise climática.

A Moss destacará como o processo de desenvolver projetos de geração de créditos de carbono pode ser mais ágil e mais barato utilizando tecnologia e inteligência artificial.   O Moss Forest, um sistema dMRV (Monitoramento digital, reporte e verificação), é a primeira plataforma do Brasil que entrega em minutos um processo que tradicionalmente pode levar até 6 meses ao cruzar diversas bases de dados e imagens de satélite, usando análise geoespacial, sensoriamento remoto, inteligência artificial e Big Data.

O Relatório de Análise Prévia indica o potencial de geração de créditos de carbono da área analisada pelo Moss Forest. Para somar ao resultado, a equipe da Moss conta com um time Jurídico e Ambiental especializados para interpretar todos os dados e agregar ao relatório a análise prévia de outros documentos da propriedade.

“Eventos como estes de Nova Iorque são oportunidades importantes para criarmos conexões com startups e eventuais parceiros e clientes. Além disso, nos ajudam a avançar em direção a ações mais concretas. As medidas para combater a crise climática precisam ser rápidas, porque eventos extremos são cada vez mais evidentes. Agir com urgência diante disso é crucial para minimizar os danos e o impacto dessa ameaça”, afirma Luis Adaime, Fundador e CEO da Moss.

Ambos os eventos reúnem lideranças globais e empresariais, investidores, experts, organizações e membros da sociedade civil engajados para debater iniciativas que avancem a agenda climática, seus impactos sociais e econômicos, fomentando ideias e sobretudo a implementação de soluções.

Feijoada Unidos dos Guaranys reúne comida boa e samba em uma tarde de domingo

0

Quatro vezes campeã do carnaval de Belo Horizonte, a Associação Recreativa Unidos dos Guaranys prepara evento com surpresas para o público

 

A união de feijoada, cerveja gelada e samba é o puro suco do Brasil. Essa combinação brasileiríssima é o que o público da Feijoada Unidos dos Guaranys vai encontrar dia 17 de setembro, em Belo Horizonte. Isso porque o evento toma conta da Espeteria do Boua, no bairro Nova Suíça partir de 13h para uma agradável tarde de domingo.

Claro que a gastronomia e o cartão de visitas deste encontro, mas o samba é a alma. Isso porque a iniciativa parte da Associação Recreativa Unidos dos Guaranys, uma escola belo-horizontina de samba que, dede 1964, enriquece a cultura da capital mineira. Sediada na Pedreira Prado Lopes, o grupo já faturou o Estandarte do Desfile das Escolas de Sambas no carnaval de Belo Horizonte quatro vezes.

Nessa próxima edição da feijoada terá shows das cantoras Adriana Araújo e Andrezza Duarte, duas grandes vozes mineiras que emplacam os clássicos do samba em seu repertório. Além disso, as passistas e a Bateria Tsunami da Unidos dos Guaranys também preparam intervenções que ocorrem simultaneamente ao longo do dia.

Aliada a escola, está a Encruza Produções, produtora de eventos responsável pela organização do evento. “Estamos preparando para uma experiência que vai aquecer os corações e encher a alma com a combinação perfeita de samba, comida boa e muita alegria. Eventos como estes apenas enriquecem a cultura de Belo Horizonte que, às vezes, não é vista como um lugar onde o samba acontece. Mas vamos provar o contrário, vamos mostrar que as raízes mineiras também estão firmadas na fertilidade do solo do samba”, comenta Vitor Gonzaga, diretor da Encruza Produções.

Não bastasse todo esse envolvimento, a data ainda é especial por mais outro motivo. A festa também irá coroar Rainha de Bateria da escola, com a eleição da passista Paulinha Boing como a representante desse posto. Para esse momento, até a Velha Guarda da escola confirmou presença.

Os ingressos para o encontro já estão à venda e podem ser adquiridos a preços populares, que partem de R$ 15, a partir da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-unidos-dos-guaranys/2136788). O ingresso concede acesso a casa e também permite o convidado a se servir da feijoada deliberadamente. A casa abre às 13h e a refeição será disposta a partir de 15h.

“Aguardamos todos para esse encontro. Temos certeza que o tempero da feijoada é de primeira e quem chegar vai ficar surpreso tanto com a comida quanto com a agenda cultural que estamos planejando. Podem vir sem medo”, convida Vitor.

 

Serviço – Feijoada Unidos dos Guaranys
Data: 17 de setembro, domingo
Início do evento: 13h
Início do buffet: 15h
Local: Espeteria do Boua
Endereço: Rua Des. Barcelos 519, Nova Suíça – Belo Horizonte.
Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-unidos-dos-guaranys/2136788
Valores: a partir de R$ 15
Realização: Encruza Produções
Instagram: @‌encruzaproducoes

Rogério Simões, ex-apresentador do Globo Esporte, lança programa “Virei o Jogo”

0

Primeiro episódio vai ao ar no dia 17 de setembro, no youtube “Virei o Jogo”; projeto era sonho do jornalista, apaixonado por histórias de superação

O jornalista Rogério Simões, ex-apresentador do Globo Esporte no Triângulo Mineiro, lança neste domingo (17) seu novo projeto, o “Virei o Jogo”. Desenvolvido há seis meses, o programa quer ser um divisor de águas na forma de contar histórias de gente que virou a chave mesmo em momentos de dificuldade e conseguiu, com raça, luta e persistência, se tornar referência na sua área de atuação ou conquistar metas que pareciam impossíveis.

Em um formato inovador como você nunca viu, o programa vai contar, de uma forma irreverente, emocionante e humana, histórias incríveis de quem deu a volta por cima quando tudo parecia perdido, seja no campo pessoal ou profissional, fazendo do limão uma bela limonada.

A motivação para o projeto veio da própria paixão do jornalista em entrevistar e ouvir histórias de virada de jogo no esporte. Agora, ele quer ampliar a abordagem e ser uma ponte que liga estas pessoas ao grande público, que vai se deliciar com as lições de vida e, principalmente, aprender com quem resolveu fazer diferente e brilhar.

Rogério sempre teve um olhar observador e vivenciou muitos relatos de como pessoas comuns são capazes de feitos extraordinários. O programa surge com a missão de ser fonte valiosa de inspiração, reflexão e mudança e marca a estreia do jornalista na internet após 25 anos de atuação em veículos tradicionais como rádio e televisão.

“Foram anos de experiência na TV ouvindo, observando e entrevistando pessoas, principalmente do esporte. Agora, em outra fase da minha vida profissional, com foco maior na internet, encontrei a oportunidade de alcançar uma audiência sem fronteiras com histórias que podem fazer a diferença real na vida das pessoas. Acredito que a comunicação aliada a boas histórias pode impactar positivamente a sociedade”, diz o apresentador.

A estreia do programa é neste domingo, 17/09/2023, às 17h, no canal do YouTube “Virei o Jogo”. (www.youtube.com/@VireioJogo)

SOBRE ROGÉRIO SIMÕES
O jornalista Rogério Simões atuou na Globo por cerca de 15 anos, a maior parte deles como apresentador e editor-chefe do Globo Esporte na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com ampla experiência em entrevista e reportagem, e dono de uma oratória marcante, Rogério desenvolveu, a partir do esporte, a paixão pelas histórias, principalmente aquelas que representam viradas de chave na vida.

Saiba mais aqui:
Canal: www.youtube.com/@VireioJogo
programavireiojogo@gmail.comhttps://www.instagram.com/rogeriosimoes_/