quarta-feira, junho 24, 2026
Início Site Página 326

Baixo peso não é garantia de saúde: entenda como a pressão em torno do emagrecimento afeta o corpo e a mente

0

A ideia de que a magreza é sinônimo de saúde é um mito que persiste há muito tempo | Crédito: Freepik 

Recentemente, uma participante do Big Brother Brasil 25 desabafou as insatisfações com o próprio corpo e afirmou não frequentar praias e piscinas em virtude disso. A ideia de que a magreza é sinônimo de saúde é um mito que persiste há muito tempo. Contudo, um corpo funcional não se resume ao peso registrado na balança. A idealização de um padrão socialmente estabelecido também pode afetar o bem-estar emocional, acarretando ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

Embora a obesidade e o sobrepeso estejam frequentemente relacionados a complicações, os transtornos alimentares têm o potencial de provocar graves problemas, como desnutrição proteica e deficiência de nutrientes essenciais. De acordo com a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Adilla Almeida, a magreza, por si só, não é necessariamente um indicativo de saúde. Além da relação entre peso e altura, é essencial avaliar a composição corporal, realizar exames periódicos e considerar aspectos como a saúde mental.

Mesmo pessoas magras estão suscetíveis a doenças, especialmente quando levam um estilo de vida sedentário e possuem uma alimentação desequilibrada. “É preciso estar atento aos riscos de hipertensão, de diabetes e de doenças cardiovasculares relacionadas, principalmente, ao aumento do colesterol. O sedentarismo também pode causar oscilações hormonais que afetam o controle da fome, da saciedade, do estresse e da regulação do sono”, alerta a especialista.

Impactos na saúde mental
Cada organismo possui particularidades. Cada corpo é único e, nem sempre, estará de acordo com padrões estéticos. A busca desenfreada por um ideal de beleza pode potencializar diversos transtornos alimentares e psicológicos, como ansiedade e depressão.

Essa visão distorcida do próprio corpo frequentemente leva a uma obsessão insustentável pela magreza. “Muitas vezes, as pessoas recorrem a fórmulas mágicas sem orientação profissional, seguindo dicas da internet ou por conta própria. Isso pode levar a problemas mais graves, como má alimentação, dietas restritivas e até transtornos alimentares”, relata a psicóloga da Hapvida Notredame Intermédica, Rosimery Santos.

A especialista afirma que o autoconhecimento é necessário para construir uma relação mais positiva com o próprio corpo. “É importante ter essa consciência e entender que comparar nunca é o caminho. Somos seres humanos únicos. Não adianta a gente buscar essa idealização acerca do outro, mas sim do que somos, do que nos faz bem. E, de modo geral, buscar hábitos positivos, dormir bem, se alimentar bem. Ter uma qualidade de vida menos estressante, ter relações saudáveis, tudo isso vai influenciar a pessoa ter uma visão mais humana e empática consigo mesmo”.

Cuidados para uma vida saudável
A falsa sensação de segurança em relação à magreza pode atrasar diagnósticos importantes. Adilla alerta que sintomas como fraqueza, tontura, mucosas dos olhos descoradas, sinais de desidratação, flacidez e pele ressecada podem indicar problemas de saúde, como anemia e desnutrição. “Uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais, junto à prática regular de atividades físicas, é essencial para manter a saúde em qualquer tipo físico. Além disso, uma hidratação adequada e o acompanhamento profissional são indispensáveis”, orienta a nutricionista.

Já Rosimery enfatiza a importância da terapia para desconstruir a ideia de que magreza é sinônimo de felicidade ou sucesso. “O trabalho terapêutico permite ressignificar crenças distorcidas e enxergar o corpo de forma mais realista, valorizando a saúde e o bem-estar acima de padrões estéticos irreais”, destaca a psicóloga.

 

CDL Uberlândia abre inscrições para cursos presenciais voltados a empresários e profissionais

0

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia está com inscrições abertas para três cursos presenciais que prometem capacitar empresários e profissionais em áreas estratégicas. As aulas ocorrerão na sede da CDL Uberlândia, sempre a partir das 19h.

O curso “Gestão e Planejamento Financeiro” será realizado de 27 a 29 de janeiro, abordando estratégias para organizar e otimizar finanças empresariais. Já o curso “Marketing 360 e Tendências Atuais” acontecerá entre os dias 10 e 21 de fevereiro, explorando as últimas novidades e práticas no universo do marketing. Fechando o cronograma, o curso “Marketing como Estratégia de Negócios” está programado para os dias 24 a 26 de fevereiro, com foco no uso do marketing como ferramenta para impulsionar resultados.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-3413 ou acessar o site oficial www.cdludi.org.br, onde também está disponível o conteúdo programático completo.

