segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 274

Di Souza lança “Paranauê da Vida”, com participação de Renegado, no dia 28 de março

Capa Paranauê da Vida – Divulgação.

Single abre caminhos e sintetiza o universo do seu próximo álbum, “O Pior Aluno da Escola”

Di Souza continua a sequência de lançamentos, que até o final do 1º semestre, culminará em seu terceiro disco de estúdio, “Pior Aluno da Escola”. No dia 28 de março, o cantor, compositor, multi-instrumentista e agitador cultural lança o single “Paranauê da Vida”, com participação do consagrado rapper do Alto Vera Cruz, Renegado. A música sintetiza o tom do álbum a caminho, estabelecendo uma crítica à prepotência acadêmica, enquanto ressalta a importância da sabedoria popular.

O lançamento vem após “Seu Cachorro Tá Na Rua”, que venceu o 10º Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, na categoria Hit do Carnaval, e “Alcova Libertina”, uma releitura do histórico hino do bloco homônimo de Belo Horizonte. Após brincar com as sonoridades carnavalescas, que compõem sua identidade e história, agora, Di Souza traz suas raízes misturando a música de periferia e a música do interior.

 

A partir dessa fusão, o artista ressalta a importância dos conhecimentos que não circulam na educação formal, mas que são construídos e perpetuados na sabedoria popular. Di Souza lança mão de um verso do cordelista nordestino Patativa do Assaré, ”Seu do Doutor que é da cidade, tem diploma e posição”, e completa: “Estudou desde menino sem perder uma lição/ Eu não me comparo a ti mas eu vou dizer agora/ Os paranauê da vida cê num aprende na escola”.

 

A crítica ganha ainda mais força com o rap, que se encontra com o eletrônico e a viola caipira nos versos que clamam por mais reconhecimento à população que, mesmo sem um diploma, ajudou a construir a sociedade que existe hoje. “Meu avô sem curso superior/ Construiu aqueles prédio que cês tudo estudô”, canta Di Souza.

 

Além de Renegado, o single conta com produção de Baka, ex-integrante da banda Rosa Neon, e com um time de músicos de tirar o fôlego nas gravações: Marcelo Dai, na bateria; Cláudio Kiari, nas guitarras e viola caipira; Camila Rocha, no baixo; e Cotô Delamarque, que tece comentários ao longo da música. A gravação é de Rafael Dutra, mixagem de Gustavo Lenza e masterização do premiado Felipe Tichauer.

 

SOBRE DI SOUZA

 

Além de cantor e compositor, Di Souza é um dos principais atores do Carnaval de Belo Horizonte. O artista atualmente fez parte do renascimento da folia na capital e do surgimento de um dos maiores e mais importantes blocos da cidade, o “Então, Brilha”, em que é regente desde o seu surgimento. Foi responsável por fundar alguns dos principais sucessos da folia: os blocos “É o Amô”, “Pisa na Fulô”, “Abre-Te Sésamo” e “Circuladô”.

 

Além disso, Di Souza tem um papel fundamental na formação de novos percussionistas e na renovação da cena musical de Belo Horizonte. Ele é o fundador da Percussão Circular, a maior escola de percussão e musicalização da cidade. Ao longo de 11 anos, o projeto já formou cerca de 5 mil alunos, sendo responsável pela formação de grande parte dos batuqueiros do Carnaval de Belo Horizonte.

 

SERVIÇO

Lançamento “Paranauê da Vida”

No dia 28 de março

Disponível em todas as plataformas digitais

 

Mais informações: @disouza.cambio

Vinho sem Complicação Cabernet Butiquim lidera tendências com rótulos leves, naturais e harmonizações perfeitas

0

Com uma curadoria que reflete as principais tendências globais, o bar belo-horizontino aposta em vinhos menos alcoólicos, orgânicos e biodinâmicos, pensados para conquistar paladares contemporâneos

O mercado de vinhos tem passado por transformações significativas, com uma demanda crescente por rótulos mais leves, menos alcoólicos e de produção natural. Em Belo Horizonte, o Cabernet Butiquim se destaca como um especialista em acompanhar essas tendências, oferecendo uma seleção diversificada que reflete a evolução do paladar contemporâneo. Há uma década, o bar aposta no conceito de desmistificar o universo do vinho, provando que a enocultura pode ser acessível, despretensiosa e, acima de tudo, prazerosa. Com um ambiente que mistura a informalidade dos botecos com a sofisticação dos bares de vinho, o espaço se consolidou como um ponto de encontro para quem busca bons rótulos e comida bem-feita, sem cerimônias.

“Nossa ideia sempre foi trazer esse clima descontraído do boteco, mas com um olhar cuidadoso para os ingredientes, as harmonizações e as experiências. Hoje, o consumidor busca vinhos que se adaptem ao seu estilo de vida. Rótulos mais leves, frescos e versáteis estão em alta, e nós estamos atentos a isso”, apresenta Pablo Teixeira, sócio e responsável pela curadoria de vinhos da casa.

