segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 291

Café Só Delas 2025 destaca o protagonismo feminino com palestra da renomada jornalista Mônica Salgado

0

Antes da palestra, as participantes serão recepcionadas com um café da manhã especial e poderão interagir nos estandes montados no evento.

Em celebração ao Mês da Mulher, a CDL Uberlândia, em parceria com o Sebrae Minas, realiza no dia 14 de março, a partir das 8h, a 6ª edição do Café Só Delas, um dos eventos mais aguardados do ano. A iniciativa, que já se consolidou no calendário de ações voltadas ao empoderamento feminino, promete reunir cerca de 500 mulheres no auditório da CDL para uma manhã de aprendizado, networking e troca de experiências.

A grande atração do evento, que vai lotar o auditório do centro de convenções da CDL,  será a presença da renomada Mônica Salgado, jornalista, colunista, consultora e uma das principais referências no universo feminino e no empreendedorismo. Com 22 anos de carreira, Mônica já foi redatora-chefe da Vogue e foi responsável por implementar no Brasil a versão nacional da Glamour, tornando-a a revista feminina mais vendida do país. Sua trajetória inclui passagens por veículos como Elle, Veja, Exame e O Estado de São Paulo, além de projetos para grandes marcas como Eudora, Pantene e shoppings renomados pelo Brasil.

Antes da palestra, as participantes serão recepcionadas com um café da manhã especial e poderão interagir nos estandes montados no evento.

Para a coordenadora de marketing da CDL Uberlândia, Naíla Corrêa, a iniciativa fortalece o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. “O Café Só Delas tem sido um verdadeiro sucesso, proporcionando um ambiente de conexão, aprendizado e novas oportunidades de crescimento”, destaca.

Já o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, reforça a importância do evento no contexto do Dia Internacional da Mulher. “Mais do que uma data comemorativa, esse momento simboliza a valorização da mulher em todas as esferas da sociedade, do mercado de trabalho às artes, da ciência à vida pública”, ressalta.

O sucesso do evento é tão grande que as inscrições já se esgotaram em poucos dias.  A entrada dos que se inscreveram é 1 kg de alimento não perecível, com as doações destinadas à ONG O Amor é Mais.

O Café Só Delas 2025 conta com o apoio das empresas patrocinadoras da campanha Presente da Sorte, incluindo Café Cajubá, Claro, Costa Moraes, Maiore, Multi, MS Eletric, Sicoob, OBDC, Uberlândia Refresco – Coca-Cola, Rádio Líder FM e Zapi Impermeabilizantes. Além disso, também recebe suporte de Hotel GranExecutive, Vitrine Social, Barolo Restaurante, Via Promo e Imaginne Eventos.

Bazar Solidário de março do Grupo Luta Pela Vida acontece nesta quinta-feira (13)

Que tal renovar o guarda-roupa e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa? No dia 13 de março (quinta-feira), das 8h às 16h, o Grupo Luta Pela Vida realiza mais uma edição do Bazar Solidário, na sede da instituição, localizada na R. Francisco Cândido Xavier, 240 – Alto Umuarama.

No bazar, você encontrará uma grande variedade de peças, como roupas femininas, masculinas, calçados, acessórios, brinquedos e muito mais, com preços a partir de R$ 5,00. Além de garantir itens de qualidade por um valor acessível, sua compra contribui diretamente para a melhoria do tratamento e da qualidade de vida dos pacientes com câncer atendidos pelo Hospital do Câncer em Uberlândia.

Aproveite essa oportunidade de praticar a solidariedade e fazer a diferença!

Serviço – Bazar do GLPV
Dia: 13/03/25 (quinta-feira)
Horário: 08 às 16h
Local: R. Francisco Cândido Xavier, 240 – Alto Umuarama

Morte de filha da cantora Lexa alerta para riscos da pré-eclâmpsia e síndrome de Hellp na gestação

0

Recentemente, a cantora Lexa compartilhou em suas redes sociais a triste notícia da morte de sua filha, Sofia, três dias após o parto. A artista revelou que enfrentou complicações graves durante a gestação, com diagnóstico de pré-eclâmpsia grave, complicado por síndrome Hellp, que levaram ao nascimento extremamente prematuro da bebê.

A pré-eclâmpsia e´ uma condição obstétrica que surge geralmente após o segundo trimestre, caracterizada pelo aumento da pressão arterial e perda de proteína na urina. Podendo evoluir para complicações mais sérias, como a síndrome de Hellp, que afeta o fígado, os rins e a circulação sanguínea, colocando em risco a vida da mãe e do bebê.

De acordo com a ginecologista e obstetra Paula Machado, do Hospital Mater Dei Santa Clara em Uberlândia, a síndrome de Hellp é uma complicação grave da pré eclâmpsia, marcada pela hemólise (destruição das células vermelhas do sangue), elevação das enzimas hepáticas e redução das plaquetas. “Essa condição pode levar à falência de órgãos e representa risco de óbito tanto para a mãe quanto para o feto”, explica a médica.

Sintomas da pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia em geral pode ser assintomática, mas alguns sinais comuns incluem dor de cabeça intensa, inchaço no rosto e nas mãos, ganho de peso repentino devido ao inchaço e alterações visuais. Em casos mais graves, como a eclâmpsia, podem ocorrer convulsões e até coma.

Tratamentos
O tratamento da pré-eclâmpsia visa controlar a pressão arterial, com o uso de medicamentos hipotensores. A realização do pré-natal é fundamental para a prevenção secundária e o monitoramento da condição, evitando, ou identificando desfechos graves.

Cuidados 
Apesar dos riscos, mulheres que enfrentaram a síndrome de Hellp podem engravidar novamente, embora haja um aumento na probabilidade de recorrência. “É possível adotar medidas de prevenção secundária para reduzir os riscos em uma nova gestação”, afirma Dra. Paula.

