quinta-feira, junho 25, 2026
Início Site Página 336

Outback realiza 18ª edição da Bloomin’ Day em conjunto com a Make-A-Wish Brasil

Ação beneficente visa tornar sonhos de crianças e adolescentes com doenças graves, em realidade.

Outback realiza no próximo sábado, 25 de janeiro, a 18ª edição da Bloomin’ Day, ação em parceria com a Make-A-Wish Brasil, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas do mundo, que irá reverter toda a venda líquida da icônica Bloomin’ Onion, em realizações de sonhos, transformando a vida das crianças e adolescentes que enfrentam doenças graves.

Para participar deste movimento transformador, os consumidores podem adquirir a Bloomin’ Onion em uma das 175 unidades físicas do Outback presentes no país ou pedir a Bloom Petals pelo delivery da marca no iFood. Além disso, também é possível comprar o Wish Card, um cartão que vale uma Bloomin’ Onion para ser consumida no próprio dia 25.

Raquel Paternesi, diretora de marketing das marcas Outback e Abbraccio, ressalta sobre a importância da data e estimula o engajamento de todos para que mais sonhos possam ser realizados.

“Estamos completando 18 anos desta corrente do bem que é o Bloomin’ Day e queremos incentivar que mais pessoas participem deste momento único, trazendo nossos clientes para participar de uma experiência transformadora na vida de muitas crianças e famílias que passam por momentos difíceis, fortalecendo nosso princípio da hospitalidade e nossa crença em cuidar das pessoas”.

A parceria entre a instituição e o Outback acontece desde 2017 e, em 2025, completa 8 anos de uma união com muitos sonhos já realizados. Dentre os anos de parceria, o Bloomin’ Day já arrecadou mais de 1 milhão de reais e, com o trabalho em conjunto com a Make-A-Wish Brasil, foi possível ajudar a realizar cerca de 185 sonhos de crianças e adolescentes pelo país.

“Como diretora executiva da Make-A-Wish Brasil, acredito que iniciativas de responsabilidade social integradas ao DNA da marca são extremamente potentes e transformadoras. Ações como o ‘Bloomin Day’, ainda mais especial neste ano ao acontecer pela primeira vez em um sábado, permitem que toda a rede Outback se una em prol de uma linda causa, levando magia e esperança para milhares de crianças em tratamento de doenças graves. Quando empresas alinham seus valores ao impacto social, elas criam experiências genuínas que inspiram colaboradores e tocam seus clientes”, explica Juliana Ayrosa, diretora executiva da Make-A-Wish Brasil, que também ressalta o aspecto de transformação da iniciativa. “Transformamos, assim, não apenas sonhos em realidade, mas também contribuímos para uma sociedade mais humana e inclusiva, fomentando a luz e a esperança nesses pequenos guerreiros que nos inspiram todos os dias”, completa.

Sobre o Outback
O Outback Steakhouse possui 175 restaurantes no Brasil e está presente em 78 cidades, 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback.

Sobre a Make-A-Wish® Brasil
A Make-A-Wish® Brasil é uma das 39 afiliadas da Make-A-Wish® International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo, com presença em mais de 50 países em 5 continentes. Já foram realizados mais de 520.000 sonhos desde a fundação em 1980, mobilizando mais de 32.000 voluntários e atingindo mais de 350.000 pessoas no mundo. Fundada em 2008, a Make-A-Wish® Brasil já realizou mais de 3.600 sonhos de crianças e adolescentes que enfrentam doenças graves em todo o país, proporcionando esperança, força e alegria.

Lei regulamenta uso de celulares em escolas e destaca pioneirismo da Escola da Cidade

Ontem foi sancionada a lei que regulamenta o uso de celulares em instituições de ensino em todo o país, uma medida celebrada por educadores e especialistas da área. A iniciativa busca combater os impactos negativos do uso excessivo de telas e promover um ambiente mais adequado para o aprendizado e o desenvolvimento infantil.

Na vanguarda desta discussão, a Escola da Cidade, que há 36 anos é referência em ensino infantil e fundamental em Uberlândia, demonstra mais uma vez seu compromisso com a educação de qualidade. Esther Guimarães, fundadora da instituição, psicopedagoga e especialista em neurodesenvolvimento infantil, comemorou a decisão:

“A regulamentação do uso do celular nas escolas reflete a compreensão cada vez maior da sociedade sobre os desafios do mundo digital para as crianças. Estamos muito felizes em saber que medidas concretas estão sendo tomadas para favorecer o pleno desenvolvimento dos alunos. Esse novo marco já faz parte da nossa rotina na Escola da Cidade, reforçando nosso compromisso com práticas educativas que priorizam a formação integral dos estudantes”, declarou.