Primeiro Transplante de Cílios do Brasil é realizado por Médica de Uberlândia

0

Dra. Thalita Carlesso está à frente dessa inovação que promete revolucionar a medicina estética no país.

Em um marco inédito para a medicina estética no Brasil, a Dra. Thalita Carlesso, especialista em transplante capilar e diretora científica do Instituto Carlesso, realizou o primeiro transplante de cílios do país. A técnica pioneira promete transformar o setor, oferecendo soluções inovadoras para quem busca realçar a beleza natural com resultados permanentes e de alta precisão.

O transplante de cílios é um procedimento que alia técnica cirúrgica sofisticada a um impacto significativo na autoestima dos pacientes. “Nossos cílios não têm apenas função estética; eles protegem os olhos contra poeira e outros agentes externos. Com esse procedimento, unimos funcionalidade e beleza em uma solução definitiva”, explica a Dra. Carlesso.

Uberlândia no Cenário Nacional e Internacional
Com mais de uma década de experiência em transplantes capilares e sobrancelhas, a Dra. Thalita Carlesso coloca Uberlândia no epicentro da medicina estética de alta tecnologia. “Este é um momento histórico. O Brasil passa a integrar o seleto grupo de países que realizam esse tipo de procedimento, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a excelência”, celebra a médica.

Como Funciona o Transplante de Cílios?
A técnica foi realizada utilizando o método FUE (Extração de Unidade Folicular), que transplanta fios um a um, garantindo um resultado natural e delicado, sem a necessidade de raspar o cabelo. Os folículos capilares foram extraídos da região da nuca, considerada a área doadora, e implantados na margem palpebral superior com precisão. Esse processo respeitou o ângulo de crescimento natural dos cílios, que varia entre 30 e 45 graus.

“Escolhemos unidades com apenas um fio, para evitar uma aparência artificial e garantir a harmonia estética”, explica a Dra. Carlesso.

A cirurgia levou cerca de quatro horas e foi feita com anestesia local e uma leve sedação para garantir o conforto do paciente. A recuperação exige apenas alguns cuidados simples nos primeiros dias, e os novos cílios começam a aparecer entre três e seis meses após o procedimento.

A Quem se Destina?
O procedimento é indicado para pessoas que perderam os cílios devido a condições como alopecia, traumas, queimaduras ou tratamentos médicos. Também é uma solução definitiva para quem deseja cílios mais volumosos sem a dependência de alongamentos artificiais.

“Esse é apenas o começo de uma série de inovações que queremos trazer ao Brasil. Nosso foco é desenvolver técnicas seguras e eficazes que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirma a Dra. Carlesso, que também foi palestrante no maior congresso internacional de transplante capilar (ISHRS 2024), representando Minas Gerais em um evento de alcance global.  Além disso, a médica é autora do primeiro livro de Transplante Capilar FUE do Brasil e do primeiro livro de Transplante de Sobrancelhas do Mundo.

Sobre o Instituto Carlesso
O Instituto Carlesso é a maior clínica de transplante capilar de Minas Gerais, reconhecida nacional e internacionalmente por suas inovações em tratamentos e transplantes capilares, de sobrancelhas e agora, cílios. Localizado em Uberlândia, Uberaba e Catalão é um centro de referência em tecnologia e expertise na área.

Pontes de Amor elege nova diretoria para o biênio 2025/2026

0

Em Assembleia Geral realizada recentemente, a Pontes de Amor, definiu sua nova diretoria para o período de 2025/2026. Sara Vargas foi eleita presidente, com Gisele Pereira de Barros Costa como vice-presidente. A composição inclui ainda Talita Ferreira Soares Fagundes (1ª Secretária), Renato Pereira Maia (2º Secretário), Fernando Arvelos Miranda (1º Tesoureiro) e Júlio César do Amaral (2º Tesoureiro). O Conselho Fiscal será formado por Elton Ferreira Maciel, Marco Aurélio da Costa Belo e Daniela Albuquerque Maciel. A nova gestão assume com a missão de fortalecer as ações da entidade.