A história de Lexa e Sofia reforça a importância do acompanhamento médico durante a gravidez e a conscientização sobre as complicações que podem surgir, como a pré-eclâmpsia e a síndrome de Hellp. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para garantir a saúde de mães e bebês.

Espetáculo premiado “Homem-Bomba” retorna a Uberlândia com apresentação gratuita no Ponto dos Truões

Espetáculo premiado “Homem-Bomba” retorna a Uberlândia com apresentação gratuita no Ponto dos Truões

Peça aclamada pela crítica será apresentada no dia 9 de março, celebrando a cultura teatral no Triângulo Mineiro

O premiado monólogo “Homem-Bomba”, está de volta a Uberlândia como parte de uma turnê que percorrerá 21 cidades de Minas Gerais. A apresentação ocorrerá no dia 9 de março, às 19h, no Ponto dos Truões, com entrada gratuita e retirada de ingressos por ordem de chegada. Escrita por Cynthia Paulino e dirigida e protagonizada por Luiz Arthur, a peça, inspirada no clássico da literatura “O Médico e o Monstro”, investiga a dualidade humana e desde a sua estreia em 2018 acumula prêmios, incluindo Melhor Ator, Diretor e Texto no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022.

“Homem-Bomba” retorna à cidade como parte de uma turnê que inclui 21 municípios mineiros. Após passar por Araguari (07/03) e Uberaba (08/03), a peça chega a Uberlândia, reforçando a importância da região na cena teatral do estado. “Nossa primeira apresentação em Uberlândia foi memorável, com o público lotando o espaço. Estou ansioso para reviver essa experiência e compartilhar novamente essa história tão intensa e provocadora”, compartilha o diretor e ator da peça Luiz Arthur.

O Ponto dos Truões, sede da Trupe de Truões desde 2010, é um espaço cultural significativo em Uberlândia. Com capacidade para 90 espectadores, o local já excedeu o número de presentes durante a peça apresentada na cidade em 2023, também com o patrocínio da Cemig, e foi um grande sucesso. O público aplaudiu calorosamente a apresentação, demonstrando o entusiasmo dos moradores da cidade pelo teatro. O Ponto dos Truões, sede da Trupe de Truões desde 2010, é um espaço cultural significativo em Uberlândia e é reconhecido como Ponto de Cultura desde 2009, contribuindo ativamente para a cena teatral da região.

Além disso, Uberlândia destaca-se por sua rica herança cultural, abrigando instituições como o Museu Municipal, que preserva a história local, e o Mercado Municipal, inaugurado em 1944, oferecendo uma imersão na culinária e artesanato regionais. A cidade também é palco de diversas manifestações artísticas, refletindo a efervescência cultural do Triângulo Mineiro.

A turnê de “Homem-Bomba” teve início em Araguari no dia 7 de março, Uberaba no dia 8 e encerra o Triângulo Mineiro em Uberlândia. Após sua passagem pela cidade, a peça segue para Viçosa. Com 50 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos, a peça oferece uma narrativa envolvente que provoca reflexões profundas sobre a natureza humana.

Para Luiz, “Homem-Bomba” é um espetáculo muito especial, uma obra que provoca, emociona e estabelece um diálogo profundo com o público. O ator comenta que voltar aos palcos com a peça, depois de tantas apresentações marcantes, é uma experiência única. “Já percorremos diversas cidades, fomos aplaudidos por plateias incríveis e tivemos trocas inesquecíveis. Agora, poder realizar essa nova jornada por 21 cidades mineiras é uma oportunidade de levar essa história ainda mais longe, alcançar novos olhares e reviver a energia intensa que só o teatro proporciona”. Luiz destaca que cada apresentação é uma entrega, uma conexão genuína com as pessoas que se permitem embarcar na viagem que é proposta em palco. “Estou muito feliz e ansioso para reencontrar o público e compartilhar novamente essa experiência tão potente e transformadora”, conclui.

A apresentação em Uberlândia é uma oportunidade imperdível para os moradores locais e das regiões vizinhas apreciarem um espetáculo premiado e refletirem sobre a complexidade da natureza humana. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos por ordem de chegada, incentivando a comunidade a prestigiar e valorizar a cultura teatral.

Sobre a peça 
Com inspiração no romance “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, popularizado como ‘O Médico e o Monstro’, do britânico Robert Louis, “Homem-Bomba” apresenta um protagonista que mergulha nas contradições do ser humano. “O monstro não é um ser distante de nós. Ele nos habita, e cabe a cada um cuidar, compreender e educar a sua própria sombra”, reflete Luiz Arthur. Em cena, essa dualidade se materializa em uma figura que mistura traços de açougueiro, cientista e algoz de si mesmo, em um espaço reduzido de 2m², evocando um ambiente claustrofóbico e visceral.

A montagem se destaca, também, pelo rigor dramatúrgico e pela riqueza de referências, que vão de Aldous Huxley e Shakespeare a Carl Jung, Kafka e Beckett. “A trilha sonora também é uma viagem surpreendente, com Beethoven, Aretha Franklin e até um trecho de Pagliacci no gogó”, comenta o ator.

De Araguari a Varginha: veja detalhes das cidades que recebe a peça no mês de março 
Abrindo a turnê que percorrerá 21 cidades, o espetáculo inicia sua jornada pelo estado de Minas Gerais com apresentações especiais ao longo do mês de março. A primeira parada será em Araguari, no dia 7, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, às 20h, com entrada gratuita, por ordem de chegada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. No dia 8, Uberaba recebe a única apresentação com bilheteria desta etapa da turnê. No Teatro SESIMINAS Uberaba, os ingressos têm preço promocional de R$15 até 5 de março, podendo ser adquiridos pelo Sympla e na bilheteria do teatro. O espetáculo contará com intérprete de Libras.