Desde o ano passado, a Escola da Cidade vem promovendo uma série de iniciativas para conscientizar a comunidade escolar sobre os malefícios do uso excessivo de telas na infância. Campanhas, palestras e práticas pedagógicas foram implementadas para sensibilizar alunos e famílias quanto à importância de um equilíbrio entre o tempo de tela e atividades que estimulam o corpo, a mente e a socialização.

Com esse histórico de pioneirismo e cuidado com a formação de novas gerações, a Escola da Cidade anuncia que está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou visite nossa sede no coração de Uberlândia.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 860/862 – Centro – CEP 38.400-108 – Uberlândia/MG Telefones: (34) 3235-7047 / (34) 3224-4859 / (34) 9-9855-7047 / (34) 9-9320-2423

Sobre a Escola da Cidade Há mais de três décadas, a Escola da Cidade atua como referência em ensino infantil e fundamental em Uberlândia, com base em práticas pedagógicas inovadoras e uma premissa sólida de impacto social positivo.

Saúde Mental na gestação: um pilar para o bem-estar da mãe e do bebê

0

Hospital Mater Dei Santa Clara reforça a importância do cuidado emocional durante a gravidez

A gestação é muito mais do que um processo biológico; é uma experiência profundamente transformadora, que envolve a mulher em diferentes dimensões – física, emocional e social. Durante esse período, é comum que as futuras mães enfrentem uma montanha-russa de sentimentos e expectativas. Essas variações, somadas às transformações hormonais, tornam essencial o cuidado com a saúde mental, tanto para o bem-estar da gestante quanto para o desenvolvimento adequado do bebê.

A obstetra Geisa Mara, do Hospital Mater Dei Santa Clara, ressalta que priorizar o equilíbrio emocional durante a gravidez é uma atitude que beneficia não apenas o momento presente, mas também o futuro da família. “Quando a gestante está emocionalmente equilibrada, ela cuida melhor de si mesma, adotando hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, exercícios moderados e acompanhamento médico regular, e também cria um ambiente intrauterino mais propício ao desenvolvimento do bebê. Essa condição fortalece o vínculo entre mãe e filho, promovendo uma preparação mais confiante para os desafios da maternidade”, explica a Dra. Geisa Mara.

Ela alerta, contudo, que o oposto também é verdadeiro: altos níveis de estresse e ansiedade durante a gravidez podem aumentar a produção de hormônios, como o cortisol, que atravessam a placenta e podem afetar negativamente o desenvolvimento do feto. “Cuidar da saúde mental é cuidar do futuro do bebê”, conclui a obstetra.

Mudanças hormonais e sinais de alerta

Segundo a médica, as alterações hormonais, combinadas às expectativas e pressões sociais em torno da maternidade, podem tornar esse período especialmente vulnerável. “A idealização excessiva da maternidade e as complicações ao longo da gestação podem gerar crises emocionais significativas”, ressalta.

Os sinais de alerta mais comuns incluem tristeza persistente, cansaço extremo, sentimento de culpa, isolamento, dificuldade para interagir com o bebê, e até pensamentos suicidas. Segundo a OMS, uma em cada cinco mulheres experimenta problemas de saúde mental durante a gravidez ou no primeiro ano após o parto.

Apoio familiar e rede de apoio

Dra. Geisa enfatiza o papel basilar do parceiro, familiares e amigos no suporte emocional da gestante. “Um ambiente acolhedor, onde a mãe possa expressar suas emoções livremente, é essencial. O apoio de uma rede de pessoas próximas pode fazer toda a diferença para garantir uma transição mais tranquila para a maternidade”, afirma.

Cuidados e tratamentos

A médica recomenda práticas como meditação, yoga pré-natal, técnicas de respiração e participação em grupos de apoio para mães. “Além disso, o acompanhamento psicológico ajuda a desmistificar a maternidade idealizada e fortalece a autonomia da gestante”, explica.

Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos, sempre com acompanhamento médico especializado. “Existem opções seguras tanto para a mãe quanto para o bebê, que podem ser utilizadas conforme a avaliação de um psiquiatra”, reforça.