A presidente Sara Vargas disse que o compromisso da nova equipe é dar continuidade ao trabalho transformador que a organização realiza há anos, promovendo o acolhimento, o respeito e o suporte necessário para crianças e adolescentes que enfrentam situações de vulnerabilidade. “Sabemos que o desafio é grande, especialmente diante das demandas crescentes relacionadas à adoção e ao pós-adoção, mas contamos com uma equipe comprometida e preparada para fortalecer as ações da entidade. Nosso foco será ampliar o alcance da Pontes de Amor, consolidando parcerias estratégicas e investindo em projetos que ofereçam apoio psicológico, emocional e psicopedagógico às famílias. Queremos também intensificar as ações de conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, contribuindo para reduzir os índices de devolução e crises no pós-adoção.”

Sobre a Pontes de Amor
A Pontes de Amor é uma organização filantrópica sem fins lucrativos, filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), que atua em Uberlândia e no Triângulo Mineiro em sintonia com a Vara da Infância e da Juventude, Órgãos e Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente. Surgiu diante da preocupação com a garantia dos direitos de crianças/adolescentes institucionalizados e dos altos índices de devolução de crianças por famílias adotivas no Brasil e de crises familiares no pós-adoção por falta de apoio, acompanhamento psicológico e psicopedagógico.

Fortaleza recebe o 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica com foco em equipe multidisciplinar

0

 

Evento destaca o papel integrado de especialistas no tratamento da obesidade e marca a posse da nova diretoria do Capítulo Ceará da SBCBM

Fortaleza será palco, no próximo dia 24 de janeiro, do 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Equipe Multidisciplinar, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Capítulo Ceará (SBCBM-Ce). Voltado para cirurgiões bariátricos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física e outros médicos interessados no tema, o evento contará com a presença de grandes nomes da área, incluindo o presidente nacional da SBCBM, cirurgião bariátrico Juliano Canavarros. O evento marca a posse da diretoria do capítulo cearense da Sociedade, liderada pelo cirurgião bariátrico Paulo Campelo na presidência.

Reconhecido como uma das maiores autoridades em cirurgia bariátrica no Brasil, o presidente da SBCBM,  Juliano Canavarros ministrará a palestra de abertura, abordando as perspectivas multidisciplinares no tratamento da obesidade. Ele vai destacar a importância do trabalho conjunto entre os diversos especialistas que atuam no tratamento da obesidade para garantir um acompanhamento completo e a recuperação eficaz dos pacientes bariátricos.

A programação científica também contará com palestra do cirurgião Luiz Moura, que discutirá a prescrição de suplementos vitamínicos na rotina pós-bariátrica, um dos aspectos relevantes para a manutenção da saúde após o procedimento.

Posse da nova diretoria

Referência no tratamento da obesidade no estado, o cirurgião bariátrico Paulo Campelo assumirá a gestão do Capítulo Ceará da SBCBM e será empossado como presidente para o biênio 2025/2026.
A diretoria será composta ainda pelos seguintes membros: Marcelo Falcão (vice-presidente); Nélio Barreto (secretário); Felipe Vento (vice-secretário); Luiz Moura (tesoureiro); Fernando Kennedy (vice-tesoureiro).

Na ocasião, será realizada uma homenagem aos ex-presidentes do Capítulo Ceará, reforçando a importância de suas contribuições ao longo dos anos.

Serviço:
1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Equipe Multidisciplinar
Data: 24 de janeiro
Horário: 19h30 às 23h
Local: Vasto Restaurante Fortaleza (Av. Senador Virgílio Távora, 511 – Meireles)

Audição gratuita do álbum “Escuta” de Mis Ivy acontece em São Paulo

0

Com 20 anos de carreira, a cantora Mis Ivy apresenta seu novo álbum “Escuta” em um evento gratuito neste domingo (26), no Espaço Nobre, no Centro de São Paulo.

A cantora Mis Ivy, um dos nomes mais influentes do Dancehall no Brasil, convida o público para uma celebração gratuita em homenagem ao lançamento de seu novo álbum, “Escuta”. O evento será realizado no dia 26 de janeiro, das 17h às 23h, no Espaço Nobre, no Centro Histórico de São Paulo.

O álbum, que marca uma nova fase na carreira da artista, traz sete músicas inéditas e um remix especial da faixa “Punanny”. Com uma sonoridade que mistura rap, kuduro, afro drill e brega funk, o trabalho celebra a ancestralidade africana e promove temas como empoderamento feminino, inclusão e justiça social.