Entre as preferências atuais, os vinhos menos alcoólicos e mais leves ganham espaço por combinarem com refeições informais e momentos descontraídos. A Pinot Grigio, uva branca originária da França e popularizada na Itália, exemplifica essa tendência. No Cabernet Butiquim, rótulos como o Avia Pinot Grigio, da Eslovênia, e o Nina Pinot Grigio Catarrato, da Itália, conquistam pela refrescância e versatilidade. “O Pinot Grigio é fácil de beber, tem acidez equilibrada e harmoniza bem com pratos variados, desde saladas até frutos do mar”, explica Pablo. Para os petiscos da casa, como a Punheta de Bacalhau ou o Escabeche de Mini Lula, essa uva é uma escolha perfeita, destacando os sabores do mar com sua leveza e notas cítricas.

Para quem aprecia vinhos encorpados, a Primitivo, uva tinta da região da Apúlia, na Itália, tem conquistado destaque. No Cabernet Butiquim, rótulos como o Burdizzo Primitivo e o Visconti della Rocca Primitivo di Manduria combinam potência e elegância. “A Primitivo tem taninos marcantes e notas intensas de frutas negras, ideal para quem gosta de vinhos estruturados”, pontua Pablo. Esses vinhos são perfeitos para acompanhar pratos robustos, como o Cupim Brassado, servido com bolotas de mandioca recheadas de queijo, ou o Bifão do Cab, um filé mignon empanado com fonduta de queijos e batata frita.

Os espumantes seguem em alta, especialmente os produzidos pelo método Champenoise e os Pet-Nats (vinhos espumantes naturais). A casa oferece opções como o Espumante Rex Bibendi Brut, do Rio Grande do Sul, e o mineiro Maria Maria Sur Les Scaliers Nature, elaborado com uva Chardonnay. “Os espumantes são versáteis e podem ser apreciados tanto em brindes quanto em harmonizações com pratos leves”, sugere Pablo. Para entradas como a Burrata com Tomatinhos Confit ou os Bolinhos de Aipim com Carne de Sol, os espumantes trazem uma efervescência que limpa o paladar e prepara para os próximos sabores.

Além de acompanhar as mudanças no mercado, o Cabernet Butiquim também busca antecipar novas preferências. Parcerias exclusivas com vinícolas brasileiras resultaram em rótulos como o Merlot do Cab, produzido pela Cão Perdigueiro, e o Folia, um rosé vibrante criado com a Quinta Don Bonifácio, na Serra Gaúcha.

 

SERVIÇO:

CABERNET BUTIQUIM

Rua Levindo Lopes, 22 – Funcionários

Instagram: @cabernetbutiquim

Reservas: (31) 98447-410 – WhatsApp

Pagodeiros grupo Nosso Sentimento grava audiovisual em Magé com vários convidados especiais

0

Depois de 10 anos o grupo Nosso Sentimento grava o seu primeiro audiovisual após a saída dos ex-integrantes Chininha e Príncipe.

O local escolhido para esse momento foi o Mirante de Mauá em Magé, Rio de Janeiro.

A gravação do Projeto “NOSSO PAGODE” do Nosso Sentimento acontecerá neste domingo, dia 30 de março com uma linda vista para o
mar e o grupo contará com um lindo pôr do sol para abrilhantar ainda mais as gravações e contagiar o público com todas as surpresas
preparadas para esse grande dia.

O Nosso Sentimento vai contar com a participação especial do Cantor Fabinho em uma música inédita do Grupo e com a participação do Mc Max na música “Sarra Sarradinha” que viralizou nacionalmente com
fãs e famosos dançando este funk que agora ganhará sua versão em pagode nesse feat. Para abrilhantar ainda mais, também terá a participação do grupo Disfarce.

O projeto “NOSSO PAGODE” do Nosso Sentimento tem previsão de lançamento para o mês de maio, e vai agradar todo pagodeiro que gosta de um bom pagode
por contar com as músicas antigas e
novas do Grupo e também com releituras de MPB e dos maiores sucessos do pagode dos últimos tempos.

The Music Beach – Me Leva traz Thiaguinho, Belo e Péricles para uma noite inesquecível em Uberlândia

The Music Beach – Me Leva traz Thiaguinho, Belo e Péricles para uma noite inesquecível em Uberlândia.

A contagem regressiva começou! Entre os dias 10 e 13 de julho, Uberlândia será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o The Music Beach – Me Leva. Unindo música e esporte, o festival promete proporcionar ao público uma experiência única, reunindo grandes nomes do pagode nacional. Thiaguinho, Belo e Péricles comandam a festa, garantindo uma noite repleta de emoção e sucessos inesquecíveis. Esses três grandes shows acontecem no domingo, 13 de julho, no estacionamento da Unitri, com uma estrutura paradisíaca e nunca vista antes na cidade.