Preparação para mães de primeira viagem

Para as mães de primeira viagem, o conhecimento é uma ferramenta poderosa. “Estudar sobre a saúde mental, participar de cursos e trocar experiências com outras grávidas são formas de enfrentar os medos e inseguranças comuns do período”, orienta a Dra. Geisa.

O Hospital Mater Dei Santa Clara reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento humanizado e multidisciplinar para as gestantes, reconhecendo que o cuidado emocional é essencial para promover gestações saudáveis e preparar mães e bebês para um futuro mais resiliente e equilibrado.

Câncer: estudo brasileiro avança em tratamento inovador para alívio da dor e recruta pacientes

0

Na primeira fase, pesquisa liderada por oncologista da Oncoclínicas mostrou respostas positivas em mais de 60% dos casos de neuropatia periférica, efeito colateral que afeta 7 a cada 10 pessoas que passam pela quimioterapia; nova etapa selecionará 52 voluntários de todo o país

Considerado um dos principais tratamentos de combate a diferentes tipos de câncer, a quimioterapia pode provocar efeitos colaterais e, um dos mais comuns, é a chamada “neuropatia periférica”, que leva à perda de sensibilidade nas extremidades do corpo, como mãos e/ou pés. Desde 2018, a oncologista Mariane Fontes, da Oncoclínicas&Co, lidera uma pesquisa inédita para tratar quem sofre com essas consequências e que, atualmente, está na fase dois, recrutando voluntários no país. Ao todo, serão 52 participantes, atendidos por clínicas particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS). A condição afeta até 70% dos pacientes, segundo a médica.

“A quimioterapia é um tratamento curativo, mas infelizmente essa reação adversa é comum e pode acontecer em graus e intensidades diferentes, fazendo com que 30% a 40% das pessoas permaneçam com os sintomas a longo prazo. Isso impacta muito a qualidade de vida: algumas não conseguem virar uma página, segurar um copo ou vestir a roupa. Este estudo é importante porque, até então, a única forma de se controlar essas limitações é reduzir a dose ou interromper a quimioterapia, prejudicando o resultado final do combate ao câncer”, diz a especialista.

A pesquisa testa a molécula PSP neuro serum, um remédio tópico para ser usado exclusivamente nas mãos. Na primeira etapa, foram avaliados 24 pacientes, sendo que metade fazia uso de taxanos (TXN), uma droga utilizada para tratar vários tipos da doença, e, os demais, eram submetidos a quimioterapias com outras substâncias. Segundo a médica, ao observar todos os participantes, 44% tiveram resposta positiva ao creme. No entanto, ao verificar apenas quem fazia uso de taxano, o percentual subiu para 64%.

“Verificamos uma maior atividade da molécula nessa população. Por isso, agora, estamos restringindo a participação a esse grupo. Nesta nova etapa, os voluntários estão sendo randomizados para receber remédio ou placebo, a fim de confirmar a eficácia do primeiro estudo, quando a medicação foi administrada para todos”, explica Mariane.

Resultados apresentados durante congresso europeu
Os resultados da primeira fase da pesquisa foram apresentados durante o congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), maior evento  sobre câncer da Europa e um dos mais importantes do mundo no tema, durante sessão oral em setembro de 2022.

“Os resultados do estudo até aqui são muito animadores, percebemos uma melhora significativa em quem sofre com essa condição. Como não há alternativas terapêuticas contra a neuropatia periférica atualmente, nossa investigação tem uma relevância ainda maior, pois pode impactar diretamente na qualidade de vida de uma parcela considerável dessa população”, reforça a oncologista e líder da pesquisa.

Entenda o que é a neuropatia periférica 
A chamada “neuropatia periférica induzida por quimioterapia” é considerada um efeito colateral pouco conhecido, mas que acomete pacientes em algum nível. Certos quimioterápicos atacam o sistema nervoso e são considerados neurotóxicos, causando dormência e dor em extremidades que podem levar a dificuldades para a realização de atividades comuns do dia a dia, como escovar os dentes. A neuropatia pode ser exclusivamente sensitiva ou, quando mais grave, pode resultar em perda de movimentos.

É importante ressaltar que a gravidade dos casos varia, dependendo inclusive da quantidade de medicamentos e sessões de quimioterapia.