Seguindo para Uberlândia, no dia 9, a apresentação acontece no Ponto dos Truões, às 19h, com entrada gratuita, por ordem de chegada, e distribuição de senhas 30 minutos antes. A peça retorna à cidade após uma recepção entusiasmada em 2023, quando o público superou a capacidade do espaço. Já no dia 13, a Universidade Federal de Viçosa recebe a montagem no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, às 19h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada, sujeita à lotação.

No dia 14, é a vez de Muriaé, com apresentação no Teatro Zaccaria Marques, às 20h, também com entrada gratuita, por ordem de chegada, e sujeita à lotação. No dia seguinte, 15 de março, Pará de Minas recebe o espetáculo no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, às 19h, com retirada de senhas uma hora antes da sessão. Ambas as cidades recebem a peça pela primeira vez.

Encerrando o mês, no dia 28, a turnê passa por Passos, no Teatro Gustavo José Lemos, às 20h. A retirada dos ingressos será entre os dias 24 e 28 de março, das 13h às 17h, no local. No dia 29, Poços de Caldas entra na rota com apresentação no Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga, às 20h, sendo esta a estreia do espetáculo na cidade. Já no dia 30, a peça retorna a Varginha, no Theatro Municipal Capitólio, às 19h.

Ficha Técnica 
O espetáculo ganha vida sob a direção sensível e envolvente de Luiz Arthur, que também assina a trilha sonora e dá corpo e voz à atuação. O texto, escrito por Cynthia Paulino, conduz a narrativa com profundidade e intensidade, enquanto a ambientação cênica é fruto de um trabalho conjunto entre a autora e o diretor. A iluminação e a coordenação técnica ficam a cargo de Marina Arthuzzi, que cria atmosferas impactantes para cada cena. O figurino, concebido por Cynthia Paulino, e os adereços, elaborados por Mauro Gelmini, reforçam a identidade visual do espetáculo, assim como a maquiagem assinada por Linda Paulino, que contribui para a caracterização da personagem. O designer gráfico e o impulsionamento das redes sociais são desenvolvidos por Samara Martuchelli, garantindo a comunicação visual e a divulgação da peça. A realização é da Companhia Teatro Adulto, consolidando mais um projeto que valoriza a cena teatral mineira.

Sobre Luiz Arthur 
LUIZ ARTHUR é ator, diretor, produtor e professor de teatro. É cofundador e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). É professor de interpretação e coordenador da Escola de Teatro PUC Minas, onde dirigiu diversos espetáculos. Recebeu vários prêmios e distinções pelo seu trabalho de criação nos palcos. Seu segundo solo “Homem-Bomba” segue em turnê nacional, espetáculo pelo qual recebeu os prêmios de melhor ator e melhor diretor do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022, e de melhor ator do 8º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região. Luiz Arthur atuou na novela “Fascinação” (1998), no SBT. Na TV Globo, participou de “Belíssima” (2005), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), “Passione” (2010) e “Rocky Story” (2017).

Cemig: a energia da cultura 
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

SERVIÇO
Espetáculo “Homem-Bomba” em Uberlândia
Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381, Uberlândia – MG
Data: 9 de março
Horário: 19h
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos por ordem de chegada 30min antes do espetáculo)
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO
Espetáculo Homem-Bomba, com Luiz Arthur
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Gratuito, por ordem de chegada.
Patrocínio: Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

As mulheres e o vinho – A harmonia que contagia

É cada vez maior o número de vinícolas e de especialistas do sexo feminino à frente dos processos da vitivinicultura; quase 50% dos participantes do Brasil na Taça em Uberlândia eram mulheres.

Por Walace Torres/Vox Solus

A história de Moema Rezende Pereira de Aguiar renderia um livro com potencial de figurar numa relação das principais obras que inspiram pessoas. Seu capítulo mais recente de vida segue uma vertente de quebra de barreiras num mercado que durante muito tempo foi predominantemente masculino: a produção de vinhos. A araxaense de 58 anos é uma das tantas mulheres que têm contribuído para mudar esse cenário, e tornar a experiência de agradar paladares num propósito de vida.

Pedagoga e especialista em Psicodidática, Moema atuou por 29 anos na aprendizagem de crianças em Araxá, no Alto Paranaíba. Até que desenvolveu a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional que causa estresse crônico e exaustão devido ao esgotamento profissional. Passou três anos em tratamento. Mas, foi na fazenda que encontrou sua melhor terapia. O trato com a terra despertou uma nova paixão. Em 2017, ela e o marido Getúlio Paiva iniciaram o plantio de um vinhedo com 2.950 mudas. Três anos depois veio a primeira colheita. “Deixei as crianças para cuidar das uvas. Aprendi que nas ruas das vinhas só corre o vento! Resgatei no campo a tranquilidade que me faltava”, confessa.

A jornada foi cheia de desafios e dúvidas, e ela demorou para se apegar às novas funções. A paciência do marido foi essencial tanto no tratamento como na investida nas vinhas. A chave finalmente virou quando venderam a primeira garrafa. “Foi bom ver os olhos de quem provou e gostou. Comecei higienizando as garrafas, colando os rótulos e contra rótulos, envolvendo as garrafas em papel de seda, na sacola e nas mãos de quem era apaixonado por vinho e história.  A partir daí, fui para dentro do vinhedo. Podas, vindimas, plantio…foi assim”, lembra. Seu trabalho atraiu outras mulheres. Em sua propriedade, cerca de 80% da colheita são realizadas por mãos femininas.