Além da música, o The Music Beach – Me Leva também engloba um dos maiores torneios da modalidade, reforçando o conceito do evento de unir esporte e entretenimento. O maior campeonato de beach tennis do interior do Brasil acontecerá no Complexo Cícero Naves, no Praia Clube. E para os fãs que não querem perder essa grande celebração, as vendas de ingressos começam no dia 07 de abril, às 11h, com uma oferta especial: 72 horas de valor promocional.

O The Music Beach – Me Leva é um evento organizado e realizado por Joeme Produções, GW Promoções e GR Shows, com apoio do Praia Clube.

The Music Beach: um evento que já entrou para a história de Uberlândia
O The Music Beach já se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural e esportivo da cidade. Um evento que vai além do esporte. Criado para promover a socialização e a prática do beach tennis, o festival se destaca por sua atmosfera vibrante e pela combinação perfeita entre competição e entretenimento. Em cinco edições, mais de 60 mil pessoas já prestigiaram os shows e mais de 200 atletas participaram das competições esportivas.

Realizado no Praia Clube, o evento conta com 21 quadras de areia e uma megaestrutura que inclui praça de alimentação, lojas de produtos esportivos, estandes de patrocinadores, em um ambiente preparado para receber o público com o máximo de conforto e segurança. O evento movimenta a economia da cidade, gerando mais de 100 empregos diretos e 500 indiretos na indústria do entretenimento.

Nas edições anteriores, já passaram pelo palco do The Music Beach artistas consagrados como Péricles, Léo Santana, Turma do Pagode, Menos é Mais, Kamisa 10 e Samba de Cosme, além de talentos locais como Banda Venosa, Luciano Testa, Sempre Bom, Quinteto SA, All In Samba, DJ Larissa Law, DJ Larissa Rodrigues, entre outros. E neste ano não será diferente, pois a programação promete agitar Uberlândia com um line-up de peso, reforçando o papel do evento como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade.

Line-Up de estrelas: Os artistas que vão agitar a próxima edição do The Music Beach

Thiaguinho: um dos maiores nomes do pagode brasileiro
Com uma carreira consolidada e uma legião de fãs, Thiaguinho é um dos artistas mais icônicos do pagode. O cantor se destacou nacionalmente com o grupo Exaltasamba, onde foi vocalista entre 2003 e 2012, antes de seguir em carreira solo. Seu carisma, talento e energia nos palcos o transformaram em um dos artistas mais queridos do país.

Dono de um estilo único, que mescla pagode tradicional com influências do pop e R&B, Thiaguinho se destaca por sua versatilidade e carisma. Seu projeto “Tardezinha”, considerada a maior roda de pagode do Brasil, reuniu aproximadamente 1 milhão de pessoas ao longo de mais de 160 edições espalhadas por 22 estados brasileiros.

Seu show no The Music Beach – Me Leva será uma verdadeira viagem no tempo, trazendo hits inesquecíveis como “Tá Vendo Aquela Lua”, “Livre Pra Voar” e “Valeu”, além de sucessos de sua carreira solo como “Só Vem”, “Energia Surreal”, “Acredito no Amor” e “Vamo Que Vamo”.

Péricles: a voz imponente do pagode
Com uma trajetória de mais de 36 anos, Péricles é um dos maiores nomes do samba e do pagode. Sua carreira começou no Exaltasamba, grupo que ajudou a fundar e onde permaneceu por 26 anos, tornando-se referência no gênero.

Em sua carreira solo, consolidou-se como um dos principais representantes da música brasileira, acumulando mais de 700 milhões de visualizações no YouTube, 5.2 milhões de seguidores no Instagram e uma impressionante trajetória de sucesso.

No The Music Beach, Péricles traz a turnê “Calendário”, baseada em seu álbum e DVD homônimos. Entre os destaques do repertório, estão músicas como “Daquele Jeitão”, “Ainda Me Iludo”, “Tô Achando que É Amor” e “Linguagem dos Olhos”. Além disso, o cantor promete uma homenagem especial à eterna Rita Lee, com a regravação de “Desculpe o Auê”.

Belo: romantismo e nostalgia no palco
Com 35 anos de carreira, Belo é um dos artistas mais icônicos do pagode romântico. O cantor ganhou notoriedade como vocalista do grupo Soweto, entre 1993 e 2000, onde emplacou hits como “Derê” e “Farol das Estrelas”.

Atualmente, Belo está em turnê comemorativa pelos 25 anos de carreira solo, com o projeto “Belo In Concert”, que percorre diversas cidades do Brasil. O repertório da apresentação traz grandes sucessos como “Perfume”, “Intriga da Oposição”, “Reinventar”, “Tudo Mudou”, “Refém do Coração”, “Contramão” e “Razão da Minha Vida”.