Como se candidatar à pesquisa
A médica explica que a pesquisa é aberta a qualquer pessoa que faça uso de taxano, independentemente do local e do tipo de unidade – pública ou privada -, em que esteja em tratamento. Os interessados, com 18 anos ou mais, devem ir em uma das nove unidades selecionadas para avaliação. A previsão é que a participação do voluntário dure um mês e, nesse período, ele terá que ir três vezes à clínica. Trinta dias após o fim do acompanhamento, será necessário retornar para mais uma visita.

Veja, a seguir, os endereços dos locais para avaliação:

  • Oncoclínicas Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ): Praia de Botafogo 300, 4º e 10º andar, Botafogo.
  • Centro Paulista de Oncologia (São Paulo/SP): Avenida Brigadeiro Faria Lima 4.300, 10º andar, Itaim Bib.
  • Núcleo de Oncologia da Bahia – NOB (Salvador/BA): Avenida Milton Santos 123, Ondina.
  • Oncoclínicas do Brasil Serviços Médicos S.A (Belo Horizonte/MG): Rua Roma 561, Santa Lucia.
  • Multihemo (Recife/PE): Rua Senador José Henrique 231, Ilha do Leite.
  • Centro Oncológico do Triangulo (Uberlândia/MG): Rua Anselmo Alves dos Santos 900, Santa Mônica.
  • ONCOSITE (Ijuí/RS): Rua São Cristóvão 618, Hammarstron.
  • CECON (Vitória/ES): Rua Manoel Feu Subtil 120, Edifício Fernando Pessoa, salas 201 e 203, Enseada do Suá.
  • CPO-PB (João Pessoa/PB): Avenida Mato Grosso 183, Estados.

E-mail para contato: regulatorio.pesquisaclinica@oncoclinicas.com

Sobre a Oncoclínicas&Co 
Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 144 unidades em 40 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.com

Por que o sono deve estar nas suas metas de 2025

0

Estudos mostram que dormir bem é essencial para a saúde cardiovascular, mental e imunológica; especialista destaca hábitos saudáveis de sono

O início do ano é um momento propício para reavaliar hábitos e estabelecer metas voltadas ao bem-estar físico e mental, sendo a qualidade do sono uma das mais importantes. Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine destaca que o sono adequado é fundamental para o bom funcionamento da memória, do sistema imunológico e da saúde cardiovascular, além de contribuir para a redução do risco de doenças mentais, como depressão e ansiedade.

No entanto, cerca de 45% da população global enfrenta distúrbios do sono, sendo a apneia do sono uma das condições mais prevalentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pesquisa da Biologix, healthtech especializada em medicina do sono, revela que aproximadamente 36,6% das mulheres e 38,2% dos homens entre 50 e 60 anos apresentam apneia leve. Essa condição, caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono, pode levar a complicações graves, como hipertensão, AVC e doenças cardíacas, caso não seja tratada.

De acordo com a pesquisadora científica da Biologix, Sara Giampá, “pessoas com apneia do sono têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas, incluindo diabetes tipo 2”. Os sintomas mais comuns incluem roncos intensos, cansaço constante e dificuldade de concentração, o que torna o diagnóstico, muitas vezes, desafiador.

Para um ano mais saudável, é essencial priorizar a qualidade do sono. A National Sleep Foundation recomenda que adultos durmam entre 7 e 9 horas por noite. A falta de sono afeta negativamente o bem-estar físico e prejudica funções cognitivas como memória, tomada de decisões e controle emocional. Especialistas sugerem adotar hábitos saudáveis, como evitar o uso de telas antes de dormir e criar um ambiente confortável, para alcançar benefícios rápidos e duradouros.

“Esses hábitos promovem uma melhor qualidade e duração do sono, trazendo benefícios significativos à saúde, como aumento dos níveis de energia, melhora do foco e fortalecimento do sistema imunológico, além de ser fundamental para a saúde física e mental”, explica Sara Giampá.

Caso a apneia do sono seja diagnosticada, é importante procurar um médico especialista em sono para avaliar as melhores opções de tratamento. O uso de CPAP (aparelho de pressão positiva contínua nas vias respiratórias) é uma das abordagens mais comuns, mas existem outras opções de tratamento, como a terapia miofuncional orofacial, aparelhos de avanço mandibular e, em casos graves, a cirurgia pode ser indicada.