Hoje, Moema é quem gerencia a vinícola Paiva Aguiar com o marido. “Brinco com o Getúlio que ele é a raiz e os ramos da videira; eu sou as folhas e o fruto. Sem mim, não há fotossíntese”, diz. Seus rótulos da espécie Syrah marcaram presença na primeira edição do Brasil na Taça em Uberlândia, em 2024. Além de valorizar a produção nacional, o evento confirmou a tendência crescente da presença feminina na vitivinicultura. Quase 50% das vinícolas presentes ao evento estavam representadas por mulheres, além de especialistas em vinhos.

Moema é uma das três produtoras de vinho do Triângulo e Alto Paranaíba entre as mulheres que serão homenageadas durante um café da manhã que acontecerá no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Parque de Exposições do Camaru. O evento, realizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia, marca o lançamento do 5º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, que ocorrerá durante a Femec 2025. A produtora araxaense também estará presente na segunda edição do Brasil na Taça em Uberlândia, que acontecerá em 17 de maio.

Participação
Além de produtoras e consumidoras de vinho, as mulheres estão à frente de outros processos da vitivinicultura, seja como enólogas, sommeliers ou até mesmo especialistas em apreciação de vinhos. Uma pesquisa conduzida pela Vinexpo na Inglaterra revelou que oito em cada 10 garrafas de vinho são compradas por mulheres. Outra pesquisa publicada em 2018 na revista Food Quality and Preference comprova que as mulheres têm um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a participação das mulheres em cursos de formação representa 50% dos alunos, em alguns estados até mais. Além disso, dos 327 associados que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE), 76 são mulheres.

Da Argentina, vem uma iniciativa que dá sustentação a essa tendência e valoriza a atuação da mulher no mundo dos vinhos. O nome do evento já diz tudo: Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige (As mulheres Escolhem). O júri é 100% formado por mulheres, entre enólogas, sommeliers e jornalistas especializadas. Na edição de 2024, realizada em Mendoza, o Brasil faturou 83 prêmios e ainda esteve representado por três enólogas. Isabela Peregrino, diretora regional da ABE e uma das figuras brasileiras mais expressivas do vinho na atualidade, foi uma das juradas.

Formada em Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Indústria de Alimentos e Bebidas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sua paixão pela enologia começou durante o estágio obrigatório em uma vinícola na California (J. Lohr, em Paso Robles). Após o retorno ao Brasil e a formação, fez nova graduação em Tecnologia em Viticultura e Enologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. O ingresso na nova carreira foi como bolsista do pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, na época coordenador de pesquisas no Núcleo Tecnológico da EPAMIG Uva e Vinho, e responsável pela difusão dos vinhos de inverno elaborados a partir da técnica da dupla poda no Brasil e no exterior. Foi enóloga assistente na Luiz Portos Vinhos Finos e regressou à EPAMIG posteriormente como enóloga responsável por toda a elaboração dos vinhos e espumantes por sete anos.

Desde 2021, atua como gerente da vinícola Vitácea Enológica, que atende 22 empresas em serviços de vinificação. Ainda trabalha como enóloga consultora para outras nove vinícolas localizadas em MG, SP e RJ. Em 2019, deu início a seu projeto pessoal, chamado Ventania Vinhedos e Vinhos, com a implantação de 1 hectare de uvas das variedades Chardonnay e Vermentino, visando a produção de vinho branco barricado e espumante. Desde 2022 adquiriu uvas tintas Cabernet Franc de um produtor parceiro para a elaboração do vinho tinto. “Todos os vinhos têm o nome de Cria, uma forma carinhosa de chamá-los, como filhotes. Em cada um dos rótulos há um ipê, em referência a essa árvore emblemática de Minas Gerais, e em uma alusão às iniciais do meu nome (IP) – sendo ipês branco, amarelo e roxo”, conta.

Persistência e superação
Graziela Boscato nasceu e cresceu em meio aos pés de videira na região de Nova Pádua, no Rio Grande do Sul. O vinhedo e a vinícola herdadas de gerações da família sempre foram sua diversão e trabalho durante a infância e a adolescência. Quando chegou na fase adulta, a cultura vinífera seria o caminho natural. Escolheu fazer o curso de Enologia, ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento até a comercialização.

“Mas, em decorrência do aspecto cultural, mercado de trabalho e maturidade pessoal daquela época meus pais me direcionaram para outra carreira. Assim, escolhi Engenharia Química”, conta. O que parecia lhe distanciar de seu sonho, acabou lhe aproximando da cadeia produtiva do vinho e de profissionais que atuavam na Enologia dentro de sua área, a Engenharia Química. Após a graduação, foi trabalhar em um laboratório de análises de uva e vinho. Foi aí que decidiu prestar vestibular para a graduação em Tecnologia em Vitivinicultura e Enologia pelo Instituto Federal de Bento Gonçalves. “Mesmo adiando meu desejo profissional inicial, eu tive a perseverança de não desistir de fazer a graduação no que eu realmente queria. Tenho a enologia hoje como minha profissão, meu amor pelo trabalho, dedicação ilimitada e muito orgulho da minha trajetória”, frisa.

Em 2021, Graziela e a irmã Ana uniram esforços e, com a experiência de mais de 45 anos do pai Valmor Boscato, criaram a própria vinícola, a Caetano Vicentino Vinhas & Vinhos. O nome é uma homenagem ao trisavô Caetano Boscato, imigrante da província de Vicenza, na Itália, e ao vinhedo que é herança do avô Aldo Caetano Boscato. “Com as novas gerações, mudanças em processo e tecnologia foram ocorrendo, porém, sempre mantendo a essência da tradição familiar, o amor pela uva e pelo vinho”.

