segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 293

SOS para a hidratação: 3 dicas pouco faladas para quem pula Carnaval

0

Professora da graduação da Una explica porque todo folião – que bebe alcoólicos ou não – precisa ter mais atenção com este cuidado no período

Você acha que aumentar a hidratação durante o Carnaval é só para quem bebe? Se manter hidratado é para quem está dentro ou fora da folia. Ainda mais com esse calorão que tem dominado boa parte do Brasil neste verão.

A seguir, desmistifique três pensamentos que a nutricionista e professora do Centro Universitário Una, Denise Perez, aponta para sua saúde:

1 – Não bebo alcoólicos, preciso me hidratar mais?
Mesmo quem não consome bebidas alcoólicas durante o carnaval, é fundamental se manter bem hidratado. O calor intenso, a exposição ao Sol por longos períodos e o esforço físico durante as festas, como dançar ou caminhar por muitas horas, podem levar à perda significativa de líquidos e eletrólitos. A professora da Una frisa que, “a hidratação adequada ajuda a manter o equilíbrio térmico do corpo, evitando problemas como cansaço excessivo, dores de cabeça, tontura e até desmaios”. Sim! A desidratação pode levar ao desmaio. Além disso, a hidratação mantém a energia para aproveitar as festividades de forma saudável.

2 – Quanto de água preciso ingerir para não desidratar?
A quantidade ideal de líquidos varia de pessoa para pessoa, mas uma boa orientação é consumir, em média, de 2 a 3 litros de água por dia. Durante o carnaval, devido ao calor e à atividade física, essa quantidade pode aumentar. Uma forma simples de saber se você está bem hidratado é observar a cor da urina. Se estiver clara, significa que a hidratação está adequada; se estiver escura, ligue o alerta e vá se hidratar, pois este é um sinal de que o corpo precisa de mais líquidos. Além disso, é importante variar entre água, isotônicos ou bebidas com eletrólitos, que ajudam a repor os sais minerais perdidos com o suor.

3 – Não bebo muito líquido para não dar vontade de fazer xixi, pois não vou a banheiro químico de jeito algum. Corro perigo, professora?
Evitar beber líquidos para não precisar usar o banheiro é um erro, pois isso pode levar à desidratação, especialmente em um evento como o carnaval, onde a exposição ao sol e o esforço físico são altos. A desidratação pode causar sintomas como cansaço excessivo, tontura, dor de cabeça e ate mesmó comprometimento da função renal e do sistema circulatório. A nutricionista Denize Perez alerta que em casos graves, a desidratação pode levar a problemas mais sérios ainda, como a hipovolemia (queda no volume sanguíneo), que pode afetar o funcionamento do coração e do cérebro. “Além disso, é importante lembrar que, mesmo se não puder ir ao banheiro frequentemente, o corpo precisa de líquidos para manter o bom funcionamento e evitar complicações”, acrescenta.

Peu Carvallho vai se apresentar no Carnaval de Salvador 2025

0

 

O cantor Peu Carvallho, que já tem 25 anos de trajetória na música, volta a se apresentar no Carnaval de Salvador neste ano. O artista vai agitar o público nos bairros de Plataforma, Nordeste de Amaralina e no Pelourinho, onde comanda o som, com seu projeto Carnavalis, no Largo Pedro Archanjo.

“Para mim, que faço Axé, é um prazer enorme estar entre as atrações que fazem a maior festa de rua do planeta, especialmente este ano, quando se comemora os 40 Anos da Axé Music. Vão ser shows animados e cheios de sucessos”, antecipa.

Peu volta à folia soteropolitana depois de alguns anos com shows no carnaval do interior da Bahia e de outras cidades do Brasil. O artista, que começou na música aos 17 anos, já esteve à frente de projetos como as bandas, Bandana, Pimenta Elétrica e Forró Quarto de Milha.