Além de reviver momentos inesquecíveis do pagode nacional, Belo também prepara novidades para o público. O cantor está trabalhando em um projeto especial chamado “MPBelo”, no qual pretende explorar a música brasileira em diferentes vertentes, homenageando artistas como Roberto Carlos Djavan.

Venda de ingressos
A contagem regressiva para o The Music Beach – Me Leva já começou! A venda de ingressos será aberta no dia 07 de abril, às 11h da manhã, com 72 horas de valor promocional para os primeiros compradores.

 Pontos de venda físicos:
Atacadão Suplementos (Center Shopping e Centro)
Tutu & Bibi – Loja 1: Afonso Pena, 132 – Centro
Tutu & Bibi – Loja 2: Terminal Central – Loja 28

️ Venda online: Bilheteria Digital

Serviço The Music Beach – Me Leva
Data: 13 de julho de 2024
Local das competições: Praia Clube – Complexo Cícero Naves
Local dos Shows: Estacionamento da Unitri
Atrações: Thiaguinho, Belo e Péricles

Pediatra alerta como prevenir e tratar a bronquiolite nas crianças

0

Tempo seco e temperaturas amenas aumentam a incidência da doença.

A chegada do outono traz tempo seco e temperaturas mais amenas ao Triângulo Mineiro.  Esse cenário favorece o aumento dos casos de doenças respiratórias, como a bronquiolite – inflamação dos bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões –, que afeta principalmente crianças menores de dois anos. Dados da Fiocruz divulgados no ano passado apontam um crescimento na incidência no comparativo entre 2023 e 2024: um aumento de 22 mil casos.

De acordo com a pediatra do Hospital Madrecor, Rosane Nespoli, a bronquiolite é causada por um vírus respiratório e é transmitida pelo ar, pela saliva ou pelo contato com superfícies contaminadas. “Por isso nos períodos de temperaturas mais amenas podemos observar um aumento nos casos devido às crianças permanecerem em locais fechados, geralmente com outras pessoas, com pouca circulação de ar”, explica.

Além disso, segundo a médica, crianças com menos de dois anos são mais suscetíveis à contaminação devido à imaturidade do sistema imunológico. “A bronquiolite se caracteriza pela inflamação e pelo acúmulo de secreção nos bronquíolos, que são as vias respiratórias menos calibrosas das crianças. Com a baixa imunidade, elas ficam mais vulneráveis ao vírus que atinge essa região. Um quadro respiratório que poderia ser leve, muitas vezes, evolui para quadros mais graves, podendo levar a internações e até mesmo a tratamentos mais intensivos”, alerta Nespoli.

Para evitar a contaminação, é necessário lavar bem as mãos, evitar locais com grande concentração de pessoas e limitar o contato com pessoas que estejam apresentando sintomas de infecção respiratória.

Os sintomas da bronquiolite se assemelham aos quadros respiratórios como um todo: tosse, coriza e febre em alguns casos. “A tosse e o desconforto respiratório, assim como a falta de apetite e indisposição, são os sinais a que os pais devem ficar atentos. Criança cansadinha deve passar por atendimento médico o mais rápido possível”, orienta a especialista.

Ainda de acordo com a pediatra, não há um protocolo de tratamento específico para a bronquiolite. “Ele é baseado nos sintomas que a criança está apresentando. Lavagem de vias aéreas e, quando necessária, medicação devidamente prescrita por um profissional da saúde podem ajudar. E, claro, ficar de olho nos sintomas que podem sugerir o agravamento do quadro”, finaliza.

Sebrae Minas leva inovação e conhecimento para a Femec 2025

Espaço vai unir apresentação de novas tecnologias para o agronegócio e degustação de cafés especiais

Durante a 12ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro – Femec, de 31 de março a 4 de abril, o Sebrae Minas irá promover uma série de palestras gratuitas para os visitantes. A entidade também vai abrir espaço para startups apresentarem soluções inovadoras e que prometem revolucionar a produção rural. As atividades iniciam sempre às 10h, no estande da instituição. O evento será realizado no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia.

Os participantes poderão acompanhar palestras e rodas de conversas sobre as tendências do segmento, abordando temas como: impactos da tecnologia 4.0 no campo; transformação da produção com a utilização de dados; o uso de Inteligência Artificial; modelos sustentáveis de implementação tecnológica; e o desafio da educação tecnológica no agro, promovendo o encontro de soluções inovadoras para o setor.

O Sebrae Minas está presente desde a primeira edição da Femec e, neste ano, tem o estande integrado com Sistema Faemg Senar, Emater e os órgãos municipais, como a secretaria de Agricultura. O espaço foi pensado para possibilitar a troca de experiências e a criação de conexões estratégicas entre profissionais, acadêmicos, empresários e gestores públicos.