CURIOSIDADE
Quem é quem na viticultura

O que é Enologia?
Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, etc.

O que é Enólogo?
Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia.

O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final, (vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas, entre outros.)

O que é Enófilo?
Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos

Enófilo é diferente de enólogo, devido ao fato de que o enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.

O que é Sommelier?
É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados a este serviço. O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Fonte: ABE

Laboratório Minas Cotton apresenta os resultados da safra mineira de algodão 2023/24

0

A safra 2023/24 de algodão no Brasil terminou, revelando um cenário de crescimento e desafios. Dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) apresentados no  Relatório de Safra (fevereiro) e no Relatório Anual  Cotton Brazil mostraram que a produção nacional de pluma atingiu 3,7 milhões de toneladas, um aumento de 16,6% em relação à safra anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela área plantada, que chegou a 1,99 milhão de hectares, 19,7% superior à temporada 2022/23. No entanto, a produtividade nacional registrou uma leve queda de 2,6%, com 1.857 kg de pluma por hectare, reflexo das condições climáticas adversas enfrentadas durante o ciclo.

Minas Gerais se destacou como um dos estados que expandiu sua área plantada, dando um salto de 25.848 mil hectares no ciclo 2022/23 para 32.306 em 2024. A produção em pluma passou de 52.857 mil toneladas para 66.163 na safra 2023/24, sendo também ascendente a média de produtividade que, de 2.041 kg de pluma/hectare, atingiu o patamar de 2.048 kg. Para Lício Augusto Pena de Sairre, diretor executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), esses indicadores “retratam manejos culturais equilibrados e as boas práticas agronômicas adotadas pelos produtores associados. O algodão em Minas Gerais atingiu excelente patamar técnico com produtores e gestores agronômicos adotando tecnologias assertivas, o que reflete em boas produtividades e excelente qualidade de fibra”.

Nesse contexto, a Minas Cotton (Central de Classificação de Fibra de Algodão), unidade filial da Amipa, desempenhou um papel importante nas etapas de análise, classificação e participação na  certificação estadual da origem e da qualidade do algodão, processos que reforçam o diferencial do produto oferecido ao mercado.

Resultados da Safra Mineira 2023/24
A Minas Cotton divulgou neste mês resultados que evidenciam a alta qualidade do algodão cultivado no Estado. “Mesmo enfrentando desafios climáticos, como altas temperaturas, períodos de seca e chuvas excessivas, conseguimos alcançar níveis de qualidade superiores em praticamente todos os índices avaliados”, destacou Anicézio Resende, gerente do laboratório.

Melhoria nos principais indicadores de qualidade em relação à safra passada
– Comprimento da fibra (UHML >1,11 in): aumento de 95% para 98%;

– Uniformidade (UI >80%): aumento de 88% para 95%;

– Micronaire (MIC 3,5-4,9): aumento de 90% para 98%;

– Resistência (STR >28,0 g/tex): aumento de 84% para 95%;

– Índice de fibras curtas (IFC<10%): aumento de 76% para 82%;

– Grau de reflexão (RD>75%): aumento de 86% para 98%;

– Grau de amarelamento (+b<9): aumento de 86% para 95%.

“Esses resultados consolidam Minas Gerais como referência nacional em qualidade de fibra, um avanço significativo em relação às quatro últimas safras”, comentou Resende. A análise instrumental da safra 2023/24 confirmou que a qualidade do algodão brasileiro está dentro dos parâmetros demandados pelo mercado, com destaque para o índice de fibras curtas, que retornou ao patamar acima de 80%, atendendo a uma demanda frequente do setor.

Safra no Brasil
Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, destacou que o crescimento da produção nacional foi motivado principalmente pelo aumento da área plantada. “Na safra 2023/24, o Brasil produziu 3,7 milhões de toneladas de pluma, um crescimento de 16,6% em relação ao ciclo anterior. Esse resultado foi impulsionado pela expansão da área plantada, que chegou a 1,99 milhão de hectares, 19,7% superior à safra passada”.

Piccoli também ressaltou que, apesar dos desafios climáticos, a produtividade se manteve em patamares elevados, com 1.857 kg de pluma por hectare. “Tivemos uma leve queda de 2,6% na produtividade em relação ao recorde da safra anterior, quando alcançamos 1.907 kg por hectare, mas os resultados ainda são muito positivos”, explicou.

Sobre a qualidade da fibra, o presidente da Abrapa destacou que os indicadores têm se mantido dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado. “O micronaire está entre 3,5 e 4,9; a resistência da fibra acima de 28 gramas por tex; o comprimento (UHML) acima de 1,11; e a uniformidade acima de 80%. Esses números mostram que o algodão brasileiro continua atendendo às demandas dos mercados mais exigentes”.

Desafios Climáticos e Pragas
A safra 2023/24 foi marcada por desafios climáticos desde o plantio. A seca no início do ciclo forçou os produtores a estenderem o tempo de cultivo no campo para tentar recuperar a produção. “Os problemas climáticos começaram desde o plantio. A falta de chuvas nessa fase atrasou o desenvolvimento das plantas, levando os produtores a alongar o tempo delas no campo, o que resultou em custos maiores com defensivos e impactou a rentabilidade da cultura”, explicou Piccoli.

Além disso, houve um aumento significativo na contaminação das fibras por fumagina, atribuída à proliferação da mosca-branca e pulgão no final de ciclo. “Esse é um ponto de atenção para a próxima safra. A pegajosidade causada pela fumagina pode comprometer a qualidade das fibras e dificultar a comercialização. Precisamos redobrar os esforços no controle dessas pragas”, alertou Resende, da Minas Cotton.