Bonde Beats une locomoção e diversão, agitando o Carnaval de BH entre os blocos

0

Ação traz uma experiência única sobre rodas para os foliões, garantindo que a festa continue

O Carnaval de Belo Horizonte vai ganhar um novo ritmo com o Bonde Beats. De 1º a 4 de março, das 10h às 16h, Beats, marca de drinks prontos da Ambev, levará para a Avenida do Contorno um verdadeiro trio sobre rodas, cheio de energia para os foliões que querem manter o fervo entre um bloco e outro.

Para embarcar no Bonde Beats e viver essa experiência é muito simples: basta estar com uma Beats ou uma água em mãos. A entrada é gratuita e exclusiva para maiores de 18 anos. O bonde percorrerá a avenida com paradas sinalizadas, proporcionando um passeio animado e um esquenta para o próximo bloco. Confira aqui os pontos de embarque e desembarque.

A ação é envelopada de Beats Red Mix, sabor da marca para o Carnaval 2025, um mix refrescante de notas cítricas e aroma de frutas vermelhas. O lançamento dá continuidade ao compromisso da companhia com a inovação e criatividade, sempre apresentando novos sabores para a folia.
E como todo bom mineiro, que nunca perde o trem, os foliões também não vão perder o Bonde de Beats. Para garantir que todos acompanhem o trajeto e possam embarcar no momento certo, 16 pontos da cidade contarão com totens equipados com QR codes. Com um simples escaneamento, será possível visualizar a localização em tempo real e planejar a diversão sem contratempos.

De acordo com Carla Faustino, diretora regional de Marketing de Beats, o Bonde de Beats foi criado para oferecer uma experiência inovadora aos foliões de Belo Horizonte. “Queremos que todos possam aproveitar a festa ao máximo, com momentos de descontração e hidratação entre um bloco e outro. O Bonde de Beats é mais uma opção de locomoção para os foliões em Belo Horizonte, uma cidade com muitas ladeiras, oferecendo uma alternativa segura, divertida e inclusiva para o deslocamento. Essa iniciativa faz parte do nosso esforço em promover experiências memoráveis, sempre com responsabilidade. Seguimos investindo em soluções que contribuam para um Carnaval ainda mais vibrante e organizado”, comenta.

Bloco Gandahia volta com tudo para o Carnaval de BH

0

O Bloco Gandahia volta ao cenário carnavalesco de BH, após uma parada de 5 anos, com uma estrutura inédita. E um dos maiores trios que percorre as ruas da cidade. O trio elétrico será comandado pela cantora Geisa Carneiro, conhecida na cena carnavalesca de BH. “Estamos muito felizes com essa volta e temos certeza de que vamos levar muita alegria, axé e descontração para este Carnaval de BH”, fala um dos idealizadores do bloco Mauro Draft.

O Bloco sai no dia 03 de março, segunda de Carnaval, da Av. Aggeo Pio Sobrinho e Av. Henrique Badaró Portugal, com concentração às 11 horas. A estimativa de público e de 30 mil pessoas. O Bloco tem patrocínio da Cemig, a energia da cultura e Governo do Estado, e apoio da Belotur, BH Trans, Prefeitura de BH, Polícia Miltar e Bombeiros.

Sobre a Cantora
Com raízes na Bahia e um amor profundo por Minas Gerais onde reside, Geisa Carneiro se destaca como uma das melhores intérpretes da cena musical atual de Belo Horizonte. Com um timbre único, potência vocal e uma sensibilidade inigualável em suas interpretações, Geisa é uma artista que se conecta profundamente com seu público, transbordando sempre seu carisma e seu Axé nos palcos. Desde 2019, Geisinha como é carinhosamente chamada pelos foliões, comanda com toda sua autenticidade o Bloco “Eu Não Vou Embora” no Carnaval de BH, este que se consolidou como a segunda maior festa de carnaval do Brasil.