Além disso, manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, atividade física regular e a redução do consumo de álcool e tabaco, pode amenizar os sintomas e evitar o agravamento da condição. “Tratar a apneia do sono de forma adequada não só melhora a qualidade do sono, mas também promove benefícios para a saúde cardiovascular e metabólica”, conclui a especialista.

Confira três benefícios de dormir bem:
Melhora da saúde cardiovascular
Dormir o suficiente promove a quiescência do sistema cardiovascular, ajudando a regular a pressão arterial e reduzindo os níveis de inflamação no corpo, fatores essenciais para a saúde do coração. Durante o sono, o corpo realiza processos de recuperação e reparo, o que contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, arritmias, infarto, derrame, entre outras.

Aumento da capacidade cognitiva
Uma boa noite de sono fortalece as conexões neurais, melhorando a memória e a aprendizagem. Além disso, uma fase do sono conhecida como REM (do inglês “rapid eye movements”) é crucial para a consolidação das informações adquiridas ao longo do dia, facilitando o processo de retenção. A falta de descanso afeta diretamente o raciocínio lógico e a criatividade.

Fortalecimento do sistema imunológico
O sono de qualidade desempenha um papel vital na regulação do sistema imunológico, estimulando a produção de citocinas, proteínas que ajudam a combater infecções e inflamações. Durante o sono, o corpo também aumenta a produção de células T, essenciais para defender o organismo contra vírus e bactérias. A privação de sono enfraquece as defesas imunológicas, tornando o corpo mais suscetível a doenças.

Férias escolares no Shopping Multicenter Itaipu: Diversão garantida para toda a família

0

As férias escolares chegaram, e o Shopping Multicenter Itaipu, localizado na Região Oceânica de Niterói, reúne atividades que prometem agradar a toda a família com uma programação especial para transformar janeiro em um período de pura diversão e memórias inesquecíveis.

O grande destaque fica por conta do Trampolim, que ficará na Praça de Eventos até dia 28 de fevereiro. Um parque com quatro camas elásticas gigantes que garantem adrenalina e alegria para crianças e adultos. É o espaço perfeito para saltar, se divertir e criar momentos inesquecíveis em família. Os ingressos para o trampolim custam R$ 50,00 para 30 minutos, com a opção de R$ 1,00 por minuto adicional. Crianças com deficiência (PCDs) têm direito à meia-entrada, reforçando o compromisso do shopping com a inclusão de 2025, o shopping.

Além do Trampolim, outras atividades complementam o roteiro perfeito para as férias. No Planet Cinemas, a telona ganha vida com uma seleção de filmes para todas as idades, ideal para os dias de verão em família. Os fãs de tecnologia e games podem explorar o Virtual Player, que oferece desafios eletrônicos e muita aventura. Para os pequenos, o Rolezinho com carrinhos proporciona uma forma divertida e lúdica de passear pelo shopping. Já no Espaço de Convivência Infantil, as crianças encontram um ambiente projetado para estimular a criatividade e proporcionar aprendizados únicos.

Uma oportunidade de transformar as férias em um período cheio de alegria, emoção e momentos únicos, o Multicenter Itaipu é referência em lazer e entretenimento na Região Oceânica de Niterói. Com uma estrutura completa e atrações diversificadas, o shopping proporciona experiências únicas que unem diversão, aprendizado e convivência em um ambiente seguro e acolhedor.

Implantes dentários: mitos e verdades que você precisa saber

0

Especialista em implantodontia explica as principais questões sobre o tema

Os implantes dentários têm transformado vidas, devolvendo o conforto, a funcionalidade e a autoestima a milhões de pessoas. Apesar de sua popularidade crescente, o procedimento ainda é cercado por dúvidas e equívocos que geram receios desnecessários. Pensando nisso, o mestre e especialista em implantodontia, Dr. Paulo Coelho Andrade, esclareceu as principais questões sobre o tema, separando o que é verdade do que não passa de mito.

Implantes dentários são apenas para idosos. Mito

Mito! A associação entre implantes dentários e a terceira idade é um equívoco comum. Na verdade, qualquer jovem a partir do fechamento das cartilagens do pulso, pode fazer implantes, independentemente da idade. Pessoas em condições adequadas para a cirurgia e que necessitam dos implantes, também podem realizar o procedimento.