“O produtor rural está cada vez mais alinhado com as novas tecnologias, fato que proporciona um agronegócio mais competitivo e sustentável. Queremos integrar inovação e tradição, impulsionando o empreendedorismo no campo e oferecendo suporte e capacitação para que as soluções tecnológicas cheguem a mais produtores”, analisa o gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo, William Brito.

Inovação no agronegócio
As soluções criadas por doze startups que estão transformando o agronegócio serão apresentadas na quarta-feira (2/4), às 17h30. Átomo Soluções Analíticas, Aimirim, LuMi Agro, BeFert Nutrição Orgânica, Fazendinha de Insetos, Agro R, O.COXO Pecuária de Precisão, S4 Suprimentos e Agrofertil Inteligência Agrícola demonstrarão tecnologias desenvolvidas por eles para otimizar a produção rural, aumentar a sustentabilidade e melhorar a eficiência dos processos no campo.

Esses novos empreendimentos têm se destacado pela aplicação de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), big data, e até mesmo biotecnologia para resolver problemas comuns do setor, como o uso eficiente de recursos naturais, o controle de pragas e a gestão de dados em tempo real.

A Femec também é uma vitrine para empreendedores como Victor Vaz, administrador da LuMi Agro. “Estar em um evento tão relevante nos dá a chance de apresentar o LaborGreen – um clorofilômetro acoplado ao celular que otimiza a adubação nitrogenada – para um público estratégico: agricultores e profissionais do agro. Esperamos validar nossa tecnologia, já testada em campo, e conquistar visibilidade e parcerias. O apoio do Sebrae tem sido essencial para nos preparar e abrir portas”, afirma.

A presença dessas startups reflete o crescente papel da inovação no agronegócio, que vai além de soluções convencionais. Com o uso de tecnologia de ponta, essas empresas têm contribuído para a modernização do setor, permitindo que os produtores tomem decisões mais assertivas e embasadas em dados concretos. O resultado é um agronegócio mais competitivo e sustentável.

Saberes e Sabores
Além das palestras, a Arena Inovação conta com o Vila Café, uma parceria do Sebrae Minas com o grupo de pesquisa e extensão “Da Semente à Xícara”, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Patos de Minas. O grupo tem se consolidado, desde 2019, como um agente transformador na cafeicultura do Cerrado Mineiro, promovendo inovação, tecnologia e valorização da produção regional. Com o uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas é monitorada a fermentação do café em tempo real, garantindo maior controle sobre variáveis ambientais e bioquímicas. Essas tecnologias possibilitam que os produtores tomem decisões mais precisas e baseadas em dados, melhorando a eficiência produtiva, a rastreabilidade e a redução de perdas na cadeia produtiva.

Produtores rurais promoverão degustações guiadas de cafés especiais. Foto: Divulgação

O Vila Café será um espaço de “Saberes e Sabores”. Enquanto oito produtores oferecem degustações guiadas de cafés premiados, será possível descobrir novas tecnologias e aprofundar nas tendências e inovações do setor. “O produtor irá oferecer uma jornada sensorial e apresentar o café especial para a população. É uma oportunidade para democratizar o uso de cafés especiais, e levar conhecimento para a comunidade e para os agricultores”, destaca o professor da UFU, Matheus Gomes.

Expectativas de crescimento e impacto econômico
Desde sua primeira edição, em 2012, a Femec tem mostrado um crescimento expressivo. O evento começou com 6,8 mil visitantes e movimentou R$ 70 milhões em negócios. Ao longo dos anos, a feira se consolidou como um ponto de encontro estratégico para o agronegócio. Em 2023, por exemplo, foram mais de 100 mil visitantes, 300 expositores e R$ 2,4 bilhões gerados em negociações.

A edição de 2024 superou as expectativas, atingindo números ainda mais impressionantes: 150 mil visitantes, 350 expositores e um total de R$ 2,28 bilhões em negócios. Para 2025, a expectativa é de um novo salto em público e geração de negócios, reforçando o papel da Femec como uma plataforma estratégica para impulsionar a economia do agronegócio brasileiro.

Confira a programação de palestras no estande do Sebrae Minas
Segunda (31/3)
14:30 – 14:45 – Abertura
14:45 – 15:15 – Modelo sustentável de Implementação de Tecnologia na Cadeia do Café (Vila Café)
15:15 – 15:45 – Café com Inteligência Artificial – Transformando a Cafeicultura através dos Dados (Vila Café)
15:45 – Roda de conversa com produtores: como aumentar a eficiência reprodutiva do seu rebanho? (FMVZ Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)

Terça (01/4)
10:30 – O Desafio da Educação Tecnológica no Agro e o Profissional 4.0 (Universidade do Agro)
13:00 – O Emprego da Tecnologia na Pecuária Leiteira (CONAVET – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)
14:45 – 15:45 – Tecnologias de Processamento do Café – Modelo estruturado de inovação que permite reprodutibilidade (Vila Café)
15:45 – Grupo de Estudo e Pesquisa em Bovinocultura de Corte – (UFUCORTE)