Destaque para o single “Sai da Frente”, que estará disponível em plataformas digitais em fevereiro, com direito a visualizers no YouTube. Durante o evento, os participantes poderão ouvir com exclusividade as faixas do álbum, que misturam mensagens de superação, amor e autoestima com batidas dançantes e modernas.

Mis Ivy reforça que “Escuta” não é apenas um disco, mas também uma plataforma para amplificar as vozes das mulheres negras brasileiras. “É um álbum que pulsa com as nossas histórias e nossa força”, destaca a artista.

FAÇA O PRÉ SAVE DO SINGLEhttps://tratore.ffm.to/misivysaidafrente


Evento de audição do álbum “Escuta”

Serviço:
Quando : 26 de janeiro, das 17h às 23h
Onde : Espaço Nobre – R. Formosa, 65, Centro Histórico de São Paulo
Quanto : Gratuito
INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/audicao-do-album

Siga Mis Ivy, e fique por dentro das novidades da artista:
LINKTREEINSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBESPOTIFY e DEEZER

 

Chaline Grazik, considerada a médium mais requisitada do Brasil, foi quem fez a previsão de Lexa!

0

Chaline Grazik, amplamente conhecida por sua mediunidade e pelos impressionantes 99% de acertos, trouxe à tona mais uma previsão certa. Desta vez, a vidente das estrelas falou sobre a cantora Lexa, durante a sua participação no programa Chupim Metropolitana, em novembro de 2024.

 

Na ocasião, Chaline alertou:

“Apareceu a cobra e a mulher, é como se as pessoas tiveram depositado uma energia de inveja terrível. É como você conseguiu se reconstruir. As pessoas falam: ‘Você conseguiu se reconstruir’, e isso atingiu a mãe. Aqui fala que peça de proteção para ela e o bebê.”

 

Infelizmente, no dia 20 de janeiro de 2025, Lexa foi internada em estado grave, em São Paulo. A cantora, grávida, enfrenta um momento delicado, com seu bebê também em estado preocupante. As informações sobre o quadro clínico de ambos ainda são restritas, mas a gravidade da situação confirma a previsão feita por Chaline.

 

Há outras videntes que tentam se apropriar das visões de Chaline e se intitulam como autoras de sua absorção. No entanto, com a notoriedade e a vasta produção de conteúdo que Chaline possui, torna-se quase impossível questionar suas danos e liderança como a maior vidente do Brasil.

 

Chaline reforça a responsabilidade de seu trabalho espiritual ao declarar: “Não estamos aqui para falar de desgastes, mas para evidenciar fatos.” Sua notoriedade é incontestável, assim como o impacto de suas visões.

 

Que Lexa e seu bebê estejam cercados de proteção e boas energias neste momento.

Já pediu sua recompensa de Brahma? A fidelidade dos consumidores continua valendo muito mais

0

A ação que permite escanear tampinhas de Brahma e trocá-las por mais segue firme – agora com um vídeo estrelado por Zeca Pagodinho

 

É difícil encontrar uma marca com fãs tão fiéis quanto os de Brahma. Eles não trocam a cremosidade da marca por nada e para retribuir tamanha lealdade, a marca trouxe a campanha “Vale a Pena Ser Fiel”, criada pela Africa Creative, que oferece a possibilidade de troca de suas tampinhas por uma nova Brahma! E falando em fidelidade, Brahma convidou Zeca Pagodinho – o maior Brahmeiro de todos os tempos – para um vídeo divertido, mostrando a quantidade de cerveja que ele conseguiria na troca, caso pudesse participar da promoção. A marca garantiu filme para TV Link e para as redes sociais Link.

 

A cada Brahma 300ml, os consumidores podem acumular pontos automaticamente no programa de vantagens Zé Compensa, disponível no app Zé Delivery. Basta escanear o QR Code disponível nas tampinhas das embalagens retornáveis, acumular e trocar os pontos por mais Brahma.

 

Para a alegria dos Brahmeiros, todos poderão fazer suas trocas. Quanto mais você participa, mais Brahma você garante. Agora, se o Zeca pudesse participar, imagine quantas ele poderia trocar! Mas, sem a participação dele, sobra mais Brahma para todos. Essa ação foi criada para premiar a confiança dos consumidores, que já escolhem Brahma pela qualidade e praticidade das embalagens retornáveis de 300ml, e agora podem garantir que o próximo litrinho chegue com desconto.