Pessoas com problemas cardíacos ou diabetes podem fazer implantes. Verdade

Cardíacos e diabéticos podem, sim, realizar implantes dentários, desde que estejam sob acompanhamento médico e odontológico. O controle adequado da saúde e dos medicamentos é essencial para garantir a segurança do procedimento.

O procedimento é doloroso. Mito

Durante a colocação do implante, o paciente é anestesiado, não sentindo qualquer dor. Tendo a possibilidade de dormir durante a cirurgia com sedação sob supervisão de médico anestesiologista. O pós-operatório é controlado com medicações prescritas pelo implantodontista, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, sendo muito tranquilo.

O organismo pode rejeitar o implante. Mito

O material dos implantes, titânio, é biocompatível, o que significa que o organismo não o rejeita. Contudo, o ideal é que a cirurgia seja realizada em bloco cirúrgico devidamente preparado. Fatores como infecções, má ósseointegração, forças excessivas ou doenças sistêmicas graves podem comprometer o sucesso do procedimento.

Pessoas com perda óssea podem fazer implantes. Verdade.

Avanços tecnológicos e técnicas como implantes zigomáticos, que não necessitam de enxertos ósseos; implantes shorts e enxertos ósseos permitem que mesmo pacientes com perda óssea significativa possam se beneficiar do tratamento.

De acordo com o mestre e especialista Dr. Paulo Coelho Andrade, o entendimento correto sobre os implantes dentários é essencial para quem busca recuperar a autoestima, o sorriso e a funcionalidade oral. “Sempre consulte um profissional qualificado e tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento. Afinal, a informação é o primeiro passo para um sorriso saudável e duradouro”, completa.

Dissertação de mestrado mostra a relação da imprensa com a conservação dos oceanos

0

O papel dos veículos de comunicação de massa na difusão de informações sobre projetos e ações de conservação dos ecossistemas marinhos foi o tema da dissertação de mestrado defendida pelo jornalista e morador do município de Rio das Ostras, Bruno Pirozi, Mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ. O comunicador desenvolveu sua pesquisa no programa de Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento.

O trabalho intitulado “Estratégias de comunicação em massa e seu potencial efeito em ações de Educação Oceânica no município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro”, buscou compreender como os meios de comunicação podem influenciar na mobilização ambiental e no sentimento de pertencimento da população local.

Orientado pelo professor de zoologia da UFRJ, Dr. Vinícius Albano Araújo, coordenador do Projeto Iurukuá, dedicado à ações de educação oceânica e conservação da fauna marinha, Bruno Pirozi baseou sua pesquisa em um levantamento de campo realizado em três localidades com perfis socioeconômicos distintos: Jardim Mariléa (área urbana), Cidade Praiana (região periférica) e Rocha Leão (zona rural). No estudo, foram investigados quais são os veículos de comunicação mais consumidos pela população e, então, elaborado um plano de mídia para divulgar ações de educação oceânica nas mesmas localidades.

“O trabalho desenvolvido nesta dissertação de mestrado, vinculada a pós-graduação profissional da UFRJ, demonstrou a importância da universidade pública em buscar soluções práticas que possam contribuir para o bem estar da população brasileira. Buscar estratégias de comunicação que efetivem a educação oceânica está diretamente relacionado com a saúde dos oceanos e, consequentemente, com o futuro e a qualidade de vida dos seres humanos. Rio das Ostras é um município com potencial de se tornar um modelo para adoção de práticas que assegurem o pertencimento e os esforços coletivos para ideais de respeito e conservação dos patrimônios naturais”, disse Vinicius Albano.

Os resultados indicaram que a televisão e as redes sociais são os principais canais de consumo de notícias na região, entretanto, também foi destacado a coexistência de outros meios importantes nas localidades, como uso de veículos de som e lideranças comunitárias na difusão das notícias locais.

“Quando cheguei em Rio das Ostras, percebi que muitos moradores não possuíam um sentimento de pertencimento com a cidade, em grande parte por serem de outras regiões. Isso me levou a questionar como a imprensa local poderia contribuir para formar essa conexão e fomentar a preservação do meio ambiente”, explicou o jornalista Bruno Pirozi, que é natural de Nova Friburgo.