Sua energia contagiante e sua presença magnética transformam cada apresentação em uma verdadeira celebração, enchendo os corações de amor e alegria. Em 2025, Geisa Carneiro dará início a uma turnê especial em homenagem aos 40 anos do AxéMusic, um gênero que, segundo a própria artista, a escolheu. “O Axé é parte de mim, e eu sou grata por poder compartilhar essa essência com todos”, afirma Geisa, destacando a importância da música na sua vida e carreira.

Serviço:
Segunda, 03 de março
A partir das 11h
Av. Aggeo Pio Sobrinho, próximo ao nº 401 – Buritis

Sobre a patrocinadora
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Juan de Bourbon lança novo álbum “Versões III”

0
O cantor Juan de Bourbon, conhecido como o Príncipe Cantor, lança Versões III, terceiro volume de seu projeto dedicado a novas interpretações de clássicos da música popular. O álbum estará disponível nas principais plataformas de streaming e apresenta um repertório que transita entre o samba, a bossa nova e a MPB.
A tracklist de Versões III inclui seis faixas:
•Volta por Cima
•Pelo Amor de Deus
•Regra Três
•Garota de Ipanema
•Na Cadência do Samba
•Diz que Fui por Aí
Dando sequência às edições anteriores, Juan de Bourbon revisita essas canções com arranjos que preservam a essência original, mas com uma abordagem própria. O Príncipe Cantor segue explorando diferentes estilos e reforçando sua identidade artística dentro da música brasileira.

Inovações tecnológicas revolucionam os tratamentos estéticos e ampliam resultados

0

Novas tecnologias garantem maior precisão, segurança e eficácia em procedimentos estéticos minimamente invasivos

O setor de estética tem evoluído rapidamente com o avanço das tecnologias, proporcionando tratamentos mais eficazes, seguros e confortáveis para os pacientes. Equipamentos de ponta como endolaser, ultrassom microfocado, laser infravermelho longo, de Thulium e Erbium, para depilação, para remoção de tatuagem, de CO₂, criolipólise, radiofrequência fracionada robótica e laser estacionário para lipedema estão transformando o mercado e elevando a qualidade dos resultados.

Cada tecnologia tem aplicações específicas e atua em diferentes necessidades estéticas. O ultrassom microfocado, por exemplo, estimula a produção de colágeno para o rejuvenescimento da pele, enquanto a criolipólise reduz gordura localizada por meio do congelamento das células adiposas. Já os lasers de Thulium e Erbium promovem renovação da pele, tratando manchas, rugas e cicatrizes, enquanto o laser de CO₂ é amplamente utilizado para rejuvenescimento e melhora da textura cutânea.

Além disso, o laser estacionário para lipedema tem se destacado como uma solução eficaz no tratamento dessa condição, oferecendo alívio para pacientes que sofrem com acúmulo anormal de gordura nas pernas e braços. A radiofrequência fracionada robótica, por sua vez, é uma tecnologia inovadora que melhora a firmeza da pele, estimulando a regeneração celular de forma controlada e precisa.

Segundo a biomédica esteta e especialista em saúde integrativa, Karine Maia, o uso dessas tecnologias tem elevado o padrão dos tratamentos, oferecendo mais segurança e conforto aos pacientes. _”_O avanço das tecnologias na estética possibilita tratamentos mais precisos e menos invasivos, garantindo recuperação rápida e resultados mais naturais. Hoje, conseguimos tratar desde flacidez e envelhecimento até remoção de gordura localizada e manchas, sempre com protocolos personalizados para cada paciente.”

Com a constante evolução da ciência e da tecnologia, os procedimentos estéticos seguem ganhando novas possibilidades, permitindo que pacientes alcancem seus objetivos com mais eficiência e menos tempo de recuperação.