Certificação e Rastreabilidade
A Amipa, em parceria com a Abrapa e o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), aumentou seus esforços para auxiliar os cotonicultores a manter a produção dentro de critérios de rastreabilidade e certificação. Atualmente, toda a pluma produzida em Minas Gerais é certificada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e, por adesão e cumprimento de protocolos específicos por parte das fazendas, certificada nacionalmente pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciada internacionalmente pela Better Cotton Initiative (BCI). Além disso, o beneficiamento da pluma também é certificado pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento de Algodão (ABR-UBA).

A rastreabilidade da produção se dá por meio do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) que determina a inserção de um código de barras em todos os fardos de algodão, isso de acordo com as normas ISO 15416 que atendem atributos como contraste, defeitos e decodabilidade, além das normas GS1. Ainda, pelo  SouABR, um programa de rastreabilidade em larga escala, por blockchain, da indústria têxtil do Brasil.

Iniciativas como essas garantem aos produtores acesso a mercados cada vez mais exigentes e aumenta a competitividade do algodão mineiro no cenário global.

Inovação e Qualidade
Para manter e elevar seus padrões, a Minas Cotton está investindo na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na Norma ABNT NBR IEC 17025. Esse processo visa obter a acreditação do INMETRO (Cgcre), o que reforçará a confiabilidade dos serviços e atenderá às demandas crescentes da cadeia produtiva. “Esse é um passo estratégico para elevar ainda mais a competitividade do algodão mineiro no mercado global”, afirmou Resende.

Perspectivas para a Safra 2024/25
Para o novo ciclo de produção, as expectativas nacionais são de produtividade próxima à alcançada nos últimos dois anos, com prognóstico de clima favorável para o ciclo agronômico do algodão. No entanto, atrasos na colheita da soja, principalmente no Mato Grosso, podem comprometer a janela ideal de plantio do algodão em algumas regiões, impactando potencialmente as produtividades.

No cenário internacional, o Brasil deve manter sua posição como maior exportador mundial de algodão, com previsão de exportar mais 2,78 milhões de toneladas na safra comercial 2024/25, 4% a mais que no ciclo anterior. “Acreditamos que seguiremos na primeira colocação do ranking de exportações, também nesta safra, à frente dos EUA”, afirmou Piccoli.

A logística de escoamento, embora ainda enfrentando gargalos conhecidos, tem apresentado alternativas interessantes, como o aumento do volume exportado pelo Porto de Salvador, especialmente para a região do Matopiba. “O Porto de Salvador está se consolidando como uma alternativa mais rápida e barata para os produtores da região do Matopiba”, destacou Piccoli.

Além disso, a implementação de certificados fitossanitários digitais pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a partir deste ano, promete agilizar os embarques. “Essa inovação trará mais celeridade nos embarques de algodão, beneficiando toda a cadeia produtiva”, completou.

Cenário Internacional e Oportunidades
As novas tarifas norte-americanas aplicadas a produtos chineses e mexicanos podem alterar a dinâmica global de produção têxtil, aumentando a demanda por algodão brasileiro na Ásia. “Com a maior fiscalização aduaneira nos EUA sobre a origem do algodão usado em peças de e-commerce, pode haver uma maior demanda por fibras importadas, como as brasileiras, em substituição ao algodão doméstico chinês”, finalizou Piccoli.

Sobre a Minas Cotton
Fundada pela Amipa em 2006, com o apoio do Proalminas é, reconhecidamente, um laboratório alinhado às normas e às melhores práticas para realização de ensaios e classificação de fibra de algodão, priorizando processos que regulamentam o serviço de padronização da classificação do produto.

A confiança, a credibilidade e a transparência geradas pelo trabalho de excelência realizado pela Minas Cotton beneficiam não apenas os cotonicultores, mas também corretoras, tradings, indústria têxtil e muitos outros setores.

Mantém investimentos constantes em capacitação dos colaboradores dentro do sistema de gestão da qualidade (SGQ) e troca de equipamentos que permitem a melhoria das boas práticas de ensaio e classificação das fibras de algodão, dando mais confiança, segurança e credibilidade aos resultados entregue a todo mercado têxtil.

Para dar mais credibilidade, confiança e transparência à classificação e aos ensaios das análises de fibra de algodão entregues ao mercado têxtil, desde 2008 participa dos Round Test Interlaboratorial realizados pelo ICAC (Estados Unidos), ICA Bremen (Alemanha), Senai/FBET (Brasil). Participa também do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que orienta e capacita os laboratórios brasileiros dentro dos padrões internacionais de ensaios das análises e da classificação do algodão.

Pesquisa revela que 20% dos estudantes planejam fazer intercâmbio em 2025

Estudos mostram que os destinos mais procurados são Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Portugal.

Nos últimos anos, o número de estudantes brasileiros que buscam experiências internacionais tem crescido significativamente. O intercâmbio tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Dados recentes de consultorias especializadas mostram um aumento expressivo na procura por programas de estudo fora do país, refletindo a valorização da vivência global no mercado de trabalho. Com destinos cada vez mais diversificados e modalidades que vão além da sala de aula, o intercâmbio se torna uma escolha estratégica para quem deseja expandir horizontes e construir uma carreira internacional.