Quarta (02/4)
10:30 – Reencontro dos produtores ALI RURAL Uberlândia e Região (Sebrae – Ali Rural)
11:00 – Conversa sobre Organominerais (Agro R)
13:00 – 17:00 – Grupo de Estudo e Pesquisa em Bovinocultura de Corte (UFUCORTE) Áreas de atuação do Zootecnista (FMVZ Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)
14:30 – 15:30 – Café 4.0: Integrando tecnologia e inovação na cadeia produtiva do café (Vila Café)
15:45 – Como avaliar a qualidade e escolher a melhor semente de capim para a formação de sua pastagem (Zootecnia/UFU)
17:30 – Meetup Agtechs – soluções inovadoras para o Agro (Uberhub)

Quinta (03/4)
10:30 – Irrigação Inteligência no Agro (ICrop)
12:00 – 18:00 – Medicina Veterinária na Sociedade (FMVZ Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)
14:45 – 15:45 – Tecnologias de Fermentação: processos e produtos (Vila Café)
15:45 – Talk show – Prevenção de doenças em gado leiteiro (FMVZ Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)

Sexta (04/4)
10:30 – Homenagem Produtores Programa Mais Leite (Sebrae /Educampo)
11:00 – Estratégias para combinar produção com bemestar: um coçador de baixo custo
(FMVZ Medicina Veterinária e Zootecnia – UFU)

Especialista explica como a Inteligência Artificial está mudando os centros cirúrgicos

0

Imagine um mundo onde cirurgiões contam com um “assistente digital” capaz de identificar detalhes invisíveis a olho nu. A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a prática médica, com impactos significativos na cirurgia geral, pois pode aumentar a precisão cirúrgica, diminuir complicações, otimizar o tempo de operação e apoiar decisões durante o procedimento. A tecnologia é aplicada em várias fases da cirurgia, desde o planejamento pré-operatório, até a assistência em tempo real durante a operação.

Esse cenário já é realidade, segundo o Dr. Bruno Ferola, cirurgião do Hospital Mater Dei Santa Clara, que destacou como a tecnologia otimiza o armazenamento de dados, reduz complicações e impulsiona a cirurgia robótica.

Diagnóstico mais afiado e cirurgias mais precisas
O primeiro impacto da IA aparece antes mesmo do paciente entrar no centro cirúrgico. De acordo com o cirurgião, a IA tem papel central no aprimoramento de exames de imagem. “Por meio de bancos de dados, a tecnologia melhora a análise de imagens, aumentando a precisão diagnóstica”, explicou. Um estudo publicado no Nature Medicine (2022) corrobora que algoritmos de IA identificam anomalias em radiografias e tomografias com até 95% de acurácia, superando avaliações manuais, em alguns casos.

E quando a cirurgia começa?
Em procedimentos minimamente invasivos, como as laparoscopias, a IA atua como um “segundo par de olhos”. Ela analisa as imagens em tempo real, alertando o cirurgião sobre vasos sanguíneos delicados ou tecidos que exigem atenção extra. A integração de inteligência artificial (IA) tem ampliado ainda mais essas capacidades. Um estudo publicado no Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences destaca que sistemas robóticos equipados com IA são capazes de prever complicações, como sangramentos, com até 89% de precisão, além de aprimorar a personalização de tratamentos, com base em históricos médicos.

Menos complicações, mais confiança
Sobre a resistência de profissionais, Dr. Bruno reconhece que inovações geram desconfiança inicial, mas afirma: “à medida que os benefícios se tornam evidentes, a adoção aumenta”. De acordo com levantamento da Associação Médica Americana, em 2024, 66% dos médicos disseram que usavam IA. “Quando os resultados aparecem, a tecnologia conquista seu espaço”, afirma o médico.

O cirurgião continua no comando
A IA é uma ferramenta com grande potencial na cirurgia geral. No entanto, sua aplicação na prática médica ainda esbarra em desafios, como a necessidade de validação criteriosa, adaptação aos sistemas já em uso e capacitação adequada dos profissionais da saúde.

O cirurgião enfatiza que a IA não substitui o julgamento clínico. “A decisão e a ação são sempre prerrogativas do médico”, afirmou. Para Dr. Bruno, o caminho é “equilibrar inovação com segurança”, assegurando que avanços tecnológicos continuem aliados à expertise médica. E enquanto os robôs ganham espaço nas salas de operação, uma máxima permanece: por trás de toda tecnologia, há um cirurgião decidindo quando — e como — usá-la.