“Ana” é o nome da novidade de Anna Toledo com Henrique Casttro

0

A cantora e compositora Anna Toledo apresenta nesta sexta-feira (28) a faixa “Ana”, dando continuidade ao projeto “24/24”. A música conta com a participação especial de Henrique Casttro, compositor de grandes sucessos do sertanejo, como Sonhei Que Tava Me Casando (Wesley Safadão) e Liberdade Provisória (Henrique & Juliano).

Gravado no dia do aniversário da cantora, o projeto “24/24” destaca diferentes fases de sua trajetória e traz parcerias especiais. “Ana” chega como uma das faixas inéditas do trabalho, trazendo uma fusão das influências de Anna e Henrique. “O Henrique é um dos maiores compositores do sertanejo e sempre admirei muito o trabalho dele. Quando surgiu a oportunidade de gravarmos juntos, a música se encaixou perfeitamente. Tem uma história forte e uma interpretação que fez toda a diferença. Estou muito feliz com o resultado”, comenta Anna.

A canção vem acompanhada de um videoclipe inédito, que reforça a identidade visual e conceitual do projeto. “O ‘24/24’ é muito especial para mim porque marca um momento único da minha vida. Foi gravado no dia do meu aniversário e carrega um pouco de tudo que me influenciou musicalmente. Cada faixa tem um significado, e ver isso tomando forma com as imagens do clipe deixa tudo ainda mais completo”, explica a cantora.

Sobre Anna Toledo:
Natural de Rio Verde, Goiás, Anna Toledo é cantora e compositora, considerada uma das grandes promessas do sertanejo. Desde os 8 anos, quando começou a cantar no coral da igreja, ela já demonstrava sua paixão pela música. Aos 12, iniciou os estudos de canto e violão, e, aos 13, passou a se apresentar profissionalmente. Determinada a seguir carreira, mudou-se para Ribeirão Preto aos 19 anos, onde começou a investir de forma independente em suas produções musicais.

Com uma proposta que une sertanejo, MPB, rock e uma pegada country, Anna busca inovar e trazer autenticidade em cada trabalho. Suas composições e estilo musical reforçam sua identidade única e o desejo de compartilhar histórias e emoções por meio da música.

Para acompanhar as novidades da cantora, siga @annatoledooficial no Instagram.

Avanços nas biópsias minimamente invasivas garantem mais precisão e menos desconforto

0

Tecnologia reduz tempo de recuperação e amplia eficácia no diagnóstico de doenças

Os avanços na medicina diagnóstica têm transformado o cenário das biópsias, tornando o processo mais preciso e menos invasivo para os pacientes. As biópsias minimamente invasivas, realizadas pela pele com a orientação de ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, permitem a coleta de amostras de tecido com maior segurança e conforto, reduzindo o tempo de recuperação e o risco de complicações.

Diferentemente das biópsias convencionais, que frequentemente exigem incisões maiores ou procedimentos cirúrgicos, as técnicas minimamente invasivas utilizam agulhas finas (delicadas) para acessar a área de interesse, resultando em menor dor, menos impacto ao organismo e recuperação mais rápida. Esse tipo de abordagem é amplamente utilizado em biópsias de órgãos como fígado e rim, além da biópsia transperineal da próstata, uma técnica moderna que oferece mais segurança no diagnóstico de doenças prostáticas.

Essas técnicas têm sido aplicadas no diagnóstico de diversas condições, incluindo câncer, doenças inflamatórias e doenças autoimunes. O uso da imagem para guiar o procedimento possibilita a obtenção de amostras mais precisas, aumentando a eficácia da análise laboratorial e reduzindo a necessidade de procedimentos adicionais.

De acordo com o ultrassonografista especialista em biópsia, Dr. Bruno Farnese , os benefícios das biópsias minimamente invasivas são expressivos tanto para os médicos quanto para os pacientes. “Com a evolução das técnicas guiadas por imagem, conseguimos coletar tecidos de áreas específicas com alta precisão, minimizando o desconforto do paciente e reduzindo os riscos de complicações. Isso não apenas melhora a experiência do paciente, mas também aumenta a eficácia do diagnóstico, permitindo um tratamento mais rápido e assertivo”, explica.