O setor de intercâmbios registrou um crescimento de 15% em 2024, refletindo o aumento da demanda por experiências educacionais e culturais no exterior.
Segundo o STB (Student Travel Bureau), a expectativa para 2025 é um crescimento de 20% na busca por intercâmbios. A maioria dos interessados visa a fluência em um terceiro idioma, impulsionada pelo desejo de aprimoramento profissional e crescimento na carreira.
Já a pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), apontou que 21% dos entrevistados têm planos de realizar um intercâmbio em 2025 ou nos anos seguintes. As motivações variam: 45% desejam a experiência de conhecer novos países e culturas, enquanto 29,2% buscam aprimorar um novo idioma. Além disso, 10,6% demonstram interesse em um intercâmbio que combine estudo, trabalho e turismo. O levantamento também revelou que os idiomas mais procurados para programas no exterior, em ordem de preferência, são inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim. Esses dados refletem o crescente interesse por experiências internacionais que unem aprendizado acadêmico, profissional e cultural. Outros estudos mostram que os destinos mais procurados são Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Portugal.
A professora e representante da escola americana Vestra Education, Bânia Vieira Poli, junto com a sua sócia na Polipositiva, empresa que realiza intercâmbio, Bruna Vieira dos Santos, afirma que as inscrições para o BCI Leaders Program 2025, um intercâmbio exclusivo destinado a estudantes de 13 a 17 anos com diferentes níveis de proficiência em inglês (básico, intermediário ou avançado) estão abertas. A Vestra Education, em parceria com a Polipositiva estão à frente da organização desse intercâmbio. O programa será realizado na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, proporcionando uma vivência acadêmica de excelência em uma das melhores instituições do mundo.
Bânia explica que objetivo do programa é oferecer aos participantes uma imersão em temas de grande relevância internacional, além de promover um aprendizado intensivo do idioma e o desenvolvimento de habilidades para o futuro, como liderança e empreendedorismo. “Essas vivências ampliam horizontes, fortalecem a confiança e preparam os jovens para os desafios do mundo globalizado. Investir nessa experiência é investir no futuro”, ressalta Bânia.
Bruna Vieira dos Santos, acredita que o intercâmbio é uma experiência transformadora para os jovens, pois vai muito além do aprendizado de um novo idioma. “É uma oportunidade de crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades como autonomia, adaptabilidade e empatia, além do contato com novas culturas e perspectivas”, explica.
A estudante Maria Eduarda Maciel Barbosa, conta que escolheu esse intercâmbio justamente por não ser só aprendizado da língua inglesa, mas também aprendizado sobre empreendedorismo, inteligência emocional e habilidades para a vida. “Foram 15 dias muito importantes para o meu crescimento pessoal. Me auxiliou na minha carreira e foi um período transformador, onde tivemos aulas na Universidade de Bentley, tivemos aulas em Harvard e no MIT”.
Ela disse que o intercâmbio a auxiliou muito na carreira e na visão de mundo. “Eu acho que uma pessoa que tem a oportunidade de vivenciar um intercâmbio como esse tem uma experiência enriquecedora que transforma a vida como um todo. O valor do intercâmbio é negociado de forma individual”, afirma.
Durante a estadia nos Estados Unidos, os estudantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui workshops, aulas temáticas, laboratórios, learning tours e atividades recreativas e educacionais. Além disso, serão realizadas visitas a locais históricos e culturais, ampliando a experiência acadêmica para além das salas de aula. Um diferencial do programa é a presença de mentores, que são estudantes de universidades americanas, responsáveis por acompanhar os participantes durante toda a jornada, promovendo a imersão na língua inglesa e auxiliando no desenvolvimento das atividades.
As aulas e workshops são projetados para serem dinâmicos e interativos, garantindo um aprendizado eficaz e prazeroso. O contato direto com o ambiente acadêmico de Harvard, do MIT e da Universidade de Bentley e o suporte de profissionais, tornam essa experiência ainda mais enriquecedora. Ao final do programa, os participantes terão a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do intercâmbio e participarão de uma cerimônia de certificação, um momento marcante para coroar essa vivência transformadora.
As inscrições para o BCI Leaders Program 2025 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.polibci.com.

Sextas Musicais abre temporada 2025 com espetáculo em homenagem às mulheres

0

Projeto da Casa Thomas Jefferson traz espetáculo Viagem à Ítaca, de Ariadna Moreira.

O projeto Sextas Musicais, da Casa Thomas Jefferson, está de volta. A temporada de 2025 começa nesta sexta (7), às 20h, véspera do Dia Internacional da Mulher, com o show  Viagem à Ítaca, um espetáculo inspirado na trajetória da cantora brasiliense Ariadna Moreira, que celebra as próprias experiências e aprendizados ao longo de 21 anos de carreira. A apresentação acontece no CTJ Hall em Brasília e conta com transmissão ao vivo pelo canal da Casa Thomas Jefferson no Youtube.

O destaque da noite será a interpretação de uma mulher cuja trajetória é marcada por desafios, conquistas e transformações, refletindo uma jornada de evolução pessoal, profissional e artística. Com uma performance sofisticada, sensível e tecnicamente impecável, Viagem à Ítaca resgata canções que fazem parte das memórias reais da artista, embalando momentos especiais que representam diferentes fases da vida da artista. Mais do que um espetáculo musical, a apresentação oferece ao público uma experiência única e envolvente, na qual cada melodia se entrelaça com histórias e sentimentos, tornando-se um tributo à força, à resiliência e à beleza das jornadas femininas.

Assim como Ulisses, personagem da mitologia grega que percorreu um longo caminho até retornar à terra natal, a artista revisita momentos e lugares marcantes ao redor do mundo e traz à tona memórias e influências que moldaram a identidade musical dela. Com um repertório diversificado, Ariadna interpreta canções em diferentes estilos, idiomas e períodos. Entre os destaques estão peças esquecidas de mulheres compositoras e obras pouco conhecidas de compositores consagrados.

Mais do que um espetáculo, Viagem à Ítaca é um testemunho da força da música e do canto como instrumentos de auto descoberta, superação e afirmação artística. A referência à Ítaca, a ilha grega imortalizada na Odisseia de Homero, reforça a metáfora da jornada: tal como Ulisses enfrentou desafios e transformações na longa viagem de retorno, Ariadna compartilha a saga pessoal, ao refletir a luta e a resiliência de todas as mulheres que trilham seus próprios caminhos.