 

Confira como participar:

 

1. Comprou uma Brahma 300ml? Não jogue fora a tampinha!

2. Se ainda não tem o app Zé Delivery, baixe agora [aqui] e faça seu cadastro.

3. Escaneie o QR Code impresso na tampinha usando a câmera do celular.

4. A cada tampinha escaneada, você acumula pontos no programa Zé Compensa do app.

5. Junte 10 tampinhas e troque seus pontos por mais uma Brahma 300ml!

 

E não esqueça: você pode trocar suas tampinhas nos mesmos locais onde já faz a troca das embalagens retornáveis. Beba com moderação e aproveite a fidelidade que continua rendendo!

Premium no topo: Corona é eleita a marca de cerveja mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo

0

Corona foi eleita a marca de cerveja mais valiosa do mundo pelo ranking global Brand Finance. É a segunda vez consecutiva que a marca brinda sua potência entre os consumidores de todo mundo. Nesta edição do Global 500 2025 Report, a cerveja mexicana premium da Ambev cresceu 28,6% em valor de marca na comparação com o último ranking divulgado.

O Brasil tem contribuído com esse desempenho. A Ambev, que vem investindo no rótulo, registrou no último balanço que pelo 17º trimestre consecutivo as categorias premium e superpremium seguem em crescimento. Só no tri, a alta no portfólio como um todo foi de 20,3%, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Corona, que impulsiona esse resultado, mostra como a Ambev, além de ter marcas fortes nacionais, consegue trazer rótulos internacionais de sucesso para o Brasil e se tornarem um sucesso aqui também. A cerveja também conta com uma versão zero álcool, a Corona Cero, patrocinadora oficial das Olimpíadas de 2024. Além disso, a marca é conhecida por suas ações em defesa da preservação dos paraísos naturais, contra a poluição plástica nos oceanos e foi pioneira ao lançar a primeira long neck retornável do Brasil.

Sophia Medina e Verônica Hipólito marcam presença na Liga Esportiva NESCAU®️ em Fortaleza

0

Atletas são referências no mundo do esporte e se destacam pelo alto desempenho em disputas nacionais e internacionais

Esportistas reconhecidas mundialmente e embaixadoras de NESCAU®️, a surfista Sophia Medina e a velocista Verônica Hipólito estarão em Fortaleza, na capital cearense, para a primeira etapa da edição de 10 anos da Liga Esportiva NESCAU®️ que ocorre no sábado, dia 8 de fevereiro, das 9h às 17h, na Praia do Futuro. O evento é o maior campeonato poliesportivo estudantil do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens com deficiência. A expectativa é reunir 2 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Considerada uma das promessas do surfe, com apenas 18 anos, Sophia Medina vem se destacando no esporte. Este é o segundo ano que a atleta marca presença na edição praiana de Fortaleza. Foi com ela que a competição deu a largada (o start) da modalidade na capital cearense em 2024.

Dona de diversos recordes brasileiros e sul-americanos, Verônica Hipólito se tornou uma garota prodígio no atletismo ao conquistar o primeiro campeonato mundial aos 17 anos. Como embaixadora de NESCAU®️, a atleta vem ampliando o espaço para pessoas com deficiência dentro de eventos esportivos.

Os inscritos poderão participar de 10 práticas esportivas, divididas entre modalidades, desafios e oficinas. As opções são futsal, futareia, vôlei de praia, skate e surfe para as modalidades esportivas. Para desafiar a garotada, as atrações são beach tennis, altinha e circuito chute ao gol. Já nas oficinas, as opções incluem starting surf e futmesa. Todos os esportes também contam com versões adaptadas para crianças com deficiência.

As inscrições para a Liga Esportiva NESCAU®️ continuam abertas e são feitas por meio do site de NESCAU®️ (https://www.nescau.com.br/liganescau). A competição conta com as seguintes categorias: Kids – 7 a 9 anos (nascidos em 2016 a 2018); Pré-mirim – 10 e 11 anos (nascidos em 2014 e 2015); Mirim – 14 e 15 anos (nascidos em 2012 e 2013); Infantil – 14 e 15 anos (nascidos em 2010 e 2011); Juvenil – 16 e 17 anos (nascidos em 2008 e 2009). Para as Oficinas e Desafios, estão aptos meninos e meninas nascidos a partir de 2018.

Sobre NESCAU®️

Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU®️ uma referência no mercado nacional. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.