GUIA PRÁTICO – O programa de mestrado profissional é uma iniciativa da Universidade Pública para atrair profissionais atuantes na sociedade que queiram desenvolver estudos que possam contribuir para a melhoria dos serviços nas respectivas áreas de atuação. Dessa forma, é exigido o desenvolvimento de um produto final que tenha relevância e capacidade de uso e replicação. O estudo do Bruno culminou no “Guia Prático para Educomunicadores Ambientais”. A publicação oferece um passo a passo para interessados em criar planos de mídia baseados em pesquisas locais.

A iniciativa reforça a importância de integrar a comunicação à educação ambiental como ferramenta para a conversação dos mares e da biodiversidade de Rio das Ostras, promovendo a conscientização e o engajamento comunitário.

Perspectivas 2025: Transformações e Desafios para a Indústria Química Brasileira

0

Por Hugo Ferreira*

A indústria química brasileira, um dos pilares da economia nacional, inicia 2025 com grandes expectativas e desafios à frente. Considerada a sexta maior indústria química do mundo, o setor é responsável por impulsionar inúmeras cadeias produtivas, como a de alimentos, farmacêutica, automotiva e construção civil. Em um cenário de retomada econômica global e avanço tecnológico, o Brasil busca consolidar sua posição no mercado internacional e atender às demandas de sustentabilidade e inovação.

Desempenho Econômico: Um Olhar Sobre os Números

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a expectativa de crescimento do setor para 2025 é de 3,5% no volume de produção, consolidando a recuperação iniciada em 2024, quando a indústria apresentou um incremento de 2,8%. Este aumento reflete tanto a maior demanda interna por produtos químicos quanto a gradual retomada das exportações brasileiras, impulsionada pela desvalorização cambial que torna os produtos nacionais mais competitivos.

No entanto, o déficit da balança comercial do setor permanece como um ponto de preocupação. Em 2024, o saldo negativo alcançou US$ 63,5 bilhões, evidenciando a alta dependência de insumos importados. Para reverter esse cenário, há uma necessidade urgente de investimentos em infraestrutura e em novas plantas industriais, além da redução de custos logísticos e tributários que comprometem a competitividade nacional.

Sustentabilidade: Um Fator Estratégico

A busca por práticas mais sustentáveis não é mais uma opção, mas uma exigência. A química verde e a economia circular ganham protagonismo, com um aumento no desenvolvimento de tecnologias que priorizam o uso de matérias-primas renováveis e a reutilização de resíduos industriais.

Empresas brasileiras têm intensificado esforços para atender a metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhadas com os compromissos assumidos na COP28. Nesse contexto, destaca-se o avanço na produção de bioplásticos e na implementação de processos químicos com menor impacto ambiental, como a captura e utilização de carbono (CCU, na sigla em inglês).

A Petrobras, por exemplo, anunciou recentemente investimentos significativos em pesquisas voltadas à produção de polímeros sustentáveis e derivados de fontes renováveis, sinalizando um futuro promissor para a integração de sustentabilidade e inovação no setor químico.

Inovação Tecnológica: O Papel da Indústria 4.0

A transformação digital segue como um fator determinante para o crescimento da indústria química brasileira. O uso de tecnologias da Indústria 4.0, como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e big data, tem revolucionado processos de produção e logística, tornando-os mais eficientes e menos suscetíveis a falhas. A MPA Automação é uma Indústria brasileira que fabrica suas tecnologias e embarca a indústria 4.0 em suas soluções.

Empresas do setor químico estão investindo em digital twins (gêmeos digitais), que simulam processos industriais em ambiente virtual, permitindo a otimização de operações em tempo real. Além disso, o uso de sensores inteligentes em plantas químicas tem possibilitado um monitoramento mais preciso de variáveis críticas, como temperatura, pressão e composição química, garantindo maior segurança e qualidade nos produtos finais.

Mercado de Trabalho: Qualificação e Novas Oportunidades

O avanço tecnológico também está transformando o mercado de trabalho na indústria química. A demanda por profissionais qualificados em áreas como ciência de dados, engenharia química e gestão ambiental tem crescido significativamente. De acordo com o IBGE, estima-se que o setor criará mais de 15 mil novas vagas em 2025, impulsionado pela expansão de plantas industriais e pela necessidade de adaptação às novas tecnologias.

Entretanto, especialistas alertam para o déficit de mão de obra especializada. Iniciativas como parcerias entre empresas e instituições de ensino têm se mostrado fundamentais para suprir essa lacuna e garantir que o Brasil acompanhe as tendências globais do setor.