A artista
Ariadna Moreira iniciou os estudos de canto lírico na Escola de Música de Brasília e graduou-se na Universidade de Brasília (UnB). A trajetória internacional da artista inclui passagens pelos EUA, onde foi contemplada com bolsas de estudo para cursar o Mestrado em Canto no New England Conservatory, em Boston, e o Mestrado em Música com especialização em Direção de Ópera na University of Texas, em Austin.

Ainda nos EUA, Ariadna recebeu uma Fellowship da University of Miami, onde concluiu Doutorado em Canto Lírico, ao defender a tese “A ópera lírica no Brasil do Século XVIII”. A excelência vocal e artística rendeu a ela premiações em importantes competições internacionais, como o Leopoldskron Vocal Competition Salzburg, o Jessy Walters Vocal Competition e o Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes. Reconhecida pelo talento e dedicação à música, recebeu a bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Educação, para especializar-se em canto barroco em Florença, Itália.

Prestigie!
O quê: Espetáculo Viagem à Ítaca, com a soprano Ariadna Moreira
Quando: sexta-feira, 7 de março, às 20 horas
Onde: CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul  e transmissão ao vivo pelo canal da Thomas, no Youtube. – https://youtube.com/live/NidksiCe8EA

Sonho da casa própria é desejo de 93% dos brasileiros que vivem de aluguel, revela pesquisa

24% das pessoas que têm intenção de comprar pretendem adquirir ainda em 2025

Conquistar a casa própria continua sendo uma das principais aspirações dos brasileiros. Pesquisa divulgada pelo Datafolha no início de fevereiro aponta que 93% dos brasileiros que vivem de aluguel ou em casa cedida sonham em adquirir um imóvel próprio.

Do total, 24% querem comprar ainda este ano. Além disso, 43% da população tem planos de adquirir um imóvel nos próximos anos, sendo que 57% desses compradores desejam fechar negócio dentro de três anos. Atualmente, 29% dos brasileiros vivem de aluguel e 5% moram em residências cedidas, enquanto 65% já possuem um imóvel próprio.

Outro aspecto apontado pelo levantamento é que 94% dos brasileiros acreditam que é mais vantajoso financeiramente morar em um imóvel próprio do que pagar aluguel.

O dado reforça a percepção do imóvel como um investimento seguro e fundamental na construção do patrimônio familiar. “Adquirir um imóvel é uma estratégia inteligente. Diferente do aluguel, que representa um custo sem retorno, a compra de um imóvel é um investimento que valoriza ao longo do tempo e proporciona estabilidade para o futuro”, explica Gustavo Pereira, Gerente Comercial da Perplan.

Conforto, localização, segurança e bons negócios
Pereira reforça que o próprio sonho da casa representa o principal material de conquista para a maioria dos brasileiros. Diante deste cenário, o mercado imobiliário precisa se reinventar para oferecer soluções acessíveis e inovadoras para os diversos perfis de consumidores.

“Os clientes buscam cada vez mais qualidade de vida, e isso se reflete na escolha de imóveis que oferecem conforto, segurança e estrutura completa para o dia a dia”, afirma Pereira. “Além disso, empreendimentos que contemplam áreas de lazer, segurança e boa localização têm sido muito valorizados por quem busca imóveis tanto para residir quanto para investir”, completa.

A segurança patrimonial foi o que motivou o Analista de Controladoria Vinícius Aguiar de Oliveira a deixar o aluguel e investir em um apartamento. “Ter um imóvel próprio sempre foi um objetivo para mim. Saber que estou investindo em algo que é meu, e que ainda vai valorizar, me dá tranquilidade e estabilidade para planejar o futuro”, comenta Oliveira, que adquiriu um apartamento em um empreendimento recém-lançado, o Riverside MB, da Perplan. “Sempre estive atento às possibilidades do mercado. E me preparei para quando tivesse uma oportunidade segura para este investimento”, explica.

A busca por bons negócios é uma constante em quem está se preparando para adquirir um imóvel. “O brasileiro pesquisa bastante quando o assunto é casa própria ou investimento em imóveis. Por isso, cada vez mais, as boas oportunidades são valorizadas. E a percepção de investimento a prazos médios e longos atraem compradores que priorizam áreas e projetos que tendem a conferir, além de conforto, segurança e atendimento às suas necessidades, também uma boa rentabilidade”, finaliza.

Piano Rock

0
O Projeto Piano Rock, do pianista Glaucio Cristelo – reconhecido por Coldplay, Oasis, Journey e Duran Duran e famoso por seus shows na área VIP do Rock in Rio – chega ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 14 de março, às 21h, com um espetáculo especial para toda a família. Acompanhado de sua esposa Tay Cristelo (baixo, violão e voz) e de seu filho Lucas Cristelo (piano e voz), de apenas 12 anos, o show será uma verdadeira celebração da música, convidando o público a cantar junto em uma experiência inesquecível. O repertório é uma viagem emocionante pelos clássicos do rock e pop internacional e nacional. No setlist, prepare-se para curtir sucessos como:
  • “Take On Me” (A-ha)
  • “Clocks” (Coldplay)
  • “Lanterna dos Afogados” (Paralamas do Sucesso)
  • “Sweet Child O’ Mine” (Guns N’ Roses)
  • “Livin’ on a Prayer” (Bon Jovi)
www.pianorock.com.br www.instagram.com/pianorock www.youtube.com/cristelo Ganhe 30% de desconto através do Código PIANOROCK Link de vendas: https://www.eventim.com.br/artist/palacio-das-artes/piano-rock-familia-cristelo-sinfonica-tour-3804805/