Grupontapé recebe espetáculo e oficina de dança na semana do Dia Internacional do Teatro

0

Os artistas Ernane Fernandez e Bernardo Gondim trazem “Meu Amigo Pedro” e “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, respectivamente, para integrar a programação especial criada pela cia. de teatro de Uberlândia para celebrar a data

A programação em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo promovida pelo Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, recebe dois artistas de longa trajetória nas artes cênicas e na própria história do grupo: Ernane Fernandez, com a apresentação do espetáculo “Meu Amigo Pedro”, no dia 26 de março, e Bernardo Gondim, que ministra a oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, nos dias 28 e 29 do mesmo mês. Os eventos serão realizados na sede do grupo (Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida).

Além do talento e da relevância de seus trabalhos, Ernane e Bernardo compartilham uma amizade de longa data com o Grupontapé. As ações em parceria não só celebram o teatro, mas também reforçam os laços que unem os artistas e suas histórias.

“Meu Amigo Pedro” – uma viagem pelo universo de Raul Seixas
Criado no Casulo de Criação Teatral da Escola de Teatro Ernane Fernandez, o espetáculo “Meu Amigo Pedro” é inspirado na obra de Raul Seixas para construir uma dramaturgia original, mesclando realismo fantástico, drama e comédia. A peça acompanha Pedro, um trabalhador de repartição pública das décadas de 1970/1980, revelando suas angústias e frustrações diante de um mundo cada vez mais caótico e capitalista.

O espetáculo nasceu do desejo do grupo de explorar cenicamente a essência das músicas de Raul Seixas, resultando em um trabalho autoral e colaborativo, que percorreu todas as etapas da criação teatral – da escolha do tema à concepção da encenação.
A apresentação do espetáculo será nesta quarta-feira (26), na Escola Livre do Grupontapé, localizada na Rua Tupaciguara, nº 471, no bairro Aparecida. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla, por meio do link: https://tr.ee/kREKb_kLZd. Idosos, estudantes e professores pagam meia entrada.

Sobre Ernane Fernandez
Ernane Fernandez é Mestre em Artes pela UFU, ator, diretor, cenógrafo, professor e produtor teatral. Ernane, é um dos nomes mais atuantes no teatro de Uberlândia. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, dedica-se à formação de novos artistas em sua Escola de Teatro Ernane Fernandez, onde conduz processos criativos baseados na experimentação coletiva. O trabalho do artista é marcado pela pesquisa dramatúrgica e pelo desenvolvimento de espetáculos que exploram diferentes linguagens e estilos.

Oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo” promove imersão no movimento
A programação promovida pelo Grupontapé para celebração do Dia Internacional do Teatro encerra-se com a oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, conduzida por Bernardo Gondim. Voltada para estudantes de dança e teatro interessados em criação autoral, a atividade propõe uma investigação sobre o corpo como ferramenta expressiva.
Os participantes serão guiados por uma série de jogos e exercícios focados na percepção do espaço, velocidade, equilíbrio, eixo, peso e tônus corporal. O objetivo é estimular o autoconhecimento do movimento, aperfeiçoando a linguagem cênico-corporal de cada artista. A oficina culmina em uma mostra de estudos aberta ao público.

A oficina será realizada na sexta (28), das 19h às 22h e sábado (29), das 9h às 12h e 14h às 18h, na Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, nº 471, no bairro Aparecida).
Podem participar, gratuitamente, estudantes de dança e teatro interessados em criação autoral (a partir de 14 anos). Nas datas, recomenda-se o uso de roupa leve, que possa sujar e não limite os movimentos. Inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBNK1mPaYcn3By-3u50E7jsB-DifkSDNc5iB5APIBWheMVCg/viewform?usp=header

Sobre Bernardo Gondim
Bailarino, professor, produtor e gestor cultural, Bernardo Gondim construiu uma trajetória que transita entre dança, teatro e música. Formado na base da Uai Q Dança Cia, em Uberlândia, aprofundou sua pesquisa de movimento e criação cênica em processos com Irley Machado e no Grupontapé, onde iniciou sua profissionalização.
Em Belo Horizonte, integrou a Cia Clara de Teatro e a No Ar Cia de Dança, além de atuar como professor e criador independente. Atualmente, circula com seu solo de dança “Aptá”, dirigido por Anamaria Fernandes, e estuda Dança na UFMG. Seu trabalho investiga o corpo como linguagem expressiva, com abordagens que atravessam o teatro, a música e a literatura.

Outras atividades
As atividades fazem parte do projeto Grupontapé 30 anos: Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro, contemplado no EDITAL LPG nº 09/2023, conforme proposta de nº 271979.
Além do espetáculo e da oficina, a programação do Grupontapé incluiu diversas atividades ao longo da semana:
25/03 – Roda de Danças Circulares Sagradas, às 19h30, na Escola Livre do Grupontapé
26/03 a 02/04 – Oficinas de Radionovela em Escolas
27/03 – Oficina de Brincadeiras

A programação completa está no perfil do Grupontapé, no Instagram: @grupontape.