Hugo Ferreira: “A Indústria Química é um setor econômico ímpar em nosso país e com as tecnologias certas avançará para construção de um brasil mais justo” (foto: arquivo pessoal)

Robotização: A Nova Fronteira da Indústria Química Brasileira

Um aspecto cada vez mais relevante para a competitividade da indústria química nacional é a integração de robôs e sistemas automatizados nos processos produtivos. A robotização oferece soluções práticas para desafios enfrentados pelo setor, como o aumento da eficiência operacional, a redução de custos e o aprimoramento da segurança em ambientes industriais.

De acordo com a Federação Internacional de Robótica (IFR), o Brasil ainda possui uma densidade robótica relativamente baixa em comparação com países desenvolvidos, com apenas 15 robôs industriais para cada 10 mil trabalhadores na manufatura. Na indústria química, onde processos muitas vezes envolvem materiais perigosos e condições extremas, o uso de robôs pode ser decisivo para minimizar riscos aos trabalhadores e garantir maior precisão nas operações.

Expectativas para o Futuro

Apesar dos desafios, a indústria química brasileira tem potencial para se consolidar como um dos principais players globais. O aumento dos investimentos privados, aliado a políticas públicas que incentivem a inovação e a competitividade, será essencial para superar barreiras estruturais e explorar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo mercado internacional.

Em um mundo cada vez mais focado em soluções sustentáveis e tecnológicas, o Brasil tem a chance de transformar seu vasto conhecimento em química em um diferencial competitivo, contribuindo não apenas para o crescimento econômico, mas também para a construção de um futuro mais sustentável.

* Hugo Ferreira é Diretor da MPA Automação e Integração e Presidente da AMPEC Minas Gerais

Texto de autoria do jornalista Hugo Ferreira

Carnaval no Caribe: Smiles Viagens oferece pacote com voo direto da GOL

0

Experiência pode ser adquirida por 10x de 689,40 por pessoa

Que tal curtir o feriadão de Carnaval no Caribe?  A Smiles Viagens, operadora de turismo da GOL, está com opções de pacotes imperdíveis para os viajantes que desejam conhecer Aruba, o novo destino internacional da companhia aérea, que a partir desse mês oferece voos sem escala saindo de São Paulo (Guarulhos).

O pacote, com saída em 01 de março de 2025 e volta no dia 05, pode ser adquirido a partir de 10x de R$ 689,40 por pessoa em apartamento duplo. A hospedagem é no Hyatt Place Aruba Airport com café da manhã. Na compra da experiência, os clientes podem juntar até 41.364 milhas Smiles, que podem ser utilizadas para futuras viagens.

A rota da GOL para Aruba é um dos destaques da expansão da companhia no Caribe, que também inclui destinos como Cancún e Punta Cana. Com mais comodidade para os viajantes, os voos com saída de São Paulo são diretos e contam com apenas 6h30 de duração. E, a Smiles Viagens, possui opções de pacotes para esses destinos que incluem o aéreo, hotéis, transfer e até passeios.

Benefícios de viajar com a Smiles Viagens 
Viajar com a Smiles Viagens vai além do esperado. Os clientes que escolhem pacotes do Menu Experiências voando GOL contam com vantagens exclusivas:

  • Acesso ao GOL Premium Lounge, no aeroporto de Guarulhos, para começar a viagem com o máximo de conforto.
  • Check-in e embarque prioritários, porque seu tempo é valioso.
  • Bagagem prioritária, garantindo praticidade no desembarque.
  • Um time de especialistas à disposição, que entende suas necessidades e transforma o planejamento em algo simples e personalizado.
  • Personal concierge, para que cada momento seja exatamente como você imaginou.

Para mais informações, acesse www.smilesviagens.com.br ou entre em contato através do canal de vendas da operadora por meio do WhatsApp (11) 97866-8303.

Sobre a Smiles Viagens:
A Smiles Viagens é a operadora de turismo do grupo GOL. Lançada em 2023, a empresa tem como objetivo oferecer experiências exclusivas e ofertar pacotes que podem ser customizados pelos clientes. A plataforma conta com passagens aéreas, hotéis, transfers, passeios e tudo pode ser adquirido online por meio do site. Para trazer uma experiência unificada aos clientes, a Smiles Viagens traz a oportunidade do acúmulo e de resgate em milhas Smiles e o parcelamento em até 10x sem juros. Para mais informações acesse o link: www.smilesviagens.com.br.