Com a contínua inovação na área médica, as biópsias minimamente invasivas seguem ganhando espaço como uma alternativa segura e eficaz, contribuindo para diagnósticos mais ágeis e confiáveis.

Heineken é a cerveja puro malte mais vendida do mercado em 2024

0
  • De acordo com dados da NielsenIQ, tanto a versão regular quanto o rótulo zero álcool foram líderes dos seus segmentos, respectivamente no Brasil no ano passado, com um crescimento de 9% em volume, comparado com 2023
  • Há 14 anos no Brasil, a marca, que mudou o paladar de cerveja no país, continua apostando em um relacionamento autêntico e inovador com os consumidores, mantendo a mesma fórmula há 150 anos

A Heineken®, marca de cerveja mais amada do Brasil pelo quarto ano consecutivo e sendo a mais amada em todas as regiões do país, segundo dados da Kantar Insights do Brasil, acaba de anunciar um aumento de 9% de volume no ano passado, em comparação com 2023. Os dados fazem parte de um levantamento da NielsenIQ – líder mundial em pesquisas sobre varejo e comportamento do consumidor, que aponta a marca como a cerveja puro malte mais vendida do mercado em 2024, tanto para a sua versão regular, quanto para a Heineken 0.0, que também foi listada no mesmo estudo como líder de vendas no mercado de cervejas sem álcool no território nacional.

Segundo Maurício Giamellaro, CEO do Grupo HEINEKEN no Brasil, o crescimento do volume é resultado de um investimento contínuo em inovação, sustentabilidade, ações de marketing e um profundo conhecimento dos hábitos de consumo dos brasileiros. “O aumento no volume de produção da Heineken resulta de uma série de iniciativas implementadas ao longo dos últimos anos, com destaque para o nosso processo produtivo, aliado ao sabor incomparável que só Heineken tem e permanece o mesmo em todo o mundo. Temos muito orgulho de dizer que o brasileiro hoje consome cerveja de uma forma diferente do que consumia antes da chegada da Heineken. O brasileiro experimentou, tomou uma, duas vezes, e transformou seu paladar. Hoje, o padrão de qualidade é o sabor de Heineken”, afirma o CEO do Grupo HEINEKEN.

Investimentos em Brand Experience
Com o objetivo de se consolidar no segmento de eventos de Brand Experience no país, a Heineken tem feito grandes investimentos em ativações que proporcionam experiências memoráveis para os consumidores. No território da música em 2024, a marca não só foi a patrocinadora da edição de 40 anos do Rock in Rio e do icônico show da Madonna em Copacabana, como também firmou uma parceria com a Live Nation, além de marcar presença no Afropunk Salvador, um dos maiores e mais relevantes festivais de música e arte da região.

Além disso, ao longo dos anos, é presença constante no pilar de esportes. Ano passado esteve mais uma vez no Grande Prêmio de Interlagos de Fórmula 1 – com área exclusiva e ativações no autódromo, assim como investiu na transmissão das finais masculina e feminina da UEFA Champions League 2024.

Com produção sustentável no mercado cervejeiro, Heineken intensificou o seu compromisso com a sustentabilidade em 2024 através de uma série de iniciativas que ilustraram a mensagem da campanha “A puro malte produzida com energia verde*. Curtir como se houvesse amanhã”, incluindo o uso de energia verde, práticas de circularidade e gestão eficiente de resíduos. A plataforma Green Your City, também realiza diversas ações com o viés de cultura e sustentabilidade, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. Além disso, a marca possui outras iniciativas voltadas à sustentabilidade, como a circularidade de vidro, copos retornáveis em festivais, implantação de microflorestas urbanas, consumo responsável e uso de energia renovável em diferentes ações.