Sobre a Escola Livre do Grupontapé
Com 30 anos de trajetória, o Grupontapé de Teatro é uma referência no teatro brasileiro e sua sede, situada no Bairro Aparecida, na cidade de Uberlândia, constitui-se desde 2001 um espaço de referência para as artes cênicas no Estado de Minas Gerais.
Hoje, o Grupo mantém o espaço por meio de recursos próprios e projetos que viabilizam a realização de atividades que em geral são oferecidas gratuitamente ao público ou com ingressos a preços populares. Segundo Kátia Bizinotto, coordenadora de projetos “manter um espaço teatral traz um custo elevado para o Grupo e por isso, todo apoio é bem-vindo para manter esse espaço em atividade continuada. Esta semana de atividades celebrativas só está acontecendo com a reunião de diversos projetos, em especial o de Manutenção do Grupontapé, que com o incentivo da Start Química por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.”
A iniciativa da celebração do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo reforça o compromisso do Grupontapé com a valorização da cultura popular e a promoção de experiências que unem arte e educação, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

Pistache é a estrela de feira em BH

0

 

O Mercado de Origem se consolida cada vez mais como um pólo gastronômico e cultural de Belo Horizonte. Além de promover eventos, como o Festival da Batata, a Rua do Queijo e diversos outros eventos, agora é a vez do pistache. Nesse próximo final de semana, entre os dias 29 e 30 de março, o local vai receber uma feira com diversos expositores, apresentando produtos a partir deste ingrediente. O queridinho do momento vai estar presente em bolos, tortas, pizzas, doces, quitutes, sorvetes e até sabonetes. Mais de 10 expositores já confirmaram parceria.

Pistache é uma semente oleaginosa, deliciosa e nutritiva, extraída do fruto da árvore do pistache.  Tem um sabor único, levemente adocicado e salgado, e é muito popular em sobremesas, saladas e aperitivos. O consumo de pistache no Brasil tem crescido notavelmente, com as importações triplicando em 2024, passando de 350 toneladas em 2022 para mais de 1.000 toneladas. Esse aumento é impulsionado por campanhas de marketing do USDA, pela crescente popularidade do pistache em diversas receitas e pela influência das redes sociais.

O pistache se tornou um símbolo de sofisticação e nutrição, atraindo consumidores que buscam opções saudáveis. Em 2024, as importações brasileiras de pistache atingiram US$ 8,8 milhões, refletindo uma demanda crescente. A “pistachização” é uma tendência gastronômica, com marcas lançando produtos inovadores com sabor de pistache.

Serviço

Feira do Pistache

Datas: 29 e 30 de março

Local: Mercado de Origem. Rua Adriano Chaves Matos, 447. Olhos D’água – BR 356.

Entrada gratuita

https://www.instagram.com/mercadodeorigem/

Fotos BS Fotografias

Chico Chico e Orquestra SESIMINAS abrem temporada musical do Centro Cultural SESIMINAS BH

0

A música está de volta ao palco do Centro Cultural SESIMINAS. No dia 3 de abril, às 20h, a temporada musical de 2025 será aberta com um encontro especial: a Orquestra SESIMINAS convida Chico Chico para um espetáculo para um espetáculo emocionante que marca o início da nova temporada musical.

Este evento é mais que uma abertura; marca o início de uma temporada especial, em que o Centro Cultural SESIMINAS celebra seus 35 anos de história, conectando público e artistas. A ocasião reflete a essência dos projetos Encontros Musicais e Artes e Cordas, pilares da programação musical do SESIMINAS. Desde 2018, o Encontros Musicais promove shows únicos que incentivam o diálogo entre plateia e artistas, enquanto a série Artes e Cordas, protagonizada pela Orquestra SESIMINAS, transita entre o erudito e o popular, trazendo grandes solistas e intérpretes nacionais para noites inesquecíveis.

A abertura da temporada combina o melhor desses universos, trazendo Chico Chico em um formato intimista ao lado do pianista Pedro Fonseca e do contrabaixista Guto Wirtti. Juntos, eles apresentam releituras acústicas que revelam novas nuances de suas músicas. O repertório, cuidadosamente selecionado, mistura sucessos, raridades e interpretações de outros compositores, num convite ao público para mergulhar em uma experiência sensível e emocionante.
Com uma voz poderosa e um carisma que transborda do palco, Chico Chico é uma das vozes mais marcantes da nova geração da MPB. Seu show, além de celebrar sua trajetória, reforça o compromisso do SESIMINAS com a promoção de talentos que ressignificam a música brasileira.
SERVIÇO:
Data: 3 de abril de 2025 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro SESIMINAS – R. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
Classificação: Livre – Lugares marcados
Para mais informações, acesse o site oficial do SESIMINAS ou adquira seu ingresso aqui!

 

Imprensa | Jornalismo
FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
55 (31) 3263-4444 | 7753 | 4555 | 4512 | 4449
jornalismo@fiemg.com.br

A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.
FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company.