“2024 foi mais um ano de conquistas significativas para a Heineken. Estamos orgulhosos do trabalho realizado, refletido no aumento da produção. Nosso compromisso é seguir oferecendo produtos de alta qualidade, proporcionando experiências autênticas e memoráveis aos consumidores, que são essenciais para a marca. A Heineken se destaca como uma cerveja única, que conquista o paladar do brasileiro graças aos seus atributos, propósito, ingredientes e processos de produção que a tornam única”, afirma Cecília Bottai Mondino, vice-presidente de marketing da Heineken no Brasil.

Sabor de Heineken, só Heineken
Cerveja puro malte produzida com energia verde* – energia proveniente de fontes renováveis, a Heineken utiliza apenas ingredientes 100% naturais, produção em tanques horizontais e uma levedura exclusiva tipo A.

A tradição e sabor icônico da Heineken vêm de sua simplicidade, qualidade e dedicação ao processo produtivo, que segue a mesma fórmula há mais de 150 anos em todos os lugares do mundo. São seus atributos, propósitos e processos de produção que a tornam única com seus ingredientes e reconhecida em diferentes prêmios de qualidade.
*Kantar Insights – BGS Beer 2024

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Para obter mais informações, acesse o site e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

Heineken 0.0
A Heineken 0.0 é a versão zero álcool da cerveja premium mais vendida do Brasil. Desenvolvida em 2017, na Holanda, a Heineken 0.0 também possui a icônica garrafa verde, porém acompanhada de um rótulo azul – cor associada à categoria sem álcool. Produzida com uma receita exclusiva para um sabor distinto e equilibrado, a zero álcool traz o sabor inconfundível da tradicional Heineken® e permite que o consumidor desfrute de uma cerveja Heineken® a qualquer hora do dia, brindando e socializando, além de atingir um novo target que procura por um lifestyle mais equilibrado. Em 2024, Heineken 0.0 foi a cerveja zero mais vendida no mercado brasileiro, segundo dados apurados pela NielsenIQ, líder mundial em pesquisas sobre varejo e comportamento do consumidor.

Prefeitura está com inscrições abertas para cursos gratuitos

0

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibiliza oficinas em diferentes modalidades para promover o desenvolvimento cultural e artístico e aulas voltadas para o vestibular.

Com o compromisso de reforçar o desenvolvimento cultural e artístico na cidade e oferecer capacitações, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para diversos cursos. As opções contemplam variedade de opções. Todos os cursos são gratuitos.

Entre as opções, estão o programa Qualificando Saberes, que conta com oficinas em diferentes modalidades, e aulas voltadas para o vestibular. Veja abaixo mais detalhes:

Programa Qualificando Saberes
Uma das opções é o programa Qualificando Saberes, que conta com 24 oficinas em diferentes modalidades que servirão para promover o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade. São disponibilizadas várias oportunidades, como oficinas de viola, teatro, desenho, pintura, moda, dança e capoeira. As pré-inscrições acontecem até o dia 10 de março. Podem ser feitas clicando aqui.

Redação para o vestibular
 Quem está se preparando para o vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pode participar do “Curso livre de redação”, que começa no dia 18 de março, com aulas sempre às terças-feiras, das 13h30 às 15h30, na Biblioteca Municipal, que fica no Centro Municipal de Cultura (CMC). Os participantes vão aprender sobre sequências textuais, técnicas de argumentação e produção de textos em diferentes gêneros. As inscrições podem ser feitas  clicando aqui.

Obras artísticas e literárias para o vestibular
 Também voltado para o vestibular da UFU, o “Curso livre de obras artísticas e literárias” tem início em 18 de março. As aulas serão às terças-feiras, das 16h às 18h, na Biblioteca Municipal, no Centro Municipal de Cultura. Durante as aulas, serão repassados conhecimentos sobre literatura canônica e não canônica, gêneros literários, intertextualidade, intratextualidade e obras literárias obrigatórias do vestibular da UFU deste ano. Os interessados devem se inscrever clicando aqui.